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Art of Fighting é mesmo plágio de Street Fighter 2?

Super-EuF

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Não é uma questão de clonagem e sim de impulsão do gênero. A febre Street Fighter foi tão grande que até as franquias que se notabilizaram no beat´em up, como Double Dragon e Tartarugas Ninja, aderiram ao gênero luta.

Até Final Fight se rendeu e seus personagens trocaram de franquia. :ksafado

E acabou que a diversidade de jogos que encontrávamos nos fliperamas da década de 80 foi substituída por fileiras de máquinas gritando "Round one... fight!". O que eu particularmente odiei. :kzangado

Enfim, vou me repetir com outras palavras: se não fosse o hype de SF2, acredito que a maioria dos jogos da SNK não teriam sido produzidos.

Então você concorda que de certa forma SF 2 revolucionou, por trazer mais pessoas para o gênero, e Art of Fighting praticamente evoluiu o gênero de jogos de luta com suas inovações.

SF ficou estagnado no mesmo jogo entre 1992 e 1993 (II Champion Edition, Turbo e Super), sem grandes evoluções para o gênero.
Além dos exemplos que citei no meu post anterior sobre as evoluções que Art of Fighting trouxe, temos também a barra de super que acabou sendo "impulsionada" pelo SSF2 Turbo (1994) - algo que Samurai Shodown também já tinha utilizado em 1993:
ssf2t.png
hqdefault.jpg


Outro exemplo de impulsão no mesmo SSF2T são as músicas que não param mais no meio dos rounds, algo que já acontecia em Fatal Fury, Art of Fighting e Samurai Shodown.


E Art of Fighting também inovou o gênero no modo história do jogo (mesmo que lembrando filmes de luta antigos - que imagino que todos gostavam mesmo sendo mais ou menos), que sofreu outro impulso (este realmente grande) com MK 9:

RyoBike_HaohShoKoKen_left.gif


art-of-fighting-1-602x350.png



Já respondendo ao Véi Pescador, World Heroes trouxe poucas, mas trouxe algumas boas inovações: utilizaram exemplos de pessoas que já existiram na criação de seus personagens (como o 1º cover de Bruce Lee dos jogos de luta) e tinha os estágios "Death Matchs".
Com o passar dos anos (1995) trouxeram a inovação de variação dos Damage Moves, os SDMs, que também apareceram em Fatal Fury 3 primeiro como Hidden Damage Moves - HDM.


ryo6.png
 
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amiguinho

Habitué da casa
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Revivendo o assunto :klolwtf

Linha temporal:
  • Kung-Fu Master - Irem 1984
  • Karateka by Jordan Mechner - Broderbund 1984
  • Yie Ar Kung-Fu - Konami 1985
  • Karate Champ - Technos 1986
  • Street Fighter - Capcom 1987
  • Street Fighter II - Capcom 1991
  • Fatal Fury - SNK 1991
  • Art of Fighting - SNK 1992

Considerando a linha temporal de lançamentos dos jogos de luta precursores. Kung-Fu Master, apesar de 80% do jogo ser beat n´ up side scrolling, as lutas com os chefes de fase eram "mano a mano". O ano de 1984 foi o lançamento de um jogo oriental, Kung-Fu Master por Takashi Nishiyama, e um jogo ocidental, Karateka por Jordan Mechner. Essa coincidência de no mesmo ano e em hemisférios diferentes lançarem jogos com a mesma caracteristica é muito bacana. Lembrou a corrida espacial.

Entre 1984 e 1986 os jogos até então eram apenas a trocação de socos, chutes e pulos. A partir de 1987 com Street Fighter 1 é que as "magias" foram introduzidas. O outro elemento de coincidência é a participação de T.Nishiyama no desenvolvimento de Street Fighter 1. Tanto que o T.Nishiyama é considerado "o criador/pai do hadouken" (https://pt.wikipedia.org/wiki/Takashi_Nishiyama).

Em meados de 1990 o T.Nishiyama trocou a Capcom pela SNK (money e autonomia). A partir desse momento, a Capcom executa com excelente competência técnica e primor de jogabilidade o Street Fighter II, e a SNK cria, com o T.Nishiyama e suas ideias visionárias, o Fatal Fury e as demais franquias (AOF, KOF, SamSho...).

Neste contexto, faço a metáfora com o T.Nishiyama sendo um músico que fez música em várias bandas. Os elementos das suas ideias foram seguidos e melhorados tanto pela Capcom quanto pela SNK. Por isso, não considero plágio, pois a mesma pessoa transitou e difundiu suas ideias em ambas as softhouses (saudades de usar esse termo).

Entendo que comprarar os jogos sem o contexto de sua criação, realmente, há elementos que são parecidos ou copiados, o que poderia caracterizar plágio. Mas, ao considerar o contexto de sua criação, percebe-se que as influências de T.Nishiyama, permearam por ambos os lados e transcederam (vide Mortal Kombat, Killer Instinct etc.)

Acho muito fascinante as histórias de surgimento de gênero de jogos. :knoel
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
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Bastante inspirado, mas é um jogo bom demais, e SF2 tb, nem se fala né. Ali foi o ápice dos jogos VS.
 

*BAH*

Ei mãe, 500 pontos!
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Já que coveiraram o tópico...

Então você concorda que de certa forma SF 2 revolucionou, por trazer mais pessoas para o gênero, e Art of Fighting praticamente evoluiu o gênero de jogos de luta com suas inovações.

Não! :klingua

SF2 >>>> MK 2 >>>>>>>>>>> MK1 >>>>>>>>>>>>>>>>> [Escolha seu jogo da SNK] :ksafado
 

Super-EuF

Supra-sumo
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Já que coveiraram o tópico...



Não! :klingua

SF2 >>>> MK 2 >>>>>>>>>>> MK1 >>>>>>>>>>>>>>>>> [Escolha seu jogo da SNK] :ksafado
MK1, do mesmo ano de AoF1, foi mais inovador do que o MK2.

Já jogos da SNK você pode escolher o mais inovador:
  • Art of Fighting (Super Golpes e barra de poder) :kideia;
  • Fatal Fury Special (por causa da participação especial de Ryo Sakazaki :kops);
  • Samurai (lutas com espadas):kninja;
  • KoF 94 (o primeiro crossover):kgrr.
Só tem coisa boa!!!
 
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tadeu1068

Bam-bam-bam
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Acho que esse é um caso em que a série e personagens tem algumas coisas parecidas, mas acabam por criar uma identidade própria tamanha que já nem é possível dizer que se trata de plágio ou algo do tipo... tipo a serie Metal Gear, em MG2: Solid Snake de MSX2 por exemplo, as fotos dos personagens e até uma situação ou outra eram tiradas dos filmes, como o Big Boss que foid esenhado igual ao Sean Connery. Não digo que a série MG seja ruim ou plágio, mas é que o Kojima a evoluiu tanto que ela chega a superar algumas de suas inspirações, seja em enredo, seja no carisma dos personagens!
 

tadeu1068

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E AOF 1 e 2 tem as IAs mais avançadas que já vi num game de luta, é simplesmente impossível passar sequer do primeiro oponente em AOF2 por exemplo, que é o auge da série nesse e em outros sentidos. E o fato de a deusa da Kasumi Todoh ter surgido nessa série já faz mais que valer a pena! Espero e muito ver ela em KOF XV!
233866
 

SilentHill2

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Acho que esse é um caso em que a série e personagens tem algumas coisas parecidas, mas acabam por criar uma identidade própria tamanha que já nem é possível dizer que se trata de plágio ou algo do tipo... tipo a serie Metal Gear, em MG2: Solid Snake de MSX2 por exemplo, as fotos dos personagens e até uma situação ou outra eram tiradas dos filmes, como o Big Boss que foid esenhado igual ao Sean Connery. Não digo que a série MG seja ruim ou plágio, mas é que o Kojima a evoluiu tanto que ela chega a superar algumas de suas inspirações, seja em enredo, seja no carisma dos personagens!
2014-09-30-meta-gear-2-avateres.jpg
 

SilentHill2

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A Konami acabou por refazer as imagens quando os Metal Gear de MSX foram lançados para PS2 (MGS3 Subsistence).
 
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