O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Kabum aciona Justiça para que app verificador de preços não funcione em sua loja [Possível plotwist pag. 3]

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
Vc não tem coisa melhor pra fazer durante o banho, não?

tinha, mas vc não apareceu pra eu esfregar suas costas

#xatiado

Acho que não é questão de não estar em promo, e sim que eles aumentaram o preço absurdamente pra quando entrar na Black Friday eles venderam pelo preço de sempre só que como se fosse desconto.

Foi o que eu mais vi nessa BF na Kabum. As placas de vídeo apareciam em promoção mesmo (As vezes com uns 5% de desconto em cima do preço normal, só que com a loja dizendo que era 20~30~40%), e logo em seguida quando acabava o estoque da promoção, elas ficavam com um preço absurdo. Placa que o preço normal sempre foi 2k, sendo vendida em promoção por 1900~1950, "voltava ao normal" por 2600~2800 reais.

Eu não acho que isso tudo é só por questão de "dados errados" igual uns estão falando aí, porque todas as extensões que eu usava pararam de funcionar. Eu só fiquei sabendo dessa história porque a minha do Reclame Aqui e uma outra parou de funcionar e fui olhar no Twitter, aí que vi esse treco do rato (Nem sabia que ele tinha uma extensão também).

tipo todo ano acontece com várias lojas

vendas de black friday acho que já são o 2° maior volume de vendas do ano, só perdendo pro natal

e muito é do que o o colega que citei abaixo falou

Posso estar errado, mas pelo que eu sei os fornecedores não fazem "black friday", tem que estar vivendo em Nárnia pra achar que alguma loja em sã consciência vai sacrificar a margem de lucro pra dar um desconto alto em algum produto. Pelo menos quando eu trabalhei em loja o fornecedor não dava desconto em épocas de black friday, natal, dia das crianças, etc.

black friday originalmente não era vender produtos com pequenas avarias com desconto grande? isso lá fora

tinha um papo sobre os comerciantes darem descontos altos como agradecimento aos clientes pelas vendas do ano e tal, mas nunca abracei mto isso não
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
tipo todo ano acontece com várias lojas

vendas de black friday acho que já são o 2° maior volume de vendas do ano, só perdendo pro natal

e muito é do que o o colega que citei abaixo falou

black friday originalmente não era vender produtos com pequenas avarias com desconto grande? isso lá fora

tinha um papo sobre os comerciantes darem descontos altos como agradecimento aos clientes pelas vendas do ano e tal, mas nunca abracei mto isso não
Sim, todo mundo sabe que isso acontece. É o famoso metade do dobro.

Só que cada ano que passa isso está sendo mais e mais ostracizado porque hoje está mais fácil acompanhar o histórico de preços, além dos sites que "auditam" as promoções.

Quem faz isso hoje em dia tem mais é que se foder mesmo, tanta ferramenta de análise por aí e os caras insistem nisso. A Kabum antigamente sempre defendia a "Black Friday" de verdade. Lembro que antigamente a treta era que eles limitavam o estoque dos produtos bons e aí o que ficava realmente com desconto e estoque eram as porcarias encalhadas.

Sobre Black Friday, não tem relação com vender produto avariado nem nada. As lojas fazem promoção mesmo, elas cortam a margem de lucro mas vendem quantidades muito maiores de produto. Como é uma época com grande densidade de vendas, vale muito a pena cortar a margem de lucro pra girar o capital muito mais rápido que nas outras épocas. É como se fosse um contrato de venda: tem um dia específico que eles sabem que vai ter uma procura enorme por produtos (E muita oferta também) e por isso os lojistas juntam os estoques pra esvaziar no dia. Lá fora é assim.

No Brasil tem milhões de motivos pra Black Friday não ser 1/10 do que é lá fora. País fodido pra variar.

CDC a parte, os caras, obviamente, tem a liberdade pra não dar desconto real nem nada. Compra quem quer. O problema é fazerem isso e agora quererem proibir os outros de mostrar que os descontos não são reais e ficarem querendo calar quem está expondo a bullshit. Tem que ter a reputação manchada mesmo.
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
55.868
Reações
104.808
Pontos
1.824
O que tu nao percebe eh que se trata da mesma coisa, que eh enganar o consumidor pra vender. No caso da empresa aerea, se o tempo esta ruim e impede o voo, ela nem paga indenizacao, pq nao eh culpa dela. So que as empresas aereas nao atrasam voos por isso, eh bem raro de isso acontecer. Atrasam por falhas tecnicas, irresponsabilidades e ai sim sao condenadas. Nao existe negocio baseado em fraude. A enganacao da kabum eh dizer que esta dando, suponhamos, 50% de desconto, ai vai o leigo e vendo essa chamada, se interessa um produto que ele muitas vezes NEM COMPRARIA, compra pq “porra, uma promocao de 50% de desconto nao posso deixar passar” ai ele toma no cu. Entao eh sim uma enganacao, uma fraude. O ponto eh esse. E se pensarmos que tudo bem enganar pra poder vender pq o produto eh teu, entao toda sorte de enganacao seria permitida, como por exemplo, tu comprar um produto e o vendedor te enganar ao omitir um defeito oculto dele que tu so vai perceber depois de um tempo.

Enfim, o ponto eh esse: enganar o consumidor. Esse eh o erro. E no caso da kabum, pior ainda pq ainda quer censurar quem expoe a fraude dela.

E eh isso. Abracos.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk




Defeito oculto também não tem nada a ver, até a loja pode ser vítima disso, defeito oculto já é com o fabricante.
Existe Recall para isso e se não fizer o Recall, besta quem ainda continua comprando o mesmo produto defeituoso.
Lembro que tinha Xbox 360 dando defeitos a rodo, e ainda tinha gente que ainda comprou 2 ou 3 vezes, o mesmo console sabendo dos defeitos, se tivesse parado no primeiro, não teriam perdido mais dinheiro.

Mesmo assim não tem essa, ninguém é obrigado a comprar nada, o consumidor não é um atrasado mental, sabe muito bem o que está fazendo, se não consegue resistir a uma promoção, meu deus, não sei como esse indivíduo consegue viver.
Engana se, se a empresa pagando uma indenização, por que um bebezão foi impulsivo, se ela não vai amortecer isso nos consumidores.




 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
55.868
Reações
104.808
Pontos
1.824
23:59 - Viva o livre mercado!

00:00 - #Kabumcovarde



Por isso que essa pocilga não vai pra frente, a empresa não pode fazer o que quiser com os produtos dela.
Sempre tem alguém pra pedir a intervenção do Paizinho Estado.

Enquanto isso lá fora, as economias livres estão de vento em popa, as latrinas intervencionistas, com a economia na sargenta.
 


Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.400
Reações
91.668
Pontos
1.353
do meu ponto de vista:
-> a loja vende pelo valor que quiser. Se não é item totalmente necessario pra vida ou morte (comida ou remédio), só compra quem quer. Sua mãe não vai morrer se voce não adquirir na exata ultima sexta-feira de novembro a nova GPU do mercado.
-> dependendo do ponto de vista, tecnicamente não é propaganda enganosa, ja que na loja deles, eles cobram bem mais caros e na black friday eles cobram o tanto que a concorrencia.
-> não é porque esta a venda que o consumidor é obrigado a comprar, a internet existe para todos que acessam o Kabum, menos de 1min no google ve que tem coisa errada no que quiser comprar, caso o preço não condiza com o anuncio. Mesmo sem app nem nada.
-> Black Friday não é nem cultura brasileira, surgiu recentemente, e nem na gringa se ve tanto desconto "assim". Não tem porque achar que as lojas são obrigadas a dar descontos nesse dia, a porcaria do nome do dia nem em pt-br é pro tanto que é sem sentido cobrar alguma coisa de qualquer um no território brasileiro.
-> Caso queira comprar algo que ta na promoção da metade do dobro, espere 1 semana, não vai cair o pau de ninguém se esperar.
-> kabum esta errada, obviamente caso a versão do criador do app em questão seja 100%, oque ainda não se sabe, ele ta ganhando MUITO com essa polemica, só nisso ja coloca um grau de desconfiança na real versão dos fatos narrados por ele. Claro que ele pode ter sido transparente, mas né.... Se não se pode confiar em uma loja com dezenas/centenas de pessoas, porque pode confiar em 1 pessoa só?
-> kabum peidou azedo no elevador que leva ao topo da Sky Stree cheio de gente e gritou "FUI EU!!!!" com essa liminar.
 
Ultima Edição:

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Por isso que essa pocilga não vai pra frente, a empresa não pode fazer o que quiser com os produtos dela.
Sempre tem alguém pra pedir a intervenção do Paizinho Estado.

Enquanto isso lá fora, as economias livres estão de vento em popa, as latrinas intervencionistas, com a economia na sargenta.
Mas até onde eu sei, essa hashtag começou porque quem foi pedir intervenção do Estado foi a Kabum...

As extensões de análise de preço era uma maneira que os consumidores acharam pra vigiar os preços mais facilmente.

Não sei bem se no caso das outras extensões também foi por pedido na justiça, mas nenhuma delas está funcionando também.

Eu acho 100% válido xingar a Kabum por isso.
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.400
Reações
91.668
Pontos
1.353
sério mesmo,
pode ser promoção de black friday. de "ano novo" (essa tem umas boas no território qeu eu resido),
promoção de cupom de desconto de funcionario,

qualquer coisa que eu "va me custar o equivalente ao valor monetario que me faz refletir sobre o gasto",
eu gasto uns minutos no google dando uma olhada, isso antes da compra, pra não dizer que eu eu costumo monitorar semanas/meses.

O cara vai la gastar 1000~5000 mil reais em algo superfluo (qualquer coisa que não seja extritamente pra sobrevivencia ou aprendizado é superfluo), em algo e não se da ao trabalho de perder 1min no Google?
sério mesmo que a loja é culpada por querer lucrar com gente trouxa a esse ponto?
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
55.868
Reações
104.808
Pontos
1.824
Mas até onde eu sei, essa hashtag começou porque quem foi pedir intervenção do Estado foi a Kabum...

As extensões de análise de preço era uma maneira que os consumidores acharam pra vigiar os preços mais facilmente.

Não sei bem se no caso das outras extensões também foi por pedido na justiça, mas nenhuma delas está funcionando também.

Eu acho 100% válido xingar a Kabum por isso.



Sim, quanto a isso eu concordo totalmente (apesar de não saber quem está falando a verdade ainda).
Mas entrar na justiça é coisa de covarde mesmo (se a história se confirmar mesmo).

O que eu discordo é a opinião da galera, de que a empresa não pode usar a estratégia que bem entender, pra vender seus produtos, já que ninguém é obrigado a comprar.

 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
55.868
Reações
104.808
Pontos
1.824
sério mesmo,
pode ser promoção de black friday. de "ano novo" (essa tem umas boas no território qeu eu resido),
promoção de cupom de desconto de funcionario,

qualquer coisa que eu "va me custar o equivalente ao valor monetario que me faz refletir sobre o gasto",
eu gasto uns minutos no google dando uma olhada, isso antes da compra, pra não dizer que eu eu costumo monitorar semanas/meses.

O cara vai la gastar 1000~5000 mil reais em algo e não se da ao trabalho de perder 1min no Google?
sério mesmo que a loja é culpada por querer lucrar com gente trouxa a esse ponto?




Os consumidores não sabem o que fazem.
Alguém precisa pegar na mãozinha deles.:klol:kcopa

 

jackjone

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.817
Reações
47.348
Pontos
1.053


Defeito oculto também não tem nada a ver, até a loja pode ser vítima disso, defeito oculto já é com o fabricante.
Existe Recall para isso e se não fizer o Recall, besta quem ainda continua comprando o mesmo produto defeituoso.
Lembro que tinha Xbox 360 dando defeitos a rodo, e ainda tinha gente que ainda comprou 2 ou 3 vezes, o mesmo console sabendo dos defeitos, se tivesse parado no primeiro, não teriam perdido mais dinheiro.

Mesmo assim não tem essa, ninguém é obrigado a comprar nada, o consumidor não é um atrasado mental, sabe muito bem o que está fazendo, se não consegue resistir a uma promoção, meu deus, não sei como esse indivíduo consegue viver.
Engana se, se a empresa pagando uma indenização, por que um bebezão foi impulsivo, se ela não vai amortecer isso nos consumidores.





Cara, vc esta fazendo ilacoes totalmente erradas. Quem te disse que so existe defeito oculto vindo de fabricante? A loja pode ate te vender uma parada consertada como nova. E ai? Pode te vender uma parada que ja deu defeito e te dizer que ta nova. E nao so loja, se tu comprar algo usado e o cara te esconder um defeito, isso tb eh vicio oculto.

O problema eh que tu quer legitimar uma fraude, uma enganacao, mas apenas essa do caso, as outras nao. Ocorre que se teu pensamento eh: O VENDEDOR PODE ENGANAR O CLIENTE PQ O PRODUTO EH DELE, entao ele pode fazer qualquer tipo de enganacao pq o produto eh dele, nao so essa de fingir ter desconto. Ele pode te vender algo com vício oculto, algo usado como novo, algo quebrado, ele pode ate te vender um ps5 e te mandar um tijolo, afinal, tua linha de pensamento eh que o vendedor pode enganar o consumidor pq o produto eh dele. O problema eh que tu quer limitar esse “poder de enganacao” a este caso, quando ele pode ser usado pra qualquer coisa.

Nao existe espaco pra enganacao em negocios. Nao existe negocio licito mediante fraude, quando uma parte eh enganada.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
A única coisa que comprei nessa Black Frauday foi uma sapateira na Mobly, e 16 vinhos na Evino...
:klol
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.488
Reações
32.690
Pontos
1.048
Só vou falar algo aqui, pois tem gente passando vergonha. Vou dar um exemplo dos USA, capital mundial do capitalismo e livre mercado.

Qualquer prática lá anti-consumidor dá multa bilionária pras empresas e cadeia de décadas pra diretoria. Por isso o livre mercado lá funciona: as empresas lá desde sempre tentam agradar o consumidor como pode, elas brigam é entre elas.

Aqui no Brasil as empresas se juntam pra tentar lesar o consumidor como puderem pois nada acontece feijoada. Por essa mentalidade tupiniquim, temos sim que ter mecanismos de defesa, pois nessa relação o consumidor é o economicamente fraco.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.147
Reações
35.300
Pontos
1.053
que as lojas aumentam pra depois dar desconto é sabido, na verdade nem aumentam, o preço original é 1000 (exemplo) e vendem por 800, depois 900, depois 700, voltam pra 900, etc.
Visualizar anexo 155772
Postaram num outro fórum essa imagem

bem, Americanas/Submarino e companhia tiveram mais de 35 milhões de multa e o pessoal baba ovo pro Ame (que nem é desconto de verdade).

155807

MagLu 41 milhões de multas

155809

enfim a hipocrisia .....
 
Ultima Edição:

Giggity

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.378
Reações
5.564
Pontos
984
Só vou falar algo aqui, pois tem gente passando vergonha. Vou dar um exemplo dos USA, capital mundial do capitalismo e livre mercado.

Qualquer prática lá anti-consumidor dá multa bilionária pras empresas e cadeia de décadas pra diretoria. Por isso o livre mercado lá funciona: as empresas lá desde sempre tentam agradar o consumidor como pode, elas brigam é entre elas.

Aqui no Brasil as empresas se juntam pra tentar lesar o consumidor como puderem pois nada acontece feijoada. Por essa mentalidade tupiniquim, temos sim que ter mecanismos de defesa, pois nessa relação o consumidor é o economicamente fraco.
Passando pra engrossar o coro, mas com a perspectiva da Europa.

Já trabalhei (e trabalho) no time de TI do depto. de preços/promoções de dois grandes e-commerce europeus, e a gente gerencia promoções com a legislação do consumidor no bolso.

Por exemplo: na Bélgica, existe uma lei específica falando qual valor pode ser usado quando varejistas anunciam promoções "De X euros - Por X euros". O "De" não pode ser um valor arbitrário: pode ser, no máximo, o maior valor registrado nos últimos X dias.
Se a empresa violar essa regra tentando induzir o consumidor ao erro, o governo pode enfiar uma multa fudida.

Onde trabalho atualmente, existe um departamento inteiro dedicado a lidar com a legislação de preços ao consumidor em cada país que a gente atua, porque dependendo do lugar, dá muita merda se violarmos alguma lei.

Como resultado, as empresas aqui focam em ganhar os cliente de outras formas (negociação agressiva com fabricantes, elasticidade de preço, redução de custo, etc.).
Enquanto isso, no Brasil, a tentativa de ludibriar o consumidor é a maneira mais comum de tentar lucrar.
 
Ultima Edição:

Alberon

YouTube Player
Mensagens
55.868
Reações
104.808
Pontos
1.824
que as lojas aumentam pra depois dar desconto é sabido, na verdade nem aumentam, o preço original é 1000 (exemplo) e vendem por 800, depois 900, depois 700, voltam pra 900, etc.


bem, Americanas/Submarino e companhia tiveram mais de 35 milhões de multa e o pessoal baba ovo pro Ame (que nem é desconto de verdade).

Visualizar anexo 155807

MagLu 41 milhões de multas

Visualizar anexo 155809

enfim a hipocrisia .....





Tá explicado por tudo é tão caro.
O pessoa acha que a empresa vai tankar essas multas.:klol
Vai repassar para o produto.

Ainda querem comparar Primeiro mundo, onde existe existe liberdade econômica com essa latrina suja que é contra quem empreende.

pq dessa vez envolveram o estado na coisa.
no caso a propria loja pediu a intervenção.



Sim, a Kabum se queimou por meter o rabo sujo do Estado no meio, nesse ponto concordo totalmente contigo.
Empresa que se envolve com o Estado é tão podre quanto.

Novamente a questão que eu estava discordando, era sobre a empresa poder ter a liberdade de mexer em seus preços, da maneira que bem entender, inclusive sim, pra tentar pegar o consumidor (nem que seja mentindo).
Consumidor não nem um bobinho inocente pra não se tocar de nada.




 

Vim do Futuro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.870
Reações
64.018
Pontos
553
Só vou falar algo aqui, pois tem gente passando vergonha. Vou dar um exemplo dos USA, capital mundial do capitalismo e livre mercado.

Qualquer prática lá anti-consumidor dá multa bilionária pras empresas e cadeia de décadas pra diretoria. Por isso o livre mercado lá funciona: as empresas lá desde sempre tentam agradar o consumidor como pode, elas brigam é entre elas.

Aqui no Brasil as empresas se juntam pra tentar lesar o consumidor como puderem pois nada acontece feijoada. Por essa mentalidade tupiniquim, temos sim que ter mecanismos de defesa, pois nessa relação o consumidor é o economicamente fraco.
Caso prático, aqui na minha região: Já tivemos fraude no leite e na água mineral. Sendo que no caso da água, de torneira, os empresários já haviam cometido o crime uma primeira vez e estavam com mil e um recursos. Daí, enquanto a justiça levava 7/8 anos pra julgar, eles criaram uma nova empresa e repetiram a fraude.

Já aconteceu comigo de estar escolhendo queijo na prateleira do mercado e encontrar embalagem lacrada e com mofo por dentro. E duas vezes! E nas 2 vezes era queijo da mesma marca. Então parece que o problema é no laticínio, não no mercado. E também já tive problemas com iogurte dessa mesma fábrica. Hoje eu não compro mais nada deles.

Também acho engraçado o pessoal focar apenas em lojas de eletrônicos. Esse é o menor dos problemas. Quero ver se alguém aqui leva o pai/mãe numa clínica e a mesma finge fazer um exame, que não faz, e depois aplica um placebo, cobrando como se fosse um remédio caríssimo. Fica de boa enganar o paciente?????
 
Ultima Edição:

Bucelacha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.576
Reações
8.721
Pontos
809
Tudo hoje em dia é épico.
Tudo está em promoção permanente.
Tudo tem 100% OFF.
Tudo é gourmet.

E faz anos que começaram a ter "November black". Logo mais, Ano black. Que nada mais é do que o que já existe: """""Promoção"""""" o ano todo.

Sempre a mesma idiotice. Os termos que vem para diferenciar a qualidade, acabam-se tornando o padrão pois ninguém quer ficar pra trás.

fik cu deus ai parça
 

HuezinXD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.814
Reações
16.530
Pontos
803
Foda é o Brasil ter que se trabalhar muito pra comprar qualquer coisa de modo geral que em países desenvolvidos tu atinge de forma bem simples.
 

-Mauricio

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.863
Reações
6.460
Pontos
703
Várias lojas já estão burlando essas ferramentas que comparam preços e mostram o histórico. Algumas eu não duvido que são patrocinadas ($$).

Por exemplo, Zoom e Buscapé agora são do mesmo grupo. E a ferramenta está cada dia pior.

JaCotei não tem histórico de inúmeros produtos comuns.

E as lojas, como magazine luiza, colocam umas descrições no nome do produto, que dificultam a análise de algumas ferramentas.

E se formos analisar a BlackFraude, nenhuma loja é santinha. Quem lembra do início dessa BlackFraude no Brasil com certeza lembra que a fraude era bizarra e todas as grandes lojas faziam isso, com todos os produtos, sem vergonha na cara. Tanto que atualmente a BlackFraude é muito, mas muito diferente das BlackFraudes entre 2010 e 2013. Hoje são descontos baixos (10% - 15%) em quase todos os produtos, antigamente eram descontos altíssimos (60%, 80%) em alguns poucos produtos. Mas por q eram altos? Metade do dobro!
 

Guirdo

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
2.711
Reações
3.708
Pontos
1.284
Tem muita gente que não entendeu que o problema não foi o "tudo pela metade do dobro" mas a Kabum entrar com um pedido pro papai estado para bloquear uma ferramenta que ajuda o consumidor a não ser enganado por isso...
 
Topo Fundo