O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Quem foi a culpada pela decadência da Rare? A Nintendo, Microsoft ou a própria Rare? Microsoft jogou 400 milhões no Lixo?

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.386
Reações
34.106
Pontos
1.053
Acho que a maior culpa foi da Microsoft de não ter sabido administrar o estúdio.

Todos os grandes estúdios que se perduram ao longo dos anos tem a capacidade de contratar e repor bons profissionais para continuar produzindo excelentes jogos.

Em relação a Rare acho que faltou isso e consequentemente não souberam utilizar bem as suas IPs.
 

ExCaixista

Bam-bam-bam
Mensagens
4.582
Reações
8.114
Pontos
303
O próprio estilo que estavam mestres entrou em crise. Até a Nintendo errou a mão com Mario Sunshine. Eles deviam ter tentando um Mario Kart like no Xbox.
Mario Sunshine não foi um erro, a Nintendo fez um jogo mais adulto, sendo que o público adulto tinha migrado para o PlayStation.
 
D

Deleted member 101002

Não causa mais "frisson" pois não desenvolve exclusivamente para Nintendo. Quando o jogo é exclusivo Nintendo a mídia já coloca a nota no mínimo em 90.

Ledo engano.
Os últimos jogos da rare como exclusivos da Nintendo já eram muito criticados e estavam vendendo muito mal. A rare representava, à época do GC, somente 2% do faturamento da Nintendo.
Quanto ao seu choro, vá ao metacritc e constate vários jogos Nintendo com médias bem abaixo de 90.
 
Foi editado por um moderador:

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.641
Reações
57.180
Pontos
1.003
Acho que a maior culpa foi da Microsoft de não ter sabido administrar o estúdio.

Todos os grandes estúdios que se perduram ao longo dos anos tem a capacidade de contratar e repor bons profissionais para continuar produzindo excelentes jogos.

Em relação a Rare acho que faltou isso e consequentemente não souberam utilizar bem as suas IPs.
Fora que a Rare pouco tem a ver com a Microsoft. Posso estar falando besteira, mas as IPs dela não têm muita cara de Xbox. Seria como a Microsoft ter as IPs Persona e Tales of, provavelmente não venderia tanto.
 


Inspetor Clouseau

Bam-bam-bam
Mensagens
2.529
Reações
4.108
Pontos
303
Acho que a Tarde já vinha dando as escorregadas dela dentro da Nintendo...e quando a mic comprou não conseguiu fazer ela "ressuscitar" de imediato e perdendo um pouco da "magia" que a empresa tinha na época
 

BmX Burner

Supra-sumo
Mensagens
655
Reações
955
Pontos
193
Banjoo nuts and bolts é um jogo massa, o problema que os velhacos dos primeiros jogos que dão rage de graça por que dá pra andar em carros e construir, um sistema bem avançado



Eu ja deixei no take, o manolo fez o MECHA BANDICOOT DE CRASH TWINSANITY Porra, isso é genial

Sea of thieves é um jogo maravilhoso, mas a graça é jogar com os amigos, nao adianta ir sozinho no gameplay que vai odiar mesmo

A empresa vive de altos e baixos, mas o pessoal fica muito '' ai ui ai ui rare me come com seu dk de snes '' e ignoram a empresa atual

E conker pra xbox é lindo pra krl, o problema que a propria ms resolveu censurar palavrão que tem na 64 e tirar o modo multiplayer mais desesperador de todos, que é roubar ovo de dinossauro :khuebr


Antes o problema fossem os veículos e construção.

Todas as fases tem os mesmos NPCs com missões chatas e repetitivas. O jogo é basicamente um compilado de minigames que não chegam nem perto da diversão que era coletar os jiggies dos dois Banjos anteriores.

Mas, particularmente, o primeiro Yooka-Laylee consegue ser ainda pior.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

-Saint-

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.460
Reações
8.516
Pontos
503
É um consenso entre todos os jogadores, analistas, imprensa e desenvolvedores que a Microsoft tem o "toque de Midas reverso".

Pra quem não conhece, segundo a mitologia grega, tudo o que o Rei Midas tocava, virava ouro.


No caso da Microsoft, ocorre exatamente o contrário. Tudo o que ela toca, vira bost@.

Uma pena, possivelmente o próximo Doom será um game de serviços nota 6. Mas é algo previsível e já esperado.

No caso da Rare, foi o que aconteceu. O último clássico da Rare com a Big N (Star Fox Adventureds) foi o último jogo realmente bom dos caras. De lá pra cá, só mediocridade.
Você tá trollando mas agora é sério, se a ID fizer cagada, a MS realmente tem dedo podre!

Imagina a Ariane fazendo um GaaS safado, ou a ID puts!
 

Ennis

Bam-bam-bam
Mensagens
8.195
Reações
19.367
Pontos
394
Não causa mais "frisson" pois não desenvolve exclusivamente para Nintendo. Quando o jogo é exclusivo Nintendo a mídia já coloca a nota no mínimo em 90.
Entao a MS devia ter comprado a Nintendo e nak a Rare. Só assim para conseguirem ter algo 90+
 

raffa85

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.706
Reações
4.142
Pontos
944
Quem faz um bom estúdio é o talento das pessoas que trabalham nele, mas isso pode facilmente mudar, pq contrato de compra e venda não dá direito a funcionários fixos. É preciso colocar pessoas no comando que consigam manter os times motivados, cobrar resultados, cumprir prazos e saber repor talento se necessário. Provavelmente é esse tipo de gerenciamento que anda fazendo falta na Microsoft e isso respinga na qualidade e na velocidade de produção da Rare, e dos outros times tb. Por algo não conseguiram produzir um título first party pro lançamento do Xbox Series.

É fato que desde que deixou a Nintendo, a Rare não produziu mais nada relevante a ponto de ser um sucesso de público e crítica, nada que ela desse o nome como fez no passado. E com o passar dos anos, parece que cada vez vai ficando mais sumida. Do XBox One pra cá lançou um jogo inédito, que nem é essas coca-colas todas, colaborou com outro time no novo Battletoads (que parece jogo de celular), além de um compilado de antigos sucessos. Muito pouco.

E de pouco adianta entregar as muitas IPS da Rare na mão de outros times, pq a maioria não é relevante, e algumas poucas que tiveram notoriedade no passado, como Banjo-Kazooie, Battletoads e Perfect Dark, já perderam força, vai ser preciso recomeçar como se fossem série novas. Ironicamente as IPS mais relevantes que a Rare trabalhou, Donkey Kong e 007, não pertencem a ela.

A Microsoft que cuide bem da Bethesda, pq ter os direitos sobre Doom ou Elders Crow, pode não servir muito no futuro. Olha ai o Halo que há 20 anos era a coqueluche do mercado e hoje em dia eu não boto mais fé que vá causar tanto assim. Lançaram tantos jogos medíocres, que público já pegou desconfiança.
 

Pinguim 55

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.791
Reações
9.837
Pontos
994
Eu acho que foi os dois fatores.

Rare nao estava muito boa quando saiu da Nintendo, ao mesmo tempo a MS administrou de forma ruim o estúdio.

Mas tenho a impressão que a Ms no geral tem muita dificuldade em administrar estúdios de jogos.

Com exceção da empresa que faz Forza, todos os seus estúdios me parecem meio desorganizados, vide Halo Infinite que gastou uma fortuna e tempo e vai sair um jogo mediano.

Espero que melhore isto nesta geração.
 

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.734
Reações
22.510
Pontos
1.129
Nintendo deu um golpe de mestre.

Rare estava em decadência, diversos funcionários estavam abandonando a empresa (inclusive os Irmãos Stamper), e aí a Nintendo uniu o útil ao agradável ao se livrar de um abacaxi e ainda lucrar $300 milhões.

A Microsoft garoteou, pensou que uma empresa de videogame é mais sobre suas propriedades intelectuais do que sobre seus funcionários, e no final levaram apenas um arremedo da Rare de outrora, com diversas IP de potencial intrínseco questionável e uma equipe incapaz de criar algo do tamanho de Donkey Kong Country, Killer Instinct, Banjo-Kazooie ou Goldeneye.

Na mão da Nintendo a Rare provavelmente teria se saído melhor nestes últimos 20 anos, mas ela precisaria ser tutelada num nível que não seria interessante para a Nintendo. Ela era uma parceira privilegiada justamente pela sua capacidade de autogerencia, tipo Monolith atualmente (e diferente da Retro)...
 

Mega_X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.358
Reações
38.537
Pontos
654
Microsoft e seu sistema de apertar as devs matou a RARE lá trás no Xbox original. Maioria da galera pulou do barco e foram pra outras devs.
 

Evil AuRoN

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.284
Reações
3.789
Pontos
1.079
Podem ser muitos os motivos:

  • Transição de talento para fora da empresa;
  • Má gestão;
  • Falta de liberdade;
  • Dificuldade em transitar entre as gerações e a complexidade de cada uma;
  • Orçamento e tempo.

Sem conhecimento de causa só resta especular, a Rare de hoje não é nem sombra da Rare dos 16/64bits, mas eu acredito que a decadência dela ocorreu na sexta geração ainda sob a guarda da Nintendo.
 

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.014
Reações
23.085
Pontos
1.364
A verdade é que os títulos mais famosos da Rare tem dedo da Nintendo neles.

É algo bem plausível, foi o que li de um funcionário/ex-funcionário da Rare, a Microsoft sempre deu liberdade, mas a Nintendo tinha uma posição de participação e que talvez fosse isso que fez a Rare tão especial na época.
 

slashf

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.500
Reações
39.629
Pontos
1.053
Eu não acho que a Microsoft tem culpa. Nem a Nintendo. A própria empresa já dava sinais que não estava mais nas pontas dos cascos assim como foi no snes e uma boa parte da era n64.
Muitos games foram medianos, tipo o Banjo tooie, Dk64 era legal mas tinha várias coisas chatas. Star Fox Aventures não e nem lembrado pelos fãs de star Fox.
Muitos empregados foram para outras firmas, e até um dos problemas foi o próprio declínio dos jogos de plataforma 3d, fizeram um Banjo de carro que não agradou ninguém. Enfim teve muitas empresas daquela época que não sobreviveu, assim como algumas que penaram até voltar depois. Teve várias mudanças nessa época , até na forma de fazer jogos, e na própria estrutura.
 

slashf

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.500
Reações
39.629
Pontos
1.053
Teoria da conspiração :klol
Assim como jogo da rockstar e Nintendo tem 90+ prós sonhistas.
Que existe sempre um valor maior existe, ao ver Marvel e dc TB, Marvel faz uns filmes ruins mas nenhum chega as notas dos filmes da DC.
 

ryutorrent

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.011
Reações
11.328
Pontos
1.049
O erro da Microsoft foi não perceber que a Rare era uma estrela que já estava morrendo.

Quando a Microsoft comprou a Rare, o pessoal bom que fizeram os sucessos da equipe já tinham metido o pé.
 

BigJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.946
Reações
14.487
Pontos
1.389
A Rare que a MS comprou nem de longe era a Rare de meados da década de 1990. E ainda tem a lenda que a Microsoft comprou a empresa britânica achando que ia levar Donkey Kong junto...
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.938
Reações
56.960
Pontos
2.164
A Rare era basicamente os irmãos Stamper. Que eram os fundadores e os cabeça do estúdio.
A Microsoft comprou, eles saíram fora com o dinheiro, acabou a Rare.
 

Spunck

Bam-bam-bam
Mensagens
1.979
Reações
3.065
Pontos
453
Eu não vi ninguém citar, mas kameo foi um ótimo jogo da rare, agora tem fanático falando que sea of thieves é sucesso? Comparando com horizon? Se esse jogo chegou a 1mi de cópias vendidas (coisa que eu duvido) é muito, 90% da base que joga são os que assinam o gameass.
 

Lexikus.BR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.795
Reações
4.999
Pontos
953
Decadência da Rare? Com Sea of Thieves que é um dos maiores sucessos comerciais da empresa?

:klolwtf

O único período decadente da Rare foi no fim do N64 e início do GC, quando a Nintendo abandonou a empresa para quebrar, e início do Xbox OG, no meio da reformulação da Rare. Fora isso, sempre lançou jogos e vários sucessos. No máximo um ou outro jogo problemático (Kinect Rivals).
 
Ultima Edição:

raffa85

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.706
Reações
4.142
Pontos
944
Decadência da Rare? Com Sea of Thieves que é um dos maiores sucessos comerciais da empresa?

:klolwtf

O único período decadente da Rare foi no fim do N64 e início do GC, quando a Nintendo abandonou a empresa para quebrar, e início do Xbox OG, no meio da reformulação da Rare. Fora isso, sempre lançou jogos e vários sucessos. No máximo um ou outro jogo problemático (Kinect Rivals).


Vários sucessos? Quais?

Kinect Sports foi bem, mas foi mais por mérito da onda casual da Nintendo com o Wii Sports. Não é o tipo de projeto que se espera de uma empresa que custou mais de 300 milhões e que fez GoldenEye e Donkey Kong Country no passado.
 
D

Deleted member 101002

Na verdade a MS pensava que estava comprando a franquia Donkey Kong.
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.386
Reações
34.106
Pontos
1.053
Fora que a Rare pouco tem a ver com a Microsoft. Posso estar falando besteira, mas as IPs dela não têm muita cara de Xbox. Seria como a Microsoft ter as IPs Persona e Tales of, provavelmente não venderia tanto.

Tudo depende da forma como vai vender as suas IPs.

Veja a Sony por exemplo, ao longo da geração passada foi aprendendo a tornar o lançamento de todos os seus exclusivos grandes eventos. Veja como acertaram na inclusão do Astrobot Playroom no PS5, hoje muita gente já está considerando o robozinho o mascote da Sony e já pede um jogo solo, assim saindo do nicho do VR.

Killer Instinct por exemplo é considerado por muitos o melhor jogo de luta da geração por ter um bom netcode, agora quando a Microsoft o enalteceu por isso?

Perfect Dark está voltando agora mas poderia ter sido um excelente jogo de stealth, seja parecido com Dishonored 2 ou Metal Gear Solid 5.

Kameo tinha ideias bem legais para fazer um excelente adventure.

A Rare tem uma lista de mascotes que sabendo usar daria pra fazer jogos similares ao Mario Party, Mario Kart e Smash Bros. Nem a Sony tem um cardápio tão bom como Banjo Kazooie, Conker e Battletoads.

Eu lembro quando joguei Yooka Laylee and the Impossible Lair e pensei "olha que jogo excelente e a Microsoft prefere deixar o Banjo Kazooie na gaveta."

Então a verdade é a Microsoft não sabe aproveitar o que tem em mãos, veja o que fizeram com a sua principal franquia, hoje Halo é motivo de piada. Jamais a Nintendo trataria os seus principais mascotes dessa forma.
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.641
Reações
57.180
Pontos
1.003
Tudo depende da forma como vai vender as suas IPs.

Veja a Sony por exemplo, ao longo da geração passada foi aprendendo a tornar o lançamento de todos os seus exclusivos grandes eventos. Veja como acertaram na inclusão do Astrobot Playroom no PS5, hoje muita gente já está considerando o robozinho o mascote da Sony e já pede um jogo solo, assim saindo do nicho do VR.

Killer Instinct por exemplo é considerado por muitos o melhor jogo de luta da geração por ter um bom netcode, agora quando a Microsoft o enalteceu por isso?

Perfect Dark está voltando agora mas poderia ter sido um excelente jogo de stealth, seja parecido com Dishonored 2 ou Metal Gear Solid 5.

Kameo tinha ideias bem legais para fazer um excelente adventure.

A Rare tem uma lista de mascotes que sabendo usar daria pra fazer jogos similares ao Mario Party, Mario Kart e Smash Bros. Nem a Sony tem um cardápio tão bom como Banjo Kazooie, Conker e Battletoads.

Eu lembro quando joguei Yooka Laylee and the Impossible Lair e pensei "olha que jogo excelente e a Microsoft prefere deixar o Banjo Kazooie na gaveta."

Então a verdade é a Microsoft não sabe aproveitar o que tem em mãos, veja o que fizeram com a sua principal franquia, hoje Halo é motivo de piada. Jamais a Nintendo trataria os seus principais mascotes dessa forma.
Mais ou menos. O pessoal fala como se a Microsoft tivesse cagado pras IPs, mas a verdade é que elas simplesmente não geraram lucro. Tanto que a Rare foi fazer jogo de Kinect pro 360 e ele ainda se tornou o exclusivo de Xbox mais vendido da geração.


Kinect Adventures vendeu acima dos 20 milhões, enquanto o Halo mais vendido bateu uns 13. As outras franquias da empresa certamente vendiam bem menos, imagine as da Rare.

Aqui tem um artigo da Rare com a Ms:


Resumo:

"A Rare começou os seus trabalhos no primeiro Xbox e da maneira mais conturbada possível. O seu primeiro jogo publicado na empresa foi Grabbed by the Ghoulies, que acabou sendo massacrado pela crítica e teve baixíssimas vendas. Muitos consideram esse como o pior jogo já produzido pela empresa. Como segundo jogo, a Rare apostou em algo certo, e fez o remake do jogo Conker's Bad Fur Day, que recebeu a alcunha de Live & Reloaded. Porém, o jogo também teve um fraco desempenho comercial."

360 teve:

E deu ruim, a maioria flop. No One teve Battletoads: provável flop. Killer Instinct parece ter flopado também. Agora ela vai tentar de novo com Perfect Dark.

Usar as franquias antigas simplesmente não colou com os caixistas. O que deu certo foi Kinect e agora Sea of Thieves.

São jogos que não fazem o estilo do público do Xbox. Acho que nem o Ori explodiu em sucesso, lucro, tanto que colocaram os 2 no Switch.

E Astrobot é um mascote, ok, mas é nichado. O primeiro exige Vr e o atual é um jogo menor pra testar o Dualsense. Não teve um jogo super vendido e lucrativo. Xbox é ação
(de preferência tiro) realista com multiplayer.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.513
Reações
104.423
Pontos
2.419
O fato da Nintendo não querer ficar com a Rare e vender seus 49% já indica que algo não ia tão bem.

A Microsoft pegou a Rare descendo a ladeira e essa tendência continuou. Hoje é outro estúdio que do passado só carrega o nome.
 

ExCaixista

Bam-bam-bam
Mensagens
4.582
Reações
8.114
Pontos
303
Pelo que vi a Nintendo não queria mais investir na Rare, devido ao constante "fracasso" em alguns jogos do N64 e GC, teve tmb dois casos de crunch na era do 64.

A MS comprou gato por lebre, e a Nintendo vendeu algo que sabia que estava em decadência. No final, acho que a própria Rare é a culpada, a nintendo deu uma de malandra e a MS deu uma de besta e foi tapiada.
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.386
Reações
34.106
Pontos
1.053
Mais ou menos. O pessoal fala como se a Microsoft tivesse cagado pras IPs, mas a verdade é que elas simplesmente não geraram lucro. Tanto que a Rare foi fazer jogo de Kinect pro 360 e ele ainda se tornou o exclusivo de Xbox mais vendido da geração.


Kinect Adventures vendeu acima dos 20 milhões, enquanto o Halo mais vendido bateu uns 13. As outras franquias da empresa certamente vendiam vem menos.

Aqui tem um artigo da Rare com a Ms:


Resumo:

"A Rare começou os seus trabalhos no primeiro Xbox e da maneira mais conturbada possível. O seu primeiro jogo publicado na empresa foi Grabbed by the Ghoulies, que acabou sendo massacrado pela crítica e teve baixíssimas vendas. Muitos consideram esse como o pior jogo já produzido pela empresa. Como segundo jogo, a Rare apostou em algo certo, e fez o remake do jogo Conker's Bad Fur Day, que recebeu a alcunha de Live & Reloaded. Porém, o jogo também teve um fraco desempenho comercial."

360 teve:

E deu ruim, a maioria flop. No One teve Battletoads: provável flop. Killer Instinct parece ter flopado também. Agora ela vai tentar de novo com Perfect Dark.

Usar as franquias antigas simplesmente não colou com os caixistas. O que deu certo foi Kinect e agora Sea of Thieves.

São jogos que não fazem o estilo do público do Xbox. Acho que nem o Ori explodiu em sucesso, lucro, tanto que colocaram os 2 no Switch.

Tirando Halo a Microsoft nunca conseguiu vender bem os seus exclusivos.

A Sony só foi aprender isso na geração passada quando começou a tornar o lançamento dos seus exclusivos grandes eventos.

As pessoas podem criticar a Nintendo por vários motivos, mas desde sempre ela soube vender bem todos os seus exclusivos.

Até quando não vendem tão bem são valorizados com status de "cult" agregando valor a marca Nintendo, por exemplo Earthbound e Eternal Darkness

Já a Microsoft não, além de não saberem vender os seus jogos também não conseguem agregar valor a marca com os que vendem pouco, então seguem nesse raciocínio de se vendeu pouco descarta e assim nunca conseguem emplacar nada.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.513
Reações
104.423
Pontos
2.419
Eu não vi ninguém citar, mas kameo foi um ótimo jogo da rare, agora tem fanático falando que sea of thieves é sucesso? Comparando com horizon? Se esse jogo chegou a 1mi de cópias vendidas (coisa que eu duvido) é muito, 90% da base que joga são os que assinam o gameass.
Mas com Game Pass a métrica de sucesso mudou, nenhum jogo da Microsoft vai ter vendas enormes pq milhões de pessoas não precisam comprar pra jogar.

Sea of Thieves é sucesso pq tem uma base de jogadores grande.
 

slashf

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.500
Reações
39.629
Pontos
1.053
Mais ou menos. O pessoal fala como se a Microsoft tivesse cagado pras IPs, mas a verdade é que elas simplesmente não geraram lucro. Tanto que a Rare foi fazer jogo de Kinect pro 360 e ele ainda se tornou o exclusivo de Xbox mais vendido da geração.


Kinect Adventures vendeu acima dos 20 milhões, enquanto o Halo mais vendido bateu uns 13. As outras franquias da empresa certamente vendiam bem menos, imagine as da Rare.

Aqui tem um artigo da Rare com a Ms:


Resumo:

"A Rare começou os seus trabalhos no primeiro Xbox e da maneira mais conturbada possível. O seu primeiro jogo publicado na empresa foi Grabbed by the Ghoulies, que acabou sendo massacrado pela crítica e teve baixíssimas vendas. Muitos consideram esse como o pior jogo já produzido pela empresa. Como segundo jogo, a Rare apostou em algo certo, e fez o remake do jogo Conker's Bad Fur Day, que recebeu a alcunha de Live & Reloaded. Porém, o jogo também teve um fraco desempenho comercial."

360 teve:

E deu ruim, a maioria flop. No One teve Battletoads: provável flop. Killer Instinct parece ter flopado também. Agora ela vai tentar de novo com Perfect Dark.

Usar as franquias antigas simplesmente não colou com os caixistas. O que deu certo foi Kinect e agora Sea of Thieves.

São jogos que não fazem o estilo do público do Xbox. Acho que nem o Ori explodiu em sucesso, lucro, tanto que colocaram os 2 no Switch.

E Astrobot é um mascote, ok, mas é nichado. O primeiro exige Vr e o atual é um jogo menor pra testar o Dualsense. Não teve um jogo super vendido e lucrativo. Xbox é ação
(de preferência tiro) realista com multiplayer.
Aqui o pessoal tende a ter uma nostalgia pelas coisas, mas por exemplo Sea of thieves foi um bom sucesso mas nem e muito comentado. Esse de Kinect TB .
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.641
Reações
57.180
Pontos
1.003
Tirando Halo a Microsoft nunca conseguiu vender bem os seus exclusivos.

A Sony só foi aprender isso na geração passada quando começou a tornar o lançamento dos seus exclusivos grandes eventos.

As pessoas podem criticar a Nintendo por vários motivos, mas desde sempre ela soube vender bem todos os seus exclusivos.

Até quando não vendem tão bem são valorizados com status de "cult" agregando valor a marca Nintendo, por exemplo Earthbound e Eternal Darkness

Já a Microsoft não, além de não saberem vender os seus jogos também não conseguem agregar valor a marca com os que vendem pouco, então seguem nesse raciocínio de se vendeu pouco descarta e assim nunca conseguem emplacar nada.

Eu não vejo a maioria dos jogos da Rare fazendo sucesso no Xbox. Não sei nem se esses remakes de Crash e Spyro venderam bem. Quase sempre que vejo gente reclamando da Rare tende ser nintendista ou sonysta, caixistas dificilmente se incomodam. Até porque quem quer jogos com essa pegada da Rare provavelmente compra um Switch. Em lista de mais vendidos o que aparece no Xbox é tiro e esportes, dificilmente foge disso. Acho que nem os RPGs da empresa foram monstros em vendas, como Fable. Vamos ver o novo TES. Na dúvida, se ela quer lucrar com exclusivos, tem que colocar soldados realistas atirando em tudo e multiplayer.
 
Topo Fundo