O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Fronteiras do Sul [Jogo de mundo aberto que estou desenvolvendo] [+Ambição] [+Participe do projeto] [+Mudança do nome "São José dos Pinhais"]

Will_Margera

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26
Reações
89
Pontos
674
fronteiras do sul.jpg

Site oficial (em desenvolvimento)​

Olá meus caros amigos, vim aqui compartilhar um projeto ambicioso no qual estou trabalhando a algum tempo, estou desenvolvendo um jogo de mundo aberto na Unreal Engine. Para o mapa eu escolhi a minha cidade natal: São José dos Pinhais, uma cidade da região metropolitana de Curitiba. Só gostaria de deixar claro que as especificações sobre este projeto são as minhas ambições e estou trabalhando ao máximo para alcançá-las.

Sobre o projeto

Estou utilizando o Sketchup PRO para modelar a arquitetura e objetos do mapa, objetos mais complexos, pessoas e veículos estou utilizando o Maya e importando tudo para a Unreal Engine. Não tenho definido ainda um enredo nem se o jogo terá um, primeiramente estou me concentrando em trazer uma experiência de mundo aberto interativo e com suas mecânicas pra tornar o jogo divertido e posteriormente pensar em como implementar uma história nele.

Mapa

Mapa-oficial-2.jpg

O mapa do jogo terá aproximadamente 8km², boa parte dos bairros da cidade estarão presentes no jogo, obviamente com seus tamanhos reduzidos. Estou montando o mapa de acordo com o mapa real baseando-se no Google Street View. Como São José dos Pinhais é uma cidade com outras regiões à sua volta, não posso simplesmente transformá-la em uma ilha como GTA, então terei que fazer barreiras invisíveis ou uma forma de obrigar o jogador a retornar para o mapa.

Veículos

11.jpg

Uma variante de um golzinho quadrado que na verdade montei no Sketchup, mas achei quadrado demais, estou desenvolvendo outro no Maya

04.jpg

Bem no coração da cidade encontra-se o Aeroporto que é o orgulho dos São Joséenses, então avião não poderia faltar no mapa :klol

06.jpg

São José possui algumas áreas rurais, então vão ter alguns veículos agrícolas no Bairro Mergulhão.

Eu quero implementar vários veículos que estarão disponíveis no jogo que serão baseados em modelos reais, mas diferente de outros jogos de mundo aberto, mas não quero possibilitar ao jogador furtar veículos e sim comprá-los, eu acho que com esse pensamento eu quero tornar o jogo mais um Role Play onde o jogador terá de trabalhar para conquistar as coisas. Na minha idéia é disponibilizar um veículo inicial para o jogador onde com ele poderá explorar o mapa e realizar trabalhos com o mesmo e ganhar dinheiro para comprar outros veículos, casas, roupas para o personagem e outros itens ainda a decidir. (Lembre-se galera, é a minha ambição e o que pretendo implementar no jogo)
Assim que estiver num estágio mais avançado eu gostaria de implementar um multiplayer para mais jogadores interagirem na cidade, mas isso ainda é coisa pro futuro.

Mais algumas imagens do desenvolvimento do jogo:

08.jpg

15.jpg

Teatro-Sesi.jpg

13.jpg


Comparação da Rua XV de Novembro da cidade real com a do jogo na Unreal:

14.jpg


Aerporto Internacional Afonso Pena:

aero1.jpg


Aeroporto1.jpg

aero3.jpg

aero2.jpg

Bairro-Cidade-Jardim.jpg


Biblioteca Municipal:

Biblioteca-Municipal-Scharffenberg-de-Quadros.jpg

121122980_142190074281115_5362882275989382370_n.png

130195045_176582414175214_3092247431570445964_n.jpg

130266307_176582420841880_1929394013910819470_n.jpg

130197776_176582430841879_4474069059719390975_n.jpg

132058105_188294659670656_5285002442046807046_n.jpg

138467631_208749500958505_4870304816885033639_n.jpg


Algumas imagens na Engine:

gameon2.jpg

6.jpg

5.jpg

3.jpg


2.jpg


Eu estudei neste colégio: :klol
1.jpg



Umas imagens mais antigas quando eu tava começando a idéia do projeto:

museu.jpg

portal.png


Quando eu ainda estava usando personagem do Mixamo:

DEMO.jpg


Alguns vídeos do desenrolar do projeto, alguns mais antigos:
Este abaixo foi o primeiro teste que fiz para dar início ao projeto:







Aqui já é o personagem que eu criei pro jogo: :klol




Conceito da tela incial:
Menu.jpg


Então, era isso que eu gostaria de compartilhar com vocês. Estou precisando de ajuda com o projeto? Claro, se quiserem dar uma força eu agradeceria muito em ter mais gente colaborando com esse projeto, eu não sou 100% profissional com as ferramentas que uso e mesmo que fosse eu levaria muito tempo mesmo fazendo um projeto desse porte sozinho, ainda mais sendo apenas um hobby meu, então quem puder ajudar com o que for entre em contato comigo, e também sigam a página que criei para o jogo no facebook e no instagram:

São José dos Pinhais - Jogo | Facebook
@saojosejogo • Fotos e vídeos do Instagram
 

Anexos

  • Mapa oficial 2.jpg
    Mapa oficial 2.jpg
    159,9 KB · Visualizações: 22
  • 11.jpg
    11.jpg
    71,9 KB · Visualizações: 21
  • 12.jpg
    12.jpg
    64,8 KB · Visualizações: 24
  • 06.jpg
    06.jpg
    150,3 KB · Visualizações: 20
  • Título oficial.jpg
    Título oficial.jpg
    99,3 KB · Visualizações: 18
  • 08.jpg
    08.jpg
    133 KB · Visualizações: 18
  • 10.jpg
    10.jpg
    127,3 KB · Visualizações: 18
  • 13.jpg
    13.jpg
    94,8 KB · Visualizações: 18
Ultima Edição:

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.173
Reações
8.653
Pontos
969
Parabéns pelo projeto e pela ambição.
Muita gente vai dizer que é impossível de fazer (e talvez seja mesmo!), mas eu curto ideias assim.

Só te dou uma dica: NÃO use o nome São José dos Pinhais. A cidade pode te processar numa boa por zoar a imagem do lugar.
A Rockstar, que é zilionária, até hoje chama Nova Iorque de Liberty City. Sinal que a chance de dar treta é grande mesmo.
 
Ultima Edição:

sux

soteropolitano
Mensagens
15.277
Reações
27.574
Pontos
1.553
a prefeitura deveria colocar o patrocínio nisso, parabens!!!

vai ter tiro-e-bomba nisso? ou será um RPG?

sobre as imagens, achei as ruas muito amplas..... corre o risco de ficar um espaco muito vazio. nao? podia experimentar deixar as ruas mais estreitas ou uma forma de colocar a rua cheia de gente sem estourar o motor grafico.

NSwitch_TokyoMirageSessionsFEEncore_01.jpg



O mapa pode ser baseado na cidade, mas não precisa ser igual.... se tiver que transformar numa ilha, por monhanhas pra limitar as areas... que seja
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Primeiramente quero dar parabéns pela ideia, OP.

Achei sua proposta bem interessante e espero que você consiga terminar o projeto e obter uma renda razoável...

E siga o conselho do colega citado abaixo:

Só te dou uma dica: NÃO use o nome São José dos Pinhais. A cidade pode te processar numa boa por zoar a imagem do lugar e tals.
A Rockstar, que é zilionária, até hoje chama Nova Iorque de Liberty City. Sinal que a chance de dar treta é grande mesmo.

Também acho que ele NÃO DEVERIA usar o nome São José dos Pinhais, muito menos fazer uma replica muito fiel por razões não tão óbvias.
E seria bom ele transformar o mapa numa ilha e adicionar uma floresta e uma outra cidade afastada, como em GTA SA/GTA V.
Um mapa sem compromisso com a realidade, se é que vocês me entendem.

Enfim OP, boa sorte e espero que você consiga gente para te ajudar o mais breve possível.
 


Will_Margera

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26
Reações
89
Pontos
674
Parabéns pelo projeto e pela ambição.
Muita gente vai dizer que é impossível de fazer (e talvez seja mesmo!), mas eu curto ideias assim.

Só te dou uma dica: NÃO use o nome São José dos Pinhais. A cidade pode te processar numa boa por zoar a imagem do lugar.
A Rockstar, que é zilionária, até hoje chama Nova Iorque de Liberty City. Sinal que a chance de dar treta é grande mesmo.

Olá amigo, muito obrigado pelo seu feedback, realmente eu havia pensando da possibilidade de mudar o nome do jogo por esse tipo de problema, inclusive vou entrar em contato através de algum setor da prefeitura com relação a isso, mas como o foco do jogo vai ser Role Play e exploração deixando delito e violência de lado, acredito que não haveria problemas, mas ainda assim, vou entrar em contato pra saber mais, valeu!


Primeiramente quero dar parabéns pela ideia, OP.

Achei sua proposta bem interessante e espero que você consiga terminar o projeto e obter uma renda razoável...

E siga o conselho do colega citado abaixo:



Também acho que ele NÃO DEVERIA usar o nome São José dos Pinhais, muito menos fazer uma replica muito fiel por razões não tão óbvias.
E seria bom ele transformar o mapa numa ilha e adicionar uma floresta e uma outra cidade afastada, como em GTA SA/GTA V.
Um mapa sem compromisso com a realidade, se é que vocês me entendem.

Enfim OP, boa sorte e espero que você consiga gente para te ajudar o mais breve possível.

Pois é, a cidade é rodeada de montanhas, vou ver se consigo usar a isso a meu favor enquanto planejo o mapa, nem que eu rodeie a cidade com outras cidades com texturas baixas à distância e faça uma mensagem solicitando o retorno ao mapa como no Cyberpunk ou Ghost Reccon Wildlands.
 

Will_Margera

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26
Reações
89
Pontos
674
a prefeitura deveria colocar o patrocínio nisso, parabens!!!

vai ter tiro-e-bomba nisso? ou será um RPG?

sobre as imagens, achei as ruas muito amplas..... corre o risco de ficar um espaco muito vazio. nao? podia experimentar deixar as ruas mais estreitas ou uma forma de colocar a rua cheia de gente sem estourar o motor grafico.

NSwitch_TokyoMirageSessionsFEEncore_01.jpg



O mapa pode ser baseado na cidade, mas não precisa ser igual.... se tiver que transformar numa ilha, por monhanhas pra limitar as areas... que seja

Valeu cara, minha intenção é que seja mais RPG e exploração, trabalhar pra comprar coisas e viver dentro da lei, e obrigado pela dica, vou dar uma ajustada nas ruas, deixar elas menos largas, acabei fazendo com base nas reais e acabei extrapolando nas dimensões :ksorriso
 

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
Adoro São José dos Pinhais, ou de Curitiba, sempre ia no Açougue Sudoeste comprar carne, hahaha doidera seu projeto mano.

Eu não manjo muito das modelagens, mas manjo de programação, já brincquei com Unity, derrepente se precisar de uma ajuda em algumas coisas, posso dar uma estudada na Unreal, mas não tenho muito tempo vago.
 

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
"Na minha idéia é disponibilizar um veículo inicial para o jogador onde com ele poderá explorar o mapa e realizar trabalhos com o mesmo e ganhar dinheiro para comprar outros veículos, casas, roupas para o personagem e outros itens ainda a decidir. (Lembre-se galera, é a minha ambição e o que pretendo implementar no jogo) "

Interessante haha, o cara poderia começar como UBEr ou entregador de IFood.
 
  • Curtir
Reações: sux

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
Parabéns pelo projeto e pela ambição.
Muita gente vai dizer que é impossível de fazer (e talvez seja mesmo!), mas eu curto ideias assim.

Só te dou uma dica: NÃO use o nome São José dos Pinhais. A cidade pode te processar numa boa por zoar a imagem do lugar.
A Rockstar, que é zilionária, até hoje chama Nova Iorque de Liberty City. Sinal que a chance de dar treta é grande mesmo.

pode ser San José de los Pinos
 

Will_Margera

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26
Reações
89
Pontos
674
"Na minha idéia é disponibilizar um veículo inicial para o jogador onde com ele poderá explorar o mapa e realizar trabalhos com o mesmo e ganhar dinheiro para comprar outros veículos, casas, roupas para o personagem e outros itens ainda a decidir. (Lembre-se galera, é a minha ambição e o que pretendo implementar no jogo) "

Interessante haha, o cara poderia começar como UBEr ou entregador de IFood.
KKK bem essa minha idéia, vc customizar o personagem e ele chegar na cidade com uma quantia em dinheiro pra comprar um barraco simples e um carro simples, ai teria profissões pra ganhar dinheiro e ir melhorando o carro / comprar um novo, casa nova etc.
 

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
KKK bem essa minha idéia, vc customizar o personagem e ele chegar na cidade com uma quantia em dinheiro pra comprar um barraco simples e um carro simples, ai teria profissões pra ganhar dinheiro e ir melhorando o carro / comprar um novo, casa nova etc.
Objetivo é comprar uma mansão no Aristocrata, casar com uma biskate, e no final vc mata um jogador de futebol que tava comendo ela... e vai preso.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Valeu cara, minha intenção é que seja mais RPG e exploração, trabalhar pra comprar coisas e viver dentro da lei, e obrigado pela dica, vou dar uma ajustada nas ruas, deixar elas menos largas, acabei fazendo com base nas reais e acabei extrapolando nas dimensões :ksorriso

Eu acho que uma ideia que seria boa, e que ajudaria a cidade no caso de você ter permissão para ambientar esse jogo nas Pinhais "real", seria fazer disso um jogo de esportes de mundo aberto. Onde seria mais voltado a jogar futebol com a galera, participar de eventos como Cooper ou até mesmo uma modalidade fictícia de automobilismo regional (Fórmula ePinhais?), com parte da cidade sendo fechada para se tornar pistas e o mapa sendo usado para visitar lojas e interagir online (caso exista multiplayer)

Pode parecer exagero e irrealista (e qual jogo de mundo aberto NÃO É?), mas ajudaria a valorizar a cidade, como disse anteriormente, caso tenha autorização.
 
D

Deleted member 219486

Acho bacana o trabalho de concepção e desenvolvimento mas o início de tudo é qual seria a história e o objetivo do personagem. Vi que o projeto já tem alguns anos e deve ser um processo de aprendizagem e dou os parabéns ao criador.
Mas em relação a ser algo interessante depende da atmosfera, replicar um GTA é extremamente difícil pela dimensão do game(tem outro projeto brasileiro que tem toda essa ambição mas é menor que um bairro de GTA), como o escopo do game é menor um game pós apocalíptico ou de terror seria mais fácil em relação as ações. The Evil Within 2 por exemplo é ambientado numa cidade pequena.


Não entendi porque os videos mais novos do facebook o personagem é menos modelado que o mais antigo. O antigo com mudança do visual já ficaria mais interessante.


É dito que Raccon City tinha uma populacao de 100 mil habitantes antes do pessoal virar zumbi.

Resident Evil seria como se fizessem um jogo que se passando em Sao Roque protagonizado pela elite da PM enfrentando zumbis.

Se fosse designer de games faria uma parodia disso aí.

É bem mais pé no chão numa cidade pequena utilizar locais determinados para que as ações aconteçam, tipo o Aeroporto, a prefeitura, shopping.
 
Foi editado por um moderador:

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
16.927
Reações
41.240
Pontos
1.003
São Joséense aqui e ajudo no projeto também, até posso ajudar no enredo de uma possível história :kcopa

Dá para mudar o nome da cidade para São rosé dos pinhales

Igual aquela mulher da rádio que esqueci o nome comumente chama a cidade.
 

Cielo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.117
Reações
49.288
Pontos
1.339
Com um nome b*sta desse não vai pra frente....kkkk brinks, sou de são josé tbm, cara como tem gente de são josé aqui bicho, mas é o que disseram ai, melhor colocar um nome fantasia pra evitar problemas.

Mas legal mesmo bicho, as imagens e tal tá tudo muito bacana, desejo sucesso a vc, espero que saia um jogo legal, os lugares tbm mandou bem, a caixa d´agua, a biblioteca publica, tem que colocar ai o cemiterio central, colocar a lanchonete do tio Pedro(mas coloca nome fantasia tbm Tio peter)...

A ideia do gol quadrado foi excelente, nada mais tradicional que um Gol quadrado, um chevette, um monza e um uno quadrado...
 

Will_Margera

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26
Reações
89
Pontos
674
Objetivo é comprar uma mansão no Aristocrata, casar com uma biskate, e no final vc mata um jogador de futebol que tava comendo ela... e vai preso.

Kkkk seria uma referência massa, quem é de SJP sabe que aqui tem uns "ícones" da cidade, eu quero por alguns easter eggs, tipo um tiozinho que usava farda da polícia e cuidava do cemitério, o andarilho, os vendedores de alfajor etc.

Eu acho que uma ideia que seria boa, e que ajudaria a cidade no caso de você ter permissão para ambientar esse jogo nas Pinhais "real", seria fazer disso um jogo de esportes de mundo aberto. Onde seria mais voltado a jogar futebol com a galera, participar de eventos como Cooper ou até mesmo uma modalidade fictícia de automobilismo regional (Fórmula ePinhais?), com parte da cidade sendo fechada para se tornar pistas e o mapa sendo usado para visitar lojas e interagir online (caso exista multiplayer)

Pode parecer exagero e irrealista (e qual jogo de mundo aberto NÃO É?), mas ajudaria a valorizar a cidade, como disse anteriormente, caso tenha autorização.

Eu vou esperar ter mais conteúdo e apresentar diretamente pra secretaria de cultura da cidade, minha mãe trabalhou por muitos anos na prefeitura e tem contato com pessoal de lá pra ver isso, mas tendo bastante coisa eu vejo se eles patrocinam com qualquer coisa, mas boas idéias, valeu kkkkk

Ficando bom..

Obrigado.

Sou de Curitiba e estou acompanhando esse trampo foda !

nos mantenha informados TMJ !

Valeu irmão, TMJ!

Acho bacana o trabalho de concepção e desenvolvimento mas o início de tudo é qual seria a história e o objetivo do personagem. Vi que o projeto já tem alguns anos e deve ser um processo de aprendizagem e dou os parabéns ao criador.
Mas em relação a ser algo interessante depende da atmosfera, replicar um GTA é extremamente difícil pela dimensão do game(tem outro projeto brasileiro que tem toda essa ambição mas é menor que um bairro de GTA), como o escopo do game é menor um game pós apocalíptico ou de terror seria mais fácil em relação as ações. The Evil Within 2 por exemplo é ambientado numa cidade pequena.


Não entendi porque os videos mais novos do facebook o personagem é menos modelado que o mais antigo. O antigo com mudança do visual já ficaria mais interessante.




É bem mais pé no chão numa cidade pequena utilizar locais determinados para que as ações aconteçam, tipo o Aeroporto, a prefeitura, shopping.

Sim, tudo que aprendi no Unreal foi vendo vídeos, então tá sendo um enorme aprendizado pra mim, tem coisas que no começo eu nem imaginava que conseguiria fazer agora no projeto.

Na questão da história, eu tenho só um rascunho de um enredo na verdade que eu gostaria de por em prática no jogo que seria do personagem principal trabalhar pra uma determinada empresa em outra cidade e essa empresa o transferir pra cidade em questão que é São José dos Pinhais (pensei inclusive em chamar o jogo de "Terra do avião" que é como o pessoal chama aqui por ter o aeroporto no coração da cidade) aí no fim das contas, o personagem vem todo preparado e acontece algo com relação a empresa (que ainda não defini o que seria, talvez decretar falência) e deixa o personagem sem muita opção (meio que algo igual ao filme "As aventuras de Dick & Jane' kkkkkk) aí ele tem que se virar na cidade fazendo tudo quando é tipo de serviço pra juntar uma grana e melhorar de vida com o pouco que tem.

Com relação ao personagem ser mais definido na versão antiga é pq eu estava usando um personagem da Mixamo, o novo fui eu que modelei, mas já tem uma versão mais melhorada dele pra mim inserir no jogo.

pensando aqui... poderia sair um colombo edition disso ae

Então, tenho bastante trampo pela frente, mas se tudo der certo, pq não expandir? kkkkk

O cara sumiu, imagina um GTA e só sai rolê de busão e carro.

Não sumi não, to aqui ainda fazendo o jogo kkkk
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.296
Reações
10.701
Pontos
453
Primeiramente parabéns pelo projeto e pelo talento em modelar e prestigiar sua cidade!
Os modelos 3D estão muito bons ♥

Detesto ser advogado do diabo ou estraga prazeres, mas vamos lá:

Jogo de mundo aberto é um parto pra fazer, sei q muitos estão olhando os lindos graficos que o op fez, mas teria que ter uma equipe de uns 10 programadores no minimo pra botar isso pra rodar.

"hã... cristiano deixa de ser estraga prazer.... olha ele rodando ai na fucking unreal engine.... volta pro seu mega drive, vai progrmaar C\asm num cantinho ai queito e para de jogar cal no proximo gta BR!"
Então, o problema maior em fazer um jogo de mundo aberto, são as mecanicas especificas e não gerais. São muitos detalhes bestas que crescem numa dificuldade exponencial. Coisas que parecem bestas, mas levam um tempo do cão. Tipo colisao(de cada objeto e veiculo), fisica(idem), missoes e etc. Mesmo com uma engine pronta, com menu suspenso e programação blueprint (visual script nativo da udk) vai anos pra botar tudo pra funcionar. o QA (Quality Analyst em Inglês, ou analista de qualidade) é absurdo, teria que ter um batalhão de testers, e olha que to falando desse escopo reduzido de mundo a aberto!

MINHA OPINIÃO PESSOAL, é totalmente inviavel financeiramente, e um projeto que dificilmente dará lucros ou se pagar.
Mas como não quero ser chato e realmente gostei do projeto, tem algumas coisas que vc pode fazer pra tirar ele do papel. Se o intento não é lucrar, vc pode abrir ele open source e pedir ajuda! O ponto forte desse projeto é o regionalismo entre varios cidadãos dessa cidade, pq não integrar varios deles pelo mundo?
Nunca fui nessa cidade, mas se fosse minha city natal ou que morei na infancia eu ajudaria com algo, tenho certeza que muitos programadores, modeladores, musicos e outras pessoas da area de Ti e game design em geral pensariam assim.
Com o codigo aberto, vc poderia montar um staff principal voluntario e ir soltar atualizações.

Bem essa é apenas minha opinião, boa sorte ai :)
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Primeiramente parabéns pelo projeto e pelo talento em modelar e prestigiar sua cidade!
Os modelos 3D estão muito bons ♥

Detesto ser advogado do diabo ou estraga prazeres, mas vamos lá:

Jogo de mundo aberto é um parto pra fazer, sei q muitos estão olhando os lindos graficos que o op fez, mas teria que ter uma equipe de uns 10 programadores no minimo pra botar isso pra rodar.

"hã... cristiano deixa de ser estraga prazer.... olha ele rodando ai na fucking unreal engine.... volta pro seu mega drive, vai progrmaar C\asm num cantinho ai queito e para de jogar cal no proximo gta BR!"
Então, o problema maior em fazer um jogo de mundo aberto, são as mecanicas especificas e não gerais. São muitos detalhes bestas que crescem numa dificuldade exponencial. Coisas que parecem bestas, mas levam um tempo do cão. Tipo colisao(de cada objeto e veiculo), fisica(idem), missoes e etc. Mesmo com uma engine pronta, com menu suspenso e programação blueprint (visual script nativo da udk) vai anos pra botar tudo pra funcionar. o QA (Quality Analyst em Inglês, ou analista de qualidade) é absurdo, teria que ter um batalhão de testers, e olha que to falando desse escopo reduzido de mundo a aberto!

MINHA OPINIÃO PESSOAL, é totalmente inviavel financeiramente, e um projeto que dificilmente dará lucros ou se pagar.
Mas como não quero ser chato e realmente gostei do projeto, tem algumas coisas que vc pode fazer pra tirar ele do papel. Se o intento não é lucrar, vc pode abrir ele open source e pedir ajuda! O ponto forte desse projeto é o regionalismo entre varios cidadãos dessa cidade, pq não integrar varios deles pelo mundo?
Nunca fui nessa cidade, mas se fosse minha city natal ou que morei na infancia eu ajudaria com algo, tenho certeza que muitos programadores, modeladores, musicos e outras pessoas da area de Ti e game design em geral pensariam assim.
Com o codigo aberto, vc poderia montar um staff principal voluntario e ir soltar atualizações.

Bem essa é apenas minha opinião, boa sorte ai :)

Vou aproveitar o embalo e pagar de flamer com a minha opinião pessoal (e isso porque prometi ao meu coração, ao meu fígado e ao meu estomago não pisar mais nessa pasta; viram só como promessa é DUVIDA?):

Concordo com o colega que tem uma posição mais matemática do que a minha em relação a necessidade de pessoas para um jogo de mundo aberto.
Porém como sou mais técnico e mais pragmático, todo jogo vai precisar de pelo menos 2 pessoas em seu desenvolvimento.

"Porra JC, é só você fazer um jogo simples por conta própria".
Ok, mas já parou pra pensar que você querer fazer tudo em um projeto acaba com você sendo ruim em absolutamente tudo? E essa ambição não é para a maioria das pessoas?
CLARO que há exceções, como Stardew Valley e Undertale.
Mas as exceções existem para confirmar a regra.
E pode ser que uma hora esses caras como Toby Fox irão precisar de pelo menos uma segunda e dependendo do caso uma terceira pessoa para ajudar nos seus próximos jogos (se é que uma hora irão querer/PODER continuar).

Eu mesmo, PESSOALMENTE não desenvolveria um jogo por conta própria.
NO máximo criaria assets fixos sozinho (Casas, Escolas, Decorativos, cadeiras, mesas) e venderia na Loja da Unreal.

Não adianta quererem tirar a razão do Cristiano, o que ele falou é uma verdade irrefutável. Se o OP não conseguir PAGAR uma quantia boa de gente pra ajudar ao mês, dificilmente esse projeto irá pra frente.
Vejam aí o que houve no "O Complexo", que era um jogo BEM MAS BEM MAIS AMBICIOSO aonde o cara só fez o mapa e a física e na hora de desenvolver a IA, o cara sumiu (provavelmente de vergonha/medo).
E olha que o cara se recusava a pedir ajuda de terceiros.
Aposto que o Cara largou mão e decidiu ficar de vez em TI ou migrou/esta atuando exclusivamente em uma profissão mais sólida.

Ele também sugeriu tornar o projeto em algo open source, o que ao meu ver é (na teoria) uma boa.
Mas provavelmente o OP vai ter muito trabalho em migrar pra uma engine totalmente open source ou criar uma do zero.

O OP também falou que a mãe dele trabalhou na prefeitura e tem contato com gente de lá pra ver isso, mas eu não contaria com isso não.
Culturalmente falando, Jogos Eletrônicos não são bem vistos pela maior parte da população.
Brasil não é EUA, nem Japão, muito menos Austrália onde há um mercado e cultura gamer consolidados.

Posso estar enganado? Sim, mas as chances de eu e o colega acima estarmos certo é muito maior.
As sugestões deixo ao gosto do Cristiano, pois hoje o meu foco é outro (tanto dentro quanto fora da área digital)

Outra pessoa com quem o OP deveria buscar conselhos é o @Kuro (apesar do foco dele ser mobile e Unity, mas ele deve ter contatos que possam dar opiniões melhores do que a minha).
O @Zariel também tem opiniões bem uteis.

Enfim, tudo isso não passa de opinião pessoal por mais ácida que seja.
Falo tudo por experiência (ainda que não muita) mas experiência varia muito de pessoa pra pessoa e de caso pra caso.

Enfim, boa sorte ao OP e muito cuidado.
 
Ultima Edição:

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
O cara sumiu, imagina um GTA e só sai rolê de busão e carro.

Dessa vez o OP sumiu mesmo.
Nenhuma noticia nem no canal do YouTube dele.
Dessa vez tu tava certo, Adam.

Primeiramente parabéns pelo projeto e pelo talento em modelar e prestigiar sua cidade!
Os modelos 3D estão muito bons ♥

Detesto ser advogado do diabo ou estraga prazeres, mas vamos lá:

Jogo de mundo aberto é um parto pra fazer, sei q muitos estão olhando os lindos graficos que o op fez, mas teria que ter uma equipe de uns 10 programadores no minimo pra botar isso pra rodar.

"hã... cristiano deixa de ser estraga prazer.... olha ele rodando ai na fucking unreal engine.... volta pro seu mega drive, vai progrmaar C\asm num cantinho ai queito e para de jogar cal no proximo gta BR!"
Então, o problema maior em fazer um jogo de mundo aberto, são as mecanicas especificas e não gerais. São muitos detalhes bestas que crescem numa dificuldade exponencial. Coisas que parecem bestas, mas levam um tempo do cão. Tipo colisao(de cada objeto e veiculo), fisica(idem), missoes e etc. Mesmo com uma engine pronta, com menu suspenso e programação blueprint (visual script nativo da udk) vai anos pra botar tudo pra funcionar. o QA (Quality Analyst em Inglês, ou analista de qualidade) é absurdo, teria que ter um batalhão de testers, e olha que to falando desse escopo reduzido de mundo a aberto!

MINHA OPINIÃO PESSOAL, é totalmente inviavel financeiramente, e um projeto que dificilmente dará lucros ou se pagar.
Mas como não quero ser chato e realmente gostei do projeto, tem algumas coisas que vc pode fazer pra tirar ele do papel. Se o intento não é lucrar, vc pode abrir ele open source e pedir ajuda! O ponto forte desse projeto é o regionalismo entre varios cidadãos dessa cidade, pq não integrar varios deles pelo mundo?
Nunca fui nessa cidade, mas se fosse minha city natal ou que morei na infancia eu ajudaria com algo, tenho certeza que muitos programadores, modeladores, musicos e outras pessoas da area de Ti e game design em geral pensariam assim.
Com o codigo aberto, vc poderia montar um staff principal voluntario e ir soltar atualizações.

Bem essa é apenas minha opinião, boa sorte ai :)

Mais uma vez eu e o Cristiano estávamos certos.
["Jogo de mundo aberto é um parto pra fazer, sei q muitos estão olhando os lindos graficos que o op fez, mas teria que ter uma equipe de uns 10 programadores no minimo pra botar isso pra rodar."]

Desenvolver jogos por conta própria de modo geral é um parto para fazer.
Isso NÃO É PARA A MAIORIA DAS PESSOAS, queiram vocês ou não.
Portanto se você conseguiu desenvolver um jogo por conta própria sem ter que sequer se relocar para outro país e trabalhar dentro de uma empresa, ACEITE DE UMA VEZ POR TODAS que você é a exceção da exceção da exceção da exceção da exceção.


Alias, é um dos motivos pelos quais cursos técnicos e faculdades da área OBRIGAM o aluno a fazer estágio para pegar o Diploma.
Não que o Diploma seja importante, mas é para ajudar a pessoa ter uma base de como é trabalhar em uma equipe (especialmente DENTRO de uma empresa).

Desenvolver jogos não é desenvolver um site ou um app de iOS.
E nem mexer com Delphi nem mexer com Phyton.

Ainda que eu seja muito pragmático com esse mercado, eu realmente quero acreditar que estou errado e o cara está continuando lentamente, sem precisar abrir mão de seus compromissos.

Mas dá pra contar nos dedos quem consegue conciliar a vida profissional, pessoal, academica e esse plano.
E não falo só do OP, falo de quem quer atuar na área.

Eu realmente tentei e não consegui.
Abri mão do acadêmico para seguir esse plano e acabei me fodendo de verde e amarelo no profissional.
De certa forma foi até um livramento passar por esse castigo, porque me impediu de cair em problemas muito maiores.

Planejamento e muita pesquisa não são opcionais.

O mais real que muitos vão conseguir aqui no Brasil vai ser desenvolver mods pagos (tipo o Mapa RBR) e servidores customizados de algum jogo em voga (tipo Minecraft) onde se há um backfunding pra manter os custos e com sorte ter um retorno financeiro moderado para ajudar EM ALGUMAS contas de casa ou a botar um feijão na mesa.

Desenvolvimento de Jogos no Brasil como ganha pão ou como base pra reputação? Desistam!
Mudem de pais (se é que ainda dá tempo) ou procurem outra coisa pra estudar e se insistem em fazer isso, façam como renda extra.

Doeu? Pois é, pra mim foi horrivel também.
E nem adianta vir aqui tentar me contestar ou difamar outra vez Décio.
Esse clone que tu criou pra me ofender lá no VT não durou nem 30 minutos.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo