O grande problema é que queremos desenhar como os outros artistas. Queremos reproduzir nossos desenhos com o traço de artistas famosos.
É um pensamento válido, porém não digno.
Acho que cada arte no mundo possui um estilo próprio. Quer ver ? Posso citar nomes que remetem a estilos e traços :
Hanna Barbera - Disney - Stan Lee - Jack Kyrb - Mauricio de Souza
Mas daí é questão de gosto. Eu detesto o traço Disney de quadrinhos mas curto do Mauricio de Souza.
Não curto muito Todd McFarlane mas curto Stan Lee.
Agora essa molecada de hoje quer desenhar Naruto, porra. Crie um estilo todo seu.
Músico que é músico não vive para sempre de interprete.
Não é assim que desenhar funciona.
Aliás, é o contrário do que você falou, você tem de abraçar as suas influências e utilizar isso para melhorar sua arte.
Não tem problema algum em utilizar conceitos, ideias, marcas de outros artistas pra colocar nos seus desenhos.
Pois a gente só usa aquilo que a gente vê.
É até por isso que se recomenda observar bastante a natureza, as pessoas, objetos do dia-a-dia, construções, pra que você tenha uma livraria visual pra inventar a partir dali.
Ou você acha que toda ideia surge do nada?
Olhe pra qualquer artista bem sucedido e você vai ver que isso é bobagem.
Kentaro Miura, ia em museus e pesquisou bastante sobre pintores renascentistas antes de fazer Berserk.
No começo o mangá tinha uma arte parecida com Hokuto no Ken, pois ele realmente copiava o estilo do Tetsuo Hara, pra depois moldar seu próprio estilo, a partir dali.
A espada do Guts foi uma união entre uma espada de dois mangás (os quais não lembro o nome agora).
O braço-canhão do Guts foi baseado nos filmes e livros de ficção científica que ele via na época.
Bastante influência de H.R. Giger e Hellraiser para criar os demônios.
No mangá tem uma caralhada de armaduras e armas reais.
Nada disso é ruim, pelo contrário, isso deu vida própria ao mangá, e o resultado é que o mundo da saga é extremamente rico e diversificado.
Você olha para outros como Frank Frazetta e Bernie Wrightson, a história é a mesma ; muito embora o caminho para eles chegarem num alto nível seja bem diferente, eles passaram sim por esse processo de copiar suas influências, fora os anos de estudos que tiveram dos fundamentos.
Se não me falha memória o sketchbook do Frazetta mostra exatamente isso, aliás.
O problema é só quando alguém
continua por bastante tempo copiando outros artistas sem tentar entender o processo por trás.
Não tentam entender porque artista x ou y faz uma linha assim ou assado, a forma como ele faz uma hachura, as cores que utiliza.
Aí sim começa a ser um problema porque o artista vai estar meramente reproduzindo a arte original, mas sem aprender de fato o que o artista original queria fazer.
Mas isso é meio que irrelevante quando se está começando.
Ps: Stan Lee não desenhava.