O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


DesenheirOS : Como aprender a desenhar?

Wastelander

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.867
Reações
21.146
Pontos
1.434
TetOs, queria aprender a desenhar, alguém recomenda algum tutorial / curso?

Minha skill beira o zero; só não digo que é zero pq eu sei desenhar bonecos de palito.

E você, que só veio no tópico pra trollar/tumultuar, saiba que o Zé do Caixão te ama.
 

Ayoshi

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.535
Reações
3.408
Pontos
989
Se vc quiser aprender a desenhar em perspectiva, comece com primitivas em pontos de fuga diferentes; cubos, piramides, esferas; depois começa a pegar objetos e tenta desenhar as primitivas deles

se quiser aprender anatomia, ai sim vai precisar procurar algum tutorial com as proporções e musculatura do corpo
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.766
Reações
62.528
Pontos
1.253
Cara, falando sério agora, junta umas paradas que tu curte aí e sai desenhando.
Pois primeiro você tem que saber se curte a parada mesmo, pegar gosto de desenhar, pra depois começar a treinar pra valer.
É o que vejo a maioria dos artistas profissionais fazendo, a única diferença é que muitos fazem isso mais cedo, mas nunca é tarde demais pra começar.

Confesso que antes eu já recomendava de cara iniciar pelos fundamentos, mas muitas vezes isso acaba desmotivando os artistas, até porque o intuito da parada é fazer arte e não uma demonstração de técnica.
 


Wastelander

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.867
Reações
21.146
Pontos
1.434
Se vc quiser aprender a desenhar em perspectiva, comece com primitivas em pontos de fuga diferentes; cubos, piramides, esferas; depois começa a pegar objetos e tenta desenhar as primitivas deles

se quiser aprender anatomia, ai sim vai precisar procurar algum tutorial com as proporções e musculatura do corpo
O único jeito de aprender a desenhar é desenhar mesmo. Vc quer desenhar o que em específico ?
Cara, falando sério agora, junta umas paradas que tu curte aí e sai desenhando.
Pois primeiro você tem que saber se curte a parada mesmo, pegar gosto de desenhar, pra depois começar a treinar pra valer.
É o que vejo a maioria dos artistas profissionais fazendo, a única diferença é que muitos fazem isso mais cedo, mas nunca é tarde demais pra começar.

Confesso que antes eu já recomendava de cara iniciar pelos fundamentos, mas muitas vezes isso acaba desmotivando os artistas, até porque o intuito da parada é fazer arte e não uma demonstração de técnica.
O problema é justamente pq não quero desenhar nada em específico, mas gostaria de variar os hobbies. Talvez heróis de HQ, ou mangá, ou sei lá o quê.

Largar um pouco o VG; livros não estou com vontade de ler nada no momento e acabo caindo no youtube vendo nada com nada.

Acho que vou começar tentando copiar umas imagens/figuras, o que acham?
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.766
Reações
62.528
Pontos
1.253
O problema é justamente pq não quero desenhar nada em específico, mas gostaria de variar os hobbies. Talvez heróis de HQ, ou mangá, ou sei lá o quê.

Largar um pouco o VG; livros não estou com vontade de ler nada no momento e acabo caindo no youtube vendo nada com nada.

Acho que vou começar tentando copiar umas imagens/figuras, o que acham?
Qualquer coisa vale cara...mas de preferência escolha coisas menos complexas.
Pode até ser objetos do dia a dia, desenhar algum parente, um personagem que você curte (tipo esse do Fallout aí na sua assinatura).

O vídeo aqui é demorado, mas já que está usando o YouTube fica mais viável assistir:



Dica importante : Ninguém nasce sabendo, e com desenho não é diferente.
Então não se preocupe se achar que o desenho não saiu igualzinho e tudo mais, vai desenhando sem muito compromisso que com o tempo você pega o jeito.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.842
Reações
230.095
Pontos
2.529
Uma vez eu li um livro que dizia que a melhor forma de aprender a desenhar é desenhando de cabeça para baixo

Enviado de meu moto g(8) usando o Tapatalk
 

Jujuba o cão idealista

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.958
Reações
22.369
Pontos
1.409
compra um caderno e desenha tudo o que ver pela frente. arranja um material de que goste, pode ser até caneta bic, e evite usar borracha. preferência é até abolir.
só faz isso e se foca em se divertir e criar um hábito. por enquanto, só isso.

Enviado de meu Redmi Note 8 Pro usando o Tapatalk
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.448
Reações
91.061
Pontos
1.503
Muita prática. Não vai começando já no nível Greg Capullo da vida, mas com paciência e determinação dá pra chegar lá.
Desenhar é igual qualquer outra atividade humana. Basta estudar e repetir até ficar satisfeito.

Pra não desmotivar muito, pode até usar essa técnica no começo:



Paralelamente ao desenho livre.
 

Ixion

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.540
Reações
9.184
Pontos
1.204
TetOs, queria aprender a desenhar, alguém recomenda algum tutorial / curso?

Minha skill beira o zero; só não digo que é zero pq eu sei desenhar bonecos de palito.

E você, que só veio no tópico pra trollar/tumultuar, saiba que o Zé do Caixão te ama.
Eu comecei fazendo cópias de desenhos que eu gostava. Mas eram cópias MESMO. Eu colocava o papel meio transparente em cima do desenho original e copiava. Os desenhos que eu mais gostava de copiar eram o Sonic e a Turma da Mônica

Isso acaba funcionando como se fosse o autor do desenho original guiando a sua mão e te ensinando a desenhar da forma correta. Você aprende proporção, firmeza de traço e sobreposição sozinho, apenas copiando.

Depois você pode começar a copiar sem colocar o papel em cima. Copia usando somente seus olhos. E depois tenta copiar objetos ao seu redor, tipo uma cadeira, uma luminária, uma bicicleta, etc. Assim você vai treinando sua memória visual.

Depois de bastante treino fazendo isso com frequência você começa a entender como a coisa funciona aí aos poucos você começa a se aventurar fazendo desenhos originais e acaba se surpreendendo com sua evolução.

Já faz muito tempo que parei de desenhar. Esses desenhos que estou enviando eu fiz em 2001...foram uns dos últimos que fiz com dedicação. Depois disso a vida adulta me pegou e parei de desenhar.

Enviado de meu Redmi Note 5 usando o Tapatalk
34181f9ca9b8b999dff247a5e92d425b.jpg

c6328518106f8bbfd34bf2bb6e8c16da.jpg
 
Ultima Edição:

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.445
Reações
20.922
Pontos
1.044
O grande problema é que queremos desenhar como os outros artistas. Queremos reproduzir nossos desenhos com o traço de artistas famosos.
É um pensamento válido, porém não digno.
Acho que cada arte no mundo possui um estilo próprio. Quer ver ? Posso citar nomes que remetem a estilos e traços :

Hanna Barbera - Disney - Stan Lee - Jack Kyrb - Mauricio de Souza

Mas daí é questão de gosto. Eu detesto o traço Disney de quadrinhos mas curto do Mauricio de Souza.

Não curto muito Todd McFarlane mas curto Stan Lee.

Agora essa molecada de hoje quer desenhar Naruto, porra. Crie um estilo todo seu.

Músico que é músico não vive para sempre de interprete.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.766
Reações
62.528
Pontos
1.253
O grande problema é que queremos desenhar como os outros artistas. Queremos reproduzir nossos desenhos com o traço de artistas famosos.
É um pensamento válido, porém não digno.
Acho que cada arte no mundo possui um estilo próprio. Quer ver ? Posso citar nomes que remetem a estilos e traços :

Hanna Barbera - Disney - Stan Lee - Jack Kyrb - Mauricio de Souza

Mas daí é questão de gosto. Eu detesto o traço Disney de quadrinhos mas curto do Mauricio de Souza.

Não curto muito Todd McFarlane mas curto Stan Lee.

Agora essa molecada de hoje quer desenhar Naruto, porra. Crie um estilo todo seu.

Músico que é músico não vive para sempre de interprete.
Não é assim que desenhar funciona.
Aliás, é o contrário do que você falou, você tem de abraçar as suas influências e utilizar isso para melhorar sua arte.
Não tem problema algum em utilizar conceitos, ideias, marcas de outros artistas pra colocar nos seus desenhos.
Pois a gente só usa aquilo que a gente vê.
É até por isso que se recomenda observar bastante a natureza, as pessoas, objetos do dia-a-dia, construções, pra que você tenha uma livraria visual pra inventar a partir dali.
Ou você acha que toda ideia surge do nada?
Olhe pra qualquer artista bem sucedido e você vai ver que isso é bobagem.

Kentaro Miura, ia em museus e pesquisou bastante sobre pintores renascentistas antes de fazer Berserk.
No começo o mangá tinha uma arte parecida com Hokuto no Ken, pois ele realmente copiava o estilo do Tetsuo Hara, pra depois moldar seu próprio estilo, a partir dali.
A espada do Guts foi uma união entre uma espada de dois mangás (os quais não lembro o nome agora).
O braço-canhão do Guts foi baseado nos filmes e livros de ficção científica que ele via na época.
Bastante influência de H.R. Giger e Hellraiser para criar os demônios.
No mangá tem uma caralhada de armaduras e armas reais.

Nada disso é ruim, pelo contrário, isso deu vida própria ao mangá, e o resultado é que o mundo da saga é extremamente rico e diversificado.

Você olha para outros como Frank Frazetta e Bernie Wrightson, a história é a mesma ; muito embora o caminho para eles chegarem num alto nível seja bem diferente, eles passaram sim por esse processo de copiar suas influências, fora os anos de estudos que tiveram dos fundamentos.
Se não me falha memória o sketchbook do Frazetta mostra exatamente isso, aliás.

O problema é só quando alguém continua por bastante tempo copiando outros artistas sem tentar entender o processo por trás.
Não tentam entender porque artista x ou y faz uma linha assim ou assado, a forma como ele faz uma hachura, as cores que utiliza.
Aí sim começa a ser um problema porque o artista vai estar meramente reproduzindo a arte original, mas sem aprender de fato o que o artista original queria fazer.
Mas isso é meio que irrelevante quando se está começando.

Ps: Stan Lee não desenhava.
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.445
Reações
20.922
Pontos
1.044
O que estou dizendo em resumo é que a galera quer replicar e, caso seja bem sucedida, quer repetir aquilo pra sempre, pois se tornará cômodo.

Perdão...eu quis dizer JIM LEE......mas, só pra zuar

 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.766
Reações
62.528
Pontos
1.253
O que estou dizendo em resumo é que a galera quer replicar e, caso seja bem sucedida, quer repetir aquilo pra sempre, pois se tornará cômodo.

Perdão...eu quis dizer JIM LEE......mas, só pra zuar


Confesso que nunca tinha visto esse vídeo lol

Mas agora entendi o que você quis dizer.
Ficar na zona de conforto realmente não ajuda.
 

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.360
Reações
46.958
Pontos
1.454
Cara, falando sério agora, junta umas paradas que tu curte aí e sai desenhando.
Pois primeiro você tem que saber se curte a parada mesmo, pegar gosto de desenhar, pra depois começar a treinar pra valer.
É o que vejo a maioria dos artistas profissionais fazendo, a única diferença é que muitos fazem isso mais cedo, mas nunca é tarde demais pra começar.

Confesso que antes eu já recomendava de cara iniciar pelos fundamentos, mas muitas vezes isso acaba desmotivando os artistas, até porque o intuito da parada é fazer arte e não uma demonstração de técnica.
lindo, tem algum site bom para ensinar esses fundamentos?
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.766
Reações
62.528
Pontos
1.253
lindo, tem algum site bom para ensinar esses fundamentos?

É o que mais tem (e de graça mesmo).
Alguns exemplos:

 

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.360
Reações
46.958
Pontos
1.454

Kyarlada

Bam-bam-bam
Mensagens
1.278
Reações
2.907
Pontos
268
acredito q cada um tem seu jeito

antes eu tentava imitar tutoriais do youtube e ficavam umas merdas meus desenhos, depois comecei a desenhar como eu fazia como criança e meus desenhos melhoraram bastantes.
 

Biel Darkness

Bam-bam-bam
Mensagens
1.965
Reações
5.055
Pontos
453
Poh, eu sempre procurei tópicos sobre desenho nesse forum, até que enfim apareceu um. Desenho deis de pequeno, eu sei desenhar e criar personagems, porém, já se tornou genérico. Acabo desenhando sempre mesma pose, e tenho dificuldade em desenhar corpo feminino. Corpo masculino já sei desenhar fácil, comprei um livro pela internet de desenho estou esperando chegar. Vou usar esse livro como referência pra desenhar, vou copiar mesmo e ir treinando sozinho. Eu já sei desenhar, o que me falta é aprimorar as técnicas, porque meus desenhos são muito genéricos. Vou começar a usar referencias e copiar desenhos pra ver se eu consigo aperfeiçoar meus desenhos. Abaixo o livro que comprei:
Z2GSOSmht8NVwsRtIcsTgUC4gpR0EjLWKEdCqhiEeAdeashII69qu6bOpK-1kIcFJxUYZxBcFyNm0jYFMrpQ_YgwZCSo-xTtX12gjLga9l_z5rWTUt35hyJgOwDAwnDqTNdFHITNH_MFVWBy1Yn1lg
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.766
Reações
62.528
Pontos
1.253
Poh, eu sempre procurei tópicos sobre desenho nesse forum, até que enfim apareceu um. Desenho deis de pequeno, eu sei desenhar e criar personagems, porém, já se tornou genérico. Acabo desenhando sempre mesma pose, e tenho dificuldade em desenhar corpo feminino. Corpo masculino já sei desenhar fácil, comprei um livro pela internet de desenho estou esperando chegar. Vou usar esse livro como referência pra desenhar, vou copiar mesmo e ir treinando sozinho. Eu já sei desenhar, o que me falta é aprimorar as técnicas, porque meus desenhos são muito genéricos. Vou começar a usar referencias e copiar desenhos pra ver se eu consigo aperfeiçoar meus desenhos. Abaixo o livro que comprei:
Z2GSOSmht8NVwsRtIcsTgUC4gpR0EjLWKEdCqhiEeAdeashII69qu6bOpK-1kIcFJxUYZxBcFyNm0jYFMrpQ_YgwZCSo-xTtX12gjLga9l_z5rWTUt35hyJgOwDAwnDqTNdFHITNH_MFVWBy1Yn1lg
Uai tem o tópico C.A.O.S. ali há bastante tempo lol (mais de 10 anos creio eu)
Hoje em dia ele é fixo inclusive.

Da uma passada lá que posso até te ajudar.
Ou pelo Discord.
 

trevz

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.466
Reações
26.085
Pontos
1.109
Sobre o tópico minha dica é fazer o que te diverte, se cópias te divertem copie, se criar arte abstrata te diverte crie, etc.

Sobre tutoriais eu passaria longe por enquanto, tem muita coisa ruim por aí, principalmente aqueles "How to draw..."

Tem que saber filtrar muito bem pra encontrar algo que realmente agregue informação útil no seu aprendizado.

Pegue um livro, esses Loomis aí que todo mundo recomenda já tá ótimo, e se divirta.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.766
Reações
62.528
Pontos
1.253
put* que pariolas. Fazer isso com uma caneta BIC é tipo zerar Dark Souls com um tapete de dança.
Desenhar com caneta BIC é bom para c***lho.
Mas que importa no fim das contas é só a habilidade do cara.
Curto muito o Shohei Otomo, filho do Katsuhiro Otomo (Akira), faz umas ilustrações fenomenais com canetas esferográficas:

133182
133183
133184
133185
133186
133181

 

BigJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.943
Reações
14.485
Pontos
1.389
Como já dizia o filósofo: Pratique, pratique, pratique...
 
Topo Fundo