O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Nintendo quebra o recorde de maior lucro operacional obtido em um ano fiscal por um fabricante de console (5,86 bilhões de dólares) + 84 milhões de un

ludex

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.847
Reações
6.230
Pontos
1.069
Switch com bundle de MK8 eu tenho certeza absoluta que vi por $300, mas talvez fosse preço de Black Friday

E agora que o Switch já praticamente bateu as vendas do 3DS + Wii-U pra compensar ser só 1 video-game, já ficou lindo pra Nintendo. Agora é ver quanto tempo pra bater os numeros do PS4. Nintendo deu a volta por cima com força depois das vendas horríveis do Wii-U e decepcionantes do 3DS.

Nao deve virar o portátil mais vendido da história da Nintendo, mas considerando o Switch Pro fim do ano + corte no preço, tem boas chances de ficar em 2o lugar, atrás somente do DS. Eu achava que as olimpíadas no Japao ainda dariam um boost a mais, mas considerando que vai ser meio "esquisita" no sentido de turistas, talvez nao afete tanto assim.

A parte triste é nao ver isso (lucro recorde + 1 plataforma somente para focar) sendo traduzido em mais jogos novos feitos pra ele. Ficar vendo marmitas do Wii-U sendo celebradas por gente que ironizava marmitas sendo vendidas nos outros video-games é ironico no mínimo. Se ao menos tivesse acompanhado isso com uma quantidade boa de jogos novos por ano, taria tudo bem. Se for pegar 3DS + Wii-U, a gama de opçoes de jogos novos feitos pela Nintendo era muito melhor, tanto na variedade quanto na frequencia de lançamento.
 

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.722
Reações
22.480
Pontos
1.129
Sim.

Mas estava me referindo às diferenças de lucro, e não de faturamento. Embora, claro, uma coisa tenha correlação com a outra.

Até então, imaginava-se que a Nintendo, a despeito de faturar menos, lucrava mais porque seu ecossistema é construído pra servir de vitrine First Party, subtipo de jogo que supostamente possuiria uma margem de lucro maior, enquanto a Sony, por possuir um perfil SNESiano (first em torno de 20% das vendas totais de software), com uma saída total de games cavalar, mas a maioria Third Party (como o Super Nintendo, repetindo e guardadas as proporções de época e público alvo), não atingiria as mesmas margens de lucros por estar restrita aos 30% de royalities, supostamente menos abonadores.


Hoje sabemos que não. A Sony lucra menos no status atual porque investe mais e porque perde dinheiro em Hardware, o operating profit total que ela tira com First Party não está muito distante do da Nintendo, embora tenha um perfil de SNES (cerca de 20% do total de games vendidos são IPs próprias), e a Nintendo pós N64 tenha estabelecido o estilo de negócio de mais de 50% dos games vendidos produzidos pela Platform Holder (FP)

Visualizar anexo 186441

(como a concorrência interna do N64 pra frente é baixa, pelo privilégio a games de linhagem própria, a proporção de vendas de First Party explodiu. Exceção foi o Gamecube, console com bom suporte third, e, como consequência matemática óbvia, os games da Nintendo passaram a compor menos do total de jogos vendidos na plataforma, mais a par com um Playstation. Imaginava-se esse ratio alto de FP mais lucrativo na proporção, hoje sabemos que não)


Fica assim então para 2019:

LUCRO COM FP DA SONY: 1.269 bi
LUCRO COM FP DA NINTENDO: 1.866 bi
(relativamente próximos, mais que o que se esperava)

Seguindo as demais faixas:

LUCRO COM TP DA SONY: 1.614 bi
LUCRO COM TP DA NINTENDO: 324
(adequado ao que se esperava)

LUCRO DA SONY COM SERVIÇOS: 1176
LUCRO DA SONY COM SERVIÇOS: 79



A Nintendo tem ainda lucro com Mobile, 60 milhões de doletas, que ela apõe aos seus relatórios financeiros, e a Sony, que também possui a divisão, não inclui esses dados. Mas vamos deixar assim


Até aqui, a Sony estaria com 4.059 bi, e a Nintendo com 2.329 bi (somando Mobile no meio), pouco mais da metade. Mas a Sony perde dinheiro com hardware, nesse ano aí foram 1.702 bi, enquanto a Nintendo ganha, escanchelando as diferenças


Não é porque vende games próprios a 60 dólares Full Price que a Nintendo ultrapassa a Sony em lucros, e sim porque a Sony perde dinheiro por unidade de console vendida, se seus consoles não fossem subsidiados, a situação inverteria-se.



Outras conclusões desses números, reforçando, extraídas da subtração entre Revenue, Gross Profit e Operating Profit, e entendendo o conceito desses termos, retornar ao post acima, com as tabelas ao lado:

  • Os jogos da Nintendo são realmente baratos de se produzir. O orçamento para a lineup first é menor, na comparação com a Sony
  • Mas são mais caros de manufaturar e embalar

  • A line up first da Sony é mais cara
  • Mas é mais barata de manufaturar e embalar, isso quando ela o faz, dado o ratio alto de Digital
- A Nintendo gasta muito pra distribuir, e provavelmente gasta mais em marketing que a Sony, e tem um setor operacional menos eficaz


Como sabemos que o investimento de P&D da Sony é maior, sobra um lucro menor

Até então, dizia-se que os lucros superiores da Nintendo se deviam majoritariamente a vender games próprios a grandes proporções a preço cheio (não estou falando que é sua opinião específica, e sim que essa era uma narrativa possível, que eu mesmo aventava verossímil). Não é por isso, ela lucra quase igual à Sony com First Party.

A narrativa que o XINTSUAI citou então está correta

Entretanto, o dia que a Nintendo virar full digital, e fidelizar seus clientes em serviços, ela toma a dianteira, mesmo que lucre aproximadamente o mesmo em FP que a Sony, e mesmo na eventualidade de ela passar a perder dinheiro por hardware, ou a concorrente a ganhar

A questão quando se compara os relatórios fiscais de Sony e Nintendo sempre foi o porquê do lucro da Sony ser tão menor do que o da Nintendo, mesmo com uma receita tão maior. Pegando os números do ano fiscal de 2019:

Nintendo
Receita: $12.13 bi
Lucro: $3.13 b

Sony
Receita: $18.19 bi (6 bi a mais)
Lucro: $2.19 bi (1 bi a menos)

para referência, dados deste último ano fiscal
Nintendo
Receita: $16 bi
Lucro: $5.8 bi

Sony
Receita: $25
Lucro: $3.2 bi

Uma narrativa típica era que isto era resultante do perfil dos 1P da Nintendo. Seriam jogos baratinhos para serem produzidos que vendem muito por preços muito altos, enquanto os jogos da Sony seriam superproduções muito caras e que dariam bem menos lucro. Creio ser esta narrativa que o Xint aventava quando ele disse:

Switch tecnicamente está umas 3 gerações atrás, isso faz com que seus games tb de modo geral sejam mais simples e tenham produções mais baratas. Mas ambas as empresas praticam preços bem similares.

Entretanto, como podemos ver pelos dados estimados pela Microsoft, esta narrativa não se sustenta. A diferença entre receita e gross profit de 1P entre Nintendo (262 mi) e Sony (330 mi) é de apenas 70 milhões de dólares.

Ainda que esgarcemos esta diferença ao máximo, imaginando que a Sony gastou tudo com desenvolvimento e a Nintendo gastou tudo com manufatura de cartucho (em outras palavras, zero com desenvolvimento), ainda assim estaríamos falando de uma diferença de $330 milhões de dólares, insuficiente para explicar os 7 bi de diferença entre lucro e receita de ambas.

Por isso eu repito, esta diferença está mesmo na venda de conteúdo third-party (jogos e microtransações) nas lojas virtuais. Receita da Sony em tal categoria foi de $ 8.5 bi, com um lucro de $1.6 bi (diferença de $6.9 bi), já os números da Nintendo são $820 mi e 320 mi (diferença de $500 mi). Fazendo a conta, estamos falando de 6.4 bi de diferença, 90% daqueles $7 bi.

E isto acontece porque as lojas virtuais são... lojas, contabilizando 100% do dinheiro gasto pelos consumidores com produtos de terceiros. Perceba que não faz sentido comparar com o SNES, já que tal console não tinha loja virtual e nem microtransações (responsáveis por cerca de 60% da receita da Sony na Playstation Store).




Também podemos analisar apenas o perfil do lucro de ambas, mas creio que isto caberia em um tópico próprio. Primeira observação que eu faria é que Nintendo e Sony estão em momentos diferentes do ciclo de geração, uma com uma base instalada plenamente realizada (portanto, vendendo mais jogo) mas investindo pesadamente no console de nova geração (portanto, gastando mais com R&D), enquanto a outra ainda está construindo a base instalada de seu atual console (Switch neste último ano fiscal vendeu 50% do que havia vendido entre 2017-2020).
 

Kobaia

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.409
Reações
4.712
Pontos
1.299
Switch com bundle de MK8 eu tenho certeza absoluta que vi por $300, mas talvez fosse preço de Black Friday

E agora que o Switch já praticamente bateu as vendas do 3DS + Wii-U pra compensar ser só 1 video-game, já ficou lindo pra Nintendo. Agora é ver quanto tempo pra bater os numeros do PS4. Nintendo deu a volta por cima com força depois das vendas horríveis do Wii-U e decepcionantes do 3DS.

Nao deve virar o portátil mais vendido da história da Nintendo, mas considerando o Switch Pro fim do ano + corte no preço, tem boas chances de ficar em 2o lugar, atrás somente do DS. Eu achava que as olimpíadas no Japao ainda dariam um boost a mais, mas considerando que vai ser meio "esquisita" no sentido de turistas, talvez nao afete tanto assim.

A parte triste é nao ver isso (lucro recorde + 1 plataforma somente para focar) sendo traduzido em mais jogos novos feitos pra ele. Ficar vendo marmitas do Wii-U sendo celebradas por gente que ironizava marmitas sendo vendidas nos outros video-games é ironico no mínimo. Se ao menos tivesse acompanhado isso com uma quantidade boa de jogos novos por ano, taria tudo bem. Se for pegar 3DS + Wii-U, a gama de opçoes de jogos novos feitos pela Nintendo era muito melhor, tanto na variedade quanto na frequencia de lançamento.

Acredito que as equipes internas irão passar por um processo de adaptação terão de crescer pra voltar a produzir o que era feito no 3DS. Não que eu ache que poderia ter muito mais coisa à essa altura, mas creio que o motivo seja esse.
Aparentemente a Nintendo tem contratado bastante nos ultimos anos e a tendência é formarem times maiores pra lidarem com cada franquia.
Até por isso estão usando, até demais, das marmitas. E a melhor notícia a respeito disso foi dada num Q&A pros investidores em algum ano aí, dos planos de fazer essa Nintendo Account atual permanente daqui pra frente, carregando as compras, significando que provavelmente teremos retro e também que um dia não vai ter mais marmita pra encher calendário.

Daí entraremos pra Era dos Remakes kkk.
 

ludex

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.847
Reações
6.230
Pontos
1.069
Acredito que as equipes internas irão passar por um processo de adaptação terão de crescer pra voltar a produzir o que era feito no 3DS. Não que eu ache que poderia ter muito mais coisa à essa altura, mas creio que o motivo seja esse.
Aparentemente a Nintendo tem contratado bastante nos ultimos anos e a tendência é formarem times maiores pra lidarem com cada franquia.
Até por isso estão usando, até demais, das marmitas. E a melhor notícia a respeito disso foi dada num Q&A pros investidores em algum ano aí, dos planos de fazer essa Nintendo Account atual permanente daqui pra frente, carregando as compras, significando que provavelmente teremos retro e também que um dia não vai ter mais marmita pra encher calendário.

Daí entraremos pra Era dos Remakes kkk.

Já entramos na era dos remakes, só ver Pokemon que intercala jogo novo em um ano e remake no outro (fora os spin-offs).

Eu nao entendo muito bem esse lance de processo de adaptaçao, mas mesmo que mantivessem exatamente o mesmo tamanho de equipes da era 3ds/wii-u, deveria ser o suficiente pra suprir a plataforma deles com jogos novos, pelo menos na mesma quantidade que era antigamente ou próximo disso.

É triste que até agora o unico jogo novo relevante que o Switch tem no ano é Monster Hunter, um jogo que nem é da Nintendo. Vao ter o Pokemon remake fim do ano que dá uma sobrevida, mas eu acho isso muito pouco pra se contentar.

Esse lance de retro por conta da nintendo account eu vou esperar pra ver, pq pode ser um caso tipo PS3 -> PS4, onde voce continua tendo os jogos registrados na sua conta, mas nao pegava a retro. E mesmo assim, seria algo só pro sucessor, que deve demorar ainda uns 2 anos pra sair pelo menos.
 

Labuha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.309
Reações
4.652
Pontos
944
Assim que o Switch foi lançado eu comprei um, juntamente com Zelda. Pouco tempo depois, comprei Mario Kart 8 DX, e outros jogos em seguida.

Aí então caí na real, decidi vender o console e comprei um Xbox One S. Jogar em um Xbox é muito mais em conta. Sem comparação.

Parabenizo para a Nintendo pelo seu resultado, e também respeito seus consumidores, mas tenho muito orgulho em dizer que não contribuí com nenhum centavo para o resultado recorde deste ano fiscal.
Pois é, já eu contribui com uns 3 mil.
 


extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.213
Reações
47.246
Pontos
1.599
Também, vendendo aquele tablet da xuxa com hardware de calculadora a 300 dólares não tem como não ter lucros exorbitantes.

Deve gastar o que pra produzir o switch? Uns 10 dólares?
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.307
Reações
22.692
Pontos
803

Não. Estamos tratando especificamente da diferença entre os lucros de ambas:

estava me referindo às diferenças de lucro, e não de faturamento.

... os desníveis entre Revenue e Profit dos relatórios da Sony é assunto superado, tendo eu respondido um “sim” no início de meu post, ao sinalizar concordância quanto à questão do varejismo em seu quote

Sim.

Mas estava me referindo às diferenças de lucro, e não de faturamento.

O elemento que define a diferença final de lucro entre ambas é o subsídio de hardware por parte da Sony, dentro do conjunto de expectativas prévias.

Mastigando os dados, pra ficar fácil de entender o impactante principal, suspeitava-se, antes dos vazamentos em julgado:

a) Que a Nintendo gastasse mais dinheiro em distribuição
b) Que a Nintendo perdesse dinheiro em packaging e ratio digital/físico
c) Que desvios de operações financeiras em retailers tirassem-lhe abonos

Todos esses elementos são detrimentais ao lucro da Nintendo, foram confirmados, e ainda assim a Nintendo lucra mais. Por quê?

Adiante, suspeitávamos:


d) Que a Sony gastasse menos dinheiro em packaging e ratio digital/físico
e) Que a Sony gastasse menos dinheiro em distribuição


Ambos incrementais à razão de lucros da Sony, foram fortemente sugeridos nas tabelas, e, mesmo com isso, quem lucra mais é a Nintendo. Por quê?


Seguindo, suspeitávamos, ou garantíamos:

a) Que a Sony lucrava MUITO mais com Third Party
b) Que a Sony lucrava MUITO mais com Serviços


São dois elementos incrementais ao lucro da Sony, foram confirmados anteontem às últimas vírgulas das porcentagens por TP, e ainda assim é a Nintendo que está lucrando mais. Por quê?


Você, inadvertidamente, ao sublinhar a questão do varejismo, elenca a diferença de expensa entre Revenue e Profit em TP da Sony como um contra-argumento a seu próprio ponto, e me dá razão. A diferença entre revenue e profit em TP da divisão Playstation está superada, mas, no final da cadeia de números, a Sony lucrou, e lucro foi o tema de meu post, 1 bi e 600 mi com varejismo, e a Nintendo 324 mi, são 1.3 bi de diferença, como é possível ainda assim a Nintendo lucrar mais no total?



Seguindo, suspeitávamos:

a) Que os games da Sony são mais caros

Também confirmado ontem, provável que ela tenha gastado o dobro em pipeline first party em 2019, num ano mais magro (atípico), vs a Nintendo, num também atípico ano gordo.


Mas, conforme sabíamos, o Playstation tem um perfil SNES/NESiano, por isso a referência a isso, de ~20% de proporção de vendas First Party, dado o alto volume de High Quality Software total, first e third, pela inundação de games próprios e terceiros, e talvez puxasse o ratio da contribuição de lucro per IP própria pra baixo. Esperava-se, conforme seu post sugeriu, que o tal do varejismo então alavancasse horrivelmente os lucros do Playstation, talvez até algo próximo de 80/20, mas, no fim das contas, a Sony não lucra tão menos com First do que lucra com Third, lucra bem com ambos, e, para o susto de todos, ainda assim, é a Nintendo quem lucra mais no final. Ora, por quê?


A causa de maior impacto nessa diferença de lucro entre ambas é o subsídio de Hardware, entre parênteses na tabela do julgamento, porque há perdas para a Sony no item. Ela sangrou 1.7 bilhão com isso, enquanto a Nintendo lucrou 300 mi, dando um saldo negativo para o Lucro Total de 2 bilhões.


Isso é:

a) Quatro vezes mais que a diferença de lucro entre First Party Nintendo e First Party Sony, portanto me parece um elemento mais forte nessa determinação
b) Come, sozinho, todo o saldo positivo de lucro com Third Party + Serviços que a Sony tem de vantagem para Nintendo


Pra piorar, esperava-se que:

a) A Nintendo lucrasse MUITO mais com First Party, dada a inflexão de precificação que seu ecossistema de escassez de High Quality Software incorre, desaguando no alto volume de vendas de seus games próprios, que são praticamente os únicos dentro da plataforma com alto potencial de vendas, não dando competição ao attach-rate final

O que não se confirmou nos vazamentos, ela não lucra tão mais com esses games FP, deixando o subsídio de hardware confortavelmente no trono da etiologia, o que, somado ao gasto maior em R&D por parte da Sony, complementa meu argumento de que ela lucra menos também porque “investe mais”.


Por isso eu repito, esta diferença está mesmo na venda de conteúdo third-party (jogos e microtransações) nas lojas virtuais.

Já disse no corte acima, mas só pra sublinhar, não estava tratando da diferença entre Revenue e Profit da Sony, e sim da diferença de lucro entre ambas. O que fica para o tema “lucro” é que, entre o desgaste de Receita e Caixa Líquido para o setor, sobra um numerário maior, que mesmo assim não se faz suficiente no final





Essa é a narrativa acessória, agora “oficialmente” confirmada. A Sony gasta mais pra desenolver. Se me fiz entender que isso era o primordial pra diferença de lucro (meu ponto), me retrato aqui, creio ter deixado claro que o subsídio de hardware e o R&D são os maoires impactantes, embora isso também tenha uma influência importante

Seguindo, se o Xint quis dizer que ter jogos mais caros é o elemento principal para a diferença entre Revenue e Profit da Sony, seu ponto, eu me retrato por ele, é o varejismo mesmo.



Perceba que não faz sentido comparar com o SNES, já que tal console não tinha loja virtual

Já bem descrito acima o motivo da citação ao SNES, mas deixo esse quote aqui pra demonstrar que se insistiu em tratar a diferença entre Faturamento e Lucro da Sony nesse seu parágrafo, sendo que eu tratava da diferença de Lucro entre Sony e Nintendo. Para o primeiro caso, a ausência de loja virtual impactaria negativamente os lucros dum Playstation, para o segundo, positivamente. Isso significa que ter loja virtual funcional e difundida faz o Playstation lucrar ainda mais, mas mesmo assim quem lucra mais no final é a Nintendo, por isso é que essa sua referência a ter loja virtual serve a meu argumento. Apesar dela, a Sony lucra menos, já que as causas de mais impacto para isso são subsídio a hardware, maior investimento em P&D, e, em menor escala, ter jogos mais caros. O custo mais alto em pipeline first da Sony talvez seja compensado pelo custo mais baixo em pipeline first da Nintendo, valores superavitários da Nintendo com devem isso podem se equivaler aos deficitários da Sony com a coisa, já que em 2019 deve ter sido 2x mais, embora eu suspeite que em 2020 por exemplo essa proporção seja maior


Ciclos da plataforma

Obviamente, mas, como você mesmo disse num post por aí, dá pra se basear nos números de 2019 e nos precipitármos aos de 2020.

Sabemos quantos FP Nintendo vendeu a mais ano passado, a Sony vendeu mais ou menos a mesma coisa, com a diferença de que, talvez, a precificacões maiores. Ela vendeu mais TP também. Ainda assim, o lucro da Sony foi maior em 2020 que em 2019, mas, mesmo com todos esses tensores a seu favor, a Nintendo lucrou mais. Muitíssimo provavelmente, se vazasse umas tabelas dessas do Apple vs Epic para ano passado, como vazou-se o retrasado, veríamos a causa de a Sony lucrar menos mantida: a diferença com lucro entre FP de ambas estaria aproximadamente mantida; veríamos a Sony lucrando mais com Serviços e TP; e, ainda assim, a Nintendo lucrando mais, porque a Sony perde 150 dólares por PS5 vendido no ano (600 mi só nisso), os lucros com Hardware da Nintendo estariam aumentados, pela simplificação das produções e maiores margens e vendas totais mais altas de SKUs, porque a Sony investe mais, e porque, como último impactante, seus games, especialmente em 2020, custam muito mais caro.
 

Hitmanbadass

You can't handle the truth!
VIP
Mensagens
23.765
Reações
51.827
Pontos
1.564
O que a Nintendo faz com os Nintendistas é mto pior do que a Apple com seus fãs. Nunca vi.
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.307
Reações
22.692
Pontos
803
Não. Estamos tratando especificamente da diferença entre os lucros de ambas:



... os desníveis entre Revenue e Profit dos relatórios da Sony é assunto superado, tendo eu respondido um “sim” no início de meu post, ao sinalizar concordância quanto à questão do varejismo em seu quote



O elemento que define a diferença final de lucro entre ambas é o subsídio de hardware por parte da Sony, dentro do conjunto de expectativas prévias.

Mastigando os dados, pra ficar fácil de entender o impactante principal, suspeitava-se, antes dos vazamentos em julgado:

a) Que a Nintendo gastasse mais dinheiro em distribuição
b) Que a Nintendo perdesse dinheiro em packaging e ratio digital/físico
c) Que desvios de operações financeiras em retailers tirassem-lhe abonos

Todos esses elementos são detrimentais ao lucro da Nintendo, foram confirmados, e ainda assim a Nintendo lucra mais. Por quê?

Adiante, suspeitávamos:


d) Que a Sony gastasse menos dinheiro em packaging e ratio digital/físico
e) Que a Sony gastasse menos dinheiro em distribuição


Ambos incrementais à razão de lucros da Sony, foram fortemente sugeridos nas tabelas, e, mesmo com isso, quem lucra mais é a Nintendo. Por quê?


Seguindo, suspeitávamos, ou garantíamos:

a) Que a Sony lucrava MUITO mais com Third Party
b) Que a Sony lucrava MUITO mais com Serviços


São dois elementos incrementais ao lucro da Sony, foram confirmados anteontem às últimas vírgulas das porcentagens por TP, e ainda assim é a Nintendo que está lucrando mais. Por quê?


Você, inadvertidamente, ao sublinhar a questão do varejismo, elenca a diferença de expensa entre Revenue e Profit em TP da Sony como um contra-argumento a seu próprio ponto, e me dá razão. A diferença entre revenue e profit em TP da divisão Playstation está superada, mas, no final da cadeia de números, a Sony lucrou, e lucro foi o tema de meu post, 1 bi e 600 mi com varejismo, e a Nintendo 324 mi, são 1.3 bi de diferença, como é possível ainda assim a Nintendo lucrar mais no total?



Seguindo, suspeitávamos:

a) Que os games da Sony são mais caros

Também confirmado ontem, provável que ela tenha gastado o dobro em pipeline first party em 2019, num ano mais magro (atípico), vs a Nintendo, num também atípico ano gordo.


Mas, conforme sabíamos, o Playstation tem um perfil SNES/NESiano, por isso a referência a isso, de ~20% de proporção de vendas First Party, dado o alto volume de High Quality Software total, first e third, pela inundação de games próprios e terceiros, e talvez puxasse o ratio da contribuição de lucro per IP própria pra baixo. Esperava-se, conforme seu post sugeriu, que o tal do varejismo então alavancasse horrivelmente os lucros do Playstation, talvez até algo próximo de 80/20, mas, no fim das contas, a Sony não lucra tão menos com First do que lucra com Third, lucra bem com ambos, e, para o susto de todos, ainda assim, é a Nintendo quem lucra mais no final. Ora, por quê?


A causa de maior impacto nessa diferença de lucro entre ambas é o subsídio de Hardware, entre parênteses na tabela do julgamento, porque há perdas para a Sony no item. Ela sangrou 1.7 bilhão com isso, enquanto a Nintendo lucrou 300 mi, dando um saldo negativo para o Lucro Total de 2 bilhões.


Isso é:

a) Quatro vezes mais que a diferença de lucro entre First Party Nintendo e First Party Sony, portanto me parece um elemento mais forte nessa determinação
b) Come, sozinho, todo o saldo positivo de lucro com Third Party + Serviços que a Sony tem de vantagem para Nintendo


Pra piorar, esperava-se que:

a) A Nintendo lucrasse MUITO mais com First Party, dada a inflexão de precificação que seu ecossistema de escassez de High Quality Software incorre, desaguando no alto volume de vendas de seus games próprios, que são praticamente os únicos dentro da plataforma com alto potencial de vendas, não dando competição ao attach-rate final

O que não se confirmou nos vazamentos, ela não lucra tão mais com esses games FP, deixando o subsídio de hardware confortavelmente no trono da etiologia, o que, somado ao gasto maior em R&D por parte da Sony, complementa meu argumento de que ela lucra menos também porque “investe mais”.




Já disse no corte acima, mas só pra sublinhar, não estava tratando da diferença entre Revenue e Profit da Sony, e sim da diferença de lucro entre ambas. O que fica para o tema “lucro” é que, entre o desgaste de Receita e Caixa Líquido para o setor, sobra um numerário maior, que mesmo assim não se faz suficiente no final






Essa é a narrativa acessória, agora “oficialmente” confirmada. A Sony gasta mais pra desenolver. Se me fiz entender que isso era o primordial pra diferença de lucro (meu ponto), me retrato aqui, creio ter deixado claro que o subsídio de hardware e o R&D são os maoires impactantes, embora isso também tenha uma influência importante

Seguindo, se o Xint quis dizer que ter jogos mais caros é o elemento principal para a diferença entre Revenue e Profit da Sony, seu ponto, eu me retrato por ele, é o varejismo mesmo.





Já bem descrito acima o motivo da citação ao SNES, mas deixo esse quote aqui pra demonstrar que se insistiu em tratar a diferença entre Faturamento e Lucro da Sony nesse seu parágrafo, sendo que eu tratava da diferença de Lucro entre Sony e Nintendo. Para o primeiro caso, a ausência de loja virtual impactaria negativamente os lucros dum Playstation, para o segundo, positivamente. Isso significa que ter loja virtual funcional e difundida faz o Playstation lucrar ainda mais, mas mesmo assim quem lucra mais no final é a Nintendo, por isso é que essa sua referência a ter loja virtual serve a meu argumento. Apesar dela, a Sony lucra menos, já que as causas de mais impacto para isso são subsídio a hardware, maior investimento em P&D, e, em menor escala, ter jogos mais caros. O custo mais alto em pipeline first da Sony talvez seja compensado pelo custo mais baixo em pipeline first da Nintendo, valores superavitários da Nintendo com devem isso podem se equivaler aos deficitários da Sony com a coisa, já que em 2019 deve ter sido 2x mais, embora eu suspeite que em 2020 por exemplo essa proporção seja maior




Obviamente, mas, como você mesmo disse num post por aí, dá pra se basear nos números de 2019 e nos precipitármos aos de 2020.

Sabemos quantos FP Nintendo vendeu a mais ano passado, a Sony vendeu mais ou menos a mesma coisa, com a diferença de que, talvez, a precificacões maiores. Ela vendeu mais TP também. Ainda assim, o lucro da Sony foi maior em 2020 que em 2019, mas, mesmo com todos esses tensores a seu favor, a Nintendo lucrou mais. Muitíssimo provavelmente, se vazasse umas tabelas dessas do Apple vs Epic para ano passado, como vazou-se o retrasado, veríamos a causa de a Sony lucrar menos mantida: a diferença com lucro entre FP de ambas estaria aproximadamente mantida; veríamos a Sony lucrando mais com Serviços e TP; e, ainda assim, a Nintendo lucrando mais, porque a Sony perde 150 dólares por PS5 vendido no ano (600 mi só nisso), os lucros com Hardware da Nintendo estariam aumentados, pela simplificação das produções e maiores margens e vendas totais mais altas de SKUs, porque a Sony investe mais, e porque, como último impactante, seus games, especialmente em 2020, custam muito mais caro.

Só deixar uma frase aqui, que sintetiza o elemento principal, que agora conhecemos, a partir das tabelas do julgamento, que produz lucros maiores pra Nintendo:

“SE A SONY PARAR DE SUBSIDIAR HARDWARE, OU SE A NINTENDO PASSAR A SUBSIDIÁ-LOS, MANTENDO-SE TODAS AS OUTRAS VARIÁVEIS INTACTAS, QUEM PASSA A LUCRAR MAIS É A SONY”

Talvez por isso a Nintendo não subsidie. Isso, e perder fatia em FP com concorrência interna alta, como perdia no NES e SNES, o que ela precisa fazer antes de começar a subsidiar é abandonar físico, ou pelo menos melhorar sua cadeia de distribuição.
 

Kobaia

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.409
Reações
4.712
Pontos
1.299
Já entramos na era dos remakes, só ver Pokemon que intercala jogo novo em um ano e remake no outro (fora os spin-offs).

Eu nao entendo muito bem esse lance de processo de adaptaçao, mas mesmo que mantivessem exatamente o mesmo tamanho de equipes da era 3ds/wii-u, deveria ser o suficiente pra suprir a plataforma deles com jogos novos, pelo menos na mesma quantidade que era antigamente ou próximo disso.

É triste que até agora o unico jogo novo relevante que o Switch tem no ano é Monster Hunter, um jogo que nem é da Nintendo. Vao ter o Pokemon remake fim do ano que dá uma sobrevida, mas eu acho isso muito pouco pra se contentar.

Esse lance de retro por conta da nintendo account eu vou esperar pra ver, pq pode ser um caso tipo PS3 -> PS4, onde voce continua tendo os jogos registrados na sua conta, mas nao pegava a retro. E mesmo assim, seria algo só pro sucessor, que deve demorar ainda uns 2 anos pra sair pelo menos.

Imagino, por exemplo, que Luigi’s Mansion 3 consumiu muito mais tempo e recursos que o 2, mesma coisa com Animal Crossing...e por ai vai. Até Pokemon open-world tá vindo...

Mas sim, tá faltando jogo mesmo, é fato. Se na E3 não tiver nenhuma surpresa pra esse ano ainda vai ser triste, principalmente pra quem não liga pra Pokemon. Porém acredito que vamos ter mais jogos e franquias num futuro próximo. Estamos na primeira geração pós unificação, o 3DS parou de ser fabricado sete meses atrás, depois de 30 anos de portáteis dedicados. A coisa ainda vai melhorar muito.

Eu particularmente não ligo pra Remakes mas com o tanto de gente que pede não me surpreende lançarem.
Se for como Pokemon, vindo pra complementar e não substituir jogos novos, não vejo problema.

Quanto às marmitas, se confirmar a retro no sucessor vou até pensar em investir em alguns jogos mais pra frente, gostaria de ter pelo menos os Zeldas e os main Marios. Mas no momento mal dou conta de acompanhar os lançamentos recentes rs.
 

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.722
Reações
22.480
Pontos
1.129
Não. Estamos tratando especificamente da diferença entre os lucros de ambas:



... os desníveis entre Revenue e Profit dos relatórios da Sony é assunto superado, tendo eu respondido um “sim” no início de meu post, ao sinalizar concordância quanto à questão do varejismo em seu quote



O elemento que define a diferença final de lucro entre ambas é o subsídio de hardware por parte da Sony, dentro do conjunto de expectativas prévias.

Mastigando os dados, pra ficar fácil de entender o impactante principal, suspeitava-se, antes dos vazamentos em julgado:

a) Que a Nintendo gastasse mais dinheiro em distribuição
b) Que a Nintendo perdesse dinheiro em packaging e ratio digital/físico
c) Que desvios de operações financeiras em retailers tirassem-lhe abonos

Todos esses elementos são detrimentais ao lucro da Nintendo, foram confirmados, e ainda assim a Nintendo lucra mais. Por quê?

Adiante, suspeitávamos:


d) Que a Sony gastasse menos dinheiro em packaging e ratio digital/físico
e) Que a Sony gastasse menos dinheiro em distribuição


Ambos incrementais à razão de lucros da Sony, foram fortemente sugeridos nas tabelas, e, mesmo com isso, quem lucra mais é a Nintendo. Por quê?


Seguindo, suspeitávamos, ou garantíamos:

a) Que a Sony lucrava MUITO mais com Third Party
b) Que a Sony lucrava MUITO mais com Serviços


São dois elementos incrementais ao lucro da Sony, foram confirmados anteontem às últimas vírgulas das porcentagens por TP, e ainda assim é a Nintendo que está lucrando mais. Por quê?


Você, inadvertidamente, ao sublinhar a questão do varejismo, elenca a diferença de expensa entre Revenue e Profit em TP da Sony como um contra-argumento a seu próprio ponto, e me dá razão. A diferença entre revenue e profit em TP da divisão Playstation está superada, mas, no final da cadeia de números, a Sony lucrou, e lucro foi o tema de meu post, 1 bi e 600 mi com varejismo, e a Nintendo 324 mi, são 1.3 bi de diferença, como é possível ainda assim a Nintendo lucrar mais no total?



Seguindo, suspeitávamos:

a) Que os games da Sony são mais caros

Também confirmado ontem, provável que ela tenha gastado o dobro em pipeline first party em 2019, num ano mais magro (atípico), vs a Nintendo, num também atípico ano gordo.


Mas, conforme sabíamos, o Playstation tem um perfil SNES/NESiano, por isso a referência a isso, de ~20% de proporção de vendas First Party, dado o alto volume de High Quality Software total, first e third, pela inundação de games próprios e terceiros, e talvez puxasse o ratio da contribuição de lucro per IP própria pra baixo. Esperava-se, conforme seu post sugeriu, que o tal do varejismo então alavancasse horrivelmente os lucros do Playstation, talvez até algo próximo de 80/20, mas, no fim das contas, a Sony não lucra tão menos com First do que lucra com Third, lucra bem com ambos, e, para o susto de todos, ainda assim, é a Nintendo quem lucra mais no final. Ora, por quê?


A causa de maior impacto nessa diferença de lucro entre ambas é o subsídio de Hardware, entre parênteses na tabela do julgamento, porque há perdas para a Sony no item. Ela sangrou 1.7 bilhão com isso, enquanto a Nintendo lucrou 300 mi, dando um saldo negativo para o Lucro Total de 2 bilhões.


Isso é:

a) Quatro vezes mais que a diferença de lucro entre First Party Nintendo e First Party Sony, portanto me parece um elemento mais forte nessa determinação
b) Come, sozinho, todo o saldo positivo de lucro com Third Party + Serviços que a Sony tem de vantagem para Nintendo


Pra piorar, esperava-se que:

a) A Nintendo lucrasse MUITO mais com First Party, dada a inflexão de precificação que seu ecossistema de escassez de High Quality Software incorre, desaguando no alto volume de vendas de seus games próprios, que são praticamente os únicos dentro da plataforma com alto potencial de vendas, não dando competição ao attach-rate final

O que não se confirmou nos vazamentos, ela não lucra tão mais com esses games FP, deixando o subsídio de hardware confortavelmente no trono da etiologia, o que, somado ao gasto maior em R&D por parte da Sony, complementa meu argumento de que ela lucra menos também porque “investe mais”.




Já disse no corte acima, mas só pra sublinhar, não estava tratando da diferença entre Revenue e Profit da Sony, e sim da diferença de lucro entre ambas. O que fica para o tema “lucro” é que, entre o desgaste de Receita e Caixa Líquido para o setor, sobra um numerário maior, que mesmo assim não se faz suficiente no final






Essa é a narrativa acessória, agora “oficialmente” confirmada. A Sony gasta mais pra desenolver. Se me fiz entender que isso era o primordial pra diferença de lucro (meu ponto), me retrato aqui, creio ter deixado claro que o subsídio de hardware e o R&D são os maoires impactantes, embora isso também tenha uma influência importante

Seguindo, se o Xint quis dizer que ter jogos mais caros é o elemento principal para a diferença entre Revenue e Profit da Sony, seu ponto, eu me retrato por ele, é o varejismo mesmo.





Já bem descrito acima o motivo da citação ao SNES, mas deixo esse quote aqui pra demonstrar que se insistiu em tratar a diferença entre Faturamento e Lucro da Sony nesse seu parágrafo, sendo que eu tratava da diferença de Lucro entre Sony e Nintendo. Para o primeiro caso, a ausência de loja virtual impactaria negativamente os lucros dum Playstation, para o segundo, positivamente. Isso significa que ter loja virtual funcional e difundida faz o Playstation lucrar ainda mais, mas mesmo assim quem lucra mais no final é a Nintendo, por isso é que essa sua referência a ter loja virtual serve a meu argumento. Apesar dela, a Sony lucra menos, já que as causas de mais impacto para isso são subsídio a hardware, maior investimento em P&D, e, em menor escala, ter jogos mais caros. O custo mais alto em pipeline first da Sony talvez seja compensado pelo custo mais baixo em pipeline first da Nintendo, valores superavitários da Nintendo com devem isso podem se equivaler aos deficitários da Sony com a coisa, já que em 2019 deve ter sido 2x mais, embora eu suspeite que em 2020 por exemplo essa proporção seja maior




Obviamente, mas, como você mesmo disse num post por aí, dá pra se basear nos números de 2019 e nos precipitármos aos de 2020.

Sabemos quantos FP Nintendo vendeu a mais ano passado, a Sony vendeu mais ou menos a mesma coisa, com a diferença de que, talvez, a precificacões maiores. Ela vendeu mais TP também. Ainda assim, o lucro da Sony foi maior em 2020 que em 2019, mas, mesmo com todos esses tensores a seu favor, a Nintendo lucrou mais. Muitíssimo provavelmente, se vazasse umas tabelas dessas do Apple vs Epic para ano passado, como vazou-se o retrasado, veríamos a causa de a Sony lucrar menos mantida: a diferença com lucro entre FP de ambas estaria aproximadamente mantida; veríamos a Sony lucrando mais com Serviços e TP; e, ainda assim, a Nintendo lucrando mais, porque a Sony perde 150 dólares por PS5 vendido no ano (600 mi só nisso), os lucros com Hardware da Nintendo estariam aumentados, pela simplificação das produções e maiores margens e vendas totais mais altas de SKUs, porque a Sony investe mais, e porque, como último impactante, seus games, especialmente em 2020, custam muito mais caro.

Então estávamos discutindo coisas diferentes. Eu ia responder por partes, mas já que você fez um TLDR já ajuda. Tentarei ser o mais sucinto possível.

“SE A SONY PARAR DE SUBSIDIAR HARDWARE, OU SE A NINTENDO PASSAR A SUBSIDIÁ-LOS, MANTENDO-SE TODAS AS OUTRAS VARIÁVEIS INTACTAS, QUEM PASSA A LUCRAR MAIS É A SONY”

Talvez por isso a Nintendo não subsidie. Isso, e perder fatia em FP com concorrência interna alta, como perdia no NES e SNES, o que ela precisa fazer antes de começar a subsidiar é abandonar físico, ou pelo menos melhorar sua cadeia de distribuição.

É difícil chegar a esta conclusão olhando apenas para os dados estimados para 2018 ou 2019 (não tenho certeza do período porque os dados diferem daqueles divulgados oficialmente pela Nintendo).

O Switch no último ano fiscal vendeu 70% do total de jogos vendidos nos três anos anteriores (230 milhões x 357 milhões). Apenas Animal Crossing vendeu 25% e 20% do total de jogos vendidos (1P+3P) pelo Switch em 2018 e 2019 - ou mais da metade dos 1P vendidos pelo Playstation em 2020 (melhor ano da história de algum console da Sony em tal departamento).

Também, as receitas da Nintendo auferidas por via digital aumentaram consideravelmente de lá pra cá:

186512

Da mesma forma, é difícil concluir que a Sony sempre gaste tanto com hardware todos os anos durante o ciclo de vida de um console. Provavelmente é uma despesa excepcional, decorrente do início de uma nova geração. Se for algo perene, Sony deve ter recontratado o Ken Kutaragi.

E caso tais gastos sejam realmente constantes, então ela sempre tem prejuízo com 1P + hardware (-500 mi pelos dados vazados), dependendo dos 3P e assinaturas (paywall pra jogos online das thirds) para fazer a divisão Playstation ser superavitária. Perceba que isto nunca foi verdade para a Nintendo:

186518

Pouca variação entre 1995 e 1996 (quando ela perdeu o apoio das thirdies), sendo que em 1998-2000 ela superou o que provavelmente é o ápice da época do SNES, na esteira da febre Pokémon.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.036
Reações
172.302
Pontos
1.714
Uma coisa curiosa é a curva do Switch:

2021-05-06-9-40-25.jpg


Switch terá talvez o seu pico no momento em que o DS entrou na descendente. E sem um corte de preço ainda.

O Switch tende a ter uma curva descendente mais suave pelas cartas ainda a jogar. A chance é bem real em ser o console mais vendido de todos os tempos, viu.
 

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.722
Reações
22.480
Pontos
1.129
Pois é. É necessário rs.
E creio que boa parte dos efeitos dessas contratações ainda estão por vir.
Só pra Metroid Prime deve ter sido umas mil pessoas rs!

Metroid Prime deve ter muita terceirização. Eu acho que a Nintendo devia contratar a Bluepoint para dar um tapa no visual do jogo.
 
D

Deleted member 101002

Uma coisa curiosa é a curva do Switch:

2021-05-06-9-40-25.jpg


Switch terá talvez o seu pico no momento em que o DS entrou na descendente. E sem um corte de preço ainda.

O Switch tende a ter uma curva descendente mais suave pelas cartas ainda a jogar. A chance é bem real em ser o console mais vendido de todos os tempos, viu.

O DS teve corte de preço durante a sua subida nas vendas?

Já vi que a NVIDIA espera que o Switch venda 200 milhões de unidades.
 

IuriXtremeSilver

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.124
Reações
19.625
Pontos
803
É difícil chegar a esta conclusão olhando apenas para os dados estimados para 2018 ou 2019 (não tenho certeza do período porque os dados diferem daqueles divulgados oficialmente pela Nintendo).

A impressão que tenho que os dados são por ano ordinário e não fiscal, eles devem ter pegado Janeiro a Dezembro de 2019, corrrespondendo Q4 de FY2019 + Q1+Q2+Q3 FY2020

Isso explicaria o 31/12/2019 na imagem na conversão de Yen pra Dolar
 
Ultima Edição:

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.036
Reações
172.302
Pontos
1.714
O DS teve corte de preço durante a sua subida nas vendas?

Já vi que a NVIDIA espera que o Switch venda 200 milhões de unidades.

DS lançou a $149 e teve corte de preço pra $129 1 ano depois

Se a NVIDIA espera essa vendagem sem precedente, penso eu que estejam com algo planejado porque só na fé não vai hahah
 

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.285
Reações
13.626
Pontos
1.604
O DS teve corte de preço durante a sua subida nas vendas?

Já vi que a NVIDIA espera que o Switch venda 200 milhões de unidades.

Tenso... 200 milhões é muito improvável (para não dizer muito exagerado), já que com a situação de evolução tecnológica é rápida, a duração do ciclo de geração não vai muito longe para manter um console a longo prazo, a não ser que lance um Switch Pro pra prolongar como acontece com o One X e PS4 Pro.
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.307
Reações
22.692
Pontos
803
Então estávamos discutindo coisas diferentes.


Sim, você digrediu.

De qualquer forma, relembrando o gancho, foi um parêntese à discussão paralela, até pelo título do tópico, do porquê a Nintendo lucra mais no modelo atual. É porque a Sony subsidia hardware.

gastos sejam realmente constantes,

Não são constantes, mas aqui, em meu post, o entre-vírgulas:

,MANTENDO-SE TODAS AS OUTRAS VARIÁVEIS INTACTAS,



O Switch no último ano fiscal vendeu

Um problema óbvio para essa questão da análise entre ambas é que, em função do downfall agudo do Wii, as duas estão, do WiiU em diante, sempre em períodos diferentes de ciclo, e nós estamos aqui comparando os mesmos anos para ambos. Donde o 2020 vs 2020 ser também problemático. Outrossim, você os comparou, embora tenha criticado o 2019 vs 2019 antes.

Eu poderia fazer um jogo de palavras pro outro lado. Se estamos comparando um 2019 da Sony que não é a mesma coisa que um 2019 do Switch, uma vez que ambos não foram lançados no mesmo dia, comparemos o 2020 da Sony com o último ano fictício do Switch. Digamos que esse ano seja 2023, com lançamento de um Switch 2, mais uma vez não subsidiado. E que a Nintendo faça como sempre fez, e como a Sony fez pela primeira vez na história: matar o antecessor.

Eu diria que as chances de a Sony lucrar mais, porque subsidia, continuam altas.

Se ainda assim for difícil imaginar, por causa do fator pandemia infringindo dentro da Sony seus efeitos de amplificação, não considero incorreto usar os dados de 2019 como se fossem os de 2020, posto semelhantes, e extrapolar os lucros FP e TP, sabendo que a venda de ambas foi similar. A Sony vai lucrar menos,, porque subsidia.

Quanto mais hardware o Switch vender num ano corrigido, mais ela lucra, e ainda mais com mais tempo de geração, pelos custos reduzidos, a diferença entre ambos se alarga. A Sony, quando vende 20 milhões de consoles, toma no rabo, mesmo em fim de geração (2019), perde 2 bi no saldo entre ambas, com a Nintendo empurrando ainda mais hardware no equilíbrio naquele mesmo ano.

PS: Se tentares comparar então Ano 4 do Switch com Ano 4 do PS4, eu já te deixo a resposta: Nidovirales Grupo IV

A curva de perdas totais duma geração por Hardware da Sony pode ser estimada, ela perde 1.7 bi em 20 milhões no sexto ano do ciclo, com SKUs mais enxutos, modelo Slim e montadoras engraxadas. Eu chutaria um número de 10 bilhões de perdas para 100 milhões de consoles. Em 2018 e 2017, ela vendeu ainda mais consoles (lembrando de cabeça aqui), que eram mais caros, e portanto perdeu ainda mais dinheiro. A Nintendo ganha 330 mi com 25 mi de consoles vendidos, em 6 anos de geração, tentando equilibrar essa questão de ganhos menores no começo vs maiores no fim, eu diria que ela tira mais de 1 bi só nisso. O déficit total intragen deve ser algo como 10-12 bi pra Sony.

Meu Deus, é o subsídio de hardware o responsável por quase tudo, com certeza


ela sempre tem prejuízo com 1P + hardware (-500 mi pelos dados vazados), dependendo dos 3P e assinaturas (paywall pra jogos online das thirds) para fazer a divisão Playstation ser superavitária. Perceba que isto nunca foi verdade para a Nintendo:

Isso. Obrigado. Ela perde bilhões em subsídio de hardware, por isso a Nintendo lucrou mais em 2019.

Visto de outra forma, copiando meu texto anterior:

"a) Quatro vezes mais que a diferença de lucro entre First Party Nintendo e First Party Sony, portanto me parece um elemento mais forte nessa determinação
b) Come, sozinho, todo o saldo positivo de lucro com Third Party + Serviços que a Sony tem de vantagem para Nintendo "


... vendo pelo lado third party, poder-se-ia dizer que é o FP quem sustenta, já que o preju com hardware mitiga toda distância que ela tira da Nintendo em Serviços e TP. Dito de outra forma, reforçando, o elemento que mais faz pendular a balança é o subsídio

Também, as receitas da Nintendo auferidas por via digital aumentaram consideravelmente de lá pra cá:

"MANTENDO-SE AS OUTRAS VARIÁVEIS INTACTAS"

Mas é isso. Pra começar a subsidiar, a Nintendo precisaria primeiro abandonar o físico, como eu disse. Ou, mesmo que não passe a subsidiar, conforme eu escrevi em meu último parágrafo do primeiro post do tópico:

Entretanto, o dia que a Nintendo virar full digital, e fidelizar seus clientes em serviços, ela toma a dianteira, mesmo que lucre aproximadamente o mesmo em FP que a Sony, e mesmo na eventualidade de ela passar a perder dinheiro por hardware, ou a concorrente a ganhar

... o que me leva a repetir que o SNES seria um Playstation 4 em números proporcionais pela base de ambos, se tivesse loja virtual (EDIT: e, claro, se fosse subsidiado)


É difícil chegar a esta conclusão

Não é, se mantidas as demais variáveis intactas, já que o déficit da Sony vs Nintendo com perda de Hardware é 2 bi, maior que a diferença de lucro final de ambos em 2019, me fazendo crer que se trata inclusive de algo cabal.
 
Ultima Edição:

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.722
Reações
22.480
Pontos
1.129
Sim, você digrediu.

Talvez eu tenha me empolgado em dirimir de uma vez por todas sobre o porquê de receita e lucro de Sony e Nintendo serem tão diferentes.

É porque a Sony subsidia hardware.

Mas há alguma novidade nisso? Nintendo em toda sua história subsidiou apenas 3DS e Wii U, já a Sony subsidia todos os seus consoles desde sempre. Como resultado, até as épocas de PS1 e PS2 foram mais lucrativas pra Nintendo.

Posso fazer uma analogia com cafetões (platformer holder), puteiros (consoles), putas da casa (1P) e putas de fora (3P). Sony tem prejuízo enorme com a estrutura do puteiro, mas precisa fazê-lo para atrair as putas de fora. Já a Nintendo tem um puteiro bem modesto, até o valor da entrada (preço do console) dá lucro, e atrai poucas putas de fora, mas as putas da casa fazem de um jeito tão especial, único, mágico, que atraem tantos visitantes quanto o puteiro luxuoso, mesmo cobrando mais pelo programa (preço do jogo).


Um problema óbvio para essa questão da análise entre ambas é que, em função do downfall agudo do Wii, as duas estão, do WiiU em diante, sempre em períodos diferentes de ciclo, e nós estamos aqui comparando os mesmos anos para ambos. Donde o 2020 vs 2020 ser também problemático. Outrossim, você os comparou, embora tenha criticado o 2019 vs 2019 antes.

Comparo 2020 porque foi o melhor ano da história de ambas em termos de lucro (e de venda de jogos no caso da Sony).

comparemos o 2020 da Sony com o último ano fictício do Switch.

Sim, seria uma boa. Podemos marcar no calendário. Veja que os gastos da Nintendo com R&D já estão acelerando:



Se ainda assim for difícil imaginar, por causa do fator pandemia infringindo dentro da Sony seus efeitos de amplificação, não considero incorreto usar os dados de 2019 como se fossem os de 2020, posto semelhantes, e extrapolar os lucros FP e TP, sabendo que a venda de ambas foi similar. A Sony vai lucrar menos,, porque subsidia.

Quanto mais hardware o Switch vender num ano corrigido, mais ela lucra, e ainda mais com mais tempo de geração, pelos custos reduzidos, a diferença entre ambos se alarga. A Sony, quando vende 20 milhões de consoles, toma no rabo, mesmo em fim de geração (2019), perde 2 bi no saldo entre ambas, com a Nintendo empurrando ainda mais hardware no equilíbrio naquele mesmo ano.

PS: Se tentares comparar então Ano 4 do Switch com Ano 4 do PS4, eu já te deixo a resposta: Nidovirales Grupo IV

A curva de perdas totais duma geração por Hardware da Sony pode ser estimada, ela perde 1.7 bi em 20 milhões no sexto ano do ciclo, com SKUs mais enxutos, modelo Slim e montadoras engraxadas. Eu chutaria um número de 10 bilhões de perdas para 100 milhões de consoles. Em 2018 e 2017, ela vendeu ainda mais consoles (lembrando de cabeça aqui), que eram mais caros, e portanto perdeu ainda mais dinheiro. A Nintendo ganha 330 mi com 25 mi de consoles vendidos, em 6 anos de geração, tentando equilibrar essa questão de ganhos menores no começo vs maiores no fim, eu diria que ela tira mais de 1 bi só nisso. O déficit total intragen deve ser algo como 10-12 bi pra Sony.

Meu Deus, é o subsídio de hardware o responsável por quase tudo, com certeza

Será que o PS4 sempre foi subsidiado? Será que a Sony nunca conseguiu vender um console ao menos pelo preço de custo? Seria muita incompetência vender um hardware de 2013 com prejuízo em 2019.

Creio que naqueles números devem estar incluídos os gastos com R&D... no caso, mais em 2019 do que em anos anteriores, por causa dos preparativos finais do lançamento da nova geração, não servindo de referência adequada para os outros anos.

Pra começar a subsidiar, a Nintendo precisaria primeiro abandonar o físico, como eu disse. Ou, mesmo que não passe a subsidiar, conforme eu escrevi em meu último parágrafo do primeiro post do tópico:

Pra quê a Nintendo vai subsidiar o Switch se, sem fazê-lo, não consegue sequer suprir sua demanda?

Se o Switch vendeu 28 milhões de unidades custando $300-200, quanto venderia se custasse $200-$100?

Voltando à analogia do puteiro, o cafetão cobra caro pela entrada se as putas da casa são diferenciadas...
 

Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
17.529
Reações
43.774
Pontos
1.499
Só deixar uma frase aqui, que sintetiza o elemento principal, que agora conhecemos, a partir das tabelas do julgamento, que produz lucros maiores pra Nintendo:

“SE A SONY PARAR DE SUBSIDIAR HARDWARE, OU SE A NINTENDO PASSAR A SUBSIDIÁ-LOS, MANTENDO-SE TODAS AS OUTRAS VARIÁVEIS INTACTAS, QUEM PASSA A LUCRAR MAIS É A SONY”

Talvez por isso a Nintendo não subsidie. Isso, e perder fatia em FP com concorrência interna alta, como perdia no NES e SNES, o que ela precisa fazer antes de começar a subsidiar é abandonar físico, ou pelo menos melhorar sua cadeia de distribuição.
O problema é que não tem como alterar as outras variáveis. O preço do PS5 sem subsídio seria alto. A estratégia de posicionamento da empresa californiana é muito diferente da estratégia da empresa japonesa.

Para que o segmento Playstation dê certo, a Sony depende que todo o ecossistema dele tenha sucesso. Vendas altas de unidades para que mais pessoas assinem os serviços, comprem jogos thirds, comprem DLCs, comprem firsts. É o agregado de todas essas partições que permite gastos surreais em firsts, por exemplo. A Sony se arrebentaria em somente uma geração se tivesse a mesma base instalada que o WiiU ou GameCube.

Já a Nintendo adota uma estratégia em que os produtos individuais dela precisam ser auto-suficientes em termos de gasto e lucro. A precificação de cada coisa segue a linha de que aquele investimento tem de se pagar sozinho.
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.307
Reações
22.692
Pontos
803

Puteiro. Sempre aquela satisfação.

Entendo que a Nintendo pudesse suplantar o lucro em um ou outro ano, mas por diferença pequena, porque o impacto desse subsídio no resultado comparativo é muito intenso, me parece o elemento mais importante

É problemática a comparação entre os dois, não há congruência entre os estágios de ciclo no year-to-year, ambos não concorrem tão diretamente quanto dantes, inclusive o companheiro de geração do Switch é o PS5, não o PS4, que acompanhou o WiiU.

É que eu me assustei com o quanto de dinheiro a Sony perde com hardware. Se alguém me contasse que 17 milhões de PS4s roubam 1.7 bilhões da Sony, em 2019, no crepúsculo da geração, onde eu e o Daniel Amado esperávamos até pequeno lucro, eu chamaria esse fulano de retardado, nem que fosse no entremeio de minha consciência, e iria tentar montar um argumento com os dados que temos e os que NÃO temos pra tentar provar o contrário.


Da mesma forma, a Nintendo perde caminhão de dinheiro com o enfoque em físico, expensas de embalagem, distribuição, operações e marketing. Eu esperaria lucros estratosféricos na ceara FP, é um acinte que ela lucre no final "quase" o mesmo que a Sony, performando em taxas de até 85% em proporção de vendas, com um microambiente de baixa concorrência interna, portanto de precificação alta. Se eu fosse executivo ou acionista, choraria desgraçadamente olhando pra esses dados


Ao bem da verdade, se viesse uma "Errata" indicando Typo para ambos os dados, perda de hardware da Sony, e diferença entre Gross e Operating Profit da Nintendo FP, eu dormiria mais tranquilo.


Bem, de repente, há um temor de que bases diminuam se a transição a digital for aguda, talvez conserve-se no imaginário da cúpula da Nintendo que o elemento físico das mídias aumente o interesse na plataforma




Eu deixei o entre-vírgulas "MANTENDO-SE TODAS AS OUTRAS VARIÁVEIS INTACTAS" pra sublinhar o impacto dos subsídios. Pra demonstrar, num recurso de retórica, o quão isso muda as coisas, e como o cenário poderia com frequência se inverter, caso não existisse.


Obviamente que o resto todo seria diferente, se ela deixasse de subsidiar. Por isso o limitante de sentença, como ensina Aristóteles, caso contrário, se achasse que o resto permaneceria igual, deixaria a frase sem esse parêntese.


Eu já tentei fazer um exercício de raciocínio, dentro do pouco que conheço e de minhas opiniões pessoais, pra chutar como as coisas seriam em cada caso:



SE A SONY PARASSE DE SUBSIDIAR, obviamente entendendo isso como hardware modesto, que por conseguinte deixasse de atrair thirds, acho que:

a) Mais Provável: o Playstation, especialmente no primeiro momento, se N64tizaria, algo entre 30 e 40 milhões de unidades vendidas, na base da força da marca, GoW, GT, Spider, Uncha, TLOUS etc. Mais de 50% de ratio de software vendido sendo FP, claro, já que haveriam poucos High Quality Software (termo acadêmico e estatístico que designa "Games com Alto Potencial de Vendas", e não necessariamente "Games Bons"), a maioria absoluta IP dela mesma. Número total de vendas de Software menor. Um N64, com uma causa diferente que o uso de cartuchos para a perda de thirds e o desgaste de biblioteca

b) Menos Provável: Dada a relação de dívida moral, ajuda mútua e lucros bilaterais de 4 gerações, as Thirds não a largariam, mesmo com hardware modesto, e downgradariam suas ambições, ajustando-as ao novo padrão. Extremamente deletério à evolução desse setor do entretenimento, bastante nocivo mesmo, embora alguns possam querer negar



SE A NINTENDO PASSASSE A SUBSIDIAR, entendendo como hardware parrudo, que por conseguinte atraísse thirds e uma biblioteca mais variada e abundante:


a) Se o Playstation Continuasse Seguindo o Mesmo Modelo:

a.1) Mais Provável:
o Console Nintendo se Gamecubezaria. Isso já ocorreu historicamente e deu errado, por causa do elemento cultural da plataforma da Sony dentro do mercado Hardcore, que a Nintendo agora passaria, na situação de passar a subsidiar, acalentar. Veríamos um ratio de FP de ~20-25%, entre 20 e 30 milhões de consoles, e crises financeiras

a.2) Menos Provável: o Console Nintendo se SegaGenesisaria, e o Playstation continuaria SNESado. Nesse cenário, a Nintendo permutaria com a Microsoft de lugar.



b) Se o Playstation, ao mesmo tempo, parasse de Subsidiar:

a) Mais Provável:
o Console Nintendo se PS4tizaria, e o Playstation se N64tizaria, mas, com as sucessivas gerações atrás, se escantearia pra outra quina do mercado, mudando o foco de alguma forma, como a Nintendo fez.

b) Menos Provável: o Console Nintendo se PS3zaria, e o Playstation poderia passar desde uma Switchização, até mesmo, mais provável, a uma WiiUzação


Tudo isso é um exercício randômico demais, porque por exemplo se a Sony por ventura perdesse as thirds, ela não ficaria parada, poderia contratar games terceiros exclusivos, abaixar seus royalities, mexer em seus esquemas de assinatura, tentar alguma manobra arriscada pra não limitar-se à N64tização, enfim, essas coisas são bem dinâmicas
 

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.722
Reações
22.480
Pontos
1.129
É que eu me assustei com o quanto de dinheiro a Sony perde com hardware. Se alguém me contasse que 17 milhões de PS4s roubam 1.7 bilhões da Sony, em 2019, no crepúsculo da geração, onde eu e o Daniel Amado esperávamos até pequeno lucro, eu chamaria esse fulano de retardado, nem que fosse no entremeio de minha consciência, e iria tentar montar um argumento com os dados que temos e os que NÃO temos pra tentar provar o contrário.

Provavelmente é R&D do PS5, como o próprio Ahmad aventou a possibilidade.

Hardware do PS4 não me parece tão cagado ao ponto de gerar $125 de prejuízo por unidade em pleno 2019 (desconsiderando acessórios, que não faz sentido serem subsidiados, portanto dirimiriam o prejuízo da venda de consoles).

Sony estimava em 2013 que apenas a venda de um jogo + assinatura da Plus já pagavam o subsídio do PS4. Este valor deve ter diminuído, e não aumentado, nos anos seguintes.

Da mesma forma, a Nintendo perde caminhão de dinheiro com o enfoque em físico, expensas de embalagem, distribuição, operações e marketing. Eu esperaria lucros estratosféricos na ceara FP, é um acinte que ela lucre no final "quase" o mesmo que a Sony, performando em taxas de até 85% em proporção de vendas, com um microambiente de baixa concorrência interna, portanto de precificação alta. Se eu fosse executivo ou acionista, choraria desgraçadamente olhando pra esses dados

Ao bem da verdade, se viesse uma "Errata" indicando Typo para ambos os dados, perda de hardware da Sony, e diferença entre Gross e Operating Profit da Nintendo FP, eu dormiria mais tranquilo.

Bem, de repente, há um temor de que bases diminuam se a transição a digital for aguda, talvez conserve-se no imaginário da cúpula da Nintendo que o elemento físico das mídias aumente o interesse na plataforma

Suspeito que imensa parte daqueles $1.7 bi seja taxa paga a lojas de varejo por causa das cópias físicas (30% do valor da venda?).

Mas a transição para o digital já está ocorrendo, vide o gráfico que eu postei. É um dos motivos da Nintendo ter lucrado no ano fiscal de 2021 quase três vezes mais do que estes valores estimados pela Microsoft para 2019.

Por outro lado, dificilmente a Nintendo chegará no ratio físico/digital da Sony. Japão é muito importante para a empresa de Kyoto e aparentemente o japonês médio tem a sabedoria em perceber que mídia física é melhor do que cópia digital...

Onde eu acho que a Nintendo deve crescer nestes próximos anos fiscais é em assinaturas:

186562
por https://twitter.com/oscarlemaire

Microtransação e DLC é algo mais difícil porque depende das thirdies, mas assinatura basta que ela aumente o valor oferecido pelo NO, de modo que consiga aumentar o preço sem perder muitos assinantes.
 
Ultima Edição:

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.307
Reações
22.692
Pontos
803
Provavelmente é R&D do PS5, como o próprio Ahmad aventou a possibilidade.

Hardware do PS4 não me parece tão cagado ao ponto de gerar $125 de prejuízo por unidade em pleno 2019 (desconsiderando acessórios, que não faz sentido serem subsidiados, portanto dirimiriam o prejuízo da venda de consoles).

Sony estimava em 2013 que apenas a venda de um jogo + assinatura da Plus já pagavam o subsídio do PS4. Este valor deve ter diminuído, e não aumentado, nos anos seguintes.



Suspeito que imensa parte daqueles $1.7 bi seja taxa paga a lojas de varejo por causa das cópias físicas (30% do valor da venda?).

Mas a transição para o digital já está ocorrendo, vide o gráfico que eu postei. É um dos motivos da Nintendo ter lucrado no ano fiscal de 2021 quase três vezes mais do que estes valores estimados pela Microsoft para 2019.

Por outro lado, dificilmente a Nintendo chegará no ratio físico/digital da Sony. Japão é muito importante para a empresa de Kyoto e aparentemente o japonês médio tem a sabedoria em perceber que mídia física é melhor do que cópia digital...
Muito bom, são possibilidades também. Concordo com a questão do Japão.

De qualquer forma, R&D entraria no secundarismo do argumento nuclear, em "investe mais".

Eu pessoalmente não esperava esses números, de jeito algum, são a surpresa do ano.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.036
Reações
172.302
Pontos
1.714
Microtransação e DLC é algo mais difícil porque depende das thirdies, mas assinatura basta que ela aumente o valor oferecido pelo NO, de modo que consiga aumentar o preço sem perder muitos assinantes.

Além do que o consumidor Nintendo não é muito rentável pra MTX das thirds.

Tem uma razão do porquê uma EA ou Activision ou mesmo a Rockstar com GTA V não suportarem o Switch, mesmo com uma base gigante que tá comprando jogos.

Essa é uma vantagem formidável do Playstation. A Sony concede espaço e faz a cama para as thirds lucrarem com monetização (e, obviamente, ganha a sua parte) e cria uma relação de retroalimentação (thirds precisam da Sony para lucrarem, logo suportam o Playstation incondicionalmente e fazem ele ser rentável).

É complicado para uma third grande acostumada com os lucros no playstation competir pelo mindshare do consumidor Nintendo contra as franquias Nintendo, esperando o mesmo tipo de lucro. Via de regra não compensa mesmo, é uma competição bem ingrata e isso explica bastante coisa no sentido de apoio.
 

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.285
Reações
13.626
Pontos
1.604
Além do que o consumidor Nintendo não é muito rentável pra MTX das thirds.

Tem uma razão do porquê uma EA ou Activision ou mesmo a Rockstar com GTA V não suportarem o Switch, mesmo com uma base gigante que tá comprando jogos.

Essa é uma vantagem formidável do Playstation. A Sony concede espaço e faz a cama para as thirds lucrarem com monetização (e, obviamente, ganha a sua parte) e cria uma relação de retroalimentação (thirds precisam da Sony para lucrarem, logo suportam o Playstation incondicionalmente e fazem ele ser rentável).

É complicado para uma third grande acostumada com os lucros no playstation competir pelo mindshare do consumidor Nintendo contra as franquias Nintendo, esperando o mesmo tipo de lucro. Via de regra não compensa mesmo, é uma competição bem ingrata e isso explica bastante coisa no sentido de apoio.

MTX ??
Mesmo que não suporte, pq não fazer um GTA exclusivo ou portar os GTAs 3D, então... assim ela não perderia nada.
Para se ter uma noção, os mais vendidos do PSP são os GTA Stories.
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.933
Reações
41.550
Pontos
1.689
MTX ??
Mesmo que não suporte, pq não fazer um GTA exclusivo ou portar os GTAs 3D, então... assim ela não perderia nada.
Para se ter uma noção, os mais vendidos do PSP são os GTA Stories.
Já rolou um GTA exclusivo para DS, o Chinatown Wars (que estava bombando na época e uma base enorme) e flopou.
Acabou q um tempo depois eles portaram para o PSP.
 
Topo Fundo