O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Realmente, está diminuindo o interesse do pessoal de ter um carro no Brasil ou não?

Quantos carros você tem?

  • Mais de 2.

    Votes: 13 7,4%
  • 2.

    Votes: 15 8,6%
  • 1.

    Votes: 72 41,1%
  • Nenhum.

    Votes: 75 42,9%

  • Total voters
    175

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
mq526xmmbf761.png



Em parte, sim! Com a questão da pandemia, os custos envolvendo os carros (do IPVA até a gasolina) e uma reavaliação de precisar ter o carro, muitos não sentem mais a necessidade de ter um veículo automotor. Além disso, as pessoas mais novas não aparentam ter menos interesse em dirigir um carro comparado com as anteriores, que era até um motivo de orgulho de ver o filho dirigindo um automotor.

Todavia, não acho que já tenha mudado tão drasticamente isso, principalmente dependendo de qual cidade a pessoa vive. Até porque o carro ainda é uma questão de 'status' e o brasileiro em geral curte dá uma ostentada em tudo.

:kpensa
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.729
Reações
18.641
Pontos
744
mq526xmmbf761.png



Em parte, sim! Com a questão da pandemia, os custos envolvendo os carros (do IPVA até a gasolina) e uma reavaliação de precisar ter o carro, muitos não sentem mais a necessidade de ter um veículo automotor. Além disso, as pessoas mais novas não aparentam ter menos interesse em dirigir um carro comparado com as anteriores, que era até um motivo de orgulho de ver o filho dirigindo um automotor.

Todavia, não acho que já tenha mudado tão drasticamente isso, principalmente dependendo de qual cidade a pessoa vive. Até porque o carro ainda é uma questão de 'status' e o brasileiro em geral curte dá uma ostentada em tudo.

:kpensa
Cidades maiores é nítido o desinteresse da gurizada 18-25 anos. Principalmente homens. Vejo algumas meninas na autoescola. Os rapazes é muito, muito menos do que na minha época há 20 anos atrás. Uber e afins deu uma libertada nessa questão. Aliás, carro é uma das coisas que drenam um dinheiro absurdo.

Nas cidades menores o carro parece ser uma necessidade maior, principalmente cidades de interior que são mais extensas territorialmente. Mas mesmo assim vejo menos do que antigamente.

Eu gosto muito de ter carro. Em um futuro próximo vou comprar uma caminhonete diesel.
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
Cidades maiores é nítido o desinteresse da gurizada 18-25 anos. Principalmente homens. Vejo algumas meninas na autoescola. Os rapazes é muito, muito menos do que na minha época há 20 anos atrás. Uber e afins deu uma libertada nessa questão. Aliás, carro é uma das coisas que drenam um dinheiro absurdo.

Nas cidades menores o carro parece ser uma necessidade maior, principalmente cidades de interior que são mais extensas territorialmente. Mas mesmo assim vejo menos do que antigamente.

Eu gosto muito de ter carro. Em um futuro próximo vou comprar uma caminhonete diesel.
Era até motivo de 'vergonha' um carinha não saber dirigir com 18/19 anos. Hoje em dia, meio que esse pessoal ou não se importa com isso, ou não há mais essa pressão de saber dirigir.
 


jackjone

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.068
Reações
47.729
Pontos
1.053
Caras, pra haver desinteresse em ter carro, tem que ter duas coisas: transporte publico de qualidade e seguranca. Ngm em sa consciencia vai deixar de ter um carro (se puder) pra pegar metro/ onibus lotado pra c***lho, ir em pe, se cansar, correr toda sorte de risco no coletivo e chegar tarde em casa. E mesmo que transporte publico fosse bom, de nada adiantaria se tu nao pode sair na rua a noite ou andar por uma rua deserta qundo descer dele sem o perigo de ser assaltado ou coisa pior.

Claro que a quantidade de gente tirando carteira diminuiu. A quantidade de brasileiro com condicao de comprar carro caiu absurdamente (alem de ser caro tb tirar a habilitacao). Nego ta tendo condicao nem de comprar carne, que dira carro. Ha uns anos atras era bem mais facil (e barato). Hoje ta um absurdo de caro. E nao, o uber nao cria desinteresse em ter carro, ate pq uber ja encareceu e avacalhou pra c***lho (como tudo no brasil, alias).


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Set_10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.600
Reações
10.574
Pontos
1.389
Não acho q está havendo um desinteresse, inclusive na pandemia aumentou a venda de carros. Não é a toa que até o mercado de usados os BR´s estão vendendo acima da tabela FIPE.
Com o covid19 muita gente q andava de transporte publico e tinha condições. quis comprar um carro mesmo q fosse mais velho para evitar pegar transporte publico cheio.
O q eu vejo é a diminuição do poder de compra.
 

jackjone

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.068
Reações
47.729
Pontos
1.053
Tava vendo aqui, pra tirar a primeira habilitacao hoje em dia se gasta entre 1700 e 2000 mil reais, isso se a pessoa passar de primeira em tudo. Obviamente que so vai gastar todo esse dinheiro nisso quem ja tiver condicao financeira de comprar seu carro.

Na minha epoca, nao gastei 500 conto pra isso. Era mt mais facil o cara tirar a carteira primeiro pra pensar em ter carro depois.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Set_10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.600
Reações
10.574
Pontos
1.389
Vejo pelos estagiarios que já passaram onde trabalho. A maioria quer tirar carteira de motorista porém sempre batem na mesma tecla reclamando do preço para tirar a CNH. Um estagiario lá, se endividou e tirou suas economias para comprar um Corolla usado, o cara queria muito o carro pois não aguentava mais andar de busão.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.486
Reações
91.257
Pontos
1.503
Está diminuindo o interesse porque está diminuindo o poder de compra. É melhor pra pessoa se desinteressar por aquilo que não pode ter.
Como apreciador da liberdade, conforto, independência e bem estar, eu prefiro ter carro, ainda que o custo seja alto (é alto em qualquer lugar do mundo).

Ainda vou além, eu teria todos os meios possíveis para me locomover, nunca acharei demais. Teria um punhado de carros, barco, jet ski, lancha, helicóptero, jato, caminhão, bicicleta, patins, quadriciclo, moto, balão, nave espacial, hummer, etc. Acho máquinas fantásticas. :kjoinha

O Uber e o 99 estão um lixo completo de uns tempos pra cá. Caríssimo, demorado e com carros que nem sempre são confortáveis.
Carro/moto é algo que pago com gosto.
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
Não acho q está havendo um desinteresse, inclusive na pandemia aumentou a venda de carros. Não é a toa que até o mercado de usados os BR´s estão vendendo acima da tabela FIPE.
Com o covid19 muita gente q andava de transporte publico e tinha condições. quis comprar um carro mesmo q fosse mais velho para evitar pegar transporte publico cheio.
O q eu vejo é a diminuição do poder de compra.
Tem que ver o perfil e a idade do pessoal comprando carro nessa pandemia.

Acho que o perfil aparenta estar assim, de acordo com as gerações (generalizando):

70s e alguns 80s: pessoas com bom poder de investimento, deixam de usar carro por opinião pessoal.

Alguns 80s e 90s: até querem ou possuem um carro, mas preferem não ter ou vender o seu por questões financeiras.

2000s: perderam o interesse, numa boa parcela, em ter um carro e não por questões financeiras.
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.649
Reações
57.192
Pontos
1.003
Não é algo que eu tenha notado, pois todo mundo parece tão interessado em carros como sempre na minha bolha. Eu não tenho e nem pretendo ter carro ou aprender a dirigir, é algo que realmente não me provoca o menor desejo, embora eu entenda os benefícios. Moro em cidade pequena e pacata, e ainda trabalho a 5 minutos de casa, então é bem tranquilo.
 

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.276
Reações
50.438
Pontos
1.539
Eu gostaria de não precisar ter um carro, realmente é uma draga de dinheiro, eu não gosto de dirigir, é muito estress, só de pensar no assunto já da vontade de mandar td mundo se foder(no transito) kkkk...mas eu tenho 2 carros, um meu e um da minha mulher, tenho 2 crianças pequenas e trabalho em escala então pra mim é impossivel viver sem, mas se eu pudesse, viveria sem carro.
 

SonOfJeffer

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
9.423
Reações
6.699
Pontos
1.449
Eu gostaria de não precisar ter um carro, realmente é uma draga de dinheiro, eu não gosto de dirigir, é muito estress, só de pensar no assunto já da vontade de mandar td mundo se foder(no transito) kkkk...mas eu tenho 2 carros, um meu e um da minha mulher, tenho 2 crianças pequenas e trabalho em escala então pra mim é impossivel viver sem, mas se eu pudesse, viveria sem carro.
Aqui em Fortaleza, um colega meu colocou na ponta do lápis, e pra ele vale mais a pena chamar Uber ou 99.

Sent from my Moto Z3 Play using Tapatalk
 

Death Knight

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
13.259
Reações
10.148
Pontos
1.494
Aqui em Fortaleza, um colega meu colocou na ponta do lápis, e pra ele vale mais a pena chamar Uber ou 99.

Sent from my Moto Z3 Play using Tapatalk

Teoricamente sim, mas na prática é uma luta para esses FDP aceitarem uma corrida.

Aqui no ES é padrão, você chama o Uber ou 99 e o cara, imediatamente após aceitar a corrida, pergunta: vai pra onde? Dependendo da resposta, ele simplesmente cancela a corrida e você tem que aguardar outro. Esse processo costuma se repetir sempre e requer alguns bons minutos para enfim alguém aceitar a corrida. É um saco... Já fiquei mais de 30 minutos esperando Uber, e olha que eu nem moro em um lugar tão ruim.
 

SonOfJeffer

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
9.423
Reações
6.699
Pontos
1.449
Teoricamente sim, mas na prática é uma luta para esses FDP aceitarem uma corrida.

Aqui no ES é padrão, você chama o Uber ou 99 e o cara, imediatamente após aceitar a corrida, pergunta: vai pra onde? Dependendo da resposta, ele simplesmente cancela a corrida e você tem que aguardar outro. Esse processo costuma se repetir sempre e requer alguns bons minutos para enfim alguém aceitar a corrida. É um saco... Já fiquei mais de 30 minutos esperando Uber, e olha que eu nem moro em um lugar tão ruim.
Cara, eu conversei com um deles e parece que a UBER diminui bastante os ganhos dos motoristas. Algumas corridas não estão valendo a pena. O tempo de espera está em média de 10 minutos.

Sent from my Moto Z3 Play using Tapatalk
 

SonOfJeffer

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
9.423
Reações
6.699
Pontos
1.449
Meu interesse diminui pelos altos custos. Lembro que lá por 2014 estava com a grana pra comprar e fui olhar o que tinha de interessante, achei tudo caro de mais. Guardei a grana e continuei com o meu até o momento (8 anos).
O meu Punto já vai fazer 10 anos em 2021 mas eu preciso trocar por um carro mais seguro. O problema é que carro zero tá mais caro que o saldo devedor do meu apartamento.

Sent from my Moto Z3 Play using Tapatalk
 

soap

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.124
Reações
28.083
Pontos
1.044
Não na minha cidade, aqui é uma ostentação do caraio, anunciou carro novo na tv e noutro dia tá lá passeando na rua, amigo meu do trabalho revende carros e vende igual água, então depende muito de lugar a lugar.

Eu tenho só um e só ando nele em caso de muita precisão.

Prevejo nesse tópico um OP curioso
 
D

Deleted member 219486

Não na minha cidade, aqui é uma ostentação do caraio, anunciou carro novo na tv e noutro dia tá lá passeando na rua, amigo meu do trabalho revende carros e vende igual água, então depende muito de lugar a lugar.

Eu tenho só um e só ando nele em caso de muita precisão.

Prevejo nesse tópico um OP curioso

A ostentação continua em pessoas com poder aquisitivo. O que vai diminuir é o financiamento de quem não tem bala na agulha e quer pagar se patrão.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.713
Reações
34.887
Pontos
903
Existe sim um desinteresse, e não é pelo custo, carro sempre foi caro, só corrigir a inflação dos anos anteriores pra ver que até um Uno era caro de se comprar.
O que ocorre é a popularização dos aplicativos como 99Pop, Uber e afins, que na MINHA opinião, não vão nunca me fazer deixar de ter um carro. Quem usa Uber está nas mãos dos motoristas, uma vez tive que ir ao um hospital, longe pra c***lho por sinal, e não conseguia de jeito nenhum um motorista pra me levar lá. Eles aceitavam, viam que era longe e cancelavam. Depois de um bom tempo consegui um que aceitasse, imagine só se eu não tivesse me programado pra sair mais cedo, ia perder meu horário. Isso e várias outras coisas que não vem ao caso agora, mas essa galera que acha que vai viver a vida toda só de aplicativo está muito enganada, quando tiverem seus filhos/ou/e seus pais começarem a ficar idosos vão sentir na pele a falta de um carro. Nem que seja um fusquinha, a liberdade de ter um carro na sua garagem pra viajar, ir ao mercado, levar alguém no hospital, é imbatível. Fora que, tem também a questão de ter gosto pela coisa, eu adoro dirigir, sentir o carro, cuidar dele, lavar, etc e etc, tem gente que tem pavor ou ódio de dirigir.
E tem também a questão que os homens estão todos virando uns frouxos eco-friendly
 

-Mauricio

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.865
Reações
6.462
Pontos
703
Eu tenho várias hipóteses (vou começar pela hipótese que ninguém ainda citou):

1ª - Os jovens estão transando cada vez mais dentro da casa dos pais. Seja porque a família é pequena e cada filho tem seu quarto, seja porque realmente os pais estão mais liberais. Antigamente o jovem comprava o carro principalmente para ter a liberdade de levar as namoradinhas para o motel.

2ª - As pessoas estão começando a trabalhar cada vez mais tarde, gastando mais dinheiro com tecnologia (celular, internet, notebook, Netflix) e assim possuindo uma poupança bem menor. Assim não conseguem nem comprar um carro usado, nem pagar a manutenção.

3ª - Garagem. Antigamente era barato um imóvel espaçoso num lugar seguro ou longe de favelas. Hoje um imóvel com garagem com espaço para três carros ou mais custa muito caro num bairro minimamente decente numa capital ou cidade com mais de 200k de habitantes.

4ª - Autoescola, exames médicos e psicotécnicos, CNH e taxas cada vez mais caras e burocráticas. Uma autoescola hoje deve custar por volta de 2 salários mínimos, várias horas de aula e fila de espera para agendar a prova prática.
 

Ysmiki

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.615
Reações
1.365
Pontos
659
Realmente acho que os aplicativos vieram pra dar um grande incentivo a não ter carro. Vocês estão criticando Uber e 99 a partir de uma visão de quem já tem carro, mas pro cara que só pegou ônibus na vida, esses aplicativos são uma put* vantagem, e muitas vezes por um preço que ele acha justo pagar.

O poder de compra realmente diminuiu e isso influencia também, mas eu acho que está havendo sim uma mudança da mentalidade geral, principalmente dos mais jovens. A coisa ta deixando de ser "Meu sonho é ter um carro" pra "Sò terei um carro se tiver com muita grana e for realmente necessário".

E digo mais, se não fosse a pressão social que ainda existe pro homem ter um carro, principalmente pra pegar mulher, esse número já teria caído ainda mais.
 

krazyx

The Matrix Engineer
VIP
Mensagens
1.480
Reações
3.082
Pontos
293
Eu e minha esposa gastavamos 3000 por mês com uber, dai compramos um carro e hoje pagamos 500 de parcela mais uns 300 de combustível. Valeu muito a pena.

Fora a liberdade de ir e vir quando quiser.
 
Topo Fundo