O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Oxidação

Tandee

Larva
Mensagens
21
Reações
2
Pontos
3
Olá galera, tudo bem? :)

Então, tenho umas dúvidas sobre oxidação das peças do pc. Moro a cerca de 1km da praia, e por isso, ano passado perdi minha placa mãe junto com o processado por terem oxidado. Comprei uma nova placa-mãe e um novo processador e deu tudo certo, mas agora tô mais paranóico em relação a isso. Meu pc fica numa mesa, do lado da janela que fica virada pro mar, tem algum problema se eu deixar a janela aberta? Eu também uso uma capa protetora em cima dele quando não estou usando, é realmente efetiva? Ah e, gostaria de saber se só fechar a janela já basta pra proteger da maresia ou ainda tenho de ir atrás de outros métodos.

Obrigado,
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.057
Reações
34.958
Pontos
1.054
Continua usando capa, compra aqueles saquinhos de silica gel pra botar dentro do PC e tbm pode deixar ele ligado por mais tempo q o normal, vai gastar mais luz? vai, porém o PC quentinho vai diminuir o problema.

Ou então, é só se mudar daí. :klol
 

ZKAEV

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.328
Reações
2.202
Pontos
1.029
Olá galera, tudo bem? :)

Então, tenho umas dúvidas sobre oxidação das peças do pc. Moro a cerca de 1km da praia, e por isso, ano passado perdi minha placa mãe junto com o processado por terem oxidado. Comprei uma nova placa-mãe e um novo processador e deu tudo certo, mas agora tô mais paranóico em relação a isso. Meu pc fica numa mesa, do lado da janela que fica virada pro mar, tem algum problema se eu deixar a janela aberta? Eu também uso uma capa protetora em cima dele quando não estou usando, é realmente efetiva? Ah e, gostaria de saber se só fechar a janela já basta pra proteger da maresia ou ainda tenho de ir atrás de outros métodos.

Obrigado,
Meus pais moram no Guaruja de frente para o mar e realmente entendo sua situação, nós trocamos a TV de lá todo ano, ano passado se considerar todos comodos trocamos todas as TVs (3), as portas (dobradiças), maçanetas tudo que é de metal tem sinais horríveis de corrosão.

O que notamos foi que as TVs menos usadas são as que queimam, ao abrir elas a força não chega devido a oxidação (o cabo de força da entrada, a fonte por dentro tudo tudo enferrujado ou com um zinabre gigantesco).

Vou te dizer que não sei até hoje o que fazer a respeito, a única coisa que notamos é que usar a peça (computador, tv) todos os dias faz ela durar mais, talvez o calor dos eletrônicos acabe protegendo eles da maresia se depositar, além disso tenta comprar um gabinete mais fechado, coloca filtro na frente e atrás de poeira coisas do tipo, coloca aqueles sacos de silica gigantes se der (tem uns que enxem de água, é um barato) dentro do pc.

E maresia realmente é uma m!#@!, ar condicionado, televisão, desktop que ventila mais que note, são as coisas que mais sofrem.
 

Tandee

Larva
Mensagens
21
Reações
2
Pontos
3
Continua usando capa, compra aqueles saquinhos de silica gel pra botar dentro do PC e tbm pode deixar ele ligado por mais tempo q o normal, vai gastar mais luz? vai, porém o PC quentinho vai diminuir o problema.

Ou então, é só se mudar daí. :klol

hehe eu uso o pc o dia inteiro, pra ver aula, jogar e normalmente só paro de usar a noite ou desligo um pouco a tarde pra dormir. Não sei sobre os saquinhos de sílica não amigo, mas vou verificar. Muito obrigado por responder :)
 

Tandee

Larva
Mensagens
21
Reações
2
Pontos
3
Meus pais moram no Guaruja de frente para o mar e realmente entendo sua situação, nós trocamos a TV de lá todo ano, ano passado se considerar todos comodos trocamos todas as TVs (3), as portas (dobradiças), maçanetas tudo que é de metal tem sinais horríveis de corrosão.

O que notamos foi que as TVs menos usadas são as que queimam, ao abrir elas a força não chega devido a oxidação (o cabo de força da entrada, a fonte por dentro tudo tudo enferrujado ou com um zinabre gigantesco).

Vou te dizer que não sei até hoje o que fazer a respeito, a única coisa que notamos é que usar a peça (computador, tv) todos os dias faz ela durar mais, talvez o calor dos eletrônicos acabe protegendo eles da maresia se depositar, além disso tenta comprar um gabinete mais fechado, coloca filtro na frente e atrás de poeira coisas do tipo, coloca aqueles sacos de silica gigantes se der (tem uns que enxem de água, é um barato) dentro do pc.

E maresia realmente é uma m!#@!, ar condicionado, televisão, desktop que ventila mais que note, são as coisas que mais sofrem.
Que tipo de filtro eu deveria botar? Obrigado :)
 

elbandido

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.184
Reações
231
Pontos
784
Alguns dias atrás pesquisei sobre o tema e a indicação de muitas pessoas ficou com o CorrosionX ou WD-40(menos eficiente, porém bom também).
Fica aí a dica para pesquisa.
 


rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.536
Reações
5.264
Pontos
403
Olá galera, tudo bem? :)

Então, tenho umas dúvidas sobre oxidação das peças do pc. Moro a cerca de 1km da praia, e por isso, ano passado perdi minha placa mãe junto com o processado por terem oxidado. Comprei uma nova placa-mãe e um novo processador e deu tudo certo, mas agora tô mais paranóico em relação a isso. Meu pc fica numa mesa, do lado da janela que fica virada pro mar, tem algum problema se eu deixar a janela aberta? Eu também uso uma capa protetora em cima dele quando não estou usando, é realmente efetiva? Ah e, gostaria de saber se só fechar a janela já basta pra proteger da maresia ou ainda tenho de ir atrás de outros métodos.

Obrigado,
Capa só vai servir para deixar a região ainda mais úmida. Não só não é efetiva, como efeito contrário. A área tem que ser a mais arejada possível, inclusive.

Vc tem que usar um desumidificador (trocar sempre) e sistematicamente utilizar alcool isopropílico para limpeza periódica. Tenta realizar de 6 em 6 meses, na pior das hipóteses ano após ano. WD 40 vejo muita gente recomendar. Nem pensar, ele não possui propriedade anti oxidação ou sequer foi feito pra esse tipo de utilização.

Esses dois processos vão garantir que você nunca mais perca nada para a maresia.
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.511
Reações
33.022
Pontos
1.674
Moro em em capital litoranea a 2km do mar e no 10° andar com vento pra c***lho entrando.

Outras coisas na casa ja deram defeito por maresia

Agora o PC fica 100% de boas por anos e anos em perfeito estado, basta deixar ligado 24h dia e limprar filtros do gabinete semanalmente.
E quando eu digo perfeito é perfeito, vendi placa mãe que tava 4 anos aqui, nunca tinha tirado pra limpar e estava como nova, só o cooler que desgastou.

Agora forma literalmente pedra de sal nos filtros se demorar pra limpar.


E produto anti-oxidante é que nem estabilizador, tu pega pra tentar resolver um problema e ele não só não resolve, como cria outros.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.821
Reações
50.884
Pontos
1.003
Perdi o meu por isso
E o pior, no meu bairro falta energia o tempo inteiro, eu não tenho como deixar ligado enquanto durmo porque vai que numa dessa a energia cai e volta umas 5 vezes ou mais...
 

Perekopeko

Bam-bam-bam
Mensagens
1.113
Reações
2.137
Pontos
453
Moro na praia também, duas quadras do mar, 5 anos morando aqui e ainda não perdi nada de eletrônico. Além do uso constante das coisas sempre que desmonto o PC pra limpar (a cada 6 meses mais ou menos) aplico WD40 nas placas, contatos, tudo, quem me recomendou foi o pessoal da elétrica de onde trabalho e até hoje tá tudo firme e forte.
 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.156
Reações
41.037
Pontos
1.064
Aqui é foda também, perdi a minha 1060 por conta disso, ainda bem que a 1660 vem com backplate.

Meus hardwares com 2 anos de uso já começam apresentar alguma ferrugem ou oxidação. Moro a 6km da praia.

Por lembrar disso, vou comprar 100 unidades dos pacotinhos, tá barato até:


Deixar uns 3 detrro do PC, nunca deixo dentro dele, os que tenho aqui sempre deixo do lado dos meus consoles (onde jamais vi oxidados e enferrujados).
 
Ultima Edição:

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.114
Reações
172.176
Pontos
2.599
Procure um gabinete que tenha filtro em todas as entradas de ar e nunca desligue o computador. Se possível, compre um saquinho de sílica para ajudar um pouco.

Coloque um perfil aí para, quando for dormir ou até sair de casa, que funcione com o mínimo de energia possível e vida que segue.
 

Soulzito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.790
Reações
1.210
Pontos
1.254
Hm...

Aplicação de WD40 e algum outro aditivo não é bem recomendado, principalmente na hora de fazer manutenção e, sabendo que poeira também pode fazer contatos pararem de conduzir energia e esses produtos formam uma película que acaba aderindo poeira, eu ficaria um tanto longe de colocar isso no PC.

Mas a corrosão em si é acelerada pelo acúmulo de umidade no ambiente, então você pode comprar um desumidificador de ar e colocar perto de alguns eletrônicos de maior valor. O problema dos desumidificadores é que eles produzem calor no funcionamento e, dependendo de como é aí, isso vai fazer seu quarto ficar um tanto quente. Depende do modelo e, meio que também melhor se usar ele num ambiente mais fechado.

Investir num ar-condicionado seria o melhor dos mundos, já que ele resfria o ambiente E remove a umidade do ar. Mas aí já estamos falando de um custo bem maior...

O PC ligado o tempo todo ajuda a diminuir a corrosão porque tanto as ventoinhas fazem circular mais o ar quanto também o calor gerado diminui a umidade dentro do gabinete. Seria uma solução mais fácil, então, como alguns já comentaram, melhorar a refrigeração do gabinete e usar filtros de ar, além de usar saquinhos de sílica no fundo do gabinete seria uma boa alternativa.

Pra todos os casos, talvez menos pro ar condicionado, manutenção e revisão do hardware é essencial. Verificar pontos de umidade, evitar diferenças bruscas de temperatura, manter o ambiente limpo... Se quiser usar algum produto nos contatos de TVs e outros eletrônicos, no PC e remover algum rastro de umidade, indicaria álcool isopropílico (99%), mas evite usá-lo em peças plásticas pra evitar ressecamento.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo