O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial GRAN TURISMO 7 | PS5/PS4/PS VR2: out | PSN IDs: OP | Movimentação para um campeonato OS! PG. 154. Confiram lá!!!

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Gordão, passa a sua mão rapidão na frente dos seus olhos, ida e volta, ida e volta, bem rápido. Você vê que tem borrão de movimento, não vê?

Pois então, o natural é o motion blur, gordão. Até andando de bicicleta na vida real borra mais que o GT. Já passou da hora de implementarem issae.

Aham...passar a mão na frente do rosto de um lado para outro = corridas de carros em direção ao horizonte.

006e32c3ced55059a4577d4660e94219.jpg
 

GAMETA

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.003
Reações
14.552
Pontos
503
Deus do céu!
Aham...passar a mão na frente do rosto de um lado para outro = corridas de carros em direção ao horizonte.

006e32c3ced55059a4577d4660e94219.jpg

Sim sua anta, o motion blur é relativo ao movimento, o princípio é o mesmo.

Se você se desloca para a frente em perspectiva, o blur vai acompanhar esse movimento e essa perspectiva.

Agora imagina que um carro passe perpendicular a você em alta velocidade, o borrão dele será na horizontal, acompanhando o movimento do carro.

Precisa desenhar ou a anta compreende orientação básica?
 

multigamer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.995
Reações
2.291
Pontos
713
O "novo GT" de verdade vai ser o GT8, quando não tivermos mais crossgen, aceitem que dói menos.

A Polifone tá fazendo a mesma força pra enterrar GT que a KUnami tá fazendo pra enterrar o PES.
Casualmente, as duas IPs que mais joguei na vida e acompanho desde o início.
Aí teremos GT8 crossgen entre PS5 e PS6 e a história se repetirá, aí alguém irá falar que o verdadeiro GT será o do PS7, crossgen e uma porcaria, um tapa na cara de quem compra um PS5.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.566
Reações
78.599
Pontos
1.839
Aí teremos GT8 crossgen entre PS5 e PS6 e a história se repetirá, aí alguém irá falar que o verdadeiro GT será o do PS7, crossgen e uma porcaria, um tapa na cara de quem compra um PS5.

Não acho que o problema seja GT7 ser crossgen. Tirando contagem poligonal melhor e iluminação…GTS é a mesma coisa de GT3.

Essa série parou no tempo. As evoluções dos últimos 20 anos se resumem a inclusão de photo mode é um modo on line. Parece piada.
 


:Fofo:

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.357
Reações
18.197
Pontos
503
Pois acho que é vocês que precisam ir. Olha aqui uma imagem estática desse vídeo real:

Visualizar anexo 229670


Olhem os "pés" do guardrail e como eles vão gradativamente borrando conforme chegam perto dos limites da câmera, olhem as árvores seguindo o mesmo padrão, todos com borrão de movimento acentuado, com o carro indo à 240km/h. E não é só efeito da câmera, é efeito que nós mesmos percebemos na vida real.

GT usa o efeito de forma muito tímida e com bem pouca distorção, parece mais um "gaussian blur" do que "motion blur" propriamente dito. No GT o carro está mais rápido e o motion blur é ínfimo.

Aqui, na imagem real, os pés do guardrail são até indistinguíveis. Agora olha os suportes das grades no vídeo do GT, todas completamente visíveis, com bem pouca distorção.

Enfim, não vê quem não quer ver... isso que estamos falando só do borrão, imagina querer discutir esses gráficos completamente porcos com os fanboys :/


O efeito acontece naturalmente da mesma forma, nao precisa colocar efeito de borrao artificial no jogo só pra ter uma sensação de velocidade maior, pelo menos não em GT.

M5jP9DG.png
 
Ultima Edição:

GAMETA

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.003
Reações
14.552
Pontos
503
O efeito acontece naturalmente da mesma forma, nao precisa colocar efeito de borrao artificial no jogo só pra ter uma sensação de velocidade maior, pelo menos não em GT.

M5jP9DG.png

Tudo em um jogo é artificial. Esse motion da imagem aí é artificial no sentido de ser um efeito adicionado também.

A questão é outra, a questão é que ainda assim os 256 Km/h parecem a velocidade de um carrinho de rolimã... eu acho bem estranho.
 
Ultima Edição:

GAMETA

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.003
Reações
14.552
Pontos
503
Bom, imagino que não adianta discutir. Posso estar enganado quanto à realidade, eu realmente nunca dirigi em alta velocidade assim. Mas, deixo aqui um último comparativo entre vídeos de um mesmo canal. O cara praticamente só faz vídeos de Simuladores, e tem um dos melhores setups que já vi pra essa finalidade.

Aqui Automobilista 2:





Aqui GT Sport:




Qual dos 2 se aproxima mais da realidade em termos de percepção de velocidade? Não tenho como responder sem nunca ter dirigido à 250 por hora, mas o Automobilista com certeza me dá uma sensação de velocidade muito maior.
 

GAMETA

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.003
Reações
14.552
Pontos
503
Tem vídeos de vários jogos diferentes no canal do cara, esse do iRacing também me passa a sensação de muito mais velocidade do que GT, mas enfim...

 

Capitalista Extremista

CAMARADA COMUNISTA
Mensagens
2.142
Reações
3.303
Pontos
353
Bom, imagino que não adianta discutir. Posso estar enganado quanto à realidade, eu realmente nunca dirigi em alta velocidade assim. Mas, deixo aqui um último comparativo entre vídeos de um mesmo canal. O cara praticamente só faz vídeos de Simuladores, e tem um dos melhores setups que já vi pra essa finalidade.

Aqui Automobilista 2:





Aqui GT Sport:




Qual dos 2 se aproxima mais da realidade em termos de percepção de velocidade? Não tenho como responder sem nunca ter dirigido à 250 por hora, mas o Automobilista com certeza me dá uma sensação de velocidade muito maior.


Circuitos diferentes, e ainda precisaria ajustar o FOV.


Veja essa comparação na mesma pista no mesmo carro em 3 jogos diferentes e no real.




Uma comparação com o F1, veja como no real a sensação de velocidade é menor que no game.



229796
 
Ultima Edição:

gulavisk

Bam-bam-bam
Mensagens
3.385
Reações
3.545
Pontos
303
Bom, imagino que não adianta discutir. Posso estar enganado quanto à realidade, eu realmente nunca dirigi em alta velocidade assim. Mas, deixo aqui um último comparativo entre vídeos de um mesmo canal. O cara praticamente só faz vídeos de Simuladores, e tem um dos melhores setups que já vi pra essa finalidade.

Aqui Automobilista 2:





Aqui GT Sport:




Qual dos 2 se aproxima mais da realidade em termos de percepção de velocidade? Não tenho como responder sem nunca ter dirigido à 250 por hora, mas o Automobilista com certeza me dá uma sensação de velocidade muito maior.


A fisica do Automobilista 2 (ultimo update) >>>>>>>>>>>>>>>>>>> que qualquer GT ja lancado e com certeza sera maior que este novo GT.

Talvez isso tb aumente a sensação de velocidade.
 

Capitalista Extremista

CAMARADA COMUNISTA
Mensagens
2.142
Reações
3.303
Pontos
353
A fisica do Automobilista 2 (ultimo update) >>>>>>>>>>>>>>>>>>> que qualquer GT ja lancado e com certeza sera maior que este novo GT.

Talvez isso tb aumente a sensação de velocidade.

Fisica não tem nada a ver com a sensação de velocidade, como já demonstrado no tópico.

E fisica por fisica Automobilista 1 é bem melhor que Automobilista 2 haha, acredite se quiser..

Pra mim hoje contando todos os jogos que já joguei ficaria algo mais ou menos assim.

RFactor > Automobilista > ACC > iRacing > AC Ultimate > Automobilista 2


Dos Simcades acho que GT pende mais pra simulador do que os restantes dos simcades.
 

gulavisk

Bam-bam-bam
Mensagens
3.385
Reações
3.545
Pontos
303
Fisica não tem nada a ver com a sensação de velocidade, como já demonstrado no tópico.

E fisica por fisica Automobilista 1 é bem melhor que Automobilista 2 haha, acredite se quiser..

Pra mim hoje contando todos os jogos que já joguei ficaria algo mais ou menos assim.

RFactor > Automobilista > ACC > iRacing > AC Ultimate > Automobilista 2


Dos Simcades acho que GT pende mais pra simulador do que os restantes dos simcades.

Vc chegou a ver o ultimo update do Automobilista 2? Lancado ha uma semana mais ou menos. Teve um up monstro na fisica.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.892
Reações
13.937
Pontos
1.474
Tem vídeos de vários jogos diferentes no canal do cara, esse do iRacing também me passa a sensação de muito mais velocidade do que GT, mas enfim...



Pois é, é porque o FOV está alto. Você enxerga mais as laterais e com isso você enxerga o que está se deslocando mais em relação ao carro.



Quando você vê numa visão mais perpendicular o resultado é esse aí.

Mas vendo a corrida na TV numa câmera que não flagra o deslocamento do carro porque tá paralela e rente aos carros, parece que a corrida tá lenta.
 

soltonatural

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.835
Reações
16.534
Pontos
1.004
Kkkk. Essa discussão de sensação de velocidade é sempre muito engraçada. De vez em quando aparece um que diz que no jogo X (geralmente GT) os carros parecem devagar demais, aí vc vai ver o cara joga em terceira pessoa e nunca andou numa pista e as vezes nem passou dos 140 km/h.
 

Springshot

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.077
Reações
3.148
Pontos
809
o maximo que ja andei em um carro de verdade foi á 170km/h e até hoje dou risada desse papinho sobre GT não ter a sensação de velocidade, tem uns ai que acham que o visual deve ser igual a mass relay do Mass Effect, pra mim GT tinha que melhorar a questão do balanço do carro em algumas pistas, algo que GT6 até focou nisso.
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.721
Reações
19.590
Pontos
1.084
Extremamente decepcionante. Drive Club tem gráficos muito melhores que isso.

Nem pra corrigirem a sensação de velocidade que o pessoal pede há tanto tempo... o carro à 250 por hora parecendo que tá andando em 40 na cidade.

olha, quem reclama de sensação de velocidade em um circuito fechado é porque...

nunca andou em um circuito fechado.
 

Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
17.529
Reações
43.774
Pontos
1.499
Ah, pronto. Agora existe o sommelier de jogos de corrida.

Só pode reclamar de Flight Simulator quem foi piloto de avião com no mínimo 2 mil horas de voo, ou dos Rainbow Six clássicos se tiver sido um soldado/policial tático com trabalho de campo.

Que piada. Se o cara quer ter maior sensação de velocidade jogando um jogo de corrida, deixem o cara querer a porra da sensação dele :klolz. Gran Turismo tá LONGE, MUITO LONGE de ser um “simulador tentando imitar a realidade”.
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Tem vídeos de vários jogos diferentes no canal do cara, esse do iRacing também me passa a sensação de muito mais velocidade do que GT, mas enfim...



O video da Deep Forest é uma corrida de carros de rua, com apenas uma grande reta (que nem é reta, mas é flat out). A mesma corrida com os mesmos carros na versão de corrida (Gr 3)já seriam mais rápidos pois o ataque nas curvas é maior.

A diferença pra um Gr 1 então é enorme. Quem reclama de "sensação de velocidade" em GT nunca dirigiu um desses:

 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.050
Reações
58.042
Pontos
2.009
Tem vídeos de vários jogos diferentes no canal do cara, esse do iRacing também me passa a sensação de muito mais velocidade do que GT, mas enfim...



Não precisamos nem ir muito longe, o próprio Forza Motorsport (mais próximo - ou menos distante - do GT do que o iRacing) passa uma sensação muito maior de velocidade, eu só não saberia "decodificar" isso, como e pq ocorre.

olha, quem reclama de sensação de velocidade em um circuito fechado é porque...

nunca andou em um circuito fechado.

Eu já andei em circuito fechado, andei desde um Celta da Copa Gaúcha 1.4 que tínhamos uma equipe até Porsche em Interlagos, tudo de carona obviamente.
Isso só reforça o quão lenta é a sensação de velocidade do GT e nem precisaria andar em circuito fechado, basta comparar com outros games.
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Ah, pronto. Agora existe o sommelier de jogos de corrida.

Só pode reclamar de Flight Simulator quem foi piloto de avião com no mínimo 2 mil horas de voo, ou dos Rainbow Six clássicos se tiver sido um soldado/policial tático com trabalho de campo.

Que piada. Se o cara quer ter maior sensação de velocidade jogando um jogo de corrida, deixem o cara querer a porra da sensação dele :klolz. Gran Turismo tá LONGE, MUITO LONGE de ser um “simulador tentando imitar a realidade”.

Se ele quer "sensação de velocidade" o problema é dele.

Só que xingar os outros a toa (gordão, anta) sem nenhuma provocação, e se achar o bonzão e passar vergonha dando explicações absurdas e tecnicamente erradas tiradas do bumbum, aí é pedir pra ser zoado irmão.

Aliás, fica de boa vc tb. Isso aqui é fórum de discussão. FIcar dando piti pq tá ocorrendo a discussão...que papelzinho tb hein.
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
16.927
Reações
41.246
Pontos
1.003
Gran Turismo tá com cara de continuar com a IA patética, saudades da IA do GT3 que era punk



O jogo arrisca ultrapassagens, a IA não anda enfileirada, é outro nivel, mas a dificuldade se perdeu no GT4 infelizmente.
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Não precisamos nem ir muito longe, o próprio Forza Motorsport (mais próximo - ou menos distante - do GT do que o iRacing) passa uma sensação muito maior de velocidade, eu só não saberia "decodificar" isso, como e pq ocorre.

Forza Motrsport é a mesma coisa do GT.



Mas tem umas coisinhas que ajudam a sensação: no Forza a câmera do cockpit é mais animada, chacoalha um pouco mais e tem uma mangueira balançando que é estática no GTS. Na câmera externa o FOV é maior. E a pista tem mais detalhes granulares, tem mais placas, mais texturas nos muros, mais painéis sobre a pista. Com isso você vê mais coisas passando rapidamente pela tela e mais próximos ao carro e isso ajuda essa "sensação" sem precisar de efeitos artificiais.
 
Ultima Edição:

Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
17.529
Reações
43.774
Pontos
1.499
Se ele quer "sensação de velocidade" o problema é dele.

Só que xingar os outros a toa (gordão, anta) sem nenhuma provocação, e se achar o bonzão e passar vergonha dando explicações absurdas e tecnicamente erradas tiradas do bumbum, aí é pedir pra ser zoado irmão.

Aliás, fica de boa vc tb. Isso aqui é fórum de discussão. FIcar dando piti pq tá ocorrendo a discussão...que papelzinho tb hein.
Quem tá dando piti, irmão? Endoidou?
 

GAMETA

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.003
Reações
14.552
Pontos
503
Se ele quer "sensação de velocidade" o problema é dele.

Só que xingar os outros a toa (gordão, anta) sem nenhuma provocação, e se achar o bonzão e passar vergonha dando explicações absurdas e tecnicamente erradas tiradas do bumbum, aí é pedir pra ser zoado irmão.

Aliás, fica de boa vc tb. Isso aqui é fórum de discussão. FIcar dando piti pq tá ocorrendo a discussão...que papelzinho tb hein.

Mas quem veio com piadinha barata sem entender bulhufas foi você mesmo, amiguinho.

O motion blur nos games tenta simular o efeito de borrão de movimento que vemos na vida real, só que, mais exatamente, eles tentam replicar os efeitos que vemos no cinema, onde o motion blur ocorre "naturalmente" por conta de como as imagens são capturadas (exposição/velocidade do obturador). É por conta do motion blur que um filme que roda nos tradicionais 24 frames por segundo não parece um slide-show aos nossos olhos. Não são só jogos, animações 2D e 3D também se utilizam do efeito, justamente para dar a melhor sensação de movimento e continuidade de movimento.

Minhas explicações não foram nem absurdas e nem tiradas do bumbum, são baseadas em fatos. A maneira como o seu cérebro interpreta o movimento e faz sua mão "borrar" na frente dos seus olhos é a mesma com que ele faz com qualquer outra coisa em movimento.

Um grande abraço! :)
 
Topo Fundo