O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Quais os 3 maiores divisores de águas da história dos games?

Qual o maior divisor de águas da história dos games?


  • Total voters
    120

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.228
Pontos
2.009
A geração 32 bits foi a que mais me impactou, tem até tópico:


Muitos consideram o pulo do 2D pro 3D, ou dos sprites pros polígonos, não só uma mera inovação mas sim uma evolução histórica na nossa tão amada e idolatrada indústria de games, talvez a maior delas.
Mas não foi a única: em todas as gerações tivemos saltos, alguns de maior impacto, outros de menos, mas igualmente importantes pra história gamística:

Já na primeira geração tivemos o Magnavox Odyssey como o primeiro console a usar "cartuchos" (na verdade cartões bem rudimentares), o que elevou a indústria a um novo patamar. Além disso tivemos o primeiro controle de fato, já que os modelos anteriores eram embutidos no próprio console. Assim, os 2 jogadores poderiam jogar afastados da tela.
Da 1ª pra 2ª geração: Maior porte dos jogos, cores, processamento nos jogos (exemplos: vida, pontuação, etc) popularização da indústria e I.A. Saímos dos controles "dial" (estilo seletor de rádio antigo) para os sticks, formato popularizado pelo Atari 2600, permitindo uma movimentação 2D mais "livre", com mínimo de 4 direções + botão de ação (inexistente na geração anterior).
2 > 3: Side scrolling, mais cores, sprites maiores e mais detalhados, tamanho dos jogos e acessórios (pistola, óculos 3D, etc), bateria para salvar progresso, músicas mais detalhadas, advento do Dpad. Foi também a primeira geração com sons digitalizados.
3 > 4: Mais cores, pixels, pseudo 3D, efeitos visuais (rotação, paralax etc). Geração marcada também pela captura de movimentos e digitalização, vide MK, CGIs genéricas.
4 > 5: Implementação dos polígonos, mídia CD rom (músicas, etc), inserção de novos tipos e gêneros de games, stick analógico para games 3D, 2 analógicos no controle, função rumble, games "cinematográficos" (FMV e live action, esses revolucionários mas não vieram pra ficar) CGIs mais elaboradas
5 > 6: "Gráficos foto realistas", anti aliasing, início da jogatina on line, possibilidade técnica de mundos gigantescos (início dos open worlds), implementação massiva dos games digitais
6 > 7: gráficos HD, consolidação da jogatina on line e serviços, acelerômetro, captura facial muito mais detalhada, mídia digital, DLCs
7 > 8: gráficos FULL HD, massificação da jogatina on line e serviços, rede social própria e integrada, compartilhamento de conteúdo, VR em formato comercial, 4K em upscaling
8 > 9: 4k / 60 FPS,e Ray tracing, Dual Sense,

Sei que é quase impossível apenas um item em uma lista temporal, ainda mais envolvendo tecnologia onde uma coisa sobrepõe a outra, por isso deixei aberto pra escolha de três opções.
E estamos falando de importância e impacto gerado na época, então não venham de mimimi e escolham essa porra.

PS: mesmo que tenhamos saltos importantes no decorrer da história, não coloquei nada alusivo a resolução e FPS, pois ainda não estamos no ápice e são quesitos que evoluem naturalmente.

Pra mim, em ordem de importância:

  1. Advento dos polígonos / jogabilidade 3D: permitiu entrarmos, LITERALMENTE, em uma nova dimensão nos games. Considero o maior salto da história, sendo provavelmente inalcançável até o resto dos dias.
  2. Implementação da I.A. nos jogos: desnecessário comentar em detalhes a importância disso, mas foi aqui que passamos a enfrentar uma máquina.
  3. Advento da jogatina on line: se os polígonos permitiram chegarmos em uma nova "dimensão visual", a internet possibilitou entrarmos no que chamo de uma nova "dimensão social".
EDIT: tentando ordenar a lista toda.

  • 4 Criação de cartuchos pra troca de games
  • 5 Processamento nos games (pontuação, vida etc)
  • 6 Primeiros controles desembutidos do console
  • 7 Mídias óticas
  • 8 Criação do D-Pad
  • 9 Mudança dos controles "dial" pros sticks
  • 10 Stick analógico 3D
  • 11 Games digitais (sem mídia física)
  • 12 Captura de movimentos
  • 13 Side / up scrolling
  • 14 Implementação das CGI
  • 15 FMV / Live action
  • 16 Bateria para salvamento do progresso
  • 17 Digitalização de sons
  • 18 Acelerômetro / giroscópio (controle de movimentos)
  • 19 Digitalização de imagens para formação de gráficos
 
Ultima Edição:

Evil AuRoN

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.284
Reações
3.789
Pontos
1.079
Da sua lista eu colocaria:
Troca de games através de cartuchos e posteriormente mídias ópticas;
Mídias ópticas permitiram games maiores e barateou o processo;
Jogatina Online.
 

Toguro Games

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.306
Reações
29.906
Pontos
1.049
Pra mim foi a criação de The Last of Us 2. O jogo que quebrou a barreira das narrativas e provou que vídeo games são melhores do que livros, filmes ou séries para transmitir emoção na forma pura e simples.

Mas da sua lista, sem dúvida alguma quando pulamos no mundo mágico dos quadrados poligonais. Um salto gigantesco e glorioso, um novo mundo! Uma nova forma de jogar e de criar umiversos e revoluções. Compare Super Mario World com 64, ALttP com OoT, FF6 com FF7.

Simplesmente CHOCANTE!
 
Ultima Edição:

Rafaelkar

Bam-bam-bam
Mensagens
2.655
Reações
6.667
Pontos
453
Online, sem dúvida.

Não só porque é incrível você jogar com pessoas que você nem conhece a milhares de quilômetros de distância, mas porque abriu caminho para várias outras funcionalidades que também revolucionaram a indústria. Até jogos de campanha, como Dark Souls, não teria a mesma graça sem as funcionalidades online.
 


Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.228
Pontos
2.009
Pra mim foi a criação de The Last of Us 2. O jogo que quebrou a barreira das narrativas e provou que vídeo games são melhores do que livros, filmes ou séries para transmitir emoção na forma pura e simples.

Mas da sua lista, sem dúvida alguma quando pulamos no mundo mágico dos quadrados poligonais. Um salto gigantesco e glorioso, um novo mundo! Uma nova forma de jogar e de criar umiversos e revoluções. Comparar Super Mario World com 64, ALttP com OoT, FF6 com FF7.

Simplesmente CHOCANTE!
Esse game não seria então MGS? Ou até voltando um pouco mais no tempo, o primeiro RE?
Eu pensei em botar alguma coisa nas opções referentes ao enredo, mas como eram respostas técnicas / específicas, eu não soube traduzir isso.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.228
Pontos
2.009
Online, sem dúvida.

Não só porque é incrível você jogar com pessoas que você nem conhece a milhares de quilômetros de distância, mas porque abriu caminho para várias outras funcionalidades que também revolucionaram a indústria. Até jogos de campanha, como Dark Souls, não teria a mesma graça sem as funcionalidades online.
Pra mim o salto do 2D pro 3D (advento dos polígonos) está pro visual dos games assim como o online está pro "social" dos games, é realmente um marco histórico (por isso votei na opção), mas ainda perdendo pros polígonos e pra implementação da I.A. nos games, mais precisamente na 2ª geração de consoles.
 

Batman-X

Bam-bam-bam
Mensagens
7.181
Reações
5.831
Pontos
353
Sem duvida que foi a criação do save game. Porque jogar um game sem salvar até o seu final é meio complicado. Com o Save Game(bateria nos cartuchos e o memory card)isso foi um grande marco ao me ver.

Imaginem se não tivesse como salvar um game e vão tentar zerar ele. Hehe!!

E se deixar o console ligado enquanto está fazendo outras coisas torce(reze)para não acabar a energia. Huahuahua!!!
 
Ultima Edição:

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.228
Pontos
2.009
Votei no d-pad, analógico

Tenho um amigo que insiste veementemente que o D-pad foi muito mais revolucionário pra indústria do que o stick analógico 3D.
Sinceramente, eu acho quase impossível chegar em um consenso, ambos foram essenciais pra indústria e tão cedo não serão substituídos.

Nem mesmo a chegada do touch (isso nos conoles de meda, mesmo pqe os games mobile mostram o contrário) e os controles de movimento (ápice no Wii) conseguiram emplacar.
Por muito tempo o fato de jogar vídeo game continuará embasado pelo movimento dos polegares, não tem jeito.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.228
Pontos
2.009
Muita gente vai chorar, mas aqui vai a verdade:
  1. Microtransações e DLCs;
  2. Games as a Service (GaaS);
  3. DRM.
Esses são os 3 pilares que sustentam a indústria e a tornam economicamente viável hoje.
Não acho nada absurdo, tem muito sentido, tanto que acho que poderiam ter constado em alguma opção da enquete, mesmo tendo a opção "outros".
Se for ver, considerando os aspectos comerciais da indústria, são algumas das principais revoluções que tivemos.
 

Toguro Games

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.306
Reações
29.906
Pontos
1.049
Esse game não seria então MGS? Ou até voltando um pouco mais no tempo, o primeiro RE?
Eu pensei em botar alguma coisa nas opções referentes ao enredo, mas como eram respostas técnicas / específicas, eu não soube traduzir isso.
De maneira alguma, esses jogos mostraram que poderiam se equiparar aos filmes e livros na forma de mostrar uma boa história, TLOU2 mostrou que filmes e livros ficaram ultrapassados nessa questão de narrativa. É um novo modo de ver os jogos, um marco único, pra mim bem mais importante que a transição do 2D pro 3D. O mercado agora é definido como "antes e depois de TLOU2". Não é a toa que se tornou o jogo mais premiado da história.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.228
Pontos
2.009
De maneira alguma, esses jogos mostraram que poderiam se equiparar aos filmes e livros na forma de mostrar uma boa história, TLOU2 mostrou que filmes e livros ficaram ultrapassados nessa questão de narrativa. É um novo modo de ver os jogos, um marco único, pra mim bem mais importante que a transição do 2D pro 3D. O mercado agora é definido como "antes e depois de TLOU2". Não é a toa que se tornou o jogo mais premiado da história.
Vish man, é uma discussão complexa.

Ok, concordamos que TLOU (me refiro ao 1, não ao 2) elevou os enredos dos games a um novo patamar. Mas MGS foi quem iniciou a concepção de enredo cinematográfico nos games, principalmente pela complexidade.
RE também tem sua importância, isso sem falar nos RPGs que não podem ser esquecidos quando o assunto é enredo.
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.241
Reações
33.530
Pontos
1.399
Muita gente vai chorar, mas aqui vai a verdade:
  1. Microtransações e DLCs;
  2. Games as a Service (GaaS);
  3. DRM.
Esses são os 3 pilares que sustentam a indústria e a tornam economicamente viável hoje.

Acho que destruição do mercado se encaixa em divisor de águas neh ? Rsss

Bota um meme de sorriso porque alguém pode achar que falou sério. Apesar que é impossível alguém pensar isso neh.
 

Superd7br

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.485
Reações
10.772
Pontos
503
Votei em cartuchos (permitiu uma variedade maior de jogos), gráficos 3D (possibilitou as CGIs, aumentando a imersão) e jogos digitais (mudou a forma de comprar os jogos).
 

Batman-X

Bam-bam-bam
Mensagens
7.181
Reações
5.831
Pontos
353
Imaginem se não tivesse como salvar um game e vão tentar zerar ele. Hehe!!

E se deixar o console ligado enquanto está fazendo outras coisas torce(reze)para não acabar a energia. Huahuahua!!!
 

Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
17.533
Reações
43.787
Pontos
1.499
Putz. Difícil, hein. Mas vou seguir por uma linha um pouco diferente de alguns posts do tópico. Bateria para salvamento de progresso, por exemplo, foi uma revolução gigantesca - mas era algo que existiu por consequência de tecnologias usadas em outras áreas. Foi algo bem mais "captado" pela indústria de jogos do que de fato inovado pela mesma. Então escolhi os 3 que acho que tiveram uma origem mais proeminente em seu uso pelos games:

  • Advento dos polígonos / jogabilidade 3D;
  • Advento da jogatina online;
  • Stick analógico 3D.

Da lista, são essas. O resto, apesar do impacto gigantesco, foram inovações tecnológicas gerais, e não da indústria. 3D, jogos online e stick analógico são elementos que têm uso único nos jogos, e representaram verdadeiras bombas nucleares em termos de inovação e tendências.
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.458
Pontos
1.254
O maior foi claramente gráficos 3D, especificamente a transição rápida que aconteceu na geração do PS1.

Online é outro que impactou muito, mas teve uma transição mais espaçada ao longo do tempo do que a mudança para o 3D.

Nenhum outro ai sequer chega perto desses dois, o mais próximo seria captura de movimento, mas mesmo assim bem distante.

Coisas tipo analógico, bateria para save, são coisas bem específicas dos consoles. Mouse por exemplo tem bem mais impacto em múltiplos gêneros que analógico.

Jogos digitais só foi disruptivo mesmo no PC, nos consoles a mudança aconteceu lentamente ao longo de múltiplas gerações. DLC e microtransação foi mais disruptivo nos consoles do que só a simples possibilidade de comprar um jogo digitalmente.
 
Ultima Edição:

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.228
Pontos
2.009
Putz. Difícil, hein. Mas vou seguir por uma linha um pouco diferente de alguns posts do tópico. Bateria para salvamento de progresso, por exemplo, foi uma revolução gigantesca - mas era algo que existiu por consequência de tecnologias usadas em outras áreas. Foi algo bem mais "captado" pela indústria de jogos do que de fato inovado pela mesma. Então escolhi os 3 que acho que tiveram uma origem mais proeminente em seu uso pelos games:

  • Advento dos polígonos / jogabilidade 3D;
  • Advento da jogatina online;
  • Stick analógico 3D.
Da lista, são essas. O resto, apesar do impacto gigantesco, foram inovações tecnológicas gerais, e não da indústria. 3D, jogos online e stick analógico são elementos que têm uso único nos jogos, e representaram verdadeiras bombas nucleares em termos de inovação e tendências.
Não sei se ficou inteligente depois de esfregar no @DitaParlo ou se usou alguma droga, mas faz bastante sentido: realmente, tivemos tecnologias nos games "emprestadas" de outros segmentos e é importante separar isso.

Mas o fato de ser algo emprestado, não tira a importância.
Do meu voto:
  1. Advento dos polígonos / jogabilidade 3D:
  2. Implementação da I.A. nos jogos:
  3. Advento da jogatina on line:
A I.A. foi algo oriundo de fora dos games, que os fez chegar em um novo patamar.

Aliás, eu votei nesses 3 itens por serem as maiores revoluções da indústria, sendo os polígonos a maior "revolução visual", a I.A a maior "revolução na forma de interagir" e o on line a maior "revolução social" dos games.
 

Kimer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.051
Reações
9.776
Pontos
779
Cartuchos para a troca dos games, implementação da I.A. nos jogos e advento dos poligonos/jogabilidade 3d.
 

-=|R.R.|=-

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
46.512
Reações
179.249
Pontos
1.514
Tudo aí teve uma grande importância, mas fico com a introdução dos cartuchos para troca de games. Imagina se sempre que fosse comprar jogos novos tivesse que comprar outros hardwares?
 

holandeses

Supra-sumo
Mensagens
583
Reações
746
Pontos
193
os 3 principais

criação dos cartuchos
Bateria pra Salvamento de Progresso (como raios iriam criar jogos grande se não tivesse sistema pra salvar )
Advento dos Polígonos e jogabilidade 3d

outras opções são igualmente importantes 3 opções é muito poucas se fosse 5 opções seria melhor
 
Topo Fundo