O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Até que idade um filho deve morar na casa dos pais?

Shikamaru Nara

Bam-bam-bam
Mensagens
4.234
Reações
10.797
Pontos
453
Até que idade um filho deve morar na casa dos pais?
FABIANA SANTOS


Michael Rotondo, 30 anos, e os pais, Christina e Mark (WPTV.com)

Michael Rotondo, 30 anos, e os pais, Christina e Mark (WPTV.com)
A notícia se espalhou pelo mundo e não se trata de fake news: Michael Rotondo, um americano de 30 anos, da cidade de Siracusa, no estado de Nova Iorque, foi feito réu pelos próprios pais. O motivo? Seus pais tiveram que apelar para uma ação judicial para que o filho deixasse de morar na casa deles.
Christina e Mark Rotondo, os pais, procuraram a justiça americana no início deste mês e apresentaram provas de cinco avisos que deram ao filho, a partir de fevereiro deste ano. Eles chegaram a dar mil e cem dólares para ajudar o filho a encontrar um novo lugar para morar; sugeriram que ele vendesse coisas de valor para que isso lhe rendesse algum dinheiro até arranjar um emprego; indicaram opções de trabalho na cidade onde eles moram. E deram vários prazos que o filho nunca quis cumprir. Por isso, explicaram ao juiz que decidiram tomar a atitude drástica de apelar à Justiça.
O filho ainda tentou durante a audiência argumentar que qualquer inquilino tem 6 meses para deixar um imóvel. Mas o juiz, Donald Greenwood, discordou. Ele considerou que os avisos dos pais foram mais do que suficientes e ordenou o despejo do filho. Em entrevista, após a audiência, Michael afirmou que a decisão “foi ridícula”.
Nos Estados Unidos existe uma cultura de que a maioria dos pais se dedica bastante aos filhos até a conclusão do ensino médio. Há entre muitos pais a preocupação de incentivar a carreira esportiva do filho que pode abrir caminho para uma vaga num “college”. Mas aos 18 anos é esperado que um filho siga seu rumo, cada qual morando na faculdade ou se virando com o trabalho que conseguir e daí em diante seguindo a vida sem voltar para a casa da mamãe. Esta é a “tradição americana” que eu tenho visto.
No Brasil, a maioria dos meus amigos de faculdade moravam com suas respectivas famílias como eu. Eu deixei a casa da minha mãe aos 24 anos. Quando já estava formada e com um emprego estável. Minha mãe sofreu com a minha decisão de morar sozinha. Repetia que eu não precisava ir. Mas é fato de que hoje em dia este tempo com os pais está se prolongando cada vez mais.
De acordo com o IBGE, 1 em cada 4 adultos entre 25 e 34 anos ainda moram com os pais. Nos últimos 10 anos, o número de jovens entre 25 e 30 anos vivendo com os pais aumentou em mais de 40% e idade média para os filhos saírem de casa passou de 25 para 35 anos. Não é à toa que alguns psicólogos têm defendido que a adolescência seja considerada até os 25 anos.
Os filhos adultos, ainda na casa dos pais, recebem o nome de filhos cangurus. Eu consultei o psicólogo Rossandro Klinjey, bem conhecido nas redes sociais e nosso consultor aqui no blog, para saber dele se há algo de errado nessa relação familiar. Aqui o que ele diz: "Sempre que analisamos temas como esse não cabe julgamento. Cada caso é um caso. Se é, por exemplo, uma decisão coerente por economia financeira para ficar um pouco mais estável até poder sair de forma definitiva. Se é o caso da pessoa ficar por fragilidade emocional, pois tem dificuldade de enfrentar o mundo adulto e a própria vida, se bancar emocionalmente e financeiramente. Aí a pessoa acaba mantendo essa fragilidade quando os pais não estimulam essa saída de forma amorosa, no sentido de entender que chega um momento em que a pessoa tem que se auto-determinar. Por mais que seja agradável os filhos perto da gente, muitos pais acabam percebendo que se os filhos continuarem assim, quem vai cuidar deles quando eles envelhecerem? Importante que família é isso: o lugar em que a gente acolhe, mas também um lugar em que a gente se prepara para viver a própria vida".
Fabiana Santos é jornalista, casada, mãe de Felipe, de 14 anos, e de Alice, de 8 anos. Eles moram em Washington-DC. O mais velho começa este ano o “High School” e em 4 anos deve seguir para uma Universidade, que pode acontecer de ser bem longe de casa.
MATERNIDADE
DESENVOLVIMENTO PESSOAL
____

Fala tetudos,

No domingão trago esse tema para debate.

Atualmente com quase 30 e perto dos 3 anos morando só. Levanto essa questão se existe ainda a pressão da sociedade para ter a independência até os 30, por exemplo.

Se é considerado normal na visão de vocês, um filho com 30/40/50 anos morando com os pais ou parentes?

Se a geração atual está preparada para as responsabilidades da vida?

A pandemia piorou a situação de envelhecer na casa dos pais?

Experiências? Dissertem.

 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.304
Reações
90.152
Pontos
1.503
À medida que o casamento foi falindo (graças ao feminismo), ocasião que motivava a maioria das pessoas a se emanciparem dos pais, foi perdendo essa necessidade de cair fora da casa deles. Fora que em uma economia lixo igual a nossa, não há motivo racional para sustentar sozinho uma casa apenas para dizer que é independente (até porque a sociedade tá cagando pra isso).
 

guiracer

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.731
Reações
9.186
Pontos
1.084
36 anos e moro com os meus, claro que eu racho as contas com eles e graças a Deus temos o melhor relacionamento possível, mas honestamente, os imóveis estão caros demais, tanto pra comprar quando pra alugar, com a instituição casamento falindo, e o poder de compra do brasileiro cada vez menor, essa vai ser a tendência, na verdade, nem apenas no Brasil, mas tendencia no mundo todo.
 

Shikamaru Nara

Bam-bam-bam
Mensagens
4.234
Reações
10.797
Pontos
453
À medida que o casamento foi falindo (graças ao feminismo), ocasião que motivava a maioria das pessoas a se emanciparem dos pais, foi perdendo essa necessidade de cair fora da casa deles. Fora que em uma economia lixo igual a nossa, não há motivo racional para sustentar sozinho uma casa apenas para dizer que é independente (até porque a sociedade tá cagando pra isso).
As vezes até penso em alugar o cafofo e voltar pra casa dos pais kkkkkkkkkkkkk. Tá tudo muito caro
 


Seu Oscar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.986
Reações
6.796
Pontos
704
Sai com 27, e tinha e tenho um relacionamento ótimo com minha mae, que não queria que eu saisse.
Mas desde os 23, 24 anos eu tinha muita vergonha e me sentia fracassado de estar morando com ela.
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.931
Pontos
1.659
Eu fiz faculdade na mesma cidade em que meus pais moravam, então fiquei até terminar a faculdade, com 23, mas já não via a hora de sair.
Nunca tive nenhum tipo de problema morando com os meus pais, mas a liberdade de morar na sua própria casa é algo que, pra mim, não tem preço.
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.003
Reações
7.584
Pontos
453
A partir do momento que conseguir juntar grana pra comprar ou sua própria casa ou montar seu próprio negócio. Não tem idade.

Se começar a trabalhar e juntar toda a grana, gastar somente o indispensável, até os 30 anos pode estar com seus 200-300 mil na conta.

Melhor sair com 30 -35a com uma boa grana na conta do que sair cedo e viver a vida sendo mandado ou passando apuros. Aliás, bem que eu queria ter seguido isso.

Agora se já for rico, pode sair na adolescência que não tem problema.
 
D

Deleted member 219486

A partir do momento que conseguir juntar grana pra comprar ou sua própria casa ou montar seu próprio negócio. Não tem idade.

Se começar a trabalhar e juntar toda a grana, gastar somente o indispensável, até os 30 anos pode estar com seus 200-300 mil na conta.

Melhor sair com 30 -35a com uma boa grana na conta do que sair cedo e viver a vida sendo mandado ou passando apuros. Aliás, bem que eu queria ter seguido isso.

Agora se já for rico, pode sair na adolescência que não tem problema.

Nem o Fiuk fez isso.
 

Tião esqueletico

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.740
Reações
8.982
Pontos
753
Sempre fui muito independente desde cedo , já cheguei a vender refrigerante e cerveja na padre Manoel de Nobrega na Praia Grande com 13 anos para poder dar meus roles a noite pois meus pais não queriam me dar dinheiro para a noitada. Lembro quando tinha 16 e namorava uma menina de Santana e sempre nos viamos todo sábado no Shopping D e adivinha quem bancava meu cinema , ônibus e comida na praça de alimentação ? Meus pais , era foda , nunca me senti bem desde criança em ter que ser bancado . Era e é uma coisa minha , pois meus pais de foram tranquilos

Com 20 anos comprei meu apartamento na planta e com 23 quando o ap ficou pronto eu mudei

Minha irmã mudou com 30 anos , ela demorou um pouco pois o foco dela até os 30 foi viajar o mundo . Ela já conheceu África do Sul , cuba , Suica , Austrália e etc . Eu pretendo fazer isso depois dos 50 quando estiver sossegado

Não tem certo ou errado nessa questão, se você se sente bem e seus pais não se incomodam , não vejo problema

Complicado é você morar com seus pais e eles quererem te ver fora da casa deles

Eu pretendo orientar bem minha filha , que ira fazer 6 anos daqui tres meses , para que ela vaze de casa no máximo até 25 anos


Gosto de independência e acho cativante as pessoas correrem atrás das coisas e construirem seu propósito legado
 
D

Deleted member 219486

Sempre fui muito independente desde cedo , já cheguei a vender refrigerante e cerveja na padre Manoel de Nobrega na Praia Grande com 13 anos para poder dar meus roles a noite pois meus pais não queriam me dar dinheiro para a noitada. Lembro quando tinha 16 e namorava uma menina de Santana e sempre nos viamos todo sábado no Shopping D e adivinha quem bancava meu cinema , ônibus e comida na praça de alimentação ? Meus pais , era foda , nunca me senti bem desde criança em ter que ser bancado . Era e é uma coisa minha , pois meus pais de foram tranquilos

Com 20 anos comprei meu apartamento na planta e com 23 quando o ap ficou pronto eu mudei

Minha irmã mudou com 30 anos , ela demorou um pouco pois o foco dela até os 30 foi viajar o mundo . Ela já conheceu África do Sul , cuba , Suica , Austrália e etc . Eu pretendo fazer isso depois dos 50 quando estiver sossegado

Não tem certo ou errado nessa questão, se você se sente bem e seus pais não se incomodam , não vejo problema

Complicado é você morar com seus pais e eles quererem te ver fora da casa deles

Eu pretendo orientar bem minha filha , que ira fazer 6 anos daqui tres meses , para que ela vaze de casa no máximo até 25 anos


Gosto de independência e acho cativante as pessoas correrem atrás das coisas e construirem seu propósito legado

Você resumiu a diferença de homem e mulher.
 

Baneman

Discípulo de São Jorge
VIP
Mensagens
16.598
Reações
30.337
Pontos
1.253
Se a pessoa é solteira, tem uma relação boa com os pais e o imóvel é grande, não vejo motivos financeiros para fazer algo desse tipo.
Depende muito, tem amigo meu que mora com a mãe e nem beber pode, enquanto outros podem vomitar na sala e comer a mina na cozinha que os pais ficam de boa, não acho que seja só uma questão de relação boa.

Eu pessoalmente não sei se mudaria mais novo, porém vou ser obrigado agora com 24 anos, pois vou trabalhar em SP e meus pais foram pro litoral, aí vou ficar na casa deles, então é bem de boa, não vou gastar quase nada e ter uma casa enorme só pra mim.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
 
Ultima Edição:

Ryu-san

Bam-bam-bam
Mensagens
3.472
Reações
10.307
Pontos
353
Eu saí de casa com 27 anos, mas por conta de vários acontecimentos que felizmente me permitiram fazer isso. Antes disso eu nem pensava nessa coisa de "obrigação" de sair de casa. Por mim até quando eu precisasse morar lá estaria tudo bem, e com certeza para os meus pais também.
 

Ghim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.282
Reações
17.778
Pontos
1.174
o psicólogo da reportagem me parece que resumiu bem:

se a pessoa tá com os pais pq tem medinho e vai ficar tistinha de ficar sozinha, aí é problemático
se a pessoa tá com os pais pq nao consegue dinheiro para morar sozinha, então é só mais um brasileiro como a maioria

eu me mudei com 29 anos, mas isso só porque meus pais bancaram o apê. se eu RAPAR todas as minhas economias eu não consigo comprar apê na minha cidade, e olha que eu sou um cara bastante econômico
 

B.E.A.S.T

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.806
Reações
2.552
Pontos
719
tenho 26 e ainda moro kkkkkk

e pretendo ficar mais um tempo ainda. Não tem motivo ou vantagem algumA pra sair ainda.
Consegui com 29, preparei tudo ins 4 anos antes (economias e o imovel que comprei na planta)

Isso foi em 2012, hoje em dia as coisas estao bem mais dificeis aos jovens.
 

Skool

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.822
Reações
2.342
Pontos
754
Só sairei depois de me formar, 27 anos. Hoje tenho 23, e a saga continua.

O único problema é não poder de levar quem eu quiser para casa, fora isso, não há o que reclamar
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.155
Reações
23.219
Pontos
1.619
12 anos = Pokemon
16 anos = Cavaleiros do Zodiaco
15 anos = Gundam
40 anos = Um virgem qualquer que tem que ser depilado

Mas, isso vai depender apenas da família que ele mora. Na verdade (se eu tivesse tido a chance) estaria até hoje com meus pais e avó, mesmo casado e com filhote! Existem famílias que ficam juntas a vida toda, e é uma coisa bonita, além de se ajudarem em todas as chances . Não é tipo coisa de novela que os filhos moram juntos e só querem passar a rasteira no pai e o "babão" na mãe....
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.182
Reações
175.493
Pontos
2.234
Saí com 21, mas decidi que ia sair aos 15. Até o final da faculdade, talvez um ou dois anos depois pra entrar no mercado de trabalho, eu acho admissível.

Fora isso, quem mora com os pais é adolescente, não interessa a idade que tenha (excetuando, obviamente, o caso de quem faz isso por problemas de saúde dos velhos). Independência "mais ou menos" não existe.
 

Inspetor Clouseau

Bam-bam-bam
Mensagens
2.529
Reações
4.108
Pontos
303
Cara bem relativo isso...e vai mudar muito esse cenário de estranheza quanto ao fato da pessoa morar com os pais conforme os anos passam, só ver quanto custa um imóvel para morar hoje em dia, o custo para se sustentar sozinho etc. Eu particularmente se a pessoa depois de marmanjo não der trabalho para os pais e o relacionamento é bom não vejo qualquer problema nisso não...

Ps: eu já tenho minha própria casa, então não estou falando por mim....
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.609
Reações
34.583
Pontos
903
Vou ficar até meus pais me expulsarem no chute









Mentira, quando tiver o mínimo de estabilidade vou encarar o mundão
 

Baneman

Discípulo de São Jorge
VIP
Mensagens
16.598
Reações
30.337
Pontos
1.253
Vou ficar até meus pais me expulsarem no chute









Mentira, quando tiver o mínimo de estabilidade vou encarar o mundão
Você já não saiu de casa? E se mudou pra Joinville?

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
 

Mister Big

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.644
Reações
14.380
Pontos
503
Ja estou com 26 anos e desesperado para comprar uma casa, ja me sinto constrangido de morar com a coroa.

Nas conversas com amigos sinto vergonha de falar que moro com os pais, é humilhante para o homem.


Enviado de meu SM-A107M usando o Tapatalk
 

.Saturno.

Bam-bam-bam
Mensagens
3.608
Reações
5.661
Pontos
453
Depende do país, no bostil ta ficando cada vez mais difiicl do brasileiro sair da casa dos pais
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Tenho 27 anos mal-vividos e segundo o mercado de trabalho super restrito da minha região (e com certeza de mais algumas outras) eu já deveria estar morando por conta própria aos 19/20, com diploma de ensino superior aos 22, terminado a pós aos 27 no máximo e novamente aos 27 com minha casa própria.

Aí quando o @Piga reclama desse tipo de coisa sou obrigado a dar razão pra ele.

Se continuar com essa frescura vou virar vereador.
 
Topo Fundo