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[Me cutuca que eu ti cutuco] A Sony não está em uma 'corrida armamentista' contra o Xbox para aquisições de estúdios "Somos Seletivos".

EU SOU O GAGAH

Bam-bam-bam
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O chefe da Sony Worldwide Studios , Hermen Hulst, insistiu que o fabricante do console não está em uma 'corrida armamentista' com a Microsoft para a aquisição de estúdios, após o anúncio da empresa de que adquiriu a Housemarque .

"Somos muito seletivos quanto aos desenvolvedores que contratamos. Nossa última nova aquisição foi a Insomniac [por US $ 229 milhões em 2019], que funcionou muito bem. Estou sempre à procura de pessoas que tenham um conjunto de valores semelhantes, ambições criativas semelhantes e que trabalhem muito bem com a nossa equipa em quem possamos investir mais e ajudar a crescer como criadores. Não é como se estivéssemos fazendo aquisições aleatórias."

Ele também tocou na aquisição da Housemarque, com o desenvolvedor Returnal agora parte da família PlayStation Studios.

" São aquisições muito, muito direcionadas de equipes que conhecemos bem. A quantidade de colaboração entre o nosso grupo de desenvolvimento externo e a Housemarque no lado técnico, no lado da gestão da produção e até no lado criativo tem sido muito profunda. Então, para nós, faz muito sentido fazer isso."


 

Venn

Bam-bam-bam
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Acho que o caminho da Sony, nesse sentido, é o melhor. Garante que o estúdio, após adquirido, manterá a essência que causou o interesse inicial, e que o fez ter admiração dos jogadores.
 

ShadowLord

Bam-bam-bam
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O Hulst só está controlando as expectativas dos fanboys, até porque a Sony não tem capital para disputar em aquisições contra a Microsoft.

Vale lembrar que enquanto a Sony pechinchava exclusividade de Starfield (o sonho dos sonystas até antes da E3), o Nadella deu ao Phil um cheque de quase $8bi para comprar a Bethesda.
 

lucas789

Lenda da internet
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O Hulst só está controlando as expectativas dos fanboys, até porque a Sony não tem capital para disputar em aquisições contra a Microsoft.

Vale lembrar que enquanto a Sony pechinchava exclusividade de Starfield (o sonho dos sonystas até antes da E3), o Nadella deu ao Phil um cheque de quase $8bi para comprar a Bethesda.
Engraçado que parece ser a mic que nao consegue competir com a Sony, visto o nivel dos jogos de cada uma :klol
 


Venn

Bam-bam-bam
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O Hulst só está controlando as expectativas dos fanboys, até porque a Sony não tem capital para disputar em aquisições contra a Microsoft.

Vale lembrar que enquanto a Sony pechinchava exclusividade de Starfield (o sonho dos sonystas até antes da E3), o Nadella deu ao Phil um cheque de quase $8bi para comprar a Bethesda.
A Sony pode até não ter este capital disponível, mas, antes disso, ela precisa?

Playstation ainda é a casa natural dos multiplataformas. Quem não ganha dinheiro pra manter exclusividade, vai querer lançar no Playstation (plataforma mais popular). A estratégia da Sony é fazer aquisições pontuais de estudios alinhados com a filosofia dela de trabalho - com produções de boa aceitação da base consumidora -, e financiamento de exclusividades temporárias pra aliar às exclusividades que produz em casa.

A MS precisa de muito mais esforços financeiros pra manter recheada a linha de jogos de seus consoles e se mostrar competitiva. Tem que comprar estúdios que, por muitas vezes, não tem qualquer afinidade com a empresa, mas apenas pelo poder do cheque em branco. Daí aparecem as Rare's que, anos depois de adquirida, pouco produziu, e o que produziu em nada lembra a Rare que chamou a atenção do mundo e motivou a compra.

Eu critico muita coisa na Sony, mas os times de desenvolvimento e a gerência dos estudios são modelos a serem seguidos.
 
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Acteon

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Uma boa comparação seria a Sony sendo aquele time ajeitadinho, onde todas as peças funcionam, que já dão bons resultados e estão entrosados. Então nessa perspectiva, novos "jogadores" para esse time seriam contratações bem pontuais, sempre de olho que as estrelas do time já estão lá dentro.
Já a Mic seria aqueles times com muito dinheiro que precisam contratar e fechar com estrelas milionárias.
 

ShadowLord

Bam-bam-bam
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Playstation ainda é a casa natural dos multiplataformas. Quem não ganha dinheiro pra manter exclusividade, vai querer lançar no Playstation (plataforma mais popular).
Falácia. A casa dos multiplataformas é e sempre será o PC, até a Sony está querendo lançar mais jogos para ele. É a plataforma mais aberta e lucrativa tirando o mobile.
 

Venn

Bam-bam-bam
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Falácia. A casa dos multiplataformas é e sempre será o PC, até a Sony está querendo lançar mais jogos para ele. É a plataforma mais aberta e lucrativa tirando o mobile.
Obviamente falo entre consoles. PC tem seu público específico, que não necessariamente é o mesmo dos videogames. Os players do mercado de consoles sabem disso, tanto que estão usando o PC pra farmar dinheiro justamente por isso: os consumidores desta plataforma não são concorrentes diretos.
 

Mochilador

O Roswell brasileiro
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O Hulst só está controlando as expectativas dos fanboys, até porque a Sony não tem capital para disputar em aquisições contra a Microsoft.

Vale lembrar que enquanto a Sony pechinchava exclusividade de Starfield (o sonho dos sonystas até antes da E3), o Nadella deu ao Phil um cheque de quase $8bi para comprar a Bethesda.
É bem isso mesmo.
 

Toguro Games

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As escolhas que Ela faz são tão pontuais e certeiras que eu imagino o desespero colossal nos executivos da concorrência.

Uma Housemarque por exemplo, em termos de pontualidade e hitkill equivale a umas cinco Bethesda. E por um valor infinitamente menor.

A genialidade do Deus Ryan ainda vai ser reconhecida.
 

renbh

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O que é racional. Todo bom estudio tem uma cultura, tem um estilo, trazer gente de fora obviamente vai requisitar um tempo de adaptação que pode sequer dar frutos (quantos estudios foram adquiridos para logo após serem fechados?). Não é sem motivo que as aquisições da M$ ainda não renderam jogos.

A grosso modo seria como um casamento, se você se casa com alguém que já se vive junto está melhor preparado que casando com quem mal conhece.

Obviamente isso parte do pressuposto que há opção. Não vejo como uma crítica direta a M$ pelo simples fato de que eles não tinham escolha, eles tiverem um momento em que poderiam ter tido um crescimento organico (tiveram chance de comprar Bioware, Epic e algumas outras oportunidades) , mas agora precisam ir atrás de estudios formados e fazer um junta. Pelo menos, dentre as opções, acho que escolheram muito bem.
 

ShadowLord

Bam-bam-bam
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Obviamente falo entre consoles. PC tem seu público específico, que não necessariamente é o mesmo dos videogames. Os players do mercado de consoles sabem disso, tanto que estão usando o PC pra farmar dinheiro justamente por isso: os consumidores desta plataforma não são concorrentes diretos.
Claro que PC conta, você diz que não pois a sua teoria é furada considerando o cenário geral.

E mesmo considerando só consoles, ainda há o Switch que deve vender mais games que o PS em determinados gêneros.
 

Venn

Bam-bam-bam
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Claro que PC conta, você diz que não foi o sua teoria é furada considerando o cenário geral.

E mesmo considerando só consoles, ainda há o Switch que deve vender mais games que o PS em determinados gêneros.
A questão aqui é óbvia: você não quer admitir que a Microsoft tem déficit de estúdios e biblioteca se comparada a Sony.

PCs são uma plataforma de perfil específico. Eu sou PC Gamer, mas após uma geração sem console, senti falta de um videogame conectado na TV. Ou seja, PC Gamer pode ter TAMBÉM afinidade com consoles, ou jogar apenas no PC. No meu caso, jogarei games competitivos no PC, e os demais no PS5.

Sony e Microsoft buscam vender pro cara que não compra consoles, e farmar uma receita que não tinham antes.

A Nintendo mal participa da disputa entre multiplataformas. O Switch que quebrou um pouco essa barreira, mas, ainda assim, não é concorrente direto de Sony e Microsoft, dado o perfil de consumidores.

Playstation e Xbox disputam um mesmo público (seja de consoles, seja de PC Gamers que têm consoles). O tópico, inclusive, já corrobora com essa teoria, visto que os executivos são questionados sobre essa "guerra" das duas marcas.

Não tem problema não discutir o tema, se você não gosta. Mas esta evasiva de buscar argumentos em PC ou Switch deixa bem escancarado o "ismo".
 

ShadowLord

Bam-bam-bam
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Para os sonystas PC não contra porque é outro nicho e Switch não conta porque é portátil, daqui a pouco Xbox também não vai contar por focar só em serviços. O que será que vai contar?
O PlayStation, obviamente. E digo mais: se no futuro a Sony vier a liderar no PC, nos serviços, nos games em nuvem e nos portáveis, todos voltam a contar.
 

Venn

Bam-bam-bam
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O PlayStation, obviamente. E digo mais: se no futuro a Sony vier a liderar nos PC, nos serviços, nos games em nuvem e nos portáveis, todos voltam a contar.
No seu entendimento, a Sony precisa sair comprando empresas com cheques de 8 Bi? Baseado em que?
 

nobrusl314

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Mas eu estou calmo.
Sobre o tema do tópico, qual a sua opinião? (se tiver uma, é claro).
Sony está fazendo um bom trabalho estratégico comprando estúdios que o bolso lhe permite, mas pode chegar o belo dia que a Microsoft resolver querer acabar com a brincadeira e comprar mais estúdios gigantes tipo uma EA e Activision que tem os multis mais vendidos, aí quem vai ser nicho vai ser a Sony.
 

Venn

Bam-bam-bam
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Sony está fazendo um bom trabalho estratégico comprando estúdios que o bolso lhe permite, mas pode chegar o belo dia que a Microsoft resolver querer acabar com a brincadeira e comprar mais estúdios gigantes tipo uma EA e Activision que tem os multis mais vendidos, aí quem vai ser nicho vai ser a Sony.
Entendi. Em sua opinião, é só sair comprando as empresas que vai conseguir manter todos os funcionários pagos, custos de produção alimentados, e vai garantir que os jogos continuem saindo em qualidade e quantidade iguais ou superiores de antes da compra, tal qual ocorreu com a Rare, certo?

Não entendo por que a MS ainda não fez isso. Ja tentou mandar currículo pro Phil?
 

nominedomine

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No meio das aquisições da MS tem vários estúdios ai que dificilmente não serão fechados logo e vários que ainda tem que se provar. Fora os vários que a MS criou do nada. O Phil Spencer em 20 anos nunca se demostrou capaz de gerir esses estúdios.

O Bethesda Softworks mesmo tem muito cara de que vai ser a próxima CDPR que vai sair das graças do publico.

Outras coisas estranhas são estúdio que só faz jogo de corrida indo fazer um RPG, estúdio grande que não consegue mostrar um jogo, estúdio que trabalha sem sucesso ou de forma mediocre com franquias estabelecida a mais de uma década por outros estúdios que não trabalham mais com a MS.
 
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nobrusl314

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Entendi. Em sua opinião, é só sair comprando as empresas que vai conseguir manter todos os funcionários pagos, custos de produção alimentados, e vai garantir que os jogos continuem saindo em qualidade e quantidade iguais ou superiores de antes da compra, tal qual ocorreu com a Rare, certo?

Não entendo por que a MS ainda não fez isso. Ja tentou mandar currículo pro Phil?
Microsoft comprou a Bethesda e ta aí programando seus lançamentos normalmente, agora tudo é colocar na conta da Rare, já sabia que a Rare vinha muito mal mesmo antes de ser comprada pela MS? Dá uma olhada direitinho na história, agora que ela se recuperou bem com Sea of Thieves que já está a mais de 1 ano como um dos mais jogados do Steam, ah esqueci, é outro nicho. Não há como comparar uma empresa que tem valor de mercado de 2 trilhões, se a MS resolver fazer aquisições dessas empresas com multis que lideram vendas como Fifa, COD, BF, não é questão do jogo ser ruim ou bom e sim do que o público prefere, só pegar as listinhas aí que esses multis tão sempre entre os jogos mais vendidos.

A historinha da Rare aí que Sonysta e Nintendista gosta de colocar toda a culpa na MS
 

Falken

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Não dou uma foda pra essa medição de pênis monetário.

O que importa pra mim é qualidade, e nisso a sony tá a umas duas gerações a frente da Microsoft. O catálogo do Playstation foi construído ao longo de anos, a Sony administra muito bem seus estúdios dando espaço e liberdade para todos crescerem e as aquisições são pontuais, agregando à sua filosofia. Que diferença faz se o estúdio custou 100 milhões ou 7 bilhões?

Dinheiro por si só não faz milagre, por mais que a MS gaste e se esforce, vai demorar uns bons anos até estabelecerem um número competitivo de franquias icônicas como tem a Sony e a Nintendo, é uma questão de lógica.
 

ShadowLord

Bam-bam-bam
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No seu entendimento, a Sony precisa sair comprando empresas com cheques de 8 Bi? Baseado em que?
Não sou um acionista, sou realista: não é uma questão de ela precisar ou não, o fato é que ela não pode sair assinando cheques de $8bi assim.

Sony é um empresa que vende seu hardware sob prejuízo, tem diversos setores em decadência (cinema, eletrodomésticos, celulares e computadores) e já sabemos que o sucesso de um game financia diretamente o desenvolvimento dos outros (os games têm que vender 4 ou 5M para baterem a meta interna deles), sendo que não há espaço para erros já que poderiam significar a falência da plataforma em apenas 1 geração.


A matéria explica tudo isso e adiciona que o a Sony faz mais dinheiro com Fortnite do que com seus próprios títulos.
 

capixaba

Bam-bam-bam
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Curioso, pq a Sony chegou a ficar de olho na bethesda qnd ela estava a venda e também tentou a leyou recentemente, mas veio outra gigante (tencent) e levou.

Enfim, pra Sony é mais fácil focar em estúdios próximos e mais baratos.
Ela pode até ter interesse, como já demonstrou recentemente, mas tentar concorrer pelos grandes do mercado é uma disputa que a Sony dificilmente vai ganhar.
 

Ricker

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Li a entrevista por completo e a única "cutucada" da Sony esta no título da matéria kk
Ele só disse o óbvio, que selecionam a dedo os estúdios e que na visão deles já há uma ligação da Housemarque e a Sony.
 
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