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SONY VAI RETIRAR CYBERPUNK 2077 DA STORE POR TEMPO INDETERMINADO

Queiroga'

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Mas a questão vai de quando TW3 teve seu desenvolvimento iniciado. E principal, de sua previsão de lançamento. Provavelmente eles previram que o game no máximo seria lançado já em 2014, com os novos consoles na praça. Quando iniciaram o desenvolvimento de Cyberpunk não tinham qualquer referência de como seria esses novos consoles, qual seu hardware e a previsão de lançamento inicial devia ser pra final de 2019. Então como você não estabelece um topo de processamento que o jogo poderá requisitar dos processadores? Um topo de memória e claro um topo de qualidade gráfica. Estabelece esses limites e trabalha com eles, como qualquer empresa faz, pra qualquer hardware, até porque qualquer hardware tem limites.

Começaram a desenvolver The Witcher 3 em 2011, com lançamento previsto para metade de 2014.

Não é muito diferente do Cyberpunk, cujo desenvolvimento começou em 2016 com planejamento previsto para abril de 2020.

O que diferencia os dois é o marketing. The Witcher 3 foi anunciado em 2013, em um trailer com 2 minutos de gameplay que deixava claro que o jogo não seria possível no PS360.

Cyberpunk foi anunciado com um teaser de 20 segundos em 2012 (antes do anúncio do The Witcher 3!), e só foi mostrar gameplay em 2018, onde ficava claro que o jogo não funcionaria daquela forma no PS4 ou Xone... mas o compromisso já tava feito, afinal, o jogo foi anunciado em 2012.

CD Project tinha duas opções: diminuir escala e ambição do jogo, usando o hardware do Xone como base, ou então abandonar a versão old gen e apostar no hardware de nova geração.

Foram pro pior caminho possível, um meio termo que não faz jus às promessas feitas e nem é viável nos consoles da geração passada....


Esse trailer
 

carlos222

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CD planejou muito mal msm.
Nem era para ter sido lançado para ps4/xbox, se tivessem gastado esse tempo na next gen o jogo com certeza teria saído muito melhor.
 
D

Deleted member 219486

Começaram a desenvolver The Witcher 3 em 2011, com lançamento previsto para metade de 2014.

Não é muito diferente do Cyberpunk, cujo desenvolvimento começou em 2016 com planejamento previsto para abril de 2020.

O que diferencia os dois é o marketing. The Witcher 3 foi anunciado em 2013, em um trailer com 2 minutos de gameplay que deixava claro que o jogo não seria possível no PS360.

Cyberpunk foi anunciado com um teaser de 20 segundos em 2012 (antes do anúncio do The Witcher 3!), e só foi mostrar gameplay em 2018, onde ficava claro que o jogo não funcionaria daquela forma no PS4 ou Xone... mas o compromisso já tava feito, afinal, o jogo foi anunciado em 2012.

CD Project tinha duas opções: diminuir escala e ambição do jogo, usando o hardware do Xone como base, ou então abandonar a versão old gen e apostar no hardware de nova geração.

Foram pro pior caminho possível, um meio termo que não faz jus às promessas feitas e nem é viável nos consoles da geração passada....


Esse trailer

Ainda acho que é incompetência da CD, GTA e RDR são competentes no XOne. Lógico que a iluminação iria ficar bem inferior que de consoles potentes mas o game é todo cagado. Como estão citando AI de batata.
 


Trezoitao38

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Começaram a desenvolver The Witcher 3 em 2011, com lançamento previsto para metade de 2014.

Não é muito diferente do Cyberpunk, cujo desenvolvimento começou em 2016 com planejamento previsto para abril de 2020.

O que diferencia os dois é o marketing. The Witcher 3 foi anunciado em 2013, em um trailer com 2 minutos de gameplay que deixava claro que o jogo não seria possível no PS360.

Cyberpunk foi anunciado com um teaser de 20 segundos em 2012 (antes do anúncio do The Witcher 3!), e só foi mostrar gameplay em 2018, onde ficava claro que o jogo não funcionaria daquela forma no PS4 ou Xone... mas o compromisso já tava feito, afinal, o jogo foi anunciado em 2012.

CD Project tinha duas opções: diminuir escala e ambição do jogo, usando o hardware do Xone como base, ou então abandonar a versão old gen e apostar no hardware de nova geração.

Foram pro pior caminho possível, um meio termo que não faz jus às promessas feitas e nem é viável nos consoles da geração passada....


Esse trailer

Mas 2016 você tinha alguma ideia de como Ps5 seria? Tinha ideia de que a MS viria com dois consoles? E quais as especificações desses consoles?

Você não planeja para o que não existe. Tanto é que pode ver aí, foram lançados esses consoles novos e a única coisa que tem de exclusivo para eles é um remake que foi feito em cima de boa parte do código fonte já pronto.

Quanto as duas opções tinham que vir com a primeira na minha opinião. A segunda opção ao meu ver seria lançar exclusivamente para PC temporariamente, lançando ports para outros consoles depois de um tempo. Como o que fizeram com TW3 para Switch.

A primeira faz mais sentido porque apesar deles terem uma base grande no PC, isso se mostrou nas vendas, entendam isso caras, não tem como abrir mão de base instalada de mais 160 milhões de consoles. Quantos Ps5 e Series X foram vendidos? Não deve ter passado de 15 milhões os dois juntos.

CD Projekt não é first querendo lançar um game para fazer um console vender. É uma third que só vai ganhar dinheiro de uma forma, vendendo o seu game. Se Sony ou MS viessem com checão de 100 milhões pra ter exclusividade de Cyberpunk, bem, aí é outra história.
 

Setzer1

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@Queiroga'
@Trezoitao38

A Engine do Cyberpunk é apenas a Engine do Witcher 3 melhorada!
Não a necessidade de adivinhar o setup do PS5 e do Xbox X. Uma vez a engine escolhida melhorar ou tirar gráfico passa a ser apenas uma questão de se a engine aguenta ou não.

A única coisa que deve ter sido adicionada foi o Ray Tracing. Que realmente não existia em 2016 e deve ter exigido um upgrade com ajuda da Nvidia.
Além é obvio de ferramentas pra engine entender que o game agora tem coisas de FPS, etc.

Outro exemplo.
A engine do Oblivion + Skyrim + Fallout 76 é a mesma engine do ELDER SCROLLS III : MORROWIND.
Eles foram montando em cima da engine velha e foram melhorando/adaptando.
A ponto que no Fallout 76 virou um frankstein tão grande ao tentarem fazer a Engine aceitar Multiplayer que criou bugs, glitchs e falhas de segurança tão bizarras que não teve +como defender.

Elder Scrolls 6 virá numa nova engine após até mesmo os Modders implorarem a bethesda pra trocar a engine.

Como a Engine do witcher 3 e mto mais nova, não fica tão aparente nem fica tão difícil adaptar ela pra coisas diferentes.

Outro exemplo é a Clausewit engine da paradox.
As 2 fotos abaixo são da mesma engine. Separadas por jogos de 10 anos. (Crusader kings 2 de 2009 vs Crusader kings 3 de 2019)
0ssq7onj24v31.png




eles vão rushar Witcher 4 (2023) para tentar salvar a imagem da empresa e vai entregar um jogo meia boca.
Daí pode fechar.



quero ver o proximo jogo da CD, o quanto vai vender depois dessa

Próximo jogo deles é Cyberpunk Multiplayer.
Era previsto pra 2022 mas foi adiado pra 2023.

Eles não estão trabalhando em Witcher 4 ainda. Pq eles não tem 2 equipes.
Eles tem apenas a Equipe do Cyberpunk (+- 500 funcionários) que é parte Equipe que fez witcher 3, parte equipe que fez Mass Effect Andromeda + Anthem.

Cdprojekt tem uma filosofia de trabalho um pouco diferente da maioria. Usando Witcher 3 de exemplo.

Eles mantiveram a equipe inteira no jogo após lançamento. Fazendo tanto DLC´s free, revamp da UI e algumas mecanicas do game. (Motivo que o jogo foi fixado relativamente rapido).
Isso tb permitiu 2 expansões, cada uma com +- 50% do tamanho do jogo original. (O que dobrou o tamanho de witcher de 70-100h+ pra 160-200h+).

Só então com o fim de Blood & Wine eles pularam pra cyberpunk com força. Quem estava sendo feito pré 2016 apenas com a equipe de historia + Arte. (que não eram +necessários após terem terminado a historia de Witcher 3 em blood & Wine provavelmente 1 ano á 6 meses antes de blood & Wine lançar).

O trailer de 2013 foi feito por uma empresa terceirizada. Não havia trabalho fora do campo de ideias com alguns rabiscos e codigos ali e aqui.

Cyberpunk deverá ter ae uns 3-4 anos de desenvolvimento pela frente.
E uma equipe deverá ficar pra ficar criando conteúdo pro MP após o lançamento.

Ae sim vão trabalhar em outro projeto. E dependendo do futuro do cyberpunk, quem sabe, criar uma segunda equipe em 2021-2022.

PS: Eles tb tem uma equipe pra manter a GOG + Gwent. Ambos embarcam a outra metade da staff deles totalizando os 1000 funcionários.
 
Ultima Edição:

EgonRunner

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Próximo jogo deles é Cyberpunk Multiplayer.
Era previsto pra 2022 mas foi adiado pra 2023.

Eles não estão trabalhando em Witcher 4 ainda. Pq eles não tem 2 equipes.
Eles tem apenas a Equipe do Cyberpunk (+- 500 funcionários) que é parte Equipe que fez witcher 3, parte equipe que fez Mass Effect Andromeda + Anthem.

Cdprojekt tem uma filosofia de trabalho um pouco diferente da maioria. Usando Witcher 3 de exemplo.

Eles mantiveram a equipe inteira no jogo após lançamento. Fazendo tanto DLC´s free, revamp da UI e algumas mecanicas d ogame.
Como fizeram 2 expansões, cada uma com +- 50% do tamanho do jogo original. (O que dobrou o tamanho de witcher de 100h pra 200h+).

Só então com o fim de Blood & Wine eles pularam pra cyberpunk. Que estava sendo feito pré 2016 apenas com a equipe de historia + Arte. (que não eram +necessários após terem terminado a historia de Witcher 3 em blood & Wine).

Cyberpunk deverá ter ae uns 3-4 anos de desenvolvimento pela frente.
E uma equipe deverá ficar pra ficar criando conteúdo pro MP.


PS: Eles tb tem uma equipe pra manter a GOG + Gwent. Ambos embarcam a outra metade da staff deles totalizando os 1000 funcionários.

esquece Cyberpunk Multiplayer .... esse jogo não vai sair.
e se sair, vai ser apenas mais um jogo online como os outros 10 que saem toda semana.
 

multigamer

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Comecei o jogo todo animado e sem bugs, rodando legal e tal, porém foi só passar o prólogo que negócio desandou, até defendi o game com unhas e dentes porque não tinha jogado tanto ainda e me parecia estar tudo certo, depois que cheguei na cidade e só risadas, bugs e mais bugs, IA ridícula, NPCS brotando do nada, carro entrando no limbo ou voando do nada, polícia que dá respaw em qualquer lugar, NPC entrando na parede e em alevadores do nada, fora que nem parece um RPG o jogo, nem um botão pra guardar minha arma achei, erros gráficos bizonhos de texturas, que que isso? Larguei o game e comecei a jogar outros, daqui um ano ou mais volto a jogar, a história e boa, mais e tanto bug que perdi o tezão.
 

multigamer

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O caso foi até mais extremo que No Man's Sky.

Mas não deixem de enxergar o óbvio: a PSN (infra) é tão limitada que pra um simples reembolso é mais fácil tirar o jogo da loja e criar uma página adicional para que quem quiser a devolução do dinheiro o solicite.

E a Sony é tão ligeira que nessa jogada joga a CDPR na lama e se safa completamente.
Vai querer culpar a Sony agora?, Não foi a Sony que lançou o jogo cagado, fez mais que certo a Sony.
 

Gbdiniz

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Não tem nada a ver com bugs ou problemas de performance, fosse isso o Days Gone teria rodado há muito tempo.

Fato é que a Sony não curtiu a CDPR passando por cima na "hierarquia" da plataforma em refunds, por oferecer diretamente sem consulta prévia, e fez isso como retaliação.

Mas nada de novo sob o sol, respeito ao consumidor nunca foi a praia dos sojeiros mesmo.
 

Setzer1

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esquece Cyberpunk Multiplayer .... esse jogo não vai sair.
e se sair, vai ser apenas mais um jogo online como os outros 10 que saem toda semana.

Hey, não sou eu que to falando isso.
È a empresa

Por mim eu nem faço questão do MP. Teria que ser alguma coisa muito fora da curva pra eu me interessar por esse lado do game.

nem um botão pra guardar minha arma achei,

Se for no PC

Aperte alt rapidamente duas vezes.
ou
Aperte alt pra abrir a roda de equipamentos ae vc pode escolher o botão de guardar a arma.

Nos consoles deve ser o mesmo botão que abre a roda de equipamento/troca armas. Usando a mesma logica.

tem um mod simples que tb que ja saiu que adiciona botão andar/dirigir dentro da lei, e 1 botão +adequado pra guardar arma e 1 botão só pra esquivar. :kpisca
todos eles editáveis.
 

Trezoitao38

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Não tem nada a ver com bugs ou problemas de performance, fosse isso o Days Gone teria rodado há muito tempo.

Fato é que a Sony não curtiu a CDPR passando por cima na "hierarquia" da plataforma em refunds, por oferecer diretamente sem consulta prévia, e fez isso como retaliação.

Mas nada de novo sob o sol, respeito ao consumidor nunca foi a praia dos sojeiros mesmo.

Bem isso.
 

Queiroga'

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Mas 2016 você tinha alguma ideia de como Ps5 seria? Tinha ideia de que a MS viria com dois consoles? E quais as especificações desses consoles?

Eu não, mas a CD Project deveria ter uma idéia. Até porque não existem mais grandes inovações em termos de hardware em consoles. Em 2011 eles sabiam como seria o hardware de PS4 e Xone?

Você não planeja para o que não existe. Tanto é que pode ver aí, foram lançados esses consoles novos e a única coisa que tem de exclusivo para eles é um remake que foi feito em cima de boa parte do código fonte já pronto.


A primeira faz mais sentido porque apesar deles terem uma base grande no PC, isso se mostrou nas vendas, entendam isso caras, não tem como abrir mão de base instalada de mais 160 milhões de consoles. Quantos Ps5 e Series X foram vendidos? Não deve ter passado de 15 milhões os dois juntos.

Fizeram isso com The Witcher 3, quando eram bem menores e numa época que as outras third-party só lançavam cross-gen.

Ignoraram a base instalada de 180 milhões do PS360, e no final The Witcher 3 vendeu mais do que Dragon Age Inquisition, MGS V, Shadow of Mordor, Watch Dogs, Far Cry 4 (para ficar com open-worlds cross-gen daquela época).

O que mudou de lá pra cá?
 

Gbdiniz

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O que é realmente bizarro nessa historia toda é o comportamento dos figurões de primeiro escalão da Sony, agindo feito criança contrariada nesse caso e ignorando a gravidade que uma decisão dessas pode ter até mesmo para eles próprios.

O dia que uma empresa decidiu alentar seus devotos mais fanáticos e idólatras com uma decisão populista, demagoga, de jogar para a torcida, mesmo que afete diretamente milhões de jogadores alheios a toda essa situação e inclusive os faça perder dinheiro (royalties de plataforma), tudo isso por birra e retaliação barata.

Parece até ressentimento, preocupação, pelo visto os caras lá altos cargos de diretoria sentiram o baque, certamente se deram conta de que uma obra exultante, majestosa e inigualável tal como CB2077 pode acabar ofuscando o brilhinho modesto e fraco de suas novelas lineares exclusivas, e afetando a prosperidade desses títulos futuramente, então decidiram por impedir o acesso dos players ao jogo com um álibi perfeito (bugs, performance, como se isso importasse).

A Sony já permitiu o lançamento (e permanência) de jogos com performance pífia na loja digital, tais como Control, Dauntless, Fallen Order, entre outros, no passado permitiu GTA 5 com quedas constantes para 20 fps no PS3, até parece que isso realmente importaria agora em 2020, com o PS4 base já no fim da vida.

É uma forma que acharam pra se vingar da CDPR por ter sido altruista e benevolente passando por cima deles.

Atitude baixa e covarde, coisa de quem lamentavelmente influencia os rumos da indústria para o mal.
 

Megazordi64

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Vai querer culpar a Sony agora?, Não foi a Sony que lançou o jogo cagado, fez mais que certo a Sony.

Claro que a culpa pelo lançamento cagado é da CD Projekt.

Dito isso, também não deixa de ser ridículo o sistema de refound da Sony e Nintendo (não sei como funciona no Xbox).

Hoje em dia não existe mais a prática de locar um jogo antes de comprar e muito menos o de lançarem demos.

Por isso o mínimo que deveria existir é um sistema de refound com regras claras e honesto, assim o jogador teria a disposição algumas horinhas para jogar e decidir se vale a pena continuar com o jogo ou não.

Infelizmente está virando rotina jogos sendo lançados cagados, nessa geração tivemos vários exemplos.
 

Gbdiniz

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Muito difícil, disparadamente O PS é a maior base consumidora.

da CDPR? HAAHAHAHAHAHAHAH conta outra

Leading the pack is the PC, which has sold 12.4 million copies. Next is the Playstation 4, which has sold 10.8 million. Third is Xbox One, which is responsible for 4.3 million. Combined with the Nintendo Switch, that results in The Witcher 3 selling 28.3 million copies so far, and we imagine it will get another spike whenever Nightmare of the Wolf hits the streaming service.


 

Gbdiniz

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''É só o publico hardcore q vai pedir reembolso. Jogadores casuais não vivem na bolha da outespace"

Como um cara com 20 anos de fórum consegue falhar tanto?

chega ser surreal o nível de manjação do sujeito

Sim, absurdo

Quem pede reembolso em casos assim é justamente casual fresco e chorão que tava esperando um sandbox patifaria espalhafatoso a lá saints row, só que futurista
 

Queiroga'

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@Queiroga'
@Trezoitao38

A Engine do Cyberpunk é apenas a Engine do Witcher 3 melhorada!
Não a necessidade de adivinhar o setup do PS5 e do Xbox X. Uma vez a engine escolhida melhorar ou tirar gráfico passa a ser apenas uma questão de se a engine aguenta ou não.

A única coisa que deve ter sido adicionada foi o Ray Tracing. Que realmente não existia em 2016 e deve ter exigido um upgrade com ajuda da Nvidia.
Além é obvio de ferramentas pra engine entender que o game agora tem coisas de FPS, etc.

Outro exemplo.
A engine do Oblivion + Skyrim + Fallout 76 é a mesma engine do ELDER SCROLLS III : MORROWIND.
Eles foram montando em cima da engine velha e foram melhorando/adaptando.
A ponto que no Fallout 76 virou um frankstein tão grande ao tentarem fazer a Engine aceitar Multiplayer que criou bugs, glitchs e falhas de segurança tão bizarras que não teve +como defender.

Elder Scrolls 6 virá numa nova engine após até mesmo os Modders implorarem a bethesda pra trocar a engine.

Como a Engine do witcher 3 e mto mais nova, não fica tão aparente nem fica tão difícil adaptar ela pra coisas diferentes.

Outro exemplo é a Clausewit engine da paradox.
As 2 fotos abaixo são da mesma engine. Separadas por jogos de 10 anos. (Crusader kings 2 de 2009 vs Crusader kings 3 de 2019)
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Próximo jogo deles é Cyberpunk Multiplayer.
Era previsto pra 2022 mas foi adiado pra 2023.

Eles não estão trabalhando em Witcher 4 ainda. Pq eles não tem 2 equipes.
Eles tem apenas a Equipe do Cyberpunk (+- 500 funcionários) que é parte Equipe que fez witcher 3, parte equipe que fez Mass Effect Andromeda + Anthem.

Cdprojekt tem uma filosofia de trabalho um pouco diferente da maioria. Usando Witcher 3 de exemplo.

Eles mantiveram a equipe inteira no jogo após lançamento. Fazendo tanto DLC´s free, revamp da UI e algumas mecanicas do game. (Motivo que o jogo foi fixado relativamente rapido).
Isso tb permitiu 2 expansões, cada uma com +- 50% do tamanho do jogo original. (O que dobrou o tamanho de witcher de 70-100h+ pra 160-200h+).

Só então com o fim de Blood & Wine eles pularam pra cyberpunk com força. Quem estava sendo feito pré 2016 apenas com a equipe de historia + Arte. (que não eram +necessários após terem terminado a historia de Witcher 3 em blood & Wine provavelmente 1 ano á 6 meses antes de blood & Wine lançar).

O trailer de 2013 foi feito por uma empresa terceirizada. Não havia trabalho fora do campo de ideias com alguns rabiscos e codigos ali e aqui.

Cyberpunk deverá ter ae uns 3-4 anos de desenvolvimento pela frente.
E uma equipe deverá ficar pra ficar criando conteúdo pro MP após o lançamento.

Ae sim vão trabalhar em outro projeto. E dependendo do futuro do cyberpunk, quem sabe, criar uma segunda equipe em 2021-2022.

PS: Eles tb tem uma equipe pra manter a GOG + Gwent. Ambos embarcam a outra metade da staff deles totalizando os 1000 funcionários.

Você falou da Bethesda e eu lembrei que Starfield e The Elders Scrolls VI foram anunciados em 2019 como exclusivos da próxima geração, ignorando a base instalada de PS4 e XONE.

CD Project poderia ter feito o mesmo. O problema é que Cyberpunk já tava anunciado desde 2012. Mas eu só vou cravar que eles deveriam ter cancelado a versão pra oldgen quando ver as features que serão incluídas no update exclusivo da próxima geração. Se forem apenas mudanças visuais, então nem essa desculpa terão.
 

Setzer1

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Você falou da Bethesda e eu lembrei que Starfield e The Elders Scrolls VI foram anunciados em 2019 como exclusivos da próxima geração, ignorando a base instalada de PS4 e XONE.

CD Project poderia ter feito o mesmo. O problema é que Cyberpunk já tava anunciado desde 2012...

Starfield e Elder Scrolls 6 chegam em 2022+. Até la a base do PS4 e Xbox one será irrelevante.

O jogo roda no PS4 base. Mas não quando você dedica menos de 12 meses pra fazer o game rodar nele.
Eles precisavam de mais tempo que a diretoria não deu.

Nisso a diretoria falhou feio.
Falta de beta testers foi o segundo erro grave. (jogo não teve, os devs foram os beta testers e jogaram a culpa na covid)

Ok que o jogo "só" custou 75-120 milhões que é uma fração do que um GTA V custou (Ainda mais ajustado inflação) Mas mesmo assim 1 milhãozinho pra beta testers era obrigação.

PS: o orçamento acima já desconsidera marketing.


O rei já dizia
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Apesar que hoje eu diria que precisa de uma edição pq games hoje podem ser atualizados eternamente :P.
No man sky que o diga :P.

+Patchs, +suporte dos fans + carinho dos desenvolvedores é receita pra qualquer lançamento ruim ser salvo do abismo.

Agora são poucas as empresas que tem esse nível de cuidado.
E mto ta sendo apostado que a cdproject é uma dessas empresas.

2021 será critico pra Cdproject.
 
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wesleibruno

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Quero ver os artistas quererem aparecer nos games agora kkkkk

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Queiroga'

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Starfield e Elder Scrolls 6 chegam em 2022+. Até la a base do PS4 e Xbox one será irrelevante.

O jogo roda no PS4 base. Mas não quando você dedica menos de 12 meses pra fazer o game rodar nele.
Eles precisavam de mais tempo que a diretoria não deu.

Nisso a diretoria falhou feio.
Falta de beta testers foi o segundo erro grave. (jogo não teve, os devs foram os beta testers e jogaram a culpa na covid)

Ok que o jogo "só" custou 75-120 milhões que é uma fração do que um GTA V custou (Ainda mais ajustado inflação) Mas mesmo assim 1 milhãozinho pra beta testers era obrigação.


Cyberpunk também deveria lançar só em 2022. Falta muito trampo pra entregarem o que prometeram. Se embananaram feio com o marketing e o cronograma de desenvolvimento. Não deveriam ter anunciado tão cedo e nem começado o marketing mais pesado em 2018.
 

wesleibruno

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Claro que a culpa pelo lançamento cagado é da CD Projekt.

Dito isso, também não deixa de ser ridículo o sistema de refound da Sony e Nintendo (não sei como funciona no Xbox).

Hoje em dia não existe mais a prática de locar um jogo antes de comprar e muito menos o de lançarem demos.

Por isso o mínimo que deveria existir é um sistema de refound com regras claras e honesto, assim o jogador teria a disposição algumas horinhas para jogar e decidir se vale a pena continuar com o jogo ou não.

Infelizmente está virando rotina jogos sendo lançados cagados, nessa geração tivemos vários exemplos.
Eu gostaria daquele refund fosse algo oferecido mas em qualquer compra da PSN ta escrito que não há reembolso e devolução. E não são nas letras pequenas do contrato não. Ta no carrinho em toda compra

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Eu não, mas a CD Project deveria ter uma idéia. Até porque não existem mais grandes inovações em termos de hardware em consoles. Em 2011 eles sabiam como seria o hardware de PS4 e Xone?



Fizeram isso com The Witcher 3, quando eram bem menores e numa época que as outras third-party só lançavam cross-gen.

Ignoraram a base instalada de 180 milhões do PS360, e no final The Witcher 3 vendeu mais do que Dragon Age Inquisition, MGS V, Shadow of Mordor, Watch Dogs, Far Cry 4 (para ficar com open-worlds cross-gen daquela época).

O que mudou de lá pra cá?

2011 é só 2 anos para 2013. Provavelmente tinham ideia sim do hardware.

Em relação a todos esses outros jogos, temos que nos perguntar, qual o potencial de mercado deles?

E meio de 2015 é bem diferente de você lançar um game no lançamento de novos consoles. Já tem aí uma base de consumidores pra você vender.

Em relação ao MGS V tem um outro fator. O jogo teve seu desenvolvimento iniciado bem cedo. Sua engine passou a ser desenvolvida logo depois do MGS 4, tem um desenvolvimento, não a pleno vapor, mas teve um desenvolvimento de 7 anos. O jogo foi prometido (e isso aqui importa muito) pra ps3 e 360. É uma questão ética, você não promete e volta atrás. Sei que tem empresas fdps aí que fazem isso, não preciso agora citar os casos, só pesquisar pra saber, mas é uma questão de você promete que um game vai sair para Ps4 o consumidor se sente ferido mesmo que ele vá comprar o Ps5 se o jogo não for lançado para Ps4. Apenas os istas ficam felizes com esse tipo de coisa porque pra eles toda decisão da empresa que eles adoram tá certa. Um game é anunciado pela primeira vez em 2012, tem notícia dele ao longo de uma geração, pessoas compram Ps4 e Xone pra jogar esse jogo, não é só o tamanho da base instalada e a questão econômica, é o compromisso ético que você tem com aquele consumidor. Algumas first, porque são first, tem condições aí de criar um damage control dessas violações éticas que elas cometem. Thirds se dão muito mal com isso. Porque os consumidores querem ter uma chance de jogar o jogo no hardware que elas tem. Elas não querem comprar tal hardware novo e poderoso. Elas não querem comprar o sucessor do console que tem porque amam a marca X ou Y, só querem ter a chance de jogar o jogo. Pra quem com lançamento ou não de Cyberpunk ou de qualquer outro exclusivo next gen, que, já vai comprar de todo jeito um Ps5 ou um Series X, é fácil falar que se esses jogos forem lançados exclusivamente pra next gen todo mundo vai agora pagar 500 dólares só pra jogar o jogo. São pessoas que comprariam esses consoles com 0 jogos lançados para eles, como é o caso de muita gente aqui deste fórum, sabe disso, compra console porque é da marca que ele gosta e pronto, cabou, não importa se tem 0 jogos para jogar, ele vai comprar day one. Quem tem essa visão não entende o consumidor que deixa pra comprar um console no terceiro, quarto ano, quando as coisas se assentam, preço cai, você tem ideia de qual console tá vencendo a geração e vai continuar tendo suporte. Todo console de grande empresa sempre teve esses entusiastas aí, montão de seguista foi comprar o Dreamcast só porque era o novo console da Sega. Vendeu 10 milhões, nenhum jogo no console vendeu mais de 8 milhões de unidades (que é o que Cyberpunk vendeu na pré-venda) e muito menos o console foi comprado por outros tantos mais 200 milhões de pessoas daquele mercado. O mercado de videogames não é só esses istões entusiastas que compram Dreamcast, Wii U, Gamecube etc. Eu sou apaixonado pela Nintendo mas do Wii U eu passei longe, tive uma boa oportunidade pra comprar e dropei. "Ah, lançou tal jogo lá que eu queria muito jogar, queria muito jogar esse Mario Maker". Não vou comprar o console só por isso não! E muita gente fez isso, tanto é que muito jogo do Wii U agora vende mais no Switch. É bem o caso de muita gente que quer jogar Cyberpunk mas não vai ter nos próximos meses, até mais de 1, 2, 3 anos, console pra rodar o jogo. Não tou dizendo que não vai ter gente que não vai comprar o videogame novo só pra jogar Cyberpunk. O que tou dizendo é que tem tantas outras mais que não são dispensáveis que não vão fazer isso. São pessoas que não tem 300 dólares na mão hoje, mas tem um Ps4 ou Xone e sessentão na mão.
 

Vinicius_Albk

Habitué da casa
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E esse carinha defendendo com unhas e dentes um jogo lançado totalmente sem condições de uso. Cheio de bugs, ia fraca, cidade sem interação, gameplay extremamente simples e fps ridículo nos consoles. Os bugs além de atrapalharem a imersão, impedem o progresso, é cada uma que leio por aqui.

A Sony fez certo, a MS deveria copiar. A empresa lucra bilhões e lança um produto horrendo, chora na cama meu amigo. Se você aceita ser feito de palhaço tudo bem agora não critique quem não aceita!

Gbdiniz - deve está trolando...não acredito que alguém pense dessa forma. É a mesma coisa que comprar uma TV com a imagem toda defeituosa e ainda tecer elogios.
 
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Trezoitao38

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O rei já dizia
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Enviado de meu SM-G970F usando o Tapatalk

Único problema disso aí é que nenhuma empresa é uma first que pode se dar ao luxo de arranjar sempre uma grana a mais para pagar meses a mais de folha salarial. Não há dúvidas de que tanto Nintendo, Sega, Sony e MS muitas vezes abriram mão de lucro na venda de um jogo só para entregar um bom produto porque estavam pensando nas vendas de consoles. Nenhuma third pode se dar à esse luxo.
 

Alberon

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E esse carinha defendendo com unhas e dentes um jogo lançado totalmente sem condições de uso. Cheio de bugs, ia fraca, cidade sem interação, gameplay extremamente simples e fps ridículo nos consoles. Os bugs além de atrapalharem a imersão, impedem o progresso, é cada uma que leio por aqui.

A Sony fez certo, a MS deveria copiar. A empresa lucra bilhões e lança um produto horrendo, chora na cama meu amigo. Se você aceita ser feito de palhaço tudo bem agora não critique quem não aceita!

Gbdiniz - deve está trolando...não acredito que alguém pense dessa forma. É a mesma coisa que comprar uma TV com a imagem toda defeituosa e ainda tecer elogios.




A Sony tirou o game temporariamente por que está de... Birra.:klolwtf:kkk
Imagine em um mercado arriscado como é o mercado de jogos, onde qualquer vacilo pode custar caro para uma empresa, a Sony tira o game temporariamente do sistema deles, simplesmente por birra.



 

Gamer King

O Soberano
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Aí a coisa ficou muito séria, remover o jogo da PSN tem grandes implicações, vai pesar financeiramente pra CD Projekt. Não achei que chegaria a tanto, a Sony jogou pesado nessa.

Surreal um super lançamento estar passando por essa situação, realmente um grande mico que mancha a imagem do game.
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
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Começaram a desenvolver The Witcher 3 em 2011, com lançamento previsto para metade de 2014.

Não é muito diferente do Cyberpunk, cujo desenvolvimento começou em 2016 com planejamento previsto para abril de 2020.

O que diferencia os dois é o marketing. The Witcher 3 foi anunciado em 2013, em um trailer com 2 minutos de gameplay que deixava claro que o jogo não seria possível no PS360.

Cyberpunk foi anunciado com um teaser de 20 segundos em 2012 (antes do anúncio do The Witcher 3!), e só foi mostrar gameplay em 2018, onde ficava claro que o jogo não funcionaria daquela forma no PS4 ou Xone... mas o compromisso já tava feito, afinal, o jogo foi anunciado em 2012.

CD Project tinha duas opções: diminuir escala e ambição do jogo, usando o hardware do Xone como base, ou então abandonar a versão old gen e apostar no hardware de nova geração.

Foram pro pior caminho possível, um meio termo que não faz jus às promessas feitas e nem é viável nos consoles da geração passada....


Esse trailer

Falta de hardware não é desculpa quando se tem RDR2 no PS4.
GTA5 no PS3.
Até bruxão no Switch.

Mesmo a IA, FEAR1 saiu em 2005 e tem uma IA muito superior, nem compara.

Até mesmo Far Cry 2, que saiu pra PS3, era open World cheio de detalhes difíceis de se ver até mesmo hoje em dia.

The outer worlds entrega um sistema bem mais complexo de RPG, escolhas, mundo mais variado e maiores, IA "menos besta", e saiu pra console (eu acho, joguei no Pc e nem sabia da existência dele até uma sale)

Mesmo em Pc bom esse jogo roda todo tronxo.
 

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SE f*deram !! gananciosos tem mais é que tomar no cool mesmo ... agora a pouco jogando no PC

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