O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial do Ex-Presidente Jair Messias Bolsonaro ( 2018-2022)

Qual será a moeda nova agora com Bolsonaro?

  • BOLSOS

    Votes: 104 12,4%
  • MITOS

    Votes: 188 22,4%
  • PITÚS

    Votes: 75 8,9%
  • BOLSONAROS

    Votes: 54 6,4%
  • TALKEIS

    Votes: 192 22,8%
  • NIÓBIOS

    Votes: 60 7,1%
  • HELENÕES

    Votes: 23 2,7%
  • COISOS

    Votes: 41 4,9%
  • JAIRES

    Votes: 12 1,4%
  • BONOROS

    Votes: 92 10,9%

  • Total voters
    841
  • Poll closed .

Hobgoblin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.975
Reações
26.550
Pontos
754


Homeschooling aprovado na Câmara Legislativa do DF. 1° lugar do Brasil a regulamentar o ensino domiciliar. Parabéns aos 12 deputados que disseram SIM ao Homeschooling. Agora seguiremos trabalhando p/ aprová-lo na Câmara dos deputados.




Video intitulado "Xiaomi é o futuro" mostra como é vantajoso elogiar a ditadura chinesa




Documento criminoso da ONU, financiado pela Noruega, propõe obrigatoriedade de educação e indução de comportamento sexual para crianças em ambientes escolares, de lazer e nos lares, e faz a glamourização da prostituição infantil.





tradução
O reprocessamento agudo do estudo de Boulware sobre profilaxia pós-exposição à hidroxicloroquina mostra que os dados realmente apontam para um tratamento rápido, reduzindo o risco em 42%.
 

constatine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.524
Reações
88.293
Pontos
1.244
Queria ver esse "debatedor" debatendo 10 minutos com o Bene Barbosa.
Quanto ao outro, gostaria de saber qual sua história na polícia. Onde trabalhou, de quais operações participou, quem prendeu... São questões pertinentes.

Lembra dos protestos antifascista que teve, onde tinha ANTIFA fechando passagem de carros e intimidando mulheres ao volante, onde um encapuzado armado foi flagrado, pois bem, dizem que era um tal policial ai intimando os carros a darem ré, para acabar com o protesto bolsominion nazista e antidemocráticos.
 

Hoitoessinkuentayceiz

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.410
Reações
4.150
Pontos
964
Este Paulo Figueiredo está foragido nos EUA ou foi inocentado do que pesava sobre ele em relação ao caso do Trump Hotel no Brasil?

Estranho, havia sumido, e agora voltou como comentarista da Jovem Pan
 

constatine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.524
Reações
88.293
Pontos
1.244
Daniela Maia será presidente da RioTur no governo Eduardo Paes
Filha de Cesar Maia e irmã gêmea de Rodrigo Maia, Daniela Maia é muito bem conectada e respira política desde o ventre. Será a 1ª mulher a presidir a RioTur
Rodrigo-Maia-e-Dani-Maia-696x496.jpg


Filha de Cesar Maia (DEM), irmã gêmea de Rodrigo Maia (DEM) e amiga desde a juventude de Eduardo Paes (DEM), a bela Daniela Maia deve ser a próxima presidene da RioTur. É claro que o apadrinhamento politico ajuda, mas está longe de ser o único motivo.

Dani, como é chamado pelos próximos, tem 50 anos mas respira política desde que nasceu no Chile, quando o pai estava exilado. E sempre serviu como conselheira política do pai, e foi uma das responsáveis pelo show do Rolling Stones em 2006 na praia de Copacabana. Além de ter sido responsável por campanhas tanto de Cesar, quanto de Rodrigo.

Mãe de 3 filhos, com o saudoso empresário Luiz Felipe Maciel, o Formiga, Dani também é muito relacionada, efeito de por 16 anos ser filha do prefeito do Rio, somado com as conexões de Formiga, que faleceu em 2011 e ser irmã do presidente da Câmara. O que sem dúvida deve ajudar muito a presidir a RioTur, que na gestão Crivella foi motivo até de pedidos de impeachment do futuro ex-prefeito e investigações no chamado QG da Propina.

Atualmente Daniela Maia é responsável pela bebida anti-oxidante Emaqui, e até recentemente era proprietária do QuiQui, quiosque de sucesso em São Conrado. E sua futura nomeação é mais um passo na diversidade prometida por Eduardo Paes em seu 1º escalão, será a 1ª mulher a presidir a RioTur.









PF faz maior apreensão de cocaína do RJ: 2,5 toneladas; um PM é preso

PF apreende cerca de 2,5 toneladas de cocaína em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro - Divulgação/Polícia Federal

PF apreende cerca de 2,5 toneladas de cocaína em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro

A PF (Polícia Federal) apreendeu na noite de ontem cerca de 2,5 toneladas de cocaína em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Segundo o órgão, é a maior apreensão de cloridrato de cocaína — forma mais pura e valiosa da droga — já realizada no estado do Rio de Janeiro.

Dois suspeitos foram presos, entre eles um policial militar de folga. Ele fazia a segurança do local em que a droga estava armazenada, de acordo com a PF. Com o PM, foram apreendidas duas armas sem registro — uma pistola e um revólver, além de um rádio comunicador.


As substâncias encontradas foram submetidas ao laudo pericial criminal preliminar e o resultado foi positivo para cocaína.

A droga apreendida foi encaminhada à Superintendência da Polícia Federal no Rio e a pesagem registrada foi de 2,466 toneladas.
 

Mustafa90

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.428
Reações
18.685
Pontos
503
G1 - Globo: Conta de luz terá cobrança extra a partir desta terça-feira, decide Aneel.



Pois é, o horário de verão foi extinto e agora aumentam a conta de luz. Não sei dos detalhes técnicos e financeiros, mas até onde eu sei o horário de verão é uma maneira de diminuir o consumo de energia elétrica. Pq foi cancelado? alguem recorda o motivo?
 


Baneman

Discípulo de São Jorge
VIP
Mensagens
16.658
Reações
30.516
Pontos
1.253
Pois é, o horário de verão foi extinto e agora aumentam a conta de luz. Não sei dos detalhes técnicos e financeiros, mas até onde eu sei o horário de verão é uma maneira de diminuir o consumo de energia elétrica. Pq foi cancelado? alguem recorda o motivo?
Argumentaram que o CxB do horário de verão não era interessante, o stress que causava não compensava a economia de energia.

 

Okira

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.652
Reações
65.290
Pontos
1.494
Pois é, o horário de verão foi extinto e agora aumentam a conta de luz. Não sei dos detalhes técnicos e financeiros, mas até onde eu sei o horário de verão é uma maneira de diminuir o consumo de energia elétrica. Pq foi cancelado? alguem recorda o motivo?

Porque os relatórios mostravam que não compensava mais. A distribuição de consumo mudou demais nos últimos anos, inviabilizando sua existência.
O problema desse país com a energia é falta de gestão e vergonha na cara de alguem querer fazer alguma coisa. Um bando de b*sta parasita que nunca fizeram nada e só mamam no ministério criado justamente para arrumar isso.
 

Tassadar_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.582
Reações
16.510
Pontos
553
Porque os relatórios mostravam que não compensava mais. A distribuição de consumo mudou demais nos últimos anos, inviabilizando sua existência.
O problema desse país com a energia é falta de gestão e vergonha na cara de alguem querer fazer alguma coisa. Um bando de b*sta parasita que nunca fizeram nada e só mamam no ministério criado justamente para arrumar isso.
E quando tenta fazer algo, vem uma caralhada de ecoretardado querendo trancar a construção de novas usinas, novos reservatórios, etc, por motivos muitos ob$curo$....
 

Darth_Tyranus

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.489
Reações
179.840
Pontos
1.003





Como falei mais cedo, para essa gente a ideologia vem primeiro.

A maioria das professoras do ensino público são de esquerda e abraçam toda a lacração existente. Não é a toa que em tantas escolas privadas e públicas já estão aplicando gênero neutro, e quem se opuser é sumariamente perseguido.

Lembra do caso do "Diário de Classe", quando uma aluna do ensino público começou a denunciar problemas de conservação da escola assim como contestar a didática dos professores? Ela começou a ser perseguida em sala de aula e até mesmo jogaram pedras na casa dela. Ela precisou acabar os estudos em uma escola particular da região por conta de todos os problemas que enfrentou quando resolveu fazer tudo aquilo que a sociedade e os professores pedem para os alunos fazerem: serem "cidadãos" e lutarem pelo o que acreditam.

Diario-de-Classe.jpg


A estudante que deu uma lição à escola


Quem não acredita que é possível fazer revolução pelas redes sociais não conhece Isadora Faber. Aos 13 anos, a estudante da Escola Municipal Maria Tomázia Coelho, em Florianópolis (SC), criou uma página em uma rede social para denunciar as más condições de sua escola. Ganhou mais de meio milhão de apoios e um colégio melhor para si e para seus colegas de ensino fundamental.
Inspiradas no diário criado por uma menina escocesa, as denúncias feitas por Isadora focavam a precariedade das instalações, do pessoal e das refeições servidas na escola pública em que estuda.
Mais do que denunciar, a trajetória de Isadora ressalta a importância de sustentar as próprias escolhas. Ela conta que alguns professores, incomodados com a exposição da escola, incitaram os outros alunos contra ela, que várias vezes foi ameaçada, inclusive de morte. Sua casa chegou a ser apedrejada e houve processos judiciais contra ela. Mas Isadora, apoiada pela família, não recuou.
Aos poucos, a repercussão do Diário de Classe, como chamava sua iniciativa, tornou impossível ignorar os problemas. Salas de aula e banheiros da escola foram consertados, a merenda melhorou.
Apontada pelo jornal britânico Financial Times como um dos “25 brasileiros para se acompanhar", a pequena fã de Guns N' Roses conseguiu o que queria: trazer mais transparência para o ambiente escolar. Sua página inspirou dezenas de iniciativas semelhantes Brasil afora, para revelar as condições de escolas e serviços públicos.

O caminho para ser um transformadora
Quando fala, Isadora revela sua timidez e comenta com reservas as suas conquistas. Ao mesmo tempo mostra uma objetividade clara de quem sabe o que conquistou. Sua vida mudou por causa do seu blog.
E essa virada em sua vida não veio do nada. A ficha de Isadora sobre o problema que enfrentava na sua escola começou a cair quando ela viu a irmã mais velha ir para uma escola particular depois de ganhar um bolsa para o Ensino Médio. “Via as diferença e cheguei à conclusão que tinha coisa errada na minha escola e que tinha que ser resolvido isso”, diz Isadora, ao comentar quando criou os parâmetros que mostram para ela que algo estava errado ali. Onde estavam os professores interessados? Qual o problema com a merenda? E a pintura velha? A garota de 14 anos que estudava ali desde a primeira série nunca tinha visto uma mudança.
Essas dúvidas na cabeça de Isadora esquentaram quando a irmã contou da experiência da britânica Marta Payne denunciava na internet problemas parecidos em sua escola. A soma disso gerou o Diário de Classe.
Quando a página nasceu quem seguia ela eram os amigos de Isadora e os familiares. Seus pais sabiam, mas não restringiam. Era algo pequeno e que começou a aumentar com uma pequena nota de jornal, que nem citava o nome de Isadora ainda. “Meninas do Santinho (bairro de Florianópolis) fazem denúncias em página do Facebook”.
Com a mídia, Isadora e a amiga Melina, uma parceira dos primeiros dias da página (e de participação discreta e fundamental até hoje) foram chamadas pela diretoria e foram acusadas de cometer um crime contra uma instituição pública.
“Hoje tem mais de cem diários de classe por aí. Fiquei feliz vendo que minha história serviu de incentivo"
Essa primeira reação fez com que os pais de Melina recuassem. Já a família de Isadora deu incentivo. “Minha mãe seguiu apoiando, e disse que eu tinha o direito de seguir. Ela foi muito importante. Sem ela eu não teria o diário hoje”, diz com orgulho evidente.
E foi preciso força. A reação drástica da diretoria era só o início de um processo pesado de reação e discriminação com Isadora. “Pensei que meus colegas iam apoiar, mas tanto eles quanto professores e funcionários foram totalmente contra, e surgiram represálias. Passavam a orientação para alunos mais velhos tomarem 'providências' comigo por também serem menores de idade”. Isadora, sem saber, expôs a irresponsabilidade administrativa de sua escola. Dinheiro que chegava e não era usado da maneira correta, professores parentes de funcionários da direção, etc.
Na internet, fakes ameaçavam a garota de morte, algo que assustou a família, mas que nunca a deixou com medo. “Minha mãe levava até a polícia, mas não acontecia nada de fato”.
Quem ajudava Isadora nessa momentos eram os amigos outros anônimos da internet, aqueles que davam apoio ao seu trabalho. “Eu nunca pensei em desistir. Eu tenho o apoio da família e de mais de 600 mil pessoas na minha fanpage”.
Quinze dias depois de o assunto estar na mídia com repercussão nacional a secretária da região tomou providências e fez reparos na escolas. Nesse momento, até alguns detratores tiveram que agradecer Isadora.
Mais efeitos positivos vieram com o tempo. “Hoje tem mais de cem diários de classe por aí. Fiquei feliz vendo que minha história serviu de incentivo. Cada vez mais eu acredito que a gente pode mudar a educação no Brasil”.
A repercussão resultava em cerca de dez mil pedidos de ajuda. “Acabei descobrindo que muitas não eram verdadeiras”. Isso fez Isadora criar uma ONG para poder verificar de fato as denúncias e trabalhar nessas escolas. “Quero ajudar na prática as escolas, arrecadar contribuições, oferecer cursos profissionalizantes, palestras. Falar de cidadania na sala de sala, algo que é pouco discutido”.
Isadora tem bem em mente a importância do conceito de cidadania. “Acho que muita gente é acomodada. Elas são cidadãs, mas não fazem a parte delas de deveres".
Daqui dez anos Isadora se vê como jornalista. Quer transformar o seu diário em algo maior e cumprir a função de uma profissão que ela tomou gosto. “Quero mostrar os problemas e comunicar às pessoas o que elas não sabem. O Diário de Classe virou ONG e agora escrevendo um livro sobre ele”, destaca, consciente de que sua evolução é ao mesmo tempo a evolução de sua causa. Tanto que, além do sonho pessoal, ela faz questão de lembrar outro sonho para daqui a dez anos: ver as escolas públicas servindo de modelo.

[/spoiler
 
Ultima Edição:

Hiperbrain

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
15.200
Reações
69.183
Pontos
634
'Já que você não entende eu vou desenhar' :keehk
Depois dessa ela deveria pedir demissão.



Parcialidade e militância berrante, escancarada.

A mulher ignora na maior cara de pau argumentos sólidos e factíveis e fica com a amígdala sequestrada repetindo acusações infundadas contra o governo federal.

Nem toda a burocracia das normas e leis que precisam ser seguidas nesses casos, nem a divisão de poderes, valem alguma coisa. Ela literalmente apaga a atuação dos governos locais e fowda-se.

Na tevê. Em cadeia nacional. Sendo "jornalista".

Essa precisa de um trabalho de exorcismo com urgência.
 
Ultima Edição:

♈he Øne

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.576
Reações
24.052
Pontos
503
'Já que você não entende eu vou desenhar' :keehk
Depois dessa ela deveria pedir demissão.


Não para menos o programa é um traço de audiência.

Os testes estão parados porque não há insumos para os reagentes. O governo comprou testes, mas não os reagentes.

Até uns tempos atrás, os secretários de saúde estavam reclamando que o governo federal falava que ia enviar testes, mas chegava cloroquina. :klolwtf
 

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.466
Reações
133.834
Pontos
1.779
Legal pra mim todo mundo dessas fotos aí podiam ir pro inferno.

Mas não sei o que tem haver. Torna menos errado agora?

Se um cara pula da ponte você vai pular também, é isso?

Enviado de meu Moto X Play usando o Tapatalk
E porque seria errado um homem mais velho namorar uma mulher mais jovem e vice versa?

Pela lei, somente Caetano Veloso estaria cometendo algum crime lá nos anos 80 quando se relacionou com a Paula com 13 anos.

De resto, é somente preconceito.

Lulu Santos é outra pessoa que namora alguém bem mais jovem:

15324766705b57bcfe4613f_1532476670_3x2_md.jpg
 

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.466
Reações
133.834
Pontos
1.779
156590


O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 7,7% no terceiro trimestre de 2020 na comparação com os três meses anteriores, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Pesquisa (IBGE) divulgados na manhã desta quinta-feira, 3. Em valores correntes, a soma de todas as riquezas produzidas pelo país entre julho e setembro foi de R$ 1,891 trilhão. O avanço das atividades econômicas coloca o Brasil fora da recessão técnica após dois períodos seguidos de retração. Nos primeiros três meses do ano, o PIB registrou queda de 1,5%, enquanto no segundo trimestre a retração atingiu recorde de 9,6%, impactada pela paralisação da economia nacional em meio ao período mais crítico da pandemia do novo coronavírus. O avanço no terceiro trimestre veio abaixo do projetado pelos analistas e técnicos do governo. O Banco Central estimava alta de 9,4%, enquanto o governo federal previa crescimento de 8,3%. Na comparação com o mesmo trimestre de 2019, o PIB recuou 3,9%. Apesar do aumento, a economia brasileira ainda acumula retração de 5% em 2020.

A indústria liderou a alta, com aumento de 14,8% no trimestre encerrado em setembro, ante queda histórica de 12,3% nos três meses anteriores. O setor de serviços, que agrega atividades ligada ao lazer e turismo — os mais atingidos pelas medidas de isolamento social —, cresceu 6,3%, após registrar queda de 9,7% no seguro trimestre. A agropecuária foi o único segmento com desempenho negativo ao cair 0,5% entre julho e setembro. No trimestre anterior, o setor havia avançado 0,4%. A construção civil, apontado como um dos principais termômetros da economia, registrou alta de 5,6% entre julho e setembro. Nos três meses prévios, o segmento havia recuado 5,7%. Atividades de eletricidade e gás, que também são fortes indicadores do aquecimento econômico, subiram 8,5%. Na comparação anual, a agropecuária é o único indicador do PIB que acumula variação positiva em comparação com o mesmo período do ano passado, com alta de 0,4%. A indústria soma queda de 0,9%, enquanto o setor de serviços, que tem peso de 73% na composição do índice, teve retração de 4,8%.

“Crescemos sobre uma base muito baixa, quando estávamos no auge da pandemia, o segundo trimestre. Houve uma recuperação no terceiro, contra o segundo trimestre, mas se olharmos a taxa interanual, a queda é de 3,9% e no acumulado do ano ainda estamos caindo, tanto a Indústria quanto os Serviços. A Agropecuária é a única que está crescendo no ano, muito puxada pela soja, que é a nossa maior lavoura”, destaca a coordenadora de contas nacionais do IBGE, Rebeca Palis.


................................

Enquanto isso, no país da inveja:

156593
156594
 

Tassadar_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.582
Reações
16.510
Pontos
553
Visualizar anexo 156590


O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 7,7% no terceiro trimestre de 2020 na comparação com os três meses anteriores, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Pesquisa (IBGE) divulgados na manhã desta quinta-feira, 3. Em valores correntes, a soma de todas as riquezas produzidas pelo país entre julho e setembro foi de R$ 1,891 trilhão. O avanço das atividades econômicas coloca o Brasil fora da recessão técnica após dois períodos seguidos de retração. Nos primeiros três meses do ano, o PIB registrou queda de 1,5%, enquanto no segundo trimestre a retração atingiu recorde de 9,6%, impactada pela paralisação da economia nacional em meio ao período mais crítico da pandemia do novo coronavírus. O avanço no terceiro trimestre veio abaixo do projetado pelos analistas e técnicos do governo. O Banco Central estimava alta de 9,4%, enquanto o governo federal previa crescimento de 8,3%. Na comparação com o mesmo trimestre de 2019, o PIB recuou 3,9%. Apesar do aumento, a economia brasileira ainda acumula retração de 5% em 2020.

A indústria liderou a alta, com aumento de 14,8% no trimestre encerrado em setembro, ante queda histórica de 12,3% nos três meses anteriores. O setor de serviços, que agrega atividades ligada ao lazer e turismo — os mais atingidos pelas medidas de isolamento social —, cresceu 6,3%, após registrar queda de 9,7% no seguro trimestre. A agropecuária foi o único segmento com desempenho negativo ao cair 0,5% entre julho e setembro. No trimestre anterior, o setor havia avançado 0,4%. A construção civil, apontado como um dos principais termômetros da economia, registrou alta de 5,6% entre julho e setembro. Nos três meses prévios, o segmento havia recuado 5,7%. Atividades de eletricidade e gás, que também são fortes indicadores do aquecimento econômico, subiram 8,5%. Na comparação anual, a agropecuária é o único indicador do PIB que acumula variação positiva em comparação com o mesmo período do ano passado, com alta de 0,4%. A indústria soma queda de 0,9%, enquanto o setor de serviços, que tem peso de 73% na composição do índice, teve retração de 4,8%.

“Crescemos sobre uma base muito baixa, quando estávamos no auge da pandemia, o segundo trimestre. Houve uma recuperação no terceiro, contra o segundo trimestre, mas se olharmos a taxa interanual, a queda é de 3,9% e no acumulado do ano ainda estamos caindo, tanto a Indústria quanto os Serviços. A Agropecuária é a única que está crescendo no ano, muito puxada pela soja, que é a nossa maior lavoura”, destaca a coordenadora de contas nacionais do IBGE, Rebeca Palis.


................................

Enquanto isso, no país da inveja:

Visualizar anexo 156593
Visualizar anexo 156594
Mas veja bem, o governo deu bem mais dinheiro pra população e fez a quarentena mais ferrenha das americas, logo, o numero de mortes por milhão da Argentina deve ser BEM MENOR que a nossa aqui, onde não temos um presidente... Aliás, que falta que faz um presidente... A economia a gente vê depois...
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.474
Reações
91.174
Pontos
1.503
Parcialidade e militância berrante, escancarada.

A mulher ignora na maior cara de pau argumentos sólidos e factíveis e fica com a amígdala sequestrada repetindo acusações infundadas contra o governo federal.

Nem toda a burocracia das normas e leis que precisam ser seguidas nesses casos, nem a divisão de poderes, valem alguma coisa. Ela literalmente apaga a atuação dos governos locais e fowda-se.

Na tevê. Em cadeia nacional. Sendo "jornalista".

Essa precisa de um trabalho de exorcismo com urgência.

Agora entendi porque ela saiu fora do jornal da RedeTV... :kpensa
 

Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.776
Reações
134.084
Pontos
2.139

Superd7br

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.489
Reações
10.777
Pontos
503
Porque os relatórios mostravam que não compensava mais. A distribuição de consumo mudou demais nos últimos anos, inviabilizando sua existência.
O problema desse país com a energia é falta de gestão e vergonha na cara de alguem querer fazer alguma coisa. Um bando de b*sta parasita que nunca fizeram nada e só mamam no ministério criado justamente para arrumar isso.
Pra ser mais exato, o horário de pico do consumo de energia mudou: não é mais no horário nobre da televisão (19/22 horas) e sim na parte da tarde (13/16 horas) por causa do ar-condicionado. Por isso que não vale mais a pena adiantar o relógio...
 

Ayatollah Khomeini

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.998
Reações
48.340
Pontos
553
Pois é o ministro da economia tem bola de cristal e sabia da pandemia desde 2018.
:facepalm
Um ano com la Nina, o lógico que acontece é queda nos níveis de reservatórios do centro-sul. Como o país depende essencialmente de matriz hidro-energética, logo...

No caso do amapá até onde eu vi foi um misto de falcatrua com incompetência.
Tinha manutenções agendadas ah anos que até esse ano não foram feita, contratos sem licitação

Os link para cada investigação estão no texto.

O que causou o apagão?

Na noite de terça-feira, enquanto ocorria uma tempestade em Macapá, uma explosão seguida de incêndio comprometeu os três transformadores na mais importante subestação do estado, que fica na Zona Norte de Macapá.
O fogo danificou um transformador e atingiu os outros dois — um deles já estava inoperante por causa de uma manutenção realizada desde dezembro de 2019. Laudo inicial descarta que raio tenha causado incêndio que provocou apagão.

Só os municípios de Oiapoque, no extremo Norte, e Laranjal do Jari e Vitória do Jari, no extremo Sul, têm energia, pois são alimentados por sistemas isolados.
Manifestantes no Centro de Macapá reclamam de apagão e de falhas em rodízio de energia no Amapá — Foto: Wesley Abreu/Rede Amazônica
Segundo o Ministério de Minas e Energia, o transformador que estava em manutenção teve condições de ser recuperado e desde o sábado (7) oferta eletricidade para cerca de 70% dos locais atingidos. Na quarta (11), o ministério anunciou que aumentou o fornecimento de energia para 80%, depois que entrou em operação uma unidade geradora na Usina Hidrelétrica de Coaracy Nunes. Os outros dois transformadores precisarão ser trocados.
Foram horas para combater o incêndio, afirmou o ministro da pasta, Bento Albuquerque, em coletiva de imprensa na quinta-feira (5).

Investigação do apagão

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável por monitorar o fornecimento de energia em todo o Brasil, abriu uma investigação com prazo de 30 dias para apurar as causas e responsabilidades.
Também estão sendo feitas investigações no âmbito da Polícia Civil, na Polícia Federal e na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Na quarta-feira, o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou a realização de uma auditoria para apurar possíveis irregularidades e omissões que levaram ao apagão.
Para especialistas, o sistema elétrico do Amapá não tem um plano de segurança ou "backup".


Apagão no AP deixa Alcolumbre furioso com o governo, e Lei do Gás sofrerá mudanças no Senado
Por Ana Flor
06/11/2020 10h20 Atualizado há 3 semanas


Furioso com o apagão no Amapá a dez dias das eleições municipais, o presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (DEM), que é do Amapá, cobra do governo uma solução imediata e decidiu apoiar mudanças na nova Lei do Gás, que espera aprovação no Senado.
A relatoria do texto, já aprovado na Câmara e que o governo tentava aprovar sem modificações no Senado, ficará com o senador Eduardo Braga (MDB-AM).
O texto deve sofrer mudanças, defendidas por Braga, em relação a abertura do mercado de térmicas a gás inflexíveis (que geram energia de forma ininterrupta). Ele também vem criticando posições do Ministério das Minas e Energia.


AP entra no 4º dia de apagão que atinge 89% da população; postos e supermercados têm filas
Cerca de 89% do Amapá está há 60 horas sem energia, desde uma explosão no linhão de Tucuruí, em que transformadores foram atingidos por raios.
O irmão de Alcolumbre, Josiel, candidato à Prefeitura de Macapá, é alvo de ataques de opositores por conta do apagão. A prefeitura da capital decretou estado de calamidade pública.
O MME tenta trazer geradores a óleo de Manaus e pediu, segundo relatos no Congresso, 30 dias para a normalização completa da situação.

Segundo especialistas, o sistema elétrico do Amapá não tem um plano de segurança ou "backup". Além disso, a empresa de energia do estado, a CEA, tem ficado de fora de planos de privatização, que poderiam ampliar investimentos no setor, por pressão política. Ela é controlada pelo governo do estado.
 
Topo Fundo