- Mensagens
- 470
- Reações
- 2.055
- Pontos
- 418
durante a pandemia fiz a transição escritório-casa (leia-se um micro apartamento) e fui buscando otimizar a produtividade, trabalho basicamente no computador, mas nem sou de TI... umas coisas legais que aprendi:
1- método pomodoro: concentração intensa por 25m, intervalo de 5m, após 4 períodos descanso de 15m... tem várias extensões no chrome que cumprem essa função, sem precisar ficar ajustando timer. assim dá pra alternar entre uma tarefa e uma escapadinha na OS
2- tecla windows + 1, 2, 3... aprendi faz pouco tempo. os atalhos que vc coloca na barra de tarefas podem ser acessados pelo comando windows + nº ordem da sequência. pra mim conta muito, porque estou me habituando a usar cada vez menos o mouse... se trabalha muito mais rápido só com teclado. tb fiquei sabendo das possibilidades de alternar entre mais de uma área de trabalho (win + tab, criar, então ir alternado com win + ctrl + seta)... deixo um desktop pro trabalho e outro pros intervalos (não tenho 2 monitores).
3- otimização e-mail. eu instalei o 'app' do gmail e fixei na barra de tarefas. e dentro do próprio gmail há atalhos de teclado (tem que ativar nas configurações), vc tem uma lista delas apertando alt gr + w. porém, desativei qualquer notificação de email. só leio antes de começar a trabalhar e no intervalo de 15m. fora isso, enquanto estou concentrado numa tarefa, fecho a janela. a maioria pode se organizar pra ler e responder em 2 períodos do dia, e sempre deixando a caixa de entrada limpa (ou só emails prioritários/pendentes). cancela todas aquelas assinaturas que vc nem lê
4- falando em notificações, desativei tudo no celular e no windows. só whatsapp tá liberado. pra evitar chamadas indesejadas, pago pelo truecaller
5- o SSD foi um dos melhores investimentos que fiz pra minha carreira, na real
6- luz branca acesa no teto pra trabalhar, abajures com luzes amarelas pra relaxar
7- monitor tem que estar alinhado com seus olhos na postura ereta. pra quem trabalha num notebook vale a pena um suporte e teclado/mouse wireless
extra: se vc tem um gato, invista num teclado wireless que dê pra desligar
depois escrevo mais, vcs tem alguma dica aí?
1- método pomodoro: concentração intensa por 25m, intervalo de 5m, após 4 períodos descanso de 15m... tem várias extensões no chrome que cumprem essa função, sem precisar ficar ajustando timer. assim dá pra alternar entre uma tarefa e uma escapadinha na OS
2- tecla windows + 1, 2, 3... aprendi faz pouco tempo. os atalhos que vc coloca na barra de tarefas podem ser acessados pelo comando windows + nº ordem da sequência. pra mim conta muito, porque estou me habituando a usar cada vez menos o mouse... se trabalha muito mais rápido só com teclado. tb fiquei sabendo das possibilidades de alternar entre mais de uma área de trabalho (win + tab, criar, então ir alternado com win + ctrl + seta)... deixo um desktop pro trabalho e outro pros intervalos (não tenho 2 monitores).
3- otimização e-mail. eu instalei o 'app' do gmail e fixei na barra de tarefas. e dentro do próprio gmail há atalhos de teclado (tem que ativar nas configurações), vc tem uma lista delas apertando alt gr + w. porém, desativei qualquer notificação de email. só leio antes de começar a trabalhar e no intervalo de 15m. fora isso, enquanto estou concentrado numa tarefa, fecho a janela. a maioria pode se organizar pra ler e responder em 2 períodos do dia, e sempre deixando a caixa de entrada limpa (ou só emails prioritários/pendentes). cancela todas aquelas assinaturas que vc nem lê
4- falando em notificações, desativei tudo no celular e no windows. só whatsapp tá liberado. pra evitar chamadas indesejadas, pago pelo truecaller
5- o SSD foi um dos melhores investimentos que fiz pra minha carreira, na real
6- luz branca acesa no teto pra trabalhar, abajures com luzes amarelas pra relaxar
7- monitor tem que estar alinhado com seus olhos na postura ereta. pra quem trabalha num notebook vale a pena um suporte e teclado/mouse wireless
extra: se vc tem um gato, invista num teclado wireless que dê pra desligar
depois escrevo mais, vcs tem alguma dica aí?