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A geração 32 bits foi a que mais me impactou, tem até tópico:
Muitos consideram o pulo do 2D pro 3D, ou dos sprites pros polígonos, não só uma mera inovação mas sim uma evolução histórica na nossa tão amada e idolatrada indústria de games, talvez a maior delas.
Mas não foi a única: em todas as gerações tivemos saltos, alguns de maior impacto, outros de menos, mas igualmente importantes pra história gamística:
Já na primeira geração tivemos o Magnavox Odyssey como o primeiro console a usar "cartuchos" (na verdade cartões bem rudimentares), o que elevou a indústria a um novo patamar. Além disso tivemos o primeiro controle de fato, já que os modelos anteriores eram embutidos no próprio console. Assim, os 2 jogadores poderiam jogar afastados da tela.
Da 1ª pra 2ª geração: Maior porte dos jogos, cores, processamento nos jogos (exemplos: vida, pontuação, etc) popularização da indústria e I.A. Saímos dos controles "dial" (estilo seletor de rádio antigo) para os sticks, formato popularizado pelo Atari 2600, permitindo uma movimentação 2D mais "livre", com mínimo de 4 direções + botão de ação (inexistente na geração anterior).
2 > 3: Side scrolling, mais cores, sprites maiores e mais detalhados, tamanho dos jogos e acessórios (pistola, óculos 3D, etc), bateria para salvar progresso, músicas mais detalhadas, advento do Dpad. Foi também a primeira geração com sons digitalizados.
3 > 4: Mais cores, pixels, pseudo 3D, efeitos visuais (rotação, paralax etc). Geração marcada também pela captura de movimentos e digitalização, vide MK, CGIs genéricas.
4 > 5: Implementação dos polígonos, mídia CD rom (músicas, etc), inserção de novos tipos e gêneros de games, stick analógico para games 3D, 2 analógicos no controle, função rumble, games "cinematográficos" (FMV e live action, esses revolucionários mas não vieram pra ficar) CGIs mais elaboradas
5 > 6: "Gráficos foto realistas", anti aliasing, início da jogatina on line, possibilidade técnica de mundos gigantescos (início dos open worlds), implementação massiva dos games digitais
6 > 7: gráficos HD, consolidação da jogatina on line e serviços, acelerômetro, captura facial muito mais detalhada, mídia digital, DLCs
7 > 8: gráficos FULL HD, massificação da jogatina on line e serviços, rede social própria e integrada, compartilhamento de conteúdo, VR em formato comercial, 4K em upscaling
8 > 9: 4k / 60 FPS,e Ray tracing, Dual Sense,
Sei que é quase impossível apenas um item em uma lista temporal, ainda mais envolvendo tecnologia onde uma coisa sobrepõe a outra, por isso deixei aberto pra escolha de três opções.
E estamos falando de importância e impacto gerado na época, então não venham de mimimi e escolham essa porra.
PS: mesmo que tenhamos saltos importantes no decorrer da história, não coloquei nada alusivo a resolução e FPS, pois ainda não estamos no ápice e são quesitos que evoluem naturalmente.
Pra mim, em ordem de importância:
Qual a transição de geração mais te empolgou?
Antes de responder essa pergunta é primordial responder a idade: 36 bem vividos aqui, nasci em DEZ 1983. Pq isso? Vejo que quanto mais o tempo passa, a tendência é ficarmos menos empolgados com VG, ainda que a "curva de empolgação" volte a dar uma guinada depois de um tempo. Comigo foi mais ou...
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Muitos consideram o pulo do 2D pro 3D, ou dos sprites pros polígonos, não só uma mera inovação mas sim uma evolução histórica na nossa tão amada e idolatrada indústria de games, talvez a maior delas.
Mas não foi a única: em todas as gerações tivemos saltos, alguns de maior impacto, outros de menos, mas igualmente importantes pra história gamística:
Já na primeira geração tivemos o Magnavox Odyssey como o primeiro console a usar "cartuchos" (na verdade cartões bem rudimentares), o que elevou a indústria a um novo patamar. Além disso tivemos o primeiro controle de fato, já que os modelos anteriores eram embutidos no próprio console. Assim, os 2 jogadores poderiam jogar afastados da tela.
Da 1ª pra 2ª geração: Maior porte dos jogos, cores, processamento nos jogos (exemplos: vida, pontuação, etc) popularização da indústria e I.A. Saímos dos controles "dial" (estilo seletor de rádio antigo) para os sticks, formato popularizado pelo Atari 2600, permitindo uma movimentação 2D mais "livre", com mínimo de 4 direções + botão de ação (inexistente na geração anterior).
2 > 3: Side scrolling, mais cores, sprites maiores e mais detalhados, tamanho dos jogos e acessórios (pistola, óculos 3D, etc), bateria para salvar progresso, músicas mais detalhadas, advento do Dpad. Foi também a primeira geração com sons digitalizados.
3 > 4: Mais cores, pixels, pseudo 3D, efeitos visuais (rotação, paralax etc). Geração marcada também pela captura de movimentos e digitalização, vide MK, CGIs genéricas.
4 > 5: Implementação dos polígonos, mídia CD rom (músicas, etc), inserção de novos tipos e gêneros de games, stick analógico para games 3D, 2 analógicos no controle, função rumble, games "cinematográficos" (FMV e live action, esses revolucionários mas não vieram pra ficar) CGIs mais elaboradas
5 > 6: "Gráficos foto realistas", anti aliasing, início da jogatina on line, possibilidade técnica de mundos gigantescos (início dos open worlds), implementação massiva dos games digitais
6 > 7: gráficos HD, consolidação da jogatina on line e serviços, acelerômetro, captura facial muito mais detalhada, mídia digital, DLCs
7 > 8: gráficos FULL HD, massificação da jogatina on line e serviços, rede social própria e integrada, compartilhamento de conteúdo, VR em formato comercial, 4K em upscaling
8 > 9: 4k / 60 FPS,e Ray tracing, Dual Sense,
Sei que é quase impossível apenas um item em uma lista temporal, ainda mais envolvendo tecnologia onde uma coisa sobrepõe a outra, por isso deixei aberto pra escolha de três opções.
E estamos falando de importância e impacto gerado na época, então não venham de mimimi e escolham essa porra.
PS: mesmo que tenhamos saltos importantes no decorrer da história, não coloquei nada alusivo a resolução e FPS, pois ainda não estamos no ápice e são quesitos que evoluem naturalmente.
Pra mim, em ordem de importância:
- Advento dos polígonos / jogabilidade 3D: permitiu entrarmos, LITERALMENTE, em uma nova dimensão nos games. Considero o maior salto da história, sendo provavelmente inalcançável até o resto dos dias.
- Implementação da I.A. nos jogos: desnecessário comentar em detalhes a importância disso, mas foi aqui que passamos a enfrentar uma máquina.
- Advento da jogatina on line: se os polígonos permitiram chegarmos em uma nova "dimensão visual", a internet possibilitou entrarmos no que chamo de uma nova "dimensão social".
- 4 Criação de cartuchos pra troca de games
- 5 Processamento nos games (pontuação, vida etc)
- 6 Primeiros controles desembutidos do console
- 7 Mídias óticas
- 8 Criação do D-Pad
- 9 Mudança dos controles "dial" pros sticks
- 10 Stick analógico 3D
- 11 Games digitais (sem mídia física)
- 12 Captura de movimentos
- 13 Side / up scrolling
- 14 Implementação das CGI
- 15 FMV / Live action
- 16 Bateria para salvamento do progresso
- 17 Digitalização de sons
- 18 Acelerômetro / giroscópio (controle de movimentos)
- 19 Digitalização de imagens para formação de gráficos
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