O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


imagens com energia desconfortável

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.884
Reações
230.203
Pontos
2.529
images


Enviado de meu moto g(8) usando o Tapatalk
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.869
Reações
62.958
Pontos
1.253
Tem um perfil no twitter, que se não me falhe a memória, chama cursed images. Tem um monte de imagens nesse naipe ai. Acho que a maior parte das imagens foram feitas antes da invenção das câmeras digitais, então a maioria tem uma qualidade de imagem e iluminação bem zuada, a galera com roupas e cortes de cabelo meio esquisitos por causa da época, animais no escuro com os olhos brilhando, umas coisas meio toscas...sei lá nada demais. São fotos ruins, apenas isso. Algumas até são engraçadas. Tosquisse.
No reddit tem o cursed images.
Mas eu acho paia porque a maioria é editada pra baralho, aí tira um pouco da graça.
 


Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
179374

179377

sim, a primeira é de um filme e a segunda um wallpaper, mas eu queria que tivessem mais contribuições neste tópico

o ruim de procurar nas minhas imagens antigas (antes dos memes e tal) é que tem mta foto de mulher pelada e eu me desconcentro
 

Inari

Bam-bam-bam
Mensagens
1.706
Reações
3.203
Pontos
453
Esse vídeo me dá uma vibe negativa, eu realmente me sentiria incomodado de fazer esse trajeto,.. não é medo nem nada parecido, é só um sentimento de que é apenas uma floresta como qualquer outra mas qd vc pensa na quantidade de pessoas que fizeram esse trajeto e simplesmente não voltaram por escolha própria bate uma sentimento de tristeza com compreensão de que cada um teve seu motivo.



 
Ultima Edição:

k0tp

Bam-bam-bam
Mensagens
3.571
Reações
6.272
Pontos
353
falaram do mario ai mas o jogo com uma vibe estranha é o half life 2, qualquer jogo em source é assim pra falar a verdade
 

CatlosGBBH

Bam-bam-bam
Mensagens
1.272
Reações
1.955
Pontos
203
Eu entendi mais ou menos do que você está falando, mas seria melhor explicar o básico pois o assunto não é fácil de entender.


Vou tentar explicar aqui, se não ficou claro deixa quieto, mas enfim.

Essas "liminal spaces" (num vídeo citado pelo OP) são geralmente transições de uma parte pra outra, como corredores e becos.
Quando esses estão vazios e a pessoa tem uma sensação desconfortável enquanto passa ou olha através de fotos.
Olhando algumas imagens e por experiência própria, parece um lugar que está parado no tempo.
Também pode transmitir uma sensação de nostalgia a dependender do lugar.

Um bom exemplo pra quem ainda não entendeu : tente olhar pra essa imagem e observe a sensação que ela te passa.
Visualizar anexo 178822
Falando por mim, quando olho eu tenho as mesmas sensações que falei mais acima (desconforto, sensação de que o tempo está parado, um bocado de nostalgia), e também tenho a impressão que se trata de um espaço sem fim, pois o corredor é longo demais a ponto de parecer infinito.

Os filmes de Kubrick são famosos por utilizar esse artifício pra hipnotizar o espectador, especialmente O Iluminado e 2001 Uma Odisseia no Espaço.
Exemplos:
Visualizar anexo 178824
Visualizar anexo 178825
Visualizar anexo 178826

Tem muita relação tbm com aquele lance de "medo do desconhecido", com a diferença que um nem sempre e acompanhado de medo, enquanto o outro é.
Pra dar um exemplo exagerado disso, pense num filme de terror, quando tem um corredor longo e vazio, que normalmente é utilizado pra aumentar a tensão e ansiedade do público.
Algo tipo isso :
Visualizar anexo 178823

Agora, não é todo mundo que tem essas sensações, mas é capaz de muitos sentirem, só não sabem explicar.
A explicação foi boa mas eu devo ter algum distúrbio, zero problemas com essas fotos e zero problemas com passar em corredores assim longos. O que me arrebenta sempre foi e sempre será altura, até foto de lugar alto me causa pânico.

Enviado de meu Redmi Note 8 Pro usando o Tapatalk
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.869
Reações
62.958
Pontos
1.253
A explicação foi boa mas eu devo ter algum distúrbio, zero problemas com essas fotos e zero problemas com passar em corredores assim longos. O que me arrebenta sempre foi e sempre será altura, até foto de lugar alto me causa pânico.

Enviado de meu Redmi Note 8 Pro usando o Tapatalk
Então, como falei, acho que nem sempre essas imagens vão causar desconforto, pode ser que passe uma sensação de paz igual o @The Kong falou ou sei lá o que.

Medo de altura eu também tenho, porém não sinto nada quando vejo imagens, só presencialmente mesmo.
 

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
.
Medo de altura eu também tenho, porém não sinto nada quando vejo imagens, só presencialmente mesmo.

mesmo se for vídeo?

eu nem tenho medo de altura mas fico com as mãos suadas quando vejo aqueles vídeos dos caras andando em borda de prédio, subindo torres, etc
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.869
Reações
62.958
Pontos
1.253
.


mesmo se for vídeo?

eu nem tenho medo de altura mas fico com as mãos suadas quando vejo aqueles vídeos dos caras andando em borda de prédio, subindo torres, etc
ah não, vídeo já bate um medo sim.
Detesto esse tipo de vídeo por conta disso.

Aliás até jogando eu tenho medo, cago todo quando pulo de um prédio ou algo do tipo.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.209
Reações
23.312
Pontos
1.619
Engraçado que eu tinha muito essa sensação de liminal space com videogame, principalmente com os do Nintendo 64. Não sei se isso acontecia por causa desse primeiro passo pra jogos 3D, mas era - e continua sendo - bem forte. Já cheguei a ter vários sonhos com lugares imaginativos de Zelda, Mystical Ninja, Shadowgate, etc, isso mesmo muitos anos após aposentar meu N64.

Tem uns canais no Youtube que fazem bastante isso criando cenários Super Mario 64. Esse aqui em específico mexe muito comigo, principalmente a partir de 3:50. Parece até que estou sonhando mesmo:



Nossa, com a música "empenada" de fundo, juro que me deu arrepios.....
 

Only1dogcametomybirthday.

Habitué da casa
Mensagens
227
Reações
351
Pontos
63
A casa do cj em gta sa dava uma energia mt negativa tbm, como se fosse assombrada, quanto mais eu ia andando lá dentro mais calafrio e vontade de cagar eu sentia.
 

Eudaimon

Bam-bam-bam
Mensagens
2.216
Reações
8.644
Pontos
453
Olhando esses corredores assim, a única coisa perturbadora que me passa pela cabeça é lembrança de um filme francês. Chama " Irreversível".

Vejam.
 

CatlosGBBH

Bam-bam-bam
Mensagens
1.272
Reações
1.955
Pontos
203
Então, como falei, acho que nem sempre essas imagens vão causar desconforto, pode ser que passe uma sensação de paz igual o @The Kong falou ou sei lá o que.

Medo de altura eu também tenho, porém não sinto nada quando vejo imagens, só presencialmente mesmo.
Eu até por foto altura me dá um trem ruim. Estas aqui do típico me dão zero sensações. Só a lá da noiva no penhasco que me quase fez surtar rs

Enviado de meu Redmi Note 8 Pro usando o Tapatalk
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.869
Reações
62.958
Pontos
1.253
falaram do mario ai mas o jogo com uma vibe estranha é o half life 2, qualquer jogo em source é assim pra falar a verdade
Tem um vídeo no YouTube muito bom falando sobre isso:



Eu penso que isso acontece porque a engine tem uma aparência muito natural, bem similar a vida real.
Nisso , quando estamos em cenários mais vazios, essas "liminal spaces" acabam causando um desconforto incomum.

O ponto alto de Half-Life talvez seja Ravenholm, que é um dos lugares mais assustadores nos jogos.
Detesto quando estou andando de boa e de repente vem aquelas ruas vazias, que você sabe que vai ter alguma coisa ali, só não sabe quando elas irão aparecer.
 

viagem estrelar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.777
Reações
23.006
Pontos
803
Ravenholm foi realmente pesada.
A sessão inteira como jogo de horror e logo na segunda área.
 

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
A casa do cj em gta sa dava uma energia mt negativa tbm, como se fosse assombrada, quanto mais eu ia andando lá dentro mais calafrio e vontade de cagar eu sentia.

falando em jogo, eu tinha sensações estranhas jogando o primeiro tomb raider

pelo que lembro não tinham inimigos humanos (se tinha eram bem poucos) e dava uma sensação de isolamento muito bizarra

tb naquela parte que aparece um clone da lara só que sem a pele (só que esse não lembro se era no primeiro jogo), era zuado tb
 
Topo Fundo