O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Quando voce virou homem?

Carolíngio

Bam-bam-bam
Mensagens
3.696
Reações
14.285
Pontos
303
Tava aqui lendo algumas coisas e refletindo. Na antiguidade havia um ritual de passagem para que o menino adentrasse a vida adulta e virasse homem de fato.
Esse caráter ritual era comum até a povos daqui desse continente como os índios. Ou seja, não era algo restrito aos da antiguidade por assim dizer clássica (Romanos e gregos).
Deveria ser um feito onde ele venceria algo (o medo as vezes) e por conta disso ganhasse a condição de homem.
Hoje em dia, nessa sociedade atual, como vc percebeu que virou homem? Quando percebeu que de fato existe um ritual de passagem onde vc deixa de ser um menino (criança) e vira um homem?
A mim parece que a sociedade atual não permite que a maioria dos homens percebam isso, pois o enche de futilidades e "cultura pop" onde os homens ficam infantilizados e consumindo porcaria. Não percebendo que existe um fim muito maior de sua ação e relação com as coisas e as pessoas.
Isso tem reflexo na política, filosofia e visão de mundo como um todo.
Enfim, é algo que venho meditando há algum tempo. Quem quiser deixar o relato aí, fica a vontade.
 

Pouca ideia

Bam-bam-bam
Mensagens
1.522
Reações
5.242
Pontos
453
A tribo Saterê-Mawé faz um ritual onde, pelo que eu me lembre, os meninos adolescentes enfiam a mão em uma luva cheia de formigas tucandeiras e devem aguentar por 5 minutos sem chorar. Se passarem, viram Homem e podem sair para caçar, se casar e fazer coisas de homens.

Achei:
 
Ultima Edição:

Inland Taipan

Bam-bam-bam
Mensagens
2.953
Reações
5.506
Pontos
353
Eu já fazia sacanagem quando tinha sei lá, 10, 12 anos. Mas era só esfrega esfrega, então posso dizer que foi nessa época.[emoji2]

Enviando de qualquer lugar.
 

Carolíngio

Bam-bam-bam
Mensagens
3.696
Reações
14.285
Pontos
303
A tribo Saterê-Mawé faz um ritual onde, pelo que eu me lembre, os meninos adolescentes enfiam a mão em uma luva cheia de formigas tucandeiras e devem aguentar por 5 minutos sem chorar. Se passarem, viram Homem e podem sair para caçar, se casar e fazer coisas de homens.

Achei:

O ritual da tucandeira, realizado pelo povo indígena Sateré-Mawé, é uma forma de iniciação masculina, de passagem da infância para a vida adulta. Uma prática repassada de geração em geração que, mesmo com a pressão da sociedade moderna, se mantém viva.
Por Lúcio Flávio Pinto/Amazonia Real
Considerado pelos indígenas como um ato de força, coragem e resistência à dor, o ritual consiste em vestir uma luva cheia de formigas tucandeiras e resistir por ao menos 15 minutos. Além da representatividade da bravura masculina, o ritual também simboliza uma proteção para o corpo. Segundo a crença dos Sateré-Mawé, a ferroada da tucandeira funciona como uma espécie de vacina.
Durante o ritual, o jovem deve se deixar ferrar no mínimo 20 vezes. Para isso, coloca as mãos dentro da saaripé, uma luva de palha feita pelos padrinhos, que são os tios maternos do iniciante. Durante o ritual, a comunidade toda canta e dança ao lado do adolescente, em especial as mulheres solteiras, que buscam maridos fortes e corajosos.
O ritual começa no dia anterior, com a captura das formigas vivas e com ferrão, com o uso de folhas do caju-branco. Enquanto as tucandeiras são conservadas em um bambu, os meninos têm seus braços pintados com uma tintura preta de jenipapo, feita por suas mães. Em seguida, com um dente de paca, elas começam a riscar a pele dos meninos até sangrar.
No dia da cerimônia, as tucandeiras são colocadas em uma bacia com uma tintura anestesiante de folha de cajueiro. Quando estão ‘adormecidas’, as formigas são postas na luva, com a cabeça para fora e o ferrão para dentro, na parte interna da saaripé. Depois, para voltarem a ficar agitadas, elas recebem uma baforada de tabaco. É quando fi cam prontas para atacar.
Não há um período certo para a realização do ritual: é organizado conforme a vontade de quem deseja ser iniciado


fonte: https://xapuri.info/sagrado-indigena/tucandeira-o-ritual-de-iniciacao-masculina-do-povo-satere-mawe/
Exato. Esse eu lembro que passava algumas vezes no globo repórter.
 

Pouca ideia

Bam-bam-bam
Mensagens
1.522
Reações
5.242
Pontos
453
Esse lance aí dos índios mostra como no mundo antigo o homem tinha que exercer o papel do mais forte, mais corajoso etc.

Nem precisa ir muito longe, meu pai diz que lá nos anos 60, o menino virava homem com 14 anos. Tinha que trabalhar pra ajudar em casa. Com 20 anos o cara já estava casado, era pai e cuidava da família...

Não tô falando o que é certo ou errado, é só uma constatação.
 


A Voz do Polvo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.575
Reações
17.801
Pontos
749
  • Quando vc percebe que está ficando calvo
  • Quando vc se forma e percebe que o sonho de construir carreira na verdade não existe. A gente só tem um emprego mesmo, ganhando menos do que esperava, e o chefe dando tarefas impossíveis de serem cumpridas
  • Quando um de seus antigos colegas de colégio morre
  • Quando a maioria das mulheres que te dão mole já são mães ou são 30+. As novinhas nem olham pra vc. Quando olham, é apenas por intere$$e.
  • Quando seus amigos já estão casados e vc quase não os vê, é uma grande dificuldade para marcar algo
  • Vc sente dores que antes não sentia. Passou dos 30 é foda.
  • Seus familiares começam a morrer
  • Quando vc fica preocupado com as contas no fim do mês. Se vai fechar certinho ou se não vai.

São esses os sinais.
 

Skool

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.822
Reações
2.342
Pontos
754
Rapaz, acho que estou passando por essa fase ainda. Isso com meus 23 anos.

Na verdade, ainda falta uma peça fundamental que é a independência financeira. Estarei com meus pais até os próximos 3 anos.

Em relação à atitude, responsabilidades, personalidade, etc... Considero-me meio molecão ainda, e trabalho para melhorar isso
 

Carolíngio

Bam-bam-bam
Mensagens
3.696
Reações
14.285
Pontos
303
  • Quando vc percebe que está ficando calvo
  • Quando vc se forma e percebe que o sonho de construir carreira na verdade não existe. A gente só tem um emprego mesmo, ganhando menos do que esperava, e o chefe dando tarefas impossíveis de serem cumpridas
  • Quando um de seus antigos colegas de colégio morre
  • Quando a maioria das mulheres que te dão mole já são mães ou são 30+. As novinhas nem olham pra vc. Quando olham, é apenas por intere$$e.
  • Quando seus amigos já estão casados e vc quase não os vê, é uma grande dificuldade para marcar algo
  • Vc sente dores que antes não sentia. Passou dos 30 é foda.
  • Seus familiares começam a morrer
  • Quando vc fica preocupado com as contas no fim do mês. Se vai fechar certinho ou se não vai.
São esses os sinais.
Uma frase que ouvi: Quando vc chegar nos 30, vai começar a ir em muitos enterros.
 

Baneman

Discípulo de São Jorge
VIP
Mensagens
16.599
Reações
30.337
Pontos
1.253
Quando a maioria das mulheres que te dão mole já são mães ou são 30+. As novinhas nem olham pra vc. Quando olham, é apenas por intere$$e.
Eu já sou homem então? QUE LEGAL!

Sobre o tópico, sei lá, não me acho infantilizado, mas nem meu próprio dinheiro eu ganho, então não, não considero que tenha virado homem ainda.
 

Alexandre O Pato

Supra-sumo
Mensagens
579
Reações
1.239
Pontos
158
Eu ainda não me considero um adulto por completo.

to na faixa dos 20 e ainda sou meio imaturo pra certas coisas. Sou meio explosivo e esquentado( já sai no tapa até com meu pai).

Ainda não tenho independência financeira e ainda moro com meus pais. E to meio desacreditado se a vida vai melhorar ou não. Sou concursado, mas não ganho muito( 2 salários minimos).
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.116
Reações
46.311
Pontos
1.934
virar homem é uma coisa, virar adulto é outra haha

dito isso

virei homem desde q parei de ser gado de mulher :khuebr
 

Iraque77

Bam-bam-bam
Mensagens
3.401
Reações
3.946
Pontos
353
quando fui morar sozinho,
pagar todas as contas e ser dono de si mesmo foi algo marcante para mim

alias, aconselho quem tiver condições a fazerem o quanto antes, eu saí aos 25, me arrependo de não ter saido antes
 

trunks_ssj

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.691
Reações
4.700
Pontos
714
Quando eu casei e entrei na linha de frente da minha vida. A fica só caiu mesmo conforme os primeiros problemas foram surgindo, pai e mãe deixaram de o ser escudo e viraram helper.
 

BispoSnake

Véio reclamão
GOLD
Mensagens
5.635
Reações
12.354
Pontos
854
Virei homem quando chegou meu primeiro boleto, e eu precisei pegar trem + busão lotado pra pagar ele, e depois de noite ir pra faculdade.
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.530
Reações
12.978
Pontos
1.189
Quando vi que, se eu cair, não tem ninguém para me levantar. Que quem garante um teto, um prato de comida quente e uma cama para mim, ao final do dia, sou eu mesmo.

Qualquer coisa menos que isso é só fingir ser homem.
 

Askeladd

Bam-bam-bam
Mensagens
4.610
Reações
10.569
Pontos
453
Homem nunca amadurece, os brinquedos apenas ficam mais caros.
 

Forbidden Memories

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
2.746
Reações
7.111
Pontos
1.004
muitos dizem que é quando perdem a virgindade, porém eu discordo. acredito que o sujeito só se torna homem quando sai da casa dos país, não depende de ninguém, paga suas contas e vive sua vida tranquilo sem atrapalhar os outros.

Ou seja, perder a virgindade não é o suficiente, o sujeito vira homem só quando consegue fazer sequicu barulhento na propria casa/apartamento sem medo de ser feliz :klolz
 
Topo Fundo