O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


A Sony pode virar uma segunda Nintendo?

Será?

  • Sim hein

    Votes: 14 31,1%
  • Não, viagem

    Votes: 31 68,9%

  • Total voters
    45

Efterklang

Mil pontos, LOL!
Mensagens
2.925
Reações
6.118
Pontos
1.213
Após a compra de hoje, a MS vai se afastando da Sony na corrida First Party.

Como a Sony não tem condições em lutar a luta do dinheiro, poderia ela virar uma espécie de Nintendo hardcore no futuro?

Uma boutique de jogos produzidos com muito esmero e técnica, vendidos por um alto preço.

Lembrando que a Sony tem expertise em ser nicho, vide os xperia que atendem ao mercado de fotografia somente.
 

IuriXtremeSilver

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.303
Reações
19.865
Pontos
803
Acho dificil , porque no papel o público que ela busca é o mesmo que a Microsoft vai atrás também.

Nintendo tem o diferencial que consegue alcançar outras demografia com seus jogos de apelo universal(aka faixa de idade) bem mais fácil e de forma maior.

Playstation ainda é a casa dos games de esportes (aka maior parte das vendas dos jogos desse genero), acho que é um segmento que ela tem que investir mais
 

Flavio Branford

Divine Blade of JRPG
VIP
Mensagens
28.082
Reações
39.528
Pontos
1.564
Só se ela mudasse a mentalidade atual q se baseia muito no gosto Americano e voltasse a Sony das eras PS1/PS2, do contrário acho impossível, o melhor da Sony atualmente não são seus jogos como é o caso da Nintendo, são o apoio massivo das Thirds somado a um bom hardware, acho q suas IPs ainda não chegam nem perto da importância das IPs da Nintendo q consegue se virar sozinha mesmo com hardware defasado e apoio pobre das Thirds.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.515
Reações
104.428
Pontos
2.419
O futuro do mercado de jogos vai muito além dos consoles que são o nosso foco aqui como gamers das antigas.

Os sites de finanças que noticiaram a compra da Activision Blizzard pela Microsoft mencionaram uma palavrinha chave: Metaverso.

O que vem por aí é uma briga de gigantes envolvendo o entretenimento de bilhões de pessoas, sendo games um dos componentes principais.

A Sony sozinha não tem bala na agulha pra competir nesse nível, acredito que ela se juntará a alguma gigante, seja através de parceria ou sendo comprada. Sobreviver como nicho não acredito, ela não é a Nintendo.
 
Ultima Edição:

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.427
Reações
80.039
Pontos
2.059
Eu não sei se a sony tem força para se manter com seus próprios jogos. Mas ela está trazendo suas IPs pro PC justamente pra tentar fortalecer sua marca, fazendo com que seus games sejam jogados por novos players. Já que estamos caminhando pra um futuro onde um hardware específico pouco importa, conteúdo será o ponto chave para se manter vivo. Acredito que a sony ainda irá adquirir mais alguns estúdios (que o bolso permita).

Eu também não vejo a nintendo vivendo na sua por muito tempo (mesmo ela sendo o melhor estúdio de games). É inevitável. Ela irá se juntar a alguma gigante, e eu poderei jogar todos os seus games por streaming.
 


Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.735
Reações
22.510
Pontos
1.129
Comparação melhor seria com o Netflix.

Assim como o Netflix faz frente à Disney, Warner, Amazon, investindo pesado num conteúdo variado de todo o mundo, a Sony pode fazer o mesmo contra a Microsoft do Phil. Colocar todos os ovos na cesta dos blockbusters story driven é pedir pra dar merdda. Ela precisa achar com antecedência os Roblox e PUBG, assim como a Netflix acha os Round 6 e La Casa de Papel.

Nintendo é outra história porque ela sempre foi sinônimo de conteúdo first-party, então quando as thirds a abandonaram não foi tão dramático, principalmente porque por volta da mesma época apareceu um tal de Pokémon, revivendo um mercado que até hoje ela possui hegemonia.
 

CarlitosBR

Bam-bam-bam
Mensagens
1.141
Reações
1.715
Pontos
353
Eu não sei se a sony tem força para se manter com seus próprios jogos. Mas ela está trazendo suas IPs pro PC justamente pra tentar fortalecer sua marca, fazendo com que seus games sejam jogados por novos players. Já que estamos caminhando pra um futuro onde um hardware específico pouco importa, conteúdo será o ponto chave para se manter vivo. Acredito que a sony ainda irá adquirir mais alguns estúdios (que o bolso permita).

Eu também não vejo a nintendo vivendo na sua por muito tempo (mesmo ela sendo o melhor estúdio de games). É inevitável. Ela irá se juntar a alguma gigante, e eu poderei jogar todos os seus games por streaming.

Tem força não. Nada de braçadas desde o Playstation 1. Marca mais consolidada no mercado de games. Vende tudo que nem água. Exclusivos fantásticos.

Ta sem força sim. Forte ta o Google com seus bilhões de dólares e o Stadia. Rsrs!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
O futuro do mercado de jogos vai muito além dos consoles que são o nosso foco aqui como gamers das antigas.

Os sites de finanças que noticiaram a compra da Activision Blizzard pela Microsoft mencionaram uma palavrinha chave: Metaverso.

O que vem por aí é uma briga de gigantes envolvendo o entretenimento de bilhões de pessoas, sendo games um dos componentes principais.

A Sony sozinha não tem bala na agulha pra competir nesse nível, acredito que ela se juntará a alguma gigante, seja através de parceria ou sendo comprada. Sobreviver como nicho não acredito, ela não é a Nintendo.

Metaverso, Cloud, NFT e VR.

Muita coisa mudou de uns 20-30 anos pra cá.

O Público Gamer médio hoje não é mais o mesmo da era PSX/N64/DC e da era PS2/NGC/Xbox.
 

Axor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.828
Reações
5.999
Pontos
959
Acho muito difícil .
Acredito que o mercado que a Sony deve dar uma visibilidade maior é o do PC.
Produzir jogos ficou caro e quanto maior for seu mercado mais lucro.
A MS enxergou isso e olha o investimento aí …
Bethesda, jogos only Xbox pra pc, xcloud, agora essa nova aquisição e etc.
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.649
Reações
57.192
Pontos
1.003
Não vejo qualquer mudança grandiosa ocorrendo a curto e médio prazo. Apesar da compra da Activision ser uma bomba, tá longe de ser algo no nivel que alguns do forum estão teorizando, como se a Microsoft tivesse matado a Sony ou algo parecido. Eu nem acho que a aquisição coloque a Microsoft acima da Sony, pra começar. É a Microsoft quem tem que correr atrás pra conquistar seu espaço. Ela tem as cartas, o negócio é saber usar.
 

Zé Dorguinha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.607
Reações
10.974
Pontos
753
Não, pro sinapses fato da Sony não ter ips marcantes e que vendem a full price igual a Nintendo.

Chuto 10 anos para não existir mais a marca PlayStation, nem em consoles e nem em serviços, ontem foi o começo do fim.
 

Tião esqueletico

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.793
Reações
9.035
Pontos
753
Pessoal está muito emocionado

Vai ser legal coveirar esses tópicos sobre a aquisição da Activison daqui uns três anos

Está lembrando um pouco do dia que a Microsoft tinha anunciado as especificações do Xbox Series X e seria um estupro contra o Playstation

Menos

E será legal para ver a força da marca que tanto deduzimos mas isso só acontecerá se a Microsoft não liberar seus jogos para o Playstation e se a Sony não se fundir ou ser comprada por uma gigante , eu espero que nenhuma das duas coisas ocorra para vermos até onde a Sony consegue caminhar sozinha


E sobre a Nintendo conseguir andar com suas próprias ips sozinhas é balela , ela consegue andar sozinha com portáteis e não por suas ips

Se suas ips tivessem toda essa força ela não teria tomado coça no n64 , game cube e Wii U , o de estavam a força de suas ios nesses consoles ?

Sua força está nos portáteis
 

LANTIS!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.220
Reações
18.429
Pontos
753
Acho bem difícil.
O modelo de negócios de ambas é bem diferente.
Na verdade atuar como a Nintendo seria um retrocesso pra Sony.

Oq ela poderá fazer é valorizar mais suas franquias adormecidas, mas como AAs.
Quem sabe por exemplo Days Gone 2 volte à pauta...
 

MetroidPirate

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.324
Reações
10.319
Pontos
503
Pra mim a Sony não perderá nenhum dos jogos da aquisição da MS. O negocio da MS é fazer dinheiro e onde mais vende é no PlayStation.
 

leandromede

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.360
Reações
19.754
Pontos
503
Me divirto com os caixinhas emocionados!!
Nível matemágico :klol
Eu estou muito emocionado, chorando até agora e até perdi as contas de quantos estúdios a MS comprou.
E o melhor que vem tudo day one no Game Pass, o que era excelente ficou extraordinário, eu já estava feliz na plataforma agora preciso comprar um poster do Phil pra colocar na parede do meu quarto.
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.608
Reações
38.887
Pontos
2.069
Sony é a menor das preocupações da Microsoft. Essas aquisições dela visam algo muito maior, que é sedimentar e consolidar a empresa como um conglomerado de games preparado para o futuro: mobile, streaming, etc. Antes, inclusive, que outra gigante abocanhasse uma grande fatia. Até porque o Google já tentou, e a Amazon tá molhando o pézinho no ramo também, então não dava para uma gigante como a Microsoft permanecer no modelo atual, sem evoluir.

A situação da Sony, claro, vai ficando cada vez mais complicada, porque ela ainda é muito dependente do modelo tradicional. Atualmente isso gera uma receita enorme pra ela, a maior receita do ramo, mas até quando? A Sony virar algo de nicho até seria possível, mas o modelo tradicional de consoles está mais perto do fim do que nunca. Sei que isso sempre foi previsto, mas é a primeira vez que temos serviços que efetivamente funcionam, como gamepass/xcloud/ea play, que podem dominar o setor.

Dessa forma, a Sony pode seguir lançando console, mas terá que criar um serviço também muito consistente, pra competir com a gigante que a MS se tornou - isso se a MS manter a qualidade das franquias que adquiriu.
E acho bem possível que a Sony seja abocanhada por uma grande empresa também, como Amazon ou Apple...
 

Maedhros

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.539
Reações
6.814
Pontos
969
Pra Sony virar a nintendo primeiro ela precisa ter franquias boas e personagens com carisma. Coisa que até agora nunca conseguiu.
 

terroso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.345
Reações
25.488
Pontos
803
Eu estou muito emocionado, chorando até agora e até perdi as contas de quantos estúdios a MS comprou.
E o melhor que vem tudo day one no Game Pass, o que era excelente ficou extraordinário, eu já estava feliz na plataforma agora preciso comprar um poster do Phil pra colocar na parede do meu quarto.

Uau, bom proveito.
Não esquece daquele 5x1 com a foto do Phil.
 

Trig0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.645
Reações
10.378
Pontos
503
Bem, eu penso o contrário.

O Console War está virando um Content War, e conteúdo a Sony vem construindo desde do PS1.

A MS não comprou Bethesda e Activision pra vender console, é pra ter conteúdo, algo que ela nunca teve nesses 20 anos da marca.

E nesse jogo, eu acho a Sony bem preparada, não é uma situação parecida com a Sega/Dreamcast.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
 

terroso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.345
Reações
25.488
Pontos
803
Curioso que falam das previsões do sony-sega-apple-atari-amd, mas fazem a mesma coisa. :ksorriso
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.940
Reações
56.970
Pontos
2.164
Tem que aguardar.
Ninguém sabe qual a postura que a MS vai tomar, particularmente acho bem difícil dela deixar estes jogos exclusivos, já que vem muita grana dos jogos vendidos no playstation. Dá até pra pensar em cod voltando pra Nintendo agora.

Mas é ironia saber que a franquia mais vendida da história da Sony é da Microsoft :klol
 
D

Deleted member 101002

Pessoal está muito emocionado

Vai ser legal coveirar esses tópicos sobre a aquisição da Activison daqui uns três anos

Está lembrando um pouco do dia que a Microsoft tinha anunciado as especificações do Xbox Series X e seria um estupro contra o Playstation

Menos

E será legal para ver a força da marca que tanto deduzimos mas isso só acontecerá se a Microsoft não liberar seus jogos para o Playstation e se a Sony não se fundir ou ser comprada por uma gigante , eu espero que nenhuma das duas coisas ocorra para vermos até onde a Sony consegue caminhar sozinha


E sobre a Nintendo conseguir andar com suas próprias ips sozinhas é balela , ela consegue andar sozinha com portáteis e não por suas ips

Se suas ips tivessem toda essa força ela não teria tomado coça no n64 , game cube e Wii U , o de estavam a força de suas ios nesses consoles ?

Sua força está nos portáteis

Andar com suas próprias IP's não é ser líder. É ainda se manter lucrativa. É vender jogo na casa dos 10 milhões em uma base muito menor do que a concorrência. A Nintendo só veio a ter prejuízo em dois anos do wiiu, justamente o único console que ela subsidiou e não deu certo por razões óbvias. E mesmo os prejuízos foram irrisórios perto do que a Sony sofreu com o PS3.
************************
O povo vive em uma bolha como se a Sony fosse a maior detentora das maiores franquias. São umas três e não movem consoles se não tiver um apoio massivo de thirds.
 

Brutal Core

Bam-bam-bam
Mensagens
522
Reações
714
Pontos
293
Nao, jogos exclusivos sony são single play narrativos ou "simulador emoções" com game play curto jogabilidade rasa e baixo "fator replay", excluído filmes interativo Quantic Dream nao podem se considerado jogo
Diferente da Nintendo sao jogos fator replay e game paly elevado como zelda Breath of the Wild demora mais 50 horas fechar jogo
Exclusivos sony são inferiores Nintendo , creio futuro sony vira sega , Atari ou algo pior panasonic 3do
 

Darth Mario

Mil pontos, LOL!
Mensagens
2.969
Reações
7.011
Pontos
1.004
Tem aquele termo, Evergreen, que são os jogos que vendem bem por uma janela de tempo longa. Pensa em como Mario Kart 8 vende bem até hoje. A Sony ainda não conseguiu criar esse tipo de conteúdo ainda. Por isso os jogos da Nintendo vivem sendo vendidos a preço cheio anos depois de lançados. Acho que os jogos da Sony já baixam de preço em menos de um ano.

São estratégias diferentes. Mas assim como na época do Wii, dá pra ter esses dois tipos de mercados. Assim como o mercado de celular ainda existe hoje e não afetou o mercado de consoles dedicados.

A Sony é a empresa que eu menos gosto. O conteúdo, as estratégias, a identidade da "marca". Tudo isso me repele. É uma questão pessoal, uma empresa que nunca reverberou comigo.

Tive que dizer isso para apresentar o seguinte fato: A Sony foi a empresa de JOGOS com mais receita em 2021. 25 bilhões de dólares. A Microsoft (quarta colocada), + Actvision/Blizzard (quinta colocada) somadas, não dá 20 bilhões. A Microsoft pode até passar a Sony, mas essa de ficar colocando a Sony de lado, no momento, é exagerado.

Só que tem que ver como a Sony lida com outros mercados que ela participou para ver o que ela pretende fazer com o de games caso haja uma queda.
 

Tião esqueletico

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.793
Reações
9.035
Pontos
753
Andar com suas próprias IP's não é ser líder. É ainda se manter lucrativa. É vender jogo na casa dos 10 milhões em uma base muito menor do que a concorrência. A Nintendo só veio a ter prejuízo em dois anos do wiiu, justamente o único console que ela subsidiou e não deu certo por razões óbvias. E mesmo os prejuízos foram irrisórios perto do que a Sony sofreu com o PS3.
************************
O povo vive em uma bolha como se a Sony fosse a maior detentora das maiores franquias. São umas três e não movem consoles se não tiver um apoio massivo de thirds.
Ela se manteve lucrativa com esses três consoles que não foram bem, graças aos portáteis

Se não tivesse portáteis e apenas esse consoles , ela apenas teria sobrevivido e já teria sido engolida por alguém

Portanto, o fator principal está longe de ser as ips , mas sim o modelo de negócios portátil

Tanto ela viu isso , que fez um híbrido voltado para para o negócio portátil e abandonou o console tradicional de mesa
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.940
Reações
56.970
Pontos
2.164
Bem, eu penso o contrário.

O Console War está virando um Content War, e conteúdo a Sony vem construindo desde do PS1.

A MS não comprou Bethesda e Activision pra vender console, é pra ter conteúdo, algo que ela nunca teve nesses 20 anos da marca.

E nesse jogo, eu acho a Sony bem preparada, não é uma situação parecida com a Sega/Dreamcast.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

Sony vem construindo e jogando fora.

Qual grande franquia da Sony do PS1, PS2 ou dos portáteis se mantém nos dias atuais?
Só Ratchet e God of War.
Do 3? Só The Last of Us e remasters.

Isso vindo de dezenas de franquias que ela criava.
Nem retro ela tem direito, porque ela prefere requentar e vender denovo.
 
D

Deleted member 101002

Ela se manteve lucrativa com esses três consoles que não foram bem, graças aos portáteis

Se não tivesse portáteis e apenas esse consoles , ela apenas teria sobrevivido e já teria sido engolida por alguém

Portanto, o fator principal está longe de ser as ips , mas sim o modelo de negócios portátil

Tanto ela viu isso , que fez um híbrido voltado para para o negócio portátil e abandonou o console tradicional de mesa

Vai ver quanto vendia cada jogo e aliado ao fato de que os consoles não eram subsidiados. Não estou dizendo que eram super rentáveis ou mais que os portáteis, mas não deram prejuízos e isso vc pode pegar nos relatórios financeiros. E o híbrido já estava nos planos desde o Wii, um console de mesa.
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.608
Reações
38.887
Pontos
2.069
Sony vem construindo e jogando fora.

Qual grande franquia da Sony do PS1, PS2 ou dos portáteis se mantém nos dias atuais?
Só Ratchet e God of War.
Do 3? Só The Last of Us e remasters.

Isso vindo de dezenas de franquias que ela criava.
Nem retro ela tem direito, porque ela prefere requentar e vender denovo.

Tem Gran Turismo também - e Twisted Metal pelo visto retornará.


Porém, não vejo como algo necessariamente negativo o fato dela não perpetuar as franquias. Claro que eu, como um gamer já mais velho, sinto falta das franquias que me alegraram dos meus 8 aos 20 anos de idade. Mas também não gosto do esquema da Nintendo, de viver eternamente sobre as mesmas franquias.

Aliás, quando a Sony começa a manter uma franquia por muito tempo, eu vou perdendo o interesse. Tipo Uncharted, que já joguei o 4 sem muita vontade. Acho que a criação de novas IPs é algo melhor do que ficar sempre com as mesmas.
 
Topo Fundo