Creio que não, porque o gasto em desenvolvimento + packaging + produção das mídias está em Revenue - Gross Profit. O Lucro Bruto é, em businesologia, o montante obtido pela construção do elemento que excede o investido nele especificamente.
Isso dá:
Sony: 330 milhões
Nintendo: 262 milhões
Mas cartuchos são mais caros que Blu Rays e o Ratio de digital vs físico na Sony deveria ser confortavelmente mais que o dobro, na comparação com a Nintendo, em 2019.
Ou seja, o desenvolvimento dos jogos per se, o ato de investir na construção daquele software não-físico, não consome tanto desse montante quanto no Playstation
Onde a margem de lucro de First Party da Nintendo degrada-se é entre Gross Profit e Operating Profit. Operating Profit em businesologia é a diferença entre custos com distribuição, operacionais e de propaganda e o Gross Profit. Isso dá:
(Gross Profit - Operating Profit)
Sony: 322 milhões
Nintendo: 1 bilhão e 694 milhões
Ou seja, a Sony gastou 322 milhões em marketing e distribuição, e a Nintendo 1 bi e 649 mi nisso. Tudo isso é cabível ao ano arrolado, a Sony de fato investiu pouco em propaganda em 2019, seus dois maiores projetos, Days Gone e Death Stranding, anedoticamente receberam bem menos verba pra marketing, não tivemos aquele fuzuê de paineis em capitais e metrôs londrinos, como há com Uncha,
GoW ou Spider
Seguindo o raciocínio, a Nintendo ainda hoje enfrenta problemas de logística, consideremos que gaste mais que a Sony no elemento, sofria pra distribuir internacionalmente na era N64 (um dos motivos de ter sido escorraçada do mercado tradicional) e ainda enfrenta até hoje. Ademais, repetindo, o ratio físico/digital é maior pra ela, ou seja, além de gastar mais produzindo um número maior de cartuchos (decrementado em Revenue - Gross Profit), gasta mais pra distribuir esse número maior de cartuchos que produz (decrementado em Gross Profit - Operating Profit).
Por fim, ela distribuiu bem mais games em 2019, porque vendeu muitos Pokémons e Luigi’s Mansions, por isso torrou 1.6 bi nisso, porquanto a verba para marketing idem.
Eu diria que a Sony gastou pelo menos o dobro pra desenolver os games per e de 2019 que a Nintendo.
Ela gasta mais no total pra criar, além do bom senso, já que seus jogos têm escopo maior, mais polimento, seus estúdios por projeto têm mais funcionários, há motion capture e voice acting, e ela desenvolve um número de games por ano em geral maior que a Nintendo, queimando mais dessa verba. A verba de P&D da divisão de games da Sony varia entre 2 e 3 x a da Nintendo, em média. Fechando o ciclo, a Big N terceiriza mais, inclusive parte de seus projetos mais vendidos (Pokémon, Smash, 60% de Mario Kart 8 foi desenvolvido pela Bamco) ou seja, não há expensas tão intensas com folhas de salário e maquinário. Tudo isso deixaria um montante menor daqueles 262 mi pra gastar na construção do jogo per se. As margens da Sony são maiores porque tem maior proporção de digital, Blu Rays são mais baratos, tem rede de distribuição melhor, põe menos dinheiro em propaganda e distribui menos, mas o jogo em si é mais caro
Não tem dúvida que um projeto como Ghost of Tsushima deva custar o mesmo que quase toda line up de 2020 da Nintendo, composta de projetos mais humildes, Animal Crossing, Paper Mario, o Remake de Xenoblade, Age of Calamity, as marmitas dos Marios 3D e outros projetos menores
Entretanto, não é isso que explica os lucros altos da Nintendo, já que ela lucra menos por FP, mas essa margem maior não é porque os jogos em si sejam mais caros, e sim “desorganização” + verba alta em marketing