O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Uma dúvida séria sobre representatividade de minorias

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.222
Reações
49.844
Pontos
1.304
Hoje durante uma conversa no Wpp com pessoas, maioria brancas estávamos falando sobre representatividade e o fato de ficarem mudando a etnia e cor da pele de personagens.

Ao meu ponto de vista eu acho muito preguiçoso pegar um personagem já existente e apenas mudar a cor da pele, não mudar o nome ou a história...Exemplo:

Eu acharia ridículo pegar o Clark Kent e transformar ele em negro e manter a história igual, para mim ou ele seria um negro adotado por pais brancos ou até mesmo por pais negros e o Superman seria diferente, com outra história e outros problemas, que só mudar a pele ou até mesmo a orientação sexual não seria representatividade ao meu ponto de vista.

Eu acho muito mais fiel e justo fazer o que fizeram com o Homem Aranha e criaram o Miles Morales ao invés de fazer o Peter Parker ter a pele negra.

Só que eu sou branco e hétero e nunca vou saber o que é sofrer preconceito racial, eu gostaria de entender de vocês que são negros, gays se vocês acham que eu penso certo em esperar algo de mais valor ou se para vocês apenas trocar a orientação sexual ou cor de pele é o suficiente para representatividade.
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.445
Reações
20.924
Pontos
1.044
Hoje durante uma conversa no Wpp com pessoas, maioria brancas estávamos falando sobre representatividade e o fato de ficarem mudando a etnia e cor da pele de personagens.

Ao meu ponto de vista eu acho muito preguiçoso pegar um personagem já existente e apenas mudar a cor da pele, não mudar o nome ou a história...Exemplo:

Eu acharia ridículo pegar o Clark Kent e transformar ele em negro e manter a história igual, para mim ou ele seria um negro adotado por pais brancos ou até mesmo por pais negros e o Superman seria diferente, com outra história e outros problemas, que só mudar a pele ou até mesmo a orientação sexual não seria representatividade ao meu ponto de vista.

Eu acho muito mais fiel e justo fazer o que fizeram com o Homem Aranha e criaram o Miles Morales ao invés de fazer o Peter Parker ter a pele negra.

Só que eu sou branco e hétero e nunca vou saber o que é sofrer preconceito racial, eu gostaria de entender de vocês que são negros, gays se vocês acham que eu penso certo em esperar algo de mais valor ou se para vocês apenas trocar a orientação sexual ou cor de pele é o suficiente para representatividade.
Excelente tópico
Gera uma discussão sadia porém há quem venha com flame.
Mas vamos lá.....não sou politizado mas vou expor minha ótica.

Caso você discorde do outro, acho que o respeito deve vir acima de tudo.
Se o outro não te atrapalha em absolutamente NADA, pra quê se incomodar com ele ?

Ex : marcha em prol do uso recreativo de maconha. Daí opositores gritam :
"Maconheiros safados"

Bem, se é uma marcha em prol do uso recreativo de maconha, óbvio que seus usuários são denominados como maconheiros.
Safados ? Se praticam relação sexual, independente de gênero, para tal necessitam de despudor, logo são safados.

Essas discussões e embates, deviam ser como no Japão, país dotado do MÍNIMO de cultura, educação e respeito. Eles fazem protesto em silêncio e sem prejudicar, na maioria das vezes, o espaço e moral do outro.

Aqui que é essa esculhambação.

Agora, citando seu exemplo, quanto a mudanças em casos canônicos, prefiro encarar como um mero EAUP (ensaio em ambiente de universo paralelo).
É uma provação, um teste, um simulado de algo já existente.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.222
Reações
49.844
Pontos
1.304
Excelente tópico
Gera uma discussão sadia porém há quem venha com flame.
Mas vamos lá.....não sou politizado mas vou expor minha ótica.

Caso você discorde do outro, acho que o respeito deve vir acima de tudo.
Se o outro não te atrapalha em absolutamente NADA, pra quê se incomodar com ele ?

Ex : marcha em prol do uso recreativo de maconha. Daí opositores gritam :
"Maconheiros safados"

Bem, se é uma marcha em prol do uso recreativo de maconha, óbvio que seus usuários são denominados como maconheiros.
Safados ? Se praticam relação sexual, independente de gênero, para tal necessitam de despudor, logo são safados.

Essas discussões e embates, deviam ser como no Japão, país dotado do MÍNIMO de cultura, educação e respeito. Eles fazem protesto em silêncio e sem prejudicar, na maioria das vezes, o espaço e moral do outro.

Aqui que é essa esculhambação.

Agora, citando seu exemplo, quanto a mudanças em casos canônicos, prefiro encarar como um mero EAUP (ensaio em ambiente de universo paralelo).
É uma provação, um teste, um simulado de algo já existente.

Eu concordo contigo, eu sou a favor da liberdade igual a todos, se homem pode casar com mulher então homem pode casar com homem e mulher com mulher no âmbito civil, no caso religioso vai de cada religião.

Mas o que eu falo é mais na questão que falam muito em representatividade para as minorias, eu acho isso justo e concordo que devem ter personagens representativos, porém não acho que deveriam pegar algo e só mudar o que vai representar uma minoria, acho que deveriam mudar a história para representar a minoria com uma verdade, e não apenas mudar a orientação sexual ou a cor para agradar e deixar todo o resto igual.

Gosto de usar o Superman como exemplo porque não gosto do Clark, acho que é um personagem que funcionou lá atrás mas hoje não funciona, esse lance dele ser bonzinho e respeitoso demais não existe, o cara tem o poder de um Deus e nunca sucumbe a nada ? Pra mim a história canônica não representa ninguém no mundo real.
 

TE DIBREI;

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.156
Reações
7.743
Pontos
703
Essa galerinha só quer causar, é muito mais fácil e polêmico pegar X personagem e transformar ele em gay ou mudar a raça.
Porque esse personagem já tem uma bagagem, uma história, as pessoas se identificam com ele.

Diria até que é preguiçoso por parte das pessoas que estão por trás das confecções dos personagens em criar novos com representatividade, além claro, também do fator que é muito mais difícil as pessoas que acompanham hqs, filmes e mangás se identificarem com esse tipo de personagem.

Eles tentam mirar na galera da lacração, que vai aplaudir o Superman dando a bunda pro Batman, mas esquecem que essa mesma galerinha não costuma consumir conteúdo tão afinco quanto os nerdola raiz, que são o maior público e quem mais gasta dinheiro com esse tipo de material.

Então temos uma faca de dois gumes, mudar o personagem que tem tanto apreço pelo público para atrair novos consumidores e perder público antigo devido a lacração, ou criar novos personagens, com representatividade, que demandam tempo, valor e geralmente não tem o mesmo apreço que os personagens antigos.
 

Darkx1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.289
Reações
64.527
Pontos
1.244
Eu concordo contigo, eu sou a favor da liberdade igual a todos, se homem pode casar com mulher então homem pode casar com homem e mulher com mulher no âmbito civil, no caso religioso vai de cada religião.

Mas o que eu falo é mais na questão que falam muito em representatividade para as minorias, eu acho isso justo e concordo que devem ter personagens representativos, porém não acho que deveriam pegar algo e só mudar o que vai representar uma minoria, acho que deveriam mudar a história para representar a minoria com uma verdade, e não apenas mudar a orientação sexual ou a cor para agradar e deixar todo o resto igual.

Gosto de usar o Superman como exemplo porque não gosto do Clark, acho que é um personagem que funcionou lá atrás mas hoje não funciona, esse lance dele ser bonzinho e respeitoso demais não existe, o cara tem o poder de um Deus e nunca sucumbe a nada ? Pra mim a história canônica não representa ninguém no mundo real.
Olha isso varia MUITO.

Problema do Superman é que ele é um personagem dificil de se escrever e não que não funciona.
 


Venn

Bam-bam-bam
Mensagens
1.526
Reações
2.686
Pontos
353
Pra mim, é simples. Acho que a representatividade tem que vir na forma da criação de novos personagens e histórias que envolvam o público considerado minoria.

Isso de pegar personagens já existentes e criar "novas versões" com adaptações é descaracterizar e polemizar gratuitamente.

Eis um dos motivos pelos quais estou cancelando o Netflix: um pelo preço, e outro por ter este hábito de adaptar pra lacrar, ao invés de criar coisas novas e inclusivas.

Reclamar que um personagem branco foi transformado em negro, que um negro foi transformado em branco; são reclamações igualmente pertinentes, pois descaracterizam o personagem criado. O que é racismo e intolerância é reclamar, ou protestar porque o Pantera Negra, o Super Choque, ou tantos outros personagens são negros.
 

Ryu-san

Bam-bam-bam
Mensagens
3.495
Reações
10.348
Pontos
353
O problema é que a galera não entende que: lacração =/= representatividade. Uma coisa é uma das muitas versões do Robin se descobrir gay e ter um relacionamento homoafetivo; outra coisa é ele vestir a cor do arco-íris com o Batman e gritar morte aos héteros.

Os personagens das HQs vivem mudando, tendo versões diferentes, universos paralelos, what-if e por aí vai, mas quando mudam a etnia ou a orientação sexual a galera cai em cima porque "aí não pode".

O Superman pode ter uma versão que mata meio mundo e é totalmente diferente do original, mas um Superman gay? Nossa, descaracterizou o personagem.

Enfim, eu também acho que toda mudança deveria vir acompanhada de um contexto ou narrativa, mas a gente cai em outra pergunta. Por que 90% dos protagonistas são brancos? É um cenário que deveria mudar naturalmente, mas não muda, infelizmente.
 

Duolks

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.235
Reações
7.106
Pontos
703
Gosto de usar o Superman como exemplo porque não gosto do Clark, acho que é um personagem que funcionou lá atrás mas hoje não funciona, esse lance dele ser bonzinho e respeitoso demais não existe, o cara tem o poder de um Deus e nunca sucumbe a nada ? Pra mim a história canônica não representa ninguém no mundo real.

Personagens como o Super ou o Capitão na verdade representam praticamente ideais, é exatamente oq vc disse o cara tem um poder de um deus e escolhe sempre fazer o certo não pq precisa e sim por ser o certo, por isso são ou deveriam ser sempre escoteiros incorruptíveis, não é para ser propriamente alguém real e sim alguém que pessoas leiam e almejem ser o mais próximo que consigam daquilo, a partir do momento que vc humaniza eles demais eles perdem o diferencial e a graça de existirem.

Sobre o seu tópico em si, onde eu sinto pessoalmente o maior problema com as "minorias" é justamente o limbo que existe nessa palavra e a nóia que o pessoal tem de representar tudo mesmo que cague o resultado final... então vemos perolas comerciais que parece um panfleto de "minorias", é o comercial da mulher, negra, cadeirante, lgbtzasfehhsidfbsaf, chefe da empresa e empodeirada para um comercial da Gillete...

Ai vai ver, mulheres são minorias? Negros no Brasil são minoria? Gordos são minorias? Tudo depende de quão lobotomizado é quem esta analisando... E no caso dos que são mesmo, se são eles precisam ser representados nos meios como sendo a maioria igual acontece hoje em dia?

Pegando um exemplo, lgbts são 15% da população faz sentido usar eles em 50%-60% dos comerciais? Esse tipo de coisa faz sentido comercialmente falando? Afinal vc esta focando 70-80% das suas mídias dependendo o contexto em pessoas que não representam nem 20% dos consumidores e olha lá, a matemática não é muito favorável nesse caso... o mesmo para o caso de heróis, faz sentido fazer uma polêmica fazendo um herói virar uma minoria na canetada fora o buzz inicial que é justamente de 80% xingando e 20% lacrando, sendo que muitas vezes o 20% não vai consumir o produto e boa parte dos 80% que xingou e era o publico consumidor pode largar o mesmo?

Um esquerdista lacrador padrão vai sempre dizer que sim, mas claro ele é o zezinho que se formou em marketing ou derivados sendo lobotomizado no processo e ta lá feliz lacrando muito e "revolucionando" fazendo mais uma propaganda igual a todas as outras, mas no mundo real a gente vê oq acontece... área de marketing no Brasil e EUA basicamente ruiu qdo o governo tirou os incentivos fiscais que os governos de esquerda usavam para financiar oq não deviam para variar, aqui no Brasil todas as grandes no ramo só basicamente faliram com a mudança, nos EUA não ficou muito melhor, já na área de quadrinhos ta ai tomando surra de pau mole todo mês dos mangas e sem nenhuma perspectiva de melhora, o boom dos filmes de heróis já não estão mas sendo o mesmo estouro de bilheteria e por ai vai.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.735
Reações
79.800
Pontos
1.839
Gostoso é "causar", e aí quando "causa" acusa de quase um criminoso quem acha o "causamento" um negócio bem boxta e forçado.

Não é sobre representatividade. É sobre tripudiar em cima das "inimigas".

No fim do dia: entretenimento só é essencial para quem ganha a vida em cima dele, e a melhor resposta que você pode dar para qualquer produto que deveria ser interessante para você e acaba não sendo é (você tem todo o direito) não abrir o seu bolso.
 

JmB!

Lenda da internet
Mensagens
13.019
Reações
13.312
Pontos
1.684
Hoje durante uma conversa no Wpp com pessoas, maioria brancas estávamos falando sobre representatividade e o fato de ficarem mudando a etnia e cor da pele de personagens.

Ao meu ponto de vista eu acho muito preguiçoso pegar um personagem já existente e apenas mudar a cor da pele, não mudar o nome ou a história...Exemplo:

Eu acharia ridículo pegar o Clark Kent e transformar ele em negro e manter a história igual, para mim ou ele seria um negro adotado por pais brancos ou até mesmo por pais negros e o Superman seria diferente, com outra história e outros problemas, que só mudar a pele ou até mesmo a orientação sexual não seria representatividade ao meu ponto de vista.

Eu acho muito mais fiel e justo fazer o que fizeram com o Homem Aranha e criaram o Miles Morales ao invés de fazer o Peter Parker ter a pele negra.

Só que eu sou branco e hétero e nunca vou saber o que é sofrer preconceito racial, eu gostaria de entender de vocês que são negros, gays se vocês acham que eu penso certo em esperar algo de mais valor ou se para vocês apenas trocar a orientação sexual ou cor de pele é o suficiente para representatividade.
Entendo seu pensamento e mesmo sendo negro compactou com seus argumentos, contudo, quando falamos de representividade também compreendo o outro lado.

Veja, TODOS os heróis que são citados são personagens consagrados que existem a mais de 70 anos (o caso do super), eles passaram por todas as eras dos quadrinhos e são quase ícones da sociedade.

Quando falamos da era de ouro e prata dos quadrinhos, NAO HÁ NENHUM PERSONAGEM NEGRO CRIADO COM O OBJETO DE SER PROTAGONISTA, fazendo com que a etnia perdesse a chance de se destacar neste universo.
Assim, CRIAR UM PERSONAGEM DO ZERO HOJE E AS CHANCES DE DESTAQUE E SUCESSO SÃO PRATICAMENTE IGUAIS A ZERO, não pelo fato de ser um novo herói negro, mas simplesmente PQ NAO HA ESPAÇO PARA MAIS HERÓIS, então a melhor maneira de destacar a etnia e fazer com que este público seja mais inclusivo foi pegar heróis consagrados e mudar a cor da pele.

NOTA: Veja (outra vez), não estou dizendo que apoio isso ESTOU SOMENTE ABORDANDO UMA POSSÍVEL RAZÃO e que possuo empatia.

NOTA 2: Não, Superchoque não é um herói de sucesso.

NOTA 3: Há "quase" excessões, como o Pantera Negra, quase pq na época de sua criação ele já era um personagem B, hoje que ele veio ganhar destaque por razões que vão além de ideologia (todos sabem sobre a história de venda de personagens da Marvel)

T+
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.222
Reações
49.844
Pontos
1.304
Entendo seu pensamento e mesmo sendo negro compactou com seus argumentos, contudo, quando falamos de representividade também compreendo o outro lado.

Veja, TODOS os heróis que são citados são personagens consagrados que existem a mais de 70 anos (o caso do super), eles passaram por todas as eras dos quadrinhos e são quase ícones da sociedade.

Quando falamos da era de ouro e prata dos quadrinhos, NAO HÁ NENHUM PERSONAGEM NEGRO CRIADO COM O OBJETO DE SER PROTAGONISTA, fazendo com que a etnia perdesse a chance de se destacar neste universo.
Assim, CRIAR UM PERSONAGEM DO ZERO HOJE E AS CHANCES DE DESTAQUE E SUCESSO SÃO PRATICAMENTE IGUAIS A ZERO, não pelo fato de ser um novo herói negro, mas simplesmente PQ NAO HA ESPAÇO PARA MAIS HERÓIS, então a melhor maneira de destacar a etnia e fazer com que este público seja mais inclusivo foi pegar heróis consagrados e mudar a cor da pele.

NOTA: Veja (outra vez), não estou dizendo que apoio isso ESTOU SOMENTE ABORDANDO UMA POSSÍVEL RAZÃO e que possuo empatia.

NOTA 2: Não, Superchoque não é um herói de sucesso.

NOTA 3: Há "quase" excessões, como o Pantera Negra, quase pq na época de sua criação ele já era um personagem B, hoje que ele veio ganhar destaque por razões que vão além de ideologia (todos sabem sobre a história de venda de personagens da Marvel)

T+

Entendo o seu ponto, a pergunta que te faço é : O Clark Kent negro representaria ? Entendo quando diz que um novo heroi não teria o mesmo impacto, mas não acha que isso é questão de tempo ? O mundo ainda está aprendendo e creio que vai demorar muito ainda para as pessoas se tocarem e passar a tratar os outros de forma igual.
 

Dark Texugo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.726
Reações
9.469
Pontos
503
Olha isso varia MUITO.

Problema do Superman é que ele é um personagem dificil de se escrever e não que não funciona.

Nossa, eu discordo total, essa série nova demonstra isso. Talvez o personagem é que não seja mais adequado aos nossos tempos.

Entendo o seu ponto, a pergunta que te faço é : O Clark Kent negro representaria ? Entendo quando diz que um novo heroi não teria o mesmo impacto, mas não acha que isso é questão de tempo ? O mundo ainda está aprendendo e creio que vai demorar muito ainda para as pessoas se tocarem e passar a tratar os outros de forma igual.

Tem Super de outra terra que é preto. Só rolar multiverso é tá sussa.
 

Darkx1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.289
Reações
64.527
Pontos
1.244
Nossa, eu discordo total, essa série nova demonstra isso. Talvez o personagem é que não seja mais adequado aos nossos tempos.



Tem Super de outra terra que é preto. Só rolar multiverso é tá sussa.
Eu acho que estamos numa época que precisa justamente de um personagem como o Superman.

Quando falo que ele é dificil de escrever é que o personagem tem sempre duas formas de se trabalhar, o porradeiro(que inclusive é o que o Snyder usa pro personagem)e o simbolo.
Fazer um personagem simbolo sem cair no piegas é difícil.

Um bom exemplo disso é a fase do Superman Elétrico.

O personagem era excelente na fase da Liga do Grant Morrison, já nos quadrinhos solo dele é uma das fases mais odiadas da história.

Morrison sabia trabalhar o Superman como poucos, tanto que das minhas cenas favoritas do Superman é escrita por ele.

Munw9ii6Ug6SsEKpoXzb7nTp_YTjnRNboA48-eNNFkI.jpg
 

DrMagnet

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.097
Reações
8.568
Pontos
1.059
Eu acho que estamos numa época que precisa justamente de um personagem como o Superman.

Quando falo que ele é dificil de escrever é que o personagem tem sempre duas formas de se trabalhar, o porradeiro(que inclusive é o que o Snyder usa pro personagem)e o simbolo.
Fazer um personagem simbolo sem cair no piegas é difícil.

Um bom exemplo disso é a fase do Superman Elétrico.

O personagem era excelente na fase da Liga do Grant Morrison, já nos quadrinhos solo dele é uma das fases mais odiadas da história.

Morrison sabia trabalhar o Superman como poucos, tanto que das minhas cenas favoritas do Superman é escrita por ele.

Munw9ii6Ug6SsEKpoXzb7nTp_YTjnRNboA48-eNNFkI.jpg
All Star Superman é uma otima fase dele.
Diferente do All Star Batman and Robin, que put* que pariu, aquilo é radioativo.


Agora sobre o topico. Representatividade é importantissimo.
Obviamente não pode exagerar na mensagem, porque nem as minorias gostam quando é feito assim.
O que não pode é pegar qualquer coisa com minoria e ja chamar de "Lacração"

Esses dias vi nego no twitter chorando que o jogo era "Lacrador" simplesmente porque você podia jogar criar um personagem mulher, e o slider de musculatura conseguia deixar ela mais forte que o personagem mediano masculino.

O OP citou o Miles Morales, que hoje em dia é um personagem amado por todos, e na epoca que ele surgiu, muita gente chorou que "Arruinaram o homem aranha"

Essa galera que chora "Lacração" pra tudo, parece o Superman prime, o maior chorão dos quadrinhos.
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.723
Reações
92.740
Pontos
1.353
Eu já acho bizarro ficarem reciclando os mesmos personagens com os mesmos vilões por tanto tempo.

No mais, acho que o Clark Kent seria mais lógico ser negro.
 

JmB!

Lenda da internet
Mensagens
13.019
Reações
13.312
Pontos
1.684
Entendo o seu ponto, a pergunta que te faço é : O Clark Kent negro representaria ? Entendo quando diz que um novo heroi não teria o mesmo impacto, mas não acha que isso é questão de tempo ? O mundo ainda está aprendendo e creio que vai demorar muito ainda para as pessoas se tocarem e passar a tratar os outros de forma igual.
Sim, elas poderiam arriscar.

Mas eu pergunto:
Vale a pena começar do zero e investir milhões de dólares por algo incerto, quando c tem "o certo?

Essa é a análise dos acionistas.

No mais um superman preto, na minha visão, inicialmente, seria algo brochante, mas as empresas acham que "o caminho mais curto" é o melhor.

NOTA: Não acredito em lacre ou ideologia aqui, acredito na oportunidade de grana. Existe um público sim, e as empresas querem de todas as formas explorar isso.
Agora (redundância aqui), qual o caminho mais rápido pra grana?
Certamente a resposta será onde irá o investimento.

T+
 

Dark Texugo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.726
Reações
9.469
Pontos
503
Eu acho que estamos numa época que precisa justamente de um personagem como o Superman.

Quando falo que ele é dificil de escrever é que o personagem tem sempre duas formas de se trabalhar, o porradeiro(que inclusive é o que o Snyder usa pro personagem)e o simbolo.
Fazer um personagem simbolo sem cair no piegas é difícil.

Um bom exemplo disso é a fase do Superman Elétrico.

O personagem era excelente na fase da Liga do Grant Morrison, já nos quadrinhos solo dele é uma das fases mais odiadas da história.

Morrison sabia trabalhar o Superman como poucos, tanto que das minhas cenas favoritas do Superman é escrita por ele.

Munw9ii6Ug6SsEKpoXzb7nTp_YTjnRNboA48-eNNFkI.jpg

Pô essa cena que tu trouxe ai é um excelente exemplo. E meu, concordo 100% contigo sobre o super ser um personagem necessário para os tempos atuais, o problema é as pessoas abraçarem, é tipo aquele remédio amargo saca. Numa época onde a vaidade e individualismo são pregadas aos quatro ventos como sendo as melhores qualidades, um cara altruísta ao ponto de ter o poder de fazer o que quiser e abrir mão disso pelo bem do mundo, vai na contra mão de toda a forma de pensar valorizada. Até o que seria o altruísmo virou ferramenta de promoção de muitas pessoas.
Ou eu que tenho tido um ponto de vista meio negativo com o mundo.
 

Josuke Higashikata

Bam-bam-bam
Mensagens
4.887
Reações
10.319
Pontos
303
All Star Superman é uma otima fase dele.
Diferente do All Star Batman and Robin, que put* que pariu, aquilo é radioativo.


Agora sobre o topico. Representatividade é importantissimo.
Obviamente não pode exagerar na mensagem, porque nem as minorias gostam quando é feito assim.
O que não pode é pegar qualquer coisa com minoria e ja chamar de "Lacração"

Esses dias vi nego no twitter chorando que o jogo era "Lacrador" simplesmente porque você podia jogar criar um personagem mulher, e o slider de musculatura conseguia deixar ela mais forte que o personagem mediano masculino.

O OP citou o Miles Morales, que hoje em dia é um personagem amado por todos, e na epoca que ele surgiu, muita gente chorou que "Arruinaram o homem aranha"

Essa galera que chora "Lacração" pra tudo, parece o Superman prime, o maior chorão dos quadrinhos.
Nunca curti o aranha. Então sou indiferente ao Miles.
Mas gostei do Milles que ele não e cusao com a identidade dele. A mãe dele sabe que ele é o aranha e ponto.
Esse drama de identidade secreta nas mãos do Peter era de roer os ossos.
T-
 

Dark Goomba

Bam-bam-bam
Mensagens
3.805
Reações
13.786
Pontos
303
Eu acho que se a editora quer tentar vender para um público mais à esquerda, faz sentido transformar os personagens em heróis prafrentex que curtem dar a toba. Mas não manjo muito de quadrinhos :kbozo
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.222
Reações
49.844
Pontos
1.304
Sim, elas poderiam arriscar.

Mas eu pergunto:
Vale a pena começar do zero e investir milhões de dólares por algo incerto, quando c tem "o certo?

Essa é a análise dos acionistas.

No mais um superman preto, na minha visão, inicialmente, seria algo brochante, mas as empresas acham que "o caminho mais curto" é o melhor.

NOTA: Não acredito em lacre ou ideologia aqui, acredito na oportunidade de grana. Existe um público sim, e as empresas querem de todas as formas explorar isso.
Agora (redundância aqui), qual o caminho mais rápido pra grana?
Certamente a resposta será onde irá o investimento.

T+

Então, do ponto de vista de acionistas, empresários é o mais fácil e rápido mesmo, mas essa resposta eu já sei, até porque é o que vem acontecendo... O que eu realmente estou interessado em saber, até para entender melhor a visão dos negros é a questão da representatividade mesmo.

Porque o que eu vi com o Pantera Negra foi muito foda, achei um bom ponto de partida, fiquei bem triste com a morte do Chadwick Boseman.
 

Hitmanbadass

You can't handle the truth!
VIP
Mensagens
23.891
Reações
52.156
Pontos
1.564
Para mim as vezes passa a mensagem oposta, algo como "Não conseguem criar nada que preste no mesmo nível e optam por usar o que já foi consolidado de uma forma completamente diferente".

Tipo o "Além da Imaginação" novo (não é bem seu ponto sobre mudar a étnica de personagens específicos, mas eu acho que se aplica), onde um programa sobre o limite do absurdo e nossas reações a isso virou uma série sobre machismo e racismo onde o foco do original virou pano de fundo para essas questões, e ainda por cima é ruim.

Se não se deve ter vergonha da própria raça e a intenção é exaltar a cultura negra, porra, cria as coisas. Inclui na obra maior caso queira, mas não simplesmente mude a cor de um cara de branco pra preto... parece "Hambúrguer Vegano" onde a porra do negócio é vegano mas quer imitar carne, não tem alma e ainda passa uma mensagem estranha comercialmente.
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
Tava assistindo uma serie semana passada com minha esposa..

la no terceiro capitulo eu solto: da pra ver que eh uma serie nova, tem tudo o que eh tipo/minoria sendo representada de uma forma meio "forçada".. .e falei.. só falta um gay...

pronto: no quarto capitulo ela explora a vida de uns dos personagens que.. adivinhe....
 

Josuke Higashikata

Bam-bam-bam
Mensagens
4.887
Reações
10.319
Pontos
303
Tava assistindo uma serie semana passada com minha esposa..

la no terceiro capitulo eu solto: da pra ver que eh uma serie nova, tem tudo o que eh tipo/minoria sendo representada de uma forma meio "forçada".. .e falei.. só falta um gay...

pronto: no quarto capitulo ela explora a vida de uns dos personagens que.. adivinhe....
Mundo do entretenimento virou panfletagem de agenda e censura ideopolitica.
Culpa da direita que dormiu no ponto também. Deixou o progressismo tomar de conta o meio acadêmico,cultural e midiático.
Agora pensamento conservador praticamente não se cria nesse meio
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.125
Reações
17.420
Pontos
1.444
O OP citou o Miles Morales, que hoje em dia é um personagem amado por todos, e na epoca que ele surgiu, muita gente chorou que "Arruinaram o homem aranha"

Claro que iam chorar, a propaganda toda era que ele era "meio negro, meio latino e meio gay", ao invés de contar a história dele (básico de todo aranha), isso no meio do ultimate (que um monte de gente detestou), e juntando com umas primeiras histórias sem graça, milagre seria ninguém reclamar.

O que mudou o lado do Miles foi justamente ter boas histórias (e aqui cabe um elogio extra ao que fizeram no aranhaverso). Nas palavras do próprio Stan Lee, o que faz um heroi cativante não é seus poderes ou suas bandeiras, mas a vida dele, seus problemas, a vida cotidiana, etc. Ele ser negro não cativa nem os negros, para ser bem sincero, mas ele passar por preconceito (de forma análoga a realidade).



Sim, elas poderiam arriscar.

Mas eu pergunto:
Vale a pena começar do zero e investir milhões de dólares por algo incerto, quando c tem "o certo?

Essa é a análise dos acionistas.

No mais um superman preto, na minha visão, inicialmente, seria algo brochante, mas as empresas acham que "o caminho mais curto" é o melhor.

NOTA: Não acredito em lacre ou ideologia aqui, acredito na oportunidade de grana. Existe um público sim, e as empresas querem de todas as formas explorar isso.
Agora (redundância aqui), qual o caminho mais rápido pra grana?
Certamente a resposta será onde irá o investimento.

T+

Por esse ponto, fica mais importante rejeitar esses personagens. Realmente pode ser mais fácil para eles mas justamente por isso.

Eu vejo pedidos por representatividade, mas poucos pedindo originalidade. Sei lá, colocar Heimdall como negro pode ser "algo" (e eu curto o Idris para caramba), mas para mim soa como "esmola".

Custa milhões para criar um filme de um herói que ninguém conhece, mas em tempos de internet é bem em conta criar novas histórias e medir o que pode dar certo. Pega bons escritores e monta o "universo" de Wakanda, uma pequena série com várias histórias sobre o povo de lá (quem já leu a MSP 50 deve entender onde quero chegar), pequenos e grandes heróis, e dá continuidade nas que tiverem mais sucesso. Hoje em dia é fácil jogar ideias a rodo e ver o que pega hype ou não.
 

DrMagnet

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.097
Reações
8.568
Pontos
1.059
Claro que iam chorar, a propaganda toda era que ele era "meio negro, meio latino e meio gay", ao invés de contar a história dele (básico de todo aranha), isso no meio do ultimate (que um monte de gente detestou), e juntando com umas primeiras histórias sem graça, milagre seria ninguém reclamar.

O que mudou o lado do Miles foi justamente ter boas histórias (e aqui cabe um elogio extra ao que fizeram no aranhaverso). Nas palavras do próprio Stan Lee, o que faz um heroi cativante não é seus poderes ou suas bandeiras, mas a vida dele, seus problemas, a vida cotidiana, etc. Ele ser negro não cativa nem os negros, para ser bem sincero, mas ele passar por preconceito (de forma análoga a realidade).





Por esse ponto, fica mais importante rejeitar esses personagens. Realmente pode ser mais fácil para eles mas justamente por isso.

Eu vejo pedidos por representatividade, mas poucos pedindo originalidade. Sei lá, colocar Heimdall como negro pode ser "algo" (e eu curto o Idris para caramba), mas para mim soa como "esmola".

Custa milhões para criar um filme de um herói que ninguém conhece, mas em tempos de internet é bem em conta criar novas histórias e medir o que pode dar certo. Pega bons escritores e monta o "universo" de Wakanda, uma pequena série com várias histórias sobre o povo de lá (quem já leu a MSP 50 deve entender onde quero chegar), pequenos e grandes heróis, e dá continuidade nas que tiverem mais sucesso. Hoje em dia é fácil jogar ideias a rodo e ver o que pega hype ou não.

Esse é o problema, o pessoal vê "Lacração" e ja começa a chorar, antes de enxergar o personagem como ele é. É só ver a quantidade de gente chorando quando vê qualquer personagem fora do padrão em trailer ou imagens promocionais. Existe um odio e um push-back contra representatividade, mesmo que os personagens sejam bons.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.766
Reações
62.532
Pontos
1.253
Forçar representatividade para cumprir uma agenda é digno de piada, mostra falta de criatividade e respeito com a obra original.
Eu desconsidero e evito dar atenção pra produtos assim.
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.869
Pontos
553
Hoje durante uma conversa no Wpp com pessoas, maioria brancas estávamos falando sobre representatividade e o fato de ficarem mudando a etnia e cor da pele de personagens.

Ao meu ponto de vista eu acho muito preguiçoso pegar um personagem já existente e apenas mudar a cor da pele, não mudar o nome ou a história...Exemplo:

Eu acharia ridículo pegar o Clark Kent e transformar ele em negro e manter a história igual, para mim ou ele seria um negro adotado por pais brancos ou até mesmo por pais negros e o Superman seria diferente, com outra história e outros problemas, que só mudar a pele ou até mesmo a orientação sexual não seria representatividade ao meu ponto de vista.

Eu acho muito mais fiel e justo fazer o que fizeram com o Homem Aranha e criaram o Miles Morales ao invés de fazer o Peter Parker ter a pele negra.

Só que eu sou branco e hétero e nunca vou saber o que é sofrer preconceito racial, eu gostaria de entender de vocês que são negros, gays se vocês acham que eu penso certo em esperar algo de mais valor ou se para vocês apenas trocar a orientação sexual ou cor de pele é o suficiente para representatividade.
Bom, creio que concordo 100% com você e seus amigos.

Sou pardo, então você pode me considerar negro mas também pode me considerar meio negro e meio branco (até minorias tem suas minorias, lol) já que por ser meio branco já disseram que não sou negro de verdade.

Aliás, a situação do pardo é complicada, já que há negros (geralmente militantes) que acham que por ser "mais branco" você não é negro de verdade (e, por isso, tribunais raciais para cotas terem se tornado tanto motivo se vergonha quanto demonstrações de como funciona o racismo, mesmo entre etnias irmãs).

Mas desculpe, justamente falei coisas que não tem a ver.

Voltando ao tema representatividade, pegar o Superman e torná-lo negro é algo idiota, a meu ver. Justamente porque oxe vê que é feito para causar, não por uma real vontade de contar uma nova origem.

Assistiu Tchalla no What If da Marvel? O personagem ficou maravilhoso, ele mudou o universo Marvel naquela realidade sendo um africano. É isso que eu, afrodescendente (agora vai), quero.

Não quero que transformem Thor em negro, mas que façam quadrinhos com Ogum, tão complexo quanto Thor, ou Xangô, semelhante a Zeus e Odin. Aliás, ver Thor e Ogum interagindo de forma positiva seria mais prazeroso ler que ler um Thor negro porque cotas.

Não sou gay então não falarei dessa minoria.

Mas se posso dar uma opinião, ninguém fala de Steve Universo como exemplo de desenho animado inclusivo, mas adoram enfiar personagens já héteros há tempo como gays. Você percebe que causar é o importante.

O problema é que a galera não entende que: lacração =/= representatividade. Uma coisa é uma das muitas versões do Robin se descobrir gay e ter um relacionamento homoafetivo; outra coisa é ele vestir a cor do arco-íris com o Batman e gritar morte aos héteros.

Os personagens das HQs vivem mudando, tendo versões diferentes, universos paralelos, what-if e por aí vai, mas quando mudam a etnia ou a orientação sexual a galera cai em cima porque "aí não pode".

O Superman pode ter uma versão que mata meio mundo e é totalmente diferente do original, mas um Superman gay? Nossa, descaracterizou o personagem.

Enfim, eu também acho que toda mudança deveria vir acompanhada de um contexto ou narrativa, mas a gente cai em outra pergunta. Por que 90% dos protagonistas são brancos? É um cenário que deveria mudar naturalmente, mas não muda, infelizmente.
Ryu, posso discordar novamente?

Entenda que por eu discordar, não é que eu esteja de perseguição ou queira discordar só pelo discordar.
É porque, mesmo a gente discordando, respeito sua opinião e acho interessante debater pontos de vista diferentes.

Primeiro é que, na minha opinião, criar um personagem gay é Ok. Pegar um personagem hetero e o tornar gay acaba sendo mais uma forma de causar justamente essa comoção que você acha errada.

Steven Universo, personagem que pode ser ou não gay, o é desde sempre. Estrela Polar, da Marvel, é gay assumido há tempos, até mesmo passando pela perda de um companheiro pela AIDS. Isso é ótimo, mostra a diversidade e, fora uns retrógrados, ninguém acha ruim. Por outro lado, pegar o Homem de Gelo, que sempre foi pegador, e o tornar gay, apenas por cota, visa chamar a atenção usando dos gays como chamariz. Não adiciona à minoria, mas usa dela.

Um segundo ponto é que "Fazer herói matar pode? Torná-lo mal pode?" não é exatamente como você pensa.

Quando um herói muda, sem uma boa justificativa, todo mundo que curte tal herói fica contra. Batman matando? Claro que vai ter "fã", mas daqueles que gostam do personagem mas nunca leram um quadrinho ou assistiram um desenho solo, que vão achar legal. Mas fã mesmo, vai chiar.

O Homem Aranha do Tobey Maguire e sua teia orgânica até hoje tem gente reclamando.

Inclusive, eu odeio quando algum diretor pega um personagem dos quadrinhos que não mata e, para mostrar que é filme adulto, ele mata ou deixa alguém morrer "Porque no mundo real, heróis deixariam o vilão morrer".

Acho muito idiota, no mundo real, lixo radioativo dá câncer, não superpoderes. Querer colocar realismo nisso é só ego e idiotice.

Pois bem, Estrela Polar era gay e admitiu isso mim gibi (isso quando ser gay era algo quase que feio), sofreu o diabo a quatro, até preconceito. E diabos, ninguém lembra dele.

O Homem de Gelo um dia estava pegando uma menina, chega a Jean Grey e diz "Pó, cara, eu sei que você é gay" e ele "É mesmo, vou me assumir gay". Você pode até pensar "Mas tem muito gay que finge ser hetero" e é verdade, mas justamente você pega as coisas, ele da sinais com o tempo. Não alguém magicamente diz que ele é e ele assume pra pessoa e já sai assumindo geral...

Não foi um trabalho legal, ao longo do tempo, como o do EP.

Foi pra chamar a atenção do gibi, usando gays como chamariz. De repente você não liga, mas eu não acho ok.

Por fim, Superman ficar mal, só em "Universo paralelo", e tem fã que não gosta, ou só gosta porque é paralelo, não o real.

Tem um lanterna verde gay num universo paralelo e show. Tem um Wolverine gay noutro Universo paralelo e todos ok com isso.

A diferença é essa. Não transformam eles em maus, gays ou negros, mas eles sempre foram assim.
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.125
Reações
17.420
Pontos
1.444
Esse é o problema, o pessoal vê "Lacração" e ja começa a chorar, antes de enxergar o personagem como ele é. É só ver a quantidade de gente chorando quando vê qualquer personagem fora do padrão em trailer ou imagens promocionais. Existe um odio e um push-back contra representatividade, mesmo que os personagens sejam bons.

Cara, repetindo o que falei, toda propaganda sobre o Miles era sobre as bandeiras que ele levava, e quase nada sobre a história dele. Se só se fala das bandeiras, é claro que o assunto vai ser esse, não é estranho o público rejeitar. No momento que o pessoal de marketing esquece de contar os conflitos dele para escancarar o quando ele é "inclusivo" (lembro que ele é das primeiras "ondas" desse movimento, onde o pessoal gostava de escancarar isso aos 4 ventos).
 

Ryu-san

Bam-bam-bam
Mensagens
3.495
Reações
10.348
Pontos
353
Bom, creio que concordo 100% com você e seus amigos.

Sou pardo, então você pode me considerar negro mas também pode me considerar meio negro e meio branco (até minorias tem suas minorias, lol) já que por ser meio branco já disseram que não sou negro de verdade.

Aliás, a situação do pardo é complicada, já que há negros (geralmente militantes) que acham que por ser "mais branco" você não é negro de verdade (e, por isso, tribunais raciais para cotas terem se tornado tanto motivo se vergonha quanto demonstrações de como funciona o racismo, mesmo entre etnias irmãs).

Mas desculpe, justamente falei coisas que não tem a ver.

Voltando ao tema representatividade, pegar o Superman e torná-lo negro é algo idiota, a meu ver. Justamente porque oxe vê que é feito para causar, não por uma real vontade de contar uma nova origem.

Assistiu Tchalla no What If da Marvel? O personagem ficou maravilhoso, ele mudou o universo Marvel naquela realidade sendo um africano. É isso que eu, afrodescendente (agora vai), quero.

Não quero que transformem Thor em negro, mas que façam quadrinhos com Ogum, tão complexo quanto Thor, ou Xangô, semelhante a Zeus e Odin. Aliás, ver Thor e Ogum interagindo de forma positiva seria mais prazeroso ler que ler um Thor negro porque cotas.

Não sou gay então não falarei dessa minoria.

Mas se posso dar uma opinião, ninguém fala de Steve Universo como exemplo de desenho animado inclusivo, mas adoram enfiar personagens já héteros há tempo como gays. Você percebe que causar é o importante.


Ryu, posso discordar novamente?

Entenda que por eu discordar, não é que eu esteja de perseguição ou queira discordar só pelo discordar.
É porque, mesmo a gente discordando, respeito sua opinião e acho interessante debater pontos de vista diferentes.

Primeiro é que, na minha opinião, criar um personagem gay é Ok. Pegar um personagem hetero e o tornar gay acaba sendo mais uma forma de causar justamente essa comoção que você acha errada.

Steven Universo, personagem que pode ser ou não gay, o é desde sempre. Estrela Polar, da Marvel, é gay assumido há tempos, até mesmo passando pela perda de um companheiro pela AIDS. Isso é ótimo, mostra a diversidade e, fora uns retrógrados, ninguém acha ruim. Por outro lado, pegar o Homem de Gelo, que sempre foi pegador, e o tornar gay, apenas por cota, visa chamar a atenção usando dos gays como chamariz. Não adiciona à minoria, mas usa dela.

Um segundo ponto é que "Fazer herói matar pode? Torná-lo mal pode?" não é exatamente como você pensa.

Quando um herói muda, sem uma boa justificativa, todo mundo que curte tal herói fica contra. Batman matando? Claro que vai ter "fã", mas daqueles que gostam do personagem mas nunca leram um quadrinho ou assistiram um desenho solo, que vão achar legal. Mas fã mesmo, vai chiar.

O Homem Aranha do Tobey Maguire e sua teia orgânica até hoje tem gente reclamando.

Inclusive, eu odeio quando algum diretor pega um personagem dos quadrinhos que não mata e, para mostrar que é filme adulto, ele mata ou deixa alguém morrer "Porque no mundo real, heróis deixariam o vilão morrer".

Acho muito idiota, no mundo real, lixo radioativo dá câncer, não superpoderes. Querer colocar realismo nisso é só ego e idiotice.

Pois bem, Estrela Polar era gay e admitiu isso mim gibi (isso quando ser gay era algo quase que feio), sofreu o diabo a quatro, até preconceito. E diabos, ninguém lembra dele.

O Homem de Gelo um dia estava pegando uma menina, chega a Jean Grey e diz "Pó, cara, eu sei que você é gay" e ele "É mesmo, vou me assumir gay". Você pode até pensar "Mas tem muito gay que finge ser hetero" e é verdade, mas justamente você pega as coisas, ele da sinais com o tempo. Não alguém magicamente diz que ele é e ele assume pra pessoa e já sai assumindo geral...

Não foi um trabalho legal, ao longo do tempo, como o do EP.

Foi pra chamar a atenção do gibi, usando gays como chamariz. De repente você não liga, mas eu não acho ok.

Por fim, Superman ficar mal, só em "Universo paralelo", e tem fã que não gosta, ou só gosta porque é paralelo, não o real.

Tem um lanterna verde gay num universo paralelo e show. Tem um Wolverine gay noutro Universo paralelo e todos ok com isso.

A diferença é essa. Não transformam eles em maus, gays ou negros, mas eles sempre foram assim.

Pode me quotar sempre que quiser Goris, discussão é sempre bom. Entendo seus pontos, mas realmente estamos de lados opostos nesse tema.

Sobre pegar um personagem e o fazer gay ou negro ser algo errado, discordo. Como o @JmB! exemplificou, é muito difícil criar um personagem do zero em um universo extremamente saturado e fazer sucesso com ele. Há pouquíssimas exceções, como o Miles Morales, mas que ainda assim foi muito contestado.

Eu repito o meu argumento, há versões diferentes e retcons o tempo inteiro no universo dos quadrinhos e não chega sequer perto de ter a mesma repercussão de quando transformam um herói em negro ou gay. Alguns podem não gostar, como você disse, mas a maioria compra (literalmente) a ideia, tanto é que Injustice vendeu pra caramba. Foi uma série que teve um tremendo sucesso comercial e que a premissa é justamente pegar a Liga da Justiça e inverter totalmente o significado dela. Como você explica isso? Subverter e mudar completamente a índole e os valores dos super-herois é menos grave que um se assumir gay?

Você usou o exemplo do Homem de Gelo e disse que não foi algo construído com o tempo. Eu também discordo. Essa matéria explica muito como faz sentido sim o mesmo se descobrir gay e inclusive antes da revelação: https://universoxmen.com.br/2020/06/porque-faz-sentido-o-homem-de-gelo-ser-um-mutante-gay/.

Agora sobre o ponto de "usar" gays ou negros, esse é um argumento que eu considero terrível, com todo respeito. Absolutamente tudo no mundo comercial é voltado para um determinado público-alvo. Se uma mídia decide direcionar parte de seu conteúdo para o público negro ou gay, qual o problema? É só mais um público-alvo, como tantos outros que existem, ninguém está usando ninguém.

Além disso, esse discernimento sobre "cartilha" é algo que nós temos, que já somos politizados, mas para um jovem que está lendo quadrinho, qual diferença faz para ele se aquele tema faz parte de uma cartilha ou não? Ele nem sabe o que é isso. O que ele quer é se identificar e entender que ele não é diferente por ser gay ou que a cor dele não é menos valorizada por ser negra. Ele quer se sentir representado; e representatividade é algo extremamente importante e que os quadrinhos sempre abordaram. Mas novamente, só reclamam - pra valer - quando é ligado a mudança de etnia ou orientação sexual.
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.869
Pontos
553
Cara, repetindo o que falei, toda propaganda sobre o Miles era sobre as bandeiras que ele levava, e quase nada sobre a história dele. Se só se fala das bandeiras, é claro que o assunto vai ser esse, não é estranho o público rejeitar. No momento que o pessoal de marketing esquece de contar os conflitos dele para escancarar o quando ele é "inclusivo" (lembro que ele é das primeiras "ondas" desse movimento, onde o pessoal gostava de escancarar isso aos 4 ventos).
Exato.

O problema é que ter uma bandeira válida é diferente de mostrar que essa bandeira é valida.

Por exemplo, eu sou contra o machismo, o que é uma bandeira válida. Aí, eu posso criar uma personagem feminina, mostrar que ela é uma boa personagem e mostrar que aqui e ali há machismo, mostrar o machismo afetando ela e outros. Se bem feito, todo mundo compra. Ou a maioria, pelo menos.

Mas, sempre há o mas, o que os roteiristas preguiçosos fazem é já colocar a mulher no primeiro momento como super mega foda, superior a qualquer homem. E mesmo assim, sofrendo de machismo. E todo homem sendo machista. E todo homem sendo machista e homofóbico. E todo homem sendo machista e homofóbico e escroto.

Aí, a mensagem que a estória passa não é a luta contra o machismo porque todos sofremos com ele, a mensagem que passa é que todo homem é machista.

Acaba se perdendo no começo já.

Pior, chega um cara que não é machista, mas é homem e diz "Ei, não gostei dessa representação dos homens" e pronto. Se ele não gostou é porque se enxergou lá, então é machista, homofóbico e escroto e merece ser atacado. Independente se ele concorda com 100% das pautas.

Piora? Piora.

Ele acaba sendo atacado por simplesmente não aceitar ser retratado de forma pejorativa (exatamente igual as mulheres eram retratadas e reclamavam) e, sendo atacado, acaba achando que ninguém que defende a pauta (fim do machismo) presta. Daí a ele se tornar contra as pautas é um pulo.

Mas piora mais ainda.

Quem ofendeu o cara, que pensava como eles, deu força pra oposição ficar mais forte. Quando é atacado de volta, intensifica o ataque a inocentes, aumentando as fileiras do outro lado. Até a intolerância (contra a qual ambos achavam que lutavam) se tornar a regra, não uma triste exceção.
 

ryutorrent

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.007
Reações
11.324
Pontos
1.049
Esse é o problema, o pessoal vê "Lacração" e ja começa a chorar, antes de enxergar o personagem como ele é. É só ver a quantidade de gente chorando quando vê qualquer personagem fora do padrão em trailer ou imagens promocionais. Existe um odio e um push-back contra representatividade, mesmo que os personagens sejam bons.

Tira uma duvida: Porque até hoje não foi feito um Pantera Negra feito por um caucasiano? Se essa "lacração" que você fala é choro das pessoas, porque essa possibilidade nunca ocorreu?
 

Stranger_Eddie

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.116
Reações
62.378
Pontos
1.253
O Exemplo do Spiderman citado pelo OP é perfeito.

Pegaram um personagem que nasceu branco (Peter Parker), e criaram uma forma espetacular para contar a história num multiverso para entrar um Miles Morales (negro) 10/10. Só agregou positivamente no Aranhaverso.

E ninguém disse nada negativo do protagonista ser negro. A cor do moleque, pouco importa.
....

Só que esta é uma raridade da "nova regra" que estão querendo impor suas ideias de b*sta. Deturpam TUDO que foi criado originalmente, querem que o transformado seja "o novo oficial", e o original seja esquecido / apagado / destruído pra sempre.

No mais, exigem uma representatividade agindo como uma espécie de mutação de Talibãs com cabelo roxo e uma p*roca no rabo vomitando suas regras ditadoras.

....
De minha parte, não consumo nada deformado por estas pragas. Que se fodam! Morram com o dedo no próprio rabo gritando feito idiotias!
 

DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.135
Reações
16.748
Pontos
703
Penso que a melhor maneira de combater o preconceito, ou de introduzir representatividade, é a nível subconciente, fazendo o povo a se acostumar com coisa como heróis negros que é o exemplo do tópico, sem ficarem pensando que é um "herói negro", e sim um apenas um "herói".

Mas quando você escancara isso no consciente, então para as pessoas sempre será "o herói negro", e não um apenas um "herói".

Então tanto pela descaracterização, quanto pela representatividade, sou contra esse tipo de mudança.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo