O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


RX 480 8gb XFX está esquentando muito

Economista83

Ser evoluído
Mensagens
195
Reações
30
Pontos
49
Olá senhores, a placa mencionada quando está rodando Dota 2 em ultra setting, Full HD a 160 fps atinge em média temperaturas próximas de 90 graus. Ao abaixar a quantidade de fps para 60 ela fica em torno de 75 graus. Creio que a temperatura está muito acima do normal. As vezes o pc reseta. O estranho é que o gabinete tem um bom sistema de ventilação com alguns coolers e exaustores. A placa está em stock.

O que vocês acham que pode ser e o que poderia ser feito para solucionar o problema?
 

brturbo300

Bam-bam-bam
Mensagens
2.908
Reações
8.111
Pontos
453
Monitore as ventoinhas para ver se aumentam a rotação conforme a temperatura aumenta. Tenho uma RX 570 Gigabyte Gaming que se deixar a curva padrão, passa dos 80 fácil mesmo com fps travado em 60 em jogos como The Witcher 3.

Pode ser tb que precise de uma limpeza e troca de pasta térmica.

Uma "solução" alternativa é fazer undervolt, mas sinceramente, se o PC está resetando, acho melhor ir a fundo no problema.
 

New_Wave

Lenda da internet
Mensagens
22.147
Reações
80.523
Pontos
1.559
Pode ser tb que precise de uma limpeza e troca de pasta térmica.

Eu ia sugerir isso. Fiz aqui porque possuo o mesmo modelo e melhorou. Mas tem que colocar uma boa pasta mesmo, se não não adianta muito.

Outra coisa que eu fiz era setar full as ventoinhas no Afterburner da minha placa de vídeo porque não curto dela só reagir quando o sistema precisar. Acho o sistema de reação dela lento demais.

Aqui o chart de curvatura das minhas fans caso queira uma orientação:
132094
 

Economista83

Ser evoluído
Mensagens
195
Reações
30
Pontos
49
Já foi feita uma limpeza, estou para colocar uma pasta térmica nova. Verei com meu amigo a curva das fans no afterburn. A placa de vocês está em qual nível de temperatura?
 

Xaropinho

Bam-bam-bam
Mensagens
1.997
Reações
5.607
Pontos
268
Eu troquei a pasta termica da minha red devil e mudou bastante, tenho ela desde 2018, acho que isso deve te resolver.
Com a tampa aberta muida muito a temperatura?
 

Abdullah Al-Papai

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.776
Reações
14.080
Pontos
703
É bom trocar a pasta térmica.

É bem tranquilo de fazer isso nessas placas: soltar meia dúzia de parafusos, limpar a pasta antiga e aplicar a nova.

Pega uma pasta estilo Artic Silver da vida e um álcool isopropílico para fazer a limpeza da placa que deve melhorar bastante.
 


T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.407
Reações
34.488
Pontos
1.354
Perfil de ventoinhas para colocar no driver da amd:
 

Anexos

  • perfil de ventoinhas.zip
    609 bytes · Visualizações: 20

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.182
Reações
172.325
Pontos
2.599
Acho que vale a pena trocar a pasta para ter um efeito físico. Se combinar isso com uma boa curva de fans e até um undervolt se for necessário já descerá bem essa temperatura que está um pouco elevada sim.
 

brturbo300

Bam-bam-bam
Mensagens
2.908
Reações
8.111
Pontos
453
Eu ia sugerir isso. Fiz aqui porque possuo o mesmo modelo e melhorou. Mas tem que colocar uma boa pasta mesmo, se não não adianta muito.

Outra coisa que eu fiz era setar full as ventoinhas no Afterburner da minha placa de vídeo porque não curto dela só reagir quando o sistema precisar. Acho o sistema de reação dela lento demais.

Aqui o chart de curvatura das minhas fans caso queira uma orientação:
Visualizar anexo 132094

Tive que setar manual também, chega a dar um nervoso ver a placa se aproximar dos 80 graus e as ventoinhas mal chegando nos 50%.

Perfil de ventoinhas para colocar no driver da amd:
Minha curva é idêntica :keehk peguei de um post aqui do fórum tempo atrás, será que era teu? :kpensa
 

Economista83

Ser evoluído
Mensagens
195
Reações
30
Pontos
49
Valeu pelas dicas pessoal, vou checar este perfil de ventoinhas e falar com meu amigo. E depois repasso os resultados. Acredito que hoje de noite ele poderá fazer os testes.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.407
Reações
34.488
Pontos
1.354
Tive que setar manual também, chega a dar um nervoso ver a placa se aproximar dos 80 graus e as ventoinhas mal chegando nos 50%.


Minha curva é idêntica :keehk peguei de um post aqui do fórum tempo atrás, será que era teu? :kpensa
Não foi tu que me passou? Lembro que alguém me passou, agora fico repassando aqui quando alguém tem problema rs
 

rickrj

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.361
Reações
2.467
Pontos
984
Eu troquei a pasta termica da minha red devil e mudou bastante, tenho ela desde 2018, acho que isso deve te resolver.
Com a tampa aberta muida muito a temperatura?

Qual pasta térmica vc usou, melhorou quantos graus? vlw
 

T.Chico

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.629
Reações
18.271
Pontos
1.084
A minha 480 fica nessa temperatura também sempre troco pasta térmica, em games uso o MSI After B. deixando a fan em 55, mesmo assim no verão pega 75º facil.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.407
Reações
34.488
Pontos
1.354
Agora que reparei que a dele é XFX, a minha tb é.
Ela esquenta acima de 80 graus se eu não fizer curva de fan, talvez seja algo da marca mesmo.
 

WaGuinho_SCCP

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.223
Reações
46.735
Pontos
803
Uma curva de fa é um metodo pra baixar logo sem se preocupar em ficar fazendo testes e mais testes

Agora se quer reduzir o consumo e ver se baixa mais a temperatura ai só no Undervolt




Minha curva é idêntica :keehk peguei de um post aqui do fórum tempo atrás, será que era teu? :kpensa



:ksafado
 

Xaropinho

Bam-bam-bam
Mensagens
1.997
Reações
5.607
Pontos
268
Qual pasta térmica vc usou, melhorou quantos graus? vlw
Artic, como nunca tinha trocado deu uma boa diferença, como uso no modo silent ela prefere ficar mais quente, porem rodar menos o fan.
Antes direto batia 100% de rotação os fans, agora normalmente fica em 60-70%, não sei exatamente quanto de temperatura mudou...
 

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.869
Reações
3.935
Pontos
1.544
Deve ser algo da RX mesmo, eu tenho uma RX460 OC da Gigabyte e a curva de fans padrão é um lixo. Também tive o problema do pc resetar em jogos e aí mexi e resolveu o problema, embora eu ache que ela esquente demais para uma placa fraca.
 

[BF2]PuNiShEr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.757
Reações
4.827
Pontos
1.194
Eu tive uma RX 570 8GB XFX, esquentadinha viu?

Teve um dia, logo no inicio do ano quando peguei ela tava um calor e a CPU ficava fechada, jogando na época Warzone direto eu percebi um bafo quente nos pés, eu fui ver era o vento dela, liguei o MSI 92 graus, o PC é novo fiquei mto de cara!

Fiz o seguinte, fiz uma curva de fan mais inteligente, coloquei o PC pra cima da mesa, deixe a tampa aberta, e adicionei 1 cooler.

Fazendo isso, o full load dela não passava dos 81 graus. Mais tarde tentei o undervolt e melhorou mto! mas logo troquei pela 1070 atual, que diga-se de passagem é absurdamente fria!
 

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.869
Reações
3.935
Pontos
1.544
Então, isso me incomoda. Tenho um pc que trabalha bastante frio, na faixa dos 30 e poucos graus em uso normal, mas a placa de vídeo já liga em 45º e ela é do tipo que só liga a ventoinha a partir de certa temperatura. Até pensei em desligar essa função para ver se ela trabalha mais fria, mas dou importância ao silêncio do pc, então basicamente não compraria e nem recomendaria radeon deste modelo (qualquer rx na verdade, sei que a rx480 esquenta bem e gasta demais).

Hoje eu iria de Nvidia, com certeza, por causa que já é minha 2ª ou 3ª placa radeon e todas com o mesmo problema de esquentarem demais.
 

rickrj

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.361
Reações
2.467
Pontos
984
Artic, como nunca tinha trocado deu uma boa diferença, como uso no modo silent ela prefere ficar mais quente, porem rodar menos o fan.
Antes direto batia 100% de rotação os fans, agora normalmente fica em 60-70%, não sei exatamente quanto de temperatura mudou...
Artic 5 falam que é boa mesmo, bom c x b . Quado achar uma a um preço bom vou comprar, pois estou precisando....
 

Economista83

Ser evoluído
Mensagens
195
Reações
30
Pontos
49
Pessoal, depois do meu amigo trocar a pasta térmica. A temperatura em 100% de uso da vou fica em torno de 73 e 74 graus, antes fica em torno de 90°. Ele não chegou a mencionar nada sobre mudança de curva da fan. Mas acredito que ele poderia deixar a máquina um pouco mais fria com isso. Moramos no 9° círculo de Recife e é bem quente.
 

Xaropinho

Bam-bam-bam
Mensagens
1.997
Reações
5.607
Pontos
268
Deve ser algo da RX mesmo, eu tenho uma RX460 OC da Gigabyte e a curva de fans padrão é um lixo. Também tive o problema do pc resetar em jogos e aí mexi e resolveu o problema, embora eu ache que ela esquente demais para uma placa fraca.
Cara não é algo das RX, existem N modelos de RX, pose der o modelo de dissipação da sua placa, se tem só um fan, pode ser tanta coisa...
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.553
Reações
5.288
Pontos
403
Geralmente a curva padrão visa prolongar a vida útil das ventoinhas, que é de longe o componente de menor durabilidade de uma placa de vídeo. São conservadores por essa razão.

No entanto, em algums lugares quentes e gabinetes não muito adequados (sem boa renovação e ventilação), alterar um pouco a curva não fará mal. Especialmente se não joga por muito tempo seguido.

Então, isso me incomoda. Tenho um pc que trabalha bastante frio, na faixa dos 30 e poucos graus em uso normal, mas a placa de vídeo já liga em 45º e ela é do tipo que só liga a ventoinha a partir de certa temperatura. Até pensei em desligar essa função para ver se ela trabalha mais fria, mas dou importância ao silêncio do pc, então basicamente não compraria e nem recomendaria radeon deste modelo (qualquer rx na verdade, sei que a rx480 esquenta bem e gasta demais).

Hoje eu iria de Nvidia, com certeza, por causa que já é minha 2ª ou 3ª placa radeon e todas com o mesmo problema de esquentarem demais.

Não muda muita coisa não. A 1060, que é equivalente a RX480, consome 25 ou 30W a menos. Porém eles utilizam dissipadores menos eficientes e que sejam o suficiente para dissipar menos calor. No final das contas dá no mesmo em relação a temperaturas, saca?? Diferença de no máximo 5% a 10% mesmo com 20, 30 ou mais W pra dissipar. Todas, exceto os modelos mais muquiranas tipo single fan com dissipador de Core i3 rsrs (Asus1060 Phoenix, estou olhando pra você!), visam manter entre 65 e 75C em temperatura de até 28C ambiente.

Resumindo, não é porque as nVidia consomem menos que necessariamente esquentam menos. Isso vai depender do dissipador que usam e geralmente eles economizam o máximo possível de material. Especialmente nos modelos mid range, onde a concorrência é forte e a margem de lucro é ínfima.

Eu tenho uma RX470 que em stock jogando Death Stranding agora não tava nem batendo 60C. Sapphire. Mas meu gabinete é realmente muito bem refrigerado e a frente é praticamente toda aberta (Gadit), garantindo uma excelente renovação de ar. Também uso AIO, que ajuda a manter a temperatura do gabinete quase 5C abaixo do padrão dos air coolers.
 
Ultima Edição:

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.869
Reações
3.935
Pontos
1.544
Cara não é algo das RX, existem N modelos de RX, pose der o modelo de dissipação da sua placa, se tem só um fan, pode ser tanta coisa...

Eu sei disso. Quando estava escolhendo decidi por essa (RX460 OC Windforce) porque era considerada uma placa fria. Só que a definição de fria de alguns não me pareceu muito acurada, rs. E não é a primeira vez que vejo isso nas Radeon.

Geralmente a curva padrão visa prolongar a vida útil das ventoinhas, que é de longe o componente de menor durabilidade de uma placa de vídeo. São conservadores por essa razão.

No entanto, em algums lugares quentes e gabinetes não muito adequados (sem boa renovação e ventilação), alterar um pouco a curva não fará mal. Especialmente se não joga por muito tempo seguido.

Não muda muita coisa não. A 1060, que é equivalente a RX480, consome 25 ou 30W a menos. Porém eles utilizam dissipadores menos eficientes e que sejam o suficiente para dissipar menos calor. No final das contas dá no mesmo em relação a temperaturas, saca?? Diferença de no máximo 5% a 10% mesmo com 20, 30 ou mais W pra dissipar. Todas, exceto os modelos mais muquiranas tipo single fan com dissipador de Core i3 rsrs (Asus1060 Phoenix, estou olhando pra você!), visam manter entre 65 e 75C em temperatura de até 28C ambiente.

Resumindo, não é porque as nVidia consomem menos que necessariamente esquentam menos. Isso vai depender do dissipador que usam e geralmente eles economizam o máximo possível de material. Especialmente nos modelos mid range, onde a concorrência é forte e a margem de lucro é ínfima.

Eu tenho uma RX470 que em stock jogando Death Stranding agora não tava nem batendo 60C. Sapphire. Mas meu gabinete é realmente muito bem refrigerado e a frente é praticamente toda aberta (Gadit), garantindo uma excelente renovação de ar. Também uso AIO, que ajuda a manter a temperatura do gabinete quase 5C abaixo do padrão dos air coolers.

Valeu, muito esclarecedor. O meu gabinete é um Cooler Master K280, que é considerado bem refrigerado. Moro em cidade fria com um cooler extra atrás jogando ar para fora e uso um Hyper212x no processador, além de ter feito um suporte para o gabinete que deixa ele uns 20cm do chão e ajuda na refrigeração da fonte. Antes disso usava um cooler de 120mm na porta do gabinete (testei jogando para fora e para dentro - de lado para a GPU) e não ajudou na temperatura da placa de vídeo. No SC2 tive que deixar a curva em 90~100% das ventoinhas a partir de uns 60ºC, pq senão esquentava tão rápido que os fps iam a 1 e acabava com o jogo.

O resto do pc é muito frio, como o processador (Core i5 6400) que não passa de 60º e poucos em situação de renderização de vídeo, por exemplo.
 

crei

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.650
Reações
2.481
Pontos
944
A minha é uma XFX e, de fato, bem esquentada! Só trocar a pasta térmica e mudar um pouco a curva já baixou bem a temperatura!
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.553
Reações
5.288
Pontos
403
Eu sei disso. Quando estava escolhendo decidi por essa (RX460 OC Windforce) porque era considerada uma placa fria. Só que a definição de fria de alguns não me pareceu muito acurada, rs. E não é a primeira vez que vejo isso nas Radeon.



Valeu, muito esclarecedor. O meu gabinete é um Cooler Master K280, que é considerado bem refrigerado. Moro em cidade fria com um cooler extra atrás jogando ar para fora e uso um Hyper212x no processador, além de ter feito um suporte para o gabinete que deixa ele uns 20cm do chão e ajuda na refrigeração da fonte. Antes disso usava um cooler de 120mm na porta do gabinete (testei jogando para fora e para dentro - de lado para a GPU) e não ajudou na temperatura da placa de vídeo. No SC2 tive que deixar a curva em 90~100% das ventoinhas a partir de uns 60ºC, pq senão esquentava tão rápido que os fps iam a 1 e acabava com o jogo.

O resto do pc é muito frio, como o processador (Core i5 6400) que não passa de 60º e poucos em situação de renderização de vídeo, por exemplo.
Temperatura muito boa pra air cooler, especialmente para um 6400 rsrs. Boa!
 

Evil AuRoN

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.284
Reações
3.789
Pontos
1.079
Acredito que as RX são esquentadinhas mesmo, montei um Pc para um amigo com uma RX 580 e ela pegava facilmente 85° ele investiu em 4 coolers para o gabinete e conseguiu fazer ela trabalhar a 75° isso com um fan curve agressivo chegando a 70% de rotação e produzindo bastante ruído, recentemente ele migrou para uma rtx 2070 e a placa não passa de 72° com cooler abaixo dos 50%. Isso com overlock. Acredito que o lance é desencanar, a placa vai funfar bem na casa dos 80° eu não trocaria uma máquina silenciosa por 5 a 6° a menos na gpu. Quanto a vida útil, provavelmente a placa ficará obsoleta muito antes que possam aparecer problemas.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.553
Reações
5.288
Pontos
403
Quanto a vida útil, provavelmente a placa ficará obsoleta muito antes que possam aparecer problemas.
A probabilidade é sempre essa. No entanto é muito comum que queime o circuito por sobrecarga (são frágeis, extremamente frágeis) ou os componentes mecânicos apresentem desgaste (barulho, parem de funcionar, etc). Eu digo isso porque não é nada incomum receber placa de vídeo até relativamente nova com problemas. E não creio que seja vício. Todos os que me enviam ficam futucando a curva e colocando 100%. Pelo menos são sinceros rsrs.
 

Bedin

Larva
Mensagens
3
Reações
6
Pontos
3
Bom dia! Meu setup é GPU RX 480 XFX 8GB, CPU Ryzen 7 2700, RAM 2x 4GB DDR4 Kingston HyperX 2200mhz e 1x 8gb pichau, e uma fonte evga 450W. Recentemente ao jogar Death Stranding meu pc começou a desligar sozinho, do nada! Primeiro pensei que a fonte não estava dando conta do recado, depois executando alguns testes percebi que o pc estava desligando pq a minha rx tava superaquecendo (mesmo operando no normal como nos ultimos 3 anos). Fiz a configuração das ventoinhas mas mudou muito pouco no quesito temperatura (que estava sempre entre 89 ~ 90 graus). Foi somente fazendo o underclock que abaixou mais ou menos uns 10 12 graus dependendo da situação. Obrigado a todos que responderam o tópico, realmente ajudou a esclarecer a questão. Agora estou estudando pra desmontá-la e trocar a pasta térmica, mas me parece bem difícil hahhaha
 

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.869
Reações
3.935
Pontos
1.544
AMD pela minha experiência sempre fez placas que esquentam mais do que deviam e entregam menos do que prometem. Eu tive uma mainstream (não lembro o modelo agora) considerada boa na época, ficava assustado como ela esquentava, isso pq tive uma Geforce antes.

Agora, com RX460, posso dizer que foi o componente do meu pc que mais me decepcionou. Na época o jogo mais "pesado" que rodava era um mod de zumbis do SC2 e a placa esquentava muito e dava termal throttling, e isso com um Hyper x 212 na cpu, cooler de 12cm na porta jogando para fora (tentei com ele jogando para dentro tb), cooler na traseira jogando para fora, ambiente bem ventilado e temperatura ambiente de uns 20 e poucos graus e boa organização de cabos. Uma decepção. Fora o barulho dos dois coolers da versão Windforce.
 

crei

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.650
Reações
2.481
Pontos
944
Bom dia! Meu setup é GPU RX 480 XFX 8GB, CPU Ryzen 7 2700, RAM 2x 4GB DDR4 Kingston HyperX 2200mhz e 1x 8gb pichau, e uma fonte evga 450W. Recentemente ao jogar Death Stranding meu pc começou a desligar sozinho, do nada! Primeiro pensei que a fonte não estava dando conta do recado, depois executando alguns testes percebi que o pc estava desligando pq a minha rx tava superaquecendo (mesmo operando no normal como nos ultimos 3 anos). Fiz a configuração das ventoinhas mas mudou muito pouco no quesito temperatura (que estava sempre entre 89 ~ 90 graus). Foi somente fazendo o underclock que abaixou mais ou menos uns 10 12 graus dependendo da situação. Obrigado a todos que responderam o tópico, realmente ajudou a esclarecer a questão. Agora estou estudando pra desmontá-la e trocar a pasta térmica, mas me parece bem difícil hahhaha
Rapaz, tive esta mesma placa por uns 3 anos, nunca passou de 73°C. Tenta limpar as ventoinhas (que é bem fácil, pois elas saem), o dissipador e trocar a pasta térmica. Como é o airflow do seu gabinete?
 
Topo Fundo