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[Semana 41] famistu sales: Estreias de Demon Slayer, IM@S e Monark (jrpg, não o maconheiro) no japão , Xbox Series cresce

DarkVoid

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Segundo colocaram no Gematsu, Demon Slayer ficou:
PS4 - vendeu entre 40%~60%
PS5 - vendeu na casa dos 40%


Não é um Sellthrough excelente, mas se for perto dos 60% não é ruim, especialmente com a questão das vendas digitais.
 

DarkVoid

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Acho que a questão é que uma franquia que em 2 anos fez quase 9B de dólares em tudo que colocou o nome, não se sair bem lançando um jogo no pais onde ela "manda" é meio "estranho", quase tudo que tem Demon Slayer no nome esgotava em um instante.
 

@_@

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Acho que a questão é que uma franquia que em 2 anos fez quase 9B de dólares em tudo que colocou o nome, não se sair bem lançando um jogo no pais onde ela "manda" é meio "estranho", quase tudo que tem Demon Slayer no nome esgotava em um instante.

A questão é que é isso que o mercado vende, não dá para produtora jogar 600 mil unidades no Japão porque vai ficar quase tudo nas prateleiras, um lote de 200 mil unidades é grande para os padrões atuais.

Só lembre que Japão não é mais referência de vendas, Ultimate Storm começou com menos que isso e foi vender mais de 5 milhões e é quase top 3 da geração de jogos de luta em termos de venda.
 

renbh

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Sucesso absoluto. :klol

Para lançamento no PS4? Sem duvida foi um sucesso, vão vender tudo que mandaram a preço cheio.

O que você sugeriu é que é fora de escala, os caras teriam que ter um irreal ST de 100% para não ser um fracasso, isso é surreal. Tem que reduzir sua expectativa porque games não vendem o que vocês acham que vendem.
 


@_@

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Para lançamento no PS4? Sem duvida foi um sucesso, vão vender tudo que mandaram a preço cheio.

O que você sugeriu é que é fora de escala, os caras teriam que ter um irreal ST de 100% para não ser um fracasso, isso é surreal. Tem que reduzir sua expectativa porque games não vendem o que vocês acham que vendem.
O jogo está em sale no Japão como eu já disse aqui desde o fds, acho que vendeu tanto que estão fazendo caridade agora.

E sim, é fora de escala a IP mais popular do Japão vender mais que Tsukihime, talvez a demanda fosse maior e não mandariam um shipment ridículo (que não vão conseguir vender tão cedo) se tivessem pra quem vender o jogo. Preciso salvar isso no bloco de notas pra não ter que ficar reescrevendo.

Pior que o flop tem gerado uns trocadilhos engraçados em foruns japoneses como Mugen Ressha-hen que é o nome do filme (trem infinito) virando Mugen Zaiko-hen (estoque infinito). :klol
 

Kobaia

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Para lançamento no PS4? Sem duvida foi um sucesso, vão vender tudo que mandaram a preço cheio.

O que você sugeriu é que é fora de escala, os caras teriam que ter um irreal ST de 100% para não ser um fracasso, isso é surreal. Tem que reduzir sua expectativa porque games não vendem o que vocês acham que vendem.

Pela quantidade de marketing em cima do jogo acho que esperavam que vendessem mais mesmo.
Além dos comerciais e spots do jogo, todos os de line-up do PlayStation tem Kimetsu como destaque, ao lado de Spider, GoW e Tsushima.

Era a franquia que mais tinha potencial pra melhorar a situação das vendas de Software no país, que poderia trazer um pouco de público novo pra plataforma que tem dificuldade de conquistar as novas gerações. Fica um gosto ruim de que oportunidade perdida...

Como a série ainda não acabou, ainda tem tempo, mas não muito, porque o mangá já finalizou. Outra chance como essa vai ser muito difícil de aparecer tão cedo.
 

renbh

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O jogo está em sale no Japão como eu já disse aqui desde o fds, acho que vendeu tanto que estão fazendo caridade agora.

E sim, é fora de escala a IP mais popular do Japão vender mais que Tsukihime, talvez a demanda fosse maior e não mandariam um shipment ridículo (que não vão conseguir vender tão cedo) se tivessem pra quem vender o jogo. Preciso salvar isso no bloco de notas pra não ter que ficar reescrevendo.

Pior que o flop tem gerado uns trocadilhos engraçados em foruns japoneses como Mugen Ressha-hen que é o nome do filme (trem infinito) virando Mugen Zaiko-hen (estoque infinito). :klol

:klolz

Um bando de manjador de fórum, os caras querem entender mais de mercado de quem vende os mesmos jogos a mais de 10 anos, é a maravilha da internet e os especialistas tudo.

Você não falou que tem que olhar números? Pois é, estão aí. Vai querer me convencer de que? De que acha 92 mil é flop, mas 150 mil é mega sucesso? Se os caras tivessem obtido um ridiculo sellthrough de 100% (sei lá se o PS4 conseguiu isso em algum game), se os caras tivessem vendido todas as cópias (e sem sale, estamos falando de mídia física a U$ 78) você ainda estaria aqui falando que o jogo foi um floP.

Então me diga? Quando é que vai ser um sucesso? Quando os caras fizerem milagre da multiplicação de disco e venderem o dobro que produziram? :kzonzo
 

renbh

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Pela quantidade de marketing em cima do jogo acho que esperavam que vendessem mais mesmo.
Além dos comerciais e spots do jogo, todos os de line-up do PlayStation tem Kimetsu como destaque, ao lado de Spider, GoW e Tsushima.

Era a franquia que mais tinha potencial pra melhorar a situação das vendas de Software no país, que poderia trazer um pouco de público novo pra plataforma que tem dificuldade de conquistar as novas gerações. Fica um gosto ruim de que oportunidade perdida...

Como a série ainda não acabou, ainda tem tempo, mas não muito, porque o mangá já finalizou. Outra chance como essa vai ser muito difícil de aparecer tão cedo.

A produtora não esperava isso, tanto que produziu um lote pequeno que vai atender a demanda do mercado.

A expectativa vem da galera de fórum, que projeta sucesso em manga/anime como sucesso em games e isso não vem acontecendo no mercado japonês a algum tempo. Sucesso, neste caso especifico, tem mais a ver com gênero que franquia, o que, convenhamos, não é diferente daqui, nomes fortes como Vingadores não seguram games com propostas fora do que a galera quer consumir.

Óbvio que nu Eros estão incompletos, mas os primeiros que foram liberados indicam que a Namco está trilhando o caminho que vem fazendo a algum tempo, com muito sucesso diga-se de passagem. Por isso não me preocupo, assim como não me preocupei com os primeiros números de vendas de Tales of Arise no Japão, minha expectativa para consoles de mesa neste mercado ė bem modesta.
 

pavomba

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Opa, espere aí, o meu argumento não é para falar que Demon Slayer não tem impacto, mas para dizer que não tem MAIS impacto que Naruto e One Piece, estas franquias são mais valiosas e a penetração é maior, isso é um número.

Então hype no personagem você tem nas três franquias, é natural que você espere vendas semelhantes em jogos semelhantes que foi o que aconteceu. Com base nisso não há flop, a não ser que exista um número que mostre que o sellthrough tenha sido ruim, neste caso, no ponto de vista da produtora, foi um flop, independente da situação do mercado (porque no final, para a saude da franquia, é a opinião dela que importa).
Você está comparando impacto global a local, Naruto e One Piece são famosos mundialmente mais do que Kimetsu, enquanto esse é o boom local surpresa que superou esses dois com folga em tudo lá, a expectativa era de que o jogo fosse uma das maiores estreias do ano.
 

Kobaia

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A produtora não esperava isso, tanto que produziu um lote pequeno que vai atender a demanda do mercado.

A expectativa vem da galera de fórum, que projeta sucesso em manga/anime como sucesso em games e isso não vem acontecendo no mercado japonês a algum tempo. Sucesso, neste caso especifico, tem mais a ver com gênero que franquia, o que, convenhamos, não é diferente daqui, nomes fortes como Vingadores não seguram games com propostas fora do que a galera quer consumir.

Óbvio que nu Eros estão incompletos, mas os primeiros que foram liberados indicam que a Namco está trilhando o caminho que vem fazendo a algum tempo, com muito sucesso diga-se de passagem. Por isso não me preocupo, assim como não me preocupei com os primeiros números de vendas de Tales of Arise no Japão, minha expectativa para consoles de mesa neste mercado ė bem modesta.

Não discordo. Jogo de luta tem dessas coisas mesmo, e não é a força do anime que vai fazer milagre.

Mas eu ainda acho que no Switch venderia pelo menos umas 3 vezes mais...
Smash mesmo faz muito sucesso com a molecada que nem conhece a maior parte do rooster do jogo. Obviamente não todo mundo, mas vejo pelo menos jma parte dessas pessoas comprando esse Kimetsu também.
 

KingMaster80

Bam-bam-bam
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Alguém consegue me explicar o porque dessa explosão do demon slayer? Assisti o anime e achei a história mediana. Foi unicamente porque é bonito? A animação realmente é muito boa, se for isso, a receita pro sucesso é só fazer algo com boa animação, história nem precisa ser boa.
 

Trezoitao38

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Alguém consegue me explicar o porque dessa explosão do demon slayer? Assisti o anime e achei a história mediana. Foi unicamente porque é bonito? A animação realmente é muito boa, se for isso, a receita pro sucesso é só fazer algo com boa animação, história nem precisa ser boa.

Não acho a história tão mediana assim. É um anime que se faz de bobo a princípio, os personagens são apresentados como unidimensionais mas vão ganhando densidade ao longo da narrativa. Não deve ser o primeiro mangá/anime que fez isso no Japão, principalmente os de sucesso.
 

holandeses

Supra-sumo
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Playstation está em um péssimo momento pra vender software no Japão pois o PS4 está em fim de ciclo e não sei o que o pessoal do PS5 está fazendo com seus aparelhos, pq a venda de games está simplesmente ridícula na plataforma.

PlayStation 5 mal têm games bons para o público Ocidental imaginar para os Japoneses já que o PlayStation 5 que possui o menor atrativo para Japão entre consoles da Sony

simplesmente não têm nada de exclusivo no PlayStation 5 que agrada o público Japonês
 

Kobaia

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Alguém consegue me explicar o porque dessa explosão do demon slayer? Assisti o anime e achei a história mediana. Foi unicamente porque é bonito? A animação realmente é muito boa, se for isso, a receita pro sucesso é só fazer algo com boa animação, história nem precisa ser boa.

Acho curioso que Kimetsu tenha estourado entre as crianças quando o anime é até bem violento rs. A série passa bem tarde na TV aberta por conta disso.
No Japão é de 12 pra cima (o jogo é 15+), mas tem muitas crianças abaixo de 10 que assistiram o anime, eu acho que a Netflix ajudou muito as pessoas terem mais acesso.

Do que eu vejo, a maior diferença de Kimetsu pos outros animes de sucesso é a presença maior do publico feminino assistindo o anime. Tem boas personagens femininas fortes na Nezuko e na Shinobu que cativam as meninas.
E também os kimonos terem essas estampas espalhafatosas ajudam muito os produtos relacionados, sendo facilmente reconhecidos, que ajudam a reforçar a presença da série no dia-a-dia das pessoas. É dificil andar na rua e não ver o xadrez verde-e-preto do Tanjiro ou o rosa com os fractais da Nezuko ou então o branco da Shinobu, seja em máscaras, roupas ou bolsas.
 

renbh

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Você está comparando impacto global a local, Naruto e One Piece são famosos mundialmente mais do que Kimetsu, enquanto esse é o boom local surpresa que superou esses dois com folga em tudo lá, a expectativa era de que o jogo fosse uma das maiores estreias do ano.

Mas estou falando da época em que os jogos do Naruto e One Piece sairam no Japão, não eram franquias menores por lá, pelo contrário, eram nomes consolidados com um hype bem mais represado.

Ao meu ver faz mais sentido pensar em uma venda semelhante a este caso que uma explosão que não foi vista antes. Tanto que a expectativa da produtora foi bem mais pé no chão, com um lote bem condizendo com que ela consegue vender deste tipo de game e com o que foi a realidade.
 

renbh

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Não discordo. Jogo de luta tem dessas coisas mesmo, e não é a força do anime que vai fazer milagre.

Mas eu ainda acho que no Switch venderia pelo menos umas 3 vezes mais...
Smash mesmo faz muito sucesso com a molecada que nem conhece a maior parte do rooster do jogo. Obviamente não todo mundo, mas vejo pelo menos jma parte dessas pessoas comprando esse Kimetsu também.

Para este jogo específico acho que não faria tanta diferença comparado ao que o genero vende com nomes famosos de anime. Isso porque não é um jogo que brilha em portateis como um Yokai Watch pode brilhar, por exemplo. Provavelmente venderia mais, até pela base, mas não significativo o suficiente para justificar um esforço de produção agora (acho que vai rolar port ou abordagem diferente).

A Namcom trabalha muito bem a distribuição de lotes a nível mundial, não é surpresa ter aumento constante de rendas nos últimos anos e ter uma rentabilidade bem saudável (lembrando que, aqui, não falo apenas de games).

Para você ter uma ideia, em ano de pandemia onde todo mundo vendeu um monte, ela vendeu cerca de 42 milhões de games. No Japão eles lançaram 44 games e venderam 3,4 milhões de cópias, nas américas lançaram 25 e venderam 16,2 milhões de unidades. Em suma, mesmo com personagens famosos, o mercado japonês simplesmente não é prioritário, a Namco ganha lá mais em quantidade de titulos que vendas individuais de cada um deles. Acho que já se acostumaram com esta dinamica e não tem expectativa (nem extrema necessidade} que fuja disso.

Só lembrando novamente que esta é uma análise de numeros de mercado, qualidade por qualidade, acho Demon Slayer um dos melhores animes já feitos no Japão, realmente curto bastante.
 

pavomba

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Mas estou falando da época em que os jogos do Naruto e One Piece sairam no Japão, não eram franquias menores por lá, pelo contrário, eram nomes consolidados com um hype bem mais represado.

Ao meu ver faz mais sentido pensar em uma venda semelhante a este caso que uma explosão que não foi vista antes. Tanto que a expectativa da produtora foi bem mais pé no chão, com um lote bem condizendo com que ela consegue vender deste tipo de game e com o que foi a realidade.
Você tem um ponto, só que Naruto mesmo eu diria que há anos é uma franquia que o mercado externo pegou maior share até proporcional, enquanto One Piece que realmente era grande no Japão, embora o Pirate Warriors 4 no PS4 tenha vendido 76K mas ainda tinha versão Switch nos 61,5K, Kimetsu está justamente na fase a flor da pele que One Piece estava lá entre 2010-2013 batendo recorde mundial de venda de leitura, então a expectativa era maior.
Isso pode ser duas coisas 1) Playstation não somente o 5, mas também o 4, está tendo mal attach rate fisico há anos 2) o momentum dessas séries antigas já passou e por isso que as vendas foram menores.
 
Ultima Edição:

IuriXtremeSilver

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Para este jogo específico acho que não faria tanta diferença comparado ao que o genero vende com nomes famosos de anime. Isso porque não é um jogo que brilha em portateis como um Yokai Watch pode brilhar, por exemplo. Provavelmente venderia mais, até pela base, mas não significativo o suficiente para justificar um esforço de produção agora (acho que vai rolar port ou abordagem diferente).

A Namcom trabalha muito bem a distribuição de lotes a nível mundial, não é surpresa ter aumento constante de rendas nos últimos anos e ter uma rentabilidade bem saudável (lembrando que, aqui, não falo apenas de games).

Para você ter uma ideia, em ano de pandemia onde todo mundo vendeu um monte, ela vendeu cerca de 42 milhões de games. No Japão eles lançaram 44 games e venderam 3,4 milhões de cópias, nas américas lançaram 25 e venderam 16,2 milhões de unidades. Em suma, mesmo com personagens famosos, o mercado japonês simplesmente não é prioritário, a Namco ganha lá mais em quantidade de titulos que vendas individuais de cada um deles. Acho que já se acostumaram com esta dinamica e não tem expectativa (nem extrema necessidade} que fuja disso.

Só lembrando novamente que esta é uma análise de numeros de mercado, qualidade por qualidade, acho Demon Slayer um dos melhores animes já feitos no Japão, realmente curto bastante.

Se rolar um port, será justamente porque as vendas foram bem abaixo das expectativas e será pra correr atrás da grana deixada de lado ,mas é meio dificil quando a própria recepção boca a boca é fraca pra algo a longo prazo, diferente de FighterZ ou Xenoverse2

Tu citou a Namco..e é o ponto, ela que deveria ter sido a editora do jogo, podia ter continuando nas mesmas plataformas (só ps aí) que tenho certeza que teriam vendido pelo menos 150mil só no PS.
 

renbh

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Se rolar um port, será justamente porque as vendas foram bem abaixo das expectativas e será pra correr atrás da grana deixada de lado ,mas é meio dificil quando a própria recepção boca a boca é fraca pra algo a longo prazo, diferente de FighterZ ou Xenoverse2

É padrão, aconteceu isso com outros jogos e as vendas globais de PS4 foram altas, Switch é mais um extra que salvador.

Em suma, portar vale porque o custo é pequeno, mas não vale a pena afetar a produção no PS4 que ainda é plataforma-alvo para este game. Se Switch vendesse mais que Playstation eles fariam primeiro para o console Nintendo e depois portariam. Ninguém privilegia quem vende menos, a não ser se for pago por isso.
 

IuriXtremeSilver

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Considerando que não comentou sobre o que disse da Bandai Namco que deveria ser a editora, imagino que concorda que a mesma teria comercializado o jogo melhor (até por está habituada com produtos licenciados de animes de sucesso).

Em suma, portar vale porque o custo é pequeno, mas não vale a pena afetar a produção no PS4 que ainda é plataforma-alvo para este game. Se Switch vendesse mais que Playstation eles fariam primeiro para o console Nintendo e depois portariam. Ninguém privilegia quem vende menos, a não ser se for pago por isso.

Mas o Switch já vende mais que o PS, tanto software, quando hardware(e to falando só de Third Party), já é a atual realidade do mercado japonês,

Enfim, a SEGA já afetou a versão do Switch que claramente devia ser a plataforma alvo de Sonic Colors e ter tido alguma atenção e não um trabalho porco rushado(sem surpresas a versão do Switch foi a mais vendida no ocidente) sendo a mais bugada e claramente se criou um markerting ruim pouco antes do game sair(que sim afetou as vendas pra ter PR sobre corrigir os problemas)..se é pra boostar pelo menos 50% das vendas vale a pena sim, e é o que justamente os crossgen estão fazendo agora, só olhar games que originalmente anunciado apenas pra PS5 ou Series/PS5/PC recebendo anuncio de versões da ps4/one, empresas abrindo mão das plataformas alvo originais pra expandir as vendas.


Decisões erradas acontecem e a Level 5 é que mais entende seus erros de transição de 3DS para o Switch , existes acertos, existes falhas ( da Nintendo que acabam sendo escondido quando outros jogos vendem absurdos, mas eles tem..e até gostaria de falar mais deles), SEGA soube bem capitalizar o segmento de PC (que é um dos que mais dá lucro na Sega gaming,senão o maior, fora do mercado mobile).

Demon Slayer ignorando uma plataforma que vende bem jogos arena 3D de anime tanto no japão quanto no ocidente..é um deles
 

Kobaia

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Para este jogo específico acho que não faria tanta diferença comparado ao que o genero vende com nomes famosos de anime. Isso porque não é um jogo que brilha em portateis como um Yokai Watch pode brilhar, por exemplo. Provavelmente venderia mais, até pela base, mas não significativo o suficiente para justificar um esforço de produção agora (acho que vai rolar port ou abordagem diferente).

A Namcom trabalha muito bem a distribuição de lotes a nível mundial, não é surpresa ter aumento constante de rendas nos últimos anos e ter uma rentabilidade bem saudável (lembrando que, aqui, não falo apenas de games).

Para você ter uma ideia, em ano de pandemia onde todo mundo vendeu um monte, ela vendeu cerca de 42 milhões de games. No Japão eles lançaram 44 games e venderam 3,4 milhões de cópias, nas américas lançaram 25 e venderam 16,2 milhões de unidades. Em suma, mesmo com personagens famosos, o mercado japonês simplesmente não é prioritário, a Namco ganha lá mais em quantidade de titulos que vendas individuais de cada um deles. Acho que já se acostumaram com esta dinamica e não tem expectativa (nem extrema necessidade} que fuja disso.

Só lembrando novamente que esta é uma análise de numeros de mercado, qualidade por qualidade, acho Demon Slayer um dos melhores animes já feitos no Japão, realmente curto bastante.

A questão é que Kimetsu tem um público que foge um pouco do padrão que assiste esses animes, principalmente os da revista Jump. Fica difícil cravar qualquer coisa, pois não tem muito precedente parecido pra comparar.
Mas vendo como tudo quanto é produto tá vendendo horrores, não fica difícil imaginar o jogo vendendo acima da média do gênero se tivesse no Switch. Mesmo sabendo que uma galera ia encostar o jogo depois.

Provavelmente nunca saberemos, já que a franquia pertence à Sony.
 

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Na verdade citei a Namco por causa da cartilha, este jogo tem publisher diferente, mas segue certinho o que a Namco faz, o que é natural, afinal é um game de lute em arena 3D feito pela Cyberconnect assim como Naruto.

A cartilha da Namco é reduzir lote no Japão, vender lá suas 80 a 90 mil unidades e focar em lançamento global, algo que deu muito certo no passado, afinal o ultimo game vendeu mais de 5 milhões de cópias sem depender de Switch, que por sua vez vendeu menos de 10 mil unidades na estreia de seu port com um sellthrough de cerca de 30% (não é um tipo de game que a galera de portátil consome a rodo).

Então não vejo muito motivo para questão, o padrão de vendas no Japão para game do genero se manteve, a produtora atendeu sem desperdiçar recursos e o que vai definir sucesso são as vendas no ocidente (que foram cerca de 93% das vendas no lançamento do Naruto 4), para tal vai depender de elementos como desgaste dos games da Cyberconnect e a força da franquia globalmente.

Em suma, se fosse para atender Switch especificamente no Japão, acho que o ideal seria fazer um tipo de game diferente, talvez com mais mini game e mais sim, mais focado nos personagens que nas lutas, por exemplo.
 
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