O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Goty dos Gotys: Decida quem foi o vencedor DEFINITIVO da última geração.

Goty dos Gotys: Decida quem foi o vencedor DEFINITIVO da última geração.

  • Grand Theft Auto V

  • Dragon Age: Inquisition

  • The Witcher 3: Wild Hunt

  • Overwatch

  • The Legend of Zelda: Breath of the Wild

  • God of War

  • Sekiro: Shadows Die Twice

  • The Last of Us Part II


Results are only viewable after voting.

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
Zelda Breath of the Wild não tem apenas o incrível level design como atrativo, desde o Half Life 2 não via a física ser usada como parte integral da jogabilidade.

Tem um botão para apertar no chão? Você pode usar a caixa como planejaram os desenvolvedores ou despejar os seus itens do inventário.

Precisa fazer uma ligação elétrica? Você pode usar uma caixa de metal como planejaram os desenvolvedores ou fazer uma linha com as suas espadas de aço.

A liberdade que existe dentro do jogo graças a física é fora do comum, o que citei foram apenas dois exemplos, mas existem vários deles.

Como assim as sides não mudam muito? Sempre oferecem puzzles diferentes. The Wicther 3 oferece narrativas diferentes, mas os objetivos são praticamente idênticos: siga o GPS, use o modo detetive, mate os inimigos.

O foco do Zelda Breath of the Wild nunca foi o combate, ele não quer ser um Dark Souls, mas diferente por exemplo do The Witcher 3 a jogabilidade ao menos é boa e responsiva.

Sei que muita gente não gostou das armas quebrarem, mas foi a mecânica que a Nintendo encontrou para criar um mundo sem barreiras e para recompensar o jogador constantemente ao explorar todo o mapa. Particularmente gostei da ideia, achei diferente dos outros tantos jogos que ficam se amparando em oferer muitos loots lixos até achar aquele item com +1 de ataque. :kkk

A única crítica que posso concordar é que da história ser muito rasa, mas pra mim foi o suficiente para querer continuar jogando.

Eu por exemplo amo a From Software pela jogabilidade e level design, nunca liguei para a história nos seus jogos.
Respeito sua análise, como disse, vou dar uma segunda chance, agora no PC, vamos ver.
 

Dark Wind

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
295
Reações
732
Pontos
779
sério msm que acharam Zelda tudo isso? o jogo é legalzinho e tal, mas nao tem porra nenhuma no mapa, aí tiveram que encher de folhinha e o diabo pra gente ficar procurando.

melhor jogo pra mim não existe, foram tantos jogos bons que não da pra escolher um só.

Enviado de meu GM1900 usando o Tapatalk
 

itesch

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
6.062
Reações
10.943
Pontos
1.253
Muito jogo foda, mas Bafão não tem pra ninguém.

Pode entregar o troféu.
 


Aragorn News

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.089
Reações
2.116
Pontos
844
Até agora não estou acreditando que ninguém, absolutamente NINGUÉM votou em Dragon age Inquisition
Eu me recuso a acreditar nessa possibilidade
Não é possivel isso
Se não tiver pelo menos 5 votos no Dragon Age Inquisition até o fim da enquete eu ME BANO do forum.

Pode vazar então
 

Pedro H.

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
878
Reações
2.098
Pontos
683
Muito difícil, acho q depende mais do gosto pessoal. Apenas pegando pelo critério técnico? Nada chega nem perto de Red Dead 2.
 

teo77

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.206
Reações
13.274
Pontos
1.379
Zelda!
Com certeza!

GoW, The Witcher, Bloodborne e Ghost of Tsushima são excelentes também e poderiam ocupar o lugar de Game Of The Generation,mas o Zelda é o que melhor representa o quão a geração foi excelente.

Outros que acho excelente são Horizon e Spiderman.



Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
 

LCS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.193
Reações
1.092
Pontos
874
Dos que joguei votei no The Witcher 3 com dor no coração de não votar em God of War. Apesar de não ter jogado, concordo com a galera votando no Zelda. Quem sabe um dia eu não tenha a oportunidade de jogá-lo. Obs. Menção honrosa para o RDR2 que não está na lista.
 

xjackx

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.244
Reações
13.762
Pontos
1.389
BLOODBORNE

BLOODBORNE

BLOODBORNE

BLOODBORNE

BLOODBORNE

BLOODBORNE

BLOODBORNE

BLOODBORNE
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
GTA V ganhou como game da geração passada, não era para contar na lista. Se não fosse por isso, teria o meu voto.

O meu GOTY seria red dead 2 seguido de blood, mas eles não estão. Aí ficaria entre TLOU 2, The Witcher 3 e Sekiro. Voto no bruxo, mesmo com a jogabilidade sendo questionável.
 

João Ritzel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.302
Reações
14.356
Pontos
1.053
Falar que esse Zelda revolucionou alguma coisa e é um dos melhores de todos os tempos é de matar! E mostra como o jogo é superestimado por "alguns" da mídia e alguns fanboys da Nintendo.

Vou dar uns exemplos:

Pra começar ele não chega e nem vai chegar no dedo do garrão da influência que foi GTA e praticamente definiu quase como um Pai o que seria os Open World...não foi apenas retirar ícones do mapa,ele influenciou em praticamente toda base de um Open World ate os dias de hoje e eu nem sou lá muito fã da franquia também.

Depois temos Demons/Dark Souls que hoje podemos dizer com segurança que criou um novo gênero e foi o jogo mais influente da última década.

Depois temos The Witcher 3 que moldou o sistema de escolhas e consequências e serve como base de como fazer side quests e tem mais o conjunto da obra de um mundo incrível.

A sério, comparar esse Zelda com um Dark Souls ? Sério isso! Por exemplo,acho que não tem nada na última década que chegue sequer perto de Dark Souls...é outro patamar..é outra emoção...assim como a influência de GTA e The Witcher 3.

Se vc quer falar em melhor de todos os tempos fique no Ocarina of Time ,esse sim super influente e trouxe coisas realmente novas.

Não digo que o último Zelda não seja
um dos melhores da geração...mas um dos melhores de todos os tempos tem que estar entre os grandes lá,jogos que realmente mudaram a indústria e um dos últimos que me lembro foi Demons/DarkSouls...A From Software elevou muito a barra do que é imersão.
 
Ultima Edição:

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.064
Reações
25.875
Pontos
1.484
Witcher 3 > Red Dead 2 > GTA 5 > Sekiro > Breath of the wild >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> dragon age >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Overwatch.

Os outros (gow, last of us 2) não joguei.

provavelmente colocaria eles em algum lugar entre Red Dead 2 e sekiro.

Tem alguns jogos indies que eu também colocaria acima de BotW, como Little Nightmares e Inside. Em conteúdo eles são pequenos comparados com jogos AAA, são jogos de poucas horas; então não é muito certo colocar na mesma categoria pra compara. Mas em questão de gosto pessoal, eles me impressionaram mais que váris AAA, inclusive o BotW.
 

Galvanor

Bam-bam-bam
Mensagens
1.323
Reações
1.820
Pontos
253
O requisito é ser vencedor do VGA?

Pq Sekiro teve menos Gotys do que Resident Evil2 Remake e Death Stranding...

Onde isso? No Blogpicks?

Aquilo ali não tem críterios e nem relevancia, todos os prêmios ali tem o mesmo peso, o que não faz sentido porque:

1 - TGA, DICE, Golden Joystick, etc, envolvem centenas de pessoas para chegarem no veredito, eles valem muito mais que prêmio de grandes publicações, quem dirá dos blogs juquinha games.

2 - Lista com muito Blog pessoal e Veiculo sem a menor capacidade e criterização pra definir GOTY. IGN, Polygon, Eurogamer, etc tem equipes de redação para definerem suas escolhas e nesses tenho certeza que todos concorrentes foram jogados por muitos dos times. No juquinha games, a certeza é o oposto, muitos não jogaram vários títulos importantes.

3 - Cada ano tem um numero diferente de prêmios nas listas e a variação é de mais de 30%, chegando a casa das centenas de prêmios.

4 - Divisão e categoria diferente pra escolha de usuários. Usuários agem por emoção, muitos não tem a menor capacidade de racionalizar. Se um jogo machucou o ego dos SJW ele vai ser cancelado. Um exemplo foi o prêmio de users do TGA, que foi vencido por bombing de votos, depois que mongolão do CEO da ND alfinetou os doentes. No final a votação foi fraudulenta.

Na minha visão, aquilo só serve para ver quais foram os melhores jogos do ano.

Eu já fiz parte de um blog sobre games a uns 15 anos atrás, e tinha gente que escolhia jogo pela origem dele. Se é japonês é bom, se é americano é ruim, se é europeu é mediano. Eram amigos e todos com 20 anos+. Imagina se vou crer que um site sem a menor expressividade tem capacidade pra votar em algo assim e ter a mesma relevância do TGA.

O dia que que desinflarem, limparem e criterizarem melhor, quem sabe não vira algum tipo de parâmetro mainstream e vá além dos fóruns cheios fanáticos. Até lá vai continuar sendo um blog porco, feito pra dar voz a outros blogs porcos.
 

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.734
Reações
22.510
Pontos
1.129
Onde isso? No Blogpicks?

Aquilo ali não tem críterios e nem relevancia, todos os prêmios ali tem o mesmo peso, o que não faz sentido porque:

1 - TGA, DICE, Golden Joystick, etc, envolvem centenas de pessoas para chegarem no veredito, eles valem muito mais que prêmio de grandes publicações, quem dirá dos blogs juquinha games.

2 - Lista com muito Blog pessoal e Veiculo sem a menor capacidade e criterização pra definir GOTY. IGN, Polygon, Eurogamer, etc tem equipes de redação para definerem suas escolhas e nesses tenho certeza que todos concorrentes foram jogados por muitos dos times. No juquinha games, a certeza é o oposto, muitos não jogaram vários títulos importantes.

3 - Cada ano tem um numero diferente de prêmios nas listas e a variação é de mais de 30%, chegando a casa das centenas de prêmios.

4 - Divisão e categoria diferente pra escolha de usuários. Usuários agem por emoção, muitos não tem a menor capacidade de racionalizar. Se um jogo machucou o ego dos SJW ele vai ser cancelado. Um exemplo foi o prêmio de users do TGA, que foi vencido por bombing de votos, depois que mongolão do CEO da ND alfinetou os doentes. No final a votação foi fraudulenta.

Na minha visão, aquilo só serve para ver quais foram os melhores jogos do ano.

Eu já fiz parte de um blog sobre games a uns 15 anos atrás, e tinha gente que escolhia jogo pela origem dele. Se é japonês é bom, se é americano é ruim, se é europeu é mediano. Eram amigos e todos com 20 anos+. Imagina se vou crer que um site sem a menor expressividade tem capacidade pra votar em algo assim e ter a mesma relevância do TGA.

O dia que que desinflarem, limparem e criterizarem melhor, quem sabe não vira algum tipo de parâmetro mainstream e vá além dos fóruns cheios fanáticos. Até lá vai continuar sendo um blog porco, feito pra dar voz a outros blogs porcos.

Obrigado por definir tão bem algo que eu digo desde sempre. GOTY PICKS só é material útil pra fanboy alucinado de fórum.

De resto, é um esforço tão válido quando se eu catalogasse os prêmios dados a melhores filmes do ano de qualquer blog fundo de quintal e dissesse que tais prêmios são tão importantes quanto os dados pelo Oscar, Cannes, Festival de Berlin, etc.
 

Navarone

Bam-bam-bam
Mensagens
3.934
Reações
10.201
Pontos
288
Obrigado por definir tão bem algo que eu digo desde sempre. GOTY PICKS só é material útil pra fanboy alucinado de fórum.

De resto, é um esforço tão válido quando se eu catalogasse os prêmios dados a melhores filmes do ano de qualquer blog fundo de quintal e dissesse que tais prêmios são tão importantes quanto os dados pelo Oscar, Cannes, Festival de Berlin, etc.
Não tem como discutir com quem ficou registrado que levantou o troféu amigo
podemos espernear e discordar, assim como qualquer time que vence um campeonato e não concordamos
mas o vencedor é o condecorado e terá o trofeu do registro eterno da história
 

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.734
Reações
22.510
Pontos
1.129
Não tem como discutir com quem ficou registrado que levantou o troféu amigo
podemos espernear e discordar, assim como qualquer time que vence um campeonato e não concordamos
mas o vencedor é o condecorado e terá o trofeu do registro eterno da história

Obrigado pela analogia com futebol.

GOTY PYCKs é como se valorizasseémos o prêmio de melhor do ano segundo o globo esporte.com ou do Blog do Neto em detrimento dos prêmios dados pela FIFA e pela France Football.

Mas claro, cada um valoriza o que quiser (de preferência a própria opinião).
 

Karazul

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.195
Reações
2.652
Pontos
703
Vou dar uma opinião polêmica aqui já que joguei os dois. The Witcher 3 dá um pau em Zelda botw.
 

Nego_Brown___

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.330
Reações
19.391
Pontos
1.469
Onde isso? No Blogpicks?

Aquilo ali não tem críterios e nem relevancia, todos os prêmios ali tem o mesmo peso, o que não faz sentido porque:

1 - TGA, DICE, Golden Joystick, etc, envolvem centenas de pessoas para chegarem no veredito, eles valem muito mais que prêmio de grandes publicações, quem dirá dos blogs juquinha games.

2 - Lista com muito Blog pessoal e Veiculo sem a menor capacidade e criterização pra definir GOTY. IGN, Polygon, Eurogamer, etc tem equipes de redação para definerem suas escolhas e nesses tenho certeza que todos concorrentes foram jogados por muitos dos times. No juquinha games, a certeza é o oposto, muitos não jogaram vários títulos importantes.

3 - Cada ano tem um numero diferente de prêmios nas listas e a variação é de mais de 30%, chegando a casa das centenas de prêmios.

4 - Divisão e categoria diferente pra escolha de usuários. Usuários agem por emoção, muitos não tem a menor capacidade de racionalizar. Se um jogo machucou o ego dos SJW ele vai ser cancelado. Um exemplo foi o prêmio de users do TGA, que foi vencido por bombing de votos, depois que mongolão do CEO da ND alfinetou os doentes. No final a votação foi fraudulenta.

Na minha visão, aquilo só serve para ver quais foram os melhores jogos do ano.

Eu já fiz parte de um blog sobre games a uns 15 anos atrás, e tinha gente que escolhia jogo pela origem dele. Se é japonês é bom, se é americano é ruim, se é europeu é mediano. Eram amigos e todos com 20 anos+. Imagina se vou crer que um site sem a menor expressividade tem capacidade pra votar em algo assim e ter a mesma relevância do TGA.

O dia que que desinflarem, limparem e criterizarem melhor, quem sabe não vira algum tipo de parâmetro mainstream e vá além dos fóruns cheios fanáticos. Até lá vai continuar sendo um blog porco, feito pra dar voz a outros blogs porcos.
Obrigado pela analogia com futebol.

GOTY PYCKs é como se valorizasseémos o prêmio de melhor do ano segundo o globo esporte.com ou do Blog do Neto em detrimento dos prêmios dados pela FIFA e pela France Football.

Mas claro, cada um valoriza o que quiser (de preferência a própria opinião).

Sim, Gotypicks.

Se não lhe interessa as escolhas de blogs pessoais(a mim não interessam)eles separam entre essas escolhas dos da imprensa.

Mesmo assim, Sekiro perdeu(imprensa preferiu RE2R e Death Stranding). Se vcs acham que eles não critérios, é só olhar lá no site, que ele colocou os dele. Se não te agradam, paciência.

E me desculpe, mas essa comparação usando Fifa Best e ballon Dor(France Football) como a mesma coisa em importancia, não faz o menor sentido com seu argumento. O Fifa best é um premio de entidade, como o TGA. E o France Football é um prêmio dado por uma revista de futebol, igual aos sites profissionais de jogos. Só qje nesse caso, o Ballon Dor TEM MUITO MAIS TRADIÇÃO que o Fifa Best, já que existe a mais de 50 anos, enquanto o Fifa Best não tem nem 10. Inclusive, pra mim, o melhor jogador do mundo é quem ganha o Ballon Dor, não o Fifa Best.

Então, se um jogo “A” ganha Goty na Kotaku, Dice, Easy Allies e Eurogamer, mas outro jogo “B”ganhou TGA, pra mim é 4x1. TGA pode ser lindo e cheiroso de arrumado, mas já tinha orgão dando GOTY muito antes dele aparecer.
 

maurosapo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.833
Reações
6.880
Pontos
979
Votei no Zelda .
Nem o Oscar se deve levar muito a sério, imagine aquele The game Awards que é so uma festa midiática que nem espera o ano acabar, cadê RDR2, Bloodborne, Hollow Knight, Forza Horizon 4, Mario Odyssey, Uncharted 4, Nier Automata, Dragon Quest XI, Persona 5, Death Strading, Divinity: Original Sin II... Cyberpunk 2077 (que poderia ser o melhor jogo de todos os tempos mas ficaria de fora).
 

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.734
Reações
22.510
Pontos
1.129
Sim, Gotypicks.

Se não lhe interessa as escolhas de blogs pessoais(a mim não interessam)eles separam entre essas escolhas dos da imprensa.

Mesmo assim, Sekiro perdeu(imprensa preferiu RE2R e Death Stranding). Se vcs acham que eles não critérios, é só olhar lá no site, que ele colocou os dele. Se não te agradam, paciência.

E me desculpe, mas essa comparação usando Fifa Best e ballon Dor(France Football) como a mesma coisa em importancia, não faz o menor sentido com seu argumento. O Fifa best é um premio de entidade, como o TGA. E o France Football é um prêmio dado por uma revista de futebol, igual aos sites profissionais de jogos. Só qje nesse caso, o Ballon Dor TEM MUITO MAIS TRADIÇÃO que o Fifa Best, já que existe a mais de 50 anos, enquanto o Fifa Best não tem nem 10. Inclusive, pra mim, o melhor jogador do mundo é quem ganha o Ballon Dor, não o Fifa Best.

Então, se um jogo “A” ganha Goty na Kotaku, Dice, Easy Allies e Eurogamer, mas outro jogo “B”ganhou TGA, pra mim é 4x1. TGA pode ser lindo e cheiroso de arrumado, mas já tinha orgão dando GOTY muito antes dele aparecer.

A questão é que o Bola de Ouro é escolhido a partir de uma votação entre diversos jornalistas de diversos órgãos da imprensa especializada de futebol no mundo todo.

Ou seja, faz a mesma coisa que o TGA, mas com jornalistas de futebol. Não é uma decisão editorial, como o GOTY de uma Eurogamer, mas sim uma larga votação com especialistas, como o TGA.

E não dá pra falar que o GOTYPICS permite ignorar blogs, se eles tratam escolhas de sites como gamevicio, globo.com, canaltech, etc, como se fossem da mídia especializada, sendo que a redaçao de jogos de tais sites deve ser menor do que a de um blog medíocre.

Mas enfim, nem acho que seja um assunto pelo qual valha discutir muito...
 

Navarone

Bam-bam-bam
Mensagens
3.934
Reações
10.201
Pontos
288
A questão é que o Bola de Ouro é escolhido a partir de uma votação entre diversos jornalistas de diversos órgãos da imprensa especializada de futebol no mundo todo.

Ou seja, faz a mesma coisa que o TGA, mas com jornalistas de futebol. Não é uma decisão editorial, como o GOTY de uma Eurogamer, mas sim uma larga votação com especialistas, como o TGA.

E não dá pra falar que o GOTYPICS permite ignorar blogs, se eles tratam escolhas de sites como gamevicio, globo.com, canaltech, etc, como se fossem da mídia especializada, sendo que a redaçao de jogos de tais sites deve ser menor do que a de um blog medíocre.

Mas enfim, nem acho que seja um assunto pelo qual valha discutir muito...

O importante é registrar na linha do tempo da história quem levantou a taça aquele ano.
Mesmo que a gente não concorde que Overwatch tenha sido o vitorioso em 2016, precisamos aceitar isso, e vai ser o que ficará registrado na história mundial.
Levantou o trofeu.
 

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.734
Reações
22.510
Pontos
1.129
O importante é registrar na linha do tempo da história quem levantou a taça aquele ano.
Mesmo que a gente não concorde que Overwatch tenha sido o vitorioso em 2016, precisamos aceitar isso, e vai ser o que ficará registrado na história mundial.
Levantou o trofeu.

unnamed (4).gif

images (53).jpeg
 

Nego_Brown___

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.330
Reações
19.391
Pontos
1.469
A questão é que o Bola de Ouro é escolhido a partir de uma votação entre diversos jornalistas de diversos órgãos da imprensa especializada de futebol no mundo todo.

Ou seja, faz a mesma coisa que o TGA, mas com jornalistas de futebol. Não é uma decisão editorial, como o GOTY de uma Eurogamer, mas sim uma larga votação com especialistas, como o TGA.

E não dá pra falar que o GOTYPICS permite ignorar blogs, se eles tratam escolhas de sites como gamevicio, globo.com, canaltech, etc, como se fossem da mídia especializada, sendo que a redaçao de jogos de tais sites deve ser menor do que a de um blog medíocre.

Mas enfim, nem acho que seja um assunto pelo qual valha discutir muito...

Bom, eu faço ideia das pessoas que votam em prêmios como TGA ou Dice. Mas não as conheço e nem sei quais foram suas escolhas, apenas o resultado da votação. Duvido muito Que seja uma unanimidade lá dentro. se somarmos todos os votos de todos os prêmios talvez o Goty não seja o mesmo das premiações Das entidades.

Então, respeito sua escolha e argumentos, mas eu ainda fico com a decisão da turba.
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.386
Reações
34.106
Pontos
1.053
Falar que esse Zelda revolucionou alguma coisa e é um dos melhores de todos os tempos é de matar! E mostra como o jogo é superestimado por "alguns" da mídia e alguns fanboys da Nintendo.

Vou dar uns exemplos:

Pra começar ele não chega e nem vai chegar no dedo do garrão da influência que foi GTA e praticamente definiu quase como um Pai o que seria os Open World...não foi apenas retirar ícones do mapa,ele influenciou em praticamente toda base de um Open World ate os dias de hoje e eu nem sou lá muito fã da franquia também.

Depois temos Demons/Dark Souls que hoje podemos dizer com segurança que criou um novo gênero e foi o jogo mais influente da última década.

Depois temos The Witcher 3 que moldou o sistema de escolhas e consequências e serve como base de como fazer side quests e tem mais o conjunto da obra de um mundo incrível.

A sério, comparar esse Zelda com um Dark Souls ? Sério isso! Por exemplo,acho que não tem nada na última década que chegue sequer perto de Dark Souls...é outro patamar..é outra emoção...assim como a influência de GTA e The Witcher 3.

Se vc quer falar em melhor de todos os tempos fique no Ocarina of Time ,esse sim super influente e trouxe coisas realmente novas.

Não digo que o último Zelda não seja
um dos melhores da geração...mas um dos melhores de todos os tempos tem que estar entre os grandes lá,jogos que realmente mudaram a indústria e um dos últimos que me lembro foi Demons/DarkSouls...A From Software elevou muito a barra do que é imersão.

Você bebeu?

Quem aqui ta comparando Zelda Breath of the Wild com GTA e Dark Souls? São jogos completamente diferentes.

E ninguém ta falando que o jogo da Nintendo foi revolucionário, mas sim que elevou exponencialmente o sarrafo em relação ao level design dentro do gênero open world.

E também desde o Half Life 2 e a série Portal não se via um jogo AAA usar a física como parte integral da jogabilidade, algo que os jogadores vivem pedindo mais atenção dos desenvolvedores.

Já discorri sobre o motivo de achar o level design do Zelda Breath of the Wild único e genial em outro post se tiver o interesse de ler:

É impressionante o trabalho de level design da Nintendo ao criar uma mão invisível para guiar os jogadores num mapa open world sem o auxílio de marcadores no mapa e GPS.

Basicamente sempre colocam a sua frente locais que chamem a sua atenção onde geralmente escondem tesouros e também ao fundo sempre tem um ponto de referência para ajudar na localização e memorização.

Seria mais ou menos assim. Você tem os pontos de interesse 1, 2, 3 e 4 que chamam MUITA atenção do jogador e sempre com um ponto de referência A no fundo.

index.php


index.php


Pra mim esse é o principal ponto que o difere dos outros jogos open worlds e onde mora a genialidade do Breath of the Wild. Desta forma o jogador tem a impressão de estar descobrindo as coisas por conta própria, sem nenhum tipo de auxílio, com o sentimento mais puro de exploração, porém na verdade graças ao level design fabulosos sempre tem uma mão invisível guiando o jogador. Ao final é fácil guardar na memória cada pedacinho de Hyrule por causa desse artifício, conseguiria navegar sem um mapa tranquilamente.

E esse é só um dos pontos geniais de level design do Breath of the Wild, mas é o que mais me chamou a atenção. Muitas empresas usam desse artifício de tentar guiar o jogador através da mão invisível em ambientes mais lineares, como a Naughty Dog faz muito bem na série Uncharted usando as cores e as simetrias, porém a Nintendo conseguiu fazer isso de uma forma menos escancarada e num mapa gigantesco.

Para quem ama level design é um deleite analisar Breath of the Wild nos mínimos detalhes, mas vou ficar só nisso para não criar um post muito extenso.
 

Ultima Weapon

Lenda da internet
Mensagens
26.177
Reações
32.504
Pontos
1.629
Gotypicks pode não ser perfeito porém é mais eficaz pra montar uma lista dessas do que usar uma única premiação como referência. Quem hoje em sã consciência optaria por Overwatch em detrimento de Uncharted 4? Foi modinha na época tipo Titanic em 1997, quem optaria hoje por esse filme ao invés de Gênio Indomável, Contato ou Melhor é Impossível?
Em 2019 Sekiro tomou um pau na mídia tanto de Goty Stranding quanto de RE2 Remake.

The Last of Us 1 também bem mais influente do que GTAV. Não que faça tanta diferença visto que ambos lançaram lá na sétima geração.

Na última geração, analisando friamente, há 3 jogos um passo além dos demais, são RDR2, Zelda e TloUs2. Entre estes o RDR2 me impressionou mais, os outros dois estão parelhos e poderiam levar a taça de vencedor definitivo.
Meu favorito em particular é The Witcher 3 mas não dá pra comparar com o padrão de qualidade da Rockstar, Nintendo e ND, não à toa na hora que a empresa tentou aumentar o escopo do gameplay e sem uma história base forte virou chacota mundial com Cyberbug.
 
Topo Fundo