O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Para quem está no ramo da T.I [Lamente-se AQUI][OFICIAL]

Sobre T.I


  • Total voters
    418

arthur the king

Bam-bam-bam
Mensagens
2.895
Reações
5.753
Pontos
453
Eu não consigo ler esse tópico e não lembrar das Engenharias,e tudo exatamente igual :klol sim eu sei que engenharia era só no Brasil
Enquanto ti e pro mundo todo,só tô notando a semelhança e pedindo a Deus que não mude tão cedo esse ciclo de bonança da área,pq tô entrando em Eng da computação

Enviado de meu Redmi Note 8 usando o Tapatalk
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Estou com um problema e gostaria de relatar a vocês.

Tenho um cliente a 5 anos que hoje paga 3,6k para atendimento 24 horas em 4 servidores, 16 desktops e 5 ALL in One. Só que eles tem máquinas remotas em diversos locais e alguns até de difícil acesso, para transmissão de sinal de rádio.
Tenho sempre que ficar em alerta para caso de problemas, eu vá reparar.
Meus sócios novos (desde do ano passado) querem que o contrato seja aumentado de 3,5k para 17k.
Principalmente pela responsabilidade enorme de se manter toda está estrutura da empresa, além de sempre ficar de sobre aviso.
Eu tô com receio de enviar essa nova proposta a eles e perder o contrato que tenho. Ok quando comecei eram apenas poucos computadores e desde de 2020 a quantidade praticamente dobrou.
A situação está péssima devido a pandemia. Admito. Mas tenho receio de perder tudo e ficar literalmente bna m****.
Este cliente e um cliente grande e bom. Mas quer pagar pouco e né esculacha as vezes.
Eu só fico com eles até o momento porque e um dinheiro fixo.

Não sei o que fazer.


Isto e um desabafo e dúvida.

Enviado de meu MAR-LX1A usando o Tapatalk

Qual foi a base para pedirem esse aumento de 5x? Como seus sócios calcularam tal valor?

Eu diria, generalizando, que se a quantidade de equipamentos sob sua gestão dobrou, e se a demanda dobrou junto você já tem argumentos para pedir o dobro na renovação....mas pra isso precisa ter dados e fatos que justificam. A quantidade de incidentes, acionamentos, e horas de trabalho aumentou? Você consegue apresentar um relatório justificando isso?

Também pode entrar na conta não somente a quantidade, mas também a complexidade. O tempo dispensado em tarefas de gerenciamento aumentou? QUando é acionado os suportes levam mais tempo? Incorporaram tecnologia nova (equipamentos ou software novos sob sua gestâo)?

Tudo isso tem um valor comercial que você pode e deve explorar. Mas primeiro você precisa fazer o dever de casa de quantificar tudo isso, levantar números concretos para apresentar, e isso por si só já deve ser difícil pra caramba em uma pequena empresa, que imagino não tenha ferramentas robustas de gestão de serviço. Como está seu nível de controle sobre isso, consegue levantar dados concretos e realistas?

Uma vez que você saiba os números e esteja seguro que um aumento de preço é justificado, elabore uma apresentação e ensaie o discurso.

Aí entra a parte comercial. Você precisa considerar a situação da empresa e decidir os valores, qual o mínimo que você aceita, quanto vai pedir, quanta margem pra negociação, já vai pensando em alguma proposta escalável se for o caso. Se tiver sócios no meio se certifique de que estejam todos alinhados pra não ter briga depois ou pior, falaram coisas diferentes na frente do cliente.

Uma opção, que não sei se aplica nesse caso, se o cliente for muito resistente a aumento de preço, seria redução de escopo. Retirar suporte de alguns itens menos "core". Mas isso é um pouco arriscado...no primeiro momento o cliente tende a tirar coisas que na visão dele "não dá problema", mas no futuro quando dá problema ele pode vir te pedir ajuda e te dar uma chance de cobrar a parte, ou renegociar o contrato...mas ee também pode achar outro que faça esse suporte e coloque um pezinho la dentro e passe a concorrer com você.

Por fim....não se deixe levar por choradeiras do cliente sobre momento difícil, crise, pandemia, etc.....se ele começar você corta logo dizendo que você também tem os mesmos problemas e que no seu caso é pior ainda sendo uma empresa ainda menor que a dele, reverta o choro pra cima dele. Aliás se está tão ruim a crise como ele dobrou o parque tecnológico dele?

Enfim...apenas algumas observações GENÉRICAS, espero que te ajude a refletir e encontrar o melhor rumo.
 
Ultima Edição:

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
É algo complicado e não tem resposta certa mas... posso dizer qual seria minha atitude.

Se ele dobrou a quantidade de computadores em 1 ano, faz sentido vocês reajustarem o valor do contrato.

Tenta levantar os registros de incidentes, uma média de quantas horas de atendimento vocês faziam por mês antes e como está agora (até para ter uma noção maior do quanto esse cliente custa para vocês), e os custos extras com deslocamento, e tudo que você está gastando a mais para manter a infra dele.

Com isso, calcula qual o valor novo para o contrato, deixa uma margem para negociação e chama ele para conversar. Expõe que você foi compreensivo por conta dos custos extras para se adaptar a nova realidade e tal, por isso adiou essa conversa mas que não dá para manter dessa forma por mais tempo (seu trabalho não é voluntário). Faz o seu caso, explica com números (porcentagens) o quanto você está gastando a mais e demonstra que o que você cobra ainda é mais barato do que manter uma equipe própria para dar conta da empresa dele.

Provavelmente não dê para pedir os 17k (principalmente logo de cara), mas deve dar para negociar algo, e principalmente tentar fechar um acordo de como os valores podem ser reajustados com futuras expansões ou reduções.
This.

Se eu tivesse lido esse post antes nem precisava ter respondido :D

O segredo nessas horas, quando tem um reajuste muito grande pendente, é oferecer uma solução escalável, onde firma-se um contrato com aumento gradual. Não precisa saltar 5x de uma vez, mas você pode propor um reajuste gradual com uma agenda para os próximos meses e anos. Dá um trabalho e precisa ter algum conhecimento comercial, mas os clientes adoram, as vezes é o único jeito de conseguir.
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.125
Reações
17.420
Pontos
1.444
This.

Se eu tivesse lido esse post antes nem precisava ter respondido :D

O segredo nessas horas, quando tem um reajuste muito grande pendente, é oferecer uma solução escalável, onde firma-se um contrato com aumento gradual. Não precisa saltar 5x de uma vez, mas você pode propor um reajuste gradual com uma agenda para os próximos meses e anos. Dá um trabalho e precisa ter algum conhecimento comercial, mas os clientes adoram, as vezes é o único jeito de conseguir.


Uma coisa que tive que aprender na marra é que números facilitam muito as negociações. Não basta fazer um bom argumento, o cliente pode até entender mas o interesse dele é conseguir o melhor para o próprio negócio. Quando o cliente vê que seu custo subiu em 100%, ele sabe que vai ter que ceder em algo ou o negócio não vai ser viável para você.
 

charles_logan22

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.150
Reações
16.209
Pontos
503
Dando meu pitaco, a medida em que se aumentava o número de máquinas atendidas, o valor deveria ter subido junto, teria sido mais gradual acredito e o cliente sentiria menos. Subir de 3.6k para 17k é bem pesado.

Porém, 3,6k é muito pouco para tanto trabalho, estresse, sobreaviso. Se você arrumasse um emprego de sysadmin em uma empresa, provavelmente ganharia muito mais.

O ideal seria analisar mais o impacto financeiro como um todo:

  • Se você perder esse cliente, os 3,6k vão fazer muita falta?
  • Se você continuar com esse cliente, os 3.6k vão cobrir todos os custos?

Seria legal também, justificar os aumentos de custos para o cliente, como valor da hora que aumentou, dólar mais alto, grande demanda por serviços de TI, dificuldades por conta da pandemia, etc
É algo complicado e não tem resposta certa mas... posso dizer qual seria minha atitude.

Se ele dobrou a quantidade de computadores em 1 ano, faz sentido vocês reajustarem o valor do contrato.

Tenta levantar os registros de incidentes, uma média de quantas horas de atendimento vocês faziam por mês antes e como está agora (até para ter uma noção maior do quanto esse cliente custa para vocês), e os custos extras com deslocamento, e tudo que você está gastando a mais para manter a infra dele.

Com isso, calcula qual o valor novo para o contrato, deixa uma margem para negociação e chama ele para conversar. Expõe que você foi compreensivo por conta dos custos extras para se adaptar a nova realidade e tal, por isso adiou essa conversa mas que não dá para manter dessa forma por mais tempo (seu trabalho não é voluntário). Faz o seu caso, explica com números (porcentagens) o quanto você está gastando a mais e demonstra que o que você cobra ainda é mais barato do que manter uma equipe própria para dar conta da empresa dele.

Provavelmente não dê para pedir os 17k (principalmente logo de cara), mas deve dar para negociar algo, e principalmente tentar fechar um acordo de como os valores podem ser reajustados com futuras expansões ou reduções.
cara, quando eu li essa parte aqui, a primeira coisa que pensei foi "cacete o maluco ta trabalhando de graça"

mas na real nao da pra dizer muito sem saber direito qual a situaçao desse setup todo ai do cara, talvez seja bem de boa cuidar e raramente de problemas, ai até que vai, mas se todo dia tu ta tendo que prestar alguma assistencia, entao ta muito baixo esse valor

é como disseram, chegar pedindo 5x o valor atual é meio embaçado, mas por outro lado, dificilmente ele encontraria outra pessoa pra fazer esse trabalho que tu faz por esse valor de 3.6k, e como ele ja esta a 5 anos contigo, ele aprova teu trabalho, entao imagino que negociar um aumento seria bem viavel, ainda mais com o fato de que a quantidade de serviço basicamente dobrou pelo que tu falou
Qual foi a base para pedirem esse aumento de 5x? Como seus sócios calcularam tal valor?

Eu diria, generalizando, que se a quantidade de equipamentos sob sua gestão dobrou, e se a demanda dobrou junto você já tem argumentos para pedir o dobro na renovação....mas pra isso precisa ter dados e fatos que justificam. A quantidade de incidentes, acionamentos, e horas de trabalho aumentou? Você consegue apresentar um relatório justificando isso?

Também pode entrar na conta não somente a quantidade, mas também a complexidade. O tempo dispensado em tarefas de gerenciamento aumentou? QUando é acionado os suportes levam mais tempo? Incorporaram tecnologia nova (equipamentos ou software novos sob sua gestâo)?

Tudo isso tem um valor comercial que você pode e deve explorar. Mas primeiro você precisa fazer o dever de casa de quantificar tudo isso, levantar números concretos para apresentar, e isso por si só já deve ser difícil pra caramba em uma pequena empresa, que imagino não tenha ferramentas robustas de gestão de serviço. Como está seu nível de controle sobre isso, consegue levantar dados concretos e realistas?

Uma vez que você saiba os números e esteja seguro que um aumento de preço é justificado, elabore uma apresentação e ensaie o discurso.

Aí entra a parte comercial. Você precisa considerar a situação da empresa e decidir os valores, qual o mínimo que você aceita, quanto vai pedir, quanta margem pra negociação, já vai pensando em alguma proposta escalável se for o caso. Se tiver sócios no meio se certifique de que estejam todos alinhados pra não ter briga depois ou pior, falaram coisas diferentes na frente do cliente.

Uma opção, que não sei se aplica nesse caso, se o cliente for muito resistente a aumento de preço, seria redução de escopo. Retirar suporte de alguns itens menos "core". Mas isso é um pouco arriscado...no primeiro momento o cliente tende a tirar coisas que na visão dele "não dá problema", mas no futuro quando dá problema ele pode vir te pedir ajuda e te dar uma chance de cobrar a parte, ou renegociar o contrato...mas ee também pode achar outro que faça esse suporte e coloque um pezinho la dentro e passe a concorrer com você.

Por fim....não se deixe levar por choradeiras do cliente sobre momento difícil, crise, pandemia, etc.....se ele começar você corta logo dizendo que você também tem os mesmos problemas e que no seu caso é pior ainda sendo uma empresa ainda menor que a dele, reverta o choro pra cima dele. Aliás se está tão ruim a crise como ele dobrou o parque tecnológico dele?

Enfim...apenas algumas observações GENÉRICAS, espero que te ajude a refletir e encontrar o melhor rumo.
This.

Se eu tivesse lido esse post antes nem precisava ter respondido :D

O segredo nessas horas, quando tem um reajuste muito grande pendente, é oferecer uma solução escalável, onde firma-se um contrato com aumento gradual. Não precisa saltar 5x de uma vez, mas você pode propor um reajuste gradual com uma agenda para os próximos meses e anos. Dá um trabalho e precisa ter algum conhecimento comercial, mas os clientes adoram, as vezes é o único jeito de conseguir.
Uma coisa que tive que aprender na marra é que números facilitam muito as negociações. Não basta fazer um bom argumento, o cliente pode até entender mas o interesse dele é conseguir o melhor para o próprio negócio. Quando o cliente vê que seu custo subiu em 100%, ele sabe que vai ter que ceder em algo ou o negócio não vai ser viável para você.
Vamos lá pessoal acabei não detalhando muito isto. Foi falha minha.

No total hoje são 30 máquinas (Desktops, AIO e Laptops) sendo 5 Servidores ( 2 de dados, 2 do site e 1 gravação telefônica).
Total de máquinas no parque São 35. Sendo que 25 máquinas estão em apenas na matriz ( já contando os servers). 4 na filial 1 que fica a 100km da capital do RJ, o restante está espalhados pelo Estado do RJ nos pontos remotos. ( Literalmente em extremos do estado Sul e norte)
Entubamos também o sistema de telefonia deles que e todo Intelbras Impacta no qual possuímos gerenciamento totalmente remoto junto com a gravação telefônica.
Sistema de câmeras cftv da matriz e da filial também monitoramos. ( Só para verificar se está funcionando ou não por causa do áudio que capta do ambiente)
Uma câmera PTZ deles também a mesma coisa.
Monitoramos tudo através de TeamViewer Console de todas as máquinas e links de internet. Se um link cai já estamos verificando o que houve para reparar junto a prestadora do serviço. ( Da matriz, filial e pontos remotos).
Também estamos fazendo o monitoramento do sistema solar offgrid de um desses pontos remotos ( minha empresa também trabalha com solar), no qual fica a 750m de altura e para acessar o local são 7km de estrada de terra ruim com bambus. ( Toda vez que vamos lá o carro tem que polir).
Atendimento 24x7 todo ano sem limite de atendimento. As vezes recebo ligações de madrugada para besteiras ou em casos extremos como aconteceu dia 1 de janeiro as 04:30am tudo Travou e fui acionado.
Visita de manutenção preventiva a cada 15 dias na matriz e filial
Estou responsável também pelo email deles, no qual eu fico responsável pela migração e resolvo as merdas que dão.
Tudo relacionado a TI eles me acionam. Engraçado que quando e cômodo. Quandoe algo bom ninguém fala nada para mim, mas quando da m**** na hora eu sou acionado.
Ahh tem o monitoramento do nobreak que entrou na semana passada para verificação. E superficial, mas também e trabalho.

Na proposta colocamos isto tudo que expliquei. Mas ainda não enviei .

Meus sócios querem me matar pq não enviei.

Enviado de meu MAR-LX1A usando o Tapatalk
 

makeikow

Bam-bam-bam
Mensagens
4.473
Reações
14.120
Pontos
453
Como disseram os users, será necessário refazer a proposta, já que aumentou o dólar, os custos, a demanda, etc.
Mas pedir logo de cara 17k, sendo que estava cobrando por 3,6k, só vai assustar o cliente.
Analise os custos da plataforma e infraestrutura, e faça uma proposta mais condizente.

Ainda, é bom mostrar aos sócios a análise feita, toda documentada.
Isso será bom para os dois lados.
 


Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Vamos lá pessoal acabei não detalhando muito isto. Foi falha minha.

No total hoje são 30 máquinas (Desktops, AIO e Laptops) sendo 5 Servidores ( 2 de dados, 2 do site e 1 gravação telefônica).
Total de máquinas no parque São 35. Sendo que 25 máquinas estão em apenas na matriz ( já contando os servers). 4 na filial 1 que fica a 100km da capital do RJ, o restante está espalhados pelo Estado do RJ nos pontos remotos. ( Literalmente em extremos do estado Sul e norte)
Entubamos também o sistema de telefonia deles que e todo Intelbras Impacta no qual possuímos gerenciamento totalmente remoto junto com a gravação telefônica.
Sistema de câmeras cftv da matriz e da filial também monitoramos. ( Só para verificar se está funcionando ou não por causa do áudio que capta do ambiente)
Uma câmera PTZ deles também a mesma coisa.
Monitoramos tudo através de TeamViewer Console de todas as máquinas e links de internet. Se um link cai já estamos verificando o que houve para reparar junto a prestadora do serviço. ( Da matriz, filial e pontos remotos).
Também estamos fazendo o monitoramento do sistema solar offgrid de um desses pontos remotos ( minha empresa também trabalha com solar), no qual fica a 750m de altura e para acessar o local são 7km de estrada de terra ruim com bambus. ( Toda vez que vamos lá o carro tem que polir).
Atendimento 24x7 todo ano sem limite de atendimento. As vezes recebo ligações de madrugada para besteiras ou em casos extremos como aconteceu dia 1 de janeiro as 04:30am tudo Travou e fui acionado.
Visita de manutenção preventiva a cada 15 dias na matriz e filial
Estou responsável também pelo email deles, no qual eu fico responsável pela migração e resolvo as merdas que dão.
Tudo relacionado a TI eles me acionam. Engraçado que quando e cômodo. Quandoe algo bom ninguém fala nada para mim, mas quando da m**** na hora eu sou acionado.
Ahh tem o monitoramento do nobreak que entrou na semana passada para verificação. E superficial, mas também e trabalho.

Na proposta colocamos isto tudo que expliquei. Mas ainda não enviei .

Meus sócios querem me matar pq não enviei.

Enviado de meu MAR-LX1A usando o Tapatalk

Cara....eu só vejo vc falando de hardware, software, tecnologia, e operação. É o típico cara técnico, só liga para a questão técnica e dia a dia da operação :klol

É muito normal isso, a galera técnica manja muito, mas peca na gestão.

Tem que traduzir tudo isso em número e em valores, senão vc vai ficr sempre com essa "suspeita" de que a conta não fecha (e provavelmente não fecha mesmo), mas ao mesmo tempo não consegue fazer nada pra mudar. Você precisa ter uma visão gerencial da coisa. E também comercial.

Seus sócios tem esse perfil gerencial? Se tem, chame-os pra conversar e bote eles pra trabalhar na proposta. Agora, se é vc quem manda, e eles não dão conta, chame vc um gerente experiente pra uma consultoria. Pague se precisar. E procure livros e/ou cursos de gestão para você mesmo.

O que mais tem é cliente que monta em cima do TI por causa disso. Na hora de negociar tem que falar a mesma língua do cliente, é a língua do dinheiro e do negócio. Se te falta isso hoje, trate de providenciar.
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.125
Reações
17.420
Pontos
1.444
Vamos lá pessoal acabei não detalhando muito isto. Foi falha minha.

No total hoje são 30 máquinas (Desktops, AIO e Laptops) sendo 5 Servidores ( 2 de dados, 2 do site e 1 gravação telefônica).
Total de máquinas no parque São 35. Sendo que 25 máquinas estão em apenas na matriz ( já contando os servers). 4 na filial 1 que fica a 100km da capital do RJ, o restante está espalhados pelo Estado do RJ nos pontos remotos. ( Literalmente em extremos do estado Sul e norte)
Entubamos também o sistema de telefonia deles que e todo Intelbras Impacta no qual possuímos gerenciamento totalmente remoto junto com a gravação telefônica.
Sistema de câmeras cftv da matriz e da filial também monitoramos. ( Só para verificar se está funcionando ou não por causa do áudio que capta do ambiente)
Uma câmera PTZ deles também a mesma coisa.
Monitoramos tudo através de TeamViewer Console de todas as máquinas e links de internet. Se um link cai já estamos verificando o que houve para reparar junto a prestadora do serviço. ( Da matriz, filial e pontos remotos).
Também estamos fazendo o monitoramento do sistema solar offgrid de um desses pontos remotos ( minha empresa também trabalha com solar), no qual fica a 750m de altura e para acessar o local são 7km de estrada de terra ruim com bambus. ( Toda vez que vamos lá o carro tem que polir).
Atendimento 24x7 todo ano sem limite de atendimento. As vezes recebo ligações de madrugada para besteiras ou em casos extremos como aconteceu dia 1 de janeiro as 04:30am tudo Travou e fui acionado.
Visita de manutenção preventiva a cada 15 dias na matriz e filial
Estou responsável também pelo email deles, no qual eu fico responsável pela migração e resolvo as merdas que dão.
Tudo relacionado a TI eles me acionam. Engraçado que quando e cômodo. Quandoe algo bom ninguém fala nada para mim, mas quando da m**** na hora eu sou acionado.
Ahh tem o monitoramento do nobreak que entrou na semana passada para verificação. E superficial, mas também e trabalho.

Na proposta colocamos isto tudo que expliquei. Mas ainda não enviei .

Meus sócios querem me matar pq não enviei.

Enviado de meu MAR-LX1A usando o Tapatalk

Primeira coisa, não envia a proposta antes de fazer uma reunião para conversar sobre isso.

Em tempos normais, o melhor era tentar forçar algo presencial mas provavelmente não vai ser viável. De toda forma, ensaie bem os pontos que vai falar e tenha fácil uma cola com os dados principais para ter as respostas na ponta da língua. Marque em um horário em que vocês vão ter tempo para conversar.

Pelo cenário que você colocou ai, vocês estão pagando para trabalhar lá (pode fazer as contas direitinho e coloca o custo da sua hora de trabalho certinha, como se você tivesse pagando um empregado), então eu deixaria claro na conversa que para vocês não faz sentido manter este contrato da forma em que está.

O serviço dele precisa mesmo ficar disponível 24h por dia? Pode acertar com ele Níveis de chamado (problema) que vão ser atendidos 24/7 e qualquer outra coisa é atendida em horário comercial. Também dá para acertar que o atendimento presencial nas unidades remotas é custeado por ele (combustível e proporcional da manutenção), assim ele só paga por isso quando precisar.

Monta mais de uma proposta, com o mínimo que ele precisa, com o que ele tem agora talvez algum intermediário. Nunca tente empurrar uma decisão na mão dele, deixa claro seus limites e dê alternativas para que ele sinta que a decisão foi dele.
 

charles_logan22

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.150
Reações
16.209
Pontos
503
Sentei com meus sócios agora a pouco. E amanhã vamos apresentar ao cliente uma proposta. Tem várias variáveis que foram colocadas e todas são válidas.

Exemplo: Uma empresa que presta outro serviço de comunicação para eles ( o cliente), mas por VoIP. Tem 10 máquinas e monte de coisa e eles cobram 20k por isto .
Nós que fazemos o serviço todo essencial funcionar não podemos receber abaixo.
Até porque nós que colocamos tudo para funcionar.

Nós somos o pessoal bque coloca a empresa para andar. E foi como alguns users disseram. Estou pagando para trabalhar. Na verdade apenas trocando dinheiro e zero lucro.
Ainda escuto em algumas ocasiões que minha empresa não e capacitada...

Enviado de meu MAR-LX1A usando o Tapatalk
 

charles_logan22

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.150
Reações
16.209
Pontos
503
Coloquei um dos meus sócios para ser o comercial nesta parte. Até porque eu sou bem técnico. Só sei explicar em termo técnico. Mau sei explicar normal. E quando explico tenho que repetir mil vezes. Não tenho didática...

Enviado de meu MAR-LX1A usando o Tapatalk
 

charles_logan22

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.150
Reações
16.209
Pontos
503
Se eu falei algo de errado, por favor me avisem kkkk. Para que eu não faça m**** kkkk

Enviado de meu MAR-LX1A usando o Tapatalk
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.125
Reações
17.420
Pontos
1.444
Se eu falei algo de errado, por favor me avisem kkkk. Para que eu não faça m**** kkkk

Enviado de meu MAR-LX1A usando o Tapatalk


Acho que está ok e vale colocar o ponto que você falou que as outras empresas que prestam serviço para eles já estão cobrando mais caro. Só que isso não pode ser o foco da discussão senão ele vai tratar como inveja e resistir um monte para aceitar o contrato novo.

O ponto da discussão para mim é mostrar para ele que seus custos não batem e que não é interessante para vocês continuar com o contrato da forma que está. Por isso eu levaria mais de uma proposta, para demonstrar que vocês estão tentando chegar num meio termo que atenda os dois lados. Cobre sempre o mesmo valor para as mesmas coisas, mas você pode cortar serviços que mesmo que tire um pouco de conveniência para ele, não atrapalhe tanto o negócio. Uma coisa que talvez funcione é definir um número X de atendimentos presenciais, passando disso vocês cobram algum valor extra por atendimento (pelo que você falou vocês conseguem resolver boa parte remoto mesmo).

O importante é dar opções para ele escolher e deixar ele sentir que ainda tem algum controle sobre a situação. E, claro, deixar nítido que vocês não tem interesse em pagar para trabalhar. Sei que é arriscado falar esse tipo de coisa (por isso tem que ter muito jeito) mas se não deixar claro que vocês estão no limite ele vai achar que tem espaço para negociar.

Se não utiliza, coloca um sistema de chamados. GLPI é bom e gratuito, mas vai apanhar um pouco para configurar, ou mesmo manda e-mail e registra cards no trello.com (já ajudam um monte para vocês terem controle e você monta em 10 minutos um quadro). O importante é ter esse controle, e dane-se que um atendimento que duraria 10 minutos agora dura 15 porque você está documentando as coisas, a gente está falando do seu bolso aqui. Esse tipo de métrica ajuda demais a dar visibilidade do que vocês estão fazendo de verdade.

Só para ser claro, você não precisa ser muito direto explicando todos os seus gastos, mas pega alguns pontos (por exemplo, gasto com veículo (que sempre é combustível + manutenção + depreciação) para exemplificar que seus gastos aumentaram e mesmo que ele não tivesse posto mais coisas para vocês gerenciarem, ainda assim teriam que aumentar o preço.

Enfim, estou usando exemplos mais genéricos porque não conheço seu cliente nem tenho detalhes do seu negócio (e recomendo fortemente não colocar mais que o que você falou em um fórum público). Mas a sensação que tenho é que o seu cliente contratou um "menino da TI", só que sem a parte chata da CLT (como ter bronca por abusar da hora extra). Vocês não terem reclamado do trabalho extra antes foi sim uma demonstração de falta de profissionalismo (mudou o escopo de trabalho, tem que negociar novamente).
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Pefeito o post do @f0rg0tten , assino embaixo tudo que foi dito.

Incluive me chamou a atenção isso aqui:

Mas a sensação que tenho é que o seu cliente contratou um "menino da TI", só que sem a parte chata da CLT (como ter bronca por abusar da hora extra). Vocês não terem reclamado do trabalho extra antes foi sim uma demonstração de falta de profissionalismo (mudou o escopo de trabalho, tem que negociar novamente).

Engraçado que eu pensei a mesma coisa. É justo seu medo de peitar e exigir mais do cliente, e o próprio preço super baixo, que colocam sobre você uma imagem de amador perante ao cliente. Isso conta muito na atitude que eles tem perante a vocês, pois uma outra empresa ou mesmo um mero profissional contratado, que transmita mais experiência e segurança na comunicação e negociação, briga e se defende e valoriza o próprio trabalho...eles naturalmente se apresentam de forma mais profissional.

Quando um empresário sente cheiro de fragilidade ele monta em cima mesmo, ele dá um latido e o outro abaixa a orelha....na visão dele ele vai sustentar esse "amador" pelo mínimo preço possível, até o momento em que a empresa dele crescer e precisar de algo mais robusto. Aí como ele não lhe respeita, sequer vai considerar um aumento do seu contrato, vai simplesmente te dar um pé e contratar outra empresa que lhe pareça mais profissional.

Perceba o quanto é perigoso ficar muito passivo e com medo de peitar o cliente. Não se trata de ser agressivo e intransigente com ele, mas como o forgotten falou, aja profissionalmente e demonstre isso, você precisa crescer aos olhos dele e se impor como o especialista que você é, não como é o pé-rapado que eles exploram quase de graça. Para isso você precisa ter a lição de casa em dia e apresentar uma proposta com números concretos e propostas que indicam uma relação de PARCERIA (anote essa palavra, repita várias vezes nas reuniões, esse tipo de coisa faz muita diferença).

E não se esqueça de VENDER SEU PEIXE, seja marketeiro com suas conquistas, valorize a qualidade dos atendimentos, faça questão de ressaltar as ocasiões em que você salvou a pele dele e que por sua causa não tiveram prejuizos. Outra boa prática é, no dia a dia, sempre que você tiver qualquer ajuda do cliente, mandar emails agradecendo, com várias pessoas em cópia, mesmo que seja você quem fez todo o trabalho. E, se alguem da sua equipe foi importante, também agradeça e parabenize a atuação do seu próprio time na frente do cliente e com ele em cópia. Faça isso em toda oportunidade que tiver. Isso vai construindo a imagem de que seu time é especial e massageia o ego do próprio cliente com mensagens positivas. Quando se trabalha com suporte é muito fácil a comunicação ter um tom sempre negativo, só tratando de problemas. Então faça você mesmo, provoque situações onde as pessoas se agradeçam e parabenizem e em pouco tempo você verá a enorme diferença de atitude que isso provoca nas pessoas.

Por sinal pessoal, isso não vale só para o charles nem só para quem tem empresa própria. Qualquer autônomo ou mesmo funcionário deve levar esse tipo de postura para si. Digo sem medo que esse tipo de postura é o que leva ao crescimento profissional, e é o que falta na maioria das pessoas nesse ramo. Conhecimento técnico tem aos montes. Pessoas com postura profissional, jogo de cintura e que um chefe tenha confiança de largar na frente de um cliente sem medo de se envergonhar, isso é R-A-R-Í-S-S-I-M-O. Aprendam a ser esse cara e não va faltar oportunidades.
 

deriks

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.521
Reações
16.948
Pontos
1.089
Não vou dizer que me arrependo ou é uma decepção, até porque eu gosto de tecnologia e se não fosse isso eu estaria num limbo de emprego. Não acho que recebo pouco porque dá pra sustentar meus gostos - de forma limitada, mas sim. Posso dizer que é estressante porque, como todo mundo de TI sabe, há problemas que acontecem do nada e por motivos sem sentido - e que às vezes se resolve por conta própria
 

charles_logan22

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.150
Reações
16.209
Pontos
503
Acho que está ok e vale colocar o ponto que você falou que as outras empresas que prestam serviço para eles já estão cobrando mais caro. Só que isso não pode ser o foco da discussão senão ele vai tratar como inveja e resistir um monte para aceitar o contrato novo.

O ponto da discussão para mim é mostrar para ele que seus custos não batem e que não é interessante para vocês continuar com o contrato da forma que está. Por isso eu levaria mais de uma proposta, para demonstrar que vocês estão tentando chegar num meio termo que atenda os dois lados. Cobre sempre o mesmo valor para as mesmas coisas, mas você pode cortar serviços que mesmo que tire um pouco de conveniência para ele, não atrapalhe tanto o negócio. Uma coisa que talvez funcione é definir um número X de atendimentos presenciais, passando disso vocês cobram algum valor extra por atendimento (pelo que você falou vocês conseguem resolver boa parte remoto mesmo).

O importante é dar opções para ele escolher e deixar ele sentir que ainda tem algum controle sobre a situação. E, claro, deixar nítido que vocês não tem interesse em pagar para trabalhar. Sei que é arriscado falar esse tipo de coisa (por isso tem que ter muito jeito) mas se não deixar claro que vocês estão no limite ele vai achar que tem espaço para negociar.

Se não utiliza, coloca um sistema de chamados. GLPI é bom e gratuito, mas vai apanhar um pouco para configurar, ou mesmo manda e-mail e registra cards no trello.com (já ajudam um monte para vocês terem controle e você monta em 10 minutos um quadro). O importante é ter esse controle, e dane-se que um atendimento que duraria 10 minutos agora dura 15 porque você está documentando as coisas, a gente está falando do seu bolso aqui. Esse tipo de métrica ajuda demais a dar visibilidade do que vocês estão fazendo de verdade.

Só para ser claro, você não precisa ser muito direto explicando todos os seus gastos, mas pega alguns pontos (por exemplo, gasto com veículo (que sempre é combustível + manutenção + depreciação) para exemplificar que seus gastos aumentaram e mesmo que ele não tivesse posto mais coisas para vocês gerenciarem, ainda assim teriam que aumentar o preço.

Enfim, estou usando exemplos mais genéricos porque não conheço seu cliente nem tenho detalhes do seu negócio (e recomendo fortemente não colocar mais que o que você falou em um fórum público). Mas a sensação que tenho é que o seu cliente contratou um "menino da TI", só que sem a parte chata da CLT (como ter bronca por abusar da hora extra). Vocês não terem reclamado do trabalho extra antes foi sim uma demonstração de falta de profissionalismo (mudou o escopo de trabalho, tem que negociar novamente).
Meus sócios poderaram alguns detalhes que estavam passando despercebidos. No antigo contrato os serviços descritos eram somente de manutenção. Hoje somos responsáveis pela programação do Load Cisco assim como abertura de VPN, administração de servidores incluindo acompanhamento de licenças, gerenciamento de e-mail, manutenção da rede de telefonia, manutenção do sistema de CFTV, monitoramento de links de internet em todos os postos de serviço, manutenção do endereço de sites, painel solar, criação de servidor para aplicativo, segurança da rede. Serviços que seriam da responsabilidade de um administrador de redes.

Enviado de meu MAR-LX1A usando o Tapatalk
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.125
Reações
17.420
Pontos
1.444
Meus sócios poderaram alguns detalhes que estavam passando despercebidos. No antigo contrato os serviços descritos eram somente de manutenção. Hoje somos responsáveis pela programação do Load Cisco assim como abertura de VPN, administração de servidores incluindo acompanhamento de licenças, gerenciamento de e-mail, manutenção da rede de telefonia, manutenção do sistema de CFTV, monitoramento de links de internet em todos os postos de serviço, manutenção do endereço de sites, painel solar, criação de servidor para aplicativo, segurança da rede. Serviços que seriam da responsabilidade de um administrador de redes.

Enviado de meu MAR-LX1A usando o Tapatalk

Coloca o custo de cada uma dessas coisas, mais o custo atualizado do contrato atual, e deixa ele escolher o que ele quer manter com vocês.

Você colocou coisas além de um administrador de redes. Se der, coloca um contrato separado para coisas diferentes. Não digo para colocar pequena coisa em um contrato, mas divide em grupos, Administração de redes, Administração de Sistemas, Segurança e CFTV, telecom...

Parece discurso de Coach, mas se nem vocês se valorizam quem vai fazer isso por vocês? TI é custo, não gera lucro (diretamente), no geral empresário só vê a TI como custo necessário para trabalhar e tenta manter esse custo no mínimo. por isso batemos tanto nessa tecla que vocês tem que mostrar porque vocês economizam dinheiro para ele.

Outro ponto, pensa no pior caso e se prepara para encerrar esse contrato, por mais razoável que seja a proposta de vocês, o outro lado sempre pode dizer não. E quanto mais você fala mais eu penso que você está pagando para trabalhar.

Por sinal pessoal, isso não vale só para o charles nem só para quem tem empresa própria. Qualquer autônomo ou mesmo funcionário deve levar esse tipo de postura para si. Digo sem medo que esse tipo de postura é o que leva ao crescimento profissional, e é o que falta na maioria das pessoas nesse ramo. Conhecimento técnico tem aos montes. Pessoas com postura profissional, jogo de cintura e que um chefe tenha confiança de largar na frente de um cliente sem medo de se envergonhar, isso é R-A-R-Í-S-S-I-M-O. Aprendam a ser esse cara e não va faltar oportunidades.

Tenho um amigo que abriu meus olhos e outras influências, junto com a vontade de mudar de área para me fazer aprender essas coisas (apesar que no fundo, meu perfil é mais técnico mesmo).

Eu mesmo pedi demissão de onde eu trabalhava em janeiro, justamente por essa vontade de mudar e não ter a oportunidade de fazer isso lá dentro. Essa parte de manter boas relações com fornecedores, clientes e colegas e ex-colegas de trabalho que me ajudou um bocado (e provavelmente deve resolver essa minha situação nos próximos dias).
 

makeikow

Bam-bam-bam
Mensagens
4.473
Reações
14.120
Pontos
453
Haverá um colapso nas áreas de TI e Inovação no pós-pandemia
 

dr.chocolate

Supra-sumo
Mensagens
985
Reações
1.624
Pontos
183
Haverá um colapso nas áreas de TI e Inovação no pós-pandemia
Faço é rir dessas notícias.Não é pela falta mão de obra qualificada, é pela remuneração ofertada. Nem estou falando por mim, ainda estou um longe de ser importante, mas o que deve ter de programador qualificado trabalhando como junior não dá no gibi.
 

dr.chocolate

Supra-sumo
Mensagens
985
Reações
1.624
Pontos
183
Meus sócios poderaram alguns detalhes que estavam passando despercebidos. No antigo contrato os serviços descritos eram somente de manutenção. Hoje somos responsáveis pela programação do Load Cisco assim como abertura de VPN, administração de servidores incluindo acompanhamento de licenças, gerenciamento de e-mail, manutenção da rede de telefonia, manutenção do sistema de CFTV, monitoramento de links de internet em todos os postos de serviço, manutenção do endereço de sites, painel solar, criação de servidor para aplicativo, segurança da rede. Serviços que seriam da responsabilidade de um administrador de redes.

Enviado de meu MAR-LX1A usando o Tapatalk
Cara, tudo isso por R$ 3.5k, cara esses serviços aí saem fácil por R$ 20k. Nem sei como as contas fechavam aí pro seu lado, a empresa que contrataram vocês devem ter gostado.
 

dr.chocolate

Supra-sumo
Mensagens
985
Reações
1.624
Pontos
183
Quando um empresário sente cheiro de fragilidade ele monta em cima mesmo, ele dá um latido e o outro abaixa a orelha....na visão dele ele vai sustentar esse "amador" pelo mínimo preço possível, até o momento em que a empresa dele crescer e precisar de algo mais robusto. Aí como ele não lhe respeita, sequer vai considerar um aumento do seu contrato, vai simplesmente te dar um pé e contratar outra empresa que lhe pareça mais profissional.

Esse trecho aqui me fez refletir aqui...
Ou talvez aumentem simbolicamente...
 

alef360

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.652
Reações
3.880
Pontos
734
Faço é rir dessas notícias.Não é pela falta mão de obra qualificada, é pela remuneração ofertada. Nem estou falando por mim, ainda estou um longe de ser importante, mas o que deve ter de programador qualificado trabalhando como junior não dá no gibi.

São dois problemas, na verdade.
A remuneração ofertada é sim um problema em muitos lugares, mas tem muita (muita mesmo!) gente ruim no mercado também. Geralmente é a galerinha que pensa "nossa, pessoal de TI ganha uma nota, né? vou fazer uns cursinhos aqui e virar dev também".
 

dr.chocolate

Supra-sumo
Mensagens
985
Reações
1.624
Pontos
183
São dois problemas, na verdade.
A remuneração ofertada é sim um problema em muitos lugares, mas tem muita (muita mesmo!) gente ruim no mercado também. Geralmente é a galerinha que pensa "nossa, pessoal de TI ganha uma nota, né? vou fazer uns cursinhos aqui e virar dev também".
Tem isso também... eu comecei a "programar bem" ano passado. Mas eu entrei na área sabendo que ganharia pouco, geralmente esses cursos de devs dão uma sensação que os programadores ganham uma fortuna... é essa galerinha que acha que dá pra aprender a programar em 8 semanas que acabam sendo um probleminha no mercado de trabalho.
 

Nathan Harcker

Bam-bam-bam
Mensagens
846
Reações
2.092
Pontos
283
São dois problemas, na verdade.
A remuneração ofertada é sim um problema em muitos lugares, mas tem muita (muita mesmo!) gente ruim no mercado também. Geralmente é a galerinha que pensa "nossa, pessoal de TI ganha uma nota, né? vou fazer uns cursinhos aqui e virar dev também".

Tem muito dev ruim, eu estimo que 90% dos devs que conheci só queriam "resolver a bucha o mais rápido possível", sem pensar em nenhum padrão, qualidade de código, escalabilidade, nada...
 

dr.chocolate

Supra-sumo
Mensagens
985
Reações
1.624
Pontos
183
Tem muito dev ruim, eu estimo que 90% dos devs que conheci só queriam "resolver a bucha o mais rápido possível", sem pensar em nenhum padrão, qualidade de código, escalabilidade, nada...
Muitas vezes o cara tem um prazo minúsculo pra resolver. Mas qualidade do software vem com o tempo.
Hoje prezo por um código mais limpo e organizado, parei até de pegar freelas pra não ficar fazendo código bomba.
 

Nathan Harcker

Bam-bam-bam
Mensagens
846
Reações
2.092
Pontos
283
Muitas vezes o cara tem um prazo minúsculo pra resolver. Mas qualidade do software vem com o tempo.
Hoje prezo por um código mais limpo e organizado, parei até de pegar freelas pra não ficar fazendo código bomba.

Eu cheguei num ponto da minha carreira que prezo pela qualidade acima de qualquer coisa, se eu tenho pouco tempo faço o mais simples possível mas deixando bem fácil de entender. Eu tenho ódio de código mal arquitetado, eu acho que essa desculpa de tempo é algo que virou uma muleta para os desenvolvedores. Quem quer trabalhar com tecnologia tem que estar disposto a perder noites, madrugadas, estudar TODOS os dias várias horas. Se o sujeito acha que vai ser desenvolvedor e chegar a noite e assistir um filminho com pipoca, pode trocar de carreira.

Quantas vezes eu já não fiz hora extra de graça (inclusive hoje) pra deixar algo mais bem feito. Quando você coloca seu commit ali, é sua assinatura, os desenvolvedores que verem o que você fez não vão querer saber se você tinha pouco ou muito tempo, eles são vão pensar: "que lixo". Hoje em dia, se tiver minha assinatura é por que eu fiz o meu melhor.
 

Knuckles

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.425
Reações
72
Pontos
1.039
Por favor me digam aonde tem developer bom ganhando pouco em TI que eu contrato na hora...
Cara, o mercado está foda. Uma guerra da carne bizarra. E para quem acha que está pagando pouco, caros hoje com home office você trabalha para qualquer empresa do mundo.

O que eu tenho perdido de desenvolvedores para outras empresas (principalmente de São Paulo) e para fora é gigante. O turnover da empresa que eu trabalho está batendo os 40%
 

Mochilador

O Roswell brasileiro
GOLD
Mensagens
12.400
Reações
24.261
Pontos
903
Eu cheguei num ponto da minha carreira que prezo pela qualidade acima de qualquer coisa, se eu tenho pouco tempo faço o mais simples possível mas deixando bem fácil de entender. Eu tenho ódio de código mal arquitetado, eu acho que essa desculpa de tempo é algo que virou uma muleta para os desenvolvedores. Quem quer trabalhar com tecnologia tem que estar disposto a perder noites, madrugadas, estudar TODOS os dias várias horas. Se o sujeito acha que vai ser desenvolvedor e chegar a noite e assistir um filminho com pipoca, pode trocar de carreira.

Quantas vezes eu já não fiz hora extra de graça (inclusive hoje) pra deixar algo mais bem feito. Quando você coloca seu commit ali, é sua assinatura, os desenvolvedores que verem o que você fez não vão querer saber se você tinha pouco ou muito tempo, eles são vão pensar: "que lixo". Hoje em dia, se tiver minha assinatura é por que eu fiz o meu melhor.
Eu concordo com você. Diminui o escopo mas não a qualidade.
Mas tem que ter cuidado com esses corujões. Parei com isso depois que um projeto me quebrou fisicamente e mentalmente. Fiquei pensando quanto tempo eu ia aguentar mais essas situações.
Tem que haver um equilíbrio.
 

viagem estrelar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.771
Reações
22.993
Pontos
803
Haverá um colapso nas áreas de TI e Inovação no pós-pandemia
ainda bem q eu aprendo essas paradas por hobie.
canso de ver video q os gringos tão reclamando q programadores estão ganhando menos q entregadores la fora.
programador. programador sendo desvalorizado pelo grande bum dá profissão do futuro.
daqui a pouco até automador possa sofrer , mas mecher com automador o buraco é mais embaixo.
mas nao muda o fato q hj em dia a robotica tá muito mais acessivel
 

dr.chocolate

Supra-sumo
Mensagens
985
Reações
1.624
Pontos
183
Eu cheguei num ponto da minha carreira que prezo pela qualidade acima de qualquer coisa, se eu tenho pouco tempo faço o mais simples possível mas deixando bem fácil de entender. Eu tenho ódio de código mal arquitetado, eu acho que essa desculpa de tempo é algo que virou uma muleta para os desenvolvedores. Quem quer trabalhar com tecnologia tem que estar disposto a perder noites, madrugadas, estudar TODOS os dias várias horas. Se o sujeito acha que vai ser desenvolvedor e chegar a noite e assistir um filminho com pipoca, pode trocar de carreira.

Quantas vezes eu já não fiz hora extra de graça (inclusive hoje) pra deixar algo mais bem feito. Quando você coloca seu commit ali, é sua assinatura, os desenvolvedores que verem o que você fez não vão querer saber se você tinha pouco ou muito tempo, eles são vão pensar: "que lixo". Hoje em dia, se tiver minha assinatura é por que eu fiz o meu melhor.

Véi mas também não dá pra querer que o programador viva em função de programar. Programar é um trabalho, assim como os outros. Tipo, o cara vai deixar de viver apenas pra codificar? Bateu a carga horária tem que curtir a vida mesmo. Antigamente eu codificava o dia todo, e nem por isso meu código era bom. O que o programador tem que ter em mente é a calma... nada de querer programar muito em pouco tempo. Todo dia faz um pouco, com cuidado e prezando a qualidade do sistema.

Hoje programo muito melhor, sempre busco melhorar determinado código, adotei certos padrões e uma vida mais saudável.

Fico feliz quando vejo meu código executando o pagamento da assinatura do cliente, quando vejo ele efetuando as funções no qual foi planejado, fico feliz em colocar meu nome no código fonte desses meus últimos sistemas.
 

dr.chocolate

Supra-sumo
Mensagens
985
Reações
1.624
Pontos
183
Bom, minha esposa resolveu migrar de área, saindo da elétrica para SI e começou um EAD no mês passado.

Pois bem, ela já recebeu 3 ofertas de estágio, sendo duas delas, a pessoa foi atrás (conhecidos que ficaram sabendo que ela ia pra área) e a outra ela mandou só por mandar, sem pretensão.
Um era para desenvolvedor Cobol e os outros dois, desenvolvedor C#. Ela vai pegar o de C#, porque é de uma empresa que ela já trabalhou, vai receber uma bolsa de 1.5k, trabalhar só a tarde, home office e ainda vão ensinar pra ela a desenvolver em C# (minha esposa até desenvolve, mas em C por conta da elétrica).

Então tipo, o mercado realmente está correndo atrás de pessoas de TI. Eu só estou esperando a minha esposa se firmar na área para que eu possa me lançar também.
Quem sabe cobol tá feito! Java acho que é uma boa aposta também. C# estou estudando pra desenvolver jogos, mas vou parar nos jogos mesmo. Meu sangue sempre foi WEB (Php, Node e talvez Javinha).
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.125
Reações
17.420
Pontos
1.444
Bom, minha esposa resolveu migrar de área, saindo da elétrica para SI e começou um EAD no mês passado.

Pois bem, ela já recebeu 3 ofertas de estágio, sendo duas delas, a pessoa foi atrás (conhecidos que ficaram sabendo que ela ia pra área) e a outra ela mandou só por mandar, sem pretensão.
Um era para desenvolvedor Cobol e os outros dois, desenvolvedor C#. Ela vai pegar o de C#, porque é de uma empresa que ela já trabalhou, vai receber uma bolsa de 1.5k, trabalhar só a tarde, home office e ainda vão ensinar pra ela a desenvolver em C# (minha esposa até desenvolve, mas em C por conta da elétrica).

Então tipo, o mercado realmente está correndo atrás de pessoas de TI. Eu só estou esperando a minha esposa se firmar na área para que eu possa me lançar também.

Eu não tenho saco para programar, sendo sincero. Mas essas coisas me deixam tentado sim.

Não é por falta de tentativa (e sem querer me gabar, não é porque meu código seja ruim ou que eu tenha dificuldade em arquitetar algo), mas não é nem de perto tão satisfatório quanto a área de sec para mim (ou mesmo redes). Mas do jeito que o mercado está aquecido meio que coloco como meu plano B.

Por enquanto minhas habilidades vão se restringindo a tentar me atualizar com python ou ajustar algum script.
 

alef360

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.652
Reações
3.880
Pontos
734
Eu não tenho saco para programar, sendo sincero. Mas essas coisas me deixam tentado sim.

Não é por falta de tentativa (e sem querer me gabar, não é porque meu código seja ruim ou que eu tenha dificuldade em arquitetar algo), mas não é nem de perto tão satisfatório quanto a área de sec para mim (ou mesmo redes). Mas do jeito que o mercado está aquecido meio que coloco como meu plano B.

Por enquanto minhas habilidades vão se restringindo a tentar me atualizar com python ou ajustar algum script.

Eu sou dev, mas sou louco pra dar uma fuçada em sec, embora não saiba nem por onde começar :klol
 

Bonk

Bam-bam-bam
Mensagens
3.863
Reações
12.095
Pontos
303
Eu não tenho saco para programar, sendo sincero. Mas essas coisas me deixam tentado sim.

Não é por falta de tentativa (e sem querer me gabar, não é porque meu código seja ruim ou que eu tenha dificuldade em arquitetar algo), mas não é nem de perto tão satisfatório quanto a área de sec para mim (ou mesmo redes). Mas do jeito que o mercado está aquecido meio que coloco como meu plano B.

Por enquanto minhas habilidades vão se restringindo a tentar me atualizar com python ou ajustar algum script.
Não precisa gostar de programar para ganhar bem, eu mesmo não gosto, queria mesmo é ser fazendeiro, porem se essa porra paga minhas contas vai isso mesmo.
Precisa gostar quem quer trabalhar para uma google da vida, fora isso com força bruta e um pouco de persistência qualquer um vira dev.
Não é coisa de outro mundo, só é chato.

Hoje sinceramente eu vejo que é a única profissão 100% meritocrática, capaz de tirar o cara lá do barro pra uma vida boa.
3-4 anos atras ganhava R$ 1.750, hoje tiro mais de 10k e se acharem ruim arrumo serviço no outro dia.
Sai da ultima empresa mês passado por causa disso, tavam de fuleragem, ainda sai para ganhar mais...

Raciocínio é a ultima coisa que um dev faz hoje, tu passa mais tempo em reunião que fazendo alguma m**** :klol.

É uma boa área, não acho que todos tem perfil, porem não acho que seja um monstro, persistência e humildade te levam longe.
As pessoas sempre estão dispostas a ajudar, não precisa achar que não sabe ou que não vai dar conta, é só pedir ajuda que é sucesso, por isso disse humildade.
 
Ultima Edição:

viagem estrelar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.771
Reações
22.993
Pontos
803
Por favor me digam aonde tem developer bom ganhando pouco em TI que eu contrato na hora...
Cara, o mercado está foda. Uma guerra da carne bizarra. E para quem acha que está pagando pouco, caros hoje com home office você trabalha para qualquer empresa do mundo.

O que eu tenho perdido de desenvolvedores para outras empresas (principalmente de São Paulo) e para fora é gigante. O turnover da empresa que eu trabalho está batendo os 40%
me dá treinamento q eu trabalho pra vc , 1 horas por dia.
 
Topo Fundo