O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Na sua opinião, a partir de qual renda mensal líquida uma família consegue viver de maneira excelente no Brasil?

Na sua opinião, a partir de qual renda mensal líquida uma família consegue viver de maneira excelent

  • R$ 3.000,00

    Votes: 3 2,9%
  • R$ 5.000,00

    Votes: 5 4,8%
  • R$ 8.000,00

    Votes: 15 14,3%
  • R$ 10.000,00

    Votes: 16 15,2%
  • R$ 12.000,00

    Votes: 9 8,6%
  • R$ 15.000,00

    Votes: 11 10,5%
  • R$ 17.000,00

    Votes: 2 1,9%
  • R$ 20,000,00

    Votes: 8 7,6%
  • R$ 23.000,00

    Votes: 1 1,0%
  • R$ 25.000,00

    Votes: 4 3,8%
  • R$ 27.000,00

    Votes: 0 0,0%
  • R$ 30.000,00

    Votes: 3 2,9%
  • R$ 33.000,00

    Votes: 0 0,0%
  • R$ 35.000,00

    Votes: 2 1,9%
  • Acima de R$ 35.000,00

    Votes: 26 24,8%

  • Total voters
    105

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Estamos falando do Brasil, não dá Dinamarca, calma.

O que ele disse é verdade.

Tá cheio de gente por aí vivendo com menos de 3 mil por mes e invejando quem tem renda em torno de 10 mil, achando que por ser 3, 4 vezes mais, essas pessoas devem viver na excelência.

A verdade é que uma familia que vive com 1500 e outra com 10k levam a mesma vidinha cotidiana. A maior diferença é que o dos 10k paga por coisas como escola e saúde privados, enquanto o mais pobre usa do serviço público, só que isso basicamente come toda a diferença. De resto é a mesma porra....fazem compras no dia da promoção do supermercado, compram tudo parcelado, andam de metrô e ônibus e pra comprar carro só financiando em 5 ou 6 anos. Mal sobra nada pra poupar ou viajar.
 

Tpsy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.052
Reações
2.301
Pontos
703
Pra ser excelente precisa de bem mais de 35k...O problema é que a maior parte da população vive com sub 5k ai acaba achando que 20k é rei, questão de perspectiva.
Excelência é a possibilidade de ter acesso as melhores coisas sem precisar se apertar financeiramente. Seja em restaurantes, viagens, carros, casas...
 

charles_monkey

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.305
Reações
4.855
Pontos
703
familia é o q aqui? pai, mae e um filho(a)?
se sim, uns 14k
só de olhar o preço de uma mensalidade escolar, ja vai 4k ai facil
dos 10k q sobram, entra comida, contas e aluguel e da pra sobrar uma graninha boa no fim do mes se souber gastar bem
 

Death Knight

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
13.259
Reações
10.147
Pontos
1.494
Para viver de forma excelente, em uma família de 4 pessoas,10k pelo menos

Mas para viver de maneira razoavelmente boa, com pequenos luxos, é perfeitamente possível com bem menos (lógico que varia muito de lugar para lugar)
 


PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.590
Reações
38.844
Pontos
2.069
Pra poder ter um carro confortável de até 5 anos de idade, viajar ao menos uma vez a cada 2 anos, comprar o que tiver vontade no supermercado, viver numa região boa da cidade e sair umas 3 vezes na semana para bares e restaurantes, e ainda sobrar um pouco pra investir, creio que:

Casal: 12 mil
Família com 4: 18 mil

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk
 

Shinigami Slash

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.045
Reações
17.750
Pontos
1.094
é uma ótima manobra psicológica pra se acomodar com o q tem
Acho que vc foi desnecessariamente ríspido

Ele não necessariamente quis dizer que um mendigo que mora debaixo da ponte pode ser feliz (viver na excelência) e um cara milionário pode ser infeliz.

Mas eu vejo muita gente que ganhar 3,5k e ostenta mais do que quem ganha 6,5k que fica por aí pedindo 50 reais emprestado no final do mês pra colocar gasolina no carro pois o salário evaporou em má administração financeira, e tá com o psicológico todo ferrado por causa de boletos infinitos e os problemas pessoais que isso gera.

Obs: não preciso nem dizer que a pessoa que ganha 6,5k foi "brincar" de fazer neném e agora não consegue segurar o rojão

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

Shinigami Slash

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.045
Reações
17.750
Pontos
1.094
Uma das coisas do mercado que mais me impressiona é o fato de que escolas e creches conseguiram convencer o brasileiro que elas valem 2 a 4k, mesmo se tratando de cuidado integral, eu me enrolo todo pra cuidar "em família", mas meu dinheiro não dou.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

Uzumaki.Luffy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.907
Reações
28.703
Pontos
803
  • R$ 5.000,00
Com uma renda assim, já dá pra família comer bem, colocar os filhos em uma escola particular e ter uma vida confortável.
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.234
Reações
46.751
Pontos
1.934
Acho que vc foi desnecessariamente ríspido

Ele não necessariamente quis dizer que um mendigo que mora debaixo da ponte pode ser feliz (viver na excelência) e um cara milionário pode ser infeliz.

Mas eu vejo muita gente que ganhar 3,5k e ostenta mais do que quem ganha 6,5k que fica por aí pedindo 50 reais emprestado no final do mês pra colocar gasolina no carro pois o salário evaporou em má administração financeira, e tá com o psicológico todo ferrado por causa de boletos infinitos e os problemas pessoais que isso gera.

Obs: não preciso nem dizer que a pessoa que ganha 6,5k foi "brincar" de fazer neném e agora não consegue segurar o rojão

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
não condenei o que foi dito pelo cara... e eu entendi bem o q ele disse aliás. Não tirei essa interpretação fanfic louca não, pode ficar tranquilo

nego vive na hiperbole mesmo

se fosse bem grosseiro teria falado q seria eufesmismo pra fracasso. O que não concordo mas parece ser a sua conclusão encima do meu post. Interpretou no pior ângulo possível

até pq é manobra comum, que se pensado de forma saudável (no contexto certo) te faz mais bem q mal. Pq os extremos são um problema bem como a situação absurda q vc exemplificou. Pq tem o outro lado da moeda de o cara não se dar conta q ta na excelência q só pensa em acumulo do dinheiro. Cheio de grana mas sem vida, pobreza de espírito.
 
Ultima Edição:

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
Uma das coisas do mercado que mais me impressiona é o fato de que escolas e creches conseguiram convencer o brasileiro que elas valem 2 a 4k, mesmo se tratando de cuidado integral, eu me enrolo todo pra cuidar "em família", mas meu dinheiro não dou.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
Sem contar a formatura da alfabetização.
 

jajejijoju

Bam-bam-bam
Mensagens
1.781
Reações
4.611
Pontos
453
Depende do seu nivel né
Se for retardado financeiro ai não tem dinheiro que cubra
Eu votei 15k pra uma familia com 2 filhos pra não ter que se preocupar com dinheiro.
Mas se começar a dar carro pra filho, pagar faculdade medicina etc já evapora esse valor.
 

Hoitoessinkuentayceiz

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.410
Reações
4.150
Pontos
964
é uma ótima manobra psicológica pra se acomodar com o q tem

Tem muita gente rica por aí que não considera que viva uma vida excelente. Apesar de conseguir muita coisa que deseja, não consegue satisfação naquilo. Mesmo tendo um padrão de vida invejável para a maior parte das pessoas, sempre vê aquilo como insuficiente e vê a necessidade de buscar mais.
Para outros, ter um bom salário que cubra as necessidades básicas da família como educação, saúde, boa alimentação, lazer, ter uma boa casa e bom carro e uma reserva financeira já lhe dão satisfação para julgar sua vida como excelente.

Por isso que viver de forma excelente está mais relacionado a satisfação do que quantidade do que se consegue ter, ou acumular.
Não é manobra psicológica
 

PSO

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.388
Reações
9.389
Pontos
503
150-200k/mês limpo da pra viver de maneira excelente: viaja todo ano pro exterior, pode ter carro importado foda, pode pagar faculdade em qualquer lugar para os filhos e financiar educação de qualidade, pode ter um ap/casa com mto conforto, pode investir e adquirir mais bens.
Então ganhando 50k por mês é mendigo?

Enviado de meu Redmi Note 9S usando o Tapatalk
 

Lor’themar Pomposo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.978
Reações
7.446
Pontos
694
Depende.

Pra interior, 10k por mês, e se a pessoa não é bitolada de todo ano querer carro novo, financiar casa em 6546540684065410 meses, vive-se muito bem (solteiro ou casado com o(a) companheiro (a) ganhando relativamente bem.

Da pra ter seus bens, TV high end, video game, computador top (não agora, agora tá hiperinflacionado), etc e ainda viajar todo ano para lugares no exterior.

Já pra grandes centros, diminue-se um tanto bom esse "poder"
 

Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.104
Reações
14.730
Pontos
503
Depende muito de onde se vive. Os custos de vida variam muito de lugar pra lugar. Também depende do que a pessoa for considerar excelente.

Se eu fosse casado, com casa e carros já pagos, não tivesse filhos e eu e mais minha esposa juntos ganhássemos + ou - 10k limpos por mês, já consideraria excelente pra onde eu vivo.
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.234
Reações
46.751
Pontos
1.934
Tem muita gente rica por aí que não considera que viva uma vida excelente. Apesar de conseguir muita coisa que deseja, não consegue satisfação naquilo. Mesmo tendo um padrão de vida invejável para a maior parte das pessoas, sempre vê aquilo como insuficiente e vê a necessidade de buscar mais.
Para outros, ter um bom salário que cubra as necessidades básicas da família como educação, saúde, boa alimentação, lazer, ter uma boa casa e bom carro e uma reserva financeira já lhe dão satisfação para julgar sua vida como excelente.

Por isso que viver de forma excelente está mais relacionado a satisfação do que quantidade do que se consegue ter, ou acumular.
Não é manobra psicológica
acho que excelência pode envolver mtos fatos. Mas de forma simplista, falando apenas em patrimônio e poder de compra... da pra conversar

agora como ta o psicologico e círculo de amizade de cada um.... se ta bom ou não são outros quinhentos. Não nego q tem mto ferrado mentalmente com grana e gente feliz tendo pouco

claro que o pouco não é miserável ne.. Troquemos pela palavra "suficiente" pra satisfazer o indivíduo
 

François

Lenda da internet
Mensagens
26.967
Reações
17.967
Pontos
1.754
Eu imagino que um casal com 2 filhos, consiga cobrir tudo com uma renda familiar se R$8.000,00 (4k de cada, os dois tendo bons empregos de ensino superior).

falow
 

Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
17.533
Reações
43.787
Pontos
1.499
Depende de uma caralhada de fatores. É difícil generalizar desse jeito. Mas assumindo que família seja Pai + Mãe + Ao menos 1 filho, eu ficaria entre 8 e 10 mil reais.
 

Jeal

Supra-sumo
Mensagens
699
Reações
1.420
Pontos
183
O problema é que aqui só tem playboy filho de papai que viveu no luxo a vida inteira. Então obviamente não conseguem viver sem isso, e por isso precisam de pelo menos 10k para viver.
 

Interiorano2020

Bam-bam-bam
Mensagens
39
Reações
51
Pontos
429
Embora seja muito relativo a pergunta e muitas outras variáveis venham a influenciar. Na minha realidade, morando numa cidade de 250.000 habitantes, acho que entre 15.000 e 20.000 uma família com 3 membros consiga viver muito bem, não passando falta de nada, tendo uma casa com padrão de uns 300.000,00, 2 carros básicos na garagem, realizando 1 viagem anual, conseguindo poupar um pouco de dinheiro. Nada de mansões ou carros importados, mas a vida ao menos não seria regrada.
 
Ultima Edição:

Antestor

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
9.584
Reações
20.725
Pontos
964
Isso é relativo.
Na minha concepção, viver bem e excelente tem uma diferença aí.
Com 10k, dá para viver bem.
Com 20k, vive-se de maneira excelente.

Concordo com o post


10k vive bem

20k vive excelente


Só lembrando que é líquido, então seria um bruto de 27k aproximadamente.
 

Jäger_BR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.048
Reações
38.544
Pontos
1.094
Olha, muuuito relativo.

Em SP (interior) ganhava bem, mas nasceu minha filha e esse "bem" virou ok.

Recebi uma proposta de emprego melhor, vim pro MS... interior também. Vim pra voltar a ser "bem"...

Mas aqui eu posso considerar excelente, pois o custo de vida, apesar de mercado e gasolina serem muito mais altos, no geral eu gasto beeem menos.

Claro, já tenho carro quitado e casa tbm. Então acho que depende muito mesmo da localização
 

OSMattOS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.769
Reações
17.658
Pontos
553
Quer dizer que pra viver na excelência uma família tem que precisar de mais de 35 mil, segundo a OS? porra!
vocês estão considerando excelência como ser rico? se for ai blz, agr se não for, com 12/15k dá pra viver na excelência com uma família.
 

OSMattOS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.769
Reações
17.658
Pontos
553
No meu ver, com 5k se vive bem, com 7-8k muito bem, com uns 10k se vive muitíssimo bem, e com 12-15k se vive na excelência.
1k> vive mal
2k> vive mais ou menos
3k> vive ok
4k> quase que praticamente bem
5k> vive bem
6k> vive um bem melhor que 5k
7-8k> vive muito bem
10k> vive muitíssimo bem
12-15k> vive na excelência
15k-30k> vive na excelência master race
30k pra cima > rico
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
Embora seja muito relativo a pergunta e muitas outras variáveis venham a influenciar. Na minha realidade, morando numa cidade de 250.000 habitantes, acho que entre 15.000 e 20.000 uma família com 3 membros consiga viver muito bem, não passando falta de nada, tendo uma casa com padrão de uns 300.000,00, 2 carros básicos na garagem, realizando 1 viagem anual, conseguindo poupar um pouco de dinheiro. Nada de mansões ou carros importados, mas a vida ao menos não seria regrada.
20? Casa de 300k e 2 carros basicos na garagem e 1 viagem anual?

Não ganho nem perto de 20k, tenho tudo isso + aplicação e gastei mais de 100k em viagens desde 2014.

Vocês dever gastar dinheiro com um monte de besteira.. pqp
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.117
Reações
172.526
Pontos
1.714
Depende de uma caralhada de fatores. É difícil generalizar desse jeito. Mas assumindo que família seja Pai + Mãe + Ao menos 1 filho, eu ficaria entre 8 e 10 mil reais.

Concordo.

Bom ressaltar que estamos falando de Brasília. Excelente em níveis de Brasília, dentro dos mortais.
 
Topo Fundo