O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[É ou não é?] PS3 e X360 já podem ser considerados retro ?

PS3 e X360 já podem ser considerados retro

  • Sim

  • Não

  • Depende

  • ?????

  • Vai trabalhar, vagabundo

  • Existiu geração após os 32 bits?


Results are only viewable after voting.

young_retro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.073
Reações
6.318
Pontos
759
Então, eu já vi essa discussão rolando com o WII por conta do Switch, ja vi rolando por causa do PS2 > PS4 e Xbox > XONE...

Normalmente, a um consenso de que, após lançar duas gerações a frente, o console passa a ser retro, já outras pessoas falam que é questão de data (Visto o Wii, que tinha "duas" gerações a frente, mas era da mesma geração do PS3 e X360).

Enfim, concordo com a questão de geração, porem, retro mesmo são os 16/32/128 bits. PS3 e X360 parecem, sei lá, modernos de mais ?

O que vocês acham?

(O tópico é idiota, mas eu to com uma pica tão grande pra resolver no trabalho que resolvi ignora-la uns minutos e fazer algo pra me distrair k)
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.094
Reações
35.062
Pontos
1.054
Eu acho o PS3 moderninho d+ pra ser algo retro, já o Wii e o 360 acho que entra nisso de boa. :klol

O Wii por ser um console SD e o 360 por ainda ter aquela vibe de inicio-metade dos anos 2000(o que faz sentido, já que é um console de 2005).
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.094
Reações
35.062
Pontos
1.054
sla, acho o PS3 e X360 estão num pé de igualdade.

Como eu disse no edit:

O Wii por ser um console SD e o 360 por ainda ter aquela vibe de inicio-metade dos anos 2000(o que faz sentido, já que é um console de 2005).

Lembra que o 360 lançou como um console sem HDMI, usava memory cards e tinha um modelo que vinha com controle de fio?
 


CarlosButler

Bam-bam-bam
Mensagens
375
Reações
910
Pontos
278
Pior que a pergunta é boa (pelo menos pra mim).
Xbox 360 foi lançado em 2005 e PS3 em 2006. Mas, foram descontinuados há pouco tempo. Então, tenho essa dúvida também.
Mas em 2000, lembro que já consideravam Super Nintendo e Mega Drive "velharias", sendo que fazia pouco tempo que tinham sido descontinuados.
Sei lá, não sei o que responder, não tenho o que fazer no trabalho também hahaha
 

young_retro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.073
Reações
6.318
Pontos
759
Como eu disse no edit:

O Wii por ser um console SD e o 360 por ainda ter aquela vibe de inicio-metade dos anos 2000(o que faz sentido, já que é um console de 2005).

Lembra que o 360 lançou como um console sem HDMI, usava memory cards e tinha um modelo que vinha com controle de fio?


aaa sim. mas po, ps3 é de 2006 tbm
 

young_retro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.073
Reações
6.318
Pontos
759
Pior que a pergunta é boa (pelo menos pra mim).
Xbox 360 foi lançado em 2005 e PS3 em 2006. Mas, foram descontinuados há pouco tempo. Então, tenho essa dúvida também.
Mas em 2000, lembro que já consideravam Super Nintendo e Mega Drive "velharias", sendo que fazia pouco tempo que tinham sido descontinuados.
Sei lá, não sei o que responder, não tenho o que fazer no trabalho também hahaha

é o famoso depende. ksksksks
 

Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
Famoso "RARU" "RARIDADE" "ITEM DE COLECIONADOR"
Como falei em outro tópico, pensa em uma palavra que tomei asco. Recentemente um conhecido meu, como não tinha o que gastar e acho que ele não curte mulheres, nem bebidas nem drogas, resolveu montar uma coleção de PS3.

É incrível como esses vendedores fazem uma lavagem cerebral. Esse colega meu pagou mais de 100 reais em jogos que eu paguei 50tão no máximo. tipo Demons Souls que paguei 60 ano passado e agora tá 120 para cima.

O lado bom foi que vendi minha coleção de Ratchet and Clanck (eram 6 discos no total da coleção) por 500 reais para este colega, que me ofereceu e eu nem pensei 2x.
 

young_retro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.073
Reações
6.318
Pontos
759
Como falei em outro tópico, pensa em uma palavra que tomei asco. Recentemente um conhecido meu, como não tinha o que gastar e acho que ele não curte mulheres, nem bebidas nem drogas, resolveu montar uma coleção de PS3.

É incrível como esses vendedores fazem uma lavagem cerebral. Esse colega meu pagou mais de 100 reais em jogos que eu paguei 50tão no máximo. tipo Demons Souls que paguei 60 ano passado e agora tá 120 para cima.

O lado bom foi que vendi minha coleção de Ratchet and Clanck (eram 6 discos no total da coleção) por 500 reais para este colega, que me ofereceu e eu nem pensei 2x.

To rindo muito pqp ahushiuahiuhuias

Cara, eu passo longe do mercado livre. sério. principalmente, que até nessas lojas de departamento tu ainda acha jogos pra esses consoles vendendo, hoje um pouco mais caro porque tudo ta mais caro, mas por um preço mais razoavel do que 120 no demons souls. pelo menos não tem RARO escrito no anuncio.

500 reais em Ratchet and Clanck, foi um put* bom negocio pra tu ahushusahuas (não que sejam jogos ruins, pelo contrario.)

e por favor, apresente mulheres bebidas e drogas pro seu amigo. ele ta precisando.
 

Kaiketsu_Zubat

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.325
Reações
45.847
Pontos
803
Sim para mim, porque eu uso esse padrão:

2 gerações após o lançamento= Retrô

Exemplo: Ps3 é Retrô porquê tem 2 gerações após seu lançamento, o PS4 durou 7 anos, e o próprio PS3 durou entre 7 ou 10 anos, então temos entre 14 e 20 anos aí, agora que temos o PS5 , o PS3 se torna "obsoleto" do ponto de vista tecnológico pois tem um período muito grande desde o seu lançamento até o lançamento da atual plataforma que é o PS5.

Então é mais ou menos por aí.

Tem uma exceção atualmente que é o Switch que apesar de ser um outro console lançado no meio de uma geração, ainda se enquadra nisso porque ele terá um tempo ainda de comercialização média de 7 anos, então logo o Wii U também será retrô porque terá um longo tempo desde o seu lançamento até o lançamento do sucessor do Switch.
E eu espero não estar errado, mas o Nintendo Switch se seguir à risca o padrão de encerrar com 7 anos, então o Wii U terá pelo menos 12 anos de lançado.
E por conta disso entra na (minha) regra de tempo para ser considerado retrô.
 

Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
To rindo muito pqp ahushiuahiuhuias

Cara, eu passo longe do mercado livre. sério. principalmente, que até nessas lojas de departamento tu ainda acha jogos pra esses consoles vendendo, hoje um pouco mais caro porque tudo ta mais caro, mas por um preço mais razoavel do que 120 no demons souls. pelo menos não tem RARO escrito no anuncio.

500 reais em Ratchet and Clanck, foi um put* bom negocio pra tu ahushusahuas (não que sejam jogos ruins, pelo contrario.)

e por favor, apresente mulheres bebidas e drogas pro seu amigo. ele ta precisando.
Para você como essa palavra "raru" tá ferrando a cabeça de muitos, esse mesmo colega tava querendo pegar o "last of us" do Ps3, por 100 reais, daí eu falei "bixo, porque você não pega o do PS4, que é BEM MAIS BARATO e melhor, remasterizado, com dlc", mas não adiantou, ele pegou porque essa edição do PS3 era "raru" por ser americana e vir com manualzinho.

Ele fez a mesmissima coisa com o a trilogia Uncharted: eu falei para ele pegar a trilogia do PS4, por ser remasterizado, vir com legendas e etc, daí ele preferiu pegar os 3 para o PS3, pagando quase 200tão por ser "raru" e vir com manualzinho.
 

Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
8.028
Reações
5.647
Pontos
1.164
Não, acredito que retro não só questão de tempo, mas tem todo o fator nostalgia, colecionismo, o quanto aquilo vira vintage. Hoje em dia galera ainda joga X360 e PS3 a rodo, acho que mais uns 10 anos pelo menos pra começar a ser retro.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.713
Reações
34.888
Pontos
903
Caramba, me lembrei que tenho um 360 parado. Alguém sabe se existe lugar que faz desbloqueio RGH ainda?
 

Polivalente

Bam-bam-bam
Mensagens
2.138
Reações
8.148
Pontos
453
fator nostalgia, colecionismo, o quanto aquilo vira vintage.
quem e como vai se decidir isso?
Hoje em dia galera ainda joga X360 e PS3 a rodo,
Dependendo da classe social, ainda tem muita criança e adolescente jogando ps2 "a rodo". isso nao pode ser parâmetro. Tempo de lançamento e outros dados são mais confiáveis.
 

Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
8.028
Reações
5.647
Pontos
1.164
quem e como vai se decidir isso?

Dependendo da classe social, ainda tem muita criança e adolescente jogando ps2 "a rodo". isso nao pode ser parâmetro. Tempo de lançamento e outros dados são mais confiáveis.
Quem decide é o mercado mesmo, com mods, controles novos, destraves novos, adaptaçoes de games, o fator de ser antigo ta longe de entrar na categoria retro, é só ver os consoles dos anos 90, controles novos, dreamcast recebendo port de games, flashcards saindo, pessoal fazendo games novos pra eles, isso é retro. PS3 e X360 ta longe disso, são consoles bem atuais tranquilamente.
PS2 tem gente jogando, mas com ctz absoluta deve ser uma fração dq é PS360, e muita gente que joga, ja joga sabendo que ele sim é um retro, ainda mais o FAT, colocando HD, procurando HD IDE, adaptador, trocando lente, usando destrave de cartao de memoria. Enfim, mas cada um acha uma coisa, pra mim PS360 ser retro, é piada de qm nasceu nos anos 2000 pra frente. Kkkkk
 

AlexHidanBR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.030
Reações
2.163
Pontos
709
Caramba, me lembrei que tenho um 360 parado. Alguém sabe se existe lugar que faz desbloqueio RGH ainda?
O meu tbm ta parado, apesar de ter destrave LT Ultimate, eu não tenho saco pra ficar gravando jogos em DVD-DL e tem jogo q eu quero jogar e nem posso por meio desse destrave (jogos live arcade).

Tem uma loja na santa ifigenia que faz, mas não lembro o nome agora. Só que acho que nem vou mais fazer RGH no meu pq não quero ficar sem a Live. Queria poder fazer dual boot, um jeito de bootar o 360 no modo 'normal" e no modo RGH, mas nem sei se isso existe
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.094
Reações
35.062
Pontos
1.054
PS2 tem gente jogando, mas com ctz absoluta deve ser uma fração dq é PS360, e muita gente que joga, ja joga sabendo que ele sim é um retro, ainda mais o FAT, colocando HD, procurando HD IDE, adaptador, trocando lente, usando destrave de cartao de memoria. Enfim, mas cada um acha uma coisa, pra mim PS360 ser retro, é piada de qm nasceu nos anos 2000 pra frente. Kkkkk

Engraçado é que você fala quase a mesma coisa que users de outros fóruns falavam no inicio da década passada(lá pra 2010-2012) quando alguém dizia que o PS1 era um console retro:

"Quem diz que PS1 é retro é abobado da geração loading que nasceu nos anos 90".

aiaiai :kkk

Anos e gerações passam, mas as conversas continuam as mesmas, tipo um looping. :klol
 

CJ*

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
561
Reações
861
Pontos
784
Pra mim depende da época do jogo. Se foi lançado no começo da geração eu já considero retrô, pois são jogos de "PS2" melhorados.

Mas os que saíram mais pro final ainda são bem jogáveis hoje em dia, comecei o Bioshock Infinite e é bom demais.
 

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.767
Reações
40.737
Pontos
1.053
Pela regra de "duas gerações atrás", sim. Mas pra mim eles ainda parecem muito recentes, aquela geração durou tanto tempo que daria pra dividir ela em duas.
Talvez os jogos do início daquela gen já tenham um "feeling" meio retrô, como o primeiro Uncharted que ainda era bem cru em comparação aos jogos seguintes, e alguns outros jogos como Heavenly Sword, Folklore, etc. Mas se você olhar pra jogos a partir da metade da gen, como The Last of Us, DMC reboot e outros, tanto no aspecto visual quanto em jogabilidade eles nem ficam muito distantes da geração PS4/Xone. Então não consigo ver estes como retrô.
 

young_retro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.073
Reações
6.318
Pontos
759
Sim para mim, porque eu uso esse padrão:

2 gerações após o lançamento= Retrô

Exemplo: Ps3 é Retrô porquê tem 2 gerações após seu lançamento, o PS4 durou 7 anos, e o próprio PS3 durou entre 7 ou 10 anos, então temos entre 14 e 20 anos aí, agora que temos o PS5 , o PS3 se torna "obsoleto" do ponto de vista tecnológico pois tem um período muito grande desde o seu lançamento até o lançamento da atual plataforma que é o PS5.

Então é mais ou menos por aí.

Tem uma exceção atualmente que é o Switch que apesar de ser um outro console lançado no meio de uma geração, ainda se enquadra nisso porque ele terá um tempo ainda de comercialização média de 7 anos, então logo o Wii U também será retrô porque terá um longo tempo desde o seu lançamento até o lançamento do sucessor do Switch.
E eu espero não estar errado, mas o Nintendo Switch se seguir à risca o padrão de encerrar com 7 anos, então o Wii U terá pelo menos 12 anos de lançado.
E por conta disso entra na (minha) regra de tempo para ser considerado retrô.

eu concordo bastante com o seu ponto. penso dessa forma. então de certa forma concordo que seja retro. mas, ao mesmo tempo, vejo muita gente jogando esses consoles. parecem muito modernos para o termo retro, saca?


Para você como essa palavra "raru" tá ferrando a cabeça de muitos, esse mesmo colega tava querendo pegar o "last of us" do Ps3, por 100 reais, daí eu falei "bixo, porque você não pega o do PS4, que é BEM MAIS BARATO e melhor, remasterizado, com dlc", mas não adiantou, ele pegou porque essa edição do PS3 era "raru" por ser americana e vir com manualzinho.

Ele fez a mesmissima coisa com o a trilogia Uncharted: eu falei para ele pegar a trilogia do PS4, por ser remasterizado, vir com legendas e etc, daí ele preferiu pegar os 3 para o PS3, pagando quase 200tão por ser "raru" e vir com manualzinho.

Meu deus. isso é preocupante em tantos sentidos cara ksksksk


Caramba, me lembrei que tenho um 360 parado. Alguém sabe se existe lugar que faz desbloqueio RGH ainda?

cara, se tu for do RJ tu acha nos marketplace de rede social ainda. em outros estados não sei dizer.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.713
Reações
34.888
Pontos
903
O meu tbm ta parado, apesar de ter destrave LT Ultimate, eu não tenho saco pra ficar gravando jogos em DVD-DL e tem jogo q eu quero jogar e nem posso por meio desse destrave (jogos live arcade).

Tem uma loja na santa ifigenia que faz, mas não lembro o nome agora. Só que acho que nem vou mais fazer RGH no meu pq não quero ficar sem a Live. Queria poder fazer dual boot, um jeito de bootar o 360 no modo 'normal" e no modo RGH, mas nem sei se isso existe
O meu também tem LT 3.0 mas o leitor tá indo pro saco, a fonte é uma genérica e gravar jogos pra 360 em mídia física é um troço chato demais, achar uma ISO boa, passar no abgx, gravar pelo imgburn, torcer pro jogo rodar ou não travar no meio...
 

young_retro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.073
Reações
6.318
Pontos
759
Engraçado é que você fala quase a mesma coisa que users de outros fóruns falavam no inicio da década passada(lá pra 2010-2012) quando alguém dizia que o PS1 era um console retro:

"Quem diz que PS1 é retro é abobado da geração loading que nasceu nos anos 90".

aiaiai :kkk

Anos e gerações passam, mas as conversas continuam as mesmas, tipo um looping. :klol

EXATAMENTE ISSO KAJSJKASJKASKJ porra, eu sou de 97, então a geração que eu vivi de fato foi final da quinta e da sétima em diante. meu primeiro console foi um meguinha da tectoy, que já era retro, mas mesmo la pros idos de 2006 eu via discussão com meu irmão mais velho e os amigos de que "ps1 já é velharia" "cara, não é tão velho assim"
 

Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
8.028
Reações
5.647
Pontos
1.164
Engraçado é que você fala quase a mesma coisa que users de outros fóruns falavam no inicio da década passada(lá pra 2010-2012) quando alguém dizia que o PS1 era um console retro:

"Quem diz que PS1 é retro é abobado da geração loading que nasceu nos anos 90".

aiaiai :kkk

Anos e gerações passam, mas as conversas continuam as mesmas, tipo um looping. :klol
Em 2010 o PS1 ja era retro com ctz, pelos fatores ja citados, mas como eu disse, cada um considera de uma forma, pro mercado, quanto mais pessoas considerarem PS360 retro, mas encarecem seu jogos e consoles. Por isso a coisa ta nojenta nesse ramo hoje em dia.
 

AlexHidanBR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.030
Reações
2.163
Pontos
709
O meu também tem LT 3.0 mas o leitor tá indo pro saco, a fonte é uma genérica e gravar jogos pra 360 em mídia física é um troço chato demais, achar uma ISO boa, passar no abgx, gravar pelo imgburn, torcer pro jogo rodar ou não travar no meio...
Sei como é... é um porre mesmo.

No meu caso o maior problema é torcer pro gravador não dar problema, pq ele da problema em TODAS as mídias q ele tenta gravar com exceção da Verbatim, que eu tenho ainda algumas pq comprei um pacote de 80 DVDs eu acho.

Mas é como eu falei cara, eu queria um dual boot, pq não queria tirar a live (o RGH tira a possibilidade de vc usar ou se conectar a Live) apesar q a essa altura tenha quase ninguém jogando online lá. Mas se vc quiser vá em frente procura aí no google "destrave RGH Santa Ifigenia" q eu tenho quase certeza q vc acha. Se vc não achar, eu lembro q no ML tem uma loja do Rio de Janeiro q "vende" o destravamento: vc tem q enviar seu console pelos correios pra eles e eles te enviam de volta já com o RGH + 1 pendrive com jogos (caso vc tenha enviado um pendrive junto) mas eu acho meio arriscado fazer dessa forma.
 

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.513
Reações
2.761
Pontos
703
Levando em conta o tipo de jogo que definiu a geração Ps360, eu diria que não. Mas, claro, também vai do que cada um vê como "retro". Pra mim, além de um estilo audio-visual, também se refere a uma época, onde justamente o que é chamado de "retro" hoje, era o normal.
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.094
Reações
35.062
Pontos
1.054
Em 2010 o PS1 ja era retro com ctz, pelos fatores ja citados, mas como eu disse, cada um considera de uma forma, pro mercado, quanto mais pessoas considerarem PS360 retro, mas encarecem seu jogos e consoles. Por isso a coisa ta nojenta nesse ramo hoje em dia.

Olha, eu lembro de um Top 10 do Screwattack que assisti em 2007, no vídeo eles citam o jogo Keith Courage, tbm dizem sobre o Turbografx e que não jogam em um há 15 anos. Eu lembro que quando assisti, eu achava 15 anos uma eternidade e pra piorar já estávamos na geração do PS360/Wii(3 gerações depois), então um Turbografx, Mega Drive e SNES já eram coisas pré históricas pra gente(mesmo que o Mega tenha parado de receber jogos em 2001 e o SNES em 2000, parecia que foi há uma eternidade tbm).

Sabe o que é mais engraçado de tudo? 15 anos é a idade do Xbox 360 atualmente. :klol

O Xbox 360 já era um zumbi em 2015(há 5 anos) e morreu no inicio de 2016, ou seja, o console já está morto há quase 5 anos.

O que eu quero dizer é que a gente vai envelhecendo e parece que o tempo vai ficando rápido, nossa noção de tempo muda e certas coisas parecem que aconteceram ontem, sendo que aconteceu há um booooom tempo... :klol

Então, quando eu era adolescente eu achava 15 uma eternidade, hoje já adulto eu acho que 15 anos foi ontem. Mas tbm tem aquele problema que a geração do PS2 e a geração passada duraram muito, se fosse que nem antigamente, já era pra estarmos na 10ª geração de consoles, e não a 9ª. Então causa essa confusão de que é algo recente.
 
Topo Fundo