O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Imran Khan: "Sony assegurou a exclusividade de grandes e conhecidos jogos multiplataforma"

Shinigami Slash

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.041
Reações
17.745
Pontos
1.094
Silent hill agora virou sinonimo de vendas de consoles, lol

essa franquia não emplaca nada que presta desde a gen anterior.

Aqueles Spider Man da Activision não eram, e de repente Spider man virou System Seller com o tratamento da Insomaniac

Mas na real, nem acho que SH seria um System Seller, mas com certeza receberia um tratamento diferenciado se fosse feito por um bom estudio da Sony.

Mas quem se importa realmente com System seller? O jogo estaria vindo pra ser mais um nome de peso na já recheada biblioteca de exclusivos focados em Single player da Sony.
 

Lino Germano

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.467
Reações
17.123
Pontos
1.389
É claro que tem chances de ser System seller. Esse povo parece que nasceu hoje. Só o Hype que fizeram com aquela demo feita pelo Kojima é justificativa suficiente pro Silent Hill vir pro sistema Playstation, mesmo que esse não venha a ser feito pelo Kojima. O game ganhou fôlego alí sem nunca ter saído(claro, mais pros donos da plataforma). Isso naturalmente gera hype, ainda mais sendo exclusivo e abraçado por uma equipe de desenvolvedores da Sony. Tomb Raider por exemplo, se fosse exclusivo Sony e desenvolvido pela Naught Dog, iria gerar muito mais hype do que se continuasse sendo desenvolvido pela Crystal Dynamics.
 
Ultima Edição:

[[Solid_Snake]]

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
38.831
Reações
30.909
Pontos
959
É cada b*sta que o pessoal fala. Não existe IP que não possa ser transformada em system seller, se estiver na mão de um estúdio competente e com budget de nível, é outra hitória.

Já deram o exemplo do Spider-Man ai, Activison só lançava bomba recentemente, Sony foi lá e fez um jogo triple AAA fodaço do personagem.

Silent Hill 1-2-3 são jogos incríveis, na mão da Sony e com grande investimento tem tudo para ser um jogo que vai vender muito, aliado a isso tem o fator nostalgia que a Sony gosta bastante de explorar.
 
Ultima Edição:

BurningWitches

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.668
Reações
14.487
Pontos
809
Isso se chama concorrência, e não o conto de fadas de gamers. Uma empresa toma determinado caminho, e a outra contra-ataca. Nada de novo no front.

O problema não é existir exclusividade temporária. O que eu acho escroto é não dizer por quanto tempo. Isso sim eu acho prejudicial. Seja por 1 mês ou 5 anos. Apenas diga por quanto tempo tem exclusividade sobre aquilo, aí sim o consumidor terá a informação necessária pata decidir se quer ou pode esperar.
 


Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.734
Reações
22.510
Pontos
1.129
Jogos da Bethesda, Capcom e Square Enix são os candidatos mais óbvios, dada a posição mais frágil delas no mercado e o histórico recente.

Se for para chutar alto: Starfield, Monster Hunter World 2 e Final Fantasy XVI.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.720
Reações
79.632
Pontos
1.839
Deixando de lado a briga boboca sobre se exclusivo é algo "bom" ou "ruim" para a industria (como se a "industria" não fosse um mercado predatório e sim a legião da boa vontade), acho que ao criar um sistema onde antes mesmo de ser lançado...ele já é sucesso no gosto popular...você já está garantindo a melhor exclusividade de todas: a exclusividade do cliente. Onde o cliente estiver...os developers lá estarão.

E a Sony mais uma vez parece que acertou no hype. A unica coisa que pode abalar o hype do PS5, seria o preço dele frente ao series X. É a unica carta que a Microsoft tem na mão.

Então...o pessoal que vive no mundo da lua e a anos diz que a Microsoft tem o "cheat do dinheiro infinito"...acho que chegou a hora de usar o mítico cheat e subsidiar essa porra ai de forma considerável.

Eu acharia sensacional. Por mim, que as duas sangrem num briga de preços...desde que não seja eu.
 

MetroidPirate

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.323
Reações
10.317
Pontos
503
Jogos da Bethesda, Capcom e Square Enix são os candidatos mais óbvios, dada a posição mais frágil delas no mercado e o histórico recente.

Se for para chutar alto: Starfield, Monster Hunter World 2 e Final Fantasy XVI.
Monster Hunter eu duvido pra cacete! É um dos jogos que mais vendeu nessa geração, é mais de 30 milhões fácil se somar as três plataformas.
 

slashf

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.500
Reações
39.625
Pontos
1.053
Já que ninguém faz silent Hill mesmo, pode dar pra Sony. Duvido muito que saia algo nível clássicos.
 

Julian - Talude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.804
Reações
5.608
Pontos
949
Deixando de lado a briga boboca sobre se exclusivo é algo "bom" ou "ruim" para a industria (como se a "industria" não fosse um mercado predatório e sim a legião da boa vontade), acho que ao criar um sistema onde antes mesmo de ser lançado...ele já é sucesso no gosto popular...você já está garantindo a melhor exclusividade de todas: a exclusividade do cliente. Onde o cliente estiver...os developers lá estarão.

E a Sony mais uma vez parece que acertou no hype. A unica coisa que pode abalar o hype do PS5, seria o preço dele frente ao series X. É a unica carta que a Microsoft tem na mão.

Então...o pessoal que vive no mundo da lua e a anos diz que a Microsoft tem o "cheat do dinheiro infinito"...acho que chegou a hora de usar o mítico cheat e subsidiar essa porra ai de forma considerável.

Eu acharia sensacional. Por mim, que as duas sangrem num briga de preços...desde que não seja eu.

Os benefícios de se ter concorrência são esses.
Nintendo está sozinha nos portáteis e vemos como são os preços de seus jogos...
 

Dream of Mirrors

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.992
Reações
879
Pontos
1.099
Apostar que não teremos novos consoles de outras empresas é uma aposta relativamente segura devido ao preço de desenvolvimento, distribuição e contratos pra conseguir jogos pra plataforma.

Estamos falando de dezenas a até mesmo 1 a 2 centenas de bilhões de dólares pra se ter uma chance.
Gaste menos que isso e teu console é de nicho ou fadado a falhar e virar apenas +1 na fila de fracassos.

Eu conto nos dedos as empresas no mundo que podem bancar isso.
Menos ainda as que conseguiriam entregar esse hardware aos produtos que elas vendem.
E nenhuma delas teria qualquer beneficio de ver essa grana voltando em 5-10 anos.

Apenas 1 delas (Tencent) me fecha alguns requisitos e até objetivos de longo prazo. Mas devido a briga com os EUA é suicídio já que não tem uma empresa de placa de video do naipe da AMD e NVIDIA, ambas americanas e elas não venderiam e teriam problemas com os EUA trabalhando ativamente pra bloquear o mercado Europeu e Americano pra qualquer hardware dela.


Existe um termo econômico pra isso mas esqueci o nome. E afeta não só videogames mas outras empresas como
Telefonia, Energia, Esgoto e outros mercados que tendem a se monopolizar naturalmente.

uma ou duas centenas de bilhão de dólares? amigo, vc sabe que número é esse?? ahahah

quero demorar pra entrar na próxima geração, mas tô gostando de ver essa movimentação e segredos bem guardados.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Danilo Souza

Mil pontos, LOL!
Mensagens
30.282
Reações
42.736
Pontos
1.294
Já que ninguém faz silent Hill mesmo, pode dar pra Sony. Duvido muito que saia algo nível clássicos.

Um Silent Hill feito pelo Team Siren tem tudo pra ser igual ou melhor. Lembrando que o diretor do primeiro Silent Hill hoje trabalha na Studio Japan, e os rumores indicam que ele está responsável por esse reboot.
 

AnsersonIbanez

Bam-bam-bam
Mensagens
1.494
Reações
1.953
Pontos
353
Também acho que esses exclusivos citados viram das produtoras japonesas.

Konami - Silent Hill
Capcom - Monster Hunter ou Dini Crisis
SquareEnix - Final Fantasy XVI (torcendo pra ser um Vagrant Story)
 

slashf

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.500
Reações
39.625
Pontos
1.053
Um Silent Hill feito pelo Team Siren tem tudo pra ser igual ou melhor. Lembrando que o diretor do primeiro Silent Hill hoje trabalha na Studio Japan, e os rumores indicam que ele está responsável por esse reboot.
Duvidei. Esse cara do silent Hill fez gravity rush, hoje sei lá. Pt foi do c***lho mas queria muito ver como ia ser aquele game. Esse team siren TB não e lá muito confiavel
 

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.734
Reações
22.510
Pontos
1.129
Monster Hunter eu duvido pra cacete! É um dos jogos que mais vendeu nessa geração, é mais de 30 milhões fácil se somar as três plataformas.

Tem que ver a proporção entre as plataformas, se não vendeu bem no Xbox, Sony tem uma margem maior pra negociar um 'console exclusive'.
 

Danilo Souza

Mil pontos, LOL!
Mensagens
30.282
Reações
42.736
Pontos
1.294
Tem que ver a proporção entre as plataformas, se não vendeu bem no Xbox, Sony tem uma margem maior pra negociar um 'console exclusive'.

Até porque a Sony já tem acordo de exclusividade do jogo na Ásia.

Enviado de meu Mi A1 usando o Tapatalk
 

Lagarto Distraído

Bam-bam-bam
Mensagens
5.171
Reações
10.398
Pontos
353
Monster Hunter World não está no gamepass?
Talvez não tenha vendido tão bem no Xbox mesmo.
No entanto, vindo da Capcom, eu acho que poderia ser Street Fighter 6, se bem vai ter char novo pro 5 ano que vem ainda, então...
 

Dream of Mirrors

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.992
Reações
879
Pontos
1.099
Monster Hunter World não está no gamepass?
Talvez não tenha vendido tão bem no Xbox mesmo.
No entanto, vindo da Capcom, eu acho que poderia ser Street Fighter 6, se bem vai ter char novo pro 5 ano que vem ainda, então...

mas o V saiu só em 2016 e antes saiu um port do IV. quando se trata de tirar leite da vaca nunca dá pra duvidar da Capcom kk


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

The End.

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.047
Reações
26.318
Pontos
703
Pra mim não faz diferença, já que o PlayStation de qualquer forma seria a única plataforma possível.
Mas pra quem já abre mão de tanta masterpiece deixando de comprar um PlayStation (como foi meu caso na gen passada) nem deve fazer tanta diferença.
Ainda vai ter os jogos da Ubisoft e da Ea pra brincar.
 

Mr Bones

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
15.240
Reações
16.442
Pontos
1.544
Faz sentido. Já que está se desenhando para próxima geração um massagre em vendas prol PS5. Cenário para Sony está mais favorável que em 2013.
Não será como na era PS2 óbvio( jogos exclusivos
permanente) , mas em consoles PS voltará a ocupar novamente 70 a 80% do mercado de consoles de mesa. Sony conseguiu empolgar mais com seus jogos, está entregando no PS5 salto gráfico, coisa que a Mic não conseguiu mostrar.

É vantajoso para Sony e a empresa que fechar esta parceria. FFVIII já vendeu mais de 5 milhões no PS4. Isso mostra que foi um bom negocio para Square - Enix.

Aliás, houve retrocesso. Os jogos next gen da Mic estão piores que os melhores jogos dessa geração rodando no One X.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.842
Reações
31.770
Pontos
1.344
uma ou duas centenas de bilhão de dólares? amigo, vc sabe que número é esse?? ahahah

To adicionando

preço de desenvolvimento do console
preço de fabricação do console.
construir a fabrica que produzirá o console e contratar pessoal. (Não é produto digital ^^).
subsidio pro console ficar competitivo em termos de preço. Especialmente em mercados +fracos e com pouca $$$$ como Europa Oriental, Sul da asia, etc.
assinatura de contratos pra empresas third partys fazerem games. (Pq elas não vão arriscar no inicio, no inicio vc terá que tirar do bolso parte ou totalidade do custo do game pra manter um fluxo constante e bom de jogos).
contratação de devs ou empresas pra virarem first party. Exclusivo não é +essencial pra industria hoje pq MS e Sony ja tão sedimentadas e tem seus fans, mas seria pra um console novo tentar ganhar audiência.
criação de servidores capazes de sustentar dezenas de milhões de usuários simultaneamente, 24h por dia, 365 dias por ano.
criação de OS especifico pro console (ou contratar quem faça),
etc etc etc.


Cada uma coisa dessa custa dezenas/centenas de milhões a alguns bilhões. As vezes o custo é mensal/diário ou se arrasta por meses antes de qualquer lucro bater na conta.

È um dreno de dinheiro que vai durar ae 5-10 anos.
Isso se vier a penetrar no mercado em apenas 1 geração. (O Xbox mesmo levo 2 gerações pra se firmar pq gamers eram céticos que a MS ia permanecer e mtos erros foram cometidos).

PS4 por exemplo vendeu umas 100 milhões de caixas.
a 381 doláres (preço de fabricação ja esmagado por anos de produção) = 38 Bilhões de doláres.
Isso só montando o console na fabrica que ja é meio que pré construída dos tempos do PS1-PS2.

Usando WOw pra calcular o preço do servidor. Em 2008 o gasto com WoW foi 200milhões de doláres. Jogo foi lançado em 2002 = 33 milhões/ano pra sustentar um software e seus usuários por 1 ano online. (93mil dólares por dia).

Sony PS4 chego a 36 milhões de usuários simultâneos. (vs 11 milhões não simultâneos do WoW) . Então pode acreditar que a Sony gasta bem mais.
por sinal me fez imaginar o gasto da steam :keehk

Sim, não to levando em conta faturamento/lucro que vá reduzir o custo pq não existe garantias que vocÊ sequer verá isso.
Mas vc tem que ter a estrutura já montada, pelo menos em alguma capacidade.
Não da pra melhorar o server só depois que lota por exemplo.
Ou só por games depois que o console já vendeu.


Só ver o Stadia que deve ta amargando um put* prejuízo se vc adicionar custo de desenvolvimento. (Google tem outros usos pra tecnologia que salva o gasto, mas se fosse o stadia como fim principal e a empresa depende-se do sucesso, tavam ferrados).

Espera-se que as pessoas comprem e espera-se que vc não tenha que gastar.
Mas se tu vai entrar nesse mercado pra vencer vc não pode entrar com o pé atrás. È pisando com o acelerador pra ficar rico ou quebrar.



Por isso que chutei preço tão pra cima.
Mais eu penso mais eu só vejo conta pra pagar
E o sonho do lucro lá na pqp.
Se eu fosse CEO de uma empresa, seria mega difícil vender esse peixe pra mim sabendo que tenho que gastar tanto, com tanta coisa diferente e ainda me dizerem que tenho que brigar "apenas" com a MS e Sony. 2 das maiores multinacionais do mundo.
 
Ultima Edição:

AyresMVP

Living is Easy, With Eyes Closed
GOLD
Mensagens
13.524
Reações
28.291
Pontos
903
Acho exclusividade temporária besteira, mas se pagam, deve ter benefício.

O benefício é só na venda de consoles mesmo. O jogo para quem já tem a plataforma que ele vai sair, pouco importa.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.369
Reações
19.950
Pontos
1.434
O benefício é só na venda de consoles mesmo. O jogo para quem já tem a plataforma que ele vai sair, pouco importa.

Importa muito. Se Skyrim fosse exclusivo, que fosse temporário, não teria sido lançado naquele estado lastimável.

Otimizar para uma plataforma produz melhores resultados que otimizar ao mesmo tempo para duas ou três. Se pudesse escolher gostaria que todos os games fossem exclusivos, só que sei que não é viável financeiramente.
 

Jailcante

Bam-bam-bam
Mensagens
4.495
Reações
9.050
Pontos
303
Exclusividade (temporária ou não) de jogos de thirdies em consoles é algo meio natural de rolar em maior escala no PS mesmo. Switch não roda muito bem vários jogos thirdies (e sei lá até quando algumas thirdies vão ter paciência em ficar fazendo demakes de seus jogos ali), e o Xbox... enfim. MS tá preferindo esperar um pouco o jogo dar uma envelhecida, se desvalorizar um pouco, e aí pode pagar pro jogo sair direto no GP (DQXI e Yakuza que o digam). Notem que GP é foco da MS (ainda mais agora que vai ter streaming), não necessariamente o Xbox.

E thirdies devem estar preferindo assim, já que tem uma fonte de renda garantida no lado da MS, quando o jogo já estiver meio caído. Assim acaba rolando um 'relançamento' do game quando sai no GP.
 

AyresMVP

Living is Easy, With Eyes Closed
GOLD
Mensagens
13.524
Reações
28.291
Pontos
903
Importa muito. Se Skyrim fosse exclusivo, que fosse temporário, não teria sido lançado naquele estado lastimável.

Otimizar para uma plataforma produz melhores resultados que otimizar ao mesmo tempo para duas ou três. Se pudesse escolher gostaria que todos os games fossem exclusivos, só que sei que não é viável financeiramente.

Não sei até que ponto isso é verdade ou não. Já vimos jogos exclusivos horríveis e multiplataforma fenomenais..
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.918
Reações
56.899
Pontos
2.164
Eu sinceramente nem sei pq a Sony paga por exclusividade de jogo AAA japonês.

Eles vendem pouquíssimo no Xbox de qualquer jeito, não saem pro Switch, a maior concorrente acaba sendo a Steam.

Era melhor pegar esse dinheiro e investir em outros jogos.
 

MetroidPirate

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.323
Reações
10.317
Pontos
503
Tem que ver a proporção entre as plataformas, se não vendeu bem no Xbox, Sony tem uma margem maior pra negociar um 'console exclusive'.
Hum talvez somente se fosse "exclusivo" pc/PlayStation, pq na steam foram quase 10 milhões de copias. É coisa demais pra Capcom querer ignorar.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.369
Reações
19.950
Pontos
1.434
Não sei até que ponto isso é verdade ou não. Já vimos jogos exclusivos horríveis e multiplataforma fenomenais..

De fato, ser exclusivo não resolve a questão da falta de competência, mas pode ter certeza, um jogo exclusivo cagado fica ainda MAIS cagado quando vai para o multi, Pillars of Eternity é prova cabal disso, ele era bugado quando estava no PC, mas foi pouco perto do quão bugado ficou quando virou multi.

É uma análise meio lógica. Se o cara já tem dificuldade em fazer o código rodar em uma única plataforma, imagina ter que virar para ele e dizer "beleza, agora que você está fazendo para PS4, aproveita e faz para PC e Xbox também", é receita explosiva para o desastre. Um dos maiores desafios do Halo Infinite nem é melhorar o jogo em três meses, mas melhorar o jogo para três plataformas que, por mais que tenham APIs compartilhadas, são totalmente distintas, três vezes mais trabalho para ser realizado no mesmo tempo.
 

SolidIdea

Supra-sumo
Mensagens
1.398
Reações
523
Pontos
169
Creio que hoje em dia, para third-party só vale exclusividade temporária para jogo single-player.

Mas como nesta geração que está saindo a Sony conseguiu alinhar o mesmo ideal que a Nintendo, em suas devidas proporções, onde jogo exclusivo tem um alto valor agregado para os consumidores, é compreensível que algumas thirds grandes tentem surfar a onda.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.486
Reações
104.363
Pontos
2.419
Eu sinceramente nem sei pq a Sony paga por exclusividade de jogo AAA japonês.

Eles vendem pouquíssimo no Xbox de qualquer jeito, não saem pro Switch, a maior concorrente acaba sendo a Steam.

Era melhor pegar esse dinheiro e investir em outros jogos.

Um jogo grande como Final Fantasy não chega a vender tão pouco assim, deve ser million seller a nivel mundial (Estou tirando com base que no mês de lançamento FF XV vendeu 440 mil no One nos EUA).

Até acho que a exclusividade não faça tanta diferença assim pq o alvo maior desses jogos naturalmente é o público do Playstation, mas acaba sendo uma forma de reforçar ainda mais que a plataforma é a casa desses games, fidelizando o consumidor que eventualmente poderia olhar pro Xbox.
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.458
Pontos
1.254
Caixista: "Vou esperar sair no Gamepass."
Desenvolvedor: "Hum... exclusivo do PlayStation então."
Phil Spencer anos depois: "Quanto vocês querem para portar o jogo para o Xbox?"

Caixista em geral não compra jogo japonês e só quer saber de multiplayer, o resultado é o que vemos.
 
Topo Fundo