Assim, vamos olhar um jogo de 2001 feito para o lançamento dos consoles de nova geração
Batman Vengeance
produtor: Ubisoft
Motor: Engine desenvolvida pelo time Rayman
Lançamento:
15 outubro 2001 para Ps2
18 novembro 2001 para GC (lançamento americano do Cube)
vendeu bem a ponto de sustentar uma continuação.
Review da imprensa feito em 13 dezembro.
''Embora o recorte e os ângulos de câmera ruins sejam uma preocupação, especialmente em espaços apertados, os gráficos são fluidos e dramaticamente iluminados, proporcionando uma experiência cinematográfica geral.
A versão GameCube de Vengeance garante a compra em relação ao PS2 original porque tem visto melhorias significativas na fluidez. A porta GCN roda a 60 quadros por segundo com raras quedas para 30 em alguns níveis escassos, onde o PS2 roda a 30 e às vezes abaixo. Além disso, o título do GameCube apresenta algumas animações adicionais que não estavam na versão anterior. Então, por exemplo, quando o Batman libera uma carga sobre um objeto, os jogadores verão uma nova animação de mão que na verdade o mostra pressionando o botão explodir. Infelizmente, o Vengeance não funciona no modo de varredura progressiva para aqueles com HDTVs.
Mas mesmo com algumas deficiências, Batman Vengeance para GameCube ainda é uma experiência satisfatória. Posso facilmente recomendá-lo como uma compra para todos que gostaram da série de desenhos animados ou para aqueles que estão apenas procurando uma aventura de ação direta com alguns visuais bonitos. No mínimo, alugue-o e veja se é certo para você''
Review do xbox
Embora não sem sua cota de falhas, Batman: Vengeance para PlayStation 2 foi o melhor jogo do Batman em anos, e agora chegou também para Xbox e GameCube. O jogo é essencialmente uma versão direta com apenas alguns pequenos aprimoramentos, a maioria dos quais são gráficos (portanto, você encontrará esta análise muito parecida com as das outras versões). Embora não haja nada aqui que justifique pegar esta versão se você já possui as edições do PlayStation 2 ou GameCube, a versão do Xbox ligeiramente ultrapassa seus irmãos
No final, Batman: Vengeance teve sucesso no que se propôs a fazer - coloca você no papel de Batman. Todos os principais aspectos do personagem são apresentados de alguma forma no jogo. Aqueles que procuram por esse tipo de experiência devem ficar satisfeitos, mas os jogadores mais experientes podem não apreciar o tributo da mesma forma. Basta dizer que ele não está competindo com jogos como Devil May Cry e Metal Gear Solid 2, está competindo contra o Homem-Aranha e o Superman e, nesse cenário, se sai muito bem. Batman: Vengeance pode não ser um dos melhores do ano no geral, mas é um daqueles pássaros incrivelmente raros conhecidos como um bom jogo licenciado e, esperançosamente, marca o fim do que foi, até agora, uma tendência decepcionante nos jogos do Batman
Existem apenas algumas áreas onde a versão do Xbox é diferente das edições do PlayStation 2 e GameCube. Tem uma certa nitidez gráfica que o torna o mais bonito das três versões, e o controle é tão bom ou ligeiramente melhor do que no PlayStation 2. E essas são as únicas diferenças que você notará. As três versões são bastante idênticas, mas os pequenos gráficos e melhorias de controle fazem com que a edição Xbox do jogo ganhe por um nariz. Se você está procurando a melhor versão de Batman: Vengeance, é isso.
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Agora nos tempos modernos, decidi investigar esse jogo, muito que ele faça 60fps enquanto a do PS2 é de 30fps.
Eis os motivos:
Obs: AS IMAGENS SÃOMERAMENTE ILUSTRATIVAS
o preto na versão ps2 é preto também não é cinza não
Redução e corte do especular na capa do batman, não que não haja o especular mas ele só aparece em alguns níveis e momentos, como cutscenes.
Simplificação dos modelos de luz e sombra
Cortes de animações ( e no Review o cara me aponta um suposto ganho de animação como vantagem)
Ao longo do jogo há computadores, com informações, animadas ausentes como por exemplo no Mr Freeze, também há na cena abaixo cortes na iluminação e as transparência nessa fase são muito ruins
foi removido também o bloom dos gelos nessa fase.
vemos simplificação d efeitos também aqui, as iluminação dos raios não ilumina apesar das centelhas estarem lá
Mas eu tenho de admitir na maior parte o jogo é 90% igual, apesar de ser mais escuro no GC, o jogo ainda se ver como sendo o mesmo, no geral os cortes por valer o frame rate por ele ganho. Acredito que isso ocorreu devido uma diretriz da Nintendo of america, ao ver que a cpu principal do GC é mais poderosa que a cpu principal do PS2 (principal, pois no ps2 há as unidades auxiliares vu1 e vu0 que se soma a Main) optou por mirar os 60fps na maioria dos jogos da primeira leva leva, ainda que eles precisassem de um redesign em alguns casos.