O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Vai ter casa própria um dia ? comprar pronta ? construir ? Fica as Dica para economizar que ninguém fala

Edhuardo0026

Bam-bam-bam
Mensagens
1.154
Reações
3.662
Pontos
303
Eu e minha esposa compramos uma casa geminada semi-pronta de 128 m² pelo preço abaixo do mercado.


Ela estava custando 320 mil mas compramos por 280 mil. O vendedor aceitou por que na região onde eu moro esse geminado já estava 9 anos parado por que não tinha comprador...
Aqui sai que nem agua geminados pequenos, tanto é que em conversa com ele, ele diz que se arrependeu de ter feito nesse "padrão", mas é que ele é de Curitiba e em Curitiba não vende geminados abaixo dos 100m² com tanta facilidade como se vende aqui na cidade onde eu moro. Pq em Curitiba segundo ele o pessoal faz a conversão m²/R$...

Com isso
Recebi a casa sem Piso, Sem Vaso Sanitário, Sem Box, Somente com a elétrica passada e pintada.

Eu e minha esposa compramos o porcelanato, os vasos, colocamos rebaixo de gesso na sala, cozinha e nosso quarto.

O custo do pedreiro/serviço nem é o problema pois o pedreiro que contratamos foi o Tio da minha esposa, ele é super caprichoso de confiança, nos cobrou um valor Justo pela mão de obra.

o problema ta sendo o custo dos materiais mesmo.

O que eu posso dizer é que o preço dos materiais estão um absurdo nessa pandemia, dependendo do lugar, tem que pesquisar muito mais do que se pesquisava antes.

Um exemplo seria a Porta de Itauba:
Eu e minha esposa queríamos uma porta pivoltante de Itauba,
orçamos no meio de janeiro/2021 e uma Porta Pivoltante de Itauba com caxilho, puxador e fechadura tudo completa estava R$1800

Agora em abril/maio R$1800 é só a porta, ela completa ta beirando os R$ 2700, depois de muito rodar achamos uma completa por R$2100... Mas andamos muito mesmo...

Mas Enfim, esta ficando do nosso jeitinho...

No meio do ano passado estávamos comprando um apartamento com dois quartos, e 72m² por que tudo acima dos 100m² estava batendo na casa dos 400 mil pra cima... Mas no fim não deu certo...

E tinha esse geminado de 128m² aqui perto de casa que estava 9 anos parado, mas a minha esposa tinha visto o da esquina que já estava acabado e tinha um terreno gigante que estava 380 mil.

Daí o segundo que compramos tem o mesmo tamanho interno do da esquina só não tem o terreno enorme em volta, mas era o que estava faltando acabamento.
Acabado o cara ia querer 320 mil.

Daí brincando falei pro vendedor, 320 mil? E se a gente comprar sem o piso, vaso..
só elétrica e pintura interna você não faz por 280 não?

O cara titubeou, disse que ia pensar e depois me retornou dizendo que sim.

Quando fomos assinar os papeis na caixa fiquei sabendo que a esposa dele disse pra vender. :D
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.706
Reações
13.740
Pontos
803
pessoal tem um certo preconceito com casa financiada pelo MCMV agora chamada de Casa Verde Amarela, mas igual o user disse é só dar um acabamento legal e elas ficam do jeito do cliente quer, nem sempre casa verde amarela é sinônimo de dureza.

 

Inspetor Clouseau

Bam-bam-bam
Mensagens
2.529
Reações
4.108
Pontos
303
Tenho a minha própria, compradora direto da construtora, 50 m² pequena mas para solteiro tá bem de boa, e aqui a construtura tá cumprindo bem a garantia, tudo que teve que reparar mesmo coisas pequenas cara tá fazendo então no geral tá tranquilo, agora próximo atchivmente é conseguir um terreno aqui ou mais próximo possível, e ir erguendo a casa aos poucos do jeito que quero, não quero fazer casona pq vide a que cresci dos meus dava é um trabalhão, mas nem que levar uns 10 anos vou fazer do jeito que eu quero. A dica que você deu não é ruim, mas para capital infelizmente acho complicado por em prática, mas no interior como você mesmo disse é bem viável. Na verdade tudo em capital é complicado hahahaha.
 

durabolin

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.110
Reações
7.780
Pontos
1.214
Estou reformando uma casa de praia, que estava praticamente em ruína. Só as paredes e parte do telhado vai aproveitar. Muros, contrapiso geral, hidráulica, elétrica etc praticamente do zero.
Só a mão de obra do pedreiro (um mestre mais 3) foi 70 mil. A mão de obra do eletricista foi 5 mil e mais 8500 de material estimado. Parte elétrica é bem cara. O pedreiro estimou em 130 a 150 sacos de cimento, 4 mil blocos (150 metros de muro). Fora acabamento. Vou me ferrar.
 

durabolin

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.110
Reações
7.780
Pontos
1.214
Fora q quem vai construir aconselho a deixar uma pequena fortuna reservada a imprevistos e gastos não planejados. Eu não vi tenho tanta experiência com obra, não sabia q além de tudo tem q pagar aluguel de contêiner pra entulho, aluguel de britadeira, frete e mais frete pra levar material...
Cimento mais barato tá 30 reais o saco de 50kg aqui na região.
Pretendo ainda colocar concertina pra segurança. Pretendia fazer um quiosque com churrasqueira mas acho q não vai dar.
Espero não ter q recorrer ao $$$ que tenho guardado pra trocar de carro... :-(
 

Velotrol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.866
Reações
6.985
Pontos
1.039
As pessoas dizem que construir é certeza de passar raiva.
Eu consegui chegar nesse nível de raiva antes.

Comprei um lote em 2019, "na planta". Estava legalizado, mas não tinha nada, era só mato e o projeto.
Nesse meio tempo nos falaram que o lote que comprei não ia ser terraplanado, pedi pra trocar e paguei 10 mil a mais na troca, por um supostamente melhor. Aqui é MG, raro achar lote que não tenha que mexer nisso.
Os caras terraplanaram esse lote que paguei a mais de uma forma que não combinaram comigo. Deixaram um paredão de 3m atrás, o que me faz perder o sol da tarde. E eu vou morar fora da cidade justamente pra ter um local grande, com sol, que eu possa criar meu filho, etc.
Estou indo lá hoje pra tentar reaver o dinheiro, mas creio que só conseguirei resolver na justiça. Comprei quando minha esposa tava grávida pro menino ter uma infância onde ele pudesse brincar na rua, me dispus a mudar de cidade. Acabei ganhando dor de cabeça. O lote ficou bizarro, chamei profissionais para avaliar e todos me disseram que eu deveria tentar reaver o dinheiro. Fora que não sou o único caso, a rua inteira ficou prejudicada.

Estou dando esse relato pra avisar dos contras de pegar lote na inauguração. O condomínio em si está muito bom, estão em fase final.
O cara vai devolver meu dinheiro. Amém. Mas ficou a experiência.
 


Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.706
Reações
13.740
Pontos
803
O cara vai devolver meu dinheiro. Amém. Mas ficou a experiência.

vai devolver o dinheiro da terraplanagem mal feita ou do lote inteiro ? caso seja da terraplanagem o que fará ? fará uma nova para retirar o paredão de 3M ?
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.053
Reações
34.950
Pontos
1.054
Na hora pra fazer a minha antiga casa, até eu tive que ajudar o pedreiro e o eletricista foi um tio meu(que tbm tive que ajudar). :klol

Planta, construtora, arquiteto, financiamento, etc, sei nem o que é isso, talvez pq eu seja pobre pra kceta mesmo ou por causa de onde eu morava ou estou completamente fora da bolha da OS ou as três coisas.
 

Velotrol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.866
Reações
6.985
Pontos
1.039
vai devolver o dinheiro da terraplanagem mal feita ou do lote inteiro ? caso seja da terraplanagem o que fará ? fará uma nova para retirar o paredão de 3M ?
O lote inteiro. Tomei birra, tô até feliz, desencanei. Acho que não tem nem conserto a cagada, já passou água, esgoto e tem poste, acredito que não vão mudar nada.
O paredão é a parte de trás do lote da rua de trás, que tá no nível da rua de cima. Não tem como tirar, ou os lotes da rua de trás ficam muito abaixo da rua.
Acho que eles tinham que fazer igual os lotes da casa da minha mãe. Fazer de uma rua até a rua de cima, em aclive.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.706
Reações
13.740
Pontos
803
eu acho esses conceitos, amortizar, comprar e alugar e com aluguel pagar a prestação, investir e depois comprar e muitos outras técnicas quando assunto é imóvel, mas eu defendo que o grande X da questão é a escolha em si do imóvel, se ele for caro, no sentido de ser muito acima da renda a pessoa já se lascou, por exemplo casa em bairro nobre aberto é mais ostentação e chama atenção que em condomínio fechado, porém o condomínio o valor é menor e o status não é ruim, se nós pensarmos em subúrbio então menor ainda, ate por fim pensarmos em interior . A escolha do imóvel e ponderá essas questões é o grande X, não duvido que seja muito bom morar no centro, sair do prédio e a pé, tomar um café na padaria local, pegar um metrozinho num horário não de pico ou mesmo ir de bike ao parque, talvez o shop não fique mais do que 6 minutos de carro, mas se o preço para isso for um apê estilo lada de sardinha ou um terreno de 200m2 custando 400 mil reais só o terreno, tipo numa outra cidade as vezes até capital também com tudo, você teria o mesmo conforto por menos só trocando de cidade, rio de janeiro é caro demais, são paulo deve ser pau a pau com RJ. As vezes o cara troca para campinas etc já melhora um pouco. Enfim ninguém é rico de fato, todos possuem um limite de gastos, a quantidade de viagens que se pode fazer ao ano etc qualquer um que exceder entra no vermelho, independente da renda ou posição, tipo nem Jony Deep escapa.

De todos os conceito financeiro que aprendi com os gurus, nenhum se salvou, o único conceito que posso indicar a uma pessoa é a renda, busque o combo maior renda e constante, nada que oscile, é assim a coisa acontece, somada a boas escolas.
 

Forbidden Memories

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
2.746
Reações
7.108
Pontos
1.004
eu quero ser igual esse cara aqui quando renascer na próxima vida



porque jamais vou ser foda a ponto de construir minha própria casa container como o letrajota :(
 

matgaudio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.555
Reações
5.150
Pontos
1.064
Estou dando esse relato pra avisar dos contras de pegar lote na inauguração. O condomínio em si está muito bom, estão em fase final.

rapaz, assim vc me assusta kkkk


estou terminando de pagar um terreno que comprei num condo bem chique aqui da cidade, meti o loco na época do lançamento, fui de chinelo e com 1,5k na conta e comprei um lote kkkkkkkk q doidera.

foi sofrido, os balões anuais são pesados, mas suportei e agora só faltam 14 parcelas. Serei o único pobre do bairro kkkkk e f**a-se. Melhor uma casa simples lá que uma mansão na favela. O condomínio é maneiro demais vsf. É outra realidade bixo. Já estou até pesquisando raquete de tenis usada no mktplace do facebook kkkkkkkk

Minha irmã está construindo tbm, ela mora em Três Lagoas, quando viu o condomínio que eu comprei, ela ficou louca, botou pra vender o ap dela e o do marido (sendo que tinham acabado de reformar) e o mais incrível é que em menos de 2 meses venderam os dois apartamentos. Compraram um terreno num condomínio bem maneiro lá e agora estão orçando pra construir. Eles dizem que está foda, material subiu mto, taxas no banco subindo, mão de obra subiu. Estou só observando o sofrimento dela, mas já imagino que fazer a casa do jeito que quero será difícil, mas não impossível.

Eu já tenho uns planos pra economizar em algumas coisas, como torneiras, maçanetas, portas, janelas e etc. Tenho um amigo que é casado com uma arquiteta fera aqui da cidade e ele falou que a casa deles eles montaram buscando tudo o que podiam no PY. Eu já estou quase mandando vir as torneiras da China kkkkkkkkkk
Esse tipo de coisa parece brincadeira, mas é aí que o cara morre em uma grnaa violenta. Eu mesmo já abortei a ideia que tinha de umas paredes de vidro e de pedra etc.

o cara tem que adaptar o projeto à realidade dele, não da pra por a pia de 2k o m2 na cozinha? Tem modelos MUITO parecidos. Não da pra por taco de madeira? Mete um laminado, hj em dia os laminados estão violentos, suportam até agua. Muda o estilo das portas, das janelas, muda o blindex, diminui o vidro, as pedras etc etc.
Já vi nego gastando 2k em TORNEIRA...
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.706
Reações
13.740
Pontos
803
foi sofrido, os balões anuais são pesados, mas suportei e agora só faltam 14 parcelas. Serei o único pobre do bairro kkkkk e f**a-se. Melhor uma casa simples lá que uma mansão na favela. O condomínio é maneiro demais vsf. É outra realidade bixo. Já estou até pesquisando raquete de tenis usada no mktplace do facebook kkkkkkkk

Minha irmã está construindo tbm. Estou só observando o sofrimento dela, mas já imagino que fazer a casa do jeito que quero será difícil, mas não impossível.

Eu já tenho uns planos pra economizar em algumas coisas, como torneiras, maçanetas, portas, janelas e etc. Tenho um amigo que é casado com uma arquiteta fera aqui da cidade e ele falou que a casa deles eles montaram buscando tudo o que podiam no PY.

Esse tipo de coisa parece brincadeira, mas é aí que o cara morre em uma grnaa violenta. Eu mesmo já abortei a ideia que tinha de umas paredes de vidro e de pedra etc.

o cara tem que adaptar o projeto à realidade dele, não da pra por a pia de 2k o m2 na cozinha? Tem modelos MUITO parecidos. Não da pra por taco de madeira? Mete um laminado, hj em dia os laminados estão violentos, suportam até agua. Muda o estilo das portas, das janelas, muda o blindex, diminui o vidro, as pedras etc etc.
Já vi nego gastando 2k em TORNEIRA...

um dos melhores post aqui, eu penso analogamente similar mas difiro em alguns apesar de como eu disse ser analogo.

1- mansão na favela vs casa simples em condomínio (simples entre aspas, pois elas não podem ser tão simples assim)

188655

Nesse caso eu concordo contigo, não vale muito a pena se destacar em bairro pobre (não precisa ser favela) pois eu acho chato a ideia de que as casas dos vizinhos não são de mesmo padrão, isso cria maior climão ainda torna a sua casa um alvo primeiramente de inveja.

o condomínio conta com segurança, o que para mim nem é o principal mas sim a descrição, por exemplo há condomínios que as pessoas não entram sem teu aval, ou seja aquele cara chato que tu não quer ver fora de hora é obrigado a voltar para trás.

a diferença fica por conta do meio termo, uma casa em bairro aberto e que está sendo construído para ser um bairro de boas casas, tende a me seduzir mais, apesar de não ter os bonus do condomínio como quadra e churrascaria, também não tem a taxa.

2- Da pra economizar, economizando nessa miudezas e no blindex já abre espaço para uma porta imponente para um jardim iluminado etc que causam mais impacto. porém como teu lote está em bairro fechado, certamente há algumas regras quanto a construção e tais como a cor da casa ser branca ou ter um determinado tamanho te obrigam a gastar , em geral não há liberdade total construtiva igual a um bairro, mas esse gasto a mais pode valer a pena pelo o conforto do empreendimento.

3- concordo o cara tem de adaptara o projeto a realidade, acredito que a escolha do estilo arquitetônico seja a chave assim dele economiza sem parecer que está economizando, de fato é bem tosco e eu vejo isso em meu bairro pobre, a falta de senso construtivo e a demora, por exemplo o cara põe um piso na sala, demora, e quando vai por o da cozinha ele já não combina mais com o da sala, com móveis isso é mais comum, compra um sofar, demora, depois quando compra a mesa ela já não combina mais com o sofa pois um está mais velho que o outro, mas sei lá acho que por ter vivenciado isso por tanto tempo, criei birra, prefiro baixar o nível e fazer completo e rápido do que passar a vida toda construindo como meu pai fez.
 

sua mãe

Bam-bam-bam
Mensagens
1.577
Reações
2.463
Pontos
453
Por falar em construção, o programa Casa verde e amarela ainda tá de pé?
 

matgaudio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.555
Reações
5.150
Pontos
1.064
o condomínio conta com segurança, o que para mim nem é o principal mas sim a descrição, por exemplo há condomínios que as pessoas não entram sem teu aval, ou seja aquele cara chato que tu não quer ver fora de hora é obrigado a voltar para trás.

Concordo com a maioria do que postou, apenas marquei essa parte pois, assim como você, eu não ligava muito pra segurança, até eu começar a me sentir inseguro fazendo o caminho da minha casa até a academia durante a noite. Cara que m**** que é essa sensação, não ter tranquilidade pra fazer uma caminhada de 5 quadras na rua, tudo muito escuro (esses postes de m****), qualquer pessoa vira um potencial 'inimigo' (muitos casos você percebe que a outra pessoa está tão insegura/com medo quanto você). Na real esse foi o turning point pra eu querer morar em condomínio.
A vida inteira eu andei na rua até tarde brincando e etc, isso desde mlk, depois cresci e voltava da balada a pé, isso 4/5 hrs da manhã), nunca tive problema e nunca me senti inseguro. Hoje não sei se eu ficaria tranquilo com meus filhos tendo o mesmo estilo de vida, tenho a impressão de que as coisas estão mais 'perigosas'.

Acho que com o tempo fui ficando medroso. A gente vai vendo as coisas que acontece e vai ficando com medo (meu irmão mesmo foi assaltado, teve arma apontada pra cara dele, levaram tudo até as roupas, aliança, e ainda botaram fogo no carro... cachorrinha tá traumatizada até hj kkk). É foda, segurança pesa.
 

VinceVega

Condenado a ser livre!
VIP
Mensagens
5.224
Reações
9.422
Pontos
1.229
Entrando na discussão sobre o local da residência, pra quem é pai ou vai ser, isso é ponto primordial.

A vizinhança exerce uma influência muita grande nas crianças, isso tem que ser pensado com muito cuidado,
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.706
Reações
13.740
Pontos
803
Agora fazendo uma propaganda leve kkkk

Contratem arquitetos! Bons arquitetos tem uma experiência que ninguém mais tem

Tu como arquiteto, há alguma explicação do porque os estilos de construção mudam tanto, por exemplo porque as pessoas não metem o loco e fazem casinhas como as antigas mais, isso é ligado a funcionalidade ? ou são padrões estéticos ligados a questões capitalistas ? As duas casas marcadas com X são as casas que se veem e se vendem atualmente, com maior ou menor grau de alteração do que aborda a img, em suma é isso variando no preço e no tamanho não na forma, a casa mais simples com o X, simples como é deve ter 80m2 está avaliada hoje em alguma coisas como 350 mil com lote de 360m2. Casas como as duas ultimas debaixo ainda se ve em alguns bairros abertos apesar da grade ter sumido, isso talvez esteja ligado a insegurança, mas se alguém fosse construir algo hoje (de acordo com a renda) não escapariam de fazer como as duas com X a menos que o cara intencionalmente quisesse fazer diferente tal como a de madeira citada.

essas casinhas não me parece que eram de pobre para época eram bem ornamentadas mas nega a tese de que casas antigas eram maiores com cozinhas enormes, ao menos pelas img.

188904
 
Ultima Edição:

colher

Bam-bam-bam
Mensagens
3.018
Reações
8.412
Pontos
314
Estou nos finalmentes da minha obra nesse momento. Não é a minha primeira obra de construção e já passei por diversas situações, então vamos lá:

1. Faça bons projetos, no plural. Contrate um bom arquiteto (com experiência em habitação e preferencialmente fora da corrida por prêmios malucos), bons engenheiros (para estrutural, elétrico, hidráulico e etc) e conheça o terreno onde você vai construir (estudos de solo, localização, orientação e etc).

2. A nível arquitetônico, fuja de modismos caros. Existe muitas casas com habitabilidade zero por conta dos grandes vãos envidraçados, que dão pouca privacidade e num país como o nosso não funcionam. Cuidado também em regiões mais frias e úmidas, existem projetos que simplesmente não funcionam nessas áreas.

3. Não empreite por conta própria se você não for da área. Simples assim. Essa é a minha segunda casa e a minha quarta obra. Já empreitei por conta duas e ambas saíram mais caras do que as que eu empreitei. Nunca sai mais barato você fazer por conta e ainda você corre o risco de ficar na mão com mão de obra.

4. Não procure apenas preço, procure qualidade. O mercado anda com muitas flutuações e existem muitas empreiteiras se virando nos 30 para entregar as obras, e isso incluí pegar muitos projetos novos para financiar antigos. Recomendo sempre estudar quem você contrata para seguir a obra sem surpresas.

5. Não economize em estrutural e funcional. Faça um bom estudo de solo e faça a fundação de maneira correta. Todo o restante que gerar estresse de uso recomendo utilizar o melhor material disponível. Vou dar exemplo as esquadrias em PVC: fuja do produto chinês e nacional. Alemão é referência e, mesmo sendo 30~40% mais caro, ele entrega sim mais performance e menor dor de cabeça.

6. Faça uma casa a prova de futuro. Existem projetos fechados em si mesmo, sem possibilidades de reformas e expansões. Existem projetos sem cômodos para trabalho (como escritório). Existem projetos sem área social e privada adequada. Fuja dessas questões, faça uma casa que seja útil em diversas maneiras possíveis mas que permita modificações úteis no futuro.

7. Por fim, a minha última dica e que eu acho mais pertinente: faça a casa voltada para os fundos. Vou dar o meu exemplo nesse caso: Dois vizinhos meus fizeram casas voltadas para frente, sem privacidade, onde a casa com grandes áreas envidraçadas vai passar todo o dia fechada. A minha é toda voltada para os fundos, onde tenho uma APP como vista. Com esse detalhe, minha casa é simples e privada na frente e completamente aberta nos fundos, abraçando a vista da natureza em toda extensão dela com amplas áreas envidraçadas.

No mais, boa sorte para quem entrar nessa jornada.
 

a r

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
966
Reações
1.778
Pontos
584
marcando aqui pra ver depois esse video do porcelanato fake

mto caro o porcelanato verdadeiro
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Eu estou DETERMINADO a adquirir um terreno no interior. Quando digo interior, não é fim do mundo, mas sim uma cidade com alguma estrutura em um bairro bom, mas meio afastado. Tava pensando em ir pra região do Vale do Paraíba em SP. Gosto da topografia e paisagem do lugar, fora o bom acesso a lugares do meu interesse, como litoral norte, RJ, MG e, obviamente, SP.

Um bom terreno está custando cerca de 80 mil.
A casa que venho projetando será térrea, leve (divisórias internas em drywall) e com cerca de 90m² (contando com a garagem). Para uma pessoa sozinha e sem acúmulo de muita tranqueira dá e sobra.

Pelo meu planejamento (baseado na situação atual) eu consigo concluir o pagamento do terreno + o último parafuso da obra em cerca de 10 anos.
A maior vantagem na minha opinião é a liberdade e a baixa manutenção do meu projeto. Condomínio tem suas vantagens, mas é um compromisso que não dá pra suspender. Na casa eu pretendo colocar uma ou duas câmeras escondidas e ter um cão de guarda. Não curto cerca elétrica, chama muito a atenção.

Dependendo do lugar e do que você faz da sua vida, a RMVale é uma boa opção.
Jambeiro e Aparecida são boas opções e não são longe de São José, Taubaté e Jacareí se você precisar trabalhar/estudar lá.
Uma coisa que pode fazer também é botar uma cerca corcetina.
Vai ficar parecendo cadeia/base militar, mas se o muro for de tijolo/concreto as chances de dar ruim é próxima de zero.
 

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.351
Reações
46.927
Pontos
1.454
Tu como arquiteto, há alguma explicação do porque os estilos de construção mudam tanto, por exemplo porque as pessoas não metem o loco e fazem casinhas como as antigas mais, isso é ligado a funcionalidade ? ou são padrões estéticos ligados a questões capitalistas ? As duas casas marcadas com X são as casas que se veem e se vendem atualmente, com maior ou menor grau de alteração do que aborda a img, em suma é isso variando no preço e no tamanho não na forma, a casa mais simples com o X, simples como é deve ter 80m2 está avaliada hoje em alguma coisas como 350 mil com lote de 360m2. Casas como as duas ultimas debaixo ainda se ve em alguns bairros abertos apesar da grade ter sumido, isso talvez esteja ligado a insegurança, mas se alguém fosse construir algo hoje (de acordo com a renda) não escapariam de fazer como as duas com X a menos que o cara intencionalmente quisesse fazer diferente tal como a de madeira citada.

essas casinhas não me parece que eram de pobre para época eram bem ornamentadas mas nega a tese de que casas antigas eram maiores com cozinhas enormes, ao menos pelas img.

Visualizar anexo 188904
Então, tem vários fatores.
primeiro
- como a arte, a arquitetua tem vários estilos, moderno, contemporâneo, art-déco, vitoriana, colonialista, clássico e etc.
Isso vai mudando com os gostos das pessoas e geralmente o estilo reflete o pensamento da época (as obras mais atuais no mundo hoje tem uma combinação de processos high-tech, junto com materiais ecológicos e etc), os arquitetos vêm como "pastiche" ficar reproduzindo estilos antigos ou que nunca nem existiram no lugar, (Onde que fazer a desgraça do frontão grego tem a ver com a nossa cultura?) e é isso o principal.
a casa mais contemporânea que vc colocou é a moda atual e a segunda é uma casa popular então por questões de custo.
segundo
- custo, antigamente construir casa e terrenos eram muito mais baratos (no interior terreno era de graça praticamente) isso permitia que até as casas mais populares fosse maiores
terceiro
- necessidades, antigamente não exisita ar-condicionado, TV e etc, logo a casa refletia isso, o pé direito era maior para ajudar na ventilação e a sala podia ser um ambiente diferente, quartos eram infinitamente menores pq não tinham tanta coisa para enfiar dentro.


:)
 

sua mãe

Bam-bam-bam
Mensagens
1.577
Reações
2.463
Pontos
453
está sim, tu tens alguma duvida sobre o programa Casa Verde Amarelo

Era só pra saber mesmo, tinha visto em algum lugar que o presidente iria diminuir a verba pra esse programa e estou pensando em fazer o financiamento mas seria no inicio do ano que vem. Tenho que juntar mais dinheiro pra entrada.
 

Iraque77

Bam-bam-bam
Mensagens
3.401
Reações
3.946
Pontos
353
É isso, acredito que a maioria aqui esta entrando numa fase de que a vida não é só Playstation, e a casa própria tem sido o sonho de muitos brasileiros, sobretudo das mulheres elas são mais apegadas a isso que os homens, entretanto é um baita item caro, partindo do principio que todos são ricos.

E esse tópico tem por objetivo, trazer uma ideia diferente, que não vai servir para todos mas se servir para um já é um começo.

Casa Pronta

A casa pronta é a casa padronizada chamada em sociologia de casa capitalista, são as casas projetadas por engenheiros com estrutura e funcionalidades, elas se diferenciam por exemplos das chamadas autoconstruções que são casas precárias devido a pobreza das pessoas ou qualquer casa apesar de boa feita sem planejamento, o pai ou avô construiu lá atrás sem a menor ideia depois teve de quebrar remendar etc, corredor escuro, casa feia etc

Ao comprar uma casa pronta é preciso observar que em geral elas ficaram afastadas dos centros urbanos pois os lotes nesses centros são caros o que obriga as construtoras a fazerem prédios e apartamentos, em resumo um oferece localização e o outro oferece tamanho preço e conforto de um lote

os preços variam, apenas para exemplo simples: um Apê estilo Casa Verde Amarela (antigo MCMV) é um ape de 170k, um apartamentos bem de entrada os chamados predinhos.... em algumas cidades com tamanhos de 50m2, com esse mesmo preço é possível comprar/financiar etc uma casa maior e com terreno. a vantagem do ape mesmo em predinho em tese seria a localização, vai de cada perfil.

Qual o Ponto ?

Obvio construir, para construir é preciso decidir entre contratar uma construtora ou contratar pedreiros avulsos, a construtora é mais cara mas é mais garantido paga ela, pronto está tudo incluso e ela entregará a obra pronta e com projeto. No Brasil ao contrário de outros países pode-se ainda construir na tora, tu procura engenheiro para fazer o projeto, pronto acaba ai a participação dele, tu será o chefe e contratará pedreiros, elas dão conta de construir qualquer coisa, e por ser direto com o profissional o preço saíra sensivelmente mais barato, os pontos contra é que você não é uma construtora não terá tempo para fazer uma boa peneira e contratar profissionais experiente, em geral as construtoras mantém o mesmo quadro de funcionários por anos, garantindo assim qualidade deles, tu em tese teria de arriscar contratando um pedreiro que fez algo para algum conhecido seu que de certa forma o aprove. Outro detalhe é que, se o projeto for meio elaborado tiver uma fachada meio artística terá de instruir o pedreiro cuidadosamente ou contratar um outro específico para esse fim.

Preços

Não desmerecendo a mão de obra de ninguém, mas em uma construção cerca de 35-40% é mão de obra e 60% preço dos materiais, tipo em uma casa de 1 milhão, 400 mil dela é o trabalho dos profissionais.

Como economizar nisso ? sendo, o dono da obra e ao mesmo tempo o construtor, tem coisas que não é muito difícil de ser feito , as pessoas pagam apenas por terem dinheiro e por não quererem fazer aquilo ou não terem tempo, pintar por exemplo, tem pintor que cobra quase 200 reais no dia, pô para rolar tinta ? sem desmerecer a maioria desses trabalhos podem ser aprendidos, todos tem capacidade de aprender, sei lá economizar 20 mil por exemplo é quase o mesmo que ganhar esses 20 mil, é uma cifra que por exemplo pode ser usada para melhorar refino do acabamento.

Materiais

Para economizar com materiais o segredo está no estilo arquitetônico da construção, uma construção com telhado embutido, no telhado é gasto metade do preço de uma casa com telhado aparente, telhado aparente vai exigir madeira top etc, uma casa em estilo industrial sairá mais barata que uma em estilo clássico, mas ambas podem ser bonitas.

E por fim, porque não usar técnicas baratas em parceria com técnicas caras, por exemplo o piso de cimento queimado polido, antes símbolo da pobreza hoje é sinônimo de requinte, usar bancadas e porque não móveis em concreto armado ou alvenaria mesclados com alguma madeira legal ou polimento para não ficar na cara que aquilo é economia, eu usava aqui em casa um versão mal feita desse piso e troquei por cerâmica achando que era melhor no fim a cerâmica é mais de pobre e com desgaste maior do que o cimento queimado.

Finalizando

Pense nisso, você pode morar em são paulo, rio, salvador etc mas verdade é que você não precisa morar no mesmo lugar para sempre, quero dizer, um terreno sobe do nada para 200/300 mil apenas um terreno, quando em cidades interioranas ainda há terrenos grandes por 100 mil ou menos, o que isso significa ? significa que uma casa confortável custaria quase 1M num centro urbano a mesma casa sem tirar nem por cairia absurdamente num bairro mais afastado, não necessariamente carente

eis um exemplo de economia se for bem empregado dentro do projeto araquidônico, quanto que o cara não economiza



Brace yourselves

texto só pra quem nunca passou por uma obra na vida, não sabe o que está falando,

esse numero que tu trouxe, não sei a veracidade dele.. mas 35/40 é mão de obra e 60 ématerial, estaria até bom,

na real o certo seria ser 60% de mão de obra (desde que fosse qualificada) e 40 de material,
construção é um negócio sério, e deve ser mais valorizado,

problema é que tem muito desempregado sem estudo que vira servente (famoso oreia seca), pq não tem como arranjar outra coisa... depois de 3 anos de servente fala que é pedreiro, mas usa técnicas lá da idade da pedra, não sabe nada de estrutura, isolamento témo/acustico,

então temos nosso nivel de casas no brasa, que é ridiculo, então questão de mão de obra é sim, desmerecer quem faz, está comparando serviço de um profissional com de um amador, tipo de gente que corta o cabelo em casa para não ir ao cabelereiro,

quanto aos materiais ali eu concordo, tem muita técnica, que aliada ao bom gosto, economiza muitooo,
quem diria que um dia deixar uma parece sem reboco seria bonito, e não sinal de pobreza..hahahah

e fica uma dica ae para quem nunca tocou uma obra ou reforma, é só problema, se vc tem pouco tempo e paciencia... fuja, contrate uma empresa para se preocupar por você
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.706
Reações
13.740
Pontos
803
texto só pra quem nunca passou por uma obra na vida, não sabe o que está falando,

esse numero que tu trouxe, não sei a veracidade dele.. mas 35/40 é mão de obra e 60 é material, estaria até bom,

na real o certo seria ser 60% de mão de obra (desde que fosse qualificada) e 40 de material,
construção é um negócio sério, e deve ser mais valorizado,

problema é que tem muito desempregado sem estudo que vira servente (famoso oreia seca), pq não tem como arranjar outra coisa... depois de 3 anos de servente fala que é pedreiro, mas usa técnicas lá da idade da pedra, não sabe nada de estrutura, isolamento témo/acustico,

então temos nosso nivel de casas no brasa, que é ridiculo, então questão de mão de obra é sim, desmerecer quem faz, está comparando serviço de um profissional com de um amador, tipo de gente que corta o cabelo em casa para não ir ao cabelereiro,

quanto aos materiais ali eu concordo, tem muita técnica, que aliada ao bom gosto, economiza muitooo,
quem diria que um dia deixar uma parece sem reboco seria bonito, e não sinal de pobreza..hahahah

e fica uma dica ae para quem nunca tocou uma obra ou reforma, é só problema, se vc tem pouco tempo e paciencia... fuja, contrate uma empresa para se preocupar por você

teu texto ficou contraditório. Primeiro diz que ''não sabe o que ta falando '' depois diz que ''SE'' os números de 35/40% forem verdadeiros, ou seja não tem firmeza para se contrapor. Eu sei muito bem do que escrevi aqui.
 

Iraque77

Bam-bam-bam
Mensagens
3.401
Reações
3.946
Pontos
353
teu texto ficou contraditório. Primeiro diz que ''não sabe o que ta falando '' depois diz que ''SE'' os números de 35/40% forem verdadeiros, ou seja não tem firmeza para se contrapor. Eu sei muito bem do que escrevi aqui.
leia denovo, acho que vc não entendeu

não saber a estatística da media nacional do custo das obras é uma coisa,
saber que tocar uma obra sem nenhum conhecimento, baseado na cultura DYI, é outra.. e essa eu sei, já passei por varias e acompanhei outras, só cagada

hahahahaha
 

EvilMonkey

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.214
Reações
42.115
Pontos
1.339
Essa proporção hoje em dia está errada. A mão de obra está muito mais cara que os materiais. Pode por 60% MO 40% materiais.

Chegou perto. Ultima vez que li era 70% só para mão de obra. É a parte mais cara justamente porque não tem estudo, produtividade e faz de um jeito quase artesanal ao invés de usar meios industrializados onde vc faz uma casa boa em 1 mês. Alias em faculdades de engenharia o foco é só concreto e um pincelada em outros métodos construtivos hahah
 
Ultima Edição:

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.706
Reações
13.740
Pontos
803
Chegou perto. Ultima vez que li era 75% só para mão de obra.

leu onde ? acabei de postar vídeo dos caras que fazem casas (vivem disso) para vender 2021, dizendo a proporção é essa aí que eu citei no OP até menos em favor da mão de obra.

Sempre o material é mais caro desde que inventaram a primeira construção e quanto mais nobre o acabamento maior a proporção fica em favor do material. O user acima criticou a ideia do DYI mas eu tenho cursos relacionados a trabalhos artesanais em obra e posso garantir que a maioria aqui conseguiria fazer se assim o quisesse, não é bicho de sete cabeças como operar um cérebro ou programar algo extraordinário, é só passa uns fios, rolar uma tinta aqui e ali etc isso pode aliado a escolha do estilo arquitetônico poupar uma grana bacana de quem não é rico e oscila ali na faixa média.

e sim sei que tu é o mais próximo nesse tópico em termos de noções relacionadas a construção pois parece trabalhar nisso, conforme já indicou nesse e em outros tópicos.
 
Ultima Edição:

EvilMonkey

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.214
Reações
42.115
Pontos
1.339
Cara, geralmente vai ser uma empresa que vai fazer pq "pedreiro" não sabe como se faz (teoricamente se chamaria um carpinteiro)
Na construção tradicional americana, cada parede é montada no chão e levantada/colocada no lugar e se repete para cada parede/telhado.
Os frames são todos padronizados em tamanho 1.2 x 2.4 então ela vai produzir ele e montar.
teoricamente qualquer pessoa consegue fazer, a base é sempre a mesma
  • fundação de concreto ou tijolos (a madeira sem tratamento não pode enconstar no chão)
  • paredes
  • telhado

6a3405768ad9e94a35d3f429f72a2607.jpg



Composition.jpg


é bem menor e simples mas esse vídeo tem tudo



Eu acho legal esse método construtivo assim como de steel frame. É muito rápido mas no Brasil nem vai pegar tao cedo pq apesar de ser simples de montar exige um maior tempo de projeto e detalhamento de cada parede individualmente.

O cara na obra fica maluco vendo pelo menos umas 20 pranchas, fora que o material deve estar bem dimensionado , contabilizado e com tudo já encomendado certinho. Se faltar algo vc vai ter que ir pegar com um fornecedor la na China.
O tempo de projeto gasto é maior mas vc economiza muito depois na execução.
Aqui tem o costume de fazer um projeto em uma semana ou menos e qualquer b.o vc acha de tijolo e cimento em qualquer esquina hahaha. É cultural isso aqui infelizmente.
(Ignore os erros de digitação. Escrevo por cel e desanima arrumar tudo)

Fiz um orçamento a pouco tempo pra reformar um imóvel que eu tenho, uma obra bruta sem acabamento. Iria gastar 150k de material e 300k de mão de obra no orçamento mais barato que consegui aqui no RJ. Inviável pra mim.

Qualquer pedreiro aqui quer em media 300 reais a diária.

Meu primo fez reforma num apto e gastou de m.o pelo menos 20.000 de um total de 50.000 ja incluindo moveis planejados. Chutando pra baixo pq o encanador fez o serviço errado e o pedreiro tbm. Entao veio despesas extra kkk. É um perigo danado e olha que tinha engenheiro mas ele foi uma ou duas vezes só e nao ve as porcarias

Fora q quem vai construir aconselho a deixar uma pequena fortuna reservada a imprevistos e gastos não planejados. ... :-(

Normal hahahah
 
Ultima Edição:

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.155
Reações
23.217
Pontos
1.619
Imagina a galera aqui da OS construindo uma casa de verdade, é só Sergio Naya pra baixo

No meu caso, tá sendo pra baixo...... BEM PRA BAIXO MESMO!

Morar num "apêrtamento" de 47 metros quadrados é como ter um fusca pra levar a Fat Family completa no chiqueirinho dele...
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.706
Reações
13.740
Pontos
803
No ritmo da inflação eu pelo menos acho impossível.

um fenômeno que eu vejo nas famílias pobres (há uns 20 anos) e acho que não se repete nas famílias de classe média é a construção de uma casa extra no lote dos pais, tudo porque realmente é osso quando assunto é moradia, o pessoal não tem estabilidade então até apostar numa casa verde amarela os assustam.

edit: aproveitar o post para mais uma dica, apesar de ser meio insano tu pode simplesmente não usar laje, basta escolhe um design legal e fica só na telha mesmo, não somente aparente e colonial como embutido contemporâneo, o contra é o barulho, sensação térmica ruim e possibilidade de infiltração, agora visualmente depois de pronta ninguém diz que não tem laje.

189697
 
Ultima Edição:
Topo Fundo