O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial AMD Ryzen

#0352@

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.351
Reações
34.393
Pontos
1.354
Tá encaixado sim. A pasta é a coolermaster nano maker.


Eu nem sequer tava conseguindo rodar ele antes devido a temperatura. Irei testar agora.
Doidera demais e essa pasta é boa.
Chegou a mexer na bios para setar a velocidade do cooler cpu?
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.511
Reações
33.022
Pontos
1.674
Desde 2016.

Bomba do aio tá no máximo e as fans dele também.
Já testou ele recentemente em outro processador?

Digo porque esses AIO tem validade, quando começa a ficar bostinha o liquido o desempenho vai pra casa do c***lho.




O que eu vou recomendar parece loucura, mas teste depois do cooler stock se puder e compare temperatura.

Digo isso pq já vi H90 fazer i7 4790 reiniciar pc porque já estava b*sta, mesmo bomba full.
 

mmdsj250

Veterano
Mensagens
566
Reações
696
Pontos
143
Já testou ele recentemente em outro processador?

Digo porque esses AIO tem validade, quando começa a ficar bostinha o liquido o desempenho vai pra casa do c***lho.


O que eu vou recomendar parece loucura, mas teste depois do cooler stock se puder e compare temperatura.

Digo isso pq já vi H90 fazer i7 4790 reiniciar pc porque já estava b*sta, mesmo bomba full.
Não tenho cooler stock. A última vez que testei foi em um Xeon E3-1241 V3 e funcionava de boas.

Tô só esperando o bracket do meu true copper chegar pra usar ele.
 

Rodpunisher

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.688
Reações
15.123
Pontos
1.174
Já testou ele recentemente em outro processador?

Digo porque esses AIO tem validade, quando começa a ficar bostinha o liquido o desempenho vai pra casa do c***lho.




O que eu vou recomendar parece loucura, mas teste depois do cooler stock se puder e compare temperatura.

Digo isso pq já vi H90 fazer i7 4790 reiniciar pc porque já estava b*sta, mesmo bomba full.

Pois é... liquido evapora, entra ar no sistema
 


Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.511
Reações
33.022
Pontos
1.674
Não tenho cooler stock. A última vez que testei foi em um Xeon E3-1241 V3 e funcionava de boas.

Tô só esperando o bracket do meu true copper chegar pra usar ele.
Tem muito tempo que usou o xeon?

Caso tenha pouco tempo, quais temperaturas ia em stress nele?
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.511
Reações
33.022
Pontos
1.674
O Xeon vendi em Setembro, mas já fazia um bom tempo que o H80 tava parado. Em testes de estresse com AVX2 ele ficava na casa dos 70 graus.
Sinais não muitos bons ai.

Bom ele pode estar em perfeito estado, agora pelo que descreveu ele pode estar em péssimo estado também.

Acho que antes de desenvolver a culpa, é melhor confirmar quem é realmente o culpado nessas temperaturas ai.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.251
Reações
10.849
Pontos
1.409
H80i v2

@

Meti mais undervolting aqui e notei que meu score no cinebench em multi só vai aumentando e máxima agora foi de 88, ao contrário dos 95 de antes. Vou socar mais undervolting nessa bagaça!
vc tá mexendo na voltagem correta da bios né? pergunto pq eu troquei de mobo hj pra uma da asrock e nem me toquei que tinha mexido na voltagem do SOC e n da CPU pq ficava logo em baixo do clock... verifica o nome certinho do campo de voltagem que vc tá mexendo... as vezes a voltagem real ainda tá no automático e por isso tá esquentando tanto...
 

filliper3204

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.707
Reações
995
Pontos
804
Watercooler só tive uma vez, nunca mais quero usar.
To querendo trocar o meu h60 por um mugen 5. Não que eu não goste tanto assim mas o radiador esta prejudcando a saída de ar da placa de video. Acho que o fluxo vai ser melhor com o air cooler.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
Watercooler só tive uma vez, nunca mais quero usar.
To querendo trocar o meu h60 por um mugen 5. Não que eu não goste tanto assim mas o radiador esta prejudcando a saída de ar da placa de video. Acho que o fluxo vai ser melhor com o air cooler.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
Comigo foi o contrário, desde 2017 quando montei meu PC foi com wc, agora que peguei o ryzen 3600x peguei um air cooler pra testar e não gostei, já contei pro wc denovo, air cooler não quero mais não.
 

mmdsj250

Veterano
Mensagens
566
Reações
696
Pontos
143
vc tá mexendo na voltagem correta da bios né? pergunto pq eu troquei de mobo hj pra uma da asrock e nem me toquei que tinha mexido na voltagem do SOC e n da CPU pq ficava logo em baixo do clock... verifica o nome certinho do campo de voltagem que vc tá mexendo... as vezes a voltagem real ainda tá no automático e por isso tá esquentando tanto...
Sim, voltagem da cpu é não do soc. Do soc eu deixo em auto.
 

mmdsj250

Veterano
Mensagens
566
Reações
696
Pontos
143
Sinais não muitos bons ai.

Bom ele pode estar em perfeito estado, agora pelo que descreveu ele pode estar em péssimo estado também.

Acho que antes de desenvolver a culpa, é melhor confirmar quem é realmente o culpado nessas temperaturas ai.
Aparentemente a culpa não é do AIO. Desabilitei a porcaria do PBO e notei que já deu baita diferença de ontem pra hoje nas temperaturas, principalmente depois dos 0.8XXv de undervolting.

Claro, no cinebench o bicho pega, mas em IDLE (pelo menos agora) o CPU package e diodo ficam na casa dos 50C e a processador em torno de 40C.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.251
Reações
10.849
Pontos
1.409
Aparentemente a culpa não é do AIO. Desabilitei a porcaria do PBO e notei que já deu baita diferença de ontem pra hoje nas temperaturas, principalmente depois dos 0.8XXv de undervolting.

Claro, no cinebench o bicho pega, mas em IDLE (pelo menos agora) o CPU package e diodo ficam na casa dos 50C e a processador em torno de 40C.
Dei uma googleada aqui e olha só o que achei, vê se resolve ai:

So after finally getting a response from their support team(after like 4 days) they recommended that I change my power plan from high performance to balanced inside the control panel. This drastically lowered my idle temps from 60c down to 35-40c which is much more toward my liking. However, i'm not sure why the high performance causes such an issue as my previous CPU's have not encountered this issue in the past. Hopefully someone can benefit from this and thanks for your help everyone!!!

ou seja, muda o plano de energia pra balanceado que deve cair coisa de 20º C a temperatura. checa ai e volta pra contar pra nós.

EDIT: Sobre como fazer isso, tem aqui:


se cair bem a temperatura fala que eu vou ver de fazer isso no meu 3600. quem sabe assim consigo subir mais meu OC haha
 
Ultima Edição:

mmdsj250

Veterano
Mensagens
566
Reações
696
Pontos
143
Dei uma googleada aqui e olha só o que achei, vê se resolve ai:

So after finally getting a response from their support team(after like 4 days) they recommended that I change my power plan from high performance to balanced inside the control panel. This drastically lowered my idle temps from 60c down to 35-40c which is much more toward my liking. However, i'm not sure why the high performance causes such an issue as my previous CPU's have not encountered this issue in the past. Hopefully someone can benefit from this and thanks for your help everyone!!!

ou seja, muda o plano de energia pra balanceado que deve cair coisa de 20º C a temperatura. checa ai e volta pra contar pra nós.

EDIT: Sobre como fazer isso, tem aqui:


se cair bem a temperatura fala que eu vou ver de fazer isso no meu 3600. quem sabe assim consigo subir mais meu OC haha
Eu já estou usando por padrão o próprio plano de energia do Windows desde ontem. Esse plano de energia da AMD é algo desnecessário, pois deixa o nímimo em 99% e o máximo em 100%. Você não consegue obter states mais baixos.

Aqui eu tô pegando os quase 4.4 GHz em single core no turbo sem problemas, mesmo com o undervolt de 0.80v.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.251
Reações
10.849
Pontos
1.409
Eu já estou usando por padrão o próprio plano de energia do Windows desde ontem. Esse plano de energia da AMD é algo desnecessário, pois deixa o nímimo em 99% e o máximo em 100%. Você não consegue obter states mais baixos.

Aqui eu tô pegando os quase 4.4 GHz em single core no turbo sem problemas, mesmo com o undervolt de 0.80v.
só perceba que o plano de energia do windows só altera o plano de energia do ryzen se vc instalou o driver do chipset. se n, são coisas distintas. vc pode achar que tá num plano pq o windows está e na vdd está em outro. e eu msm raramente instalo esses drivers de chipset e tal kkkk por isso o aviso hehe
 

T.Chico

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.580
Reações
17.954
Pontos
1.084
Aqui o PC parou com as telas azuis com as memórias a 2666MHz, porra comprei memorias 3600MHz não para isso:kaperto subo 3200MHz já da pau sempre a Mobo mete uma voltagem de 1.4 e não consigo desligar modo o auto da voltagem da DRAM.
 

mmdsj250

Veterano
Mensagens
566
Reações
696
Pontos
143
Aqui o PC parou com as telas azuis com as memórias a 2666MHz, porra comprei memorias 3600MHz não para isso:kaperto subo 3200MHz já da pau sempre a Mobo mete uma voltagem de 1.4 e não consigo desligar modo o auto da voltagem da DRAM.
Qual mobo e qual processador?
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.551
Reações
20.440
Pontos
1.094
Aqui o PC parou com as telas azuis com as memórias a 2666MHz, porra comprei memorias 3600MHz não para isso:kaperto subo 3200MHz já da pau sempre a Mobo mete uma voltagem de 1.4 e não consigo desligar modo o auto da voltagem da DRAM.

Comprar memórias tão rápidas assim e não rodar é foda. Aqui as minhas TB são 3600mhz e funciona a 3733mhz. Acima disso acho q pode ser a mobo q não curte.

Mas quando comprei umas aí de 4000mhz nen deu boot no meu Pc. Tive q vender e ficar com as minhas de 3600mhz mesmo q são Samsung b die. Outro nível.

Eu li q até 1.45v é safe. Algumas em 4000mhz já trabalham em 1.4v.

Zen e zen plus tem dificuldade com memórias acima de 3000mhz. Agora se o seu for da 3 geração era pra estar suave!
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.251
Reações
10.849
Pontos
1.409
Usei assim por meses com os mesmos problemas, recentemente comprei mais 2 x 8 por frescura.
4 pentes sempre vai pegar menos velocidade que dois. A distribuição das voltagens e tal é maior com mais slots em uso. Mas vc tentou deixar os timings em auto, colocar a voltagem em 1.4 e a velocidade em 3200 e ver se fica estável? Se eu fosse tentar estabilizar a memória mais rápida, começaria assim e daí iria tentando me aproximar do xmp nos timings até dar pau e ver qual timing que tá dando problema e até onde dá pra meter ele

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk
 

T.Chico

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.580
Reações
17.954
Pontos
1.084
Comprar memórias tão rápidas assim e não rodar é foda. Aqui as minhas TB são 3600mhz e funciona a 3733mhz. Acima disso acho q pode ser a mobo q não curte.

Mas quando comprei umas aí de 4000mhz nen deu boot no meu Pc. Tive q vender e ficar com as minhas de 3600mhz mesmo q são Samsung b die. Outro nível.

Eu li q até 1.45v é safe. Algumas em 4000mhz já trabalham em 1.4v.

Zen e zen plus tem dificuldade com memórias acima de 3000mhz. Agora se o seu for da 3 geração era pra estar suave!
Estou desconfiado que vou ter que pegar uma B550/X570 mesmo.
 

T.Chico

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.580
Reações
17.954
Pontos
1.084
4 pentes sempre vai pegar menos velocidade que dois. A distribuição das voltagens e tal é maior com mais slots em uso. Mas vc tentou deixar os timings em auto, colocar a voltagem em 1.4 e a velocidade em 3200 e ver se fica estável? Se eu fosse tentar estabilizar a memória mais rápida, começaria assim e daí iria tentando me aproximar do xmp nos timings até dar pau e ver qual timing que tá dando problema e até onde dá pra meter ele

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk
Vou terstar mais um pouco em 2666MHz e subo pra 3000MHz.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.551
Reações
20.440
Pontos
1.094
Usei assim por meses com os mesmos problemas, recentemente comprei mais 2 x 8 por frescura.

Detalhe aqui são 4x memórias de 8gb TB. E rodam normal a 3733mhz. Mas estou com 1.45v e os timings mais apertados possível com Cl 17
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.795
Reações
31.692
Pontos
1.344
awMV6mQ_700bwp.webp
 

mmdsj250

Veterano
Mensagens
566
Reações
696
Pontos
143
Aqui já tentei ir pra 3400MHz mas não consigo, mesmo com o que aquele software lá de calcular as paradas da RAM mostra.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.251
Reações
10.849
Pontos
1.409
Aqui já tentei ir pra 3400MHz mas não consigo, mesmo com o que aquele software lá de calcular as paradas da RAM mostra.
melhor forma de ter ctz que a ram n aguenta MESMO e que n é problema de algum timing especifico, é colocar a voltagem pelo menos em 1.4 (mas idealmente 1.45) setar a velocidade que quer (no caso 3400) e deixar TODO resto em AUTO (inclusive os timings primários do XMP: tcl, tras, trp e tal

se nem assim for, ai vc tem ctz absoluta que n pega em 3400 msm e que n é algum problema de configuração apenas.
 
Topo Fundo