O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Aquelas situações que a consciência dói, mas não deveria...

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.059
Reações
58.051
Pontos
2.009
Sou um cara empático, talvez até em excesso. Já comprei muita briga, ajudei muita gente (inclusive financeiramente) e de verdade não sinto aquela necessidade de "ser retribuído", é algo que está em mim, talvez herdado do meu pai que sempre se entregou pros outros também sem cobrar nada de volta.
Mas o tópico não é pra me venerar, afinal de contas vcs já fazem isso em todos os outros.

A questão aqui é que minha consciência me arrebenta até quando não deveria.

Hoje de manhã aconteceu uma situação sinistra, pelo menos pra mim, e preciso compartilhar.
Duas semanas atrás fiz uma bateria de entrevistas pra uma vaga de estagiário que abrimos na empresa, requerendo nível superior em curso.

Um dos rapazes que eu entrevistei perdeu a mãe 2 anos atrás e 4 meses depois perdeu o pai, tendo que cuidar do irmão de 9 anos e a irmã de 5, sendo ajudado por uma tia e vó. Isso por si só já é sinistro, mas tive que reprova-lo pois não se enquadrava no perfil (precisava de alguém comunicativo já que é vaga comercial) e por outros fatores mais importantes que não vem ao caso. Algo que me chamou atenção é que ele estava 2 anos sem trabalhar, mas queria se recolocar pois ele vendeu a empresa do pai pros 2 sócios e estava nas últimas parcelas, então bateu o desespero pois as rendas que ele tinha é da aposentadoria da vó, ajuda da tia e essa parcela. Mas isso "não conta" tanto pois vai saber o nível de desorganização do cara né?

Enfim, de qualquer forma, essa é a pior parte de ser gestor, ter que colocar a razão sempre acima da emoção (por mais que muitas vezes eu quebre isso).

Dito isso, hoje de manhã vindo pra empresa parei no mesmo semáforo de sempre e advinha quem tava vendendo bala de goma? Sim, ele mesmo. Ele não me viu, cheguei até a meio que me esconder no carro, mesmo com nenhuma culpa no cartório.
Só que aquilo remoeu meu cérebro e me estragou profundamente, simplesmente não consigo tirar a cabeça disso.

Parei o carro no posto e mandei um whats pra ger. de RH e pedi pra ela revisar o CV e ver se tinha outra vaga, o que na verdade NÃO ESTÁ CERTO, afinal de contas além de eu não ter motivo pra "sentir culpa" (ou até mesmo pena, já que o cara tá se virando), não seria o correto pros demais candidatos de vagas vindouras e muito menos pra própria empresa, que arriscaria botar alguém profissionalmente desqualificado. Por outro lado, o fato de o cara ter ido vender bala de goma na esquina mostra uma característica importante, que é a de resiliência (muitas vezes vinda pelo desespero, mas ela tá ali). Expliquei tudo pra ger de RH e ela também se comoveu, então acho que em uma próxima vaga ele será chamado pra entrevista.

Mas o fato é que esse tipo de coisa me estraga, fico pra baixo 1 ou 2 dias e fico remoendo, nem em 4 anos de terapia SEMANAL consigo me livrar disso, apenas entender em partes o mecanismo que ta por trás disso. Tenho VÁRIAS outras situações que eu poderia mencionar, mas essa ilustra bem esse sentimento.

Isso acontece com vocês, de sentirem culpa por algo mesmo sem te-la, em uma demonstração de priorizar a emoção em detrimento à razão?
E sofrem com isso?
 

Bonk

Bam-bam-bam
Mensagens
3.863
Reações
12.093
Pontos
303
Não tenho o mínimo de pena ou dó das pessoas, normalmente tenho empatia dependendo da situação, porem na maioria das vezes cago para a maioria, porem isso é algo meu e vem do meu perfil, minha esposa fala que sou psicopata :kbeca.
Não adianta tentar lutar contra a nossa natureza, ela não deve ser neutralizada e sim domada, pois sempre vai existir.

Você deve usar esse seu lado para alguma coisa, canalizar em algo, assim quando "outras" coisas acontecerem você estará tão imerso em outros pensamentos que esses voláteis não vão te abalar. Recomendo participar de grupos de ajuda.

Eu faço tudo para ajudar quem eu gosto o resto que se foda, aprendi isso e canalizo para alcançar meus objetivos e não deixar as pessoas que dizem: Nossa como você é mau, me atrapalharem ou falarem algo.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.059
Reações
58.051
Pontos
2.009
Não tenho o mínimo de pena ou dó das pessoas, normalmente tenho empatia dependendo da situação, porem na maioria das vezes cago para a maioria, porem isso é algo meu e vem do meu perfil, minha esposa fala que sou psicopata :kbeca.
Não adianta tentar lutar contra a nossa natureza, ela não deve ser neutralizada e sim domada, pois sempre vai existir.

Você deve usar esse seu lado para alguma coisa, canalizar em algo, assim quando "outras" coisas acontecerem você estará tão imerso em outros pensamentos que esses voláteis não vão te abalar. Recomendo participar de grupos de ajuda.

Eu faço tudo para ajudar quem eu gosto o resto que se foda, aprendi isso e canalizo para alcançar meus objetivos e não deixar as pessoas que dizem: Nossa como você é mau, me atrapalharem ou falarem algo.
Mas teu comportamento não te transforma em má pessoa, assim como o meu não me transforma em um bom samaritano, é uma mistura de fatores psicológicos / sociais e até mesmo fisiológicos.
Como eu disse, em 4 anos de terapia em entendi PARCIALMENTE o que tá por trás disso, quais experiências passei pra me fazer pensar dessa forma.

Mas sim, aprendi a canalizar essa "habilidade" (que tem relação com inteligência emocional) em resultado, tanto que há muitos anos sou o gestor com melhor avaliações em pesquisas de clima, além de rotineiramente alcançar os objetivos. O problema todo é que quando bate essa sensação de "me sentir culpado mesmo sem ser", me estraga e não é pouco. Fico remoendo, me desconcentro e busco desesperadamente uma medida pra tentar contornar aquilo, aqui entrando o maior problema: deixando a razão completamente de lado.

Vou dar outro exemplo: quando me separei da ex ex, por todo um contexto, fiquei com a consciência dolorida. Deixei ela morando 1 ano no apto e eu pagando a parcela, além de deixar tudo de dentro com ela quando vendemos. Eu não tinha a MÍNIMA obrigação pra isso, mas o sentimento de culpa (MESMO SEM TE-LA) fez eu fritar mais de R$ 30k , grana que inclusive eu precisava pra recomeçar minha vida do zero. Esse é o ponto.
 

Ulisses Seventy Eight

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.219
Reações
5.355
Pontos
703
sabe acontece que você sentiu compaixão pela pessoa mesmo ela n atendendo os requisitos e se colocou no lugar dessa pessoa. Isso é bom porque você tem sentimentos, é um ser humano.

eu penso que mesmo que não consiga ajudar ele, ele pelo menos ta se virando como pode e é um exemplo para aqueles que reclama da vida mesmo sendo abastados.

Sei que muitos aqui não tem crença e respeito, mas eu sempre achei legal partilhar o pão. Ainda mais quando muitos passam fome. eu acho que faço tão pouco.
 


Inspetor Clouseau

Bam-bam-bam
Mensagens
2.529
Reações
4.108
Pontos
303
Cara assim me identifico com o seu relato e também sou assim até um certo grau, mas entendo que no teu papel de gestor tu tem que ter cabeça fria mesmo...pq velho essa história eh a que tu ficou sabendo...não quer dizer que não tinha outros candidatos com n problemas também...não acho que vc fez errado em chamar o cara pra entrevista, mas infelizmente tu não vai poder ajudar todo mundo que precisa...fez sua parte se ele conseguir agarrar essa oportunidade bom pra ele, mas não creio que vc vai conseguir se livrar dessa característica e modo de ser, nem sei se deveria...
 

dr.chocolate

Supra-sumo
Mensagens
985
Reações
1.624
Pontos
183
Eu daria a chance para o rapaz, a vaga é de estagiário... estágio serve pra gerar experiência e conhecimento para o profissional.
Mas como o Décio @Inspetor Clouseau disse: não tem como ajudar todo mundo.
Mas acredito que entre contratar um engomadinho, sem filhos, ou esse cara que tem que cuidar dos irmãos, o caso de ser o provedor da renda familiar deveria ser um peso.
 

Inspetor Clouseau

Bam-bam-bam
Mensagens
2.529
Reações
4.108
Pontos
303
Eu daria a chance para o rapaz, a vaga é de estagiário... estágio serve pra gerar experiência e conhecimento para o profissional.
Mas como o Décio @Inspetor Clouseau disse: não tem como ajudar todo mundo.
Mas acredito que entre contratar um engomadinho, sem filhos, ou esse cara que tem que cuidar dos irmãos, o caso de ser o provedor da renda familiar deveria ser um peso.
Com toda certeza, como até o amigo acima falou mais fácil esse cara dar sangue pela empresa do que um outro
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.750
Reações
229.821
Pontos
2.529
Rodrigo, estou precisando de cinco mil reais. Tem como me ajudar? Tim amo


E pô, o cara pode não ter a qualificação no papel, mas pode muito bem ter a vontade e a empresa ensinar. Só tem que ter certeza que ele vai ter essa vontade. Muitos funcionários sem curso e tal são melhores que os com curso.

Enviado de meu moto g(8) usando o Tapatalk
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.059
Reações
58.051
Pontos
2.009
Perdeu a chance de contratar alguém que daria a vida pela empresa.

Agora vai ter que contratar um filhinho de papai que só vai estagiar pra bater as horas obrigatórias.

Não sabia que o mundo corporativo estava dividido apenas entre pessoas que dariam a vida pela empresa e filhinhos de papai, eu pensava que existiam meio termos, como por exemplo o rapaz que foi selecionado, mas pelo vi tava enganado.

Rodrigo, estou precisando de cinco mil reais. Tem como me ajudar? Tim amo

Tudo vai depender das horas de cool que tu der em troca.
Eu disse que ajudo sem esperar uma retribuição, mas um coozito fácil assim não recuso.

E pô, o cara pode não ter a qualificação no papel, mas pode muito bem ter a vontade e a empresa ensinar. Só tem que ter certeza que ele vai ter essa vontade. Muitos funcionários sem curso e tal são melhores que os com curso.

Enviado de meu moto g(8) usando o Tapatalk
Concordo, mas como eu disse, tinham outros obstáculos que eu preferi não trazer no post, era realmente inviável selecionar o cara. O problema passou longe de ser a "necessidade de ensinar", tanto que, enquanto gestor, prefiro trabalhar justamente com esse perfil, não a toa um dos meus supervisores entrou como estagiário na empresa 2 anos e meio atrás.
E é como eu disse no post: pra mim essa é a pior parte de ser "chefe", ter que colocar sempre a razão acima da emoção, ainda que eu quebre isso diariamente.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.750
Reações
229.821
Pontos
2.529
Não sabia que o mundo corporativo estava dividido apenas entre pessoas que dariam a vida pela empresa e filhinhos de papai, eu pensava que existiam meio termos, como por exemplo o rapaz que foi selecionado, mas pelo vi tava enganado.



Tudo vai depender das horas de cool que tu der em troca.
Eu disse que ajudo sem esperar uma retribuição, mas um coozito fácil assim não recuso.


Concordo, mas como eu disse, tinham outros obstáculos que eu preferi não trazer no post, era realmente inviável selecionar o cara. O problema passou longe de ser a "necessidade de ensinar", tanto que, enquanto gestor, prefiro trabalhar justamente com esse perfil, não a toa um dos meus supervisores entrou como estagiário na empresa 2 anos e meio atrás.
E é como eu disse no post: pra mim essa é a pior parte de ser "chefe", ter que colocar sempre a razão acima da emoção, ainda que eu quebre isso diariamente.


Eu acho que você dá para um bom gestor
 

Jäger_BR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.048
Reações
38.544
Pontos
1.094
Normal e infelizmente cada vez mais comum.

As histórias tristes cada vez mais aparecem. Aqui tento manter a razão, contrato o mais adequado assim como você fez. Para esses casos especiais, tenho um grupo com outros colegas onde indicamos pessoas que merecem uma chance...

Sempre aparece algo que absorve esses casos

Ja aconteceu também do coitado da entrevista se mostrar um lixo e quem indicar ficar chateado.

Teve um recente que era bem sad Life, pai morreu eletrocutado na frente dele, tinha 18 anos, cuidava da mãe doente..

Recebeu oportunidade numa empresa de um colega, em 3 meses o cara começou a traficar droga dentro do caminhão da logística...

Foram pesquisar mais: a mãe era quase mantida em carcere, o verme usava o dinheiro dela pra ele, irmão dele foi expulso de casa a pedido dele pelos colegas do tráfico (mas estava bem, trabalhando e tal)...

Enfim, um lixo. A mãe até chegou a dar a entender que ela suspeitava que ele que armou pro pai morrer...

Enfim, preso, tirado de circulação e lição aprendida pra todo mundo.

Enviado de meu SM-N770F usando o Tapatalk
 

marunogalicia1987

Espada Olímpica
GOLD
Mensagens
467
Reações
2.047
Pontos
418
Um dos rapazes que eu entrevistei perdeu a mãe 2 anos atrás e 4 meses depois perdeu o pai, tendo que cuidar do irmão de 9 anos e a irmã de 5, sendo ajudado por uma tia e vó.
como vc sabia desses detalhes? teve um contexto, vc perguntou coisa assim ou o cara simplesmente foi contando e mencionou do nada? se for a segunda hipótese, já fico com um pé atrás
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.059
Reações
58.051
Pontos
2.009
como vc sabia desses detalhes? teve um contexto, vc perguntou coisa assim ou o cara simplesmente foi contando e mencionou do nada? se for a segunda hipótese, já fico com um pé atrás
Eu sempre pergunto com quem mora e peço pra contar um pouco da rotina, então ele contou que mora com os irmãos e que cuida deles pelo falecimento dos pais.
No momento não me soou como vitimismo, sinceramente.
 

makeikow

Bam-bam-bam
Mensagens
4.405
Reações
13.736
Pontos
453
Infelizmente isso está sendo comum no Brasil, um país em crise e queda vertiginosa na economia, com milhões de desempregados.
Muito complicado ser gestor, pois tem de saber lidar com emocional, em que a razão deve se sobressair para que a produtividade e lucro da empresa não sejam afetados.

Mas eu daria uma chance ao rapaz. Deve estar motivado para aprender e trabalhar.
Basta acompanhar o seu desempenho durante o serviço.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.059
Reações
58.051
Pontos
2.009
Você se sentiu melhor depois de postar aqui, não? Um alívio, uma catarse ou algo a mais?

Há como colocá-lo para uma outra vaga?

Não me senti melhor, mas gosto de postar aqui pra ver se tem outras pessoas com esse mesmo tipo de sentimento e que talvez saibam lidar com isso.

Sobre outra vaga, até comentei no post ali:

Parei o carro no posto e mandei um whats pra ger. de RH e pedi pra ela revisar o CV e ver se tinha outra vaga, o que na verdade NÃO ESTÁ CERTO, afinal de contas além de eu não ter motivo pra "sentir culpa" (ou até mesmo pena, já que o cara tá se virando), não seria o correto pros demais candidatos de vagas vindouras e muito menos pra própria empresa, que arriscaria botar alguém profissionalmente desqualificado. Por outro lado, o fato de o cara ter ido vender bala de goma na esquina mostra uma característica importante, que é a de resiliência (muitas vezes vinda pelo desespero, mas ela tá ali). Expliquei tudo pra ger de RH e ela também se comoveu, então acho que em uma próxima vaga ele será chamado pra entrevista.
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.721
Reações
14.817
Pontos
503
Eu também sou empático em excesso.

Trabalho com cliente. Sou gerente de relacionamento. Toda vez que a operação da empresa faz m****, eu sou bonzinho demais com eles. Deveria dar um esporro e tentar fazê-los entender que não pode ficar fazendo cagada a esmo.
 

Hoitoessinkuentayceiz

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.410
Reações
4.150
Pontos
964
Sou um cara empático, talvez até em excesso. Já comprei muita briga, ajudei muita gente (inclusive financeiramente) e de verdade não sinto aquela necessidade de "ser retribuído", é algo que está em mim, talvez herdado do meu pai que sempre se entregou pros outros também sem cobrar nada de volta.
Mas o tópico não é pra me venerar, afinal de contas vcs já fazem isso em todos os outros.

A questão aqui é que minha consciência me arrebenta até quando não deveria.

Hoje de manhã aconteceu uma situação sinistra, pelo menos pra mim, e preciso compartilhar.
Duas semanas atrás fiz uma bateria de entrevistas pra uma vaga de estagiário que abrimos na empresa, requerendo nível superior em curso.

Um dos rapazes que eu entrevistei perdeu a mãe 2 anos atrás e 4 meses depois perdeu o pai, tendo que cuidar do irmão de 9 anos e a irmã de 5, sendo ajudado por uma tia e vó. Isso por si só já é sinistro, mas tive que reprova-lo pois não se enquadrava no perfil (precisava de alguém comunicativo já que é vaga comercial) e por outros fatores mais importantes que não vem ao caso. Algo que me chamou atenção é que ele estava 2 anos sem trabalhar, mas queria se recolocar pois ele vendeu a empresa do pai pros 2 sócios e estava nas últimas parcelas, então bateu o desespero pois as rendas que ele tinha é da aposentadoria da vó, ajuda da tia e essa parcela. Mas isso "não conta" tanto pois vai saber o nível de desorganização do cara né?

Enfim, de qualquer forma, essa é a pior parte de ser gestor, ter que colocar a razão sempre acima da emoção (por mais que muitas vezes eu quebre isso).

Dito isso, hoje de manhã vindo pra empresa parei no mesmo semáforo de sempre e advinha quem tava vendendo bala de goma? Sim, ele mesmo. Ele não me viu, cheguei até a meio que me esconder no carro, mesmo com nenhuma culpa no cartório.
Só que aquilo remoeu meu cérebro e me estragou profundamente, simplesmente não consigo tirar a cabeça disso.

Parei o carro no posto e mandei um whats pra ger. de RH e pedi pra ela revisar o CV e ver se tinha outra vaga, o que na verdade NÃO ESTÁ CERTO, afinal de contas além de eu não ter motivo pra "sentir culpa" (ou até mesmo pena, já que o cara tá se virando), não seria o correto pros demais candidatos de vagas vindouras e muito menos pra própria empresa, que arriscaria botar alguém profissionalmente desqualificado. Por outro lado, o fato de o cara ter ido vender bala de goma na esquina mostra uma característica importante, que é a de resiliência (muitas vezes vinda pelo desespero, mas ela tá ali). Expliquei tudo pra ger de RH e ela também se comoveu, então acho que em uma próxima vaga ele será chamado pra entrevista.

Mas o fato é que esse tipo de coisa me estraga, fico pra baixo 1 ou 2 dias e fico remoendo, nem em 4 anos de terapia SEMANAL consigo me livrar disso, apenas entender em partes o mecanismo que ta por trás disso. Tenho VÁRIAS outras situações que eu poderia mencionar, mas essa ilustra bem esse sentimento.

Isso acontece com vocês, de sentirem culpa por algo mesmo sem te-la, em uma demonstração de priorizar a emoção em detrimento à razão?
E sofrem com isso?

Vc é um ser raro, uma boa pessoa. Apenas isso

E boas pessoas são classificadas como bocós neste mundo, infelizmente.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.608
Reações
34.583
Pontos
903
Você parece ser uma pessoa de bom coração, o que você sente é o que todo mundo deveria sentir, empatia, infelizmente hoje em dia tem até quem ache bonito ser egoísta. Mas é aquele caso, como gestor, você tem que saber trabalhar e separar a emoção da razão, não se sinta tão mal, é o seu trabalho.
 

Grudento

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.210
Reações
1.707
Pontos
859
Sei como é, e o pior, sei como é a dor de mandar um desses embora pois não tenho como paga-lo, pq a empresa quebrou.

É triste demais. Eu fico puto pq nossa empresa quebrou por conta de impostos e taxas abusivas, meio que o estado que impossibilitou a vaga do cara, que por sinal trabalhava muito bem.

No final das contas, eu sai no prejuízo, tive que mandar funcionários embora e seguir em frente com uma dívida monstra nas minhas costas e nome sujo. É a vida do empreendedor Brasileiro.
 

AstroNeko

Bam-bam-bam
Mensagens
2.663
Reações
3.000
Pontos
359
Muito louvável da sua parte demonstrar empatia pelo rapaz e querer oferecer uma oportunidade. Porém, se fôr dar a ele a chance de conquistar a vaga, deixe bem claro as habilidades que ele terá de desenvolver para cumprir seu papel na empresa com eficiência, invista no treinamento dele e acompanhe de perto sua evolução. No meu local de trabalho já passou muita gente contando histórias de vida comoventes na entrevista, mas na hora de trabalhar demonstravam má vontade e preguiça.
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.867
Pontos
553
Sou um cara empático, talvez até em excesso. Já comprei muita briga, ajudei muita gente (inclusive financeiramente) e de verdade não sinto aquela necessidade de "ser retribuído", é algo que está em mim, talvez herdado do meu pai que sempre se entregou pros outros também sem cobrar nada de volta.
Mas o tópico não é pra me venerar, afinal de contas vcs já fazem isso em todos os outros.

A questão aqui é que minha consciência me arrebenta até quando não deveria.

Hoje de manhã aconteceu uma situação sinistra, pelo menos pra mim, e preciso compartilhar.
Duas semanas atrás fiz uma bateria de entrevistas pra uma vaga de estagiário que abrimos na empresa, requerendo nível superior em curso.

Um dos rapazes que eu entrevistei perdeu a mãe 2 anos atrás e 4 meses depois perdeu o pai, tendo que cuidar do irmão de 9 anos e a irmã de 5, sendo ajudado por uma tia e vó. Isso por si só já é sinistro, mas tive que reprova-lo pois não se enquadrava no perfil (precisava de alguém comunicativo já que é vaga comercial) e por outros fatores mais importantes que não vem ao caso. Algo que me chamou atenção é que ele estava 2 anos sem trabalhar, mas queria se recolocar pois ele vendeu a empresa do pai pros 2 sócios e estava nas últimas parcelas, então bateu o desespero pois as rendas que ele tinha é da aposentadoria da vó, ajuda da tia e essa parcela. Mas isso "não conta" tanto pois vai saber o nível de desorganização do cara né?

Enfim, de qualquer forma, essa é a pior parte de ser gestor, ter que colocar a razão sempre acima da emoção (por mais que muitas vezes eu quebre isso).

Dito isso, hoje de manhã vindo pra empresa parei no mesmo semáforo de sempre e advinha quem tava vendendo bala de goma? Sim, ele mesmo. Ele não me viu, cheguei até a meio que me esconder no carro, mesmo com nenhuma culpa no cartório.
Só que aquilo remoeu meu cérebro e me estragou profundamente, simplesmente não consigo tirar a cabeça disso.

Parei o carro no posto e mandei um whats pra ger. de RH e pedi pra ela revisar o CV e ver se tinha outra vaga, o que na verdade NÃO ESTÁ CERTO, afinal de contas além de eu não ter motivo pra "sentir culpa" (ou até mesmo pena, já que o cara tá se virando), não seria o correto pros demais candidatos de vagas vindouras e muito menos pra própria empresa, que arriscaria botar alguém profissionalmente desqualificado. Por outro lado, o fato de o cara ter ido vender bala de goma na esquina mostra uma característica importante, que é a de resiliência (muitas vezes vinda pelo desespero, mas ela tá ali). Expliquei tudo pra ger de RH e ela também se comoveu, então acho que em uma próxima vaga ele será chamado pra entrevista.

Mas o fato é que esse tipo de coisa me estraga, fico pra baixo 1 ou 2 dias e fico remoendo, nem em 4 anos de terapia SEMANAL consigo me livrar disso, apenas entender em partes o mecanismo que ta por trás disso. Tenho VÁRIAS outras situações que eu poderia mencionar, mas essa ilustra bem esse sentimento.

Isso acontece com vocês, de sentirem culpa por algo mesmo sem te-la, em uma demonstração de priorizar a emoção em detrimento à razão?
E sofrem com isso?
Perdeu a chance de contratar alguém que daria a vida pela empresa.

Agora vai ter que contratar um filhinho de papai que só vai estagiar pra bater as horas obrigatórias.
Eu não sei se o que eu disser vai ajudar ou não, mas vou ser o advogado do Diabo nessa.

Muito cuidado com pessoas com histórias tristes.

Estou passando por uma série de "perrengues" na empresa justamente por pessoas assim. Entenda, você ter uma história triste ou saber transformar uma história triste em uma história comovente não atestam seu caráter ou qualidade de entrega.

História triste:

Mulheres trans presas enfrentam preconceito, abandono e violência = > https://globoplay.globo.com/v/8364420/

Por trás da história triste:

Mãe diz que filho foi morto por trans Suzy Oliveira e se revolta com reportagem =>

Resultado para o samaritano:
TV Globo e Drauzio Varella se desculpam por reportagem com trans Suzy =>


O relato do Jäger, a seguir, mostra um pouco do que temo.

Normal e infelizmente cada vez mais comum.

As histórias tristes cada vez mais aparecem. Aqui tento manter a razão, contrato o mais adequado assim como você fez. Para esses casos especiais, tenho um grupo com outros colegas onde indicamos pessoas que merecem uma chance...

Sempre aparece algo que absorve esses casos

Ja aconteceu também do coitado da entrevista se mostrar um lixo e quem indicar ficar chateado.

Teve um recente que era bem sad Life, pai morreu eletrocutado na frente dele, tinha 18 anos, cuidava da mãe doente..

Recebeu oportunidade numa empresa de um colega, em 3 meses o cara começou a traficar droga dentro do caminhão da logística...

Foram pesquisar mais: a mãe era quase mantida em carcere, o verme usava o dinheiro dela pra ele, irmão dele foi expulso de casa a pedido dele pelos colegas do tráfico (mas estava bem, trabalhando e tal)...

Enfim, um lixo. A mãe até chegou a dar a entender que ela suspeitava que ele que armou pro pai morrer...

Enfim, preso, tirado de circulação e lição aprendida pra todo mundo.
Eu...

Estou com problemas na empresa. Não sou dono, sou um funcionário em cargo de liderança. E essa é a m****. Aceitei duas pessoas (na verdade, três) em minha equipe por livre e espontânea pressão, ambos estavam para serem desligados da empresa porque não se encaixavam na linha de atuação de outras supervisões.

Vou mandar por MP

Estou sendo totalmente prático no comentário, mas se uma pessoa formada não está conseguindo emprego, algo de errado ela pode ter. Se ele viveu da venda dos bens da família e só agora começou a procurar emprego, também dá para pensar no que ele fez todo esse tempo. Ele recebia parcelas e não economizou nada? Investiu nada? Será que ele seria uma boa aquisição?

Legal ele estar vendendo coisas na rua, mas isso só significa que ele está vendendo coisas na rua pois não tem emprego. Não é atestado de profissionalismo.
 

CoyoteBoicote

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.653
Reações
13.897
Pontos
754
Essa empresa que vc trabalha deve ser muito boa, pra dar essa abertura a ponto do candidato contar a história de vida dele, principalmente história triste. História triste eu tenho muita pra contar tbm e se depender delas serei contratado de imediato.
Nunca numa entrevista me deram essa abertura, sempre que pediram para "fale um pouco sobre vc" no meu entendimento isso significa "fale sobre vc mas que seja relativo às suas competências e pontos fortes e fracos".
Não estou sendo irônico, nem duvido que tenha realmente acontecido isso, é a vida sendo a vida cara. E se sentir assim, como vc relatou é um sentimento de merd* e corrói a gente. Mas Será verdade a história dele? Ele talvez estivesse tão desesperado pela vaga que deu uma aumentada. Mesmo que seja verdade, que culpa vc têm? Infelizmente o acaso colocou vcs frente a frente e quando vc o reencontrou vc pode ter pensado: "pqp eu tive a chance de fazer algo pelo próximo e olha só, o coitado tá aí fodido por mea culpa, eu sou um babaca escroto".

E se o filho da mãe for um FDP e só fizer merd* após a experiência? Ok a história dele pode ser verdade, mas e daí? Uma coisa que eu penso é que nunca vamos conseguir ajudar todos, infelizmente alguém sempre vai ficar pra trás, não tem como. Eu penso que nada é por acaso, com ctz ele vai se virar, se não for por sua ajuda será por outro. Vc pode ajudar muitos de outras formas, oportunidades não vão faltar. Acalme seu coração nobre colega, vc não será punido. Vc que está se auto punindo, mas isso é iminente em quem está sempre mais preocupado com os outros do que com si próprio.
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.116
Reações
46.311
Pontos
1.934
teria pena mas seria justo tbm. Isso querendo ou não é o q separa moleque de um cara responsável e que tem pulso pra tomar decisões difíceis

O mundo é complicado de se viver mesmo
 
Topo Fundo