O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.722
Reações
22.480
Pontos
1.129
Acho ok. De sincero, eu diria então pra gente ligar pros CEOs de Startups, pequenas softhouses com foco em Casual Games, autores de livros e artigos universitários, e pros próprios desenvolvedores de jogos casuais, porque, se não for isso, eles estão fazendo errado.


Porque é o que todo o corpo de evidências de estudos ecológicos, desenhados com a capacidade de dar poder estatístico aos dados (leia-se, a hipótese nula, de aquelas características arroladas, encontradas nos sensos, se deverem ao acaso, é metematicamente excluída) indica. Os caras estão levantando dados pra melhor construir games casuais, encontram certos elementos que devem ser valorizados para a obtenção de sucesso na definição de seus designs, se não for isso, o volume de tempo e dinheiro perdido com um nada extrapola o limite do tolerável. Não será a primeira vez que pesquisas populacionais são misleading, mas não parece ser o caso aqui, né?

Eu sei que discussões de internet são em 99% das vezes infrutíferas, é muito raro ver alguém mudando de ideia, dedica-se horas e horas a “brigas intermináveis” que não levam a nada, mas tipo, esquece tudo isso de pesquisa, e vamos partir só pro nosso bom senso.

Pegue o que sua sensação e seu subjetivismo te indicam sobre o conceito de Game Casual, lembre de exemplos encorpados da coisa, esquece o conceito de “jogador casual”, que confunde com a questão da frequência, e passe a usar o conceito de “jogo casual”, que não pode ter a ver com tempo, e sim com adjetivos estáticos e com natureza fixa, e leia as seguintes listas de características:



a) Gráficos cartunizados
b) Settings de fantasia
c) Humor
d) Jogos curtos
e) Curva de dificuldade simétrica
f) Coletar coisas
g) Pick up and play, easy to learn, difficult to master


VERSUS


a) Gráficos realistas
b) Opções de customização
c) Settings realistas
d) Games com gameplay por drive por história, history-driven, com histórias verossímeis ou baseadas em fatos reais, ricos em lore ou textos.
f) FMVs
g) Jogos longos
h) Skills e progressão
i) Surviving aganist the odds (os autores dos estudos descrevem como curva de dificuldade assimétrica)



Não te parece estar correto? Mesmo sem se aprofundar sobre o tema? Isso tudo é muito razoável, é aquele tipo de pesquisa que não tem surpresa, o pesquisador encontra o óbvio, ninguém vai encher um game casual, cujo start deve ser imediato, e cuja estrutura deve permitir também sessões rápidas de jogatina, com textos, cutscenes e FMVs, lore, camadas de menus, ninguém vai enfiar num jogo casual um desafio que escalona assimetricamente, é bem fácil de perceber que settings realistas e personagens com proporções humanas agrada menos aos casuais. Etc. Estou falando isso porque é comum, na internet, a discussão se prolongar não porque se “discorda”, e sim porque foi dito algo que fere alguma convicção prévia. Não estou dizendo que foi o seu caso, se foi, ocorreu na hora que eu citei a Nintendo, mas minha menção nesse ínterim é válida, já discuti isso com Milgrauzeiros muitas vezes. E sabemos que Milgrauzeiros não pensam com a própria cabeça, e sim repetem o que lhes foi dito, e há um termo que o Chief costuamava usar, que é o “Massa Casual”, que vinha invertido por pura ignorância. Ele utilizava a alcunha pra se referir justamente a jogos hardcore, porque Sea of Thieves, State of Decay 2 e Crackdown 3 são MUITO mais casuais que The Last of Us, Days Gone e God of War, e isso é fácil de perceber.


Mas estamos aí, vivendo o exemplo de Fall Guys, anteontem à noite eu cheguei duma festinha com minha esposa, que, sem mentira, a última vez que empunhou um joystick, o deixou na mão de cabeça pra baixo, tão casual, largamos a bebê no berço, liguei o videogame só pra ver se os downloads haviam sido concluídos. Na minha barra Home estavam instalados Death Stranding, Doom Eternal, The Last of Us Pt II, Ghost of Tsushima (esse no drive), RE 3, todos jogos visivelmente hardcore, eu fui dando scroll pelas imagens de Sam com capa de chuva, de demônios sendo destroçados, da Ellie com a cara de ódio/dor e manchas de sangue no rosto, de samurais e zumbis, ela não comentou nada, e, quando eu passei o “cursor” em cima de Fall Guys, ela gritou, “aiii, que bonitinho. Põe esse pra eu ver?”

E depois fomos jogar, e ela conseguiu se divertir.

Dá pra usar Fall Guys como surrogate de Jogo Casual, os botões do controle não são usados em sua completude, não precisa mexer nem na câmera direito, os comandos são simples, a diversão é imediata e ele preenche todos os quesitos da lista que deu “polêmica” não sei por quê, pois ela está visivelmente certa, mesmo se usarmos somente nosso bom senso, e esquecermos de sensos e coortes.






Não existem muitas exceções, e sim diversos graus, distribuídos num continuum de natureza espectral, e forças diferentes para elementos diferentes, com grande reinado da curva de dificuldade.

Visualizar anexo 133517

... a da tolerância com a falha. Se você pegar os principais artigos sobre design de Casual Games, você verá que um jogo casual não só pode, como inclusive deve ser difícil em algum momento, olha a curva do gráfico, o que se evita é o Spike (assim como deve permitir, idealmente, que a pessoa o jogue horas e horas, de preferência somente ele). O que se evita é morrer no primeiro Dino Robótico ou no primeiro vagabundo drogado num mundo pós-apocalíptico, em benefício do trânsito agradável por cenários coloridos, onde o lançamento de chapéus mágicos te faz possuir inimigos rechonchudos e amenos, e onde a acessibilidade garante que não se precise apertar mais que dois botões pra se obter diversão. Mudar a dificuldade pra “Modo Narrativo” em The Last of Us Pt II obviamente deixa o game mais casual, porque mexe-se na curva de dificuldade, mas o resto ainda é Hardcore, esses jogos não vão atrair a Massa Casual do ********, Sea of Thieves e Minecraft conseguem com muito mais frequência, porque chama a atenção dessa Massa com mais eficiência, conforme os itens dos sensos populacionais sugerem fortemente.



Ou não? E os designers da Rare e da Mojang sabem disso, e deliberadamente usam dessas forças magnéticas para construir esses games, tentando justamente capturá-los, não soubessem, os fariam com cutscenes, personagens de proporções humanas, ou settings densos e verossímeis, ia dar certo demais, minha esposa ia querer jogar isso sim, pode crê.



Interessante, existe uma Casual Games Association, uma entidade civil que reúne designers e developers de jogos casuais. Olha o conceito oficial de Casual Game da CGA:

“jogos casuais são aqueles desenvolvidos para engajar públicos diversos, com foco em promover experiências essencialmente divertidas, de fácil aprendizado e jogabilidade simples (CGA, 2010, via www).”

Pareceu muito esse seu último parágrafo. Sim, boa parte dos jogos da Nintendo são casuais, o livro do Tio Juul, “A Casual Game Revolution”, tem o Wii na contra-capa. Claro que um Mario Bros é menos casual que um Pac Man, mas ele é mais casual que Mega Man, que é mais casual que Castlevania II, que é mais casual que Final Fantasy III. Mas a N se esmera em fazer games mais casuais, boa parte deles masterpieces dentro desse nicho, que utilizam todos os elementos de Game Design da cartilha de desenvolvimento.

Cito esse artigo aqui, intitulado “Casual Games Design Values”



Você verá aí os grandes pilares, Aceitabilidade, Acessibilidade, Simplicidade e Flexibilidade, e verá a Nintendo esculpida e escarrada, e entenderá porque seus jogos tratam de temas amenos, com frequência não usam combinações de comandos ou todos os botões do joystick (compare Smash com Street Fighter), porque não têm muito texto ou camadas de menus, até mesmo o eixo “moral” de seus games é construído pra chamar casuais, exemplo, olha esses trechos aqui do artigo:

“Game avoids offensive topics: The content is free from violence, sexuality, explicit language, religious topics and substance abuse”

“Game endorses positive emotions and values”

“Game uses mechanics, such as building, collecting, nurturing, exploration and collaboration instead of
destruction, killing, fighting or survival”

E compare com The Last of Us, que é isso aí tudo ao contrário.

O problema das características que você lista é que tem muita bobagem no meio, por exemplo, gráfico cartunesco, setting de fantasia, humor, coletar coisas. Por outro lado, as características que gravitam em torno do pick up and play, como, dificuldade simétrica e permitir jogadas rápidas, estão certas.

Consigo pensar em um bilhão de jogos casuais que não compartilham das características mais bobagentas. Posso começar com Tetris, passar por Wii Fit e terminar com dominó. Por outro lado, não consigo pensar em um único jogo casual que não seja fácil de aprender as regras básicas e começar a se divertir.

Suspeito que a confusão seja por causa da demografia que tais jogos pretendem alcançar. Mulheres por exemplo tendem a preferir gráficos cartunescos a visual realista. Mas não é uma característica suficiente (se fosse, Hollow Knight seria casual) e sequer necessária (se fosse, Brain Age nunca teria feito sucesso) para definir o que é um jogo casual.

No caso dos jogos da Nintendo, eles tendem a ter essa estética cuti-cuti porque a demografia dos pais de família é muito importante pra ela. Embora crianças adorem visual fotorrealista e cabeças explodindo, os pais preferem que elas joguem algo menos graficamente explícito. Eu adorava Mortal Kombat/Road Rash/Goldeneye/GTA quando criança mas não sei se deixaria meu filho ter contato com tais jogos enquanto criança.

Olhando o caso específico do Falls Guy e de sua mulher (com todo o respeito), ela se interessou pelos gráficos bonitinhos, mas te garanto que não jogaria mais de 5 minutos se não fosse um jogo com jogabilidade simples. Tente fazer com que ela jogue o remake do Links Awakening por exemplo.



E sim, discussões na internet tendem a se alongar por ferirem convicções prévias. Por exemplo, não há motivo de alguém pegar ar porque um Wasteland 3 ou Flight Simulator são mais "hardcore" do que um The Last of Us ou God of War. Ou porque Death Stranding e Gran Turismo são mais "hardcore" do que Breath of the Wild e Mario Kart.

O jogo ser mais casual, por regra, é uma qualidade e não um defeito. Qualquer desenvolvedor deseja que o maior número possível de pessoas se divirta com seus jogos. E se tais jogos ainda se tornam clássicos atemporais, ou seja, são profundos mesmo possuindo regras e comandos simplificados, como diversos jogos da Nintendo, melhor ainda...
 

Charles Bukowski

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.247
Reações
7.700
Pontos
819
Aí voltamos ao ponto inicial. Perder tempo jogando porcaria, prefiro fazer algo mais produtivo. Por isso que quantidade muitas vezes não quer dizer nada.

Bem tb fico me baseando no gamepass do pc, que é bem ruinzinho. O do console parece melhor.

O ponto inicial é que se você não gosta de nada que tem no Gamepass então a culpa não está no programa...

  • Quer jogo de simulação? Tem
  • Quer RTS? Tem
  • Quer jogo de ação/aventura? Tem
  • Quer filminho? Tem
  • Quer plataforma? Tem
  • Quer open-world? Tem
  • Quer jogo de tiro? Tem
  • Quer retro? Tem

E por aí vai.

Reclamar que jogo X ou Y é antigo só faz sentido se você já jogou, ou você só joga lançamento? Eu não tenho tempo para jogar tudo que sai, infelizmente. Eu tenho jogo que comprei, de 2015, por exemplo, que até hoje não joguei, pois não coloco qualquer critério de idade (do jogo) quando decido começar um jogo, pego o que vejo na minha lista aleatoriamente.

E veja, nem estou falando de Gamepass, pois praticamente só meu filho que joga no Xbox (atualmente só ligo o PS4). Então me perdoe, criticar um serviço que é prol consumidor (ao menos até agora) com argumentos rasos, não entra na minha cabeça.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Ultima Edição:

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.525
Reações
56.846
Pontos
1.003
Uma característica peculiar entre a maioria dos haters aqui neste tópico (e isso justifica não mostrar a gamertag) é que eles jogam muito pouco.

Eles não afirmam isso diretamente aqui, mas deixam "escapar" nos tópicos oficiais de jogos badalados.

Alguns dizem aguardar promoções por achar o jogo lançamento caro e por isso estão jogando jogos multi de 2013 em pleno 2020. (A maioria não tem TLOU2, GOT e estão começando a comprar Days Gone agora)

Outros sequer tem o PS4 e jogam apenas no PC. Entre esses alguns nem tem Steam e jogam apenas via Jack Sparrow.
Entre os que afirmam ter o Gamepass no PC, absolutamente nada lá os agrada. Tipo o cara instala jogo atrás de jogo e "odeia" todos criticando gráficos e performance (mesmo de multis consagrados) quando na verdade o hardware do cara está super defasado.

E claro... Em tópicos que citam o PS5 (jamais no oficial) muitos já comentaram que não pretendem pegar o PS5 tão cedo devido ao preço ou à baixa oferta de jogos nextgen. Mas curiosamente esta característica se torna um problema apenas para o Xbox.

Ou seja... Hate puro e gratuito.

Isso aí é fato. Tem uns aí que olhei a ID e tinha quase nada jogado. Esse Dinobass com foto de Sonic mesmo quando olhei tinha uns 10 exclusivos zerados e metade era remaster, sendo que dos 10 jogos 5 eram Uncharted. Fora outros como um tal de Link que aparece ás vezes, e vários outros que até esqueci o nome. Pior que são os que mais enchem o saco e flameiam, os que mais cagam gostinho de jogo pelo forum. Tem user sonysta aí no forum que joga muito e esses eu raramente vejo encherem o saco, menos ainda em tópico de Xbox. Mas quando é hater chato do tipo que tá em todo santo tópico perturbando estilo "Nominedomine" ou não joga, ou esconde ID desesperadamente.

E o maior espantalho que criam é que ID e GT servem pra comparar quem joga mais(uma desculpa que criam para zoar o argumento), quando é mera questão de credibilidade. Se uma pessoa tem lvl 100 na Psn e a outra lvl 5 e as duas zeraram God of War, as duas jogaram e pronto. Não importa quem joga mais ou se um platinou e o outro não, aliás, acho que nem é preciso zerar para opinar sobre um jogo. Você joga umas horinhas e já sabe que não curtiu. Diferente de olhar pelo Youtube ou Metacritic e cagar o que é bom ou não.

Mas sim, o que mais tem na OS é argumento que serve para X e não para Y. E, principalmente, gente que dá pitaco em produtos que não possui e quer impôr o que é bom ou não. Por isso tanto zoo que é forum de acionistas e insiders, porque gente que joga mesmo é o que menos tem.
 
Ultima Edição:

leandromede

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.360
Reações
19.752
Pontos
503
Isso aí é fato. Tem uns aí que olhei a ID e tinha quase nada jogado. Esse Dinobass com foto de Sonic mesmo quando olhei tinha uns 10 exclusivos zerados e metade era remaster, sendo que dos 10 jogos 5 eram Uncharted. Fora outros como um tal de Link que aparece ás vezes, e vários outros que até esquecino nome. Pior que são os que mais enchem o saco e flameiam, os que mais cagam gostinho de jogo pelo forum. Tem user sonysta aí no forum que joga muito e esses eu raramente vejo encherem o saco, menos ainda em tópico de Xbox. Mas quando é hater chato do tipo que tá em todo santo tópico perturbando, estilo "Nominedomine" ou não joga, ou esconde desesperadamente.

E o maior espantalho que criam é que ID e GT servem pra comparar quem joga mais(uma desculpa que criam para zoar o argumento), quando é mera questão de credibilidade. Se uma pessoa tem lvl 100 na Psn e a outra lvl 5 e as duas zeraram God of War, as duas jogaram e pronto. Não importa quem joga mais ou se um platinou e o outro não, aliás, acho que nem é preciso zerar pars opinar sobre um jogo. Você joga umas horinhas e já sabe que não curtiu. Diferente de olhar pelo Youtube ou Metacritic e cagar o que é bom ou não.

Mas sim, o que mais tem na OS é argumento que serve para X e não para Y. E, principalmente, gente que dá pitaco em produtos que não possui e quer impôr o que é bom ou não. Por isso tanto zoo que é forum de acionistas e insiders, porque gente que joga mesmo é o que menos tem.
Você não pode falar de ID ou GT, eu mesmo quase não jogo na minha, uso mais a do meu cachorro ou da minha vó.
 

gulavisk

Bam-bam-bam
Mensagens
3.385
Reações
3.545
Pontos
303
O ponto inicial é que se você não gosta de nada que tem no Gamepass então a culpa não está no programa...

  • Quer jogo de simulação? Tem
  • Quer RTS? Tem
  • Quer jogo de ação? Tem
  • Quer filminho? Tem
  • Quer plataforma? Tem
  • Quer open-world? Tem
  • Quer jogo de tiro? Tem
  • Quer retro? Tem
E por aí vai.

Reclamar que jogo X ou Y é antigo só faz sentido se você já jogou, ou você só joga lançamento? Eu não tenho tempo para jogar tudo que sai, infelizmente. Eu tenho jogo que comprei, de 2015, por exemplo, que até hoje não joguei, pois não coloco qualquer critério de idade (do jogo) quando decido começar um jogo, pego o que vejo na minha lista aleatoriamente.

E veja, nem estou falando de Gamepass, pois praticamente só meu filho que joga no Xbox (atualmente só ligo o PS4).


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Vejo alguém que gosta da Sony, curte o console e consegue ter uma opinião construtiva sem deixar ser levado pela paixão e fanatismo em relação a marca. Coisa que 90% aqui do forum vem para falar que Gamepass é um lixo, e tirar conclusões precipitadas de tudo sem mostrar qualquer argumento plausível só por conta da marca favorita.

Imagino se esse serviço ou o que a Microsoft está querendo fazer fosse a Sony que tivesse tomado a dianteira. Estaria 90% das pessoas aqui falando bem e 10% falando mal.
 

leandromede

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.360
Reações
19.752
Pontos
503
Vejo alguém que gosta da Sony, curte o console e consegue ter uma opinião construtiva sem deixar ser levado pela paixão e fanatismo em relação a marca. Coisa que 90% aqui do forum vem para falar que Gamepass é um lixo, e tirar conclusões precipitadas de tudo sem mostrar qualquer argumento plausível só por conta da marca favorita.

Imagino se esse serviço ou o que a Microsoft está querendo fazer fosse a Sony que tivesse tomado a dianteira. Estaria 90% das pessoas aqui falando bem e 10% falando mal.
A Sony tá deixando a MS brincar, quando a PSnow chegar aqui RIP Xbox.
 


ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.525
Reações
56.846
Pontos
1.003
Você não pode falar de ID ou GT, eu mesmo quase não jogo na minha, uso mais a do meu cachorro ou da minha vó.
Tipp aqueles youtubers que levam exposed na ID e falam que zeraram na casa da tia, como aquele Guilherme Gamer. :klol

Eu digo a real independente do fato. Se joguei ou não, se zerei ou não e até mesmo se terminei no easy. Não vejo necessidade em mentir ou fingir que joga o que não joga, tipo exclusivos no caso de vários.
 

gulavisk

Bam-bam-bam
Mensagens
3.385
Reações
3.545
Pontos
303
A Sony tá deixando a MS brincar, quando a PSnow chegar aqui RIP Xbox.

Gamepass tem o diferencial de jogos fist party sair day one no gamepass. Além da XCloud.

Essa xCloud só o futuro dirá, mas se for muito bom o serviço, isso pode vir a ser algo que levará a Microsoft para outro patamar.

Se eu fosse a Sony, preocupava mais com xCloud do que com o gamepass em si.
 

Craudiao

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.847
Reações
16.704
Pontos
503
A Sony tá deixando a MS brincar, quando a PSnow chegar aqui RIP Xbox.
Esse pessoal do "se tem pra PC é irrelevante" pode é cair do cavalo logo logo...
A Sony vem analisando o impacto ($$$) a um tempo já, colocou uns jogo meio recentes do PSNow (por tempo limitado, GoW inclusive teve) está levando alguns jogos para a Steam...
Para ela transformar a PSNow no que hoje é o Gamepass é muito simples e fácil para ela, já tem a estrutura, se perceber que o seu publico vai mutiplicar assim, ela vai de certeza fazer...
Agora se as vendas e/ou aumento de assinantes forem irrelevantes para ela, vai manter como está...

E vai ser muito interessante ver como serão as falacias então...

Afinal console "only digital" em apenas 12 meses deixou de ser uma "tentativa de acabar com o comércio de jogos usados" para a melhor maravilha do mundo pois todos só compram digital mesmo...
 

gulavisk

Bam-bam-bam
Mensagens
3.385
Reações
3.545
Pontos
303
Esse pessoal do "se tem pra PC é irrelevante" pode é cair do cavalo logo logo...
A Sony vem analisando o impacto ($$$) a um tempo já, colocou uns jogo meio recentes do PSNow (por tempo limitado, GoW inclusive teve) está levando alguns jogos para a Steam...
Para ela transformar a PSNow no que hoje é o Gamepass é muito simples e fácil para ela, já tem a estrutura, se perceber que o seu publico vai mutiplicar assim, ela vai de certeza fazer...
Agora se as vendas e/ou aumento de assinantes forem irrelevantes para ela, vai manter como está...

E vai ser muito interessante ver como serão as falacias então...

Afinal console "only digital" em apenas 12 meses deixou de ser uma "tentativa de acabar com o comércio de jogos usados" para a melhor maravilha do mundo pois todos só compram digital mesmo...

Acredito que esse é o caminho que todas irão seguir. Talvez a Sony esteja preparando o terreiro para isso. Mas ela está certa e tem que tomar cuidado pois pode afetar toda sua base consolidada no modelo antigo. Mas que esse é o futuro e a industria está se atualizando para isso é a mais pura verdade.

Ninguém sabe oque irá acontecer. Caso xCloud e o gamepass ultrapasse todas as expectativas a Sony terá sérios problemas e pode vir a acabar. Caso o xCloud e o gamepass sejam um desastre o xBox pode acabar.

Esta geração está interessante pois estamos perto de uma transformação na industria dos games. Algo datado que irá acabar mais cedo ou mais tarde.

Acredito que o a playstation irá vender muito mais consoles que a Microsoft, mas acredito tb que o xCloud irá chegar para muito mais pessoas do que a Sony irá conseguir vender de console.
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.981
Reações
31.277
Pontos
1.753
Esse pessoal do "se tem pra PC é irrelevante" pode é cair do cavalo logo logo...
A Sony vem analisando o impacto ($$$) a um tempo já, colocou uns jogo meio recentes do PSNow (por tempo limitado, GoW inclusive teve) está levando alguns jogos para a Steam...
Para ela transformar a PSNow no que hoje é o Gamepass é muito simples e fácil para ela, já tem a estrutura, se perceber que o seu publico vai mutiplicar assim, ela vai de certeza fazer...
Agora se as vendas e/ou aumento de assinantes forem irrelevantes para ela, vai manter como está...

E vai ser muito interessante ver como serão as falacias então...

Afinal console "only digital" em apenas 12 meses deixou de ser uma "tentativa de acabar com o comércio de jogos usados" para a melhor maravilha do mundo pois todos só compram digital mesmo...
pra mim seria ótimo. eu teria um xbox e assinaria psnow somente quando tivesse algo que eu tivesse particular interesse e jogava por streaming mesmo e f**a-se
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.525
Reações
56.846
Pontos
1.003
pra mim seria ótimo. eu teria um xbox e assinaria psnow somente quando tivesse algo que eu tivesse particular interesse e jogava por streaming mesmo e f**a-se

Idem. Queria eu que existisse Ps Now no Brasil, ia economizar uma nota. A maioria dos jogos a gente dá uma zeradinha e encosta, então um serviço me serviria bem melhor do que comprar os jogos. Eu teria economizado muito dinheiro com exclusivos de Ps4.

Nem precisaria ser no lançamento. Digamos que em 2021 a Sony colocasse The Last of Us 2 no serviço, aqui no Brasil. Seria tão melhor. Ficaram vários anos hypando o jogo, lançou, platinei em duas semanas e desinstalei. Acabou, tem mais nada pra fazer no jogo. 280 reais. Por isso gosto de serviços.
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.307
Reações
22.692
Pontos
803
características

Só repetindo, existem intensidades e espectro, porque você está insistindo em algo que com certeza entendeu como verdadeiro, mas não abre mão, talvez porque não tenha aceitado que alguma característica específica que quiçá te apeteça, talvez não se encaixe na definição por você esperada. Dado o uso reincidente do termo “bobagem”, quando bobagem é dizer o contrário.


São elementos de atração, cujos designers tentam usar para magnetizar o público-alvo casual. Citei os exemplos de Cuphead e Code Vein, que são cartunescos, mas são hardcore por causa da dificuldade, mas o elemento “pick up and play”, “setting fantasioso”, “permitir sessões curtas” e “gráficos cartunescos” continuam atraindo casuais no Run and Gun da MHDR. Porque atraem mais facilmente, e assim, developers de jogos casuais, com muita frequência - ou quase sempre - explorarão esses elementos. Link’s Awakening é menos casual que Kirby’s Star Allies, mas é mais casual que BOTW. Doravante, pense o contrário, e tente citar games casuais que têm personagens com proporções humanas, gráficos fotorrealistas e muitas cutscenes e textos, e veja se são “muitas exceções”.

Lembre-se, as características da lista não são uma bíblia, e sim os pontos de ancoragem de dois polos (extremos) dum espectro, developers podem querer colocar diferentes pitadas desses elementos em seus games, ou mesmo sequer estudam esses sensos populacionais, e fazem o game que lhes der na telha, o que inclusive é até mais humano. São elementos mais comumente valorizados por ambos. Mas que aquele pool de coisas ali atraem mais frequentemente casuais, atraem, e é bobagem dizer o contrário.



Mulheres por exemplo tendem a preferir gráficos cartunescos a visual realista.


De fato. Interessante, 70% dos Casual Gamers são mulheres. Pegue o apanhado de Partridge et al, de 2007. Deu 70%. Setenta.

É muita coisa. Citando mulheres, você reforça os elementos e características preferidas pela maioria, se elas são a maioria entre os casuais, as coisas que elas gostam mais frequentemente serão citadas como importantes pra um game, e por conseguinte, para atraí-las, os developers mais frequentemente lançarão mão disso no design de seus Casual Games. Obrigado por endossar, e deixo o dado estatístico de 70% falar por si mesmo.


Aliás, existem “3 arquétipos” de Casual Gamers:

  • Mulheres
  • Idosos
  • Crianças muito pequenas

Os jogos casuais em geral buscam ser adequados à coordenação motora de crianças e idosos, por isso são “Easy to Learn” e “pick up and play”, e dificilmente usam de todos os botões dum joystick, são intuitivos e user friendly. Aproveito para citar que a maioria dos Casual Gamers jogam diariamente. E a maioria monstruosa tem 50+ anos, só pra amarrar suas questões sobre “pais de família”

133548

Sessenta porcento das Casual Gamers femininas joga diariamente, o resto joga mais que 10 horas por semana, só pra novamente reiterar a questão do “tempo”. Os casuais jogam muito, é o contrário do que sugere o termo homônimo.


133551


Nintendo ... cuti cuti

Porque são casuais, reforçando. E repetindo. São casuais. Não dá pra ser perturbador, porque tem que atrair mais gente, e “pertubador” afasta muitos. Especialmente mulheres e idosos, maioria avassaldora dos Casuais. A maioria dos games da N é mais casual que a média, com exceções, como BOTW, alguns games das séries Donkey Kong e Metroid, e Xenoblade, mesmo que sejam às vezes cartunescos, vide toda a argumentação anterior.


O jogo ser mais casual, por regra, é uma qualidade e não um defeito.

De fato, e é por isso que zoações ocorrem. Isso sim é bobagem, Mario Odyssey é um game mais casual que Gears 4 ou Days Gone, mas é muito melhor. Mario Kart 8 é mais casual que Driveclub, e é muito melhor. Ratchet and Clank é mais casual que Until Dawn (sim, embora Until Dawn seja um game fácil), e é melhor também. Smash Ultimate é mais casual que Injustice, e é melhor. Não existe nenhuma correlação entre ser casual (informal, ameno, distrator) e ser bom. É óbvio, mas precisa ser dito.
 

LANTIS!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.138
Reações
18.164
Pontos
753
Para ela transformar a PSNow no que hoje é o Gamepass é muito simples e fácil para ela, já tem a estrutura, se perceber que o seu publico vai mutiplicar assim, ela vai de certeza fazer...

A Sony certamente já se decidiu em relação a isso.
Afinal ela ironicamente está usando o suporte de infra Azure da MS para sua rede.
 

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.722
Reações
22.480
Pontos
1.129
Só repetindo, existem intensidades e espectro, porque você está insistindo em algo que com certeza entendeu como verdadeiro, mas não abre mão, talvez porque não tenha aceitado que alguma característica específica que quiçá te apeteça, talvez não se encaixe na definição por você esperada. Dado o uso reincidente do termo “bobagem”, quando bobagem é dizer o contrário.


São elementos de atração, cujos designers tentam usar para magnetizar o público-alvo casual. Citei os exemplos de Cuphead e Code Vein, que são cartunescos, mas são hardcore por causa da dificuldade, mas o elemento “pick up and play”, “setting fantasioso”, “permitir sessões curtas” e “gráficos cartunescos” continuam atraindo casuais no Run and Gun da MHDR. Porque atraem mais facilmente, e assim, developers de jogos casuais, com muita frequência - ou quase sempre - explorarão esses elementos. Link’s Awakening é menos casual que Kirby’s Star Allies, mas é mais casual que BOTW. Doravante, pense o contrário, e tente citar games casuais que têm personagens com proporções humanas, gráficos fotorrealistas e muitas cutscenes e textos, e veja se são “muitas exceções”.

Lembre-se, as características da lista não são uma bíblia, e sim os pontos de ancoragem de dois polos (extremos) dum espectro, developers podem querer colocar diferentes pitadas desses elementos em seus games, ou mesmo sequer estudam esses sensos populacionais, e fazem o game que lhes der na telha, o que inclusive é até mais humano. São elementos mais comumente valorizados por ambos. Mas que aquele pool de coisas ali atraem mais frequentemente casuais, atraem, e é bobagem dizer o contrário.






De fato. Interessante, 70% dos Casual Gamers são mulheres. Pegue o apanhado de Partridge et al, de 2007. Deu 70%. Setenta.

É muita coisa. Citando mulheres, você reforça os elementos e características preferidas pela maioria, se elas são a maioria entre os casuais, as coisas que elas gostam mais frequentemente serão citadas como importantes pra um game, e por conseguinte, para atraí-las, os developers mais frequentemente lançarão mão disso no design de seus Casual Games. Obrigado por endossar, e deixo o dado estatístico de 70% falar por si mesmo.


Aliás, existem “3 arquétipos” de Casual Gamers:

  • Mulheres
  • Idosos
  • Crianças muito pequenas
Os jogos casuais em geral buscam ser adequados à coordenação motora de crianças e idosos, por isso são “Easy to Learn” e “pick up and play”, e dificilmente usam de todos os botões dum joystick, são intuitivos e user friendly. Aproveito para citar que a maioria dos Casual Gamers jogam diariamente. E a maioria monstruosa tem 50+ anos, só pra amarrar suas questões sobre “pais de família”

Visualizar anexo 133548

Sessenta porcento das Casual Gamers femininas joga diariamente, o resto joga mais que 10 horas por semana, só pra novamente reiterar a questão do “tempo”. Os casuais jogam muito, é o contrário do que sugere o termo homônimo.


Visualizar anexo 133551




Porque são casuais, reforçando. E repetindo. São casuais. Não dá pra ser perturbador, porque tem que atrair mais gente, e “pertubador” afasta muitos. Especialmente mulheres e idosos, maioria avassaldora dos Casuais. A maioria dos games da N é mais casual que a média, com exceções, como BOTW, alguns games das séries Donkey Kong e Metroid, e Xenoblade, mesmo que sejam às vezes cartunescos, vide toda a argumentação anterior.




De fato, e é por isso que zoações ocorrem. Isso sim é bobagem, Mario Odyssey é um game mais casual que Gears 4 ou Days Gone, mas é muito melhor. Mario Kart 8 é mais casual que Driveclub, e é muito melhor. Ratchet and Clank é mais casual que Until Dawn (sim, embora Until Dawn seja um game fácil), e é melhor também. Smash Ultimate é mais casual que Injustice, e é melhor. Não existe nenhuma correlação entre ser casual (informal, ameno, distrator) e ser bom. É óbvio, mas precisa ser dito.

Eu acho que boa parte daquelas características são bobagens porque eu realmente acho que são bobagens. Não possuem utilidade para definir o que é um jogo casual. A regra é clara: quanto mais simples os comandos e regras de determinado jogo são, mais casual ele é. O resto é o resto.

Não vou ficar me repetindo dizendo que "consigo pensar em um bilhão de jogos casuais que não são engraçados, cartunesco, com setting fantasioso, etc, começando com Tetris, passando por Wii Fit e terminando com dominó. Por outro lado, não consigo pensar em um único jogo casual que não seja fácil de aprender as regras básicas e começar a se divertir." Se você quiser eu continuo com a lista do bilhão de jogos casuais que não possuem tais características: dama, xadrez, paciência, resta um, Ping Pong, 8 Ball Pool, Sim City 2000, Clubhouse Games...

Aí você diz para eu pensar em sentido contrário e citar games casuais que têm personagens com proporções humanas, gráficos fotorrealistas e muitas cutscenes e textos. Aceito o desafio: Black Mirror Bandernatch, Her Story e Teling Lies. Faça o teste com sua esposa e tia e veja se elas não gostam destes jogos. De fato possuem menos exemplos, porque tendem a fazer menos sucesso. E de qualquer forma, caso o jogo não tenha esse foco, cutscenes e caixas de textos afastam a hipótese de pick up and play.




Perceba que a nossa discordância aqui é bem marginal. Basicamente discordo das características que você usa para definir o que é um jogo casual. Pra que complicar algo que é bem simples: por que um monte de características que possuem diversas exceções se apenas uma regra simples basta? E aí a conversa já começa a degringolar para falar de demografia de consumo. Não vou seguir nessa. Se você acha que o jogo ser engraçado, cartunesco, etc, são características úteis para definir o que é um jogo casual, ok.

Apenas mais uma digressão dentro dessa já longa digressão: Breath of the Wild é muito mais casual do que Link's Awakening. É um jogo consideravelmente menos complexo, ainda que mais profundo. É mais direto ao ponto, com menos caixas de texto, com regras mais claras (pois intuitivas), sem picos incontornáveis de dificuldade, sem "fale com a para pegar o item b, para abrir a porta c"... enfim, estimula muito mais uma jogatina descompromissada do que o Link's Awakening. É um dos exemplos mais bem acabados do que significa elegance in game design, aquele santo graal que permite a um jogo ser tanto um sucesso entre o público mais amplo (pois simples) quanto um clássico imortal (pois profundo) e do qual eu venho falando desde o início.
 

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.011
Reações
23.077
Pontos
1.114
Uma característica peculiar entre a maioria dos haters aqui neste tópico (e isso justifica não mostrar a gamertag) é que eles jogam muito pouco.

Eles não afirmam isso diretamente aqui, mas deixam "escapar" nos tópicos oficiais de jogos badalados.

Alguns dizem aguardar promoções por achar o jogo lançamento caro e por isso estão jogando jogos multi de 2013 em pleno 2020. (A maioria não tem TLOU2, GOT e estão começando a comprar Days Gone agora)

Outros sequer tem o PS4 e jogam apenas no PC. Entre esses alguns nem tem Steam e jogam apenas via Jack Sparrow.
Entre os que afirmam ter o Gamepass no PC, absolutamente nada lá os agrada. Tipo o cara instala jogo atrás de jogo e "odeia" todos criticando gráficos e performance (mesmo de multis consagrados) quando na verdade o hardware do cara está super defasado.

E claro... Em tópicos que citam o PS5 (jamais no oficial) muitos já comentaram que não pretendem pegar o PS5 tão cedo devido ao preço ou à baixa oferta de jogos nextgen. Mas curiosamente esta característica se torna um problema apenas para o Xbox.

Ou seja... Hate puro e gratuito.

Falando em gamepass de PC, o que mais tem aqui é a galerinha do hate assinando isso ai, meus parabéns, caiu certinho aonde a Microsoft queria.
 

gulavisk

Bam-bam-bam
Mensagens
3.385
Reações
3.545
Pontos
303
Continuo assinando gamePass e pago o valo cheio. Quando tal serviço deixar de ser útil para mim, irei cancelar sem pensar duas vezes. Por enquanto está valendo muito ter o gamepass. Início de nova geração ainda vai estar imbatível.
 

tylenol

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
5.881
Reações
8.152
Pontos
984
Pra vocês entenderem, existe uma confusão entre criticar o gamepass, criticar a Microsoft e criticar o Xbox, tem que saber onde direcionar as críticas e as defesas, alguém crítica o Xbox e defendem com GamePass.
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.525
Reações
56.846
Pontos
1.003
Pra vocês entenderem, existe uma confusão entre criticar o gamepass, criticar a Microsoft e criticar o Xbox, tem que saber onde direcionar as críticas e as defesas, alguém crítica o Xbox e defendem com GamePass.

Porque usam o Gamepass para criticar o Xbox, basicamente. Se a pessoa diz que o Gamepass vai minar a qualidade dos jogos do Xbox, é uma crítica aos dois. Criticam os dois mesmo.
 
Ultima Edição:

tylenol

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
5.881
Reações
8.152
Pontos
984
Porqur usam o Gamepass para criticar o Xbox, basicamente. Se a pessoa diz que o Gamepass vai minar a qualidade dos jogos do Xbox, é uma crítica aos dois. Criticam os dois mesmo.
Também já pensei que poderia ser o Gamepass um dos elementos responsáveis pelo baixo sucesso de alguns exclusivos, mas o Xbox já estava com esse problema bem antes do lançamento do serviço. Hoje considero só como uma coincidência. Não tem como criticar o serviço, até pq futuramente podemos estar usando PSNOW, então para o Serviço quanto mais jogos melhor, agora para o Xbox enquanto não fizer jus ao seu Marketing de "12TF" ele ficará muito dependente do GamePass, hoje o GamePass sobrevive sem o Xbox, mas o Xbox sem GamePass... Só pra refletir mesmo.
 

relbr

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.302
Reações
4.816
Pontos
979
Também já pensei que poderia ser o Gamepass um dos elementos responsáveis pelo baixo sucesso de alguns exclusivos, mas o Xbox já estava com esse problema bem antes do lançamento do serviço. Hoje considero só como uma coincidência. Não tem como criticar o serviço, até pq futuramente podemos estar usando PSNOW, então para o Serviço quanto mais jogos melhor, agora para o Xbox enquanto não fizer jus ao seu Marketing de "12TF" ele ficará muito dependente do GamePass, hoje o GamePass sobrevive sem o Xbox, mas o Xbox sem GamePass... Só pra refletir mesmo.
desculpa dizer, mas vc escreveu besteira.
Gamepass so existe e tem muitos assinantes graças ao xbox, se dependesse do Pc a M$ tava ferrada. Ate a quantidade de jogos no pc e fraco em relação a console, por isso e mais barato.

Se vendeu 50 milhoes de xbox e se 10 milhoes assinam o serviço pode crer que a grande maioria esta no xbox e nao pc.

Imagina se nao fosse o xbox, gamepass ia ser um stadia da vida.

Duvido que somente pc ia conseguir manter muitos assinantes. Steam e pirararia ainda e forte no pc.

Por isso a M$ vai manter o suporte ao xbox one por pelo menos 2 anos devido assinantes gamepass no xbox one ser a maioria.
Imagina se a M$ diz jogos novos so iram rodar no Serie x, milhares que assinam e estao no xbox one poderiam cancelar a assinatura.
Imagina o prejuízo.
 

leandromede

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.360
Reações
19.752
Pontos
503
Também já pensei que poderia ser o Gamepass um dos elementos responsáveis pelo baixo sucesso de alguns exclusivos, mas o Xbox já estava com esse problema bem antes do lançamento do serviço. Hoje considero só como uma coincidência. Não tem como criticar o serviço, até pq futuramente podemos estar usando PSNOW, então para o Serviço quanto mais jogos melhor, agora para o Xbox enquanto não fizer jus ao seu Marketing de "12TF" ele ficará muito dependente do GamePass, hoje o GamePass sobrevive sem o Xbox, mas o Xbox sem GamePass... Só pra refletir mesmo.
Se o Xbox deixar de existir pode enterrar o Game Pass junto, nunca precisei de Game Pass pra preferir o Xbox, aliás o serviço só me ajuda a comprar os jogos que estão lá.
 
D

Deleted member 219486

Bom o xcloud pode ampliar o acesso dos games no game pass e com mais gente assinando ele deve melhorar. A Microsoft por enquanto deu um tiro no pé em relação ao SX. Vamos ver se acorda.
 

tylenol

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
5.881
Reações
8.152
Pontos
984
desculpa dizer, mas vc escreveu besteira.
Gamepass so existe e tem muitos assinantes graças ao xbox, se dependesse do Pc a M$ tava ferrada. Ate a quantidade de jogos no pc e fraco em relação a console, por isso e mais barato.

Se vendeu 50 milhoes de xbox e se 10 milhoes assinam o serviço pode crer que a grande maioria esta no xbox e nao pc.

Imagina se nao fosse o xbox, gamepass ia ser um stadia da vida.

Duvido que somente pc ia conseguir manter muitos assinantes. Steam e pirararia ainda e forte no pc.

Por isso a M$ vai manter o suporte ao xbox one por pelo menos 2 anos devido assinantes gamepass no xbox one ser a maioria.
Imagina se a M$ diz jogos novos so iram rodar no Serie x, milhares que assinam e estao no xbox one poderiam cancelar a assinatura.
Imagina o prejuízo.
Por isso eu disse "HOJE", os movimentos de expansão do GamePass para PC e dispositivos móveis tornam o GamePass menos dependente do Xbox. Você pode até dizer que o GamePass só cresceu por causa do Xbox e isso é lógico. Mas agora com o lançamento do séries X a sua principal vantagem é o GP.
 

Mausypon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.090
Reações
35.196
Pontos
803
Nossa, que puteiro virou esse tópico :klolwtf

Vou deixar uma imagem ilustrativa do que acho dessa briga

Um desses custa 60 dólares e tem investimento de triplo A.

O outro é menor orçamento Cartoon pra se encaixar a um serviço de 1 real.

Escolham um lado e joguem.

133602


Eu sei que tem o Halo Infinite , até pensei coloca a foto dele aqui , mas o grounded me parece mais bem acabado e com melhores gráficos :coolface


Até mais galerinha :ksanfona
 

tylenol

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
5.881
Reações
8.152
Pontos
984
Nossa, que puteiro virou esse tópico :klolwtf

Vou deixar uma imagem ilustrativa do que acho dessa briga

Um desses custa 60 dólares e tem investimento de triplo A.

O outro é menor orçamento Cartoon pra se encaixar a um serviço de 1 real.

Escolham um lado e joguem.

Visualizar anexo 133602


Eu sei que tem o Halo Infinite , até pensei coloca a foto dele aqui , mas o grounded me parece mais bem acabado e com melhores gráficos :coolface


Até mais galerinha :ksanfona
Deixa de safadeza, vão postar o jogo do Moranguinho... O Knack Killer
 
Topo Fundo