Falken
Poetry & Games
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Título auto explicativo. Acho que é um assunto tão importante mas tão pouco falado frente aos teraflops/gráficos etc pois é um aspecto que eu queria muito que evoluísse no mesmo ritmo que os visuais.
Quais foram os games que pra você melhor utilizaram a IA até hoje, e quais foram os melhores exemplos que vocês já viram dentro desse jogo?
Eu to jogando The Forest no ps4, depois de ter jogado early access no PC a uns anos e pqp... Eu fico bobo com a IA dos canibais.
Acho que todo mundo aqui já conhece, mas pra quem não sabe, The Forest é um jogo indie em primeira pessoa de terror/survival/survival horror que fez muito sucesso no PC e um tempo atrás saiu no PS4 tbm. Basicamente você sofre um acidente de avião com seu filho, e cai numa ilha enorme e aí tem que sobreviver e procurar pelo paredeiro do seu filho e tbm dos outros passageiros. A ilha funciona como um mundo aberto e você pode explorar livremente, achando pistas, construindo coisas, caçando, sobrevivendo enquanto uns canibais e outros monstros te caçam.
O jogo é foda e eu recomendo fortemente.
A questão é que o comportamento dos canibais é extremamente imprevisível. Realmente dá a sensação que você tá lutando com uns nativos cujo costumes você não conhece, sacam?
Alguns comportamentos que observei:
Uma que eu acho foda é a do RDR2 quando não estão interagindo diretamente com você, pois possuem toda uma rotina independente e tal, e isso é bem legal tbm. A do TLOU2 tem uns padrões bacanas de patrulha e reações tbm.
Mas no geral, sinceramente não consigo lembrar de uma IA no mesmo nível de imprevisibilidade desse The Forest, mesmo entre os jogos AAA...
Enfim... Digam os seus aí.
Quais foram os games que pra você melhor utilizaram a IA até hoje, e quais foram os melhores exemplos que vocês já viram dentro desse jogo?
Eu to jogando The Forest no ps4, depois de ter jogado early access no PC a uns anos e pqp... Eu fico bobo com a IA dos canibais.
Acho que todo mundo aqui já conhece, mas pra quem não sabe, The Forest é um jogo indie em primeira pessoa de terror/survival/survival horror que fez muito sucesso no PC e um tempo atrás saiu no PS4 tbm. Basicamente você sofre um acidente de avião com seu filho, e cai numa ilha enorme e aí tem que sobreviver e procurar pelo paredeiro do seu filho e tbm dos outros passageiros. A ilha funciona como um mundo aberto e você pode explorar livremente, achando pistas, construindo coisas, caçando, sobrevivendo enquanto uns canibais e outros monstros te caçam.
O jogo é foda e eu recomendo fortemente.
A questão é que o comportamento dos canibais é extremamente imprevisível. Realmente dá a sensação que você tá lutando com uns nativos cujo costumes você não conhece, sacam?
Alguns comportamentos que observei:
- No início, como apenas fique olhando eles no primeiro encontro, eles não me atacaram, ficaram apenas observando e grunhindo pra mim.
- Sempre que uma "patrulha" deles me encontram, eles ficam me cercando e gritando, parecem até que tão brincando com a caça, sacam?
- Eles sobem em árvores pra te emboscar.
- Eles choram sobre o corpo de algum companheiro que você matou.
- Eles possuem alguns locais que parecem fazer uma espécie de oração ou algo assim - posso estar errado, mas já vi várias vezes alguns ajoelhados murmurando alguma coisa.
- Eles tem medo de fogo.
- O padrão de ataque deles é imprevisível, pois ficam correndo e tentando te flanquear. Às vezes parecem que vão atacar com tudo e viram do nada.
- Me aprece que há diferentes tribos e "espécies", sendo alguns mais agressivos e diretos.
- Se você deixar seu estoque de comida à mostra eles podem eventualmente roubar.
- Se você fazer estacas com a cabeça de um deles que vc matou espetada, eles podem se sentir intimidados.
- Se você for pego por um deles, eles te levam pra um caverna onde você fica pendurado como um pedaço de carne - tendo alguma chance de escapar.
- Eles não caem fácil nas suas armadilhas.
- Eles recuam quando necessário.
Uma que eu acho foda é a do RDR2 quando não estão interagindo diretamente com você, pois possuem toda uma rotina independente e tal, e isso é bem legal tbm. A do TLOU2 tem uns padrões bacanas de patrulha e reações tbm.
Mas no geral, sinceramente não consigo lembrar de uma IA no mesmo nível de imprevisibilidade desse The Forest, mesmo entre os jogos AAA...
Enfim... Digam os seus aí.
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