O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Phil Spencer defende o uso de emuladores para preservar o legado indústria de games (de maneira 100% legal)

Mr Bones

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
15.212
Reações
16.392
Pontos
1.544
De certa forma já existe. Os jogos de XBOG e X360 são de certa forma "emulados" no Xone ou Series.

Por mais que possa parecer mentira de papagaio...a única empresa que investe alguma coisa em preservação de legado é a Microsoft. Ver como os jogos antigos rodam em um xbox series é anos luz a frente de qualquer coisa que a Nintendo ou Sony oferecem. Fica muito bom.

Sem contar que tu baixa retroarch na windows store e instala no seu series numa boa...sem nem precisar pagar o dev mode.
Esta solução atual da Microsoft esta bem longe de ser uma emulador. Óbvio que foi feito de uma maneira bem melhor que Sony e Nintendo. Mas é feita jogo a jogo, com alteração do código do jogo para funcionar. Dai a inviabilidade tecnica a longo prazo e ter a liberação da soft para entrar na retro .

Dai que eu acho que eles deveriam disponibilizar um emulador para vc jogar seus jogos. Nao para vender na loja. Para as pessoas que tem os jogos em disco ou comprou uma cópia digital. O que ja acontece hoje. Mesmo o jogo sendo retirado da loja, para quem comprou fica possível acessar o jogo jos servidores.

Mesma coisa o fps boost e auto hdr. Ėfeita jogo a jogo, com mudancas no codigo fonte do jogo. Dai ser dificil implementar para todos os jogos, pois precisa que a soft queira fazer estas mudancas, pois demanda tempo e esforco.

Dai eu ja acho perca de tempo. Este tempo e energia deveriam ser gasto para fazer novos jogos e investir na melhorias do dev kit e engines para ter jogos top tecnicamente. Minha opiniao pessoal.

Ja um emulador universal, que roda todos os jogos sem precisar alterar código do jogo seria outra coisa. Mas nao vejo Pinoquio Sperança fazer algo desse tipo. Vejo como outra iniciativa so para falar o que pessoal quer ouvir. Depois eles descontinuam....agora foi a retro. Logo mais sera o fps bost. Pois demanda muito esforço e tem que ser feito jogo a jogo, testar cada jogos, etc...

Mas obvio, é uma iniciativa louvável. Mas longe de ser o que ele esta falando na entrevista.
 

:Fofo:

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.357
Reações
18.197
Pontos
503
E tem outro jeito de preservar o legado sem ser por emuladores?
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.566
Reações
78.598
Pontos
1.839
Esta solução atual da Microsoft esta bem longe de ser uma emulador. Óbvio que foi feito de uma maneira bem melhor que Sony e Nintendo. Mas é feita jogo a jogo, com alteração do código do jogo para funcionar. Dai a inviabilidade tecnica a longo prazo e ter a liberação da soft para entrar na retro .

Dai que eu acho que eles deveriam disponibilizar um emulador para vc jogar seus jogos. Nao para vender na loja. Para as pessoas que tem os jogos em disco ou comprou uma cópia digital. O que ja acontece hoje. Mesmo o jogo sendo retirado da loja, para quem comprou fica possível acessar o jogo jos servidores.

Mesma coisa o fps boost e auto hdr. Ėfeita jogo a jogo, com mudancas no codigo fonte do jogo. Dai ser dificil implementar para todos os jogos, pois precisa que a soft queira fazer estas mudancas, pois demanda tempo e esforco.

Dai eu ja acho perca de tempo. Este tempo e energia deveriam ser gasto para fazer novos jogos e investir na melhorias do dev kit e engines para ter jogos top tecnicamente. Minha opiniao pessoal.

Ja um emulador universal, que roda todos os jogos sem precisar alterar código do jogo seria outra coisa. Mas nao vejo Pinoquio Sperança fazer algo desse tipo. Vejo como outra iniciativa so para falar o que pessoal quer ouvir. Depois eles descontinuam....agora foi a retro. Logo mais sera o fps bost. Pois demanda muito esforço e tem que ser feito jogo a jogo, testar cada jogos, etc...

Mas obvio, é uma iniciativa louvável. Mas longe de ser o que ele esta falando na entrevista.

Pois eu acho exatamente o contrário: é um conceito de emulação superior.

Se você acompanhar a cena de emulação, vai perceber que jogos específicos de sistemas como PS2, PS3…não rodam mesmo existindo o emulador. As vezes temos alterações necessariasnas Roms, as vezes temos alterações no emulador para suportar determinados jogos…não é uma tarefa tão simples quanto emular os SNES da vida.

O que eles fizeram foi louvável: deram um tratamento jogo a jogo, e não apenas jogaram um emulador meia boca igual a Sony fez e mesmo sendo meia boca…um ou outro jogo apenas. Voce sequer pode usar seus discos antigos. Tem que comprar tudo de novo.

Sobre a emulação, segue o link onde os devs comentam sobre os detalhes e assumem ser uma emulação:

https://www.google.com.br/amp/s/www...x-one-x-back-compat-how-does-it-actually-work
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
16.927
Reações
41.245
Pontos
1.003
E tem outro jeito de preservar o legado sem ser por emuladores?
9e3d65d458.jpg

51f5PtFDFVL._AC_.jpg

8e140dcc1c.jpg
 


Dream of Mirrors

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.991
Reações
879
Pontos
1.099
o cara só tá imaginando um jeito de monetizar a emulação. como vcs se caem fácil. acham oq? o xbox vai vir com um zsnes no futuro?
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.566
Reações
78.598
Pontos
1.839
o cara só tá imaginando um jeito de monetizar a emulação. como vcs se caem fácil. acham oq? o xbox vai vir com um zsnes no futuro?

Ele disponibiliza de graça as versões emuladas de dezenas de jogos de XBOG e X360, que porventura você já tenha. É isso custa dinheiro. Não sai “do nada”.

Não precisa nem assinar a Live ou Gamepass…desculpa…ninguém tem uma proposta melhor e mais pro consumidor que a Microsoft nessa área. Ninguém.
 

terroso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.232
Reações
25.126
Pontos
803
Concordo com o Phil nessa, alias o XSS é o melhor retrobox que tem no mercado atualmente.
 

leandromede

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.360
Reações
19.752
Pontos
503
Na geração passada muita gente disse que a Sony ia acabar com o Xbox, toda a biblioteca do PS1 ao 5 em um console só.
Mas aí veio só a de PS4 e o discurso agora é de que quem gosta de jogo velho é caixista, a Sony sabe o que seu consumidor quer e muito mais o que ele não quer.
 

Dream of Mirrors

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.991
Reações
879
Pontos
1.099
Ele disponibiliza de graça as versões emuladas de dezenas de jogos de XBOG e X360, que porventura você já tenha. É isso custa dinheiro. Não sai “do nada”.

Não precisa nem assinar a Live ou Gamepass…desculpa…ninguém tem uma proposta melhor e mais pro consumidor que a Microsoft nessa área. Ninguém.

realmente, tu tem um ponto. a retro do xbox é tão orgânica e a par do sistema da época que nem parece emulação, a gente esquece. pensei em jogos mais antigos e de outras plataformas, tipo ports porcos com emulador em disco e serviços online com emulação quebrada.
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.526
Reações
56.848
Pontos
1.003
Eu tenho interesse em usar o Retroarch para jogar alguns jogos de Wii, mas sempre bate aquele receio de tomar ban. Fora que é meio confuso, ao menos de início.
 

Santeria

Bam-bam-bam
Mensagens
4.264
Reações
8.379
Pontos
353
ePSXe meu bom amigo. Obrigado por me proporcionar algo que a "mãe" não me proporciona : me deleitar com jogos de PS1.

Eu até compraria via PSN se a Sony lançasse os jogos de PS1 por um preço interessante, mas não.
 

Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
A emulação de PS1 e PS2 no PS4 é medonha. Não tem outra palavra para definir. Mas nem resolução escala. Serviço porco e sem vergonha para arrancar dinheiro fácil mesmo. Eu ganhei no Uncharted 4 aquele jack collection....deixei 5 minutos instalado. Uma vergonha. Mas nem em full screen ele é.

The Warriors falta mesmo na retro...mas poxa...esta semana lançaram 70 novos jogos...entre eles Max Payne 3...sensacional. Até FEAR e Conan liberaram.

Pra falar mal da retro do Xbox, tem que fazer melhor primeiro...e ninguém faz melhor.
Lembrei do Twisted Metal Black que comprei digital para o PS4, deve ter uns 4 anos que comprei e sempre dropo pois até a taxa de FPS cai.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.566
Reações
78.598
Pontos
1.839
Eu tenho interesse em usar o Retroarch para jogar alguns jogos de Wii, mas sempre bate aquele receio de tomar ban. Fora que é meio confuso, ao menos de início.

Eu não tentei, mas de acordo com esse vídeo parece fácil. Um colega aqui do fórum fez @Vaynard .

Nao acho que vá rolar ban não. O retroarch está disponível legalmente na Windows store.
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.526
Reações
56.848
Pontos
1.003
ePSXe meu bom amigo. Obrigado por me proporcionar algo que a "mãe" não me proporciona : me deleitar com jogos de PS1.

Eu até compraria via PSN se a Sony lançasse os jogos de PS1 por um preço interessante, mas não.
No meu caso, PS3. Tive PS1, PS2, pulei pro PS4 e agora PS5, então tem vários jogos interessantes perdidos no PS3 e que eu não tenho como jogar. E claro, eu não vou comprar um PS3 em 2021 pra jogar um jogo ou outro, mas seria interessante ela disponibilizar nos consoles atuais. E se não vai colocar retro, que pelo menos faça um remaster (o que já é zoado). É o mínimo. Jogos como Beyond: Two Souls, Heavy Rain e The Last of Us eu só joguei por causa de remasters.
 

Santeria

Bam-bam-bam
Mensagens
4.264
Reações
8.379
Pontos
353
No meu caso, PS3. Tive PS1, PS2, pulei pro PS4 e agora PS5, então tem vários jogos interessantes perdidos no PS3 e que eu não tenho como jogar. E claro, eu não vou comprar um PS3 em 2021 pra jogar um jogo ou outro, mas seria interessante ela disponibilizar nos consoles atuais. E se não vai colocar retro, que pelo menos faça um remaster (o que já é zoado). É o mínimo. Jogos como Beyond: Two Souls, Heavy Rain e The Last of Us eu só joguei por causa de remasters.
Cara, eu vendi meu PS3 há pouco tempo pra um amigo e me arrependi amargamente. Console tinha uma biblioteca muito boa.

Nunca emulei o PS3 não, qualquer hora vou testar. Tá ruim de comprar outro agora, muito caro.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.747
Reações
229.819
Pontos
2.529
Rapaz, para a Mic só está faltando os grandes jogos "exclusivos" mesmo, pois tudo dela está chamando muito a atenção.

Enviado de meu moto g(8) usando o Tapatalk
 

Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
No meu caso, PS3. Tive PS1, PS2, pulei pro PS4 e agora PS5, então tem vários jogos interessantes perdidos no PS3 e que eu não tenho como jogar. E claro, eu não vou comprar um PS3 em 2021 pra jogar um jogo ou outro, mas seria interessante ela disponibilizar nos consoles atuais. E se não vai colocar retro, que pelo menos faça um remaster (o que já é zoado). É o mínimo. Jogos como Beyond: Two Souls, Heavy Rain e The Last of Us eu só joguei por causa de remasters.
Tem muitos jogos no PS3 bacanas que infelizmente a Sony não remasteriza e que me faz ficar "preso" com um console: Trilogia Killzone, Resistance até a trilogia Motorstorm tmb, um pacote com Twisted Metal e por aí vai.
 

OUTKAST

Mil pontos, LOL!
Mensagens
30.590
Reações
90.742
Pontos
1.494
Pois é. Ficam reclamando da Microsoft por não colocar jogos específicos na retro, como The Warriors e PGR, mas ela é a única que ainda faz alguma coisa. No PS4 a Sony vendia alguns jogos de PS2 com qualidade tenebrosa e sem qualquer melhoria. Comprei Bully e larguei em poucos minutos, porque parece que o jogo roda a 20FPS. Além de não ser retro, claro. Tem que comprar o jogo de novo. Fora a biblioteca do PS3 estar perdida, porque nem o PS4 e nem o PS5 possuem retro com o PS3. E sobre a Nintendo é melhor nem comentar.

Aí batem palmas pra Sony:

Durante uma entrevista à Time, Jim Ryan, diretor de marketing e vendas globais da Sony, respondeu uma pergunta de uma maneira no mínimo controversa. Quando questionado sobre a retrocompatibilidade no console da Sony, Ryan respondeu: “[...] esses jogos parecem antiguidade. Por que alguém jogaria isso?”.


mh2iOgm.jpg


Chora:kkk
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.355
Reações
39.658
Pontos
1.584
Exato. O foda é que quanto mais você faz, mas as pessoas querem cobrar. Phil vai lá e anuncia centenas de jogos na retro, e mesmo assim tem gente que fica reclamando porque outros jogos não estão disponíveis, quando a Microsoft sequer tem qualquer obrigação de ficar investindo em retro. Aliás, retro de graça e com melhorias também gratuítas. Aí vai a Nintendo, pega três jogos emulados, vende a um preço absurdo com prazo, e todo mundo vai lá comprar numa boa. Nunca vejo gente cobrando retro da Nintendo no Switch, afinal, ela caga. Já com a Microsoft é essa eterna insatisfação. Se amanhã ela adicionar mais 50 jogos na retro, virão mais pessoas reclamarem do jogo x ou y que ficou de fora, enquanto ignoram Sony e Nintendo nesse aspecto.

Eu fico impressionado que a Nintendo entrega tão pouco e ainda assim é ovacionada. Muitos jogos "indies" feito por ela e seus parceiros sendo vendidos a full price. Mas vá criticar uma gota se quer sobre a Nintendo e você verá o resultado... já fui até cancelado aqui por isso.
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.526
Reações
56.848
Pontos
1.003
Eu fico impressionado que a Nintendo entrega tão pouco e ainda assim é ovacionada. Muitos jogos "indies" feito por ela e seus parceiros sendo vendidos a full price. Mas vá criticar uma gota se quer sobre a Nintendo e você verá o resultado... já fui até cancelado aqui por isso.

Nintendo é a única que tem passe livre pra tudo. É só comparar com a Microsoft. Se a Microsoft comete um errinho que seja, já vem um monte de haters com pedras nas mãos. Até hoje tem gente que odeia a empresa pelo que ocorreu em 2013, por exemplo. Já a Nintendo pode chutar o balde, que ninguém liga. Wii U pode flopar que ninguém chama o console de "lanterna", a Nintendo pode deixar o Switch um tempão sem exclusivos decentes que nunca dirão que o console não tem jogo, pode cagar pra retro que ninguém vai cobrar jogos antigos, pode lançar jogo padrão indie que vai ser tratado como masterpiece, e por aí vai. Dá pra ficar aqui o dia inteiro listando um monte de situações onde outras empresas seriam massacradas, mas com a Nintendo tem aquela maravilhosa passada de pano. No máximo o pessoal reclama um pouquinho, tipo na nos três Marios emulados, e logo todo mundo esquece, compra assim mesmo e já voltam a enaltecer a empresa.
 

jakotsu

Bam-bam-bam
Mensagens
688
Reações
1.587
Pontos
333
Bacana. Então bem que ele poderia ajudar no desenvolvimento dos emuladores no PC para Xbox Clássico e 360.

Além de adicionar suporte Vulkan ao Xbox Series para que o console possa rodar mais emuladores.
 
Ultima Edição:

Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
Nintendo é a única que tem passe livre pra tudo. É só comparar com a Microsoft. Se a Microsoft comete um errinho que seja, já vem um monte de haters com pedras nas mãos. Até hoje tem gente que odeia a empresa pelo que ocorreu em 2013, por exemplo. Já a Nintendo pode chutar o balde, que ninguém liga. Wii U pode flopar que ninguém chama o console de "lanterna", a Nintendo pode deixar o Switch um tempão sem exclusivos decentes que nunca dirão que o console não tem jogo, pode cagar pra retro que ninguém vai cobrar, pode lançar jogo padrão indie que vai ser tratado como masterpiece, e por aí vai. Dá pra ficar aqui o dia inteiro listando um monte de situações onde outras empresas seriam massacradas, mas com a Nintendo tem aquela maravilhosa passada de pano.
Pior é você pagar por um "serviço de emulação" e vir a coisa porcamente igual o N64.
Por isto que falo: todo homem de bem, tem o direito religioso, social e patriótico de piratear a Nintendo.

facebook-1632937331361-6849035580677242037.jpg
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.892
Reações
13.937
Pontos
1.474
Phil Spencer está certo se o que ele diz se refere ao trabalho de programadores fazendo emuladores.

Agora as pessoas agem como se na Nintendo não existisse um departamento especializado justamente nessa função.

Preservar e suportar é diferente de disponibilizar à venda. Vou dar um exemplo claro disso. A Mclaren lançou em 1993 o Mclaren F1. Ela vendeu o carro num número bastante limitado de unidades. Mas até hoje ela oferece suporte e por consequência, está ajudando na preservação desses carros. Qualquer pessoa que tem um Mclaren F1 pode procurar a Mclaren para serviços de manutenção e reposição de peças. Mas ninguém no mundo que não tem um F1, ou então quer ter outro a mais, terá que recorrer unicamente ao mercado de usados para obtê-lo, pois a Mclaren não fabrica mais o carro inteiro, e portanto, também não o coloca à venda.

Existem razões para diversas empresas descontinuarem seus produtos.

Agora, toda vez que saiu um leak aí de database da Nintendo descobrem que até hoje a empresa preserva códigos fontes e assets de conteúdos descartados para versão final de seus jogos. Como, por exemplo, aquele beta de um jogo que acabou virando o Yoshi Island. Até hoje a Nintendo guarda dados disso. Dizer que a empresa não se esforça em preservar as suas obras e conteúdos é de ignorância e de má fé.

Mas todo mundo sabe que isso não passa de uma desculpinha, algo do tipo, dizer que emulação contribui na preservação. Recentemente também vazou que a equipe do Yuzu estava trabalhando com roms piratas. O que é óbvio, qualquer equipe de desenvolvimento de emulação precisa testar todos os jogos lançados para um console. Eles não vão comprar todos os jogos originais e dumpar rom uma por uma. Eles vão contar com roms piratas.

Quando se diz que o objetivo é preservar é distorcer o sentido da palavra. Nintendo tem feito um mal trabalho na preservação? muito pelo contrário. É muito mais na realidade tentar justificar a existência da emulação, mas não só isso, o seu consumo, que é uma outra coisa e aí já se vê a hipocrisia nos discursos. "Tou aqui consumindo pirataria através de uma coisa chamada emulação, mas como é que eu justifico o que eu faço? hum, deixo eu dizer algo bonito aqui a respeito de emulação, ah, ela tem o mesmo papel que museus de obras de arte tem, elas preservam as obras de videogame antigas!". Deve ser por isso que se eu vou numa exposição de museu eu posso levar para casa um quadro do Picasso. É muita distorção em cima do conceito de preservação.
 
Topo Fundo