O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Tópico oficial AstrônomOS / FisicuzinhOS | 1a foto de um buraco negro p.35 | Mãe, no céu tem VY Canis Majoris? E morreu p.62 | Fotos TESUDAS James Webb p.63, 64...

Qual o teu nível de conhecimento sobre astronomia?

• Total voters

Pimenta_

F1 King
Reações
Pontos
Esse final de semana olhei um pouco para o céu a noite.
Uma duvida..... todas as estrelas que temos visão a olho nú, todas estão dentro da nossa galaxia?

Sim. Não só estão dentro da nossa galáxia como é uma porção muito pequena dela. Acho que a estrela mais distante que podemos ver a olho nu é a Eta Carinae (sistema binário), que fica a uns 7 mil anos-luz. Considerando que o diâmetro da galáxia é pouco mais de 100 mil anos-luz, é uma distância pequena até.

Mas se for considerar qualquer objeto, podemos ver a galáxia de Andrômeda, que fica a 2,5 milhões de anos-luz.

Ultima Edição:

Pimenta_

F1 King
Reações
Pontos
Essa notícia sobre provável vida nas nuvens de Vênus é um marco. Lembro que isso foi cogitado muitos anos atrás, quando eu nem era muito ligado nesses assuntos. Espero que mandem uma sonda pra lá algum dia.

Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
Pontos
Um resumo do video apresentado pela "Royal Astronomical Society"

Phosphine on Venus - Lead scientist Jane Greaves explains the discovery

JaSeFoiODiscoVoador

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
Pontos
Post foda do reddit sobre o assunto

Se o embed não funcionar:
Astronomer here! Here is what is going on!

For many years, astronomers have speculated that the most likely way to find evidence of extraterrestrial life is via biosignatures, which are basically substances that provide evidence of life. Probably the most famous example of this would be oxygen- it rapidly oxidizes in just a few thousand years, so to have large quantities of oxygen in an atmosphere you need something to constantly be putting it there (in Earth's case, from trees). Another one that's been suggested as a great biosignature is phosphine- a gas we can only make on Earth in the lab, or via organic matter decomposing (typically in a water-rich environment, which Venus is not). So, to be abundantly clear, the argument here is to the best of our knowledge you should only get this concentration of phosphine if there is life.

What did this group discover? Is the signal legit? These scientists basically pointed a submillimeter radio telescope towards Venus to look for a signature of phosphine, which was not even a very technologically advanced radio telescope for this sort of thing, but they just wanted to get a good benchmark for future observations. And... they found a phosphine signature. They then pointed another, better radio telescope at it (ALMA- hands down best in the world for this kind of observation) and measured this signal even better. I am a radio astronomer myself, and looking at the paper, I have no reason to think this is not the signature from phosphine they say it is. They spend a lot of time estimating other contaminants they might be picking up, such as sulfur dioxide, but honestly those are really small compared to the phosphine signal. There's also a lot on the instrumentation, but they do seem to understand and have considered all possible effects there.

Can this phosphine be created by non-life? The authors also basically spend half the paper going through allllll the different possible ways to get phosphine in the atmosphere of Venus. If you go check "extended data Figure 10" in the paper they go through all of the options, from potential volcanic activity to being brought in from meteorites to lightning... and all those methods are either impossible in this case, or would not produce you the concentration levels needed to explain the signature by several orders of magnitude (like, literally a million times too little). As I said, these guys were very thorough, and brought on a lot of experts in other fields to do this legwork to rule options out! And the only thing they have not been able to rule out so far is the most fantastic option. :) The point is, either we don’t get something basic about rocky planets, or life is putting this up there.

(Mind, the way science goes I am sure by end of the week someone will have thought up an idea on how to explain phosphine in Venus's atmosphere. Whether that idea is a good one remains to be seen.)

To give one example, It should be noted at this point that phosphine has apparently been detected in comets- specifically, it’s thought to be behind in the comet 67P/Churyumov-Gerasimenko by the Rosetta mission- paper link. Comets have long been known to have a ton of organic compounds and are water rich- some suggest life on Earth was seeded by comets a long time ago- but it’s also present in the coma of comets as they are near the sun, which are very different conditions than the Venusian atmosphere. (It’s basically water ice sublimating as it warms up in a comet, so an active process is occurring in a water-rich environment to create phosphine.) However, the amounts created are nowhere near what is needed for the amounts of phosphine seen in Venus, we do not have water anywhere near the levels on Venus to make these amounts of phosphine, and we have detailed radar mapping to show us there was no recent cometary impact of Venus. As such, it appears highly unlikely that what puts phospine into Venus’s atmosphere is the same as what puts it into a comet’s coma. Research into this also indicates that, surprise surprise, cometary environments are very different than rocky ones, and only life can put it in the atmosphere of a rocky planet.

How can life exist on Venus? I thought it was a hell hole! The surface of Venus is indeed not a nice place to live- a runaway greenhouse effect means the surface is hot enough to melt lead, it rains sulfuric acid, and the Russian probes that landed there in didn't last more than a few hours. (No one has bothered since the 1980s.) However, if you go about 50 km up Venus's atmosphere is the most Earth-like there is in the Solar System, and this is where this signal is located. What's more, unlike the crushing pressure and hot temperatures on the surface, you have the same atmospheric pressure as on Earth, temps varying from 0-50 C, and pretty similar gravity to here. People have suggested we could even build cloud cities there. And this is the region this biosignature is coming from- not the surface, but tens of km up in the pretty darn nice area to float around in.

Plus, honestly, you know what I’m happy about that will come out of this? More space exploration of Venus! It is a fascinating planet that is criminally under-studied despite arguably some of the most interesting geology and atmosphere there is that we know of. (My favorite- Venus’s day is longer than its year, and it rotates “backwards” compared to all the other planets. But we think that’s not because of the way it formed, but because some gigantic planet-sized object hit it in the early days and basically flipped it upside down and slowed its spin. Isn’t that so cool?!) But we just wrote it off because the surface is really tough with old Soviet technology, and NASA hasn’t even sent a dedicated mission in over 30 years despite it being literally the closest planet to us. I imagine that is going to change fast and I am really excited for it- bring on the Venus drones!

So, aliens? I mean, personally if you're asking my opinion as a scientist... I think I will always remember this discovery as the first step in learning how common life is in the universe. :) To be clear, the "problem" with a biosignature is it does not tell you what is putting that phosphine into the Venusian atmosphere- something microbial seems a good bet (we have great radar mapping of Venus and there are def no cloud cities or large artificial structures), but as to what, your guess is as good as mine. We do know that billions of microbes live high up in the Earth's atmosphere, feeding as they pass through clouds and found as high as 10km up. So I see no reason the same can't be happening on Venus! (It would be life still pretty darn ok with sulfuric acid clouds everywhere, mind, but we have extremophiles on Earth in crazy environments too so I can’t think of a good reason why it’s impossible).

If you want to know where the smoking gun is, well here's the thing... Hollywood has well trained you to think otherwise, but I have always argued that discovering life elsewhere in the universe was going to be like discovering water on Mars. Where, as you might recall, first there were some signatures that there was water on Mars but that wasn't conclusive on its own that it existed, then a little more evidence came in, and some more... and finally today, everyone knows there is water on Mars. There was no reason to think the discovery of life wouldn't play out the same, because that's how science operates. (This is also why I always thought people were far too simplistic in assuming we would all just drop everything and unite as one just because life was discovered elsewhere- there'd be no smoking gun, and we'd all do what we all are doing now, get on social media to chat about it.) But put it this way- today we have taken a really big first step. And I think it is so amazing that this was first discovered not only next door, but on a planet not really thought of as great for life- it shows there's a good chance life in some for is ubiquitous! And I for one cannot wait until we can get a drone of some sort into the Venusian atmosphere to measure this better- provided, of course, we can do it in a way that ensures our own microbes don't hitch a ride.

TL;DR- if you count microbes, which I do, we are (probably) not alone. :D

Edit: There will be a Reddit AMA Wednesday at noon EDT from the team! Not clear to me yet what subreddit it will be in- if you know, let me know so I can properly advertise it here.

Edit 2: A lot of questions about whether this could just be from bacteria that hitched a ride on our old probes. The short answer is that's not really possible at the levels detected. Life as we have it on Earth can't survive on Venus because of all the sulfuric acid clouds and such. Even if something managed to do so, bacteria don't reproduce as fast as would be needed to explain this signal.

Mustafa90

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
Pontos
Toda vez que sai noticias assim estudando outros planetas fico surpreendido, imaginar que daqui da terra conseguem estimar a quantidade de fosfina na atmosfera de venus é mindblowing. No mais é obvio que existe vida por ai, não igual na terra mas o universo é grande pra c***lho. Em algum momento no tempo-espaço existe vida e muito mais desenvolvida que na terra.

Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
Pontos
Como prometido, segue o link do paper "oficial" completo (de 100 pags) sobre o assunto:

2CGzYP.jpg

quem interessar, só clicar na imagem abaixo :kcool

Cruscotto

Bam-bam-bam
Reações
Pontos
Fico imaginando daqui 500 anos, a humanidade vai ver nossa felicidade com essa descoberta e ficar surpreso em como éramos limitados.

"c***lho, olha eles no ano de 2020, descobrindo a bactéria em Vênus, hoje a gente já tem X espécies catalogadas de X planetas, pra eles era uma novidade gigantesca."

Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
Pontos
Esse final de semana olhei um pouco para o céu a noite.
Uma duvida..... todas as estrelas que temos visão a olho nú, todas estão dentro da nossa galaxia?

Uma imagem para você

The Milky Way displays its stunning shape and colours as it arches over the Chilean desert. It creates the perfect frame for the antennas of the Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA). Two of the Milky Way’s satellite galaxies can also be seen, the Large and Small Magellanic Clouds appearing in the crystal-clear sky as smudges beneath the arc of their larger neighbour. The artificial green glow which illuminates the ALMA antennas provides a striking contrast to nature’s stunning visual display above.

ALMA is situated more than 5000 metres above sea level in the Chilean Desert. Here the dry air and thin atmosphere allow a spectacular view into the Universe and make it the perfect place for a sensitive telescope like ALMA. Rather than being one single telescope, ALMA is composed of 66 separate, movable antennas spread over the Chajnantor plateau. By using different configurations of the antennae, the resolution with which ALMA observes celestial objects can be fine-tuned.

(só clicar para ver em maior resolução)
potw2036a.jpg

aqui ela em altíssima qualidade 10K (imagem com quase 100 mb)
aqui ela no tamanho original (imagem com 450 mb)

Scorpion

Lenda da internet
Reações
Pontos
Uma imagem para você

The Milky Way displays its stunning shape and colours as it arches over the Chilean desert. It creates the perfect frame for the antennas of the Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA). Two of the Milky Way’s satellite galaxies can also be seen, the Large and Small Magellanic Clouds appearing in the crystal-clear sky as smudges beneath the arc of their larger neighbour. The artificial green glow which illuminates the ALMA antennas provides a striking contrast to nature’s stunning visual display above.

ALMA is situated more than 5000 metres above sea level in the Chilean Desert. Here the dry air and thin atmosphere allow a spectacular view into the Universe and make it the perfect place for a sensitive telescope like ALMA. Rather than being one single telescope, ALMA is composed of 66 separate, movable antennas spread over the Chajnantor plateau. By using different configurations of the antennae, the resolution with which ALMA observes celestial objects can be fine-tuned.

potw2036a.jpg

Só posso dizer.

c***lho!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

È FODA!

Uma pena em ser um local tão remoto

Scorpion

Lenda da internet
Reações
Pontos
Uma imagem para você

potw2036a.jpg

Esse arco seria a nuvem do senhor Magalhães?

Scorpion

Lenda da internet
Reações
Pontos
É a Via-Láctea nossa galáxia.

Aqui outra (incrível) foto dela vista de outro ponto do deserto do Atacama

(só clicar na imagem para versão de alta resolução)
ParanalRoad-AtacamDesertPano-8191-net.jpg
PORRA

Esse colorido é natural ou se usa algum filtro?

E pensar que a 200 anos atrás, antes da luz elétrica, era uma coisa até comum de se ver nas cidades hein.
Hoje é impossivel!

Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
Pontos
PORRA

E pensar que a 200 anos atrás, antes da luz elétrica, era uma coisa até comum de se ver nas cidades hein.
Hoje é impossivel!

É natural, pelo que vi da fonte da foto, ela na verdade é um mosaico de outras 19 fotos capturadas em alta resolução e grande tempo de exposição.

Visões assim só em regiões muito afastadas, sem poluição tanto do ar como de iluminação e outros fatores.
Por isso as região dos desertos estão entre as melhores para se observar os céus à noite.

Uma outra foto (fonte NASA) tirada desta vez no Deserto do Namibe (Namíbia África)

ganab_mosaic.jpg

Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
Pontos
There Could Be Planets That Orbit 3 Stars, Say Scientists Studying Orion’s ‘Tatooine-Style’ Star System
Jamie CarterSenior Contributor

Are there planets that orbit three stars?

Are there planets that orbit three stars?

Astronomers are closing-in on the first planet ever observed to orbit three stars.

How could that be?

Our Solar System is like a fried egg. With the Sun at the center, the planets all orbit the Sun on roughly the same plane. We call this the ecliptic—it’s a line in the sky from east to west, and it’s where you can see the likes of Jupiter, Saturn and Mars after dark this week.

Sure, there are anomalies—Venus rotates in the opposite direction to the other planets, Jupiter’s mass is more than all the others put together, and there may be a “Planet 9” lurking in the outer fringes—but our Solar System has relative order.

In our Solar System the eight known planets formed in a flat disk of dust and gas around a single star.

However, new research suggests that’s not always how star systems and planets form in the Milky Way. Multiple star systems are common, which could cause “disk tearing” that creates planets with distant, chaotic orbits.

It’s possible those planets could orbit three stars.

GW Orionis is a triple star system with a peculiar warped planet-forming disc with a misaligned ring. The left panel shows an artistic impression of the inner region of the disk.

GW Orionis is a triple star system with a peculiar warped planet-forming disc with a misaligned ... [+]
ESO/L. Calçada, Exeter/Kraus et al.

Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
Pontos
Fresh photos of Jupiter near its closest approach to Earth reveal NEW STORM on Solar System's largest planet
18 Sep, 2020 00:56

5f63f84d85f5407873608730.png

A standard and red-white-and-blue photos of Jupiter, taken August 25, 2020 by the Hubble Space Telescope © NASA

As Jupiter approaches Earth, the Hubble Space Telescope was able to snap new high-resolution photos of the solar system’s largest planet, revealing a brand new storm in its northern latitudes and a spinoff of the Great Red Spot.
Released on Thursday by NASA, the newest images from Hubble show Jupiter and its icy moon Europa on August 25, when the planet was 656 million kilometers (406 million miles) from Earth. The photo reveals a new feature in the gas giant’s hydrogen-helium atmosphere, a bright white storm stretching out across the mid-northern latitudes.
The new storm appeared on August 18, NASA said. It is moving at approximately 560 kilometers (350 miles) per hour. Two more storms were later detected along the
same latitude by ground-based telescopes.

5f63f89085f540037a1ca478.png

Jupiter and its moon Europa (left), captured by the Hubble Space Telescope on August 25, 2020 © NASA

The most notable feature of Jupiter’s atmosphere, the mega-storm dubbed the Great Red Spot, continues to shrink in size - as it has done since the 1930s – for reasons that remain unexplained. It is still larger than the entire Earth, at over 15,000 kilometers (9,800 miles) across.
Just below the Great Red Spot is the feature known as Oval BA, which NASA astronomers had dubbed “Red Spot Junior,” as it appeared red in 2006. It has since faded to white, but new photos show its core darkening and possibly returning to a more reddish hue.

The Jupiter photos were taken as part of the yearly mapping project under the Outer Planets Atmospheres Legacy (OPAL) program. Launched into low-Earth orbit in 1990, the Hubble Space Telescope is a joint project between NASA and the European Space Agency (ESA).

quemsoueu

Mil pontos, LOL!
Reações
Pontos
Fresh photos of Jupiter near its closest approach to Earth reveal NEW STORM on Solar System's largest planet
18 Sep, 2020 00:56

5f63f84d85f5407873608730.png

A standard and red-white-and-blue photos of Jupiter, taken August 25, 2020 by the Hubble Space Telescope © NASA

As Jupiter approaches Earth, the Hubble Space Telescope was able to snap new high-resolution photos of the solar system’s largest planet, revealing a brand new storm in its northern latitudes and a spinoff of the Great Red Spot.
Released on Thursday by NASA, the newest images from Hubble show Jupiter and its icy moon Europa on August 25, when the planet was 656 million kilometers (406 million miles) from Earth. The photo reveals a new feature in the gas giant’s hydrogen-helium atmosphere, a bright white storm stretching out across the mid-northern latitudes.
The new storm appeared on August 18, NASA said. It is moving at approximately 560 kilometers (350 miles) per hour. Two more storms were later detected along the
same latitude by ground-based telescopes.

5f63f89085f540037a1ca478.png

Jupiter and its moon Europa (left), captured by the Hubble Space Telescope on August 25, 2020 © NASA

The most notable feature of Jupiter’s atmosphere, the mega-storm dubbed the Great Red Spot, continues to shrink in size - as it has done since the 1930s – for reasons that remain unexplained. It is still larger than the entire Earth, at over 15,000 kilometers (9,800 miles) across.
Just below the Great Red Spot is the feature known as Oval BA, which NASA astronomers had dubbed “Red Spot Junior,” as it appeared red in 2006. It has since faded to white, but new photos show its core darkening and possibly returning to a more reddish hue.

The Jupiter photos were taken as part of the yearly mapping project under the Outer Planets Atmospheres Legacy (OPAL) program. Launched into low-Earth orbit in 1990, the Hubble Space Telescope is a joint project between NASA and the European Space Agency (ESA).
imagina o close que o james webb vai dar nesse FDP

Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
Pontos
imagina o close que o james webb vai dar nesse FDP

Aqui a imagem em melhor resolução

This latest image of Jupiter, taken by NASA’s Hubble Space Telescope on Aug. 25, 2020, was captured when the planet was 406 million miles from Earth. A unique and exciting detail of Hubble’s snapshot appears at mid-northern latitudes as a bright, white, stretched-out storm traveling around the planet at 350 mph. Hubble shows that the Great Red Spot, rolling counterclockwise in the planet’s southern hemisphere, is plowing into the clouds ahead of it, forming a cascade of white and beige ribbons. Jupiter’s icy moon Europa, thought to hold potential ingredients for life, is visible to the left of the gas giant.
Credits: NASA, ESA, STScI, A. Simon (Goddard Space Flight Center), M.H. Wong (University of California, Berkeley), and the OPAL team
stsci-h-p2042a-f-1663x1663.png

Merovíngio

Mil pontos, LOL!
Reações
Pontos
Estou chocado (positivamente) com as notícias vindas de Vênus.

Passei alguns dias sem zapear pela internet, de modo que só hoje de manhã vi alguma coisa se referindo a essa incrível descoberta (descoberta dos gases, vida ainda temos que aguardar confirmação). Minha primeira reação foi vir aqui neste tópico, para me atualizar. Obrigado a todos que postaram informações.

E porran, que foda se for confirmado einh. Encontrar vida de uma forma já beem diferente do que estamos acostumados aqui. A vida surgindo no ar, quilômetros distante da superfície.

Isso me lembra um episódio de COSMOS, com o visionário Carl Sagan, em que ele explicava que a vida que podemos encontrar em outros planetas poderia ter formas surpreendentes, pois não fora originada a partir do mesmo ponto de toda a vida na terra. E ele conjectura formas de vidas aéreas, tendo surgido, vivendo e evoluindo em enormes nuvens de gás de algum planeta.

Nagareboshi

Bam-bam-bam
Reações
Pontos
PORRA

Hoje é impossivel!

As câmeras usadas pra essas fotos geralmente tiram várias capturas de longa exposição (como foi mencionado), mas dá pra ter uma visão ótima sim.

Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
Pontos
Adler Astronomy Live: Life on Venus?
special Q&A episode about the recent discovery of phosphine in the atmosphere of Venus. Joining us are Drs. Clara Sousa-Silva and Emily Drabek-Maunder! Clara and Emily are both authors on the Venus phosphine discovery article. Clara is a molecular astrophysicist at MIT and Emily is an astrophysicist and Senior Manager of Public Astronomy at the Royal Observatory Greenwich.

Vim do Futuro

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
Pontos
FODA MUI VESES FODA COMO PODE SER TAO FODA

:klove:klove:klove:klove:klove:klove
Sabe o que é mais phoda? É que a "ejaculação" de plasma solar já aconteceu dezenas, centenas de bilhões de vezes. Então, relativamente, é algo corriqueiro. Mas só agora, depois de uns 10 bilhões de anos, temos a chance de presenciar tal maravilha.
É assustador. Mas fica muito mais incrível se multiplicarmos isso por, sei lá, 1 trilhão de estrelas. Imagine quanta coisa acorre no universo sem 1 único telespec.
(Ou talvez existam outros telespec por aí)
Será que tudo isso foi criado só para que um bando de macacos espertos e pretensiosos possa desfrutar?? Será??

Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
Pontos
Mais uma descoberta bastante interessante.
Para a galera que tem dificuldade com o inglês, vou começar a postar as noticias com tradução para português do google
(a news original vou deixar na tag spoiler)

Astronomers discover first ‘ultrahot Neptune’: one of nature’s improbable planets

An international team of astronomers, including researchers from the University of Cambridge, has discovered a new class of planet, an ‘ultrahot Neptune’, orbiting the nearby star LTT 9779.
This planet is particularly exciting because of its peculiarity: how did this planet come to arrive on such a short period orbit and why does it still possess an atmosphere?
Ed Gillen
The planet orbits so close to its star that its year lasts only 19 hours, and stellar radiation heats the planet to over 1700 degrees Celsius.
At these temperatures, heavy elements like iron can be ionised in the atmosphere and molecules disassociated, providing a unique laboratory to study the chemistry of planets outside the solar system.

Although the planet weighs twice as much as Neptune, it is also slightly larger and has a similar density. Therefore, LTT 9779b should have a huge core of around 28 Earth masses, and an atmosphere that makes up around 9% of the total planetary mass.
The system itself is around two billion years old, and given the intense irradiation, a Neptune-like planet would not be expected to keep its atmosphere for so long, providing a puzzle for astronomers to solve; how such an improbable system came to be. The results are reported in the journal Nature Astronomy.
LTT 9779 is a Sun-like star located at a distance of 260 light years, a stone’s throw in astronomical terms. It is metal-rich, having twice the amount of iron in its atmosphere than the Sun. This could be a key indicator that the planet was originally a much larger gas giant, since these bodies tend to form close to stars with the highest iron abundances.

Initial indications of the existence of the planet were made using the Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS), as part of its mission to discover small transiting planets orbiting nearby and bright stars across the whole sky. Such transits are found when a planet passes directly in front of its parent star, blocking some of the starlight, and the amount of light blocked reveals the companion’s size. Planets like these, once fully confirmed, can allow astronomers to investigate their atmospheres, providing a deeper understanding of planet formation and evolution processes.

The transit signal was confirmed in early November 2018 as originating from a planetary mass body, using observations taken at the ESO la Silla Observatory in northern Chile. HARPS uses the Doppler Wobble method to measure planet masses and orbital characteristics. When objects are found to transit, Doppler measurements can be organized to confirm the planetary nature in an efficient manner. In the case of LTT 9779b, the team were able to confirm the planet’s existence after only one week of observations.

Professor James Jenkins from the Department of Astronomy at the Universidad de Chile, who led the team, said: “The discovery of LTT 9779b so early in the TESS mission was a complete surprise; a gamble that paid off. The majority of transit events with periods less than one day turnout to be false-positives, normally background eclipsing binary stars.”

The planet was uncovered in only the second of 26 sectors of observations that TESS would be observing across the whole sky. Since no similar types of planets were detected in the TESS precursor missions Kepler and K2, the finding was even more exciting.
“We selected this candidate from a TESS alert due to its very short orbital period. After inspecting the light curve, we found it was a good candidate for an upcoming week-long observation campaign using the HARPS spectrograph in La Silla,” said co-author Matías Díaz, also from the Universidad de Chile. “We planned the observations carefully, to maximize the use of the spectrograph and sample the orbit of the candidate in an optimal way. During the first nights of data we saw the observations matched the predicted period of the candidate. Further analysis of the seven nights of observations in November were consistent with a massive Neptune planet.”

LTT 9779b exists in the ‘Neptunian Desert’, a region devoid of planets when we look at the population of planetary masses and sizes. Although icy giants seem to be a fairly common by-product of the planet formation process, this is not the case very close to their stars. The researchers believe these planets get stripped of their atmospheres over cosmic time, ending up as so-called Ultra Short Period planets.

The Kepler mission found that Ultra Short Period planets, those that orbit their stars in one day or less, come mainly in the form of large gas giants or small rocky planets. Models tell us that planets like LTT 9779b should be stripped of their atmospheres through a process called photoevaporation as they move close to their stars. The large gas giants, on the other hand, have strong gravitational fields that can hold onto their atmospheres, and so we end up with a dearth of planets like Neptune with the shortest orbital periods.

“Planetary structure models tell us that the planet is a giant core dominated world, but crucially, there should exist two to three Earth-masses of atmospheric gas,” said Jenkins. “But if the star is so old, why does any atmosphere exist at all? Well, if LTT 9779b started life as a gas giant, then a process called Roche Lobe Overflow could have transferred significant amounts of the atmospheric gas onto the star.”
Roche Lobe Overflow is a process whereby a planet comes so close to its star that the star’s stronger gravity can capture the outer layers of the planet, causing it to transfer onto the star and so significantly decreasing the mass of the planet. Models predict outcomes similar to that of the LTT 9779 system, but they also require some fine-tuning.

“It could also be that LTT 9779b arrived at its current orbit quite late in the day, and so hasn’t had time to be stripped of the atmosphere. Collisions with other planets in the system could have thrown it inwards towards the star. Indeed, since it is such a unique and rare world, more exotic scenarios may be plausible,” said Jenkins.
Members of the Cambridge Astronomy department are part of the Next-Generation Transit Survey (NGTS). The NGTS team conducted follow-up observations of LT9779b’s transit to help confirm the planetary nature of the system and better constrain its properties.

“LTT 9779b is an intriguing planet, being the first of its kind discovered,” said co-author Dr Ed Gillen, from Cambridge’s Cavendish Laboratory. “It is particularly exciting because of its peculiarity: how did this planet come to arrive on such a short period orbit and why does it still possess an atmosphere? Fortunately, the planetary system is located nearby so we can study it in detail, which promises new insights into how such planets come to be and what they are made of.”

Adapted from a Universidad de Chile press release.

Os astrônomos descobrem o primeiro 'Netuno ultraquente': um dos planetas improváveis da natureza

theforbidden.jpg

Uma equipe internacional de astrônomos, incluindo pesquisadores da Universidade de Cambridge, descobriu uma nova classe de planeta, um 'Netuno ultraquente', orbitando a estrela vizinha LTT 9779.
Este planeta é particularmente emocionante por sua peculiaridade: como este planeta chegou a uma órbita de período tão curto e por que ainda possui uma atmosfera?
Ed Gillen
O planeta orbita tão perto de sua estrela que seu ano dura apenas 19 horas, e a radiação estelar aquece o planeta a mais de 1700 graus Celsius.
Nessas temperaturas, elementos pesados como o ferro podem ser ionizados na atmosfera e as moléculas desassociadas, proporcionando um laboratório único para estudar a química de planetas fora do sistema solar.

Embora o planeta pese o dobro de Netuno, também é um pouco maior e tem uma densidade semelhante. Portanto, LTT 9779b deve ter um grande núcleo de cerca de 28 massas da Terra e uma atmosfera que representa cerca de 9% da massa planetária total.
O próprio sistema tem cerca de dois bilhões de anos e, devido à intensa irradiação, não se esperava que um planeta como Neptuno mantivesse sua atmosfera por tanto tempo, fornecendo um quebra-cabeça para os astrônomos resolverem; como um sistema tão improvável surgiu. Os resultados são publicados na revista Nature Astronomy.

LTT 9779 é uma estrela semelhante ao Sol localizada a uma distância de 260 anos-luz, um tiro de pedra em termos astronômicos. É rico em metais, tendo o dobro de ferro em sua atmosfera do que o sol. Este pode ser um indicador chave de que o planeta era originalmente um gigante gasoso muito maior, uma vez que esses corpos tendem a se formar perto de estrelas com as maiores abundâncias de ferro.

As indicações iniciais da existência do planeta foram feitas usando o Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS), como parte de sua missão para descobrir pequenos planetas em trânsito orbitando nas proximidades e estrelas brilhantes em todo o céu. Esses trânsitos são encontrados quando um planeta passa diretamente na frente de sua estrela-mãe, bloqueando parte da luz estelar, e a quantidade de luz bloqueada revela o tamanho do companheiro. Planetas como esses, uma vez totalmente confirmados, podem permitir que os astrônomos investiguem suas atmosferas, proporcionando uma compreensão mais profunda dos processos de formação e evolução dos planetas.

O sinal de trânsito foi confirmado no início de novembro de 2018 como proveniente de um corpo de massa planetária, usando observações feitas no Observatório ESO la Silla no norte do Chile. O HARPS usa o método Doppler Wobble para medir as massas dos planetas e as características orbitais. Quando objetos são encontrados em trânsito, as medições Doppler podem ser organizadas para confirmar a natureza planetária de uma maneira eficiente. No caso do LTT 9779b, a equipe conseguiu confirmar a existência do planeta após apenas uma semana de observações.

O professor James Jenkins, do Departamento de Astronomia da Universidad de Chile, que liderou a equipe, disse: “A descoberta do LTT 9779b tão cedo na missão TESS foi uma surpresa completa; uma aposta que valeu a pena. A maioria dos eventos de trânsito com períodos inferiores a um dia de comparecimento a falsos positivos, normalmente eclipsando estrelas binárias de fundo ”.

O planeta foi descoberto apenas no segundo de 26 setores de observações que TESS observaria em todo o céu. Uma vez que nenhum tipo semelhante de planetas foi detectado nas missões precursoras TESS Kepler e K2, a descoberta foi ainda mais emocionante.
“Selecionamos este candidato a partir de um alerta TESS devido ao seu período orbital muito curto. Depois de inspecionar a curva de luz, descobrimos que era um bom candidato para uma campanha de observação de uma semana usando o espectrógrafo HARPS em La Silla ”, disse o co-autor Matías Díaz, também da
Universidad de Chile. “Planejamos as observações com cuidado, para maximizar o uso do espectrógrafo e amostrar a órbita do candidato de forma ótima. Durante as primeiras noites de dados, vimos que as observações correspondiam ao período previsto do candidato. Uma análise mais aprofundada das sete noites de observações em novembro foi consistente com um enorme planeta Netuno. ”

O LTT 9779b existe no 'Deserto de Netuno', uma região desprovida de planetas quando olhamos para a população de massas e tamanhos planetários. Embora os gigantes gelados pareçam ser um subproduto bastante comum do processo de formação de planetas, esse não é o caso muito perto de suas estrelas. Os pesquisadores acreditam que esses planetas perdem sua atmosfera ao longo do tempo cósmico, tornando-se os chamados planetas de período ultracurto.

A missão Kepler descobriu que os planetas de período ultracurto, aqueles que orbitam suas estrelas em um dia ou menos, vêm principalmente na forma de grandes gigantes gasosos ou pequenos planetas rochosos. Os modelos nos dizem que planetas como o LTT 9779b devem perder sua atmosfera por meio de um processo denominado fotoevaporação à medida que se movem perto de suas estrelas. Os grandes gigantes gasosos, por outro lado, têm fortes campos gravitacionais que podem manter suas atmosferas, e assim terminamos com uma escassez de planetas como Netuno com os períodos orbitais mais curtos.
“Os modelos de estrutura planetária nos dizem que o planeta é um mundo dominado por um núcleo gigante, mas, crucialmente, deve existir de duas a três massas terrestres de gás atmosférico”, disse Jenkins. “Mas se a estrela é tão velha, por que existe alguma atmosfera? Bem, se o LTT 9779b começou a vida como um gigante gasoso, então um processo chamado Roche Lobe Overflow poderia ter transferido quantidades significativas do gás atmosférico para a estrela. ”

Roche Lobe Overflow é um processo pelo qual um planeta chega tão perto de sua estrela que a gravidade mais forte da estrela pode capturar as camadas externas do planeta, fazendo com que seja transferido para a estrela e assim diminuindo significativamente a massa do planeta. Os modelos predizem resultados semelhantes aos do sistema LTT 9779, mas também requerem alguns ajustes.

“Também pode ser que o LTT 9779b tenha chegado à sua órbita atual bem tarde no dia e, portanto, não tenha tido tempo de ser retirado da atmosfera. Colisões com outros planetas no sistema poderiam tê-lo jogado na direção da estrela. Na verdade, por ser um mundo tão único e raro, cenários mais exóticos podem ser plausíveis ”, disse Jenkins.

Os membros do departamento de Astronomia de Cambridge fazem parte do Next-Generation Transit Survey (NGTS). A equipe do NGTS conduziu observações de acompanhamento do trânsito do LT9779b para ajudar a confirmar a natureza planetária do sistema e restringir melhor suas propriedades.
“LTT 9779b é um planeta intrigante, sendo o primeiro de seu tipo descoberto”, disse o co-autor Dr. Ed Gillen, do Laboratório Cavendish de Cambridge. “É particularmente emocionante por sua peculiaridade: como este planeta chegou a uma órbita de período tão curto e por que ainda possui uma atmosfera? Felizmente, o sistema planetário está localizado nas proximidades para que possamos estudá-lo em detalhes, o que promete novas percepções sobre como esses planetas surgiram e do que são feitos. ”

Adaptado de um comunicado à imprensa da Universidad de Chile.

------------------

Quem interessar em detalhes mais técnicos pode consultar o paper original aqui
(necessita de assinatura da Nature)

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Reações
Pontos
Mais uma descoberta bastante interessante.
Para a galera que tem dificuldade com o inglês, vou começar a postar as noticias com tradução para português do google
(a news original vou deixar na tag spoiler)

Astronomers discover first ‘ultrahot Neptune’: one of nature’s improbable planets

An international team of astronomers, including researchers from the University of Cambridge, has discovered a new class of planet, an ‘ultrahot Neptune’, orbiting the nearby star LTT 9779.

The planet orbits so close to its star that its year lasts only 19 hours, and stellar radiation heats the planet to over 1700 degrees Celsius.
At these temperatures, heavy elements like iron can be ionised in the atmosphere and molecules disassociated, providing a unique laboratory to study the chemistry of planets outside the solar system.

Although the planet weighs twice as much as Neptune, it is also slightly larger and has a similar density. Therefore, LTT 9779b should have a huge core of around 28 Earth masses, and an atmosphere that makes up around 9% of the total planetary mass.
The system itself is around two billion years old, and given the intense irradiation, a Neptune-like planet would not be expected to keep its atmosphere for so long, providing a puzzle for astronomers to solve; how such an improbable system came to be. The results are reported in the journal Nature Astronomy.
LTT 9779 is a Sun-like star located at a distance of 260 light years, a stone’s throw in astronomical terms. It is metal-rich, having twice the amount of iron in its atmosphere than the Sun. This could be a key indicator that the planet was originally a much larger gas giant, since these bodies tend to form close to stars with the highest iron abundances.

Initial indications of the existence of the planet were made using the Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS), as part of its mission to discover small transiting planets orbiting nearby and bright stars across the whole sky. Such transits are found when a planet passes directly in front of its parent star, blocking some of the starlight, and the amount of light blocked reveals the companion’s size. Planets like these, once fully confirmed, can allow astronomers to investigate their atmospheres, providing a deeper understanding of planet formation and evolution processes.

The transit signal was confirmed in early November 2018 as originating from a planetary mass body, using observations taken at the ESO la Silla Observatory in northern Chile. HARPS uses the Doppler Wobble method to measure planet masses and orbital characteristics. When objects are found to transit, Doppler measurements can be organized to confirm the planetary nature in an efficient manner. In the case of LTT 9779b, the team were able to confirm the planet’s existence after only one week of observations.

Professor James Jenkins from the Department of Astronomy at the Universidad de Chile, who led the team, said: “The discovery of LTT 9779b so early in the TESS mission was a complete surprise; a gamble that paid off. The majority of transit events with periods less than one day turnout to be false-positives, normally background eclipsing binary stars.”

The planet was uncovered in only the second of 26 sectors of observations that TESS would be observing across the whole sky. Since no similar types of planets were detected in the TESS precursor missions Kepler and K2, the finding was even more exciting.
“We selected this candidate from a TESS alert due to its very short orbital period. After inspecting the light curve, we found it was a good candidate for an upcoming week-long observation campaign using the HARPS spectrograph in La Silla,” said co-author Matías Díaz, also from the Universidad de Chile. “We planned the observations carefully, to maximize the use of the spectrograph and sample the orbit of the candidate in an optimal way. During the first nights of data we saw the observations matched the predicted period of the candidate. Further analysis of the seven nights of observations in November were consistent with a massive Neptune planet.”

LTT 9779b exists in the ‘Neptunian Desert’, a region devoid of planets when we look at the population of planetary masses and sizes. Although icy giants seem to be a fairly common by-product of the planet formation process, this is not the case very close to their stars. The researchers believe these planets get stripped of their atmospheres over cosmic time, ending up as so-called Ultra Short Period planets.

The Kepler mission found that Ultra Short Period planets, those that orbit their stars in one day or less, come mainly in the form of large gas giants or small rocky planets. Models tell us that planets like LTT 9779b should be stripped of their atmospheres through a process called photoevaporation as they move close to their stars. The large gas giants, on the other hand, have strong gravitational fields that can hold onto their atmospheres, and so we end up with a dearth of planets like Neptune with the shortest orbital periods.

“Planetary structure models tell us that the planet is a giant core dominated world, but crucially, there should exist two to three Earth-masses of atmospheric gas,” said Jenkins. “But if the star is so old, why does any atmosphere exist at all? Well, if LTT 9779b started life as a gas giant, then a process called Roche Lobe Overflow could have transferred significant amounts of the atmospheric gas onto the star.”
Roche Lobe Overflow is a process whereby a planet comes so close to its star that the star’s stronger gravity can capture the outer layers of the planet, causing it to transfer onto the star and so significantly decreasing the mass of the planet. Models predict outcomes similar to that of the LTT 9779 system, but they also require some fine-tuning.

“It could also be that LTT 9779b arrived at its current orbit quite late in the day, and so hasn’t had time to be stripped of the atmosphere. Collisions with other planets in the system could have thrown it inwards towards the star. Indeed, since it is such a unique and rare world, more exotic scenarios may be plausible,” said Jenkins.
Members of the Cambridge Astronomy department are part of the Next-Generation Transit Survey (NGTS). The NGTS team conducted follow-up observations of LT9779b’s transit to help confirm the planetary nature of the system and better constrain its properties.

“LTT 9779b is an intriguing planet, being the first of its kind discovered,” said co-author Dr Ed Gillen, from Cambridge’s Cavendish Laboratory. “It is particularly exciting because of its peculiarity: how did this planet come to arrive on such a short period orbit and why does it still possess an atmosphere? Fortunately, the planetary system is located nearby so we can study it in detail, which promises new insights into how such planets come to be and what they are made of.”

Adapted from a Universidad de Chile press release.

Os astrônomos descobrem o primeiro 'Netuno ultraquente': um dos planetas improváveis da natureza

theforbidden.jpg

Uma equipe internacional de astrônomos, incluindo pesquisadores da Universidade de Cambridge, descobriu uma nova classe de planeta, um 'Netuno ultraquente', orbitando a estrela vizinha LTT 9779.

O planeta orbita tão perto de sua estrela que seu ano dura apenas 19 horas, e a radiação estelar aquece o planeta a mais de 1700 graus Celsius.
Nessas temperaturas, elementos pesados como o ferro podem ser ionizados na atmosfera e as moléculas desassociadas, proporcionando um laboratório único para estudar a química de planetas fora do sistema solar.

Embora o planeta pese o dobro de Netuno, também é um pouco maior e tem uma densidade semelhante. Portanto, LTT 9779b deve ter um grande núcleo de cerca de 28 massas da Terra e uma atmosfera que representa cerca de 9% da massa planetária total.
O próprio sistema tem cerca de dois bilhões de anos e, devido à intensa irradiação, não se esperava que um planeta como Neptuno mantivesse sua atmosfera por tanto tempo, fornecendo um quebra-cabeça para os astrônomos resolverem; como um sistema tão improvável surgiu. Os resultados são publicados na revista Nature Astronomy.

LTT 9779 é uma estrela semelhante ao Sol localizada a uma distância de 260 anos-luz, um tiro de pedra em termos astronômicos. É rico em metais, tendo o dobro de ferro em sua atmosfera do que o sol. Este pode ser um indicador chave de que o planeta era originalmente um gigante gasoso muito maior, uma vez que esses corpos tendem a se formar perto de estrelas com as maiores abundâncias de ferro.

As indicações iniciais da existência do planeta foram feitas usando o Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS), como parte de sua missão para descobrir pequenos planetas em trânsito orbitando nas proximidades e estrelas brilhantes em todo o céu. Esses trânsitos são encontrados quando um planeta passa diretamente na frente de sua estrela-mãe, bloqueando parte da luz estelar, e a quantidade de luz bloqueada revela o tamanho do companheiro. Planetas como esses, uma vez totalmente confirmados, podem permitir que os astrônomos investiguem suas atmosferas, proporcionando uma compreensão mais profunda dos processos de formação e evolução dos planetas.

O sinal de trânsito foi confirmado no início de novembro de 2018 como proveniente de um corpo de massa planetária, usando observações feitas no Observatório ESO la Silla no norte do Chile. O HARPS usa o método Doppler Wobble para medir as massas dos planetas e as características orbitais. Quando objetos são encontrados em trânsito, as medições Doppler podem ser organizadas para confirmar a natureza planetária de uma maneira eficiente. No caso do LTT 9779b, a equipe conseguiu confirmar a existência do planeta após apenas uma semana de observações.

O professor James Jenkins, do Departamento de Astronomia da Universidad de Chile, que liderou a equipe, disse: “A descoberta do LTT 9779b tão cedo na missão TESS foi uma surpresa completa; uma aposta que valeu a pena. A maioria dos eventos de trânsito com períodos inferiores a um dia de comparecimento a falsos positivos, normalmente eclipsando estrelas binárias de fundo ”.

O planeta foi descoberto apenas no segundo de 26 setores de observações que TESS observaria em todo o céu. Uma vez que nenhum tipo semelhante de planetas foi detectado nas missões precursoras TESS Kepler e K2, a descoberta foi ainda mais emocionante.
“Selecionamos este candidato a partir de um alerta TESS devido ao seu período orbital muito curto. Depois de inspecionar a curva de luz, descobrimos que era um bom candidato para uma campanha de observação de uma semana usando o espectrógrafo HARPS em La Silla ”, disse o co-autor Matías Díaz, também da
Universidad de Chile. “Planejamos as observações com cuidado, para maximizar o uso do espectrógrafo e amostrar a órbita do candidato de forma ótima. Durante as primeiras noites de dados, vimos que as observações correspondiam ao período previsto do candidato. Uma análise mais aprofundada das sete noites de observações em novembro foi consistente com um enorme planeta Netuno. ”

O LTT 9779b existe no 'Deserto de Netuno', uma região desprovida de planetas quando olhamos para a população de massas e tamanhos planetários. Embora os gigantes gelados pareçam ser um subproduto bastante comum do processo de formação de planetas, esse não é o caso muito perto de suas estrelas. Os pesquisadores acreditam que esses planetas perdem sua atmosfera ao longo do tempo cósmico, tornando-se os chamados planetas de período ultracurto.

A missão Kepler descobriu que os planetas de período ultracurto, aqueles que orbitam suas estrelas em um dia ou menos, vêm principalmente na forma de grandes gigantes gasosos ou pequenos planetas rochosos. Os modelos nos dizem que planetas como o LTT 9779b devem perder sua atmosfera por meio de um processo denominado fotoevaporação à medida que se movem perto de suas estrelas. Os grandes gigantes gasosos, por outro lado, têm fortes campos gravitacionais que podem manter suas atmosferas, e assim terminamos com uma escassez de planetas como Netuno com os períodos orbitais mais curtos.
“Os modelos de estrutura planetária nos dizem que o planeta é um mundo dominado por um núcleo gigante, mas, crucialmente, deve existir de duas a três massas terrestres de gás atmosférico”, disse Jenkins. “Mas se a estrela é tão velha, por que existe alguma atmosfera? Bem, se o LTT 9779b começou a vida como um gigante gasoso, então um processo chamado Roche Lobe Overflow poderia ter transferido quantidades significativas do gás atmosférico para a estrela. ”

Roche Lobe Overflow é um processo pelo qual um planeta chega tão perto de sua estrela que a gravidade mais forte da estrela pode capturar as camadas externas do planeta, fazendo com que seja transferido para a estrela e assim diminuindo significativamente a massa do planeta. Os modelos predizem resultados semelhantes aos do sistema LTT 9779, mas também requerem alguns ajustes.

“Também pode ser que o LTT 9779b tenha chegado à sua órbita atual bem tarde no dia e, portanto, não tenha tido tempo de ser retirado da atmosfera. Colisões com outros planetas no sistema poderiam tê-lo jogado na direção da estrela. Na verdade, por ser um mundo tão único e raro, cenários mais exóticos podem ser plausíveis ”, disse Jenkins.

Os membros do departamento de Astronomia de Cambridge fazem parte do Next-Generation Transit Survey (NGTS). A equipe do NGTS conduziu observações de acompanhamento do trânsito do LT9779b para ajudar a confirmar a natureza planetária do sistema e restringir melhor suas propriedades.
“LTT 9779b é um planeta intrigante, sendo o primeiro de seu tipo descoberto”, disse o co-autor Dr. Ed Gillen, do Laboratório Cavendish de Cambridge. “É particularmente emocionante por sua peculiaridade: como este planeta chegou a uma órbita de período tão curto e por que ainda possui uma atmosfera? Felizmente, o sistema planetário está localizado nas proximidades para que possamos estudá-lo em detalhes, o que promete novas percepções sobre como esses planetas surgiram e do que são feitos. ”

Adaptado de um comunicado à imprensa da Universidad de Chile.

------------------

Quem interessar em detalhes mais técnicos pode consultar o paper original aqui
(necessita de assinatura da Nature)
:keehk

Oloko, ano deles tem 19 hrs, 5 hrs a menos que nosso dia

Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
Pontos
Cientistas avistam aurora ultravioleta brilhante ao redor do cometa pela primeira vez na história
tradução para português do google

5f69ca1b2030274b9e6e15a8.jpg

Ilustração: © Getty Images / Maciej Frolow

Pela primeira vez na história, os cientistas avistaram uma aurora brilhante em um cometa, apesar da falta de um campo magnético e de uma atmosfera totalmente formada. A descoberta vai aprofundar nossa compreensão do clima cósmico no espaço.

As auroras são geradas por partículas ionizadas que podemos reconhecer dos fenômenos incríveis da aurora boreal e australis que ocorrem perto dos pólos magnéticos da Terra a cada ano.

No entanto, eles não são exclusivos do nosso mundo, pois vimos alguma forma de aurora em todos os planetas e em algumas luas do nosso sistema solar, exceto Mercúrio.

Uma nova análise aprofundada dos dados coletados pela espaçonave Rosetta ao observar o cometa 67P Churyumov-Gerasimenko (67P / CG) surpreendeu os pesquisadores, pois eles descobriram uma forma única de aurora, cortesia de uma mistura única de clima solar e serendipidade .

“Tenho estudado as auroras da Terra por cinco décadas”, disse o físico Jim Burch, do Southwest Research Institute. “Encontrar auroras em torno de 67P, que carece de campo magnético, é surpreendente e fascinante.”

Na Terra, os ventos solares interagem com nossa magnetosfera e criam o balé cósmico das auroras terrestres, com suas faixas de luz deslumbrantes e dançantes que nos surpreendem até hoje.

Em outras partes do nosso sistema solar, os ventos solares reagem com cada planeta de uma maneira diferente, criando formas ligeiramente diferentes de aurora, mesmo que os corpos celestes não tenham seu próprio campo magnético, como suspeitamos que seja o caso de Vênus.

RT

Emissões aurorais ultravioleta ao redor do Cometa 67P de formato irregular. © ESA / Rosetta / NAVCAM

Até onde podemos dizer, o cometa 67P / CG também não tem um campo magnético, nem "pegou emprestado" um de um corpo celeste próximo, como é o caso das luas de Júpiter, Ganimedes e Europa.

No entanto, ele possui sua própria pseudo-atmosfera na forma de um envelope de gás, conhecido como coma, cortesia do gelo a bordo que sublima à medida que se aproxima do sol.

Graças às observações feitas pelo instrumento Alice a bordo da nave Rosetta, usando seu espectrógrafo ultravioleta distante (FUV), em combinação com o Sensor de Íons e Elétrons (IES) de Alice também detectou elétrons do vento solar que separam as moléculas de água no sublima gás, dando-lhe o brilho extremamente raro que os cientistas nunca viram antes.

Esses tipos de descobertas ajudam os cientistas a descobrir nossa compreensão dos padrões do clima espacial e das complexas interações de diferentes corpos planetários e celestes, cruciais para viagens espaciais de longo prazo.

Ultima Edição:

Ness_

Bam-bam-bam
Reações
Pontos
Estou chocado (positivamente) com as notícias vindas de Vênus.

Passei alguns dias sem zapear pela internet, de modo que só hoje de manhã vi alguma coisa se referindo a essa incrível descoberta (descoberta dos gases, vida ainda temos que aguardar confirmação). Minha primeira reação foi vir aqui neste tópico, para me atualizar. Obrigado a todos que postaram informações.

E porran, que foda se for confirmado einh. Encontrar vida de uma forma já beem diferente do que estamos acostumados aqui. A vida surgindo no ar, quilômetros distante da superfície.

Isso me lembra um episódio de COSMOS, com o visionário Carl Sagan, em que ele explicava que a vida que podemos encontrar em outros planetas poderia ter formas surpreendentes, pois não fora originada a partir do mesmo ponto de toda a vida na terra. E ele conjectura formas de vidas aéreas, tendo surgido, vivendo e evoluindo em enormes nuvens de gás de algum planeta.
Pessoal tá chorando de alegria com o pronunciamento da Royal Astronomical Society, mas a pesquisadora da Nasa Duilia de Mello alerta que pode ser apenas um 'ruido confundido com um sinal', sugerindo a possibilidade de ser basicamente 'um sinalzinho errado'... Claro que um puxão de orelha desses não vai impedir esse anúncio precipitado de se alastrar, até porque convenientemente continua com a famosa suposição do Carl Sagan de que poderia haver vida em Vênus, feita lá no final da década de 1960. Essa precipitação no entanto é tática comum nesse tipo de conteúdo, porque logo viraliza na internet com o povo tão sonhador da conquista e colonialismo espacial, assim como 'descobrimentos semanais de exoplanetas com potencial de uma nova Terra' e 'asteróides ameaçadores'.

Topo Fundo