O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Universidade fica inviável | Opinião - O Globo

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
Universidade fica inviável | Opinião - O Globo
https://blogs.oglobo.globo.com/opiniao/post/universidade-fica-inviavel.html

Fico em dúvida se realmente acabaram as universidades públicas, até pela qualidade (ainda infinitiva mente melhores do que as particulares, apesar dos problemas) e o prestígio. Todavia, se não mudarem algumas coisas, até o modelo arrecadação de recursos, podem enfrentar mais dificuldades.
 

B.D. Joe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.229
Reações
17.195
Pontos
1.053
Universidade fica inviável | Opinião - O Globo
https://blogs.oglobo.globo.com/opiniao/post/universidade-fica-inviavel.html

Fico em dúvida se realmente acabaram as universidades públicas, até pela qualidade (ainda infinitiva mente melhores do que as particulares, apesar dos problemas) e o prestígio. Todavia, se não mudarem algumas coisas, até o modelo arrecadação de recursos, podem enfrentar mais dificuldades.
Mano tem basicamente 3 órgãos de fomento: capes, cnpq e estaduais.
Capes desde 2013 sempre paga uns meses com atraso.
Cnpq está recolhendo todas as bolsas de doutorado e mestrado
E as estaduais tão sempre com menos repasse.
E a máquina da pesquisa para de rodar assim. Pq professor ganha pra dar aula mas o grosso do salário eh pesquisa. Sem aluno com bolsa, sem grupo de pesquisa, sem professor qualificado, etc e etc.
O modelo tá bem precário mesmo e sem o repasse pra manter o mínimo tá impossível. Na Unesp onde estudo o bandeijao está fechado desde 2013 (era pra ter sido entregue reformado em 2014).

Enviado de meu SM-G970F usando o Tapatalk
 


Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
Mano tem basicamente 3 órgãos de fomento: capes, cnpq e estaduais.
Capes desde 2013 sempre paga uns meses com atraso.
Cnpq está recolhendo todas as bolsas de doutorado e mestrado
E as estaduais tão sempre com menos repasse.
E a máquina da pesquisa para de rodar assim. Pq professor ganha pra dar aula mas o grosso do salário eh pesquisa. Sem aluno com bolsa, sem grupo de pesquisa, sem professor qualificado, etc e etc.
O modelo tá bem precário mesmo e sem o repasse pra manter o mínimo tá impossível. Na Unesp onde estudo o bandeijao está fechado desde 2013 (era pra ter sido entregue reformado em 2014).

Enviado de meu SM-G970F usando o Tapatalk
Pior que a diferença entre as públicas no começo da década de 2010 com a atual está bem gritante, até acho de interesse por entrar nelas. Ainda é forte, mas menos comparado com antigamente,
 

Doug.Exausto

Bam-bam-bam
Mensagens
2.191
Reações
4.949
Pontos
303
O foda é vc ver que essa redução de verba se deu não pela austeridade fiscal no orçamento, mas por transferência de verba para "pagar" as emendas de parlamentares devido a eleições no congresso de fevereiro. Se senão me falha a memória calcularam que foram muito maiores do que as de temer e Dilma.
 

carlos222

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.521
Reações
19.494
Pontos
744
Mano tem basicamente 3 órgãos de fomento: capes, cnpq e estaduais.
Capes desde 2013 sempre paga uns meses com atraso.
Cnpq está recolhendo todas as bolsas de doutorado e mestrado
E as estaduais tão sempre com menos repasse.
E a máquina da pesquisa para de rodar assim. Pq professor ganha pra dar aula mas o grosso do salário eh pesquisa. Sem aluno com bolsa, sem grupo de pesquisa, sem professor qualificado, etc e etc.
O modelo tá bem precário mesmo e sem o repasse pra manter o mínimo tá impossível. Na Unesp onde estudo o bandeijao está fechado desde 2013 (era pra ter sido entregue reformado em 2014).

Enviado de meu SM-G970F usando o Tapatalk
O problema é que o estado gasta demais com faculdade.
Deveria cortar 50% da verba da educação superior e colocar tudo no ensino fundamental. Não adianta nada ter um monte de faculdades públicas no meio do nada, com um monte de alunos entrando sem o conhecimento necessário.
Deveria só ter uma faculdade pública por estado. ficaria muito mais fácil assim.
Basicamente toda verba da faculdade vai para pagar funcionários/professores não tem como se fazer pesquisa de qualidade sem equipamento e estrutura física.

Só aqui no RJ: UERJ, UFF, UFRJ, CEFET, UEZO , IFF, UNIRIO ,UFRRJ essas são as que sei de cabeça, maioria caindo aos pedaços.
Faculdade pública hoje é cabide de emprego de concursado.
 

carlos222

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.521
Reações
19.494
Pontos
744
Só querem gastar com salario dos professores e outras funças
E tem muito curso redundante ai.
Exato, foi o que eu falei.

Na minha faculdade tinha uns 10 elevadores, cada um com um ascensorista, imagina pagar 3 turnos de funcionários só para apertar botão.
Cada andar da faculdade tem uma biblioteca para cada curso, de novo com vários funcionários por turno.
Grades de matérias completamente desatualizadas, pq os professores não querem aprender algo novo, cheguei a estudar com material datilografado que tenho certeza que já tinha uns 30 anos.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.876
Reações
230.182
Pontos
2.529
Acho uma pena. Para mim o Brasil avançou muito com as faculdades públicas, inclusive ganhava destaca em outros países por causa dos trabalhos dessas faculdades. Vejo como um retrocesso gigante isso. País sem educação é um país fodido.

Enviado de meu moto g(8) usando o Tapatalk
 

TucoSalamanca

Veterano
Mensagens
278
Reações
597
Pontos
128
Claro, a esquerda botou na cabeça dos jovens que univ. pública é coisa de rico playboy, que o certo era deixar pros pobres enquanto os mais afortunados deveriam fazer particular.

Papo furado. Quem fez ensino médio lá pelo início de 2000 sabe que não era bem assim. Univ. pública sempre foi necessário muito mais estudo pra passar, os professores botavam medo nos alunos, ou estuda ou reprova.

Aí veio essa b*sta de lula com o jovem burro de hoje que não quer estudar, desmoralizaram as públicas

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando o Tapatalk
 

Sic Parvis Magna

The Intelligent Investor
Mensagens
17.709
Reações
10.860
Pontos
1.479
Mano tem basicamente 3 órgãos de fomento: capes, cnpq e estaduais.
Capes desde 2013 sempre paga uns meses com atraso.
Cnpq está recolhendo todas as bolsas de doutorado e mestrado
E as estaduais tão sempre com menos repasse.
E a máquina da pesquisa para de rodar assim. Pq professor ganha pra dar aula mas o grosso do salário eh pesquisa. Sem aluno com bolsa, sem grupo de pesquisa, sem professor qualificado, etc e etc.
O modelo tá bem precário mesmo e sem o repasse pra manter o mínimo tá impossível. Na Unesp onde estudo o bandeijao está fechado desde 2013 (era pra ter sido entregue reformado em 2014).

Enviado de meu SM-G970F usando o Tapatalk

Capes paga quem com atraso? Do que você tá falando?
 

B.D. Joe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.229
Reações
17.195
Pontos
1.053
O foda é vc ver que essa redução de verba se deu não pela austeridade fiscal no orçamento, mas por transferência de verba para "pagar" as emendas de parlamentares devido a eleições no congresso de fevereiro. Se senão me falha a memória calcularam que foram muito maiores do que as de temer e Dilma.
A pec do teto foi o q sacramentou o fim mesmo

Enviado de meu SM-G970F usando o Tapatalk
 

B.D. Joe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.229
Reações
17.195
Pontos
1.053
O problema é que o estado gasta demais com faculdade.
Deveria cortar 50% da verba da educação superior e colocar tudo no ensino fundamental. Não adianta nada ter um monte de faculdades públicas no meio do nada, com um monte de alunos entrando sem o conhecimento necessário.
Deveria só ter uma faculdade pública por estado. ficaria muito mais fácil assim.
Basicamente toda verba da faculdade vai para pagar funcionários/professores não tem como se fazer pesquisa de qualidade sem equipamento e estrutura física.

Só aqui no RJ: UERJ, UFF, UFRJ, CEFET, UEZO , IFF, UNIRIO ,UFRRJ essas são as que sei de cabeça, maioria caindo aos pedaços.
Faculdade pública hoje é cabide de emprego de concursado.
Tem problemas sim, o principal eh a folha de pagamento mesmo. Mas não acho q deva diminuir...assim, teoricamente universidade pública Aqui no Brasil eh um oasis da educação. Deveria é investir em mesma escala no fundamental, mas sem tirar. Agora sobre o aluno chegar despreparado, pelo menos nas públicas e nos cursos maiores e mais sérios eu acho IMPOSSIVEL uma pessoa despreparada chegar e se formar. Agora nas particulares qualquer um se forma.

Enviado de meu SM-G970F usando o Tapatalk
 

B.D. Joe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.229
Reações
17.195
Pontos
1.053
Capes paga quem com atraso? Do que você tá falando?
Falo do panorama desde 2010. Naquela época de 2010-2015 a capes atrasava algumas bolsas sim, hoje é o único órgão que extendeu os pagamentos por 6 meses devido ao covid.


Enviado de meu SM-G970F usando o Tapatalk
 

carlos222

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.521
Reações
19.494
Pontos
744
Tem problemas sim, o principal eh a folha de pagamento mesmo. Mas não acho q deva diminuir...assim, teoricamente universidade pública Aqui no Brasil eh um oasis da educação. Deveria é investir em mesma escala no fundamental, mas sem tirar. Agora sobre o aluno chegar despreparado, pelo menos nas públicas e nos cursos maiores e mais sérios eu acho IMPOSSIVEL uma pessoa despreparada chegar e se formar. Agora nas particulares qualquer um se forma.

Enviado de meu SM-G970F usando o Tapatalk
impossível. O brasil gasta de mais com faculdade para pouco resultado. Valeria muito mais a pena investir no fundamental.
Brasil gasta mais que a coreia do sul com cada aluno na faculdade. Não faz sentido nenhum.

Agora sobre o aluno chegar despreparado, pelo menos nas públicas e nos cursos maiores e mais sérios eu acho IMPOSSIVEL uma pessoa despreparada chegar e se formar
Não devem formar nem 20% do que entra, puro desperdício de dinheiro público. Tive um professor no primeiro período que reprovou 98% da sala.
Tive professor que SEMPRE reprovava 50% da sala, era até piada isso.
 

B.D. Joe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.229
Reações
17.195
Pontos
1.053
impossível. O brasil gasta de mais com faculdade para pouco resultado. Valeria muito mais a pena investir no fundamental.
Brasil gasta mais que a coreia do sul com cada aluno na faculdade. Não faz sentido nenhum.


Não devem formar nem 20% do que entra, puro desperdício de dinheiro público. Tive um professor no primeiro período que reprovou 98% da sala.
Tive professor que SEMPRE reprovava 50% da sala, era até piada isso.
Mas aí não tá o gasto do aluno, deve tá o gasto operacional da facul que eh sim MUITO alto não só pelo número de unidades mas tbm pelo emprego vitalício. O q eu posso dizer eh q a época da vaca gorda passou e agora o castelo está desmoronando, vamos ver pra onde isso vai...

Enviado de meu SM-G970F usando o Tapatalk
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.518
Reações
33.033
Pontos
1.674
1-Gastamos MUITO mais com ensino superior que básico.
Temos gastos de quase 1° mundo POR ALUNO em termos de superior, gastamos mais que Itália por exemplo.

Tudo isso pra sustentar meio mundo de ze droguinha de DCE e cursando 300 inutilidades de cursos com suas oficinas de siririca e monografia sobre BBB com funk.
Vou nem comentar os professor funça encostado ganhando fortuna.


2-Cotas
Uma aberração da natureza, já não basta investir m**** nenhuma no ensino base, ai quer resolver 18 anos de m**** do estudante enfiando na força na faculdade. Melhor ainda, faz isso tirando outro moleque que era mais capacitado.
E essa aberração é sem limites, começou pra negros(não importa se tua familia tem 10 bilhções de grana, se for negro ganha privilégio), ai foi pra indios, pardos, MULHERES, etc.



Falar a verdade eu podia continuar enumerando merdas, mas é impossível o fazer sem topar política e como esse câncer da humanide chamado esquerda cagando tudo.
Governo passou décadas ai com a unica função de criar numero e formar militâncias de dedo no cu de gritaria.
Resultado ta ai, ensino m****, todavia cheio de militante dedo no cu.



O que posso falar que a solução é simples.
-Pode tirar 70% dos recursos do superior e coloca no fundamental
-Coloca maior foco em escolas técnicas com focos em coisas ÚTEIS(quimica, eletronica, eletrotécnica, engenharias) e não bostas como biblioeconomia, história, filosofia
-Deixa magia acontecer.

Com evolução das escolas bases, muito aluno até com grana vai pra algumas publicas, salvando posteriormente para investir talvez num superior Privado(já que agora as melhores reputações vão pra eles já que federais/estaduais perderão muito peso)
Se ele não tiver grana ele vai atras das federais restantes ou bolsas e é isso.
 

carlos222

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.521
Reações
19.494
Pontos
744
1-Gastamos MUITO mais com ensino superior que básico.
Temos gastos de quase 1° mundo POR ALUNO em termos de superior, gastamos mais que Itália por exemplo.

Tudo isso pra sustentar meio mundo de ze droguinha de DCE e cursando 300 inutilidades de cursos com suas oficinas de siririca e monografia sobre BBB com funk.


2-Cotas
Uma aberração da natureza, já não basta investir m** nenhuma no ensino base, ai quer resolver 18 anos de m** do estudante enfiando na força na faculdade. Melhor ainda, faz isso tirando outro moleque que era mais capacitado.
E essa aberração é sem limites, começou pra negros(não importa se tua familia tem 10 bilhções de grana, se for negro ganha privilégio), ai foi pra indios, pardos, MULHERES, etc.



Falar a verdade eu podia continuar enumerando merdas, mas é impossível o fazer sem topar política e como esse câncer da humanide chamado esquerda cagando tudo.
Governo passou décadas ai com a unica função de criar numero e formar militâncias de dedo no cu de gritaria.
Resultado ta ai, ensino m****, todavia cheio de militante dedo no cu.



O que posso falar que a solução é simples.
-Pode tirar 70% dos recursos do superior e coloca no fundamental
-Coloca maior foco em escolas técnicas com focos em coisas ÚTEIS(quimica, eletronica, eletrotécnica, engenharias) e não bostas como biblioeconomia, história, filosofia
-Deixa magia acontecer.

Com evolução das escolas bases, muito aluno até com grana vai pra algumas publicas, salvando posteriormente para investir talvez num superior Privado(já que agora as melhores reputações vão pra eles já que federais/estaduais perderão muito peso)
Se ele não tiver grana ele vai atrasar das federais restantes ou bolsas e é isso.
Concordo plenamente.
E concentrar os investimento em ensino superior em uma faculdade por estado. Não tem pq ter 20 faculdades por estado. Deixa uma faculdade com orçamento grande, melhores professores, melhores alunos tudo em só lugar.
 

B.D. Joe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.229
Reações
17.195
Pontos
1.053
1-Gastamos MUITO mais com ensino superior que básico.
Temos gastos de quase 1° mundo POR ALUNO em termos de superior, gastamos mais que Itália por exemplo.

Tudo isso pra sustentar meio mundo de ze droguinha de DCE e cursando 300 inutilidades de cursos com suas oficinas de siririca e monografia sobre BBB com funk.
Vou nem comentar os professor funça encostado ganhando fortuna.


2-Cotas
Uma aberração da natureza, já não basta investir m** nenhuma no ensino base, ai quer resolver 18 anos de m** do estudante enfiando na força na faculdade. Melhor ainda, faz isso tirando outro moleque que era mais capacitado.
E essa aberração é sem limites, começou pra negros(não importa se tua familia tem 10 bilhções de grana, se for negro ganha privilégio), ai foi pra indios, pardos, MULHERES, etc.



Falar a verdade eu podia continuar enumerando merdas, mas é impossível o fazer sem topar política e como esse câncer da humanide chamado esquerda cagando tudo.
Governo passou décadas ai com a unica função de criar numero e formar militâncias de dedo no cu de gritaria.
Resultado ta ai, ensino m****, todavia cheio de militante dedo no cu.



O que posso falar que a solução é simples.
-Pode tirar 70% dos recursos do superior e coloca no fundamental
-Coloca maior foco em escolas técnicas com focos em coisas ÚTEIS(quimica, eletronica, eletrotécnica, engenharias) e não bostas como biblioeconomia, história, filosofia
-Deixa magia acontecer.

Com evolução das escolas bases, muito aluno até com grana vai pra algumas publicas, salvando posteriormente para investir talvez num superior Privado(já que agora as melhores reputações vão pra eles já que federais/estaduais perderão muito peso)
Se ele não tiver grana ele vai atras das federais restantes ou bolsas e é isso.
Acho errado tirar a importancia de outros cursos. Eles já tem verbas menores principalmente de financiamento e projeto dado a importância da área. Ainda eh alto? Talvez sim.
Mas tipo um engenheiro ou arquiteto vai custar X pro estado e depois abrir seu próprio consultório/escritório e pronto.
Um professor de história vai custar X/10 e depois dar aula em escola pública.
Teria q ter um método igual residência pra esses cursos de alto investimento também, se não a balança retorno/investimento fica descompensada

Enviado de meu SM-G970F usando o Tapatalk
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.518
Reações
33.033
Pontos
1.674
Acho errado tirar a importancia de outros cursos. Eles já tem verbas menores principalmente de financiado e projeto dado a importância da área.
Mas tipo um engenheiro ou arquiteto vai custar X pro estado e depois abrir seu próprio consultório e pronto.
Um professor de história vai custar X/10 e depois dar aula em escola pública.
Teria q ter um método igual residência pra esses cursos de alto investimento também, se não a balança retorno/investimento fica descompensada

Enviado de meu SM-G970F usando o Tapatalk
Tem de ter a mesma importância que locais privados dão. Universidades privadas dão pouca importância, menor numero de vagas e até mensalidade mais baratas para o mesmo.
É oferta e demanda. Se tem 1 bilhão de cursos de direito porque temos 1 bilhão de burocracias e concursos que pedem direito. Ou seja, ajuste em cima que as universidades se adaptarão.
O pais precisa de tal coisa, gera-se ajuste de vagas/investimento superior baseado nisso.

É PRA TIRAR importância, cursos NÃO SÃO IGUAIS, não tem importâncias iguais e nem necessidades iguais.
Tem de valorizar o que é pra ser valorizado, seja tecnologia informação, seja medicina, seja civil, seja elétrica, seja agronomia etc.

Lembrando que tirar importância não é ZERAR importância, vai reduzir ai nicho quase insignificante que ele tem para com o desenvolvimento do país.

Se eventualmente quando reduzir vertiginosamente pessoas para ocupar vagas professor de história, ai automaticamente serão bem mais valorizados os restantes, os cursos muito mais concorridos, formando melhores e talvez até aumentando número de cursos.
É assim que anda.

O investimento tem de estar na base, ela é universal. O superior é pra ser auto-regulado de acordo com estágio de desenvolvimento da nação e não querer manter certas proporções a força de certos cursos.
Só vai gerar os dedo no cu.
 

Sic Parvis Magna

The Intelligent Investor
Mensagens
17.709
Reações
10.860
Pontos
1.479
Falo do panorama desde 2010. Naquela época de 2010-2015 a capes atrasava algumas bolsas sim, hoje é o único órgão que extendeu os pagamentos por 6 meses devido ao covid.

Porque é relevante pra discussão se a Capes atrasava bolsa há 6 anos atrás?

E você escreveu:

Capes desde 2013 sempre paga uns meses com atraso.

Já tem no mínimo 3 anos que ela não atrasa bolsa.
 

Ghim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.296
Reações
17.797
Pontos
1.174
universidade tem o paradoxo de ao mesmo tempo ser supervalorizada e banalizada

é banalizada pq pessoal inventa curso pra tudo e pra qualquer coisa, e toda a hora tem uma universidade pipocando
mas é supervalorizada pq nego acho que qualquer curso é super mega importante, todo o real investido em uma universidade pública gera enormes benefícios, que o futuro da nação passa por investimento na universidade

só que do que adianta investir em universidade se nego vai lá pra fumar maconha e combater o capitalismo? ou publicar um estudo sobre sexo com travestis nos banheiros de Salvador?

muito melhor fazer curso técnico de enfermagem do que uma faculdade de História, e eu falo isso amando História.
 

goemon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.927
Reações
340
Pontos
1.069
O problema é que o estado gasta demais com faculdade.
Deveria cortar 50% da verba da educação superior e colocar tudo no ensino fundamental. Não adianta nada ter um monte de faculdades públicas no meio do nada, com um monte de alunos entrando sem o conhecimento necessário.
Deveria só ter uma faculdade pública por estado. ficaria muito mais fácil assim.
Basicamente toda verba da faculdade vai para pagar funcionários/professores não tem como se fazer pesquisa de qualidade sem equipamento e estrutura física.

Só aqui no RJ: UERJ, UFF, UFRJ, CEFET, UEZO , IFF, UNIRIO ,UFRRJ essas são as que sei de cabeça, maioria caindo aos pedaços.
Faculdade pública hoje é cabide de emprego de concursado.

Educação básica é responsabilidade de estados e municípios. A união pode até aumentar o repasse, mas é responsabilidade do estado.
Isso gera um monte de distorções tipo estados do nordeste tendo melhores escolas que os do sudeste, que são mais ricos.

Com relação a faculdade, acho que a porcentagem do pib que é investida é bem menor que países tipo coreia do sul e afins. Tem que confirmar.
 

B.D. Joe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.229
Reações
17.195
Pontos
1.053
Porque é relevante pra discussão se a Capes atrasava bolsa há 6 anos atrás?

E você escreveu:



Já tem no mínimo 3 anos que ela não atrasa bolsa.
Vc está certo amigo me equivoquei.

Enviado de meu SM-G970F usando o Tapatalk
 

B.D. Joe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.229
Reações
17.195
Pontos
1.053
Porque é relevante pra discussão se a Capes atrasava bolsa há 6 anos atrás?

E você escreveu:



Já tem no mínimo 3 anos que ela não atrasa bolsa.
Eu quis trazer um panorama de quando a época das vacas gordas acabou, que foi pós 2013.

Enviado de meu SM-G970F usando o Tapatalk
 

Flea.

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.068
Reações
20.632
Pontos
1.144
universidade é fabrica de esquerdista, por mim destruía tudo e voltava pra raiz com as escolásticas, essas faculdades são coisa de siririquento feministo
 

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.273
Reações
50.412
Pontos
1.539
Faculdade publica tinha que acabar, basta vc ver o custo da faculdade publica e comparar com a particular, qual o custo por aluno? Faz o programa de bolsas para o aluno realmente pobre que não pode pagar, faz financiamento estudantil e por ai vai, o custo pro estado vai ser muito menor, hoje vc tem alunos ai na faculdade publica que no curso de 4 anos demora 8 pra se formar, e o estado ali bancando, cara que reprova em todas as materias que faz e ali na boa, na bolsa vc pode controlar isso, se o cara reprovar assim perde a bolsa, vc tem o ENADE pra avaliar as faculdades, pra avaliar os cursos, faz nota de corte pra faculdade poder se credenciar, se não tiver a nota minima não pode ganhar alunos com bolsas, faz um sistema pras faculdades particulares terem excelencia no ensino e com um custo bem menor.

Reportagem da USP:

.

"Entre 2013 e 2015, o custo médio anual por estudante em universidades privadas sem e com fins lucrativos foi de aproximadamente R$ 12.600 e R$ 14.850, respectivamente. Em universidades federais, a média foi de R$ 40.900. Universidades públicas estaduais custam menos do que as federais, mas ainda são muito mais caras do que as privadas, custando aproximadamente R$ 32.200. O custo por aluno dos institutos federais é de aproximadamente R$ 27.850. O custo por aluno em universidades federais é de duas a três vezes superior ao custo em instituições privadas."

Tá ai, custo de 2 a 3 vezes maior na faculdade publica do que na privada, o que explica esse custo brutal a mais na faculdade publica?
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
Faculdade publica tinha que acabar, basta vc ver o custo da faculdade publica e comparar com a particular, qual o custo por aluno? Faz o programa de bolsas para o aluno realmente pobre que não pode pagar, faz financiamento estudantil e por ai vai, o custo pro estado vai ser muito menor, hoje vc tem alunos ai na faculdade publica que no curso de 4 anos demora 8 pra se formar, e o estado ali bancando, cara que reprova em todas as materias que faz e ali na boa, na bolsa vc pode controlar isso, se o cara reprovar assim perde a bolsa, vc tem o ENADE pra avaliar as faculdades, pra avaliar os cursos, faz nota de corte pra faculdade poder se credenciar, se não tiver a nota minima não pode ganhar alunos com bolsas, faz um sistema pras faculdades particulares terem excelencia no ensino e com um custo bem menor.

Reportagem da USP:

.

"Entre 2013 e 2015, o custo médio anual por estudante em universidades privadas sem e com fins lucrativos foi de aproximadamente R$ 12.600 e R$ 14.850, respectivamente. Em universidades federais, a média foi de R$ 40.900. Universidades públicas estaduais custam menos do que as federais, mas ainda são muito mais caras do que as privadas, custando aproximadamente R$ 32.200. O custo por aluno dos institutos federais é de aproximadamente R$ 27.850. O custo por aluno em universidades federais é de duas a três vezes superior ao custo em instituições privadas."

Tá ai, custo de 2 a 3 vezes maior na faculdade publica do que na privada, o que explica esse custo brutal a mais na faculdade publica?
As particulares precisam de uma forte reformulação, especialmente na cobrança dos alunos. Quase todas, independente do curso, é, praticamente, pagou, passou.
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
56.053
Reações
106.095
Pontos
1.824
Tudo isso por que as faculdades simplesmente ignoram as demandas do Mercado.
E como são "gratuitas", não existe incentivo em otimizar isso pra atende essa demanda, ainda mais nesse país amaldiçoado onde até o Mercado está comprometido pelo Estado.

Mas existe também a questão do aluno, se ele tem afinidade por tal matéria.
Teatro, pintura, essa área artística ou "humana", que em um país falido como esse nosso, não seriam tidos como algo útil.
Essas pessoa não teriam faculdade.
Se bem que, pra se tornar um bom ator, pintor, não existe necessidade de ir a uma faculdade, existem cursos especializados para isso.
 
Topo Fundo