uma ou duas centenas de bilhão de dólares? amigo, vc sabe que número é esse?? ahahah
To adicionando
preço de desenvolvimento do console
preço de fabricação do console.
construir a fabrica que produzirá o console e contratar pessoal. (Não é produto digital ^^).
subsidio pro console ficar competitivo em termos de preço. Especialmente em mercados +fracos e com pouca $$$$ como Europa Oriental, Sul da asia, etc.
assinatura de contratos pra empresas third partys fazerem games. (Pq elas não vão arriscar no inicio, no inicio vc terá que tirar do bolso parte ou totalidade do custo do game pra manter um fluxo constante e bom de jogos).
contratação de devs ou empresas pra virarem first party. Exclusivo não é +essencial pra industria hoje pq MS e Sony ja tão sedimentadas e tem seus fans, mas seria pra um console novo tentar ganhar audiência.
criação de servidores capazes de sustentar dezenas de milhões de usuários simultaneamente, 24h por dia, 365 dias por ano.
criação de OS especifico pro console (ou contratar quem faça),
etc etc etc.
Cada uma coisa dessa custa dezenas/centenas de milhões a alguns bilhões. As vezes o custo é mensal/diário ou se arrasta por meses antes de qualquer lucro bater na conta.
È um dreno de dinheiro que vai durar ae
5-10 anos.
Isso se vier a penetrar no mercado em apenas 1 geração. (O Xbox mesmo levo 2 gerações pra se firmar pq gamers eram céticos que a MS ia permanecer e mtos erros foram cometidos).
PS4 por exemplo vendeu umas 100 milhões de caixas.
a 381 doláres (preço de fabricação ja esmagado por anos de produção) =
38 Bilhões de doláres.
Isso só montando o console na fabrica que ja é meio que pré construída dos tempos do PS1-PS2.
Usando WOw pra calcular o preço do servidor. Em 2008 o gasto com WoW foi 200milhões de doláres. Jogo foi lançado em 2002 = 33 milhões/ano pra sustentar um software e seus usuários por 1 ano online. (93mil dólares por dia).
Sony PS4 chego a
36 milhões de usuários simultâneos. (vs 11 milhões
não simultâneos do WoW) . Então pode acreditar que a Sony gasta bem mais.
por sinal me fez imaginar o gasto da steam
Sim,
não to levando em conta faturamento/lucro que vá reduzir o custo pq não existe garantias que vocÊ sequer verá isso.
Mas vc tem que ter a estrutura já montada, pelo menos em alguma capacidade.
Não da pra melhorar o server só depois que lota por exemplo.
Ou só por games depois que o console já vendeu.
Só ver o Stadia que deve ta amargando um put* prejuízo se vc adicionar custo de desenvolvimento. (Google tem outros usos pra tecnologia que salva o gasto, mas se fosse o stadia como fim principal e a empresa depende-se do sucesso, tavam ferrados).
Espera-se que as pessoas comprem e espera-se que vc não tenha que gastar.
Mas se tu vai entrar nesse mercado pra vencer vc não pode entrar com o pé atrás. È pisando com o acelerador pra ficar rico ou quebrar.
Por isso que chutei preço tão pra cima.
Mais eu penso mais eu só vejo conta pra pagar
E o sonho do lucro lá na pqp.
Se eu fosse CEO de uma empresa, seria mega difícil vender esse peixe pra mim sabendo que tenho que gastar tanto, com tanta coisa diferente e ainda me dizerem que tenho que brigar "apenas" com a MS e Sony. 2 das maiores multinacionais do mundo.