O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Resolucao x Distancia x Acuidade Visual 20/20 = Quantas pol tem sua tv e a distancia que vc senta.

Qual o tamanho da sua tv


  • Total voters
    77

Alucard_Players

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.526
Reações
4.687
Pontos
1.319
Vi pelo comportamento de algumas pessoas sobre 1800p , 4k , 1440p brigam de forma equivocado qdo na verdade a grande maioria dos gamers, ainda mais no Brasil, brigam praticamente por um efeito placebo

e isso não e opinião, e o que a ciência diz

Tentei achar um gráfico e calculadora que falasse sobre mais resoluções fora full hd e 4k, achei esse em FEET, mas coloquei em m na foto para facil entendimento
Basicamente 1 feet e 30 cm se quiser fazer mais conversões

Mas vamos ao gráfico e ao site


Para os que tem tv de 65 polegadas margem de distancia para utilizar ela para que faça diferença por exemplo de 1440p

Rwumoc0.jpg

1,3 m a 2 metros praticamente

se vc tem uma tv de 65 polegadas e ja usa ela além de 2 metros de distancia a acuidade visual 20/20 que e a visão perfeita humana, aquele teste que vc no oculista começa a fazer com as letrinhas sabe? e ve tudo perfeito para não precisar usar óculos, então, se for ALEM disso, nao vai fazer diferença em distinguir o pixel de uma imagem de 1440p

agora vamos para as tvs mais populares entre os gamers

a tv de 55 polegadas

cUrwr7Z.png


Distancia recomendada para enxergar toda densidade de pixel
1,10 a 1,65 metros

Se vc senta mais longe, ja nao vai fazer diferenca se vc ve 1440p ou pior 1800p porque o pixel deste e menor ainda.

do mesmo site, sobre o ponto ideial e acuidade visual

  1. The Visual Acuity Distance based on Visual Acuity. This distance is calculated based on the reference resolving power of the eyes. The human eye with 20/20 vision can detect or resolve details as small as 1/60th of a degree of arc. This distance represents the point beyond which some details in the picture are no longer able to be resolved, so pixels begin to blend together. Closer to the screen than this may result in the need for higher resolution display. This value should be lowered if visual acuity is worst then 20/20, raised if visual acuity is better. ⬆


Entrentanto e preciso dizer, tem raros casos que a pessoa tem uma acuidade visual melhor que 20/20. mas nao considere isso dentro da normalidade,
pode parecer exagero da ciencia dizer que nao da diferenca para 1440p, afinal e bem menor que 4k e vc jura que da para identificar.
mas o degrau para outras resolucoes intermediarias entre 1440p e 4k mostra que gastar poder grafico da um beneficio que poucas pessoas tem condicoes de desfrutar, porque para maioria sera efeito placebo.

Eu jogo no pc e tenho uma tv de 65 polegadas e jogo a distancia de 2,7 metros porque em casa assim foi possível dentro da decoração de la

a realidde brasileira de muitos apartamento ate da para apartamentos de ate 90 m onde vc senta a distancia de 2 metros,

num efeito inloco, qdo jogo no pc, para ganhar performance em jogos pesados, eu comecei a ter que baixar jogos de 4k nativos para 1700p , 1800p e foi bem melhor trocarisso por frame ou graficos melhores para algo que, nao fazia diferenca

quem tem ps4 pro ou PS5 e tem The Last of Us Remastered, pode fazer o teste em casa, roda ele no modo qualidade 4k nativo ou performance 1800p
e imperceptivel

outros exemplos rapidos, e o proprio Spiderman no modo performance antigo 4k dinamico sem RT e 4k nativo 30 fps
na distancia que tive, deu diferenca nenhuma, e isso era facil de perceber porque o modo foto alterna imediatamente ambos

No XBOX nao tenho, mas deve ter algum jogo que facilite esses testes.
Essa questao de distancia e resolucao , faz que seja diferente comparar 900p x 1080p e de 1800p x 4k nativo.
na materia da DF senao me engano sobre Ac Valhala ou Dirt, eles falam sobre a questao de acuidade visual e densidade de pixel.


Finalizando, qdo vc ver alguem maravilhado por rodar numa resolucao 4k numa briga de consoles sobre outra resolucao, em 99% das vezes na casa dele , nao faz diferenca nenhuma
 

Bonk

Bam-bam-bam
Mensagens
3.863
Reações
12.093
Pontos
303
Vai dormir pô.
Tem gente que não vê diferença de 720p para 1080p, tem gente que não consegue jogar em 30fps, tem gente de todo tipo.
Não vem querer usar de "apelo a autoridade" para querer justificar nada não rapazinho.

Existe uma diferença, não é por que você não se importa que ela não exista.
Por que não fabricam TVs em 1800p então? :viraolho
 

extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.333
Reações
47.371
Pontos
1.599
Cê ta ligado que acuidade visual 20/20 é apenas um parâmetro inicial usado na medicina, mas que existem pessoas que enxergam melhor que 20/20 né?
 


Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
17.533
Reações
43.787
Pontos
1.499
c***lho, Alucard. Tá chato, hein? :klolz Fez um tópico gigantesco - e mega repetido - com o único intento de justificar uma briga que você tá comprando em outro local.

FF6 e CT são dois dos melhores RPGs da história e eu consigo (literalmente) contar quantos pixels cada elemento gráfico do jogo tem. SotC é meu jogo predileto da vida e em alguns pontos a gente joga praticamente um stop motion.

Frescuras técnicas do tipo não fazem um jogo bom.
 

Alucard_Players

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.526
Reações
4.687
Pontos
1.319
Vai dormir pô.
Tem gente que não vê diferença de 720p para 1080p, tem gente que não consegue jogar em 30fps, tem gente de todo tipo.
Não vem querer usar de "apelo a autoridade" para querer justificar nada não rapazinho.

Existe uma diferença, não é por que você não se importa que ela não exista.
Por que não fabricam TVs em 1800p então? :viraolho
lol

acredito na ciencia
no teste in loco
ou no negacionista

nao sou eu que to dizendo somente, e a ciencia principalmente
 

Bonk

Bam-bam-bam
Mensagens
3.863
Reações
12.093
Pontos
303
lol

acredito na ciencia
no teste in loco
ou no negacionista

nao sou eu que to dizendo somente, e a ciencia principalmente
Então caro amigo cientista, por que telas "retina" mesmo tendo um resolução baixa é quase impossível ver os pixels na tela?
Por que a imagem em uma tela retina é melhor que em uma tela amoled de mesma resolução e tamanho?

Tá falando m****, apostando em somente um ponto da equação, existem N fatores que podem influenciar na qualidade da imagem, resolução é somente uma delas... Pode falar o que for, 1800p sempre vai ser inferior a 2160p.
- Ain, mais não dá para ver a diferença.
E dai? Você não vê, porem aceita que tá errado e pronto.

Mesmo bla bla de anos atras e o cabloco acha que tá bombando...
Me lembro em 2010 pra lá galera recomendando 720 dizendo que 1080 não era necessário :lolwtf
Exemplo:
 
Ultima Edição:

Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
17.533
Reações
43.787
Pontos
1.499
lol

acredito na ciencia
no teste in loco
ou no negacionista

nao sou eu que to dizendo somente, e a ciencia principalmente
Eu acho que existe uma diferença muito grande entre "enxergar toda a densidade de pixels" e diferenciar resoluções. Pro primeiro caso, isso é algo que só robô consegue aferir, praticamente. Mas diferenciar resoluções? Com sinceridade, qualquer vídeo que vou ver no Youtube, eu sei todas as vezes quando está batendo em 1080p, 1440p e 4k. Sem erro.

Meus pais não conseguem diferenciar 720p pra 1080. Minha namorada não consegue distinguir de 720p pra 1080p nem pra 4k. É o tipo de coisa que se treina o olho. O gamermaniacow (não vou citar ele pra não fazer o cara perder tempo numa discussão inútil), que é game developer, via uma diferença extremamente considerável entre o modo performance e o modo visual de Demon's Souls Remake, que pra muita gente era virtualmente idêntico, e assim vai. Eu realmente queria saber como diabos foi feita uma pesquisa dessas, porque dependendo do método e do público que se escolhe pra aferir esse tipo de coisa, os resultados serão extremamente diferentes. O olho humano pode ter uma certa limitação, mas a capacidade de percepção é algo extremamente individual.
 

mlooborte

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.063
Reações
11.546
Pontos
1.024
Minha TV é de 55 e eu fico de frente pra ela numa distância entre 1,90 e 2m.

Pra mim a diferença entre 1440p e 4k é bem perceptível. Não que jogos abaixo disso sejam injogáveis, ontem tava jogando Mario Galaxy em 1080p e tava lindão, mas dizer que não dá pra notar diferença é bobagem. Eu tenho problema com isso quando jogo no PC, minha placa não segura 4k@60, então muitas vezes eu fico no dilema de jogar em 30fps ou diminuir a resolução...as vezes é fácil chegar num consenso, mas tem jogo que fica muito ruim em 30.
 

AyresMVP

Living is Easy, With Eyes Closed
GOLD
Mensagens
13.524
Reações
28.291
Pontos
903
Cê ta ligado que acuidade visual 20/20 é apenas um parâmetro inicial usado na medicina, mas que existem pessoas que enxergam melhor que 20/20 né?

Off tópic...

Poxa... assisti um episódio ontem de Twilight Zone (aqui chamado de Além da Imaginação), de 1985, na primeira vez que a série de 1959 teve um remake. Já está no quarto, falando nisso...

Pois bem, tinha um episódio chamado 20/20 Vision... que obviamente foi traduzido pela Herbert Richers com um título nada a ver. Fiquei curioso com o que podia ser esse 20/20 Vision nos EUA.. se era uma expressão ou algo do tipo, já que não faz muito sentido aqui.

Agora já sei!!!! rs

Minha TV é de 55 e eu fico de frente pra ela numa distância entre 1,90 e 2m.

Pra mim a diferença entre 1440p e 4k é bem perceptível.

A minha também é de 55 e sento na mesma distância... É nítida a diferença.
 

extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.333
Reações
47.371
Pontos
1.599
Off tópic...

Poxa... assisti um episódio ontem de Twilight Zone (aqui chamado de Além da Imaginação), de 1985, na primeira vez que a série de 1959 teve um remake. Já está no quarto, falando nisso...

Pois bem, tinha um episódio chamado 20/20 Vision... que obviamente foi traduzido pela Herbert Richers com um título nada a ver. Fiquei curioso com o que podia ser esse 20/20 Vision nos EUA.. se era uma expressão ou algo do tipo, já que não faz muito sentido aqui.

Agora já sei!!!! rs



A minha também é de 55 e sento na mesma distância... É nítida a diferença.
Na verdade faz todo o sentido aqui, na área médica. Oftalmos usam essa medida pra "medir" o grau de visão. 20/20, 20/40, 20/60...etc. Pra mim é uma expressão bastante comum porque trabalho em hospital oftalmo e isso que o OP ta pregando não passa de pura bullshit.

As pessoas tem níveis diferentes de percepção, campo de visão, foco, reflexo de movimento etc e etc. Querer dizer que "ahhh ninguém enxerga dessa distância, blablabla ciência" é no mínimo ser inocente.

Como o Paiva falou, a visão de uma pessoa 20/20 pode e provavelmente não vai ser a mesmíssima coisa de outra também 20/20, pois existem inúmeros outros fatores de percepção, como os que mencionei antes.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.735
Reações
79.795
Pontos
1.839
:kjoinha

Resolução e fps aqui na OS, tem efeitos diferentes dependendo do console onde está rodando. Se for num Playstation, 20fps e 900p são melhores que 120fps 4k.

E foi exatamente isso a quase 30 anos seguidos. Agora que estão aí parelhos em hardware com a concorrência, tão querendo sapatear em cima do assunto.

Nada de novo nessa industria vital.
 

drdreh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.872
Reações
22.955
Pontos
599
orra véio, eu só queria chegar do trampo no fim do dia, sentar no sofá, ligar minha tv e meu console, e relaxar com um joguinho qualquer, esperando a hora de dormir para depois trabalhar de novo!
 

Alucard_Players

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.526
Reações
4.687
Pontos
1.319
Eu acho que existe uma diferença muito grande entre "enxergar toda a densidade de pixels" e diferenciar resoluções. Pro primeiro caso, isso é algo que só robô consegue aferir, praticamente. Mas diferenciar resoluções? Com sinceridade, qualquer vídeo que vou ver no Youtube, eu sei todas as vezes quando está batendo em 1080p, 1440p e 4k. Sem erro.

Meus pais não conseguem diferenciar 720p pra 1080. Minha namorada não consegue distinguir de 720p pra 1080p nem pra 4k. É o tipo de coisa que se treina o olho. O gamermaniacow (não vou citar ele pra não fazer o cara perder tempo numa discussão inútil), que é game developer, via uma diferença extremamente considerável entre o modo performance e o modo visual de Demon's Souls Remake, que pra muita gente era virtualmente idêntico, e assim vai. Eu realmente queria saber como diabos foi feita uma pesquisa dessas, porque dependendo do método e do público que se escolhe pra aferir esse tipo de coisa, os resultados serão extremamente diferentes. O olho humano pode ter uma certa limitação, mas a capacidade de percepção é algo extremamente individual.
PAiva

essa pesquisa desse grafico, basicamente estao em todos , TODOS sem excecao, sites sobre o assunto

no site mesmo fala da THX

eu mesmo nao tive e olha que meu olho e treinado, diferenca no caso do TLOUS

vc tem que pegar claro o mesmo produto, porque as vezes tem 1800p pior que 1080p de ps3 de tao borrado que conseguem fazer por causa do AA e outras tecnicas , como e a versao PODRE do FFXV do PS4 pro, borrado demais


em video de yotube ja tem uma compressao ferrada, em 4k da diferenca para 1440p

mas grafico temp real, nos casos do spiderman morales, tlous remaster ou na troca de res no pc de 4k para 1800p para ganhar performance, nao da justamente pelo tamanho x distancia

o grafico ai e claro, o cara nao ser que seja ET em resolucoes tao proximas mente se dizer que numa distancia normal de apartamento com a tvzinha dele de 55 polegadas (maioria que os gamers usam) diz qeu enxerga.

E tenho certeza que minha visao eu cuido bem

existe a tal pecepcao talvez para 1440p porque 4k e mais que 2x , e 2,25 vezes
nao e 1,45 (1800p) x como o matematico disse que da MUITA diferenca, mas nao da, e essa percepcao some

Quer ver uma prova sobre o assunto?

qdo a Sony divulgou o trailer 60 fps do Demons SOuls, NINGUEM falou que era 1440p (encodado em 4k)

teve que a DF contar pixel para as pessoas saberem, ninguem se manifestou que tava mais borrado ou era essa resolucao menos da metade do 4k

entao cade a percepcao das pessoas em enxergar essa diferenca ?


a ciencia nao mente
 
D

Deleted member 248528

Já posso até prever alguns usuários dizendo que 1800p é a resolução ideal e que, acima disso, é desperdício, uma vez que o olho humano não percebe diferença.
 

vr-struper

Bam-bam-bam
Mensagens
3.271
Reações
9.012
Pontos
303
Aí é só o console do peito fazer a tal resolução, que vira mínimo aceitável independente de distância. Vejo esse tipo de tópico desde o cabo RF, mas insistem

E por esses "estudos", um monitor 4k teria que estar pregado no olho então para "fazer diferença".
 

Zé Dorguinha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.606
Reações
10.973
Pontos
753
Vai jogar capadao no ps5 e fica de boa mano.

agora quero ver a distância arrumar sombras e texturas borradas, abraços.
 

Alucard_Players

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.526
Reações
4.687
Pontos
1.319
Já posso até prever alguns usuários dizendo que 1800p é a resolução ideal e que, acima disso, é desperdício, uma vez que o olho humano não percebe diferença.
e melhor ter mais grafico ou frame mais estavel

mas o real e que o dinamico e sempre melhor

mantem uma porcentagem na res nativa na casa dos 80% e o " excesso" do jogo deixa cair um pouco, concorda?
melhor do que enfeiar o jogo por causa de poucos momentos
 

Seraos83

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.120
Reações
2.131
Pontos
713
Acho que a resolução faz sim diferença. Mas o fps faz mais.

Até agora os únicos contatos que tive que jogos em 4k foram jogando FIFA 21 no PS5 e vendo vídeos em 4k (na minha TV 4K) pelo Youtube. Creio que ambas opções não podem ser definidas como ideais para uma conclusão, porém, até hoje eu me impressionei muito mais com a suavidade dos jogos do que com a resolução...

Saltar do tubão para imagens em 720p e 1080p foi um baita impacto... Saltar para 4k é bem legal, mas ver a transição de games 30fps para 60 fps traz para mim muito mais aquela ideia de nova geração.

De acordo com o assunto do tópico, está mais do que claro que tamanho de tela e distância de TV podem minimizar o 4k.... Mas os 60 fps são um encanto inquebrável.

Claro que muitas coisas estão envolvidas... Os jogos do PS5 deverão ser incriveis por diversos aprimoramentos gráficos que vão além da resolução.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.636
Reações
20.593
Pontos
1.344
Tenho q concordar com o OP, ainda mais quando a sua tv faz um upscale sensacional!
Tenho uma Q80r de 55p, e sento a 2m a 2,20m de distancia. E em 1440p a diferença é nula praticamente. Isso me fez poupar muito desempenho podendo jogar tudo em 1440p. Fiquei muito impressionado quando fiz esse teste. Não consigo senta mais próximo dos 2m nesse tamanho nen ferrando.
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.926
Reações
56.915
Pontos
2.164
Já posso até prever alguns usuários dizendo que 1800p é a resolução ideal e que, acima disso, é desperdício, uma vez que o olho humano não percebe diferença.

Você como matemático pode realizar os cálculos e nos trazer a verdade!

:coolface
 

Knarf.Rocha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.430
Reações
4.829
Pontos
699
Certo que faz sentido...má, rapáh, vcs estão levando a discussão de games a outro patamar. Chocado!
22bd9f61d8cc30948705a76792030ce2.jpg
 

esportivo

Habitué da casa
Mensagens
145
Reações
181
Pontos
78
qdo a Sony divulgou o trailer 60 fps do Demons SOuls, NINGUEM falou que era 1440p (encodado em 4k)

teve que a DF contar pixel para as pessoas saberem, ninguem se manifestou que tava mais borrado ou era essa resolucao menos da metade do 4k

entao cade a percepcao das pessoas em enxergar essa diferenca ?


a ciencia nao mente

Exato

Até a Dash do Xbox, se nao fosse divulgado, ninguem saberia que é 1080p

Sinceramente, seria bom se focassem os jogos todos em 1440p e 60fps, já é uma resolução muito boa, e mais que isso quase não se nota diferença.

Sou colecionador de filmes em mídia física, devo ter uns 2 mil a 2,2 mil títulos entre DVD e Blu-Ray, e na época que comprei meu Xbox, me aventurei em começar também a coleção de Blu-ray 4K, e sinceramente não ví praticamente nenhuma diferença em relação ao Blu-ray tradicional (1080p) , não justificando o gasto bem acima

O gráfico de distancia x tamanho faz todo sentido e é real.... só tendo uma Tv muito grande e Sentando muito perto pra perceber...
 

Ultima Weapon

Lenda da internet
Mensagens
26.162
Reações
32.481
Pontos
1.629
Penso em comprar um PS5 mas nesse gráfico não aparece uma linha relativa aos 1800p, preciso pra saber qual distância colocar o sofá da TV e assim aproveitar esse console ao máximo.
 
Topo Fundo