O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Qual foi o game com a melhor IA que vc já jogou?

Falken

Poetry & Games
Mensagens
6.377
Reações
21.768
Pontos
603
Título auto explicativo. Acho que é um assunto tão importante mas tão pouco falado frente aos teraflops/gráficos etc pois é um aspecto que eu queria muito que evoluísse no mesmo ritmo que os visuais.

Quais foram os games que pra você melhor utilizaram a IA até hoje, e quais foram os melhores exemplos que vocês já viram dentro desse jogo?

Eu to jogando The Forest no ps4, depois de ter jogado early access no PC a uns anos e pqp... Eu fico bobo com a IA dos canibais.

Acho que todo mundo aqui já conhece, mas pra quem não sabe, The Forest é um jogo indie em primeira pessoa de terror/survival/survival horror que fez muito sucesso no PC e um tempo atrás saiu no PS4 tbm. Basicamente você sofre um acidente de avião com seu filho, e cai numa ilha enorme e aí tem que sobreviver e procurar pelo paredeiro do seu filho e tbm dos outros passageiros. A ilha funciona como um mundo aberto e você pode explorar livremente, achando pistas, construindo coisas, caçando, sobrevivendo enquanto uns canibais e outros monstros te caçam.
O jogo é foda e eu recomendo fortemente.

A questão é que o comportamento dos canibais é extremamente imprevisível. Realmente dá a sensação que você tá lutando com uns nativos cujo costumes você não conhece, sacam?

Alguns comportamentos que observei:

  • No início, como apenas fique olhando eles no primeiro encontro, eles não me atacaram, ficaram apenas observando e grunhindo pra mim.
  • Sempre que uma "patrulha" deles me encontram, eles ficam me cercando e gritando, parecem até que tão brincando com a caça, sacam?
  • Eles sobem em árvores pra te emboscar.
  • Eles choram sobre o corpo de algum companheiro que você matou.
  • Eles possuem alguns locais que parecem fazer uma espécie de oração ou algo assim - posso estar errado, mas já vi várias vezes alguns ajoelhados murmurando alguma coisa.
  • Eles tem medo de fogo.
  • O padrão de ataque deles é imprevisível, pois ficam correndo e tentando te flanquear. Às vezes parecem que vão atacar com tudo e viram do nada.
  • Me aprece que há diferentes tribos e "espécies", sendo alguns mais agressivos e diretos.
  • Se você deixar seu estoque de comida à mostra eles podem eventualmente roubar.
  • Se você fazer estacas com a cabeça de um deles que vc matou espetada, eles podem se sentir intimidados.
  • Se você for pego por um deles, eles te levam pra um caverna onde você fica pendurado como um pedaço de carne - tendo alguma chance de escapar.
  • Eles não caem fácil nas suas armadilhas.
  • Eles recuam quando necessário.
Enfim, eu já muito mais relatos legais no reddit e tal, mas que eu tenha observado de fato mesmo por enquanto só isso, com umas 10 horas de jogo, mas eu tenho sempre a sensação de estar sendo observado e de não saber exatamente como lidar com eles e acho isso muito foda, especialmente se for levar em consideração que não é um jogo AAA.

Uma que eu acho foda é a do RDR2 quando não estão interagindo diretamente com você, pois possuem toda uma rotina independente e tal, e isso é bem legal tbm. A do TLOU2 tem uns padrões bacanas de patrulha e reações tbm.

Mas no geral, sinceramente não consigo lembrar de uma IA no mesmo nível de imprevisibilidade desse The Forest, mesmo entre os jogos AAA...

Enfim... Digam os seus aí.
 
Ultima Edição:

Dhi-Sama®

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.534
Reações
21.691
Pontos
1.484
Forza Motorsport 5 é um exemplo de um jogo que me surpreendeu positivamente, graças a tecnologia utilizada para que os adversários utilizassem comportamento de jogadores reais. Ficou muito bom.
 

The End.

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.076
Reações
26.387
Pontos
703
Até que alguns jogos apresentaram inimigos com uma boa variedade de comportamentos, mas de um modo geral não vi nada surpreendente.
Costumam priorizar gráficos, performance e outras coisas.

Porém, pra falar a verdade até que isso não me incomoda muito. Depende muito do tipo de jogo.
Faz mais falta em jogos que tentam ser realistas ou jogos de esporte.

Um vídeo sobre o assunto:
 


Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.482
Reações
23.077
Pontos
803
Tem que lembrar que essa é uma área que geral está aquém das expectativas, na hora de chiar que um game tem IA ruim, temos que lembrar dos seus concorrentes. Antes de começar, portanto, é importante dizer que praticamente todo jogo atual tem IA de merda, mas em alguns a bosta fede bem menos que em outros, ou está pelo menos seca, e virou esterco, podendo servir de fertilizante para empreitadas futuras

Atenção então: NÃO PODE ESQUECER DESSE PRIMEIRO PARÁGRAFO ANTES DE TRATAR DO ASSSUNTO. Não pode. Antes de dizer que “a IA de tal game é uma merda”, lembre-se de pensar racionalmente sobre o assunto, tendo citar pelo menos um outro game que lhe seja superior nesse ínterim


Dito isso, dos modernos, e dentro de sua modalidade de combate, eu desafio qualquer um a encontrar um jogo com a IA melhor que The Last of Us PT II. Se alguém conseguir me convencer com argumentos sólidos que alguma coisa é melhor que esse jogo, eu compro um PS5 com toda line up de lançamento em mídia física como apostinha. Promessa é dívida.


É o ápice da indústria. O primeiro já se destacava nesse ínterim, aliás, em sua época era o que tinha de mais sofisticado nesse setor, fora alguns games mais antigos pra PC, embora tenha havido downgrade entre os primeiros trailers e o produto final, o jogo ainda saiu com o que de melhor havia no mercado, ao ponto de qualquer outro jogo contemporâneo que tinha combate equiparável (GTA V, GTA IV, Dishonored, Metal Gear 4, Uncharted, RDR 1, Tomb Raider Reboot, Gears of War, Splatoon etc) parecer uma geração atrás. TLOUS tinha IA muito melhor que qualquer um desses.


Entre os games com combate melee, o que mais se destacou nesse milênio foi Demon’s Souls, fora do nicho Boss Rush, basicamente por causa dos Phantoms (e alguns Bosses), que têm IA bastante inovadora e de arquitetura complexa, chamava bastante atenção, ficavam parados te esperando atacar, contra-atacavam, escondiam-se atrás de pilastras, performavam ataques de longa distância, corriam de você, te empurravam desfiladeiro abaixo, defendiam, esquivavam, davam parry e ripost, só atacavam quando você atacava, usavam itens etc, o que gerava alguns duelos que me deixaram completamente eufórico e impressionado. Muito marcante, porque eu nunca tinha vivido isso em nenhum jogo anterior, com 30 anos de videogame nas costas. Os inimigos até então eram meros alvos em games melee. Salve os Red Phantoms!


É por isso aliás é que eu ri de nêgo falando da IA do Remake, me citem aí 4 games fora da From/Japan Studio dentro de seu grand-gênero de combate (melee preponderante, com possibilidade de Long Range e Feitiços) com IA melhor. Aqueles bonecões do posto de Skyrim? As passarinha tonta de The Witcher? Os miolo-mole de Devil May Cry? Os blocão do Carnaval de Salvador de Astral Chain? Os porquinho acéfalo de Breath of the Wild?

Coitados.


Fora disso, FEAR 1 e Half Life são os games antigos que se destacam, no contexto do que eu disse acima, alguns elementos específicos de alguns games (Xenomorph de Alien Isolation, robôs gigantes de Horizon Zero Dawn etc), você tem os contenders de sempre, Metal Gear V, Splinter Cell etc

Vamos ver o quão isso avança no PS5/SeX
 

rmrios

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.157
Reações
8.899
Pontos
1.449
O último GRID me impressionou demais, a IA dos adversários é muito realista, tornam as corridas desafiadoras...

Enviado do celular
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.094
Reações
35.062
Pontos
1.054
Em 2011, um usuário anônimo postou no fórum 4chan suas descobertas intrigantes. Ciente do comportamento peculiar da inteligência artificial de Quake III Arena, ele resolveu rodar um servidor pirata com 16 bots lutando entre si, sem parar, no mesmo mapa. A expectativa era ver como os bots se adaptariam àquela condição.

Ele liga o servidor e inicia a partida. Quatro anos se passam e, depois de quase já ter esquecido do que fez, ele resolve voltar ao servidor e ver o que diabos, afinal, aconteceu. Como estariam os bots? Será que o servidor ainda está funcionando?

Bem, ele descobre que os bots estão simplesmente parados. Nada acontece, eles estão simplesmente parados em suas posições, desarmados, sem atirar e sem ferir ninguém. Ele checa o status do servidor, temendo que o sistema estivesse enguiçado, mas está tudo completamente normal.

O tal jogador resolve então entrar na partida pra ver como os bots vão reagir. E é aqui que a coisa fica realmente bizarra: os bots, aliados e inimigos, apenas olham na direção dele e o seguem ao longo de todo o mapa, mas sem apresentar nenhum comportamento ofensivo.

“O que aconteceria se eu atirar em um deles?”, indagou-se o jogador. Assim que o bot escolhido como alvo recebeu dano, todos os bots do servidor correram em direção às armas mais próximas, equiparam-nas e mataram o jogador. Antes que ele tivesse a chance de ver se os bots retornariam à guerra ou se continuariam como estavam, o servidor dá crash e desliga.

Fim.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.713
Reações
34.888
Pontos
903
Eu sei qual foi a pior: Gears of Wars Definitive Edition.
IA totalmente burra, de seus companheiros te atrapalharem e até falharem a missão.
No ato 2, eu precisava fazer com que um berserker atingisse uma parede e quebrasse ela, e foi uma tortura fazer isso porque um companheiro da minha equipe ficava tentando atacar ele e morria toda vez que tentava. Passei muita raiva com isso e com outras burrices do jogo.
 

Falken

Poetry & Games
Mensagens
6.377
Reações
21.768
Pontos
603
Tem que lembrar que essa é uma área que geral está aquém das expectativas, na hora de chiar que um game tem IA ruim, temos que lembrar dos seus concorrentes. Antes de começar, portanto, é importante dizer que praticamente todo jogo atual tem IA de merda, mas em alguns a bosta fede bem menos que em outros, ou está pelo menos seca, e virou esterco, podendo servir de fertilizante para empreitadas futuras

Atenção então: NÃO PODE ESQUECER DESSE PRIMEIRO PARÁGRAFO ANTES DE TRATAR DO ASSSUNTO. Não pode. Antes de dizer que “a IA de tal game é uma merda”, lembre-se de pensar racionalmente sobre o assunto, tendo citar pelo menos um outro game que lhe seja superior nesse ínterim


Dito isso, dos modernos, e dentro de sua modalidade de combate, eu desafio qualquer um a encontrar um jogo com a IA melhor que The Last of Us PT II. Se alguém conseguir me convencer com argumentos sólidos que alguma coisa é melhor que esse jogo, eu compro um PS5 com toda line up de lançamento em mídia física como apostinha. Promessa é dívida.


É o ápice da indústria. O primeiro já se destacava nesse ínterim, aliás, em sua época era o que tinha de mais sofisticado nesse setor, fora alguns games mais antigos pra PC, embora tenha havido downgrade entre os primeiros trailers e o produto final, o jogo ainda saiu com o que de melhor havia no mercado, ao ponto de qualquer outro jogo contemporâneo que tinha combate equiparável (GTA V, GTA IV, Dishonored, Metal Gear 4, Uncharted, RDR 1, Tomb Raider Reboot, Gears of War, Splatoon etc) parecer uma geração atrás. TLOUS tinha IA muito melhor que qualquer um desses.

O seu primeiro parágrafo é um bom ponto, e também concordo que entre os AAA dessa geração, TLOU2 é o melhor que eu vi nessa questão (e em várias outras, diga-se de passagem). Engraçado que eu estava pronto pra discordar sobre a parte que vc diz que o primeiro TLOU tbm era o melhor, pq a IA do primeiro era o calcanhar de aquiles dele mas... no momento não consigo lembrar de um que possua uma IA melhor na época. Com todos os defeitos, ao menos os inimigos humanos não "esqueciam" que te viram naquele local, como era padrão na maioria dos jogos até então.
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.942
Reações
56.972
Pontos
2.164
Eu sei qual foi a pior: Gears of Wars Definitive Edition.
IA totalmente burra, de seus companheiros te atrapalharem e até falharem a missão.
No ato 2, eu precisava fazer com que um berserker atingisse uma parede e quebrasse ela, e foi uma tortura fazer isso porque um companheiro da minha equipe ficava tentando atacar ele e morria toda vez que tentava. Passei muita raiva com isso e com outras burrices do jogo.

Gears 1 e Resident 5 devem ter as piores IA. No resident a Sheeva só faz m****. O Gears, o Dom só faz cagada, principalmente naquela parte das luzes que tem que sair correndo. Pqp :klol
 

Falken

Poetry & Games
Mensagens
6.377
Reações
21.768
Pontos
603
O que mais me impressionou quando joguei foi o F.E.A.R. 1.

Ainda quero terminar esse jogo ! :kcool
Fora disso, FEAR 1 e Half Life são os games antigos que se destacam, no contexto do que eu disse acima, alguns elementos específicos de alguns games (Xenomorph de Alien Isolation, robôs gigantes de Horizon Zero Dawn etc), você tem os contenders de sempre, Metal Gear V, Splinter Cell etc

Vamos ver o quão isso avança no PS5/SeX
F.E.A.R. de 2005 e quem falar que tem IA melhor que essa tá errado. :coolface

Nunca joguei FEAR. O que a IA dele tem de especial?
 

The End.

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.076
Reações
26.387
Pontos
703
eu desafio qualquer um a encontrar um jogo com a IA melhor que The Last of Us PT II. Se alguém conseguir me convencer com argumentos sólidos que alguma coisa é melhor que esse jogo, eu compro um PS5 com toda line up de lançamento em mídia física como apostinha. Promessa é dívida.
Mandei meu endereço por MP:

 

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.014
Reações
23.085
Pontos
1.364
Nunca joguei FEAR. O que a IA dele tem de especial?

Os soldados trabalham em equipe e também se espalham por ai quando precisam, eles tendem a reagir de várias maneiras como tacar granada quando você está a distância, sair do local quando vem bala pra perto ou é atingido, tentar te encurralar em close quarter em lugares mais pequenos e por aí vai. Acho que até em alguns casos eles sobem aquelas escadas de mão.
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.482
Reações
23.077
Pontos
803
TLOU tbm era o melhor, pq a IA do primeiro era o calcanhar de aquiles dele mas... no momento não consigo lembrar de um que possua uma IA melhor na época

Não existe. Por isso, é preciso se concentrar no primeiro parágrafo de meu post, e usá-lo como emblema

A IA de TLOUS é uma merda, mas a de qualquer outro contemporâneo com combate Long Range + Melee secundarizado é pior


Nenhum jogo semelhante tem IA melhor que ele. Gears 3 não tem, inFAMOUS não tem, Splatoon não tem, GTA V não tem, RDR é também inferior, Uncharted, mesmo jogos em Stealth puro sangue, que sejam equiparáveis, como MGS4, são infeiores. Fallout 3 é pior, Tomb Raider Reboot é inferior.


Ou os Lokusts de Gears são mais espertos? Aqueles borra-botas? A vagabundági de GTA V tem IA melhor? Os paneleiros da fronteira de RDR, as vaginas voadoras de Splatoon, tudo está um passo abaixo.

Lembrando que a Elie passar na frente dos inimigos e não acioná-los não erro de IA, e sim barreira criada artificialmente pra deixar o game jogável. Se os inimigos a vissem, ela não deveria existir, ou seu HP deveria ser infinito, ou ela deveria permanecer escondida 100% do tempo, ou ela poderia nunca morrer, quebra a imersão, mas permite a jogatina.


Estou falando da arquitetura de AI dos inimigos, que eram muito mais agressivos e espertos que em qualquer outro game, embora sejam uns tolos, os inimigos dos outros games são uns tolos ainda mais cegos, burros e aleijados.

O nível geral é muito baixo, mas, entre essa tempestade de merda, alguns games fedem um pouquinho menos
 

Monogo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.922
Reações
70.699
Pontos
1.279
Eu lembro de jogar No One Lives Forever 2 (put* jogo foda) e lembro de fugir de um soldado correndo em circulos ao redor de uma casa, e não é que o filha da put* decidiu depois de 2 voltas que era melhor seguir o caminho contrario, me surpreendendo?

Monolith ja tinha uma AI foda antes do F.E.A.R.
 

leaf

Trade&Barter Paladino
VIP
Mensagens
29.580
Reações
57.774
Pontos
564
Star Wars Jedi Fallen chega a ser chato, a IA adivinha seus golpes. Por mim poderiam se mais burros. :kkk


Sobre outras IAs boas só me vem a cabeça Half Life 2 e Alien.


As ias mais burras são dos games da Ubisoft Kkkk
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.283
Reações
33.590
Pontos
1.399
FEAR acho que foi o ponto algo, mas I.A. e físicas aprimoradas deixou de ser relevante tem uns 10 anos já.
 

Guilsben

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.254
Reações
2.635
Pontos
703
FEAR, Halo até o Reach é muito boa, TLOU 2 é muito boa também, Half Life 1 é boa, acho que são esses, não me lembro mais
 
Topo Fundo