O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Sociedade] O furto está entranhado na cultura do brasileiro?

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.867
Pontos
553
Furto é a subtração de um objeto pertencente à outra pessoa, ao contrário do roubo que envolve violência ou ameaça.
194659

Na sua opinião, o furto faz parte da cultura do brasileiro?

1999, segunda-feira, 23 de fevereiro. Góris chega no trabalho e abre sua gaveta. Ele havia comprado uma revista Carta Capital na sexta e esquecido de levar para casa no fim de semana. Ela não estava lá. Na sala, além dele e outros 3 colegas, outros quatro líderes de setor tinham acesso (trabalhando em turnos). Cada um dos quais ganhava pelo menos 5 vezes o salário de Góris e a maioria dos quais nunca pareceu interessado em leitura. Ele esperou até quinta para ver se alguém devolveria, em vão. E então escreveu um recado num quadro que ficava na sala. Também em vão.

2003, sábado, 18 de outubro. Máquinas digitais ainda eram raíssimas (e caras) e as pessoas ainda tiravam fotos da maneira antiga: Fotografavam com a esperança que a foto tivesse ficado boa, esperavam ter dinheiro e, quando conseguiam, levaram o filme (geralmente de 24 ou 36 poses) para revelar, pagando uma pequena fortuna por elas. Então, fotos eram ainda um pouco difíceis. Normalmente, apenas um poucos tinham aquela foto legal da turma, ou um álbum com as viagem do pessoal... Em se tratando de parentes, só um tio ou tia tinha a foto daquele parente que todo mundo adorava e que morreu, com as fotos tratadas como relíquias. Neste sábado, Góris deixou duas amigas vendo os álbuns de fotos enquanto foi preparar um lanche.

Ele voltou e uma das amigas estava pegando uma foto dela com outra amiga e colocando na bolsa.

2021, quinta-feira, 17 de junho. Góris colocou um pendrive em formato de X-Wing na mesa enquanto tomava café com dois amigos numa padaria. Eles terminaram o café e foram pagar. Depois de pagar ele se lembrou que tinha deixado o pendrive em cima da mesa e voltou lá para pegar. Coisa de menos de um minuto. O pendrive desaparecido. Nenhuma criança estava por perto para ser perguntada.

Todas essas histórias (e muitas outras) tem um crime em comum: O Furto, que é subtrair um objeto de outra pessoa de forma velada, sem o uso de violência ou ameaça.


O mais curioso desse evento é que o furto acontece de forma quase que corriqueira no Brasil.

Na empresa, da sala do diretor ao cubículo do estagiário, nas lojas, do objeto pequeno mas valioso ao açúcar mascavo dado de graça para o café, o furto parece ser natural. Tanto que se você tem um objeto furtado, a culpa é sua de não tomar conta dele e e não do bandido.

Mais ainda, tenho (ou tive) colegas para quem furtar era algo normal, se alguém desse mole, teria algo furtado. Algumas vezes, só para não perder a oportunidade, sem ganho real nenhum.

Enfim, esse fenômeno do furto é natural para o brasileiro? Faz parte da cultura brasileira?

Se sim, como pode? De onde vem? Há como mudar isso?
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.310
Reações
20.585
Pontos
1.044
Você está em Salvador no Carnaval e encontra um abadá do Chiclete com Banana no chão.
Olha para um lado e não vê ninguém.
Levanta a camisa para ver se quem perdeu visualiza, daí vem um louco e toma de você.

Infelizmente é um ciclo infinito.
Se você não roubar, consequentemente será roubado.

Tá no sangue. Tá na cultura. Tá na raça. Na colonização.
 
  • Curtir
Reações: PSO


Monogo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.707
Reações
69.365
Pontos
1.279
É tão enraizada que tinha até candidato a presidente, que foi pra um segundo turno, falando em desecarceramento de praticante de "pequenos delitos"
 

The Kong

Cruz Bala Trevoso
VIP
Mensagens
31.571
Reações
135.462
Pontos
784
ladrão é o ser mais vagabundo que existe, um rato que dá vontade de esmagar...


o usuário e traficante, per se, são criminosos que nem sinto nada quando prendo e faço a papelada, só indiferença mesmo...

agora o ladrão dá vontade de arrancar a pele, principalmente porque são tão difíceis de pegar como ratos mesmo... diferente do maconheiro que dá bobeira fumando maconha na praça e vamos lá só abordamos e falando pra ele assinar o papel...

outro RATO que eu tenho ódio é o ESTELIONATÁRIO...

nos últimos meses resolvi me "especializar" em golpes diversos, lendo todos os BO's possíveis que posso, pesquisando na internet, tentando entender e acompanhar a criatividade dos golpistas.... são muitas ocorrências registradas diariamente no estado, principalmente os mais "manjados", como "bilhete premiado". Infelizmente nesses casos a inocências extrema da vítima OU até mesmo a "ânsia" de ganhar uma "vantagem" em um "negócio da china" a leva a cair na arapuca fácil...

se a porra do brasileiro usasse a criatividade e inventividade pra fazer coisas positivas ao invés de inventar golpes, já tínhamos mandado um foguete até pra Plutão!

quando falo pra algumas mulheres que sou especialista em golpes, caiu a casa :coolface
 

bushi_snake

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.198
Reações
12.653
Pontos
1.419
Ladrão é um dos piores seres da Terra porque ele não está roubando só seu bem material... o puto está roubando todo o SEU esforço e tempo que você teve pra adquirir aquilo.

Tem que se ferrar demais....
 
Topo Fundo