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Tópico oficial [ Console Wars ] - [ 2022 a partir da página 370 !!! ]

fr3d

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Engenheiro de renderização da Epic impressionado com raytracing em Spiderman
Ter acesso de "baixo nivel" ao hardware vai permitir otimizações especificas e recursos exclusivos no PS5
En6OQBWW8AE_sz6

 

Navarone

Bam-bam-bam
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Quem tem tv 4k HDR no talo falou que sentiu a diferença brusca quando o jogo cai pra 1080P no series X os objetos ficam gigantes resolução muda e você sente o desconforto imediato.
 


Majima-San

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Vi agora há pouco esse video. Nos testes dele, o framerate do PS5 piorou, mas foi muito levemente, nenhum desastre, um dip aqui e acolá.

O update serviu pra abaixar a resolução do Series X, para reduzir o tearing e resolver os dips. No experimento particular dele, o defeito ainda permanece no console, não melhorou muito, apenas levemente.

Não mexeram na versão PS5, o fim do patch foi acrescentar os modos performance e quality, e tentar melhorar o framerate e o tearing do XBOX, através do decréscimo de resolução (scaling mais agressivo e frequente).

O PS5 tem efeitos Alfa melhores, mais densos e permanentes que no SeX, além da resolução, e o framerate final no footage dele ainda é melhor no console da Sony que no XBox, o Mean Frame é maior


155740



Mas mandaram bem no XBox, reduzir a resolução é muito mais benéfico que tearing.


Eu ainda não atualizaria a versão PS5, a não ser quem quer jogar no novo Quality Mode, piorou discretamente, mas piorou, então pra que?
 

XINTSUAI2

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Navarone

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Que golpe duríssimo na Microsoft
PS5 com tecnologias a frente do seu tempo .
 

XINTSUAI2

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Um user no Twitter deu uma resposta interessante para características de cada sistema (PS5/XsX) em relação a Ray tracing. Parece fazer sentido.

PS5 seria capaz de traçar mais raios.

155778

Então por exemplo, isso permitiria RT shadows mais precisas no PS5 (porque vc não sai rebatendo sombra), ou reflexões diretas mais precisas, porque vc simplesmente teria mais raios traçados na primeira reflexão.

Explicaria as RT Shadow mais precisas (COD) e a imagem refletida superior (WDL) do PS5.



Xbox seria capaz de calcular mais rebatimentos.

rt-mirror.png


Ou seja, apesar de em teoria o XsX ter menos raios traçados (gerando reflexões um pouco menos precisas), ele poderia calcular mais "ricochetes" dos traçados.

Isso explicaria por exemplo, porque WDL no Xbox tem um RT com uma qualidade de imagem um pouco inferior, mas refletindo mais coisas (poças faltando no PS5), pois seria a reflexão da reflexão.


---

É como venho falando, cada console tem suas "straights and weakness", e dependendo do que está rolando, pode fazer a balança pender para um lado para o outro.


 
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João Ritzel

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Vi agora há pouco esse video. Nos testes dele, o framerate do PS5 piorou, mas foi muito levemente, nenhum desastre, um dip aqui e acolá.

O update serviu pra abaixar a resolução do Series X, para reduzir o tearing e resolver os dips. No experimento particular dele, o defeito ainda permanece no console, não melhorou muito, apenas levemente.

Não mexeram na versão PS5, o fim do patch foi acrescentar os modos performance e quality, e tentar melhorar o framerate e o tearing do XBOX, através do decréscimo de resolução (scaling mais agressivo e frequente).

O PS5 tem efeitos Alfa melhores, mais densos e permanentes que no SeX, além da resolução, e o framerate final no footage dele ainda é melhor no console da Sony que no XBox, o Mean Frame é maior


Visualizar anexo 155740



Mas mandaram bem no XBox, reduzir a resolução é muito mais benéfico que tearing.


Eu ainda não atualizaria a versão PS5, a não ser quem quer jogar no novo Quality Mode, piorou discretamente, mas piorou, então pra que?
Mas ouvi que antes do Patch a resolução mínima no PS5 no modo performance era ainda maior....e agora baixaram para 1360p ....e em alguns momentos aparecem quedas de frames onde não acontecia.Será.que.essa descida da resolução na versão PS5 foi para sanar um pouco o Tearing que ainda existia mesmo que pouco?

No caso do XSX a mínima caiu para 1080p.
 

XINTSUAI2

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Mas ouvi que antes do Patch a resolução mínima no PS5 no modo performance era ainda maior....e agora baixaram para 1360p ....e em alguns momentos aparecem quedas de frames onde não acontecia.Será.que.essa descida da resolução na versão PS5 foi para sanar um pouco o Tearing que ainda existia mesmo que pouco?

No caso do XSX a mínima caiu para 1080p.
Tearing n era um problema no PS5, pra mim tem cláusulas de paridade, que deve envolver % máximas de distância entre os dois sistemas.
 

Majima-San

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Mas ouvi que antes do Patch a resolução mínima no PS5 no modo performance era ainda maior....e agora baixaram para 1360p ....e em alguns momentos aparecem quedas de frames onde não acontecia.Será.que.essa descida da resolução na versão PS5 foi para sanar um pouco o Tearing que ainda existia mesmo que pouco?

No caso do XSX a mínima caiu para 1080p.

Vá saber.

Tearing era raro, e restrito na maior parte das vezes ao topo da tela.

Tem que ver o que aprontaram, eu não atualizaria
 

nominedomine

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O primeiro jogo nextgen exclusivo, feito com tempo o suficiente para tirar proveito de todos esses recursos vai ser algo absurdo. Talvez seja God of War Ragnarok caso ele não seja crossgen, se não for, deve ser o próximo jogo da ND.

Na geração atual eu considero que Uncharted 4 foi o primeiro jogo que beirou o inacreditável em termos do que conseguiram fazer com o hardware do PS4 (The Order 1886 também era incrivelmente bonito, mas era um jogo muito mais limitado).

Multis vão ficar nessa de paridade, é possivel ver isso até mesmo pelo fato de nenhum deles ter tido os loadings curtos que Spider-man Miles Morales teve, o que mostra que não estão fazendo uso direito nem das funcionalidades mais básicas do console.
 

Lino Germano

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Um user no Twitter deu uma resposta interessante para características de cada sistema (PS5/XsX) em relação a Ray tracing. Parece fazer sentido.

PS5 seria capaz de traçar mais raios.

Visualizar anexo 155778

Então por exemplo, isso permitiria RT shadows mais precisas no PS5 (porque vc não sai rebatendo sombra), ou reflexões diretas mais precisas, porque vc simplesmente teria mais raios traçados na primeira reflexão.

Explicaria as RT Shadow mais precisas (COD) e a imagem refletida superior (WDL) do PS5.



Xbox seria capaz de calcular mais rebatimentos.

rt-mirror.png


Ou seja, apesar de em teoria o XsX ter menos raios traçados (gerando reflexões um pouco menos precisas), ele poderia calcular mais "ricochetes" dos traçados.

Isso explicaria por exemplo, porque WDL no Xbox tem um RT com uma qualidade de imagem um pouco inferior, mas refletindo mais coisas (poças faltando no PS5), pois seria a reflexão da reflexão.


---

É como venho falando, cada console tem suas "straights and weakness", e dependendo do que está rolando, pode fazer a balança pender para um lado para o outro.



Sei não... Pra mostrar o RT do X no Watch dogs tinha uma Gif do drone voando em frente a janelas espelhadas, em ângulo de 90. Ambas se refletiam mas não perpetuavam na outra o reflexo que continham. Era pra isso acontecer se houvesse cálculo de dois rebatimentos.
 
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Legaia

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É galera.. resolução do Xbox séries x foi reduzida chegando 1188p em algumas cenas para ficar nos 60 fps.. já ps5 a resolução se mantém alta (1440p)

Já séries S cai para 720p para manter 60 fps em algumas cenas



  • O modo de desempenho em XSS em 60fps foi possível reduzindo a resolução para 720p mesmo que seja em torno de 800p no jogo, às vezes caindo para 720p.
  • Às vezes, mesmo em 720p em XSS, há quedas de quadros no modo de desempenho.
  • A taxa de quadros do XSS é melhor que a do XSX antes do patch, mas ainda pior do que a do PS5.
  • À primeira vista, a versão PS5 não mudou muito após o patch, a única mudança perceptível está nas primeiras cenas onde a taxa de quadros cai um pouco em comparação com a versão base.
  • Taxa de quadros sólida no XSX, o tearing sempre ocorre durante uma mudança repentina de câmera.
  • Esta melhoria na taxa de quadros e tearing ocorre às custas de uma resolução mais baixa no XSX, que vai de 1440p a 1188p, o que não é o caso do PS5.
  • O modo de qualidade é bom para quem não precisa de 60fps.
  • O modo de qualidade está em 4K nativo que está no PS5 ou XSX em 30fps, eles não notaram nenhuma queda de taxa de quadros neste modo.
  • Problemas de câmera (travamentos) não foram corrigidos no Xbox e no PC.


 
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Tio do Rio

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É galera.. resolução do Xbox séries x foi reduzida chegando 1188p em algumas cenas para ficar nos 60 fps.. já ps5 a resolução se mantém alta (1440p)

Já séries S cai para 720p para manter 60 fps em algumas cenas







  • O PS5 não mudou muito após a atualização, a única mudança perceptível é na primeira cena, onde o jogo cai mais alguns fps do que no patch de lançamento.
  • FPS sem falhas e waaaaaay menos tearing nas cenas no XSX, apenas um punhado e principalmente devido à mudança abrupta de câmera, essa melhoria veio porque:
  • A resolução do botão inferior para o XSX mudou, antes era 1440P e agora é 1188p, que foi a sugestão do DF para corrigir o tearing / frame drops e funcionou!
  • Modo de qualidade adicionado, uma boa e agradável adição para aqueles que não '' precisam '' dos 60FPS.
  • O modo de desempenho para o 60 Series S adicionado, com a resolução mais baixa sendo 720P e roda em torno de 800P na jogabilidade, quedas para 720 não são incomuns.
  • O modo de desempenho no S funciona bem, mas quedas de FPS acontecem, por exemplo na cena Torch e em outras cenas até mesmo em 720P, o que mostra outros gargalos além da GPU.
  • Uma adição muito boa no geral, já que foi inesperada.

Resumo: passa o lápis e fecha a conta que esse ainda é do PS5.
 
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