O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Famitsu, Semana 36/2021 (30/8 a 5/9) - Em semana lenta no software, PS5 alcança 1 milhão!!

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.011
Reações
23.078
Pontos
1.114
Estava me referindo à venda de hardware, o quão a biblioteca Nintendo no geral dá saída a número de consoles no Japão, essa era a discussão, só citei alguns exemplos no segundo parágrafo do post:

A Nintendo tem 3 ou 4 GTAs V em suas mãos de fato, mas essa é uma circunstância muito específica, de um console com uma variedade e um volume de software baixíssimos, que, além do material proprietário, não recebeu literalmente nenhum jogo third com força comercial que não fosse port da Gen 7. O game não-Nintendo mais importante do WiiU foi ZombieU talvez, me esforço para lembrar doutra coisa que não esturricou no forno, ou não tira 200 mil cópias


Eu não tenho a prova prática para lhe dar, porque nunca ocorreu, e nem vai ocorrer, mas eu tenho o bom senso do meu lado - vamos pôr a mão na consciência, pensar com carinho no caso, avaliar probabilidades, ser sinceros conosco mesmos: se o PS4 só tivesse recebido TLOUS PT 2, Spiderman, R&C, inFAMOUS, Uncharted 4, Bloodborne, Gotsu, God of War etc, só conteúdo proprietário, mais alguma coisa third party requentada, ele provavelmente superaria o WiiU LTD. Mas supondo que esse PS4 fictício vendesse os mesmos 13 milhões.


Eu entendo que o Attach-rate de alguns jogos, GoW, TLOUS, Spiderman, seria semelhante ao de Mario Kart, diferença pequena, com a vantagem de talvez possuir mais million sellers, dada a biblioteca first party mais abundante pelo lado da Sony

Mas ai você está analisando pelo lado força bruta pela quantidade maior de software que talvez tenha, não pela proporção em vendas, o LTD dos jogos chave da Nintendo supera os da Sony em até 2x, sem contar que a força da Sony vem muito de ter um catalogo gigante composto em sua maioria obviamente por thirds, o que significa que muitos compradores de TLOUS, Spiderman e cia já eram donos do console pra jogar seus third parties, enquanto o WiiU já se tinha alcunha de ser vendido majoritariamente só pelos exclusivos da Nintendo, inclusive uma reclamação constante era de que o marketshare de vendas dos jogos era composto majoritariamente por ela mesmo no GameCube, por isso as thirds chegavam a preferir o Xbox.
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.325
Reações
22.712
Pontos
803
Mas ai você está analisando pelo lado força bruta pela quantidade maior de software que talvez tenha, não pela proporção em vendas, o LTD dos jogos chave da Nintendo supera os da Sony em até 2x, sem contar que a força da Sony vem muito de ter um catalogo gigante composto em sua maioria obviamente por thirds, o que significa que muitos compradores de TLOUS, Spiderman e cia já eram donos do console pra jogar seus third parties, enquanto o WiiU já se tinha alcunha de ser vendido majoritariamente só pelos exclusivos da Nintendo, inclusive uma reclamação constante era de que o marketshare de vendas dos jogos era composto majoritariamente por ela mesmo no GameCube, por isso as thirds chegavam a preferir o Xbox.





Disputa interna e tie-ratio. Divisão de atenção, num mercado onde a média de jogos por dono de console não tende ao infinito.


Spiderman concorreu em 2018, nas raias mais velozes de vendas, com ninguém menos que God of War, Monster Hunter World, Call of Duty Black Ops IIII, FIFA 19, FUCKING Red Dead Redemption 2, Far Cry V, as expansões de Destiny 2, Assassin’s Creed Odyssey e Battlefield V, e, na metragem intermediária, com Nier Automata, MLB The Show 19, Shadow of Tomb Raider, Detroit, Madden, F1, Soul Calibur VI, Dragon Ball FighterZ etc. É uma biblioteca rica.


Smash Bros concorreu em seu ano, o mesmo 2018 de Spiderman, na alta, só com Pokémon Let’s Go Pikachu/Evee, na raia média com DBFZ, DKTF, talvez Bayonetta 2. Eu ainda diria que os jogos de potencial comercial médio do Switch têm menos envergadura que os do PS4, mas beleza. O resto foi indie, late and old gen ports, alguma coisa de média potência nesse meio, mas já extinguida sua chama de prateleira em outras plataformas. O ecossistema da Nintendo tem baixo volume e baixa diversidade, é pobre de jogos de bom potencial comercial. O tie-ratio não tende ao infinito


Acompanhe comigo a seguinte cadeia de raciocínio:




A) O PS4 vendeu 1 bilhão e 600 milhões de jogos e 117 milhões de consoles.

B)
Isso dá uma média de 13.6 jogos por dono de PS4 (o chamado tie-ratio)

C)
O tie-ratio não tende ao infinito.

D)
A Nintendo vai terminar a geração Switch tendo vendido cerca de 450 milhões de jogos first party

E)
Imagine que o PS4 por ventura recebesse todos os jogos que a Nintendo lançou para o Switch

F)
O total de software vendido no PS4 não saltaria, dos 1.6 bi, para 2 bilhões e 50 milhões dessa forma. Aumentaria alguma coisa, mas as vendas não se transfeririam integralmente. Se a biblioteca full da Nintendo chegasse ao PS4, concorrência frontal entre os lançamentos ocorreria, todos os jogos da plataforma venderiam um pouco menos, Spiderman, GoW, TLOUS, FF VII, os ACs, FIFA, dentre eles o próprio Mario Kart 8 Deluxe, por exemplo. Talvez, ao invés de vender 30 milhões, venderia 25-27.

G)
A média de jogos por dono de console não saltaria, como num passe de mágica, para 17.




Imagine o caminho inverso agora, um PS4 fictício que tivesse vendido 13 milhões de unidades, só com games da própria Sony e mais nada com mínimo potencial comercial. Como o WiiU, uma plataforma restrita. Entendo que Spiderman venderia 6-8 milhões, não? Acho que não ficaria muito distante do Attach- rate de MK 8 no WiiU.


Não temos a prova prática, embora um modelo teórico, matemático, exista, que pode fornecer algum indício.
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.325
Reações
22.712
Pontos
803
Disputa interna e tie-ratio. Divisão de atenção, num mercado onde a média de jogos por dono de console não tende ao infinito.


Spiderman concorreu em 2018, nas raias mais velozes de vendas, com ninguém menos que God of War, Monster Hunter World, Call of Duty Black Ops IIII, FIFA 19, FUCKING Red Dead Redemption 2, Far Cry V, as expansões de Destiny 2, Assassin’s Creed Odyssey e Battlefield V, e, na metragem intermediária, com Nier Automata, MLB The Show 19, Shadow of Tomb Raider, Detroit, Madden, F1, Soul Calibur VI, Dragon Ball FighterZ etc. É uma biblioteca rica.


Smash Bros concorreu em seu ano, o mesmo 2018 de Spiderman, na alta, só com Pokémon Let’s Go Pikachu/Evee, na raia média com DBFZ, DKTF, talvez Bayonetta 2. Eu ainda diria que os jogos de potencial comercial médio do Switch têm menos envergadura que os do PS4, mas beleza. O resto foi indie, late and old gen ports, alguma coisa de média potência nesse meio, mas já extinguida sua chama de prateleira em outras plataformas. O ecossistema da Nintendo tem baixo volume e baixa diversidade, é pobre de jogos de bom potencial comercial. O tie-ratio não tende ao infinito


Acompanhe comigo a seguinte cadeia de raciocínio:




A) O PS4 vendeu 1 bilhão e 600 milhões de jogos e 117 milhões de consoles.

B)
Isso dá uma média de 13.6 jogos por dono de PS4 (o chamado tie-ratio)

C)
O tie-ratio não tende ao infinito.

D)
A Nintendo vai terminar a geração Switch tendo vendido cerca de 450 milhões de jogos first party

E)
Imagine que o PS4 por ventura recebesse todos os jogos que a Nintendo lançou para o Switch

F)
O total de software vendido no PS4 não saltaria, dos 1.6 bi, para 2 bilhões e 50 milhões dessa forma. Aumentaria alguma coisa, mas as vendas não se transfeririam integralmente. Se a biblioteca full da Nintendo chegasse ao PS4, concorrência frontal entre os lançamentos ocorreria, todos os jogos da plataforma venderiam um pouco menos, Spiderman, GoW, TLOUS, FF VII, os ACs, FIFA, dentre eles o próprio Mario Kart 8 Deluxe, por exemplo. Talvez, ao invés de vender 30 milhões, venderia 25-27.

G)
A média de jogos por dono de console não saltaria, como num passe de mágica, para 17.




Imagine o caminho inverso agora, um PS4 fictício que tivesse vendido 13 milhões de unidades, só com games da própria Sony e mais nada com mínimo potencial comercial. Como o WiiU, uma plataforma restrita. Entendo que Spiderman venderia 6-8 milhões, não? Acho que não ficaria muito distante do Attach- rate de MK 8 no WiiU.


Não temos a prova prática, embora um modelo teórico, matemático, exista, que pode fornecer algum indício.


Lembrando que existe um Cross Ownership alto entre Switch e demais consoles, por volta de 75% nos EUA, Europa e Japão parece estar abaixo, de alguma forma os jogos de ambas as bibliotecas podem concorrer entre si. Não sei dizer como isso se comporta, as equações às quais tive acesso não contemplam essa novidade, e foram tecidas para a era PS3/360/Wii, mas não parece ocorrer exatamente como se o PS4 recebesse todos os games da Nintendo do Switch e somasse sua venda total de software, como na letra F no meu exemplo, me cheira que de alguma forma a aquisição do híbrido como Segundo Console passa a motivar compras extras, talvez um meio termo entre as duas coisas.


De qualquer forma, terminará a geração ~35-40 milhões de proprietários isolados de Switch, que não têm PS ou XBox, eu diria que todos esses adquiriram o console com pelo menos um jogo, e estou chutando que mais da metade pegaram Smash e Mario Kart 8.


Tem também o outro lado, né, a Nintendo tem algumas franquias monstruosas em potencial de prateleira, e algumas pessoas compram esses consoles por causa desses jogos, mas o potencial de vendas está muito inflado por uma lineup extremamente pobre e pouco diversa de títulos, vide minha linha de raciocínio no post acima, de forma deliberada, vindo a calhar que os poucos games de força que existem são da própria Nintendo


Lembrando que ela fez isso de propósito, ela mudou de estratégia, após dar alguma abertura para as thirds na Gen 6, não ter vendido mais hardware como consequência, e ter perdido ~20% em variação Absoluta de ratio de vendas first party dentro de sua plataforma, mais lucrativos
 

Kobaia

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.410
Reações
4.713
Pontos
1.299
Estava me referindo à venda de hardware, o quão a biblioteca Nintendo no geral dá saída a número de consoles no Japão, essa era a discussão, só citei alguns exemplos no segundo parágrafo do post:



Pode trocar por Mario 3D, Zelda Mainline e Fatal Frame, no segundo parágrafo. Ou qualquer franquia. Aferi o quão system seller é o conjunto total das lineups Nintendo e Sony.


Os videogames de mesa da Big N vendem em média 5 milhões de unidades com qualquer jogo que ela se arrime em lançar, de ponta-cabeça, plantando bananeira, o que seja, exceção sendo o Wii, que teve uma performance Playstation-like, mas se deveu ao software específico da plataforma, tipificado como "Wii New Market", calculado como criminoso por quase 10 mi de base, que por infelicidade minguou antes de a geração acabar


Esses jogos da Nintendo, quaisquer um, só conseguem fazer um console Big N vender mais que um Playstation se estivermos falando de um portátil. A Line Up Home que está no Playstation é mais System Seller.


O tie-ratio de alguns dispositivos on the go da Nintendo é baixo, 3DS por exemplo vendeu 385 milhões de jogos, para uma base de 75 milhões, o que dá uma média de 5 games por proprietário, podendo até sugerir que o fenômeno de Second Unity of the Same Product, culturalmente importante no Japão, influencie alguma coisa, mas outros portáteis da Nintendo venderam melhor software


Até chequei de novo se estava sendo freestyle demais, sempre uma tentação ao conversar com cavalheiros tão distintos :obrigue, mas não, confiram aí





O 2 está no Switch, que se comporta, no Japão, em termos de saída de Hardware, como um portátil, desova mais que 10 milhões de consoles, coisa que Hardwares de mesa puros não conseguem. WiiU teve todas as franquias Nintendo, que não são imperativas em Home, inclusive Splatoon, e o videogame não virou, o que só pode me sugerir, inclusive por ter se repetido outras vezes, que o software Nintendo não funciona fora do ambiente portátil para superar um Playstation

"A biblioteca da Nintendo é importantíssima, eu diria vital, mas somente quando em combinação com um dispositivo que possui portabilidade", portanto.





A Nintendo tem 3 ou 4 GTAs V em suas mãos de fato, mas essa é uma circunstância muito específica, de um console com uma variedade e um volume de software baixíssimos, que, além do material proprietário, não recebeu literalmente nenhum jogo third com força comercial que não fosse port da Gen 7. O game não-Nintendo mais importante do WiiU foi ZombieU talvez, me esforço para lembrar doutra coisa que não esturricou no forno, ou não tira 200 mil cópias


Eu não tenho a prova prática para lhe dar, porque nunca ocorreu, e nem vai ocorrer, mas eu tenho o bom senso do meu lado - vamos pôr a mão na consciência, pensar com carinho no caso, avaliar probabilidades, ser sinceros conosco mesmos: se o PS4 só tivesse recebido TLOUS PT 2, Spiderman, R&C, inFAMOUS, Uncharted 4, Bloodborne, Gotsu, God of War etc, só conteúdo proprietário, mais alguma coisa third party requentada, ele provavelmente superaria o WiiU LTD. Mas supondo que esse PS4 fictício vendesse os mesmos 13 milhões.


Eu entendo que o Attach-rate de alguns jogos, GoW, TLOUS, Spiderman, seria semelhante ao de Mario Kart, diferença pequena, com a vantagem de talvez possuir mais million sellers, dada a biblioteca first party mais abundante pelo lado da Sony


Isso se deve ao fenômeno do tie-ratio vs concorrência intra-plataforma.




Eu geralmente concordo com 80-100% do que está escrito em seus posts, esse é um exemplo. Assino em baixo em quase tudo. Como residente no Japão, você sempre traz impressões particulares de algumas suspeitas que eu possuía, pelo interesse que tenho no tema. Faixas etárias, volume de casuais e hardcore, no mercado nativo, para Nintendo ou Sony, por exemplo.

Mas quase sempre há uma ou duas frases que discordo fortemente:


1)



Quem joga mais seguro em software das 3 é a Nintendo, de longe, até por tradição. Ela investe em quitrecagem em hardware, que pode dar margem a algum incauto para interpretações e confabulações, mas esses dispositivos rodam jogos muito típicos, em software ela é profundamente careta, não sendo capaz de sair de sua trilha mesmo para desvios minúsculos de trama. Por exemplo, ela jamais, sob hipótese nenhuma, num mundo pós SNES, em que depende de suas próprias pernas para não entrar em concordata, teria a capacidade para, citando somente o conteúdo japonês da Sony, produzir coisas como The Last Guardian, Tokyo Jungle, Death Stranding ou Tomorrow Children. Mesmo um Bloodborne ou Demon's Souls, que são videogames um pouco mais tradicionais, ela enfrentaria dificuldades em investir 60 milhões, pelo desafio alto demais inculcar em riscos e complicações excessivas para a rubrica de sua conservacionalíssima cúpula de dirigentes, acionistas e CEOs


2)



Não. Ela continua dividindo a biblioteca de suas plataformas irmãmente entre conteúdo Family Friendly, Teens e Mature. Eu diria que chega a parecer um negócio compulsivo, certeza absoluta que a curadoria busca o equânime nesse fim, é tipo a partilha do resto de coca da garrafa, tão compulsivo e bem dividinho.


Vou deixar a partilha disso na gen PS3, que foi a primeira em que o mercado Home encolheu:




Visualizar anexo 212846


Lembrando que nesse gráfico contemplam-se games lançados no Japão.


- O Wii recebeu, na sua terra natal, cerca de 370 jogos Family-Friendly, ~60 games Teens (~40 jogos 12+, ~20 jogos 15+), e talvez uns 10 jogos Mature

- O PS3 recebeu 200 games Family-Friendly, 220 Teens (~120 jogos 12+, ~100 jogos 15+) e 180 games Mature




Pode fazer isso com PS1, PS2 e PS4, e você encontrará a mesma coisa. PS5, lineup geral ou first party, é ~33% para cada faixa dessas.


De fato, o mercado japonês é bem mais casual que o ocidental, jogos mais casuais, como os da Nintendo, se saem muito melhor, mas essa questão, mais uma vez, incide mais em Portáteis que em Home. PS5 e PS4 são consoles de mesa, repito. Em Home, a distribuição de hardcores é muito maior, por isso a partilha do suporte de software da Sony é que é a mais adequada.



E é mesmo, a Sony é mais forte que a Nintendo em Home, a Nintendo é quem possui lineup deficiente nesse form factor, por isso talvez vá pior.

Vou responder tudo sem quotar por partes pq é um saco de fazer no celular, mas vou na ordem.

Acho que o tie-rate geral da Nintendo deve estar abaixo mesmo da Sony. Faz sentido, a Sony tem uma política de preços muito mais agressiva que a Nintendo, e o perfil dos jogadores mais hardcore tende a consumir mais jogos e ter mais backlog. Da mesma forma que o PC tem um tie-rate maior que o PS.

Os consoles de mesa da Nintendo sofrem concorrência direta dos seus portáteis, pois boa parte dos gamers não costuma ter mais de uma plataforma, e o portátil acaba prevalecendo, por motivos que já citei. Muitos lares do Japão não tem TVs em cada quarto. Alguns sequer tem espaço pra mais de uma tv rs. E ora piorar WiiU também não ajudou em nada nessa concorrência.
Mas em geral o Attach-rate costuma ser bom nos de mesa também, mesmo no WiiU.
E da mesma forma que ele, o PS Vita também recebeu a maioria das franquias da Sony da época antes do abandono, e também não vingou. e vendeu praticamente metade que ambos PS3 e PS4.
PS: Splatoon foi um dos mais vendidos do WiiU no Japão. Se tornou fenômeno e uma das franquias top-of-mind da Nintendo antes do Switch ser lançado.

Sobre jogar seguro, é fato que a Sony investe bastante em jogos experimentais e sem apelo pro grande público. É uma das característica que mais gosto na plataforma (se você acompanhou o tópico do SotC original lá em 2006 mais ou menos provavelmente deve ter visto um cara com avatar do Wanderer defendendo o jogo dos fãs do contemporâneo RE4 que estavam apedrejando o jogo por ser simples de mais e não ter nada além dos Colossi pra enfrentar. Era eu rs).
Porém ela o faz porque teve a competência de criar um ecossistema cujo lucro não depende em nada desses jogos. Ela pode arriscar um Death Stranding falhar. E como sua demografia é mais estreita, existe mais fartura de jogos de todos os gêneros, o que diminui o impacto negativo de algum eventual flop. É uma grande qualidade da Sony.
A Nintendo por outro lado, vê no formfactor a melhor maneira de evoluir seus consoles, e a cada troca de geração corre riscos enormes, com prejuízos enormes, vide WiiU.
E com hardwares mais modestos não tem o apoio maciço das grandes devs, e depende muito mais de suas próprias forças pra se manter em pé. Em algumas franquias ela mantem uma evolução mais linear, como é o caso de AC e MK por exemplo, mas Mario e Zelda estão em constante mudança. Uma falha em algum desses jogos teria um impacto muito mais forte que o de um Death Stranding pra Sony.
Essa diferença de filosofia se reflete até mesmo nas fanbases na época de mudança de geração. Enquanto o pessoal da Sony sabe que vai vir um console pica e redondo (e mais linear), os fãs da Nintendo ficam rezando pra não baixar a loucura. Como parte dessa galera espero que o Switch tenha botado um fim nisso e que ela deixe as doideiras pros acessórios daqui pra frente, e evolua seus hardwares sem abrir mão da jogabilidade tradicional 100% em prol de algum gimmick maluco.

Sobre jogos pra todas as idades, bem, é bem fato que a fartura de games é maior mesmo das plataformas da Sony.
Mas classificação etária só regulamenta a idade minima de acordo com conteúdos apropriados ou não. Jogos “for everyone” nem sempre são feito pensado em crianças ou mulheres, por exemplo, mas apenas não tem nada impróprio pra elas. Aliás poucos jogos no mercado o são. E nesse ramo a Nintendo ainda tem algumas das melhores franquias do mercado, boa parte delas praticamente sem concorrência. Se a Sony tivesse essa biblioteca completa não existiria o Blue Ocean pra Nintendo navegar.
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.325
Reações
22.712
Pontos
803
Acho que o tie-rate geral da Nintendo deve estar abaixo mesmo da Sony. Faz sentido, a Sony tem uma política de preços muito mais agressiva que a Nintendo, e o perfil dos jogadores mais hardcore tende a consumir mais jogos e ter mais backlog. Da mesma forma que o PC tem um tie-rate maior que o PS.


É menor. Só pondero não haver bem uma política de preços da Nintendo, e sim desequilíbrio das forças de oferta/demanda, são poucos os jogos com potencial comercial que não são de sua lastra. No passado, com plataformas mais ricas, aconteciam, mesmo numa era em que promoções nesse mercado eram incomuns, por causa do acesso, e em que preços de cartuchos chegavam a 150 dólares, barganhas mais amiúde.

213616


Dezoito dólares em FZERO e XMen, jogos com boa tecnologia. Complemento com o valor de banca dos third parties no Switch, mais altos que em PS e Xbox, a política de preços da Nintendo não incidiria com o mesmo acoro sobre Doom. O jogo é da Zenimax. Ele custa 400 reais na Nintendo, e 17 na Sony



e o perfil dos jogadores mais hardcore no Playstation tende a consumir mais jogos e ter mais backlog.

Concordo, ter mais hardcores influencia. Sobre PCs, o ecossistema livre, aberto e rico é que pesa mais nas etiquetas mais baixas, não tanto volume de hardcores, a Steam é um oceano infinito de games concorrendo entre si. O dia que a Nintendo lançar seus jogos no Gordão, veremos preços mais em conta, a etiqueta de seus games maiores se comportará aproximadamente como a de GTA V ou RDR2


Os consoles de mesa da Nintendo sofrem concorrência direta dos seus portáteis, pois boa parte dos gamers não costuma ter mais de uma plataforma, e o portátil acaba prevalecendo, por motivos que já citei. Muitos lares do Japão não tem TVs em cada quarto. Alguns sequer tem espaço pra mais de uma tv rs. E ora piorar WiiU também não ajudou em nada nessa concorrência


De fato, mas meu ponto não está maculado: mesmo com concorrência de portáteis, carência de TVs em cada quarto, problemas com espaço e logística, hábitos de consumo e questões de ordem cultural:

  • Consoles de Mesa da Sony vendem 10 milhões
  • Consoles de Mesa da Nintendo vendem 5 milhões

sendo reflexos de suas respectivas line ups. O WiiU é um caso igual

A biblioteca que há no PS é mais adequada e potente para esse form factor, que é mais hardcore, a Nintendo é que é deficiente, ela vai pior.


Mas em geral o Attach-rate costuma ser bom nos de mesa também, mesmo no WiiU.


Sim, mas vide meu post ao Pavomba, acima



Spiderman concorreu em 2018, nas raias mais velozes de vendas, com ninguém menos que God of War, Monster Hunter World, Call of Duty Black Ops IIII, FIFA 19, FUCKING Red Dead Redemption 2, Far Cry V, as expansões de Destiny 2, Assassin’s Creed Odyssey e Battlefield V, e, na metragem intermediária, com Nier Automata, MLB The Show 19, Shadow of Tomb Raider, Detroit, Madden, F1, Soul Calibur VI, Dragon Ball FighterZ etc. É uma biblioteca rica.


Smash Bros concorreu em seu ano, o mesmo 2018 de Spiderman, na alta, só com Pokémon Let’s Go Pikachu/Evee, na raia média com DBFZ, DKTF, talvez Bayonetta 2. Eu ainda diria que os jogos de potencial comercial médio do Switch têm menos envergadura que os do PS4, mas beleza. O resto foi indie, late and old gen ports, alguma coisa de média potência nesse meio, mas já extinguida sua chama de prateleira em outras plataformas. O ecossistema da Nintendo tem baixo volume e baixa diversidade, é pobre de jogos de bom potencial comercial. O tie-ratio não tende ao infinito


Troque "Smash" por qualquer jogo da Nintendo para WiiU. É o que tem pra comprar. No caminho inverso, um PS4 só com Spiderman, GoW, Uncharted, MLB The Show, GT, TLOUS e Gotsu também veria attach-rates insanos, provavelmente comparáveis aos do WiiU, porque seria só isso que daria pra comprar, não teria mais nada. Correto?

Vamos pôr a mão na consciência, analisar as probabilidades, e enxergar que sim, a despeito da ausência de prova prática.


Adendo: WiiU foi extremo demais, videogame sem jogo nenhum, facilmente o console de mesa mainstream com mais carência de grandes títulos da história, só teve lá os 15 first parties da Nintendo que têm potencial comercial e mais nada, o resto foram Old Gen and Late Ports + ZombieU. O que mais poderia ter attach-rate pelo menos ok?


Claro: 1) as pessoas adquirem esses consoles só por causa de seus jogos; 2) há cross ownership para o caso do Switch

Enfim, vide acima, já tratado.


O PS Vita também recebeu a maioria das franquias da Sony da época antes do abandono, e também não vingou. e vendeu praticamente metade que ambos PS3 e PS4.


Não. O VITA não teve apoio nem first nem third party. Ele teve um spin off de Uncharted e Killzone, muito pouco.

Não recebeu games da Sony, de thirds, não teve jogo de frente, de costas, de lado e de quatro.

Mesmo assim vendeu mais que o WiiU

Inclusive no Japão


Sobre jogar seguro, é fato que a Sony investe bastante em jogos experimentais e sem apelo pro grande público. Porém ela o faz porque teve a competência de criar um ecossistema cujo lucro não depende em nada desses jogos. Ela pode arriscar um Death Stranding falhar. E como sua demografia é mais estreita, existe mais fartura de jogos de todos os gêneros, o que diminui o impacto negativo de algum eventual flop. É uma grande qualidade da Sony.

É o que eu disse aqui, em outras palavras


ela jamais, sob hipótese nenhuma, num mundo pós SNES, em que depende de suas próprias pernas para não entrar em concordata, teria a capacidade para, citando somente o conteúdo japonês da Sony, produzir coisas como The Last Guardian, Tokyo Jungle, Death Stranding ou Tomorrow Children.


Complementando que não é só porque a Sony pode se dar ao luxo de queimar investimento para construir reputação, mas também porque ela é uma Weird Girl.

Seus pontos sobre público entretanto são um pouco contraditórios: há jogos atípicos e arriscados no Playstation justamente porque o alcance da plataforma é muito maior que o da Nintendo, são consumidores mais diversos, estando contempladas pessoas com gostos mais alternativos no seu universo de milhões.

Público Nintendo é Domingão do Faustão, gosta de coisas mais tradicionais


softwares
hardwares

A Nintendo só ousa em Hardware e quitrecagem (contudo somente após o Gamecube, até ele, ela lançou consoles de mesa e portáteis bastante caretas, o investimento da Sony no EyeToy estava acima de qualquer coisa em hard que a Nintendo tentara em toda sua história até aqui), mas em software ela é completamente incapaz de correr o menor risco. Comete-se loucuras em interface física, sempre buscando aumentar acessibilidade, para rodar softwares ainda mais safe que antes. Seus jogos são muito tradicionais, com Game Design que joga seguro, respeitam a linhagem do próprio Miyamoto, para quem videogames "devem ser encarados como produtos para se divertir e mais nada".

Outrossim, na comparação entre ambas, não possuem também corpo em estética ou produção, são games simples em todos os sentidos.

Hoje em dia, ela enfrenta dificuldade para retratar um personagem fumando um cigarro, a coisa está bastante cabeluda.

Deixo esse tuíte do Christopher Ding, da GamesIndustry, talvez a maior revista mundial sobre negócios nesse mercado, com quem concordo:


213613213614213615



... Sendo uma "Kid's Company", é preciso evitar-se todo tipo de polêmica, valendo para elementos audiovisuais e também de Game Design, é necessário aumentar a acessibilidade ao extremo, crianças muito pequenas, sem coordenação motora completamente formada, idosos e indivíduos não aclimatados a videogames precisam conseguir jogar e se divertir. É a empresa que mais joga seguro, com o reforço de que opera como uma gravadora dessas divas de música pop: ela deliberadamente "prepara" o produto para que todos possam consumi-lo, e não exclui milhões de consumidores de propósito, como a Sony faz com TLG, Returnal, Demon's Souls, Bloodborne e Death Stranding,


Sobre jogos pra todas as idades, bem, é bem fato que a fartura de games é maior mesmo das plataformas da Sony.
Mas classificação etária só regulamenta a idade minima de acordo com conteúdos apropriados ou não. Jogos “for everyone” nem sempre são feito pensado em crianças ou mulheres, por exemplo, mas apenas não tem nada impróprio pra elas. Aliás poucos jogos no mercado o são. E nesse ramo a Nintendo ainda tem algumas das melhores franquias do mercado, boa parte delas praticamente sem concorrência. Se a Sony tivesse essa biblioteca completa não existiria o Blue Ocean pra Nintendo navegar.

É o surrogate que temos, né? Claro que um The Last Guardian é MUITO menos acessível e tem game design muito menos adequado à família que um Naruto, embora ambos tenham ESRB "Teen", mas seria impossível classificar isso sem olhar game a game.

Na impossibilidade de fazê-lo, os pesquisadores utilizaram a classificação CERO como indicativo de diversidade de biblioteca, ali há uma informação mais confiável que o "eu acho".

Ainda que não fosse, o problema da line up dos consoles de mesa da Nintendo em Home é a ausência completa de games 15+, esse público não tem vez em suas plataformas, ao passo que o Playstation tem 1/3 de jogos For Everyone. É um videogame com lineup mais diversificada
 

IuriXtremeSilver

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.138
Reações
19.656
Pontos
803
Esse pode o último tópico de vendas que dá pra puxar informação lá do Media Create do Resetera, um moderador baniu o criador deles , após uma discussão quando o ponto que ele tentava provar/refutar servia só pra confirmar o que Chris(que faz desde da época do NeoGaf mais de 20 anos) o que ele estava argumentando (vi por cima), não foi permanentemente. Mas duvido que ele deve voltar as criar esses tópicos.

Então as informações vão ficar mais superficiais ou vamos ter que aprender japonês XD
 


Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.418
Reações
104.060
Pontos
2.419
Esse pode o último tópico de vendas que dá pra puxar informação lá do Media Create do Resetera, um moderador baniu o criador deles , após uma discussão quando o ponto que ele tentava provar/refutar servia só pra confirmar o que Chris(que faz desde da época do NeoGaf mais de 20 anos) o que ele estava argumentando (vi por cima), não foi permanentemente. Mas duvido que ele deve voltar as criar esses tópicos.

Então as informações vão ficar mais superficiais ou vamos ter que aprender japonês XD
Alguém vai ocupar o lugar dele e criar os tópicos. A comunidade que curte acompanhar as vendas japonesas é grande lá no fórum.
 

IuriXtremeSilver

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.138
Reações
19.656
Pontos
803
Alguém vai ocupar o lugar dele e criar os tópicos. A comunidade que curte acompanhar as vendas japonesas é grande lá no fórum.

ah..vários outros membros regulares do grupo de vendas japonesas também foi punidos com banimentos de 3, ou 1 semana, mesmo o cara que ultimamente estava criando os do NPD( o legaia puxa de lá na hora de criar tópico), tá saindo da posição

No fim to achando que a moderação do resetera vai acabar matando de vez esses tópicos
 

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.011
Reações
23.078
Pontos
1.114
Esse pode o último tópico de vendas que dá pra puxar informação lá do Media Create do Resetera, um moderador baniu o criador deles , após uma discussão quando o ponto que ele tentava provar/refutar servia só pra confirmar o que Chris(que faz desde da época do NeoGaf mais de 20 anos) o que ele estava argumentando (vi por cima), não foi permanentemente. Mas duvido que ele deve voltar as criar esses tópicos.

Então as informações vão ficar mais superficiais ou vamos ter que aprender japonês XD
Oxe, qual treta? Sei que vira e mexe os tópicos tavam tendo discussões a rodo, era o Chris que dizia que os jogos tinham que ter port pra Switch?
 

IuriXtremeSilver

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.138
Reações
19.656
Pontos
803
Ainda que não fosse, o problema da line up dos consoles de mesa da Nintendo em Home é a ausência completa de games 15+, esse público não tem vez em suas plataformas, ao passo que o Playstation tem 1/3 de jogos For Everyone. É um videogame com lineup mais diversificada

ausência completa,...tipo for real? até entendo dizer que no PS4 tenha mais

isso que foi puxado diretamente da Eshop US

213684

Como a versão UK, o filtro de classificação etária é assim, dá pra presumir +6 = Everyone, +11 = E+10, +15 = Teen, e +17 = Mature..

213685

Em parênteses o total de jogos por plataforma, via diretamente do site da ESRB

213686
213687
213688

Total com dados da Eshop US , que de fato é representativo atual da gameteca.

213689
(removido duplicatas/bundle games)

Site como a PSN Store é impossível de pegar dados assim, porque é uma m**** no PC (layout antigo mil vezes melhor, tanto que criaram uma extensão no Firefox pra acessar mas a Sony desativou esse ano)..porque se quer mostra os itens

Nem preciso dizer que o Switch tem menos tempo de vida que o PS4 ou Xbox One
 

IuriXtremeSilver

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.138
Reações
19.656
Pontos
803
Oxe, qual treta? Sei que vira e mexe os tópicos tavam tendo discussões a rodo, era o Chris que dizia que os jogos tinham que ter port pra Switch?

Nem foi isso, Chris discordava de uma palestra de um cara da CyberConnect2 que falava que se jogos vendessem menos de 100mil, eles estariam perdendo dinheiro(o que concordo também, por isso muita empresa pequena e média fica bem com jogos abrindo com 6mil unidades e ao fim do ano passando de 30~40mil) que o cara falou bobagem, que eu entendi.

E o moderador interviu, que a tradução mais precisa quando na opinião do Chris só reforçou a bobagem dita , teve a discussão disso, outros assuntos de agressividades/trolls/discussões entraram no meio(agora tem diretrizes novas, não pode falar mal de executivo japonês por decisões estúpidas rsrs, quando no resto do fórum se faz com ocidentais, essa foi de fuder, imagina se proibisse isso aqui na outerspace kkk)

eu fui pulando as páginas, não quis me inteirar não, eu só vi o tópico fechado e ele riscado mais cedo.
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.325
Reações
22.712
Pontos
803
ausência completa,...tipo for real? até entendo dizer que no PS4 tenha mais

isso que foi puxado diretamente da Eshop US

Visualizar anexo 213684

Como a versão UK, o filtro de classificação etária é assim, dá pra presumir +6 = Everyone, +11 = E+10, +15 = Teen, e +17 = Mature..

Visualizar anexo 213685

Em parênteses o total de jogos por plataforma, via diretamente do site da ESRB

Visualizar anexo 213686
Visualizar anexo 213687
Visualizar anexo 213688

Total com dados da Eshop US , que de fato é representativo atual da gameteca.

Visualizar anexo 213689
(removido duplicatas/bundle games)

Site como a PSN Store é impossível de pegar dados assim, porque é uma m**** no PC (layout antigo mil vezes melhor, tanto que criaram uma extensão no Firefox pra acessar mas a Sony desativou esse ano)..porque se quer mostra os itens

Nem preciso dizer que o Switch tem menos tempo de vida que o PS4 ou Xbox One

Missed the “comercialy relevant” in “a completa falta de conteúdo 15+“. Plus, the hiperbolic phrasing, normal pra dar aquela chamada no caboclo.

Veio da liga de prosa com o Kobaia, posts atrás, que derivou desse estudo sobre Wii vs PS3 aqui

213718

Isso aí é um Case Study para todo e qualquer lançamento de ambos no Japão, em que o Wii se abastece em 90% de títulos For All Ages, uma biblioteca mais pobre, e o PS3 1/3 pra cada faixa, For Everyone, Teens e Mature, mais diverso


Em Home, me parece faltar pujança dos consoles de mesa Nintendo nessa área, o Gamecube tinha alguma coisa, os três Resident Evils, Killer 7, mas muito pouco, transparece parcidade, para um público que gosta mais da coisa

No Switch é a mesma situação, com potencial comercial, talvez o único título de vulto que moverá algumas galeras, e mesmo assim não muito, será o Shin Megami Tensei, de first party não tem nada Mature. Viria a copropriedade de Fatal Frame, mas virou multiplat. No Ocidente, provavelmente a proporção está inflada por indies e Visual Novels de punheta, que não têm envergadura de prateleira. Acho que o título Mature mais bem sucedido da biblioteca do Switch deve ser The Witcher 3, que provavelmente pegou 1 milhão e alguma coisa.

Ademais, o Switch se comporta comercialmente como um Portable Console no Japão, então nem é o papo.
 

Flavio Branford

Divine Blade of JRPG
VIP
Mensagens
28.082
Reações
39.526
Pontos
1.564
Ademais, o Switch se comporta comercialmente como um Portable Console no Japão, então nem é o papo.


Só no Japão? o simples fato dele não receber AAAs das thirds como o PS4/PS5 e os consoles da MS recebem já faz dele um ''segundo console'' em qualquer lugar do mundo.

Imagina uma pessoa ficar só com o Switch uma geração inteira o quanto irá perder de AAAs.
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.325
Reações
22.712
Pontos
803
Só no Japão? o simples fato dele não receber AAAs das thirds como o PS4/PS5 e os consoles da MS recebem já faz dele um ''segundo console'' em qualquer lugar do mundo.

Imagina uma pessoa ficar só com o Switch uma geração inteira o quanto irá perder de AAAs.

Pelo que tenho de dados objetivos, sim, só no Japão. No resto do mundo acho que pode ser o caso, mas não tenho dados para afirmar.

Comercialmente falando
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.457
Pontos
1.254
Só no Japão? o simples fato dele não receber AAAs das thirds como o PS4/PS5 e os consoles da MS recebem já faz dele um ''segundo console'' em qualquer lugar do mundo.

Imagina uma pessoa ficar só com o Switch uma geração inteira o quanto irá perder de AAAs.
Eu conheço pessoas que só tem o Switch e f**a-se não se entenreçam em jogar mais nada além do que esta ali. Ficam nos Marios ali e só, é tipo a versão Nintendo dos caras que tem console para jogar só Fifa.
 

IuriXtremeSilver

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.138
Reações
19.656
Pontos
803
Switch tem mais de 20 milhões no Japão, facilmente tem mais jogadores com apenas ele , do que ele + outro console (PS/Xbox), é até possível que tenha mais donos de Switch OG + Lite que Switch + PS4/PS5

Os gráficos que postei eram mais dados estatísticos sobre a classificação etária, até pensei em fazer de gênero(action, etc), mas a psn store hoje é um lixo pra coletar esse tipo de informação.

__
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.418
Reações
104.060
Pontos
2.419
Switch tem mais de 20 milhões no Japão, facilmente tem mais jogadores com apenas ele , do que ele + outro console (PS/Xbox), é até possível que tenha mais donos de Switch OG + Lite que Switch + PS4/PS5

Os gráficos que postei eram mais dados estatísticos sobre a classificação etária, até pensei em fazer de gênero(action, etc), mas a psn store hoje é um lixo pra coletar esse tipo de informação.

__
No Japão é fácil ter apenas o Switch, a plataforma supre o interesse do jogador médio de lá.
 

IuriXtremeSilver

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.138
Reações
19.656
Pontos
803
e o próprio Mat Piscatella já falou sobre Cross-ownership =/= de console primário ou secundário, uma pessoa que comprou um ps4 em 2014 e pegou um Switch em 2020, vai ter ambos consoles, mas pode que ele apenas jogue o mais novo(e o contrário), é só uma questão de tempo e não uso, e isso tem n fatores.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.822
Reações
50.886
Pontos
1.003
Esse pode o último tópico de vendas que dá pra puxar informação lá do Media Create do Resetera, um moderador baniu o criador deles , após uma discussão quando o ponto que ele tentava provar/refutar servia só pra confirmar o que Chris(que faz desde da época do NeoGaf mais de 20 anos) o que ele estava argumentando (vi por cima), não foi permanentemente. Mas duvido que ele deve voltar as criar esses tópicos.

Então as informações vão ficar mais superficiais ou vamos ter que aprender japonês XD
Gematsu publica, só que com menos detalhes

 

IuriXtremeSilver

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.138
Reações
19.656
Pontos
803
Gematsu publica, só que com menos detalhes


Sim, mas digo coisas como essa do top 1000, não lembro outro lugar além quando o Chris cria o tópico


gemastu não publica isso, a base a gente vai ter, igual com a NPD ou mesmo UK , mas menos dados é sempre triste :(
 
D

Deleted member 101002

Só no Japão? o simples fato dele não receber AAAs das thirds como o PS4/PS5 e os consoles da MS recebem já faz dele um ''segundo console'' em qualquer lugar do mundo.

Imagina uma pessoa ficar só com o Switch uma geração inteira o quanto irá perder de AAAs.

Eu acho que tem um erro nessa tese de segundo console.
Primeiro que ela conflita com a tese de que nintendista aceita tudo da Nintendo. Veja que no fim, sendo um segundo console, quem compra os jogos do Switch, cujas vendas não são baixas, são sonystas e caixistas que aceitam remaster e jogos com gráficos de celular a $60.

Segundo, será que a massa consumidora se importa tanto com AAA??? Qual será o percentual daquele que tem como hobby principal o vg no universo de compradores de consoles??? Acredito que seja uma parte menor, muito menor em relação ao percentual que compra o vg por causa de alguns jogos e usufruem de 2 a 3 jogos por ano. Será que a maioria dos consumidores de games deixam de viver apenas para jogar, como os da OS?


No fim, a tese do segundo console consolida tal console como o console mais vendido.
 

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.722
Reações
22.480
Pontos
1.129
Li o tópico do Resetera e achei engraçado demais.

A desculpa que deram pro banimento de geral foi que o tópico era dominado por uma panelinha que não era receptiva a novos membros.

Mas a impressão que deu foi síndrome do pequeno poder de um moderador que levou uma invertida do OP e pressão dos sonystas que estavam tristinhos de ouvir toda semana que o PS5 não vende jogo no Japão.

Tomara que a galera mais dedicada (que compila os dados, monta gráficos, traz notícias e anedotas diretamente do Japão, etc) saia de vez daquele esgoto e se reúna em outro lugar. Pessoal do Xbox fez isso e deu super certo.
 

Flavio Branford

Divine Blade of JRPG
VIP
Mensagens
28.082
Reações
39.526
Pontos
1.564
Se tópico com panelinha fosse motivo pra Banimento então não existiria esse fórum aqui.... panelinha é o que mais tem no Tópico do Switch, Tópico do PlayStation 5 e do Xbox lol

É a coisa mais normal do mundo, existe panela até em whatsapp de família, imagina em fórum de VGs.
 

IuriXtremeSilver

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.138
Reações
19.656
Pontos
803
Li o tópico do Resetera e achei engraçado demais.

A desculpa que deram pro banimento de geral foi que o tópico era dominado por uma panelinha que não era receptiva a novos membros.

Mas a impressão que deu foi síndrome do pequeno poder de um moderador que levou uma invertida do OP e pressão dos sonystas que estavam tristinhos de ouvir toda semana que o PS5 não vende jogo no Japão.

Tomara que a galera mais dedicada (que compila os dados, monta gráficos, traz notícias e anedotas diretamente do Japão, etc) saia de vez daquele esgoto e se reúna em outro lugar. Pessoal do Xbox fez isso e deu super certo.

O cara que fazia os tópico do NPD vai deixar de fazer(tiveram audácia de chamar ele de tóxico lol) e o cara dos tópicos dos Charts europeu, foi banido , por algo do twiiter fora do resetera..wtf pra c***lho

Se o SalesERA morrer, acho que não vai servir de nada mais aquele forum rsrs
 

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.722
Reações
22.480
Pontos
1.129
Se tópico com panelinha fosse motivo pra Banimento então não existiria esse fórum aqui.... panelinha é o que mais tem no Tópico do Switch, Tópico do PlayStation 5 e do Xbox lol

É a coisa mais normal do mundo, existe panela até em whatsapp de família, imagina em fórum de VGs.

Com certeza, e geralmente são os melhores tópicos, porque só fica quem realmente quer discutir o assunto e não a galera mais interessada em console war, etc.

Se o SalesERA morrer, acho que não vai servir de nada mais aquele forum rsrs

Com certeza. Devs e insiders que postavam já largaram aquele esgoto também.

Só sobraram os fanboys e a galera que acorda todo dia procurando um motivo novo pra se sentir ofendido...
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.418
Reações
104.060
Pontos
2.419
ResetEra vai se auto implodir, é um ambiente para radicais progressistas, não existe espaço para o contraditório, isso vai afastando users e sobra apenas a patota transloucada.

E vira e mexe ficam atacando devs lá apontando que são racistas, transfobicos, etc... são fiscais de twitter e quem fala uma palavra fora da cartilha é execrado.
 

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.011
Reações
23.078
Pontos
1.114
O cara que fazia os tópico do NPD vai deixar de fazer(tiveram audácia de chamar ele de tóxico lol) e o cara dos tópicos dos Charts europeu, foi banido , por algo do twiiter fora do resetera..wtf pra c***lho

Se o SalesERA morrer, acho que não vai servir de nada mais aquele forum rsrs
Os caras proíbem até vídeos de certos youtubers e reviewers de serem postados.
 

Kobaia

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.410
Reações
4.713
Pontos
1.299
É menor. Só pondero não haver bem uma política de preços da Nintendo, e sim desequilíbrio das forças de oferta/demanda, são poucos os jogos com potencial comercial que não são de sua lastra. No passado, com plataformas mais ricas, aconteciam, mesmo numa era em que promoções nesse mercado eram incomuns, por causa do acesso, e em que preços de cartuchos chegavam a 150 dólares, barganhas mais amiúde.

Visualizar anexo 213616


Dezoito dólares em FZERO e XMen, jogos com boa tecnologia. Complemento com o valor de banca dos third parties no Switch, mais altos que em PS e Xbox, a política de preços da Nintendo não incidiria com o mesmo acoro sobre Doom. O jogo é da Zenimax. Ele custa 400 reais na Nintendo, e 17 na Sony





Concordo, ter mais hardcores influencia. Sobre PCs, o ecossistema livre, aberto e rico é que pesa mais nas etiquetas mais baixas, não tanto volume de hardcores, a Steam é um oceano infinito de games concorrendo entre si. O dia que a Nintendo lançar seus jogos no Gordão, veremos preços mais em conta, a etiqueta de seus games maiores se comportará aproximadamente como a de GTA V ou RDR2





De fato, mas meu ponto não está maculado: mesmo com concorrência de portáteis, carência de TVs em cada quarto, problemas com espaço e logística, hábitos de consumo e questões de ordem cultural:

  • Consoles de Mesa da Sony vendem 10 milhões
  • Consoles de Mesa da Nintendo vendem 5 milhões

sendo reflexos de suas respectivas line ups. O WiiU é um caso igual

A biblioteca que há no PS é mais adequada e potente para esse form factor, que é mais hardcore, a Nintendo é que é deficiente, ela vai pior.





Sim, mas vide meu post ao Pavomba, acima









Troque "Smash" por qualquer jogo da Nintendo para WiiU. É o que tem pra comprar. No caminho inverso, um PS4 só com Spiderman, GoW, Uncharted, MLB The Show, GT, TLOUS e Gotsu também veria attach-rates insanos, provavelmente comparáveis aos do WiiU, porque seria só isso que daria pra comprar, não teria mais nada. Correto?

Vamos pôr a mão na consciência, analisar as probabilidades, e enxergar que sim, a despeito da ausência de prova prática.


Adendo: WiiU foi extremo demais, videogame sem jogo nenhum, facilmente o console de mesa mainstream com mais carência de grandes títulos da história, só teve lá os 15 first parties da Nintendo que têm potencial comercial e mais nada, o resto foram Old Gen and Late Ports + ZombieU. O que mais poderia ter attach-rate pelo menos ok?


Claro: 1) as pessoas adquirem esses consoles só por causa de seus jogos; 2) há cross ownership para o caso do Switch

Enfim, vide acima, já tratado.





Não. O VITA não teve apoio nem first nem third party. Ele teve um spin off de Uncharted e Killzone, muito pouco.

Não recebeu games da Sony, de thirds, não teve jogo de frente, de costas, de lado e de quatro.

Mesmo assim vendeu mais que o WiiU

Inclusive no Japão




É o que eu disse aqui, em outras palavras





Complementando que não é só porque a Sony pode se dar ao luxo de queimar investimento para construir reputação, mas também porque ela é uma Weird Girl.

Seus pontos sobre público entretanto são um pouco contraditórios: há jogos atípicos e arriscados no Playstation justamente porque o alcance da plataforma é muito maior que o da Nintendo, são consumidores mais diversos, estando contempladas pessoas com gostos mais alternativos no seu universo de milhões.

Público Nintendo é Domingão do Faustão, gosta de coisas mais tradicionais




A Nintendo só ousa em Hardware e quitrecagem (contudo somente após o Gamecube, até ele, ela lançou consoles de mesa e portáteis bastante caretas, o investimento da Sony no EyeToy estava acima de qualquer coisa em hard que a Nintendo tentara em toda sua história até aqui), mas em software ela é completamente incapaz de correr o menor risco. Comete-se loucuras em interface física, sempre buscando aumentar acessibilidade, para rodar softwares ainda mais safe que antes. Seus jogos são muito tradicionais, com Game Design que joga seguro, respeitam a linhagem do próprio Miyamoto, para quem videogames "devem ser encarados como produtos para se divertir e mais nada".

Outrossim, na comparação entre ambas, não possuem também corpo em estética ou produção, são games simples em todos os sentidos.

Hoje em dia, ela enfrenta dificuldade para retratar um personagem fumando um cigarro, a coisa está bastante cabeluda.

Deixo esse tuíte do Christopher Ding, da GamesIndustry, talvez a maior revista mundial sobre negócios nesse mercado, com quem concordo:


Visualizar anexo 213613Visualizar anexo 213614Visualizar anexo 213615



... Sendo uma "Kid's Company", é preciso evitar-se todo tipo de polêmica, valendo para elementos audiovisuais e também de Game Design, é necessário aumentar a acessibilidade ao extremo, crianças muito pequenas, sem coordenação motora completamente formada, idosos e indivíduos não aclimatados a videogames precisam conseguir jogar e se divertir. É a empresa que mais joga seguro, com o reforço de que opera como uma gravadora dessas divas de música pop: ela deliberadamente "prepara" o produto para que todos possam consumi-lo, e não exclui milhões de consumidores de propósito, como a Sony faz com TLG, Returnal, Demon's Souls, Bloodborne e Death Stranding,




É o surrogate que temos, né? Claro que um The Last Guardian é MUITO menos acessível e tem game design muito menos adequado à família que um Naruto, embora ambos tenham ESRB "Teen", mas seria impossível classificar isso sem olhar game a game.

Na impossibilidade de fazê-lo, os pesquisadores utilizaram a classificação CERO como indicativo de diversidade de biblioteca, ali há uma informação mais confiável que o "eu acho".

Ainda que não fosse, o problema da line up dos consoles de mesa da Nintendo em Home é a ausência completa de games 15+, esse público não tem vez em suas plataformas, ao passo que o Playstation tem 1/3 de jogos For Everyone. É um videogame com lineup mais diversificada

Por partes então.

A Nintendo na era Snes era outra mesmo, e mesmo assim, o anúncio ai é de 95, mais de 4 anos depois do lançamento do F-Zero, de uma loja de varejo.
Entendo e concordo que concorrência interna gere uma disputa que acaba afetando os preços e concordo, mas negar que isso também não influencia nas vendas como um todo também é exagero. É só ver como as vendas sobem com quedas de preço dos jogos ou grandes promoções, em todas as plataformas, de todos os gêneros.
E cada vez mais a política de preços vai ter esse impacto, com as midias digitais ganhando espaço e tirando a flexibilidade de preços que o varejo permitia.

Sobre a Nintendo lançando em PCs, só podemos conjecturar a respeito mesmo. Qualquer coisa é qualquer coisa.

Sobre WiiU vs PS4, tem que ter em mente que boa parte do público é diferente, as plataformas nem concorrem entre si. O fato do WiiU ter vendido pouco se deve muito mais a outros fatores do que a quantidade de lineup hardcore, sendo o maior deles, sim, a concorrencia com o 3ds. Não é porque o Wii era de mesa que ele foi direcionado ao público do PS4.

Sobre o attachrate dos first de PS, bem tem ai os rankings de vendas que mostram o quanto eles interessam no Japão. Obviamente não é suficiente pra cravar nada sobre o que aconteceria num cenario onde só houvesse eles aqui, mas é um indício forte de que não seriam suficientes.
Não é a concorrência interna que fez a maioria desses jogos não chegar a meio milhão numa base de quase 10. Público japonês consome muito hardware, independente de terem jogos ou não. E o histórico recentes das vendas na plataforma indica que estão vendendo pouco mesmo.
Adendo do WiiU: o mesmo raciocínio pode ser usado pro Vita. Tendo vendido mais que o WiiU, era de se esperar que Uncharted, LBP e Killzone tivessem desempenhos melhores também. Afinal de contas, spin-offs ou não, também tinham menos concorrência interna do que suas contrapartes nos consoles.
O WiiU ainda vendeu muito mais first parties, muitos deles também spin-offs.
O Vita sofreu do mesmo mal que o PS3 e PS4 também sofreram, e o PS5 aparentemente vêm sofrendo também, baixa venda de software.

Sobre os jogos atípicos e risco, concordo em partes sobre o alcance do PS4 ser maior. Tem sim muita profundidade, em termos de variedade e quantidade de jogos, mas que abrange uma demografia mais estreita, mais masculina e hardcore. Praticamente toda nova aposta em termos de jogos é feita tendo em mente essa base que já está na plataforma, logo existe o risco do jogo flopar e não recuperar o investimento, mas não vai além disso. Ela não tenta por exemplo, fazer jogos pra um publico mais infantil ou então o feminino.
É reflexo da sua própria filosofia de mercado, que molda a imagem e o marketing sobre o console, e ela faz isso beirando a perfeição, não à toa domina o mercado.
Mas como disse lá atrás, ela deixa esse Blue Ocean do mercado family-friendly pra Nintendo dominar, e num mercado onde esses jogos dominam, como no Japão, fica mais evidente essa carência.
A biblioteca da Sony é sim a mais completa da indústria, mas não é completa. Entende?

Sobre a Nintendo, os jogos tendem a se moldar nos hardwares que ela inventa, e obviamente um erro no conceito de um console tem impacto profundo no desempenho desses jogos.
E jogos como Ring Fit, Labo, Game Garage, MK Home Circuit também são tentativas que excluem milhões e nem sempre funcionam.

Zelda, MK, Mario, DK e Metroid estão longe de serem simples, apesar dos gráficos. São acessíveis sim, pois seus designs as vezes permitem que qualquer pessoa possa jogar, mas tem muita profundidade na jogabilidade.

Sobre o Christopher Dring e seus Tweets, eu também concordo com ele. Foi o que eu disse lá em cima, neste mesmo tópico. Só que eu encaro essa ênfase no infantil e familiar como algo positivo, visto o potencial que um videogame tem de ser uma central de entretenimento não só pro gamer hardcore de backlog, mas também pra familia inteira aproveitar. E tem ali também muita coisa pro gamer mais hardcore aproveitar também (longe de ser essa “ausência completa” rs), obviamente não tanto quanto num Playstation, mas infelizmente cada escolha uma perda.

Quanto ao Cero e outros sistemas de classificação etaria, são sim uma forma eficiente de classificar os jogos, nem estava questionando isso.
Mas da mesma forma que a Nintendo tem uma séria deficiência de jogos mais adultos (graficamente realistas também, mas essa é outra questão), a Sony também tem essa deficiência pra jogos mais acessíveis pras crianças. É uma coisa que o Cero mascara botando tudo no mesmo saco.
E essa deficiência é a maior explicação do desempenho das plataformas no Japão.
Você pode dizer é só pelo formfactor, mas eu gostaria de ver uma lista dos jogos da Sony que disputaria com Mario e seus famigerados spin-offs, Pokemon, AC, MK, Smash, Kirby, MonHun e até o “tier C” Momotaro num possivel Vita 2 a atenção da criançada japonesa.
 

FrankRijkaard

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.186
Reações
25.404
Pontos
1.054
Viram isso? O mod que baniu o Chris praticamente orquestrou a parada. Tava no Discord se gabando de ter 'calado o Chris', só esperando alguma coisa para banir ele. Tanto é que o Chris foi banido por causa de uma alfinetada que deu no mod.

I want to preface this by saying I know I'm not a Media Create regular. I don't believe I've ever even previously posted in one of these sales threads, since I'm relatively uninterested in sales data. However, as it is of a direct relevance to the present situation with Chris, I feel I should at least offer up something that suggests even further that Chris's ban was unwarranted.

These posts are from the Era-affiliated "BiohazardERA" (Resident Evil) Discord server, which I've been in for awhile. The official stance from a moderator of both the server, and site (cvxfreak) is that the server is literally an extension of Era, and thus, I feel it's fair game to post anything from it that would be pertinent to the present situation:

u6Ktppt.png



The snarky post that Chris was banned for occurred on September 19, at 9:14 AM PDT. This was after cvxfreak had already made some bad faith posts in the BiohazardERA server, mocking the Media Create regulars and community, and acting proud for "shutting Chris up":

GQRmTN6.png


niQUYBY.png



As can be seen, this post was made at on September 19, at 2:41 AM PDT, which... predates Chris's snarky post, obviously. How is it that cvxfreak is allowed to publicly (or privately, if you consider BiohazardERA to be a private community) make bad faith commentary against Chris and the Media Create community, but Chris is the one banned for perceived lack of decorum?

XppueEG.png



This is not the first time cvxfreak has behaved in bad faith, either, and I have further screenshots, should anyone be interested. I know this is about Chris, not me, but just recently, cvx brought up one of my Era bans to use against me in an argument, since a Resident Evil poll I made here did not go as he expected. Additionally, I've observed him waiting for one member in particular to slip-up, so that he can give him the banhammer.

If I get banned for this post, so be it. Thank you to all the mods and admins that have tried to keep the peace, but a serious conversation must be held with, and about the mods that do not.
 

IuriXtremeSilver

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.138
Reações
19.656
Pontos
803
Viram isso? O mod que baniu o Chris praticamente orquestrou a parada. Tava no Discord se gabando de ter 'calado o Chris', só esperando alguma coisa para banir ele. Tanto é que o Chris foi banido por causa de uma alfinetada que deu no mod.

Depois da saída da comunidade do Sales Era(tão criando um discord pra isso), a parte do Nintendo Era parece que tá se encaminhando pra vazar também, bagulho estúpido pra implodir o próprio fórum (não é a primeira vez que vão lá e matam um grupo)

Não dou nem 1 ano, pra morrer de vez o fórum (nivel de neogaf , nem 1/10 do que ja foi)
 

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.722
Reações
22.480
Pontos
1.129
Depois da saída da comunidade do Sales Era(tão criando um discord pra isso), a parte do Nintendo Era parece que tá se encaminhando pra vazar também, bagulho estúpido pra implodir o próprio fórum (não é a primeira vez que vão lá e matam um grupo)

Não dou nem 1 ano, pra morrer de vez o fórum (nivel de neogaf , nem 1/10 do que ja foi)

Vai virar SonyEra (pessoal do Xbox e do PC também já vazou).

Pra mim seria ótimo, só entraria naquele esgoto de três em três meses pra ver os ótimos tópicos que um sujeito lá faz sobre os relatórios fiscais da Sony...
 

FrankRijkaard

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.186
Reações
25.404
Pontos
1.054
O Bruno MB, que fazia as threads PAL Charts foi banido permanentemente no resetera por causa desse post no twitter lol

214305

*Nephenthe é um moderador que tem posts polêmicos nos tempos de NeoGaf.

Ontem postaram screenshots do moderador Morrigan no discord, que seguindo o mesmo critério do Bruno MB deveria causar o banimento do moderador.

Okay, I read over the mod post. So here a question? What will you do about Morrigan?


McPyVqe.png


unknown.png


Z6Rkfn4.png


unknown.png




Saying "if you post in support of us, you won't get banned" is a pretty big indictment here. And would explain the influx of trolls these last couple of days.
 

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.294
Reações
13.634
Pontos
1.604
Tópico errado?? Nao estao comentando sobre as vendas da semana. Nao estou entendendo nada com essas ultimas postagens tem a ver com o assunto de vendas da semana.
 
Topo Fundo