O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


A ruindade da arquitetura FX revisitada - Hardware unboxed

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.065
Reações
25.880
Pontos
1.484


o Hardware unboxed fez um tempo atrás um video mostrando o progresso de todas as gerações Core intel, e hoje soltou um fazendo o mesmo com a AMD, mas pegando também a arquitetura bulldozer (FX).

o legal desse vídeo é que ele faz comparação tambem de IPC, colocando todos chips no mesmo clock, e bloqueando alguns nucleos do Ryzen para ficar com a mesma quantidade de threads do FX (4 / 8); assim dá pra ter um noção mais precisa do avanço da arquitetura,

O resultado é absurdo , o Ryzen varre o chão com o FX, cospe em cima e só não insulta a mãe, porque eles são da mesma família.

olhem por exemplo em 8:46,

mesmo com o Ryzen limitado a 4/8 e clock baixo, colocou em cima do melhor FX: +300% fucking por cento a mais de desempenho no Zen 3, e até o modesto Zen 1 colocou +150% em cima.

definitivamente esse arquitetura foi um fail como nunca a AMD jamais conseguiu.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.272
Reações
175.719
Pontos
2.234
Chega a ser constrangedor, lol
Em DX12 fica menos pior por conta do alívio de draw calls, mas ainda é muito, muito ruim.
 


T.Chico

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.646
Reações
18.325
Pontos
1.084
Usei um FX 8120 com uma RX480 8gb, pensa na b*sta poucos, poucos games ficavam em 60FPS constantes maioria RPGs por turnos ou games de inicio da geração PS4/Xone ou indies.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.272
Reações
175.719
Pontos
2.234
Ainda bem que vc disse capaz, pq não supera, ainda mais com os novos drivers.
Jogos de 2020:


Nem em 720p:






Ele é basicamente o ryzen 1200 hoje:



i7 2600k ainda leva ok por causa do HT, mas o 2500k realmente já tá complicado.
Mas era um processador excepcional na época dele.
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.995
Reações
31.291
Pontos
1.753
Ainda bem que vc disse capaz, pq não supera, ainda mais com os novos drivers.
Jogos de 2020:


Nem em 720p:






Ele é basicamente o ryzen 1200 hoje:


esses testes nao estao normalizados, o ryzen tem o triplo de threads.
mas o 2500k nao ganha clock por clock mesmo assim. teria q botar mesmo tanto de threads e jogar o 2500k em 5ghz pra fazer alguma frente.

[edit] olha ali no segundo video q vc postou, logo no inicio. mesma performance single-thread no cpu z
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.658
Reações
20.637
Pontos
1.344
Será q teve alguma arquitetura em sua época q foi pior q esses FX? Sei q os pentium 4 uma época la tomavam pau dos Atlhon xp. Mas não acredito q eles eram tão ruins assim! Falavam q esses FX tinha 8 núcleos, que os jogos iam se beneficiar. Era muito cedo pra arriscar em paralelismo como está acontecendo agora!
 

Death Knight

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
13.259
Reações
10.148
Pontos
1.494
O FX 6300 me serviu bem por uns 3 anos. CPU muito barata e que entregava um desempenho razoável na época.

Usei esse processador até 2017, quando saiu os Ryzen, e caramba, foi um salto de desempenho realmente, mas o FX "serviu" bem.
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.471
Reações
9.693
Pontos
1.434
Como um ex-dono de um guerreiro FX-6300 eu me sinto pessoalmente atacado :kgrr
Idem! Meu FX6300 rendeu boas diversões pelo preço que me custou (comprei usado por uma merreca)
O bicho era ruim de IPC, ruim de OC, esquentava pra c***lho, enfim, famosa bomba. Mas eu tinha um carinho especial por ele. Quase 1.5v pra subir o clock a níveis aceitáveis :klolwtf, ainda tinha duas ventoinhas direto no VRM da placa mãe pra não fritar tudo, bons tempos. Gargalava até uma RX460.
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.995
Reações
31.291
Pontos
1.753
Será q teve alguma arquitetura em sua época q foi pior q esses FX? Sei q os pentium 4 uma época la tomavam pau dos Atlhon xp. Mas não acredito q eles eram tão ruins assim! Falavam q esses FX tinha 8 núcleos, que os jogos iam se beneficiar. Era muito cedo pra arriscar em paralelismo como está acontecendo agora!
os k6 eram bem ruins em comparação com os pentiums também. eram baratos, mas aí existia celeron que vc comprava o de 266mhz e mandava pra 466mhz lol
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.954
Pontos
1.474
Será q teve alguma arquitetura em sua época q foi pior q esses FX? Sei q os pentium 4 uma época la tomavam pau dos Atlhon xp. Mas não acredito q eles eram tão ruins assim! Falavam q esses FX tinha 8 núcleos, que os jogos iam se beneficiar. Era muito cedo pra arriscar em paralelismo como está acontecendo agora!
Pelo ipc, era tipo metade dos icores. Então acho que foi a maior diferença. Eu não sei como funcionava direito essa arquitetura porque não eram de fato 8 cores e sim 8 módulos.
 

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.014
Reações
23.085
Pontos
1.364
Será q teve alguma arquitetura em sua época q foi pior q esses FX? Sei q os pentium 4 uma época la tomavam pau dos Atlhon xp. Mas não acredito q eles eram tão ruins assim! Falavam q esses FX tinha 8 núcleos, que os jogos iam se beneficiar. Era muito cedo pra arriscar em paralelismo como está acontecendo agora!

O FPU era compartilhado no cluster de dois cores e isso prejudicava a performance. O Ryzen em termos grosseiros é o conceito de modularidade do Bulldozer feito de maneira certa.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.134
Reações
172.554
Pontos
1.714
os k6 eram bem ruins em comparação com os pentiums também. eram baratos, mas aí existia celeron que vc comprava o de 266mhz e mandava pra 466mhz lol

Ei Ei Ei, não vou tolerar essa maledicência com o meu K6 fuderoso :obrigue

Bons momentos jogando GBA a 10fps já com os hack de frameskip tudo ligado e jogando do jeito que dava jogo 3D via software (porque a GPU era uma Cirrus Logic HUE) quando o 3D Now calhava de funcionar :klol :klol :klol
 

Evil AuRoN

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.284
Reações
3.789
Pontos
1.079
Sempre achei a FX ruim mesmo quando novo, eu era basicamente fanboy da AMD durante a época dos K7 e K8, tive até o Phenom X3 devidamente desbloqueando o quarto core :kcool depois disso migrei para intel e fiquei por lá até a oitava gen, depois o filho prodigo volta a casa com um Ryzen 5 3600XT. Por hora pretendo continuar na AMD, mas preciso ver como vai ser a briga nas plataformas DDR5, Alder Lake parece vir fuderoso :kkong
 

tonyr2d2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.647
Reações
23.729
Pontos
1.474
Na verdade é muito de comemorar de como a AMD conseguiu dar a volta por cima.

Quase conseguiu nas VGAs, tá por pouco. Problemas maiores que eu vejo são os drivers e conseguir achar pra comprar.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.279
Reações
49.973
Pontos
1.304
Qual era a arquitetura dos Phenom? Era uma m**** também, tive um Phenom X2 965 BE com 800 cores, 1600 threads a 20ghz e um core2quad dava pau, me arrependi muito de ter pego na época.

Sent from my M2102J20SG using Tapatalk
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.272
Reações
175.719
Pontos
2.234
Qual era a arquitetura dos Phenom? Era uma m**** também, tive um Phenom X2 965 BE com 800 cores, 1600 threads a 20ghz e um core2quad dava pau, me arrependi muito de ter pego na época.

Sent from my M2102J20SG using Tapatalk

K10.

Mas era só 4C/4T a 3..4Ghz, seu exagerado do c***lho.

:klol
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
AMDistas ainda vão tentar contestar e falar que não foi tão ruim assim não...

Meu pai, AMDeiro hardcore, me passou a FX-8350 dele e a RX 560 pra mim.

Não posso reclamar e me considero a exceção da exceção, mas eu imagino que muita gente teve dor de cabeça até as últimas e não culpo ninguém por isso.

Graças ao FX, agora posso começar a fazer minha migração do Windoze 10 pro Arch Linux e pro Android-x86. Coisa que era sofrida de fazer no meu Athlon II x4 640 e nem usar o Android-x86 conseguia por erro de placa mãe. :klolz

Creio que daqui alguns anos eu estarei só usando o WIndows pelo Game Pass, com MUITA sorte, até lá tenho grana pra comprar um Kit Ryzen 7.

OBS: Não to zoando.
 

Yon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.298
Reações
1.589
Pontos
614
Qual era a arquitetura dos Phenom? Era uma m**** também, tive um Phenom X2 965 BE com 800 cores, 1600 threads a 20ghz e um core2quad dava pau, me arrependi muito de ter pego na época.

Sent from my M2102J20SG using Tapatalk
Impressão sua.. Eram fodas!

Eram mais eficientes que os primeiros FX, inclusive :klol
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.419
Reações
34.507
Pontos
1.354
Impressão sua.. Eram fodas!

Eram mais eficientes que os primeiros FX, inclusive :klol
Eu tive um phenom x4 955 e era um processador foda pra mim, rodava o crysis no ultra em 45 fps com a gtx580.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.279
Reações
49.973
Pontos
1.304
Impressão sua.. Eram fodas!

Eram mais eficientes que os primeiros FX, inclusive :klol

Então eu fui premiado, porque eu tinha um com uma HD 7850 que peidava em um monte de jogo, peguei a GPU e coloquei em um core2quad de um amigo e a diferença foi brutal em jogos.
 

Yon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.298
Reações
1.589
Pontos
614
Achei a informação, era um Phenom II X2 555 Black Edition. Ele era na verdade um X4 B55 com os núcleos desativados. Era ir na placa mãe e habilitar. E era sustentável, lembro-me que ele só perdia a configuração caso houvesse queda de energia por exemplo.

E ainda subia overclock até mais ou menos 3.7 Ghz, sendo originalmente 3.2 Ghz. Acredito que dava pra subir mais se tivesse algum cooler melhor.

Curiosamente eu dei esse computador pra minha irmã e ela usa até hoje. Como só usa pra internet, ela acha a performance boa, visto que o PC tem 16 GB de RAM.

Eu tinha uma placa mãe am3 aqui, peguei um Phenomzinho II x4 925, 70 contos no aliexpress.. ele é 2.8ghz, Subi pra 3.5ghz, 8gb de ram, SSD 128gb chinesinho, uma 9800GT que tinha na gaveta.. E uso de segundo PC e pra emular até Saturn/Dreamcast e arcade.. Funciona muito bem pro básico ainda!
 
Topo Fundo