O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Centro de Artes Outer Space (C.A.O.S.) 2.0 [ Os artistas do 3º milênio ]

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.361
Reações
46.962
Pontos
1.454
Mas todo artista já passou por isso. Se trata arte como algo sério isso não pode ser impeditivo pra você.

Se o problema é com o resultado, então faz sem o intuito de atingir resultado.

Dá pra amenizar esse problema desenhando tópicos fáceis como plantas, insetos e animais menores.
Pegar artistas que você gosta mas desenham de forma mais simples e copiar.

E de novo, que se foda o resultado.
sim sim!
é isso com qualquer outra coisa tb, música, arquitetura e etc.
por isso que estou tentando voltar nos fundamentos :D
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.860
Reações
62.937
Pontos
1.253
sim sim!
é isso com qualquer outra coisa tb, música, arquitetura e etc.
por isso que estou tentando voltar nos fundamentos :D
Sim, é bom começar por baixo.
Eu recomendaria linhas >proporção > estrutura e perspectiva > composição
A partir daí se o interesse for em fazer pinturas, você pode pular pra : valores tonais > cor

No meio disso dá pra intercalar anatomia, design, e outros temas que são mais específicos.
E claro, nem tudo você vai fazer na ordem, tem tópico que você vai estudar e depois voltar de novo, pois sempre tem algo novo pra aprender.
 

Lord Rato

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.516
Reações
2.682
Pontos
764
Comprei um Tablet (Samsung Tab S6 lite) recentemente e ontem deu vontade de fazer alguma coisa:

Project Runaway.jpg

Fiz no Infinite Painter, que foi o melhorzinho dos que eu testei. Gostei do resultado, mas não consigo detalhar mais que isso sem estragar tudo.
 

Raposaroxa

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.380
Reações
11.626
Pontos
1.064
Comprei um Tablet (Samsung Tab S6 lite) recentemente e ontem deu vontade de fazer alguma coisa:

Visualizar anexo 240788

Fiz no Infinite Painter, que foi o melhorzinho dos que eu testei. Gostei do resultado, mas não consigo detalhar mais que isso sem estragar tudo.
O que esta achando desse tablet?!

Infinite Painter é bem bom cara, imagino que é o que mais se apróxima do procreate.
Exige um pouco de treino pra pegar as manhas das brushs e a interface, mas depois va itudo bem fluido.

Recomendo o Ibis Paint também.

E se você tiver grana, recomendo o CLip Studio, é sem dúvidas o melhor de todos, mas me recuso a pagar subscrição pra usar app.
 

Lord Rato

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.516
Reações
2.682
Pontos
764
O que esta achando desse tablet?!

Infinite Painter é bem bom cara, imagino que é o que mais se apróxima do procreate.
Exige um pouco de treino pra pegar as manhas das brushs e a interface, mas depois va itudo bem fluido.

Recomendo o Ibis Paint também.

E se você tiver grana, recomendo o CLip Studio, é sem dúvidas o melhor de todos, mas me recuso a pagar subscrição pra usar app.
Eu gostei bastante do tablet, acho que para a nossa realidade é o melhor custo x benefício que dá para ter, paguei r$ 1600,00 nele usado. Dá para notar que tem um pouquinho de delay entre o risco e a ponta da caneta, mas é algo que me acostumei rápido. Única coisa que é um pouco chata é que a tela parece um pouco pequena, eu já tive um Ipad Pro de 12.9 polegadas e dá uma boa diferença.

Eu testei esses outros programas, mas acabei ficando com o Infinite Painter mesmo, ele é parecido com Procreate, bem fácil de usar, leve e também é compra única.
 


ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.860
Reações
62.937
Pontos
1.253
Compra uma canetinha, consegui uma por 10 reais, vale a pena, facilita bem mais.
Ih, tarde demais...agora que acostumei me recuso a comprar caneta. :klol

Brincadeira, mas só se achar em loja física, na internet não animo não por conta do frete.
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.253
Reações
46.790
Pontos
1.934
Zbb71py.png
 
Ultima Edição:

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.326
Reações
10.961
Pontos
453
Fiz outro, pensei em fazer no mesmo universo da primeira. Não curti muito, como sempre não sei detalhar e sempre fica algo meio borrado. Tem que olhar de longe para ficar decente.


03UlmIo.jpg
pra detalhar nesse caso, vc precisa colocar mais textura, é por isso q fica mais mais detalhado olhando de longe.
Mas ta muito boa a composição.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.860
Reações
62.937
Pontos
1.253
Fiz outro, pensei em fazer no mesmo universo da primeira. Não curti muito, como sempre não sei detalhar e sempre fica algo meio borrado. Tem que olhar de longe para ficar decente.


03UlmIo.jpg
A composição está muito bonita.

Esse problema de ficar tudo borrado está relacionado a organização dos valores tonais.

Conhece o artista Craig Mullins?
Ele recomenda fazer estudos utilizando apenas 5 valores tonais (no máximo) pra resolver esse problema.

A ideia é que simplificando os valores, os shapes ficam apresentados de forma mais clara e sólida, tornando mais fácil jogar a iluminação por cima depois.

1528519106219.jpg

Faça várias thumbnails em escala cinza (sem cores), com esse tipo de estudo aí que você vai pegar uma noção melhor de como isso funciona.

pra detalhar nesse caso, vc precisa colocar mais textura, é por isso q fica mais mais detalhado olhando de longe.
Mas ta muito boa a composição.
Creio que detalhar colocando mais texturas ia deixar ela mais borrada.
As vezes é bom retroceder na pintura pra depois avançar novamente.
 

Lord Rato

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.516
Reações
2.682
Pontos
764
pra detalhar nesse caso, vc precisa colocar mais textura, é por isso q fica mais mais detalhado olhando de longe.
Mas ta muito boa a composição.
Sim, mas aí consome um tempo absurdo. Eu acho que a definição das minhas formas também não ajuda muito. Nada é muito definido, as pessoas na esquerda por exemplo, estão anatomicamente meio esquisitas e eu deixar eles sem definição me ajuda a mascarar minha ruindade, haha.
A composição está muito bonita.

Esse problema de ficar tudo borrado está relacionado a organização dos valores tonais.

Conhece o artista Craig Mullins?
Ele recomenda fazer estudos utilizando apenas 5 valores tonais (no máximo) pra resolver esse problema.

A ideia é que simplificando os valores, os shapes ficam apresentados de forma mais clara e sólida, tornando mais fácil jogar a iluminação por cima depois.

Visualizar anexo 241953

Faça várias thumbnails em escala cinza (sem cores), com esse tipo de estudo aí que você vai pegar uma noção melhor de como isso funciona.


Creio que detalhar colocando mais texturas ia deixar ela mais borrada.
As vezes é bom retroceder na pintura pra depois avançar novamente.
Interessante a ideia, vou dar uma olhada no artista também. Obrigado!
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
56.058
Reações
106.113
Pontos
1.824
Sim, mas aí consome um tempo absurdo. Eu acho que a definição das minhas formas também não ajuda muito. Nada é muito definido, as pessoas na esquerda por exemplo, estão anatomicamente meio esquisitas e eu deixar eles sem definição me ajuda a mascarar minha ruindade, haha.

Interessante a ideia, vou dar uma olhada no artista também. Obrigado!


Não sei como os cara fazem, mas "renderizar" um desenho come um tempo desgraçado. Tava vendo um vídeo de um ilustrador de League of Legends brasileiro, depois de seus 10 anos desenhando (digital) que o tempo dele começou a diminuir o tempo de produção, mas com a qualidade lá em cima, bem alta mesmo.
Eu estou estudando/querendo fazer algo mais caprichado, e já passei com certeza das 100h e o desenho, mas sequer o desenho está perto de "convencer" digamos assim.

Mas é assim mesmo, o negócio é treinar diariamente, que uma hora o negócio vai.

No seu caso, você pode pegar a parte principal e dar uma detalhada maior, com o tempo, você vai estar fazendo tudo sem perceber.
Se bem que no vídeo do ilustrador de lol, ele falou que no CASO DELE, ele desistiu de detalhar tudo, começou a estilizar.
Claro que as questões de anatomia, gesture, ele disse que estudou muito também.
 
Ultima Edição:

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.326
Reações
10.961
Pontos
453
Sim, mas aí consome um tempo absurdo (...)
pois é... por isso muitos artistas fazem um estilo mais estilizado. E não tem nada errado com isso.
Na verdade é MUITO MAIS DIFICIL ser simples, ou seja desenhar pouco e passar a mensagem num desenho.
Pelo menos eu acredito nisso e to estudando alguns artistas nesse caminho.
Vou dar dois exemplo que estou estudando desde o ano passado de simplicidade a nivel master jedi:

o moebius em cenarios abertos:
1644766994299.png

DIspensa apresentações, incrivel como moebius desenhava "sem desenhar" e criava backgrounds incriveis e bem simplificados comparado com muitos artistas atuais.

O chris amane em line art:

1644767238929.png1644767244341.png
Repare como o predio atras do demolidor parece tridimensional.
Ele simplifica e usa um contrate de preto e branco de forma FENOMENAL! As vezes em algumas formas ele simplifica tanto que vc nem percebe que é só um silhueta! como a mulher gato na img do batman.

Enfim, aproveitei a deixa pra compartilhar esses estudos ^^*
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.860
Reações
62.937
Pontos
1.253
pois é... por isso muitos artistas fazem um estilo mais estilizado. E não tem nada errado com isso.
Na verdade é MUITO MAIS DIFICIL ser simples, ou seja desenhar pouco e passar a mensagem num desenho.
Pelo menos eu acredito nisso e to estudando alguns artistas nesse caminho.
Vou dar dois exemplo que estou estudando desde o ano passado de simplicidade a nivel master jedi:

o moebius em cenarios abertos:
Visualizar anexo 242161

DIspensa apresentações, incrivel como moebius desenhava "sem desenhar" e criava backgrounds incriveis e bem simplificados comparado com muitos artistas atuais.

O chris amane em line art:

Visualizar anexo 242162Visualizar anexo 242163
Repare como o predio atras do demolidor parece tridimensional.
Ele simplifica e usa um contrate de preto e branco de forma FENOMENAL! As vezes em algumas formas ele simplifica tanto que vc nem percebe que é só um silhueta! como a mulher gato na img do batman.

Enfim, aproveitei a deixa pra compartilhar esses estudos ^^*
O difícil é fazer o básico...ótimo comentário brother.

Esses shapes negativos do Chris Amane são lindos.
Outros artistas mestres nisso são Frank Miller e Mike Mignola, os shapes que eles colocam nas composições parece que te puxam pra dentro das ilustrações
1-15.jpg
1f4bfb3ca4b07a1c937612da2cc2451c.jpg
 

Looz

Bam-bam-bam
Mensagens
2.340
Reações
3.780
Pontos
453
Pow que legal esse tópico. Nunca tinha visualizado. Sempre curti desenhos e arte, porém nunca evoluí muito. Época de escola eu curtia desenhar bastante. Parabéns galera pelo tópico e dicas, tem muita informação de ouro aqui.
 

Tina Ferrarista

Bam-bam-bam
Mensagens
4.662
Reações
9.506
Pontos
453
Já que é a primeira vez que estou tentando arriscar desenhar mesmo, acho que é válido deixar aqui o que eu andei fazendo durante a madrugada, até mesmo para receber um feedback.
Não preciso dizer que isso aqui é uma referência clara ao Street Fighter Alpha 2, né?
ARTWORKINICIAL.png
Sim, é eu olhando para alguém usando a capa do meu avatar. Estou tentando ver se transformo a história de como essa capa parou em minha mão em um jogo.
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
56.058
Reações
106.113
Pontos
1.824
Já que é a primeira vez que estou tentando arriscar desenhar mesmo, acho que é válido deixar aqui o que eu andei fazendo durante a madrugada, até mesmo para receber um feedback.
Não preciso dizer que isso aqui é uma referência clara ao Street Fighter Alpha 2, né?
Visualizar anexo 255972
Sim, é eu olhando para alguém usando a capa do meu avatar. Estou tentando ver se transformo a história de como essa capa parou em minha mão em um jogo.



Mas tá certo, tem que desenhar usando referências mesmo, só se aprende assim.
O bizu é desenhar todos os dias, tirar uma horinha pra praticar, pegar os fundamentos (anatomia, proporção, perspectiva e etc).
Desenhar sem se preocupar com o resultado, com o tempo, você vai notar a evolução.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.860
Reações
62.937
Pontos
1.253
Já que é a primeira vez que estou tentando arriscar desenhar mesmo, acho que é válido deixar aqui o que eu andei fazendo durante a madrugada, até mesmo para receber um feedback.
Não preciso dizer que isso aqui é uma referência clara ao Street Fighter Alpha 2, né?
Visualizar anexo 255972
Sim, é eu olhando para alguém usando a capa do meu avatar. Estou tentando ver se transformo a história de como essa capa parou em minha mão em um jogo.
Boa, começar é um dos passos mais importantes.
Em termos de feedback, não sei muito o que dizer.

Uma dica geral seria simplificar.
Foco nas linhas.
Usar coloração chapada seria uma boa.
Ao invés de degradê, colocar apenas uma cor com duas entonações (claro e escuro) pra cada objeto, elemento ou figura.

Mas na real é isso aí.
Copia o que você gosta sem se importar tanto com o resultado.
O resto você pega com o tempo.

Ps: essa capa é um dos motivos pelo qual comecei a desenhar.
Copiei ela várias vezes quando eu era menor.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.860
Reações
62.937
Pontos
1.253
Topo Fundo