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Mario é um jogo irreplicável

Trezoitao38

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Mario é praticamente o jogo perfeito. Por vários motivos. O primeiro deles é que é um dos poucos jogos capazes de atender a pelo menos 3 critérios que um bom jogo deve seguir para ser simultaneamente divertido e profundo.

Um bom jogo tem de atender 3 critérios:

1- Ele tem de ser assimilável por qualquer pessoa. Isto é, o jogo tem que pensado como o primeiro jogo, ou ao menos, o primeiro videogame, de qualquer pessoa. Independente de qual jogo o seja, qualquer jogo pode ser o primeiro jogo de cada um. Imagine que uma pessoa vá jogar videogame pela primeira vez, pode ser Diablo, Starcraft, Civilization, Sim City, Flight Simulator, Baldur's Gate, qualquer jogo que seja pode por inúmeros motivos ser o primeiro videogame de cada um. Tendo em vista isso, um bom jogo precisa ser desenhado de tal maneira que mesmo uma pessoa que não tenha experiência alguma com videogames e não domina os controles, seja capaz de jogá-lo. Leve em conta que essas pessoas desconhecem conhecimentos básicos comuns a maioria dos videogames. Qual é o objetivo de um game? Como posso alcançá-lo? Quais são as possíveis punições para os erros que eu possa vir cometê-los? Os primeiros game designers trabalharam como conceitos como vidas e mortes porque eles são mais assimiláveis, mas existem jogos que trabalham com conceitos mais complexos que esses, então como instruir o jogador?

2- Um jogo tem que ser divertido desde o início. E isso significa que mesmo na sua fase introdutória de conceitos básicos, mesmo na fase que o jogador ainda está aprendendo, o jogo tem de ser de alguma maneira divertido, ainda que o jogador não tenha domínio completo do jogo.

3- Para atender o critério 2, o jogo não pode ser nos seus primeiros momentos diferente do que ele é em seus momentos finais. O jogador não pode ser traído. Pode ser mais fácil para um game designer fazer um jogo divertido em sua fase inicial, atender o critério 1, ou seja, ser de fácil assimilação, porém, o jogo que o jogador joga no início é bem diferente do jogo que ele o joga no final. Alguns game designers sabem que seus games são complexos e possuem uma longa curva de aprendizado. E que esse período de aprendizagem pode ser um tanto quanto chato, custoso para o jogador sem que ele obtenha recompensas no curto prazo. Então o que os designers fazem? Criam dinâmicas de jogos que são mais fáceis de assimilarem mas que são diferentes. É por isso que alguns designers usam quick time events. São fáceis de jogar, pois o que se tem que fazer é indicado na tela. A qualidade das animações e o trabalho de direção pode gerar cut scenes semi jogáveis que são interessantes. Porém, são radicalmente diferentes daquilo que o jogo pode ser.

Bem, Mario é um jogo que pode ser jogado por qualquer pessoa que nunca tenha jogado videogame antes em sua vida e ainda assim seus conceitos básicos são assimilados com facilidade. Ele é divertido desde o início e o faz isso sem trair o jogador, pois ele é o mesmo no seu início até o final.

Como Nintendo faz isso? Trabalhando a curva de dificuldade. De uma maneira mais resumida, é como se todo o Mario fosse um grande tutorial em que os conceitos de jogo são distribuídos em várias fases. O objetivo principal de trabalhar a curva de dificuldade em um Mario é fazer com que o jogador sinta a sensação de estar à frente do jogo e não atrás dele. Isto é, logo após cada fase o jogador deve se sentir como melhor do que antes de fazê-la. E ao jogar a próxima fase ele deve sentir mais facilidade que na fase passada mesmo que a próxima fase seja mais difícil do que a anterior. Isso dá ritmo, o jogador não empaca. E ao mesmo tempo, ele se sente desafiado, pois o nível de dificuldade está subindo. Ele sente que está passando com mais facilidade não porque o jogo está ficando mais fácil, porque não o está, mas porque está desenvolvendo habilidades.

O que a Nintendo fez para atender todos esses critérios é algo realmente único. Muitos bons game designers podem fazer fases interessantes, principalmente quando são observadas individualmente. O que é algo nos vemos em muitas das fases criadas em Mario Maker. Mas como elas funcionam sistematicamente umas em relação às outras dentro de um jogo que estrá trabalhando curvas de dificuldade, lições de novas habilidades e ritmo do jogo?

Ainda mais, desde Super Mario Bros 3 a Nintendo introduziu o conceito de Mundo e trabalhou os aspectos de fases opcionais, saídas secretas, fases bônus, power ups; tudo para tornar o jogo mais interessante para jogadores mais experientes ao mesmo tempo que fornece ajudas justas para jogadores mais novatos.

Mario é um jogo irreplicável. Apenas sabemos o que o jogo faz, os objetivos que os game designers da Nintendo alcançam. Mas não sabemos em detalhe como chegar lá, como colocar cada obstáculo de fase pensando nesses objetivos, pensando no jogo inteiro sistematicamente. É um trabalho fino, quase tão bom quanto uma sinfonia inteira de um compositor clássico; uma nota fora do lugar pode arruinar o trabalho inteiro de uma sinfonia. E não é diferente com um videogame.

Em outros gêneros vemos muitas cópias, réplicas, jogos que são melhores que seus antecessores etc. Mas quando se trata do gênero de plataforma, ninguém está a par da Nintendo. Pois Mario é simplesmente irreplicável, ainda que suas lições de game design sejam um tanto quanto explícitas.
 

Toguro Games

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O loko amigo, Mario Odyssey é chatão. Muita coisa melhor dentro do gênero na atual geração. Os clássicos foram legais no seu tempo, são jogos importantes e únicos, mas não é essa última bolacha do pacote não.

O único Mario que realmente se sobressai é o Sunshine, que felizmente vai ser relançado logo mais, esse sim é bom de verdade.

Mas essa questão da dificuldade é relativa também, o próprio Sunshine e até mesmo os Odyssey e Galaxy não tem toda essa sensação de tutorial não, muitos são difíceis pra caraca e não são tão acessíveis assim não.

Os 2D concordo com essa afirmação.

Abraço
 

Krion

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Mario é praticamente o jogo perfeito. Por vários motivos. O primeiro deles é que é um dos poucos jogos capazes de atender a pelo menos 3 critérios que um bom jogo deve seguir para ser simultaneamente divertido e profundo.

Um bom jogo tem de atender 3 critérios:

1- Ele tem de ser assimilável por qualquer pessoa. Isto é, o jogo tem que pensado como o primeiro jogo, ou ao menos, o primeiro videogame, de qualquer pessoa. Independente de qual jogo o seja, qualquer jogo pode ser o primeiro jogo de cada um. Imagine que uma pessoa vá jogar videogame pela primeira vez, pode ser Diablo, Starcraft, Civilization, Sim City, Flight Simulator, Baldur's Gate, qualquer jogo que seja pode por inúmeros motivos ser o primeiro videogame de cada um. Tendo em vista isso, um bom jogo precisa ser desenhado de tal maneira que mesmo uma pessoa que não tenha experiência alguma com videogames e não domina os controles, seja capaz de jogá-lo. Leve em conta que essas pessoas desconhecem conhecimentos básicos comuns a maioria dos videogames. Qual é o objetivo de um game? Como posso alcançá-lo? Quais são as possíveis punições para os erros que eu possa vir cometê-los? Os primeiros game designers trabalharam como conceitos como vidas e mortes porque eles são mais assimiláveis, mas existem jogos que trabalham com conceitos mais complexos que esses, então como instruir o jogador?

2- Um jogo tem que ser divertido desde o início. E isso significa que mesmo na sua fase introdutória de conceitos básicos, mesmo na fase que o jogador ainda está aprendendo, o jogo tem de ser de alguma maneira divertido, ainda que o jogador não tenha domínio completo do jogo.

3- Para atender o critério 2, o jogo não pode ser nos seus primeiros momentos diferente do que ele é em seus momentos finais. O jogador não pode ser traído. Pode ser mais fácil para um game designer fazer um jogo divertido em sua fase inicial, atender o critério 1, ou seja, ser de fácil assimilação, porém, o jogo que o jogador joga no início é bem diferente do jogo que ele o joga no final. Alguns game designers sabem que seus games são complexos e possuem uma longa curva de aprendizado. E que esse período de aprendizagem pode ser um tanto quanto chato, custoso para o jogador sem que ele obtenha recompensas no curto prazo. Então o que os designers fazem? Criam dinâmicas de jogos que são mais fáceis de assimilarem mas que são diferentes. É por isso que alguns designers usam quick time events. São fáceis de jogar, pois o que se tem que fazer é indicado na tela. A qualidade das animações e o trabalho de direção pode gerar cut scenes semi jogáveis que são interessantes. Porém, são radicalmente diferentes daquilo que o jogo pode ser.

Bem, Mario é um jogo que pode ser jogado por qualquer pessoa que nunca tenha jogado videogame antes em sua vida e ainda assim seus conceitos básicos são assimilados com facilidade. Ele é divertido desde o início e o faz isso sem trair o jogador, pois ele é o mesmo no seu início até o final.

Como Nintendo faz isso? Trabalhando a curva de dificuldade. De uma maneira mais resumida, é como se todo o Mario fosse um grande tutorial em que os conceitos de jogo são distribuídos em várias fases. O objetivo principal de trabalhar a curva de dificuldade em um Mario é fazer com que o jogador sinta a sensação de estar à frente do jogo e não atrás dele. Isto é, logo após cada fase o jogador deve se sentir como melhor do que antes de fazê-la. E ao jogar a próxima fase ele deve sentir mais facilidade que na fase passada mesmo que a próxima fase seja mais difícil do que a anterior. Isso dá ritmo, o jogador não empaca. E ao mesmo tempo, ele se sente desafiado, pois o nível de dificuldade está subindo. Ele sente que está passando com mais facilidade não porque o jogo está ficando mais fácil, porque não o está, mas porque está desenvolvendo habilidades.

O que a Nintendo fez para atender todos esses critérios é algo realmente único. Muitos bons game designers podem fazer fases interessantes, principalmente quando são observadas individualmente. O que é algo nos vemos em muitas das fases criadas em Mario Maker. Mas como elas funcionam sistematicamente umas em relação às outras dentro de um jogo que estrá trabalhando curvas de dificuldade, lições de novas habilidades e ritmo do jogo?

Ainda mais, desde Super Mario Bros 3 a Nintendo introduziu o conceito de Mundo e trabalhou os aspectos de fases opcionais, saídas secretas, fases bônus, power ups; tudo para tornar o jogo mais interessante para jogadores mais experientes ao mesmo tempo que fornece ajudas justas para jogadores mais novatos.

Mario é um jogo irreplicável. Apenas sabemos o que o jogo faz, os objetivos que os game designers da Nintendo alcançam. Mas não sabemos em detalhe como chegar lá, como colocar cada obstáculo de fase pensando nesses objetivos, pensando no jogo inteiro sistematicamente. É um trabalho fino, quase tão bom quanto uma sinfonia inteira de um compositor clássico; uma nota fora do lugar pode arruinar o trabalho inteiro de uma sinfonia. E não é diferente com um videogame.

Em outros gêneros vemos muitas cópias, réplicas, jogos que são melhores que seus antecessores etc. Mas quando se trata do gênero de plataforma, ninguém está a par da Nintendo. Pois Mario é simplesmente irreplicável, ainda que suas lições de game design sejam um tanto quanto explícitas.

Só deixo isto aqui :kcool



 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
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Nunca gostei da franquia, mas dá pra ver que os jogos são muito bem feitos. Na era 2d eu achei ok e me diverti bem mais com Sonic, já no 3D larguei mão das duas franquias.
 


Paiva :)

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O loko amigo, Mario Odyssey é chatão. Muita coisa melhor dentro do gênero na atual geração. Os clássicos foram legais no seu tempo, são jogos importantes e únicos, mas não é essa última bolacha do pacote não.

O único Mario que realmente se sobressai é o Sunshine, que felizmente vai ser relançado logo mais, esse sim é bom de verdade.

Mas essa questão da dificuldade é relativa também, o próprio Sunshine e até mesmo os Odyssey e Galaxy não tem toda essa sensação de tutorial não, muitos são difíceis pra caraca e não são tão acessíveis assim não.

Os 2D concordo com essa afirmação.

Abraço
Se tu algum contribuir financeiramente com o fórum, recomendo DEMAIS mudar seu status para “Tortinhas Sonysta”. :klolwtfSeria genial.
 
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Markshneider

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Já ouviu falar de Knack?
Baita jogo difícil do kct. Morro direto e não sou nada ruim em jogos de plataforma ou de ação. Um dos meu gêneros preferidos.
Cada três inimigos comuns na tela você tem que ativar o mobo boss de megaman. Decorar padrão de ataque, velocidade de cada um, saber direitinho qual ataque tem que esperar, qual tem que esquivar, e a hora certa de atacar.
Definitivamente não é jogo de criança, só criança talentosa consegue jogar ele.

Veja bem, para mim Knack é um jogo excelente, mas não é pra todo mundo.

Sobre Mario, só é acessível assim porque é sempre o mesmo jogo. Troca uma skin, troca uma mecânica aqui ou ali e pronto, jogo novo a preço cheio.
Quem acha que Mario é jogo fácil está subestimando o fator familiaridade. Quem gosta de Mario hoje, com certeza já teve oportunidade de jogar um, ou dois, ou 10 antes, e teve tempo para se acostumar com a física de tanque escorregadio, tempo médio de pulo/gravidade, distância dos pulos, e por aí vai.
Quem pega um Mario hoje para jogar, sem nunca ter relado o dedo na franquia morre um monte também. Tem uma curva de aprendizado média, como qualquer outro jogo do gênero.
De destaque mesmo, é carismático e estimulante, esse é o diferencial hoje em dia.
 

Jailcante

Bam-bam-bam
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Textão lindo sobre Mario, mas não, isso não justifica a coletânea capada anunciada pela Nintendo... Ela justamente aproveita o amor das pessoas pelo herói pra cometer esse tipo de coisa.

Não adianta passar pano.


Bolsominion-passando-pano-para-o-presidente-9.gif
 

Stefunk

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Única coisa que me incomoda no universo Mario é a sua agenda progressista a favor das drogas, utilizar-se de cogumelos alucinógenos para ficar "alto", vai por mim, não é uma mensagem muito sútil.
 

MaxCarnage666

Bam-bam-bam
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Única coisa que me incomoda no universo Mario é a sua agenda progressista a favor das drogas, utilizar-se de cogumelos alucinógenos para ficar "alto", vai por mim, não é uma mensagem muito sútil.
Ele bb pode usar uma folha e sair voando.
 

Guyver

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Única coisa que me incomoda no universo Mario é a sua agenda progressista a favor das drogas, utilizar-se de cogumelos alucinógenos para ficar "alto", vai por mim, não é uma mensagem muito sútil.

Isso sem falar de crueldade com animais.
 

Queen of Pain

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Eu sempre gostei muito mais de Sonic, mas reconheço o carisma de Mario, embora não tenha interesse na franquia.
 

ludex

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Legal que além de serem 3 pontos extremamente vagos, onde vários outros jogos seguem também, o cara coloca todos os milhoes lançados num mesmo patamar.

Daria pra citar várias coisas, mas o tópico tá com muita cara de bait, deixa os flamers se matarem ae msm
 

JmB!

Lenda da internet
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Concordei com o "Ser divertido desde o início".

Só não sei se podemos falar de Mário, mas blz!

T+
 
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The End.

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Vai de gosto.
Nem todo mundo gosta de bater cabeça em tijolo e pular na cabeça dos outros, assim como nem todo mundo gosta de uma partida de FIFA.

Um amigo estava vendo eu jogar NSMBUD e disse que era um jogo bobo, infantil, mais do mesmo, etc.

Eu gostei demais dos poucos jogos que zerei (Super Mario World, Mario 64, NSMBUD, Odyssey)
O loko amigo, Mario Odyssey é chatão. Muita coisa melhor dentro do gênero na atual geração. Os clássicos foram legais no seu tempo, são jogos importantes e únicos, mas não é essa última bolacha do pacote não.

O único Mario que realmente se sobressai é o Sunshine, que felizmente vai ser relançado logo mais, esse sim é bom de verdade.

Mas essa questão da dificuldade é relativa também, o próprio Sunshine e até mesmo os Odyssey e Galaxy não tem toda essa sensação de tutorial não, muitos são difíceis pra caraca e não são tão acessíveis assim não.

Os 2D concordo com essa afirmação.

Abraço
Mario Odyssey pra mim é um jogo praticamente perfeito, algo raro.

Um mundo melhor que o outro.

Esse negócio de jogar o Cappy pra controlar os inimigos foi bem legal.

Visual, som, gameplay, tudo muito bom.
 

BaronCrovaxx

Bam-bam-bam
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Mário 64 me fez comprar o N64 na época(fiquei louco quando vi,era algo realmente 'a frente da geração) mas infelizmente hj em dia não tenho mais paciencia para esse tipo de jogo, respeito,é claro,mas Nintendo hj pra mim só tem Zelda que me dá vontade de jogar.
Metroid tb,mas o mesmo foi esquecido pela Nintendo.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
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É um fato, tanto que nenhum plataforma superou até hoje o jogo. E sempre copiam o jogo

Enviado de meu moto g(8) usando o Tapatalk
 

Hiperbrain

Ei mãe, 500 pontos!
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Melhor game já feito

Simples assim.

Não precisa ser o preferido, mas é o alicerce da indústria, o beabá do side-scrolling, a escola do design de fases e tantas outras coisas mais.

Mario é REI.

E de REI não se tira a majestade.

O pessoal mais novo sequer alcança a sutileza do posicionamento de cada elemento numa fase de Mario, um game que vem ensinando muita empresa a fazer videogame há décadas.

Primeiro, salvou a indústria do videogame nos anos 80, quando esse pessoal nem era nascido. Se converteu em símbolo e referência permanente para a retomada da indústria e explosão dos games de plataforma.

Super Mario Bros 3 de NES é um exemplo de percepção evolutiva e consolidação de uma mítica.

Vários desses simplistas de hoje que passam a régua na história da franquia inteira dizendo que é apenas "mais do mesmo" ou "sempre a mesma coisa" sofreriam horrores para superar todas as fases de qualquer jogo do Mario sem muito treino e aprendizado, sem nem ao menos se darem conta ou reconhecer a genialidade do design aparentemente simples de cada fase.

Desculpem, Mario tem tanta identidade que pôde, depois de muitos anos, revolucionar novamente na sua estreia em versão 3D. Os elementos, conceitos e personagens são ferramentas do gameplay e não somente itens decorativos ou apenas ilustrativos de uma narrativa complexa. Mario é tão foda que não precisa de história, nem de narrativa, nem de grandes alterações em sua essência prática.

Mario é um conceito, um jeito de fazer, um laboratório de experiências com fórmulas e dosagens únicas e secretas.

Lidem com isso.
 
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Skyloft

Smelly cat
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Mario só não é a melhor série de videojogos de sempre porque tem Zelda, que está no mesmo patamar.

É quase assustador lembrar de que essas jóias são de uma só empresa.
 

Legaia

Bam-bam-bam
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Gosto do super mario ( joguei quando crianças) e Mario Galaxy 2 (adolescente)
Mas hoje não é meu estilo de jogo com essa pegada infantil ... Mas legal pra quem curte
 

Hiperbrain

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Essa devoção atual não tem explicação.

Tem, sim.

Depois de mais de 30 anos..

Mesma "história" de Princesa Peach raptada e Bowser do mal "vou dominar o mundo"...

E quando lança um jogo da série principal...

CHUTA BUNDAS E DÁ AULA DE CARISMA E DESIGN.

Preciso falar de vendas? ESTÃO GARANTIDAS.

Sabe por quê? Apenas porque é Mario.
 
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