O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Sobre as coisas que acontecem: eram pra ser / era o destino ou aconteceriam da mesma forma só que por outros meios? [+teoria do caos]

O que tu acredita?

  • Em um alinhamento espiritual / místico / divino pras coisas acontecerem exatamente como acontecem.

    Votes: 0 0,0%
  • As coisas aconteceriam de qualquer maneira, mas por outros meios. Tudo já está escrito.

    Votes: 0 0,0%
  • Nunca parei pra pensar sobre e não tenho uma opinião formada, não faz pergunta difícil essas horas.

    Votes: 0 0,0%

  • Total voters
    6

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.058
Reações
58.046
Pontos
2.009
Tava falando sobre isso com a patroa tomando um vinho e é algo que realmente deixa louco pra quem curte filosofar sobre a vida.
Nos conhecemos pelo Happn, que pra quem não sabe, é um app de namoro que só faz as pessoas que cruzaram próximas se conhecerem, basicamente é isso. Foi uma sucessão de detalhe do detalhe do detalhe do detalhe absurda demais pra fazer com que passemos um perto do outro.

Então paramos pra pensar nisso e lembrei de outras ocasiões.

Situação 1:

Minha família tava na m****, eu completamente endividado e desesperado atrás de serviço.
Todo o santo domingo eu mandava currículo e nada, apenas entrevistas para empregos de m****. Minha mãe ia no boteco da esquina todos os sábados, comprava algumas coisas pra casa e o jornal de domingo, sempre o Diário Gaúcho que era mais barato (e mais lixoso) frente a Zero Hora, jornal mais completo. Minha família contava moeda, dinheiro era muito contado. Eu fumava na época e ia na lan house, mas nesse sábado eu tava mal da garganta e sobrou uns 4 pila que seria do cigarro + lan house, dei pra minha mãe esse dinheiro. O cara que entrega os DG tinha se acidentado e aquele dia o boteco recebeu o jornal atrasado, então como minha mãe tinha uns pilas a mais resolveu comprar a ZH, onde os classificados de emprego eram muito mais completos. Nesse mesmo jornal (to todo arrepiado aqui chapas, sério) tinha o anúncio pra vaga de trainee da empresa que hoje sou gerente e atuo há 13 anos.

PERGUNTO: Algo conspirou pro entregador se acidentar e eu ter ficado mal da garganta (detalhe do detalhe do detalhe)? E digo mais: eu soube que o entregador se acidentou pois foi desviar de uma tampa de bueiro aberta. De alguma foi algo conspirou praquela tampa estar fora do lugar fazendo com que minha mãe comprasse justamente o jornal que tinha o anúncio?
Ou isso tudo é bulshit e eu teria conseguido a vaga de outra maneira ou quem sabe por outro motivo (era o destino)?

Situação 2:

Certo dia meu amigo tava indo trabalhar, bem atrasado. Ele ia sempre de moto e tava já na porta de casa mas a filha dele na época com uns 7 anos deu um grito lá do quarto. Ele foi correndo e viu que não era nada demais, ela se assustou com o gato que pulou na cama. Ele até estranhou pois a porta sempre ficava fechada já que a guriazinha era alérgica, mas por algum motivo estava aberta, provavelmente a mãe tinha esquecido. Isso deu mais ou menos uns 8 segundos, então ele foi trabalhar. Tava numa avenida aqui de POA transversal a uma avenida bem movimentada que tinha a preferencial e vinha em curva, não dando pra enxergar bem pela esquina da rua que meu amigo tava. 2 carros a sua frente tinha um Gol amarelo, que avançou e veio um carro da polícia muito rápido, que deu no meio do Gol matando o motorista na hora. Ou seja: não fosse o grito da filha, muito provavelmente seria meu amigo de moto ali. O cara conta essa história chorando copiosamente até hoje, é muito foda.

PERGUNTO: Algo conspirou pra porta do quarto ter ficado aberta, possibilitando o gato entrar e pular na cama da filha dele e assustando a criança, que gritou e fez ele perder esses segundos que o salvaram do acidente (detalhe do detalhe do detalhe)?
Ou isso tudo é bulshit e ele teria desviado do acidente de outra maneira ou quem sabe por outro motivo (era o destino)?

Situação 3:

Final do ano passado, meu primo que mora em POA foi visitar minha tia em Canoas, o que ele fazia todos os sábados, ia lá assar uma carne e ficavam somente os 2, já que meu tio morreu 6 anos atrás. Fumava o baseado dele, tomava as cachaças e dormia lá na minha tia, pra trabalhar de garçom no domingo. Ele morava numa peça em cima da churrascaria, bem simples, que ele tinha se mudado pra ficar mais perto do serviço e a casa que ele tava antes não tinha mais como ficar, pois o novo vizinho era barulhento demais. O cano do banheiro tava com um pequeno vazamento, ele deveria ter arrumado mas o dia que foi comprar os paranaue a loja tava lotada demais e ele desistiu. Voltando ao churrasco, eis que o segurança da churrascaria liga pro meu primo, 3 da manhã, pra dizer que o cano tava vazando e pingando na churrascaria. Ninguém tinha chave reserva, então o que meu primo fez? Pegou a porra da moto e foi pra casa, se acidentando no meio do caminho quando um cachorro atravessou a rua. Bêbado e chapado, sem o mesmo reflexo, caiu e deu de cabeça no poste que segura a placa da rotatória, quebrando o pescoço e morrendo na hora (ele e o cachorro).

PERGUNTO: Algo conspirou pro novo vizinho barulhento ter se mudado pro prédio antigo, fazendo com que ele se mudasse pra peça nova acima da churrascaria, com o cano quebrado que vazou e ele não arrumou pois algo conspirou pra loja estar lotada no dia, recebendo a ligação madrugada pra ir arrumar e o cachorro ter atravessado a rua 3 da manhã?
Ou isso tudo é bulshit e ele teria morrido de outra maneira ou quem sabe por outro motivo (era o destino)? Aqui de "era a hora dele"...

RESUMINDO:

Eu ficaria até amanhã citando vários casos semelhantes, isso pra ficar somente no campo do que eu fico sabendo, pois se vasculhar mais com certeza descobriria mais detalhe do detalhe do detalhe.
Por ser muito cético e não acreditar em absolutamente NADA que a ciência ainda não tenha explicado, não tenho uma opinião formada, ainda que esse assunto me deixe MUITO intrigado.
Mas por via das dúvidas, pra não ficar em cima do muro, acho que os detalhes dos detalhes dos detalhes se encaixam pras coisas acontecerem, sem nada espiritual, místico ou algo do tipo. Isso tudo aliado a uma grande dose de coincidências.


MINHA VISÃO:

É aquilo da teoria do caos e efeito borboleta.
O caos é organizado.
O próprio surgimento da vida é uma sucessão muito absurda de acontecimentos com margens mais apertadas que coo de virgem assustado no decorrer de bilhões de anos, de alguma forma os detalhes se encaixam pras coisas acontecerem.


Se não fossem os detalhes dos detalhes dos detalhes, os resultados não seriam os mesmos.

Na situação 1, eu não teria conseguido o emprego.
Na situação 2, meu amigo teria morrido de moto.
Na situação 3, meu primo estaria vivo.
 

Baneman

Discípulo de São Jorge
VIP
Mensagens
16.598
Reações
30.337
Pontos
1.253
Eu acredito que as coisas acontecem como precisam acontecer, e tudo tem um motivo, mesmo que não seja para nós deixar feliz, ou mesmo algo que entendamos no momento.

Isso, no entento, não altera nossa capacidade de alterar o próprio destino, de forma alguma. Apesar de acreditar que tudo ocorre da forma que precisa acontecer, ainda acho que o principal determinante para somos nós mesmos.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
 

vr-struper

Bam-bam-bam
Mensagens
3.271
Reações
9.012
Pontos
303
Destino é uma abstração que não produz resultado: tudo que aconteceu foi o destino, tudo que não aconteceu não aconteceu porque não era o destino.

Na prática é ignorar que tudo que ocorre gera os resultados, atribuindo a uma teoria mística.
 

VinceVega

Condenado a ser livre!
VIP
Mensagens
5.224
Reações
9.422
Pontos
1.229
Cara, as coisas vão acontecer, independente o que seja.

Como você interpreta e é afetado por isso, vai de cada um.

Se você acredita que a realidade te manipula ou se você molda a realidade ao seu redor no fim das contas não importa, é só sua percepção.
 


geist

Lenda da internet
Mensagens
22.304
Reações
90.143
Pontos
1.503
É um modelo híbrido. Há coisas que vão acontecer de qualquer forma (como a morte de cada um de nós, e a influência de fatores genéticos), coisas que têm o curso definido segundo nossas escolhas e coisas segundo o propósito divino para a vida de cada um.
Acredito que o mais presente em nossa vida seja aquilo que nossas escolhas influenciam.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.706
Reações
13.740
Pontos
803
gostei dessa pergunta é sinal que tu está saindo da crença libera geral, pois a crença libera geral que credita coisas ao destino para os outros quando eles antes fizeram acontecer antes, conforme debatemos no tópico da SEGA.

funciona assim:

consiga algo, fazendo acontecer e depois que acontecer credite isso ao destino fazendo com outros não consiga, culpando-os. sobretudo se for algo negativo a terceiros, lembre-se a história é feita por gente má.
 
Ultima Edição:

LVX

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.526
Reações
4.912
Pontos
1.349
Já notei casos muito parecidos, a realidade parece ser moldada de acordo com a vontade do indivíduo e que, quando apresentada as condições ideais, acontecem.

Raul cantava sobre isso:
Oh queira
Basta ser sincero e desejar profundo
Você será capaz de sacudir o mundo, vai
Tente outra vez

Outro ditado que ilustra bem isso é o Be careful with what you wish for.

Esse caos ordenado é uma cortina, tudo tem sua ordem, mesmo que torta.
 

k0tp

Bam-bam-bam
Mensagens
3.571
Reações
6.272
Pontos
353
não acredito em deus, sorte ou destino, as coisas simplesmente acontecem, sem explicação nem sentido, só acontecem (ou deixam de acontecer)
 

Atlante

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.363
Reações
15.812
Pontos
503
Tudo é aleatório. O único deus é o acaso.
 
Topo Fundo