O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Os ateus brasileiros na sociedade atual

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Lembro que há uns 10 ou 15 anos, ser ateu era algo quase criminalizado em termos morais pela sociedade brasileira. Ateus eram uma minoria achincalhada por todo mundo.

Até que então surgiram grupos na internet como a ATEA, que a princípio deram alguma visibilidade ao grupo... até se extremizarem depois como um movimento que bradava o "orgulho de não acreditar em nada" e se gabava disso. A ATEA com seu comportamento pode ter normatizado o ateísmo, mas também deu origem ao termo "ateu todinho".

Mas, o ponto é que, me parece que hoje os ateus são uma parcela maior na sociedade brasileira, e que não é achincalhada do mesmo jeito que era em 2008 ou 09. Ao passo que a Janela de Overton da questão até se inverteu de certa forma, com ateus na mídia fazendo achincalhamento de religiosos e isso sendo normatizado, como é o caso do Porta dos Fundos por exemplo.

Mas to criando esse tópico porque é uma coisa que eu refleti esses dias. Lembrei por exemplo que em 2009 ou 10 um primo meu que era ateu já foi chamado de "Imundo" no meio de uma reunião familiar, e hoje em dia isso jamais aconteceria.
 

Land Stalker

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
19.001
Reações
63.781
Pontos
554
Os ateus da Atea são uma das coisas mais patéticas que já vi, o troço parece religião. Tem testemunho, reunião, fanatismo e tudo que tanto criticam. E não têm metade da inteligência e "senso crítico" que dizem ter, são bem limitados.
 

Ken Masters

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.553
Reações
16.921
Pontos
1.314
Infelizmente os que se dizem religiosos gostam de provocar e julgar aqueles que não acreditam em Deus ou em nada.

Eu sinceramente não ligo pra nenhum dos lados, pois um provoca o outro.

No ambiente virtual os ateus escarnecem a fé alheia constantemente, no fórum é um exemplo pois não existe UM tópico que houve uma discussão tranquila, os ateus sempre entram pra falar bobagens com ar de superioridade.

No ambiente familiar e no meio do povão o ateu sofre mais.

Vale lembrar também que a esquerda já se "apropriou" também da não tão minoria dos ateus, claro que muitos ateus não são de esquerda, enfim.

Misturar ideologia com fé só dividiu mais as pessoas, há um interesse por trás é claro.

Do outro lado, usar o nome de Deus pra escalar na politica também é algo absurdo.
 

Guy_Debord

Bam-bam-bam
Mensagens
4.377
Reações
5.511
Pontos
353
Sou ateu e trabalho com um monte de crente louco, ex viciado que largou por causa da religião. Respeito é mútuo, tem hora que eles caem na discussão comigo mas eu apago o incêndio logo e não dou corda, sempre digo que não gosto de discutir essas coisas pq entendo o quão pessoal é, e é eminentemente ofensivo negar a porra toda.

Querendo ou não, só a minha existência enquanto ateu já afronta eles de um modo ou outro. Mas como disse, respeito mútuo. Já fui em células com um deles, já fui em culto com eles... Dá nada.
 


Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
Ocorreu uma melhorada significativa, mas ainda creio que seja mais nos centros acadêmicos, internet e regiões mais privilegiadas (nesse caso, com muitas aspas). Ainda é bem forte a resistência contra quem não acredita em um Deus, isso coloco os agnósticos, e meio esse julgamento de determinar como ruim a pessoa sem fé.

Obs: há ateus chatos também.
 

JmB!

Lenda da internet
Mensagens
13.019
Reações
13.312
Pontos
1.684
Que bom que as pessoa estão mais tolerantes não é?

Como dizia o profeta Elías:

"Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu."
I Reis 18:21

Traduzindo para os dias atuais:

Acreditastes em Deus? Segui-o. Não crestes? Escolhestes ser ateu. MAS NÃO ME ENCHA A PORRA DO SACO c***lho!

T+
 

Tom Cruise

Hollywood Mogul
GOLD
Mensagens
5.140
Reações
11.027
Pontos
603
Lembro que há uns 10 ou 15 anos, ser ateu era algo quase criminalizado em termos morais pela sociedade brasileira. Ateus eram uma minoria achincalhada por todo mundo.

Até que então surgiram grupos na internet como a ATEA, que a princípio deram alguma visibilidade ao grupo... até se extremizarem depois como um movimento que bradava o "orgulho de não acreditar em nada" e se gabava disso. A ATEA com seu comportamento pode ter normatizado o ateísmo, mas também deu origem ao termo "ateu todinho".

Mas, o ponto é que, me parece que hoje os ateus são uma parcela maior na sociedade brasileira, e que não é achincalhada do mesmo jeito que era em 2008 ou 09. Ao passo que a Janela de Overton da questão até se inverteu de certa forma, com ateus na mídia fazendo achincalhamento de religiosos e isso sendo normatizado, como é o caso do Porta dos Fundos por exemplo.

Mas to criando esse tópico porque é uma coisa que eu refleti esses dias. Lembrei por exemplo que em 2009 ou 10 um primo meu que era ateu já foi chamado de "Imundo" no meio de uma reunião familiar, e hoje em dia isso jamais aconteceria.

aconteceria sim, se a familia fosse evangelica.

eu sou ateu* desde os anos 90 e nunca tive nenhum problema por causa disso.

* na vdd nao sou ateu, apenas nao acredito no Deus das religiões.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.871
Reações
50.985
Pontos
1.003
Mas to criando esse tópico porque é uma coisa que eu refleti esses dias. Lembrei por exemplo que em 2009 ou 10 um primo meu que era ateu já foi chamado de "Imundo" no meio de uma reunião familiar, e hoje em dia isso jamais aconteceria.
Isso vai mais da pessoa
Família de minha mãe é toda católica, sempre vão em missa e tal. Nenhum deles se importa com o fato de eu não ser religioso, na verdade se duvidar a maioria nem sabe. Porque eles não tão nem aí pra isso, eles gostam de mim de qualquer forma, todo ano eu ia nos caruru de santo deles normalmente
 

The Kong

Cruz Bala Trevoso
VIP
Mensagens
31.571
Reações
135.463
Pontos
784
realmente ná década retrasada esses debates pegavam fogo na internet... lembro de comunidades épicas no Orkut, tinha uma que chamava "ninguém vai nos evangelizar"... hilário os debates kkk...

mas parece que essa questão foi meio que "superada"... hoje em dia se você se diz ateu, vão perguntar": "tá, mas é ateu petista ou ateu bolsonarista?"

me lembrou uma piada sobre a época do conflito da Irlanda do Norte com o Reino Unido, quando você se identificava como ateu, eles perguntavam: "ateu católico ou ateu protestante?"
 

Aloeh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.511
Reações
6.671
Pontos
799
Só tenho uma certeza : a ATEA prestou um desserviço fenomenal pros ateus.

Quem lembra dos outdoors da chapecoense? Bando de PNC.
 

Death Knight

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
13.259
Reações
10.148
Pontos
1.494
Eu percebo pela minha restrita experiência com meus alunos (sou professor da educação básica) que o respeito cresceu muito nos últimos anos, e nem digo que é apenas com quem é ateu, e sim com tudo, o que é ótimo.
 

DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.140
Reações
16.753
Pontos
703
Que bom né. Tem que ter espaço para todos mesmo.

Já tentei me aproximar de algumas religiões, mas nada vingou. Já tentei entender como Deus seria, mas nunca cheguei numa resposta que me satisfizesse.

Hoje estou de boa só admitindo que eu não sei de nada. Não sinto necessidade de nenhuma crença, mas também não duvido que muita coisa das religiões e espiritualidade sejam reais.
 

M.Hunter

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.824
Reações
4.757
Pontos
764
Muitas pessoa ainda relacionam o ateu como alguém de má indole, perigosa e sem limites.

A TV estava ligada no dia em que o Datena disse que quem não tem deus no coração, não é uma boa pessoa.
Em seguida, levou um processo da ATEA.

Bom, se cristão for um legítimo cristão, que pratica todos os 10 mandamentos, com certeza esse cara é O CARA.
Mas geralmente o religioso nem sabe qual é o primeiro mandamento. Nunca leu a bíblia mas é o primeiro a criticar o "sem deus no coração".

image-459-cke.jpg
 

Ivo Maropo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.486
Reações
12.485
Pontos
353
Muitas pessoa ainda relacionam o ateu como alguém de má indole, perigosa e sem limites.

A TV estava ligada no dia em que o Datena disse que quem não tem deus no coração, não é uma boa pessoa.
Em seguida, levou um processo da ATEA.

Bom, se cristão for um legítimo cristão, que pratica todos os 10 mandamentos, com certeza esse cara é O CARA.
Mas geralmente o religioso nem sabe qual é o primeiro mandamento. Nunca leu a bíblia mas é o primeiro a criticar o "sem deus no coração".

image-459-cke.jpg
É o contrário. "Se Deus não existe, então tudo é proibido". É o fundamentalismo quem mais abre espaço para um ilícito e falso senso de liberdade.

Se você se convenceu de que é um instrumento da Vontade Divina, então "tudo posso Naquele que me fortalece", e "somente Deus pode me julgar". É o próprio caminho para o mal.
 

M.Hunter

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.824
Reações
4.757
Pontos
764
É o contrário. "Se Deus não existe, então tudo é proibido". É o fundamentalismo quem mais abre espaço para um ilícito e falso senso de liberdade.

Se você se convenceu de que é um instrumento da Vontade Divina, então "tudo posso Naquele que me fortalece", e "somente Deus pode me julgar". É o próprio caminho para o mal.
Nos 10 mandamentos não fala nada disso.
Me referi apenas aos 10 mandamentos.
Mas o que você diz faz sentido.
 

Tokai

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.484
Reações
4.955
Pontos
703
Tem bastante ateu ou similares na área de T.I. a grande maioria com que conheci é.
 

Aloeh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.511
Reações
6.671
Pontos
799
É o contrário. "Se Deus não existe, então tudo é proibido". É o fundamentalismo quem mais abre espaço para um ilícito e falso senso de liberdade.

Se você se convenceu de que é um instrumento da Vontade Divina, então "tudo posso Naquele que me fortalece", e "somente Deus pode me julgar". É o próprio caminho para o mal.
Que viagem na maionese é essa.

O conceito "se Deus não existe tudo me é permitido" tem centenas de anos, quando os filósofos atrelaram a moral com a fé em Deus.

Se não há um Deus que define o que é bom e o que é mau, e ele não irá julgar todas as pessoas, as pessoas poderiam fazer o que quiser.

Subverter conceitos definidos a séculos na filosofia pra encaixar na crítica a fé é coisa de ateu modinha
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.608
Reações
38.887
Pontos
2.069
Acho que é algo mais normalizado sim, principalmente entre os jovens. Inclusive, a maioria que conheço seguem algumas tradições só por seguir, mas não são religiosos praticantes (tipo batizar o filho "porque sim").

Sou ateu, mas não é algo que fico propagandeado como se fosse um grande feito ou algo diferente do normal. Inclusive, o ateu chato que quer convencer os outros, não é diferente do crente que quer impor sua religião e sua forma de vida.

É cada um na sua, se respeitando, e vida que segue.
 

Giggity

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.378
Reações
5.564
Pontos
984
Quando eu era adolescente, embora visse argumentos muito convincentes pra me tornar ateu, demorei muito pra largar minha fé cristã principalmente por que esse povo da ATEA (e os Richard Dawkins da vida) faziam ser muito difícil separar o ateísmo (enquanto conceito) do comportamento babaca que eles demonstravam.

Basicamente ativava um modo fight or flight em mim e eu fechava meus ouvidos. Ainda bem que por contra própria corri atrás de estudar a respeito e eventualmente encontrei gente que era madura o suficiente pra não usar ateísmo como sinalizador de virtude - o que acabou me ajudando a ser convencido.

Em tempo: pra mim ocorre um problema similar com o feminismo. Tem muita ativista aí que coloca feminismo e misandria no mesmo pacote e depois acha ruim que o movimento é mal visto pela população (principalmente masculina).
 
Ultima Edição:

Dark Goomba

Bam-bam-bam
Mensagens
3.805
Reações
13.786
Pontos
303
É o contrário. "Se Deus não existe, então tudo é proibido". É o fundamentalismo quem mais abre espaço para um ilícito e falso senso de liberdade.

Se você se convenceu de que é um instrumento da Vontade Divina, então "tudo posso Naquele que me fortalece", e "somente Deus pode me julgar". É o próprio caminho para o mal.

Não sou religioso, mas o cristão deveria seguir os 10 mandamentos, então vc escreveu uma viagem sem nenhum cabimento (pelo menos em relação ao cristianismo). Onde que tem espaço para o mal aqui embaixo?

  • 1.º - Adorar a Deus e amá-lo sobre todas as coisas.
  • 2.º - Não usar o Santo Nome de Deus em vão.
  • 3.º - Santificar os Domingos e festas de guarda.
  • 4.º - Honrar pai e mãe (e os outros legítimos superiores).
  • 5.º - Não matar (nem causar outro dano, no corpo ou na alma, a si mesmo ou ao próximo)
  • 6.º - Guardar castidade nas palavras e nas obras.
  • 7.º - Não furtar (nem injustamente reter ou danificar os bens do próximo).
  • 8.º - Não levantar falsos testemunhos (nem de qualquer outro modo faltar à verdade ou difamar o próximo)
  • 9.º - Guardar castidade nos pensamentos e desejos.
  • 10.º- Não cobiçar as coisas alheias.

Só se o cara for ministro do STF pra encontrar justifica para o mal alí...

Além disso, Jesus era um maconheiro gente boa. Aquele tipo raro que não é esquerdista e tem um papo cabeça e tal. Uma pessoa pode tranquilamente adotar os ensinamentos de Jesus (ou pelo menos parte deles, já que somos humanos e falhos) como filosofia de vida sem medo de virar um crente louco.
 

Tokai

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.484
Reações
4.955
Pontos
703
Vc não sabe o tanto de fé que é necessária pras gambiarras que a gente faz em TI funcionar.
Ou o contrario de tanto pedir aos céus para os códigos e gambiarras funcionarem e não dar certo eles passaram a idolatram o Google e stackoverflow.
 

Tatuira Mamicuda

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.353
Reações
23.699
Pontos
1.274
Quando eu era criança, eu tinha raiva da minha vó que fazia rezar antes das refeições, da minha mãe que obrigou a fazer a primeira comunhão. Era algo que eu não gostava e desde cedo eu tinha um pensamento de “Deus não ligaria pra isso se existir”.

Enfim, cumprindo os ritos, minha família não se incomodou mais com isso em relação a mim.

Acabei crescendo como um agnóstico teísta.

Comecei a ter pessoas do meu meio social muito inconvenientes em relação a ser ateu.

Isso me criou tamanha aversão, fora o fato de os ateus que eu conheço frequentemente misturarem o ateísmo com o relativismo moral de esquerda, que praticamente me obrigaram a defender no mínimo a moral cristã em alguns casos.

Então eu gosto de zuar ateu militante hoje em dia, com o bônus de não me ofender com as coisas que eles acham que ofenderiam algum evangélico ou coisa que valha hehehe
 

Ivo Maropo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.486
Reações
12.485
Pontos
353
Não sou religioso, mas o cristão deveria seguir os 10 mandamentos, então vc escreveu uma viagem sem nenhum cabimento (pelo menos em relação ao cristianismo). Onde que tem espaço para o mal aqui embaixo?

  • 1.º - Adorar a Deus e amá-lo sobre todas as coisas.
  • 2.º - Não usar o Santo Nome de Deus em vão.
  • 3.º - Santificar os Domingos e festas de guarda.
  • 4.º - Honrar pai e mãe (e os outros legítimos superiores).
  • 5.º - Não matar (nem causar outro dano, no corpo ou na alma, a si mesmo ou ao próximo)
  • 6.º - Guardar castidade nas palavras e nas obras.
  • 7.º - Não furtar (nem injustamente reter ou danificar os bens do próximo).
  • 8.º - Não levantar falsos testemunhos (nem de qualquer outro modo faltar à verdade ou difamar o próximo)
  • 9.º - Guardar castidade nos pensamentos e desejos.
  • 10.º- Não cobiçar as coisas alheias.
Só se o cara for ministro do STF pra encontrar justifica para o mal alí...

Além disso, Jesus era um maconheiro gente boa. Aquele tipo raro que não é esquerdista e tem um papo cabeça e tal. Uma pessoa pode tranquilamente adotar os ensinamentos de Jesus (ou pelo menos parte deles, já que somos humanos e falhos) como filosofia de vida sem medo de virar um crente louco.
Não se trata aqui de dizer que religião é bom ou é ruim. Se trata apenas de dizer que ela também pode ser ambígua, assim como a política.

Até mesmo o budismo, a "religião da paz por excelência", já foi usada para a prática de atos repulsivos e crimes hediondos (como nos mostra o livro Zen at War, de Brian Victoria). Mas eu mencionei o fundamentalismo, e não tanto o "religioso médio".

Acho que você não sabe que, por exemplo, cerca de dois milhões de pessoas (cristãos fundamentalistas) são acompanhadas pelo FBI, somente nos EUA, como potenciais terroristas. Mas o meu intuito aqui não é simplesmente maldizer as religiões, pois seu papel também é fundamental.

O papel do catolicismo para a civilização ocidental foi obviamente imenso. O papel do protestantismo para o capitalismo? Nem se fala. Meu intuito foi apenas de dizer que também existe ambiguidade nas religiões (potencial para o bem, mas também para o mal).
 

Dark Goomba

Bam-bam-bam
Mensagens
3.805
Reações
13.786
Pontos
303
Não se trata aqui de dizer que religião é bom ou é ruim. Se trata apenas de dizer que ela também pode ser ambígua, assim como a política.

Até mesmo o budismo, a "religião da paz por excelência", já foi usada para a prática de atos repulsivos e crimes hediondos (como nos mostra o livro Zen at War, de Brian Victoria). Mas eu mencionei o fundamentalismo, e não tanto o "religioso médio".

Acho que você não sabe que, por exemplo, cerca de dois milhões de pessoas (cristãos fundamentalistas) são acompanhadas pelo FBI, somente nos EUA, como potenciais terroristas. Mas o meu intuito aqui não é simplesmente maldizer as religiões, pois seu papel também é fundamental.

O papel do catolicismo para a civilização ocidental foi obviamente imenso. O papel do protestantismo para o capitalismo? Nem se fala. Meu intuito foi apenas de dizer que também existe ambiguidade nas religiões (potencial para o bem, mas também para o mal).

Sem dúvidas. Religião, assim como quase qualquer coisa, pode servir tanto para o bem quanto como desculpa para fazer o mal.

O problema na sua postagem anterior é que ela foi totalmente incisiva. Vc concluiu que para não causar o mal, é mais seguro não acreditar em Deus. Com isso, vc contradiz o que acabou de escrever sobre o importante papel do catolicismo para a civilização ocidental.

Isso aqui não faz sentido:

"Se Deus não existe, então tudo é proibido".
 

Ivo Maropo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.486
Reações
12.485
Pontos
353
Sem dúvidas. Religião, assim como quase qualquer coisa, pode servir tanto para o bem quanto como desculpa para fazer o mal.

O problema na sua postagem anterior é que ela foi totalmente incisiva. Vc concluiu que para não causar o mal, é mais seguro não acreditar em Deus. Com isso, vc contradiz o que acabou de escrever sobre o importante papel do catolicismo para a civilização ocidental.

Isso aqui não faz sentido:
De fato, é uma discussão complexa e paradoxal. Minha professora de filosofia política costumava sempre dizer que "o cristianismo é a religião da saída da religião". Para resumir, é a ideia de que a raiz do individual homem moderno, "solitário" e livre por excelência, é essencialmente judaico-cristã.

No cristianismo, a acepção original de religião como religare, como um retorno ao Divino, é desafiada (pode-se dizer que "estamos com Deus", em solidariedade com Ele, precisamente ao estarmos inexoravelmente separados Dele). Neste sentido, é a humanidade, através de suas decisões políticas e visões de mundo, que escreve a história divina, e não o contrário. De certo modo, Deus precisa mais de nós do que nós precisamos Dele.

Um dos teólogos católicos mais brilhantes que já existiu se chama Gilbert Keith Chesterton. Recomendo demais a sua leitura. Extremamente perspicaz, sagaz, arguto. O significado do cristianismo (e da própria existência de Cristo) não é uma obviedade. Ele é traumático, complexo, contraintuitivo.
 

k0tp

Bam-bam-bam
Mensagens
3.571
Reações
6.272
Pontos
353
eu não acredito em deus mas não pago de superior por conta disso e respeito quem acredita
 

MrHydra933BR

Veterano
Mensagens
387
Reações
325
Pontos
148
Eu sou agnóstico. Mas só falo disso se alguém perguntar se eu tenho uma religião e não falo esta palavra em específico, uso outras palavras.

O irônico é que em muitos aspectos sou conservador. A questão é que eu nunca gostei de acreditar em nada espiritual mesmo.
 
Topo Fundo