O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Servidor Publico pode fazer bico?

Fantasma na Máquina

Bam-bam-bam
Mensagens
1.416
Reações
1.935
Pontos
353
Como a maioria dos Servidores Publicos de nivel médio, não ganho muito e preciso complementar a renda. Tenho uma boa vantagem do meu cargo ser de meio periodo(e não trabalho fim de semana), e pensei usar umas 3~4horas por dia para fazer grana em Edições de vídeo, Marketing Social, Canvas(nem sei o que é) etc.
Mas ai não sei se nesses serviços, pode dar algum problema... Lei ridicula não poder ter outra fonte de renda, fora do horário de trabalho, faz nem sentido.
 

Abdullah Al-Papai

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.777
Reações
14.085
Pontos
703
Como a maioria dos Servidores Publicos de nivel médio, não ganho muito e preciso complementar a renda. Tenho uma boa vantagem do meu cargo ser de meio periodo(e não trabalho fim de semana), e pensei usar umas 3~4horas por dia para fazer grana em Edições de vídeo, Marketing Social, Canvas(nem sei o que é) etc.
Mas ai não sei se nesses serviços, pode dar algum problema... Lei ridicula não poder ter outra fonte de renda, fora do horário de trabalho, faz nem sentido.

Tem que ver como é onde você trabalha aí. Cada lugar tem uma regra. Tenho um amigo que trabalha no MP e é todo travado com essas coisas. Minha mãe é professora do estado (sp) e lá (parece) ser bem mais tranquilo.

Acho que o que você pode fazer é abrir uma ltda com algum parente seu (enfia sua mãe / irmão de confiança ou alguém do gênero como sócio) e faz pela empresa. Não abre o bico onde você trabalha p/ ninguém ficar procurando pêlo em ovo p/ te lascar e boas.

 

Piroclasto

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.341
Reações
1.822
Pontos
909
Pode complica se tiver CNPJ com seu nome ou trabalhar em outra função com carteira assinada. Fora isso o que pode dar problema é a questão de declaração do imposto de renda porque é lá que fica o indício.
 

Fantasma na Máquina

Bam-bam-bam
Mensagens
1.416
Reações
1.935
Pontos
353
Pode complica se tiver CNPJ com seu nome ou trabalhar em outra função com carteira assinada. Fora isso o que pode dar problema é a questão de declaração do imposto de renda porque é lá que fica o indício.

tipo eu receber ''do nada'' uns 500~800 reais a mais na conta, ja levanta suspeita?
bem autonomo, não tem cnpj as vezes e muito menos carteira assinada
 


Dark Wind

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
294
Reações
731
Pontos
779
pode, só não pode ser administrador de empresa.

Enviado de meu GM1900 usando o Tapatalk
 

drdreh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.872
Reações
22.955
Pontos
599
Pode, não usando do cargo para privilégios nesse bico.
Em tese, não pode ser bico pro serviço público.
 

City Hunter

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.876
Reações
8.626
Pontos
1.209
tipo eu receber ''do nada'' uns 500~800 reais a mais na conta, ja levanta suspeita?
bem autonomo, não tem cnpj as vezes e muito menos carteira assinada

Mais bem desenhado, impossível: https://www.jornalcontabil.com.br/funcionario-publico-pode-abrir-uma-empresa/

Funcionário público pode abrir uma empresa?
Por redator
-
4 de janeiro de 2017

A resposta é sim. Mas, como em toda a regra, há exceções. Então, se você está na condição de funcionário público é melhor que você leia este artigo e descubra tudo o que precisa saber para não perder seu cargo.
Ter uma empresa não é impedimento para assumir um cargo público, mas é preciso observar algumas exigências. De acordo com a Lei nº 8.112/90, o servidor público federal é proibido de participar de gerência ou administração de qualquer tipo de empresa, exceto na qualidade de sócio, seja por cotas de sociedade limitada ou como proprietário de ações.
Em outras palavras… Ser dono (sócio) de uma empresa pode. Você não pode tocar o negócio, ser o administrador, nem sozinho, nem em conjunto. Para tocar o negócio você precisa ter outro sócio responsável pela gestão, já que você ganha para ocupar seu tempo dando expediente no órgão público.
E SE EU NÃO TIVER SÓCIO?


No caso de empresário individual, não há para quem transferir a administração. Mas, é possível transformar a empresa individual em sociedade, mantendo o mesmo CNPJ. Na ausência de um sócio de capital, recomendamos o cônjuge, pai, mãe ou pessoa de extrema confiança, ainda que seja para ter uma cota de um centavo e menos de 1%, e em contrapartida, administrar o negócio para você.

Em relação à sociedade, é fundamental formalizar para deixar claro o papel e a remuneração de cada um. Trata-se de um casamento, onde deve existir formalização dos registros de vendas, compras e tudo mais. Caso contrário, a chance de existir desconfiança em algum momento é muito grande, mesmo que a sociedade ocorra com um amigo de infância ou um irmão.
E SE EU TIVER EMPRESA E FOR NOMEADO A OCUPAR GARGO PÚBLICO, PRECISO SAIR?
Se no contrato social você estiver na condição de administrador de uma empresa, quando nomeado, deve deixar a administração e tornar-se cotista (significa apenas sócio, sem poder de gerir o negócio).

A maioria dos diretores de setores públicos eram administradores. O que acontece é que para ocupar o cargo foi preciso alterar na junta comercial, deixando de ser administrador e passando a ser apenas sócio cotista. Isso vale para qualquer cargo dentro do setor público, não apenas de direção. É exatamente isso que você precisa fazer.
É PRECISO PESQUISAR PARA EVITAR DOR DE CABEÇA
No caso de cargo público estadual ou municipal, seja concursado ou comissionado, é necessário também deixar a administração do negócio. Na maioria das vezes, é possível continuar como cotista. Entretanto, é relevante verificar no edital ou na lei orgânica da esfera administrativa se há impedimento para ser sócio cotista de empresa, apesar de ser improvável que isso ocorra, pois a maior parte dos órgãos e entes públicos seguem a orientação federal. Por segurança, cada caso deve ser pesquisado. Não hesite em conversar com o departamento de recursos humanos ou procurar o advogado do seu sindicato ou associação.

----

Ou seja, no papel você pode PARTICIPAR DE SOCIEDADE, limitado a 10% do capital da empresa.

Já vi professor universitário usando dessa estrutura permitida pela lei 8.112/1993 para ser "sócio" de escola de cursos (e, na prática, ele supostamente era dono).

Se você for ocupante de cargo de chefia seu imposto de renda deve ser remetido aos seus superiores (a reitoria da Universidade local exige a verificação da declaração de IR dos chefes).

Espero ter ajudado.
 

Piroclasto

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.341
Reações
1.822
Pontos
909
tipo eu receber ''do nada'' uns 500~800 reais a mais na conta, ja levanta suspeita?
bem autonomo, não tem cnpj as vezes e muito menos carteira assinada
Depende muito da coisa. Já conheci servidor público que dirige UBER, faz serviço de declaração de imposto de renda e outros bicos. Na época que estava na faculdade tinha professor que era dono de empresa (apesar que não a empresa estava no nome dele ou de outra pessoa). Nesses exemplos que você deu não vejo problema em fazer essas atividades. Problema é se cliente seu pedir alguma coisa como nota fiscal pro exemplo. Aí no caso você teria que ter um cnpj e a coisa já começa a complicar.
 

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
onde trabalho um monte de gente tem empresa, mas o que não fazem é participar de licitações pro estado, pq mesmo que esteja tudo em dia tem uma chance grande de ter dor de cabeça indo pra são paulo pra conversar com o juiz corregedor

ou seja, faz teu trampo aí, só não se mete a prestar serviço pro estado (ainda que seja outra secretaria)

ah, alguns cargos tem regras diferentes, especialmente pra carreiras militares
 
Topo Fundo