O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Para quem está no ramo da T.I [Lamente-se AQUI][OFICIAL]

Sobre T.I


  • Total voters
    418

Antestor

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
9.593
Reações
20.746
Pontos
964
Podemos tirar do título do tópico lamente-se.

Por que de lamento não tem nada, melhor coisa que fiz na vida foi entrar pro TI.

Remuneração, valorização e muito feliz no que faço.

Só depende da pessoa pra crescer, não como outras áreas que é só QI e foda se tua parte técnica.

Eu tô na saga de ler o tópico todo! Kkkk

Já li as 35 primeiras páginas.

Lembro que você era da engenharia elétrica, me corrige se eu estiver errado.

Onde e o que você está fazendo exatamente agora? Parabéns pelo sucesso, vejo que está dando certo pra você.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.887
Reações
28.596
Pontos
1.179
Eu tô na saga de ler o tópico todo! Kkkk

Já li as 35 primeiras páginas.

Lembro que você era da engenharia elétrica, me corrige se eu estiver errado.

Onde e o que você está fazendo exatamente agora? Parabéns pelo sucesso, vejo que está dando certo pra você.
Eu era engenheiro mecânico, mas nunca iria ser de fato tão cedo, por que essa área as empresas contratam o cara analista no máximo e faz todo trabalho de engenheiro para o dono no final botar o CREA dele.

Eu chutei o balde e fui pro TI, baixei meu salário na época por menos da metade, hoje já ganho o quase o dobro enquanto estava na engenharia.

Comecei como assistente, subi pra programador e agora sou "analista" ou engenheiro de software (o título eu tenho) de dois produtos na empresa que trabalho, é muito gratificante ser recompensado pelo teu esforço, eu durmo e acordo programando, me dedico muito nessa área e os resultados estão vindo.

Nesse meio tempo eu me especializei em Engenharia de Software e estou a uns meses de terminar ADS, até comecei a fazer mestrado em TI mas o tempo não me possibilita isso.
 

Tiribinha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
847
Reações
1.542
Pontos
574
Acho que quem ta se lamentando e quem não está na área de TI (ou o cara e um profissional muito ruim) kkkkk
Título do tópico meio sem noção
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.556
Reações
91.761
Pontos
1.254
Eu prefiro esse aqui porque é uma realidade crua de muitos aqui, pelo menos não é um tópico bolha como muitos outros do fórum.

EDIT: Só não consegui até agora um trampo Home-Office porque as empresas exigem o superior completo, no meucaso ainda falta colar grau em agosto, até lá to me aperfeiçoando em HTML / CSS / JavaScript
 


Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Nesse meio tempo eu me especializei em Engenharia de Software e estou a uns meses de terminar ADS, até comecei a fazer mestrado em TI mas o tempo não me possibilita isso.
Mas tu sente que a falta de um documento "formal" de faculdade/mestrado esta te atrapalhando?
 

Sr. Israel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.320
Reações
13.231
Pontos
364
Acho que quem ta se lamentando e quem não está na área de TI (ou o cara e um profissional muito ruim) kkkkk
Título do tópico meio sem noção
Coisa de concurseiro que trabalha com TI.

O cara é inteligente e esforçado pra chegar até o ponto X (se formar e ser contratado) e depois acha que vai amarrar o burro na sombra e tomar água fresta pro resto da vida sem fazer muito esforço... quando na verdade tem que continuar estudando e se atualizando pq o mundo não parou depois que ele alcançou o objetivo.

Ai fica chorando pq queria trabalhar num lugar melhor ou ganhar mais e fazer zero esforço pra isso acontecer.
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Larguei duas faculdades de TI por não ter saco e posso dizer com convicção que nunca me fez falta ter um diploma.

Estou em uma empresa bem legal e não para de chegar proposta no LinkedIn.

Eu honestamente não sei como ta no Brasil.
Acho que Data Science pessoal da uma certa preferencia mas é diploma na área de matemática e coisas relacionadas, não programação ou CC por exemplo.

Mas chuto que algumas empresas mais tradicionais ainda devem ter certas burocracias relacionadas a diploma, mas não faço ideia de onde.

Por mim prefiro gastar 3 anos estudando uma tecnologia especifica do que ficar cumprindo "metas aleatórias" que alguma faculdade decidiu ter, mas não faço ideia de que momento aparecem os problemas relacionados com "Certificação x Pós".
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.125
Reações
17.420
Pontos
1.444
Mas tu sente que a falta de um documento "formal" de faculdade/mestrado esta te atrapalhando?

No monte de processo seletivo que fiz do fim do ano passado para o começo desse ano, meu grau de tecnólogo não foi questionado uma vez sequer (e eu me preocupando em saber explicar de forma clara que por conta da pandemia meu diploma atrasou em 1 ano, serviu de nada :facepalm).

O que importa são normalmente 2 coisas, se você fala de alguma experiência profissional, vão querer detalhes o suficiente para entender que você não está mentindo, e responder bem perguntas relacionadas a certificações e cursos que você diz ter feito.

Por isso que eu falo que o que vale do diploma é o diploma em si, a área de estudo pouco importa. Para TI quem está contratando quer saber de experiências, treinamentos, essas coisas.
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
No monte de processo seletivo que fiz do fim do ano passado para o começo desse ano, meu grau de tecnólogo não foi questionado uma vez sequer (e eu me preocupando em saber explicar de forma clara que por conta da pandemia meu diploma atrasou em 1 ano, serviu de nada :facepalm).

O que importa são normalmente 2 coisas, se você fala de alguma experiência profissional, vão querer detalhes o suficiente para entender que você não está mentindo, e responder bem perguntas relacionadas a certificações e cursos que você diz ter feito.

Por isso que eu falo que o que vale do diploma é o diploma em si, a área de estudo pouco importa. Para TI quem está contratando quer saber de experiências, treinamentos, essas coisas.
Sim, pra contratar pra alguns cargos basta "saber mexer" e ser uma pessoa de confiança, as que fiz foi meio isso tambem.

Mas depois que entra pra crescer imagino que tenha alguns problemas "sociais" (ou burocráticos sei lá) quando uma promoção acontece pra alguém que não tem diploma por exemplo ao invés de outra pessoa que ficou 4 anos estudando só essa área, da mesma forma que tem umas brigas quando dão promoção pra alguém que tem menos tempo de casa.

Eu realmente fico pensando se vale a pena ou não fazer uma pós/mestrado só pra não estagnar.
Custo de vida ultimamente ta bem absurdo, só nesses ultimos 2 anos dinheiro de todo mundo deve estar valendo uns 35% a menos do que antes.
Então ganhar uma promoção nem é um "luxo" mas uma forma de não se afogar lá no futuro.
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.125
Reações
17.420
Pontos
1.444
Sim, pra contratar pra alguns cargos basta "saber mexer" e ser uma pessoa de confiança, as que fiz foi meio isso tambem.

Mas depois que entra pra crescer imagino que tenha alguns problemas "sociais" (ou burocráticos sei lá) quando uma promoção acontece pra alguém que não tem diploma por exemplo ao invés de outra pessoa que ficou 4 anos estudando só essa área, da mesma forma que tem umas brigas quando dão promoção pra alguém que tem menos tempo de casa.

Eu realmente fico pensando se vale a pena ou não fazer uma pós/mestrado só pra não estagnar.
Custo de vida ultimamente ta bem absurdo, só nesses ultimos 2 anos dinheiro de todo mundo deve estar valendo uns 35% a menos do que antes.
Então ganhar uma promoção nem é um "luxo" mas uma forma de não se afogar lá no futuro.

Para mim, eu estou me certificando e fazendo cursos curtos (e pensando em fazer uma pós curta também, só não dá para bancar junto com as certificações que estou fazendo agora).

Acho que o importante mesmo é não ficar parado. Ter um diploma é importante, mas a área que estudou para ter ele não importa. O resto é ficar atento e se manter atualizado com a área. Talvez meu ponto de vista esteja distorcido pela minha "bolha" atual mas, o que leva a promoção é competência e principalmente visibilidade (não importa ser o melhor se ninguém além de você sabe disso, mas sem abusar e ficar o cara chato que só sabe se gabar). Você pode precisar de algum curso, ou certificação para ser promovido mas isso normalmente é deixado bem claro pela empresa ( por exemplo, na empresa em que eu trabalhava, no meu setor, todos tinham que ser certificados ISO 27001, bancado pela empresa, e todo analista tinha que ter curso superior).

Enfim, não dá para se acomodar, com certeza. Mas nem sempre curso superior ou pós são a resposta na minha experiência.
 

king_hyperdyo

A RPG Gamer
VIP
Mensagens
18.013
Reações
9.414
Pontos
1.519
Queria saber do Pessoal de SP que trabalha na Área de TI está satisfeito com o Andamento dos Dissídios de 2020/2021 até o presente momento nada.

Pela primeira vez na vida (+25 Anos de Carreira) não tenho uma m**** de dissidio coletivo. Isso por que pago a b*sta do Sindicato. Vou cancelar se continuar dessa maneira.
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Acho que não, e se falta, já estou praticamente formado em ADS, final do ano estou formado novamente.
Mas em todas as minhas entrevistas nunca foi um empecilho.
Parece ser mais um empecilho pra crescer que pra entrar, deve mudar muito de lugar pra lugar mas quando vai olhar o pessoal que ta tirando seus quase 20k+/mês no linkedin geralmente tem um ensino formal junto.

A curto prazo não deve valer muito, mas se for pensar na carreira daqui uns 10 anos tou pensando em tentar alguma dessas pós EAD, nunca fiz EAD então não sei se a pressão ou o tempo livre que toma é igual ao dos cursos presenciais, mas acho que não tem muito pra onde correr... especialmente se no futuro a área ficar saturada.

Claro, isso ignorando as carreira "topzera" do pessoal lá que trampa nessas fang da vida e faz meio milhão de dolares por ano + ações da empresa onde trabalha.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.887
Reações
28.596
Pontos
1.179
Parece ser mais um empecilho pra crescer que pra entrar, deve mudar muito de lugar pra lugar mas quando vai olhar o pessoal que ta tirando seus quase 20k+/mês no linkedin geralmente tem um ensino formal junto.

A curto prazo não deve valer muito, mas se for pensar na carreira daqui uns 10 anos tou pensando em tentar alguma dessas pós EAD, nunca fiz EAD então não sei se a pressão ou o tempo livre que toma é igual ao dos cursos presenciais, mas acho que não tem muito pra onde correr... especialmente se no futuro a área ficar saturada.

Claro, isso ignorando as carreira "topzera" do pessoal lá que trampa nessas fang da vida e faz meio milhão de dolares por ano + ações da empresa onde trabalha.
Uma coisa é entrar, agora se tu quer realmente se desenvolver, tu nunca pode ficar parado no tempo isso é fato.
Se eu não tivesse feito minha graduação e pós no TI, provavelmente teria perdido pontos na seleção interna da empresa.
 

Follow

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.712
Reações
30.229
Pontos
1.129
...
PRECISO URGENTE que volte a versão de fulano de fora... teamview no pc do peão..joga o exe velho...
horas mais tarde banco estoura... causa? versão velha......
Agora eu não sendo o desenvolvedor e alertando que o desenvolvedor ja tinha dito não dava sou culpado?
:obrigue
 

Shazão

Supra-sumo
Mensagens
348
Reações
634
Pontos
178
Galera,

Estou completando 3 anos na área de TI (sou Second Level e já fui Field), gostaria de migrar para alguma área ligada mais a design, pois sou mais ligado a desenho e ilustração.
Fiz TADS e tentei embarcar na área de Full Stack, mas, sem sucesso.

Pelo visto vi UX é uma boa para mim, mas, como é Brasil, gostaria de saber como anda essa área atualmente.
Sei que tem vagas, mas, pedem experiência na área e sempre com tempo curto de contratação.

Já trabalhei carregando caixas num arquivo e digo que ir para TI foi uma das melhores carreias para minha saúde mental e física, por mais que o início foi conturbado.
 

Bonk

Bam-bam-bam
Mensagens
3.863
Reações
12.095
Pontos
303
Galera,

Estou completando 3 anos na área de TI (sou Second Level e já fui Field), gostaria de migrar para alguma área ligada mais a design, pois sou mais ligado a desenho e ilustração.
Fiz TADS e tentei embarcar na área de Full Stack, mas, sem sucesso.

Pelo visto vi UX é uma boa para mim, mas, como é Brasil, gostaria de saber como anda essa área atualmente.
Sei que tem vagas, mas, pedem experiência na área e sempre com tempo curto de contratação.

Já trabalhei carregando caixas num arquivo e digo que ir para TI foi uma das melhores carreias para minha saúde mental e física, por mais que o início foi conturbado.
É uma área extremamente elitista, se tu não conhecer alguém ou fazer faculdade x, esquece, muito difícil entrar no mercado.
Uma área que tem os profissionais mais hipócritas que já vi.
Direto rola treta no LinkedIn com eles.
 

Juicebox

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.254
Reações
12.140
Pontos
1.119
É uma área extremamente elitista, se tu não conhecer alguém ou fazer faculdade x, esquece, muito difícil entrar no mercado.
Uma área que tem os profissionais mais hipócritas que já vi.
Direto rola treta no LinkedIn com eles.
UX é Elitista? De onde tu tirou isso? Eu sou da área e NUNCA vi nada sobre isso.
Treta é normal porque os UXers de verdade estão querendo acabar com essa onda de "faça meu curso e saia ganhando 10k" e os "professores" acabam chorando por lá.


Galera,

Estou completando 3 anos na área de TI (sou Second Level e já fui Field), gostaria de migrar para alguma área ligada mais a design, pois sou mais ligado a desenho e ilustração.
Fiz TADS e tentei embarcar na área de Full Stack, mas, sem sucesso.

Pelo visto vi UX é uma boa para mim, mas, como é Brasil, gostaria de saber como anda essa área atualmente.
Sei que tem vagas, mas, pedem experiência na área e sempre com tempo curto de contratação.

Já trabalhei carregando caixas num arquivo e digo que ir para TI foi uma das melhores carreias para minha saúde mental e física, por mais que o início foi conturbado.
Não precisa conhecer ninguém e muito menos faculdade para entrar na área. Como tu vem de TI e quer algo mais voltado pra Design, veja sobre UI Design.
A área está bombando e precisando de muita gente boa de verdade.
 

Bonk

Bam-bam-bam
Mensagens
3.863
Reações
12.095
Pontos
303
UX é Elitista? De onde tu tirou isso? Eu sou da área e NUNCA vi nada sobre isso.
Treta é normal porque os UXers de verdade estão querendo acabar com essa onda de "faça meu curso e saia ganhando 10k" e os "professores" acabam chorando por lá.
Só diga o nome da facul que tu formou por obséquio.
 

Axor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.828
Reações
5.997
Pontos
959
Pessoal.
Tirem uma dúvida...
Compensa fazer ciencia da computação ou ADS ? O fato de ADS ser tecnólogo interfere em algo em relação a graduação em cc no quesito mercado de trabalho ?
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.341
Reações
29.515
Pontos
1.424
Pessoal.
Tirem uma dúvida...
Compensa fazer ciencia da computação ou ADS ? O fato de ADS ser tecnólogo interfere em algo em relação a graduação em cc no quesito mercado de trabalho ?
Depende com o que pretende trabalhar.
Mas para a maioria das funções "normais" não deve fazer diferença.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.484
Reações
91.204
Pontos
1.503
Pessoal.
Tirem uma dúvida...
Compensa fazer ciencia da computação ou ADS ? O fato de ADS ser tecnólogo interfere em algo em relação a graduação em cc no quesito mercado de trabalho ?

Compensa fazer ADS se não pretende cair fora do Brasil.
Se for numa FATEC da vida, melhor ainda.
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.125
Reações
17.420
Pontos
1.444
Como experiência sim, mas pra revalidar o diploma pode ser complicado dependendo do país. Pelo que li a maioria aceita graduação com pelo menos 4 anos de duração.

Depende do país mas a equivalência de um tecnólogo seria para um Associate Degree (ou nome equivalente, vale como especialização técnica).

Tem mais ou menos as mesmas limitações entre um tecnólogo e um bacharel. Para mim, se você puder comprovar experiência, tiver certificações, etc, pode ter diploma de biblioteconomia que vai ter o mesmo peso de qualquer diploma da área.
 

Juicebox

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.254
Reações
12.140
Pontos
1.119
Como experiência sim, mas pra revalidar o diploma pode ser complicado dependendo do país. Pelo que li a maioria aceita graduação com pelo menos 4 anos de duração.
Acho que vale mais a pena fazer o ADS se tiver urgência de diploma e para entrar na área logo. No final sinto que a "dificuldade" para sair é quase igual com os dois.
 

gabrielcarvalho

Bam-bam-bam
Mensagens
154
Reações
76
Pontos
203
Galera, n entedia nada de programação até uma semana atrás, fiz sem pretensões um projeto gratuito da kenzie academy e agora estou extremamente fissurado em tudo que é da área. Então tô pensando de começar a estudar na alura e ver se aprendo direitinho as coisas, vcs acham uma boa ideia? Começo por lá ou vcs indicam algo melhor na faixa de preço

Enviado de meu Mi 9T usando o Tapatalk
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.125
Reações
17.420
Pontos
1.444
Galera, n entedia nada de programação até uma semana atrás, fiz sem pretensões um projeto gratuito da kenzie academy e agora estou extremamente fissurado em tudo que é da área. Então tô pensando de começar a estudar na alura e ver se aprendo direitinho as coisas, vcs acham uma boa ideia? Começo por lá ou vcs indicam algo melhor na faixa de preço

Enviado de meu Mi 9T usando o Tapatalk

Alura é um bom começo, muitos amigos recomendam começar por lá.

Mas.... para ser do contra, sempre recomendo começar menor, Udemy, youtube e tal, experimentando algumas áreas antes de decidir o foco.

Melhor conselho que posso dar é tentar entender bem lógica. Dominando isso qualquer coisa termina sendo questão de tempo.
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.556
Reações
91.761
Pontos
1.254
Galera, n entedia nada de programação até uma semana atrás, fiz sem pretensões um projeto gratuito da kenzie academy e agora estou extremamente fissurado em tudo que é da área. Então tô pensando de começar a estudar na alura e ver se aprendo direitinho as coisas, vcs acham uma boa ideia? Começo por lá ou vcs indicam algo melhor na faixa de preço

Enviado de meu Mi 9T usando o Tapatalk

Tem sites gratuitos para quem tá começando, inclusive to fazendo vários paralelos para o assunto fixar porque para mim eu gosto de estudar com diversos tipos de didáticas, recomendo os 4 primeiros porque eles tem uma "trilha de estudo" que vai te indicar do básico ao avançado sobre um assunto, já o curso em vídeo (do professor Guanabara) é mais focado em cursos separados.

Workover
Cataline | Rumo ao Full Stack!
Rocketseat · Evolua rápido como a tecnologia.
Fundação Bradesco - Escola Virtual (ev.org.br)
Curso em Vídeo - Aprenda informática com cursos grátis. (cursoemvideo.com)
 
Topo Fundo