O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Reembolsos da Steam levam estúdio Indie a deixar o mercado de jogos

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
O problema é esse cara querendo cobrar muito por um jogo genérico e lixoso que não dura nem duas horas.

Vou fazer um jogo de 1 min então e as pessoas vão ter 15 segundos pra devolver, nada mais justo.
Não ta tão caro assim:


Okay que sem desconto da uns 20 reais, mas ainda assim... se fosse um jogo "episódico" acho que ninguem reclamaria de cada episódio ser 15 reais.
Complica um pouco que essa estimativa de "2 horas pra terminar" parece que foi uma esticada do dev, vendo os posts de um pessoal que jogou na verdade é 1 hora pra zerar.




Mas enfim, tem que ver qual o número real de pessoas que pediram refund após zerar o jogo, o dev tem acesso a isso e não vi nenhum twit/post dele revelando esses números. Se alguem achou seria legal compartilhar aqui pra ter uma noção de quanto dinheiro que perdeu.

Acho um pouco esquisito pq nem aqui no Brasil tem um numero gigante de pessoas fazendo isso com vários outros jogos curtos, a real dificuldade na verdade é fazer alguem querer jogar o seu game mesmo que ele seja free.
 

Carolíngio

Bam-bam-bam
Mensagens
3.696
Reações
14.285
Pontos
303
Depois falam mal de brasileiro, mas olha aí os de primeiro mundo agindo na pilantragem.
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Fui ver aqui como era o game:




Parece bem feitinho, não assisti o video inteiro mas os pedaços que vi não parece ser um jogo qualquer feto nas coxas.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.747
Reações
229.818
Pontos
2.529
Tem muito FDP no mundo

Enviado de meu moto g(8) usando o Tapatalk
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.981
Reações
31.277
Pontos
1.753
c***lho que b*sta injusta.
fiquei com dó do cara agora. comprei o jogo
com sorte é bom, eu gosto do genero e gosto de jogo curto também.

e lendo os replies do tweet to cara eu peguei ainda mais ódio de "gamer". vtnc bando de FDP parasitico achando que merecem ganhar tudo de graça.
 
Ultima Edição:

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.892
Reações
13.937
Pontos
1.474
O foda de tentar ajudar o consumidor é que sempre vai ter gente escrota que vai tentar tirar vantagem disso. Eu passei a comprar livros físicos alguns meses atrás e fiquei sabendo que tem gente que lê o livro inteiro o mais rápido possível e depois aciona o reembolso e devolução quando a loja permite isso. Então esse tipo de coisa acontece em todas as indústrias.
Pra mim o ideal é que a loja permita que cada desenvolvedora crie seus próprios critérios pros seus jogos, e que o comprador seja avisado disso. No exemplo desse jogo, o dev deveria ter a opção de diminuir o tempo de teste pra uns 40~50 minutos, e essa informação estaria visível na página do jogo pra que o jogador soubesse disso antes de comprar.

Leitura não funciona se fizer assim na pressa. Capaz da pessoa terminar o livro e nem se lembrar da história.
 


Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.981
Reações
31.277
Pontos
1.753
Melhor nem quotar o user nem dar nome aos bois né, vai que ele pergunta sobre contra-argumentos... :kpensa
me desculpe mas "deveria fazer jogo mais longo" nao é argumento. vai no cinema e depois de ver o filme ve se alguem vai te dar refund por q vc achou o filme curto.

enfim, nao preciso ler oq vc tem a dizer pq ta cheio de parasita falando a mesma coisa no post do cara.
 

Forbidden Memories

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
2.746
Reações
7.108
Pontos
1.004
me desculpe mas "deveria fazer jogo mais longo" nao é argumento. vai no cinema e depois de ver o filme ve se alguem vai te dar refund por q vc achou o filme curto.

enfim, nao preciso ler oq vc tem a dizer pq ta cheio de parasita falando a mesma coisa no post do cara.
Beleza fera, não vamos perguntar do número real de refunds vs. quem completou o jogo, não vamos falar que a duração do jogo foi adicionado à página do steam recentemente, não vamos analisar as possíveis causas dos refunds e vamos ofender o user sem quotar e nem ler o post inteiro.

Outerspace, o único com emotikongs.

edit: apaguei meu post anterior, quero participar de treta imbecil por conta de disse me disse do twitter não.
 
Ultima Edição:

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Eu só acho que esse é um assunto meio delicado, a opção pra "melhorar" isso no geral vai ser algo que prejudica o consumidor sem nem saber se esse é o real motivo desse jogo ter flopado.

Digo isso pq tem vários jogos curtos lá no Steam, não é raro esse tipo de produto... tem até jogo de 30min+- e muita gente continua com o game pois além do limite de tempo jogado você não pode devolver depois de uns dias após a compra, então jogo que tu comprou e foi jogar só 1 mês depois não são validos pra devolução.

E com certeza que publisher grande (Warner, EA e etc) ta interessada em tesourar esse beneficio de refund que os consumidores tem.




Pessoal fica ai falando sobre "isso é ou não culpa do Steam" mas na verdade isso é sobre publisher x consumidores.
Se o Steam mudar isso na verdade eles passam a ganhar mais dinheiro.
 

Santeria

Bam-bam-bam
Mensagens
4.264
Reações
8.379
Pontos
353
Discordo quanto ao argumento de que a duração do jogo teria de ser maior. Tem muita galera aqui que reclama do jogo ter 90 minutos de duração (sendo que custa 14 reais) e paga 250 no Ratchet and Clank, que tem 6 horas. O jogo em questão é de baixo custo de desenvolvimento e é barato, logo eu não vejo como um problema a duração dele. Little Nightmares é curto pra baralho e é um jogo absolutamente genial (não estou traçando nenhum tipo de paralelo entre os 2 jogos, até porque não joguei o jogo da notícia).

Querer culpar o dev por esse ocorrido devido ao fato do jogo ser curto me soa como quando a galera diz que a guria mereceu ser estuprada por estar com roupa curta.
 

Santeria

Bam-bam-bam
Mensagens
4.264
Reações
8.379
Pontos
353
Tem gente que não tem nenhum tipo de moral mesmo. Pura escrotice um negocio desses.

Steam devia ter algumas travas que os devs poderiam configurar. O problema é que seres humanos são canalhas por natureza, e não existe lado bom nunca, e alguns devs iriam burlar esses sistemas.

As melhores opções que já pensei foi: O dev configurar o tamanho médio do jogo, ou travar o refund através de achievments. Mas como falado, ambos são burláveis, e no primeiro dia que implementassem algo do tipo, devs que lançam esses jogos feito em um dia ou chineses iriam dizer que o jogo tem meia hora de duração, ou que o achievment de "ponto sem retorno" seria ao iniciar o jogo, HUE.
Concordo. O problema é o ser humano mesmo. A gente observa esse tipo de coisa em todos os âmbitos da nossa vida.

Porém, acho que a Steam deveria limitar sim esses reembolsos de alguma forma. Possibilitar que uma pessoa ZERE um jogo e peça o reembolso depois é uma putaria absurda. Isso tinha que no mínimo render um warning e, posteriormente, um ban em caso de reincidência.
 

ganondorfan

Bam-bam-bam
Mensagens
1.467
Reações
3.705
Pontos
453
Pra falar a verdade, eu acho justo.

Uma peça de software que você termina em 90 minutos, dependendo do ponto de vista, da ótica do consumidor, vale sim um reembolso.
Ademais, se reembolsou é porque pra ele abrir mão do título com 90 minutos do gameplay que ele experimentou é justo, ou seja, o consumidor não deseja mais fazer uso daquele software por insatisfação.

Se o jogo fosse viciante, se tivesse fator replay ou qualquer uma dessas coisas, não reembolsavam. No final das contas é sobre a satisfação do consumidor e, terminar ou não o jogo não serve como medida pra dizer se o desenvolvedor está certo ou errado, muito menos o consumidor que possui a característica de saber o que é melhor pra si e para seu dinheiro.

Não quer sofrer com reembolso, faça jogos melhores e mais significativos. No final das contas essa política ajudar a manter a curadoria da Steam mais afiada, afinal qualidade>quantidade.
 

Granola

Habitué da casa
Mensagens
119
Reações
284
Pontos
63
O cara faz a porra de um jogo que não dura nem 2h e a culpa é do steam?
Já vi muito jogo bem feito que não dura 2 horas sendo disponibilizado de graça pelo autor do jogo. O cara vacilou demais, devia ter enchido línguiça para dar mais que 2 horas e lucrar com o jogo.
 

crei

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.629
Reações
2.446
Pontos
944
É o que sempre disse, jogos de mundo aberto ou jRPG onde o jogo só "começa" com umas 6~10h de jogos essa política de 2h é muito pouco, já jogos que tem 8h de duração essas 2h é muita coisa, para mim deveria ser 10% do tempo total previsto pelo desenvolvedor, porém os desenvolvedores podem colocar 20h pra terminar The Witcher 3 (só main quest).

Agora se o cara zerou e tem achievement de que zerou o jogo não deveria ter reembolso não.
This
 

Ryo_Sakazaki

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.096
Reações
11.976
Pontos
754
O foda de tentar ajudar o consumidor é que sempre vai ter gente escrota que vai tentar tirar vantagem disso. Eu passei a comprar livros físicos alguns meses atrás e fiquei sabendo que tem gente que lê o livro inteiro o mais rápido possível e depois aciona o reembolso e devolução quando a loja permite isso. Então esse tipo de coisa acontece em todas as indústrias.
Pra mim o ideal é que a loja permita que cada desenvolvedora crie seus próprios critérios pros seus jogos, e que o comprador seja avisado disso. No exemplo desse jogo, o dev deveria ter a opção de diminuir o tempo de teste pra uns 40~50 minutos, e essa informação estaria visível na página do jogo pra que o jogador soubesse disso antes de comprar.
Um maldito já comprou dois jogos de PS4 meus no ML. Zerou os jogos (The Evil Within 1 e 2) e devolveu sem nem alegar nada. Só "arrependimento".

:kkk
 

Versao

Lenda da internet
VIP
Mensagens
14.926
Reações
33.238
Pontos
1.554
Um maldito já comprou dois jogos de PS4 meus no ML. Zerou os jogos (The Evil Within 1 e 2) e devolveu sem nem alegar nada. Só "arrependimento".

:kkk

Praticamente um aluguel com cashback de 100%. rs

Mercado Livre tem a maior vitrine virtual do país, mas essas políticas de devolução/arrependimento tá complicando pro vendedor, principalmente pro vendedor casual de usados.

.
 

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.684
Reações
40.317
Pontos
1.053
O problema que isso iria prejudicar o jogador. Um monte de empresas fdp iam colocar um limite de 40 min no jogo deles e encher esses 40 min de linguiça para o jogador não reembolsar.

Sobre colocar na pagina antes de comprar, ai sim isso poderia até resolver.
Por isso mesmo o jogador seria avisado sobre esse período de teste menor, e a empresa poderia colocar uma justificativa pra essa decisão na página da loja, assim como elas já colocam quando o jogo tem conteúdo adulto. Se o jogador aceitar isso e comprar, ae o problema é dele por ter aceitado.

Via Tapatalk
 

DarkVoid

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.790
Reações
2.760
Pontos
703
Pessoal também ta de sacanagem, zerar o jogo e pedir reembolso é foda, mas a Valve também poderia adaptar a política para certos tipos de jogos, como não existe mais demo o objetivo é ver se o jogo funciona no PC da pessoa ou não esta quebrado, pessoal também não pode ficar avacalhando.
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.981
Reações
31.277
Pontos
1.753
Muito injusto com o cara, vai aqui minha contribuição!!!

Visualizar anexo 209459
eu comprei também
jogo é bem bonito. joguei um pouco de tarde, nao consegui achar fosforo pra acender as velas e tive q ir pro trabalho de novo. depois vo jogar mais

ps: outra coincidencia, o jogo que comprei antes dele também foi doom VFR haha

Pra falar a verdade, eu acho justo.

Uma peça de software que você termina em 90 minutos, dependendo do ponto de vista, da ótica do consumidor, vale sim um reembolso.
Ademais, se reembolsou é porque pra ele abrir mão do título com 90 minutos do gameplay que ele experimentou é justo, ou seja, o consumidor não deseja mais fazer uso daquele software por insatisfação.

Se o jogo fosse viciante, se tivesse fator replay ou qualquer uma dessas coisas, não reembolsavam. No final das contas é sobre a satisfação do consumidor e, terminar ou não o jogo não serve como medida pra dizer se o desenvolvedor está certo ou errado, muito menos o consumidor que possui a característica de saber o que é melhor pra si e para seu dinheiro.

Não quer sofrer com reembolso, faça jogos melhores e mais significativos. No final das contas essa política ajudar a manter a curadoria da Steam mais afiada, afinal qualidade>quantidade.
com essa logica imbecil o NES não poderia existir. praticamente nenhum jogo de NES tem mais que duas horas.
atari 2600 então...

cara me da um desanimo ver como as pessoas são sujas e egoístas. por isso se eu lançar algum jogo algum dia vai ser de graça, e se pegar publico lanço uma versão foderosa só em console, só pra não ter q lidar com essa escória parasítica que tem no pc.
 
Ultima Edição:

lakers00

Butcher of Blaviken
VIP
GOLD
Mensagens
9.969
Reações
9.749
Pontos
1.649
Tópico virou um festival de baboseira que put* m****.
Agora jogo curto é lixo :klolz

Eles fizeram um jogo curto e cobraram um valor justo por isso. Jogo está 14 reais, com o dólar do jeito que ta isso é dinheiro de pinga.
Sacanagem é fazer jogo que não dura nem 8 horas e cobrar 60 dólares por isso.

Não cheguei a jogar, mas as analises no Steam estão muito boas.

E ninguém com os miolos dentro da cabeça quer o fim do reembolso. O que estão fazendo é expor uma falha nesse sistema, que pode ser corrigida com alguns ajustes. Como por exemplo, reduzir o limite de horas para poder pedir reembolso, em jogos mais curtos como esse.
 

Versao

Lenda da internet
VIP
Mensagens
14.926
Reações
33.238
Pontos
1.554
Tópico virou um festival de baboseira que put* m****.
Agora jogo curto é lixo :klolz

Eles fizeram um jogo curto e cobraram um valor justo por isso. Jogo está 14 reais, com o dólar do jeito que ta isso é dinheiro de pinga.
Sacanagem é fazer jogo que não dura nem 8 horas e cobrar 60 dólares por isso.

Não cheguei a jogar, mas as analises no Steam estão muito boas.

E ninguém com os miolos dentro da cabeça quer o fim do reembolso. O que estão fazendo é expor uma falha nesse sistema, que pode ser corrigida com alguns ajustes. Como por exemplo, reduzir o limite de horas para poder pedir reembolso, em jogos mais curtos como esse.

Uma análise de usuário no Steam...

"Comprei o jogo para ajudar os devs por causa daquele escândalo de reembolso que teve. Pra quem não sabe, o jogo é bem curto (dá pra zerar em menos de 2 horas) então as pessoas terminavam ele e depois iam pedir reembolso na steam. Estou legitimamente surpreso com a qualidade do jogo; além de ter uma jogabilidade divertida e historia interessante, os gráficos conseguem bater de frente com muitos jogos triple A. Recomendo. "


Fica a torcida aí pra desenvolvedora dar a volta por cima, torcida tb que o Steam ajuste a política de reembolso conforme o tempo de cada jogo, uns 20min pra esse estaria ótimo vai ver.

.
 

Lexikus.BR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.795
Reações
4.999
Pontos
953
É ridícula essa política da Steam nesses casos. Os devs poderiam ter alguma flexibilidade nesses casos.
 
Topo Fundo