O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Vídeo] Videogames ainda são divertidos como antes?

Shibito

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.498
Reações
2.845
Pontos
959
Pra mim depende do momento.

Entrei de férias por uns dias mês passado, fiquei jogando direto uns 5 dias seguidos e é absurdo como esse hobby consome tempo. A gente não percebe isso quando é moleque, ou então o tempo hoje tá correndo mais rápido que antigamente. Nessas férias eu começava a jogar depois do almoço e quando olhava o relógio já era madrugada. Batia uma sensação de inutilidade extrema.

Dei uma pausa nos jogos por conta disso, não estavam me acrescentando nada e até agravavam a minha preocupação e irritabilidade. Não que eu vá abandonar pra sempre, mas as responsabilidades e prioridades da vida adulta acabam diminuindo a vontade de jogar hoje.

Mas olhando de maneira objetiva, hoje os jogos são mais divertidos que antigamente. Evoluíram muito e tem jogo de tudo quanto é gênero pra tudo que é gosto.
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.933
Reações
41.550
Pontos
1.689
Nem me dei ao trabalho de assistir o vídeo, mas já imagino que sejam aquelas reclamações de praxe do tipo "ah... pq no meu tempo os jogos eram divertidos, e agora tudo é genérico e sem sentido blá blá blá". É o famoso retrogamer estagnado.
Até que não. Ele explica exatamente essas coisas que acontecem na vida moderna (falta de tempo, obrigações, trabalho) tiram aos pouco o prazer de jogar.
Não ficou no "no meu tempo as coisas eram melhores"
 

Pockett

Nostálgico
VIP
Mensagens
17.496
Reações
42.939
Pontos
1.453
lembro que quando eu era pivete minha mãe comprava meia duzia de jogos de snes para jogar o ano todo e eu me divertia horrores com poucos jogos assim

hoje eu tenho a disposição mais de 3k jogos se for contar minha biblioteca steam,epic,amazon/free etc e eu fico com dificuldade de achar algum jogo para me divertir
 

de acordo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.582
Reações
9.959
Pontos
503
é só o jogo ser um jogo que sim.

e outra, saudosista é uma peste que também atrasa muito certas coisas em volta terem uma mudança, zelda botw é um baita exemplo e qualquer jogo que tenha um pingo de algo semelhante ou apenas uma leve inspiração o maluco vai lá e aponta gozando do jogo ao invés de adicionar algum comentário do pq que isso seria legal.
 
Ultima Edição:


Shurato Croft

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
764
Reações
1.384
Pontos
583
Pra mim os jogos atuais continuam tão divertidos como sempre foram, talvez até mais que os antigos. Tenho 42 anos e os games continuam sendo o meu hobby preferido e, ao jogá-los, contínuo com a mesma empolgação e nível de diversão que sentia quando era criança e adolescente.
 

Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Mensagens
14.802
Reações
27.360
Pontos
1.103
Assisti ao vídeo.

Primeiro ponto que ele levanta bate exatamente com a opinião que eu tinha dado nesse post aqui:

Nem me dei ao trabalho de assistir o vídeo, mas já imagino que sejam aquelas reclamações de praxe do tipo "ah... pq no meu tempo os jogos eram divertidos, e agora tudo é genérico e sem sentido blá blá blá". É o famoso retrogamer estagnado.

Isso pra mim é pessoa que fica presa em saudosismo e por algum motivo se viu incapaz de evoluir ou se adequar com os jogos atuais. Agora afirmar que deixaram de ser divertidos, ou criativos, ou que nunca mais sairam bons jogos? Ai já vai uma distancia muito grande, e quem fala isso exagera muito.

Jogos continuam me divertindo muito, talvez até mais do que os jogos antigos, que por conta da época eram limitados em imersão ou funcionalidades.

O autor está tentando traçar um roteiro romantizado, como se grande maioria das coisas antigas fossem únicas e não fossem tão genéricas quanto, sendo que a diferença é que antigamente existia jogo de plataforma número 200 ou beat 'n up número 400 e agora temos o jogo de mundo aberto número 200 ou metroidvania (ou soulsborne) número 400, que são apenas exemplos que estou dando, mas pode inserir qualquer gênero aqui.

Assim como existem jogos hj que não correspondem às expectativas, tb existia o msm problema lá atrás, na tal visão "romantizada" que ele tenta passar, como se esse hype falho fosse algo exclusivo das gerações atuais.

Lançamentos constantes de jogos tb não existia anteriormente? TODA semana saia coisa nova antigamente, assim como acontece hj. É outra reclamação infundada que ele faz.

Todo o restante são apontamentos de coisas sem sentido, misturados com questões pessoais e consumismo, que mais uma vez dependem única e exclusivamente de como cada individuo lida com determinada situação, e não um problema generalizado. Exemplo: ele cita achievements como um dos motivos de provocar cansaço. Ora, se eu sinto tédio ou cansaço a respeito dessa feature, basta ignora-la e terminar o jogo normalmente, como se eles não existissem. Ademais existe até retroachievements hj em dia, então de novo, é mais uma crítica infundada.

Desde quando "produzir uma platina" passou a ser obrigação de alguém? Quem quer "produzir uma platina" vê diversão nisso, e funciona até como fator motivador para continuar a fzr tudo o que um jogo oferece. Em nenhum momento isso deve ser encarado como um impeditivo para diversão.

Ele falou, falou e falou e não chegou a lugar nenhum, afinal os pontos levantados existem desde sempre, e mudaram-se apenas os anos. A preocupação que ele levanta no presente, já existia no passado e vai continuar existindo no futuro.
 
Ultima Edição:

holandeses

Supra-sumo
Mensagens
583
Reações
746
Pontos
193
Pra mim realmente dependendo do gênero do game , jogos de luta e esporte eu gostava mais de jogar no arcade na juventude , nada é mais legal que um desafio encarando um adversário cara-cara ,jogar games de esporte e luta online acho meio chato , não sou de ficar treinando pra ficar muito bom nesses games , e entrar num ambiente muito competitivo, você não acabar se divertido .

tinha uma época que era focado em games de estratégia , hoje tenho um pouco menos de paciência pra jogar esses tipos de game

talvez tenha ficado um pouco mais seletivo nos tipos de game que costumo jogar , mas ainda acho divertido pra caramba jogar os games estou meio viciado em Rune Factory 5 jogando todo dia ele por exemplo
 

slashf

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.486
Reações
39.599
Pontos
1.053
Minha maior reclamação com os jogos hoje precisam ser longos. Mas não tenho dó: se não tiver mais me interessando eu dropo.
 

A Voz do Polvo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.573
Reações
17.793
Pontos
749
O problema não é ser divertido, é que são fases diferentes, eu quando era criança reunia meus amigos, ia uns na casa dos outros jogar, o jogo bom ou não, isso era divertido, porque éramos crianças, não existia preocupações, agora a maioria aqui tudo burro velho, incluindo eu, trabalho o dia todo, problemas, aí você acha que vai se divertir igual 30 anos atrás, eu ligo o vídeo game para esfriar a cabeça, tirar o stress do dia a dia, então hoje o melhor jogo do mundo nunca vai me divertir igual a um jogo meia boca de 25, 30 anos atrás.

Exato. A melhor parte era essa: ir na casa dos amigos, dos primos, e jogar um Street Fighter, Mortal Kombat, Final Fight...

Nunca me esqueço de um dia em que um amigo meu veio aqui e estabelecemos uma meta: zerar Sonic 2. Não conseguimos, mas chegamos no Metal Sonic. Esse dia foi épico.

Hoje em dia é todo mundo sem tempo. O melhor que conseguimos fazer é montar uma party e jogar Elden Ring online. Não que isso seja ruim, mas o presencial faz falta.
 

Okira

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.553
Reações
64.095
Pontos
1.494
concordo com ele na parte dos jogos serem muitos longos sem necessidade.
o que tem de jogo que nas últimas horas se perde e começam a ficar uns lixos não está escrito.
Isso é uma das coisas que estão mais me incomodando hoje.
 

#0352@

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.350
Reações
34.393
Pontos
1.354
O problema problema mesmo é que, se a gente for bem sincero, jogar é uma baita perda de tempo...

Você pode dizer que lazer é necessário, e beleza, eu concordo, mas sair com amigos também é lazer, praticar exercícios físicos também é uma forma de lazer, viajar, conhecer coisas novas, fazer conexões, melhorar seu corpo, seu conhecimento, suas habilidades, fazer coisas úteis, ter experiências únicas e por aí vai, tudo isso pode ser feito no tempo livre, e sobra tão pouco tempo livre na vida adulta...

É difícil pra mim justificar horas e horas jogando, e não digo justificar pros outros, é pra mim mesmo, pros meus próprios anseios... acaba que eu não tenho vontade de jogar a maioria dos jogos, seja por não ter interesse, seja por preferir fazer outras coisas, seja por não querer começar sabendo que não vou ter tempo de terminar...

A coisa muda de tempos em tempos quando lançam algo fora da curva como um novo Zelda, por exemplo, esses eu faço questão de jogar e faço com alegria, mas é sempre raro...
Ai entramos no tema.
Sair com os amigos ainda é divertido?
Fazer exercicios ainda é divertido?
Viajar etc é divertido?

Isso vale pra qualquer coisa.
Cada um busca aquilo que o divirta mais, falar isso em forum de jogos acho meio sem noção, pois o assunto aqui é quem ainda ama jogos, colocar esses "etcs" acho bobagem.
Pra vc pode até ser uma perda de tempo, mas se a pessoa joga pra se desestressar, apenas relaxar e se divertir, nada disso pra ela é uma "perda de tempo", muito pelo contrário, ela ganhou tempo, pois o seu dia não foi tão cinza como poderia ser.
Por exemplo, eu fico com dor na consciencia de jogar, sendo que pretendo estudar arte e até trabalhar com isso, ainda mais arte que é algo que consome muito tempo e sim, bate esse pensamento que jogar é a perda de tempo e que estudar arte que seria algo mais útil ($$$).
Mas ao mesmo tempo me bate na consciencia que eu vou pirar se só estudar e não ficar algo para acalmar meus animos alterados pelo estresse que dá em falhar nos estudos. (arte é uma prova de paciencia e isso causa muito estresse)
E mesmo assim eu não consigo dizer que é realmente perda de tempo jogar, pois pra mim é mais do que um "mal" necessário.
 
Ultima Edição:
  • Curtir
Reações: sux

madnando

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
500
Reações
969
Pontos
543
Tenho 41 anos e sempre tive VideoGame. A chatice hoje é que meio que você já viu de tudo, e os jogos se parecem (como sempre foi aliás) e o tamanho dos jogos, exageradamente gigantes, o que torna enfadonho terminar, pois vira uma repetição infernal. Com raras exceções, como GTA5 por exemplo.

Quando era moleque, tudo era novidade. Qualquer coisa, era incrível, por pior que o joguinho fosse. Meu filho está nessa fase, tudo é incrível, os jogos são sensacionais para ele, e jogar 40 horas para terminar um jogo não é um problema, já que ele tem todo o tempo do mundo pra isso.

Sendo mais velho, é dificil despertar um sentimento de novidade legítimo, pois muita coisa já foi vivido. Até no sexo, fica chato, pois todo o processo é previsível, o cheiro, movimentos e o antes e depois, independente da parceira, linda ou feia, gorda ou magra. Mas a vontade tá sempre lá.... igual jogar, eu tenho vontade, jogo, me irrito e volto outra hora.

Mas tenho ótimas lembranças, como foi jogar o Journey, uma das coisas mais incríveis que pude presenciar, GTA5, SF4 pela incrível mudança de arte e diversão mil, Wolverine (acredite, amei o jogo) no X360, God of War (todos), Batman Arkhan Asylum e City, sendo o primeiro o mais marcante, Mario 64... Sempre tem o ponto fora da curva, que fica no coração.

Espero encontrar um no PS5 pra lembrar com carinho quando tiver no PS10!
 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.277
Reações
27.574
Pontos
1.553
quantidade de gente que abre discussão aqui no fórum, falando que perderam a vontade de jogar ou estão sem energia pra jogar.
Gente que tem mais de 30 ou mais de 40 anos perdeu energia pra quase tudo na vida
 

Ulisses Seventy Eight

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.219
Reações
5.355
Pontos
703
Minha opinião:

Eu sempre pensei em quando jogo, entrar num outro mundo, como se eu estivesse naquele mundo; pilotando uma nave, um carro, sendo o herói ou vilão, ou lutando. Sair um pouco do nosso mundo difícil e estressante.

No fim de semana, jogando um jogo antigo no Wii, eu tive de parar pq se deixar vou longe, e eu já perdi as contas de quantas vezes eu joguei,isso pq é um jogo de 1992. Mas a diversão está lá, ainda mais pela belíssima trilha sonora. Onde muitos vão achar uma m****.

Eu não acho legal e nem saudável adquirir um vídeo game por mais de mil reais e seus jogos serem caros. Ex: tenho um Dreamcast (que comprei de um amigo parcelado em dolorosas prestações) e um Wii ( já equipado com HD, guitarra, faltando um controle clássic e um controle de Game cube) em que estou me divertindo horrores sempre que tenho um tempinho. Desde novo sempre procurei o que é mais em conta, apesar de que o mais caro que paguei em console foi um Xbox primeiro modelo por 700 reais a muitos anos atrás quando teve destrave e jogos em HD. E isso foi uma fortuna na época.

Me arrependo de ter gastado tanto com games, por ter tido coleção de 22 consoles completos e mais de mil jogos físicos. Fui desfazendo pois acumula espaço. E é dinheiro parado.

Eu devia ter guardado e juntado para poder vender hoje, mas não aos preços malucos que pedem, sempre no que penso que é justo.

Esses novos consoles tenho muita vontade de ter, mas no estado que me encontro fica inviável, fora que tenho muita coisa pra jogar ainda, e tem muito jogo bom que estou curtindo e da pra viver sem os atuais por questões que muitos sabem. Eu tenho muita vontade de ter um Switch desbloqueado, mas pelo preço dele não dá não.

Ah esqueci de dizer que meu PC carroça rodou o jogo novo das Tartarugas e joguei a primeira fase e adorei, lindo mesmo. Só preparar o dia pra jogar ele, pois tô sem controle de Pc e comprar um agora não dá, pois já encomendei um Wii mote par o Wii para ter o par e jogar samba de amigo RS.

Pra finalizar, hoje depois dos 40 eu ainda curto jogar games, só não curto muito o que é produzido, a morte lenta das mídias físicas, os dlcs pagos e jogos muito longos. Eu ligo muito pra diversão e trilha sonora. Inclusive eu fiquei curioso pra ver o Port do Mario Galaxy no Switch que disseram pra mim que no Wii a jogabilidade é melhor.

Eu queria umas continuações de jogos que nunca vão sair, morreram nós anos 80/90.

E muitos hoje só compram pra jogar meia dúzia de jogos ou dizer que tem,o que para mim é desperdício.

Enfim desculpa o texto gigante, culpa da insônia e só queria ter mais tempo pra jogar, mas sábado tá chegando e logo volto a jogar e me divertir de novo.

E sim videogames ainda são divertidos sim, só que pra mim os jogos atuais tipo battle Royale, ou que só funciona pagando DLC aí não curto, ainda mais por estar num país ferrado e zoado para essas coisas. Custo para ganhar meu dinheiro e minha saúde está em primeiro lugar do que jogos, questão de consciência.

Cada um se divirta com o que tem a sua maneira.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.820
Reações
50.884
Pontos
1.003
hoje em dia é muito mais divertido que antigamente, quando eu era criança meu sonho era ser tratado como mercadoria por essas empresas de videogame :kpaixao
 

Hiaki

FEVER Free Zone
VIP
Mensagens
4.019
Reações
10.023
Pontos
653
Meu maior incomodo mesmo é a historia, Joga 5 minutos > 20 de história e ceninha > joga mais 5 minutos > Bombardeio de tutorial e mais 20 minutos de ceninha.

Recentemente rejoguei Xanadu Next e ark of napishtim e foi uma surpresa relembrar que o jogo te joga um "aconteceu isso e isso agora te vira mermão" :kbeca
 

Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
Videogames são tão ou mais divertidos do que antes. O que não é mais tão divertido como antes é a vida.
Sad but True

Sad.gif
 

Dark Texugo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.726
Reações
9.468
Pontos
503
Hoje os jogos estão muito melhores e mais acessíveis. Game pass, dublagens(todo mundo dava risada que se poderia ter um game dublado), jogos mais maduros como Last of Us 2 e Red Dead 2, jogos online com boa comunidade, muitas opções. Eu estou jogando AC Valhalla e fazia tempo que eu não ficava tão imerso em um jogo, até meu pai acha que estou em uma série viking quando jogo.

Enviado de meu SM-A315G usando o Tapatalk

Pora lembrei do meu pai, que quando eu estava jogando International Super Star Soccer de Snes, ele achava que tava passando jogo na tv.:kmaroto
 

Dark Texugo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.726
Reações
9.468
Pontos
503
Videogames são tão ou mais divertidos do que antes. O que não é mais tão divertido como antes é a vida.
Total. Tanto é que quando estou preocupado com algum problema no trabalho, ou preocupado com grana, ou chateado com alguém, eu nem chego perto do videogame porque não vai rolar. As coisas tem que estar tranquilas pra eu curtir, ai me divirto pacas.
 

Enpso

Bam-bam-bam
Mensagens
2.318
Reações
4.679
Pontos
353
Faça um exame de sangue para checar suas vitaminas, em especial Vitamina D e Ferro, então você vai descobrir ULTRA hacks para viver uma vida longa, feliz e absurdamente hackeada positivamente.

Quem diria que saúde física e mental é tão importante.:kjoinha
 

Saffer Sephiroth

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.634
Reações
2.033
Pontos
1.214
Tenho 41 anos e sempre tive VideoGame. A chatice hoje é que meio que você já viu de tudo, e os jogos se parecem (como sempre foi aliás) e o tamanho dos jogos, exageradamente gigantes, o que torna enfadonho terminar, pois vira uma repetição infernal. Com raras exceções, como GTA5 por exemplo.

Quando era moleque, tudo era novidade. Qualquer coisa, era incrível, por pior que o joguinho fosse. Meu filho está nessa fase, tudo é incrível, os jogos são sensacionais para ele, e jogar 40 horas para terminar um jogo não é um problema, já que ele tem todo o tempo do mundo pra isso.

Sendo mais velho, é dificil despertar um sentimento de novidade legítimo, pois muita coisa já foi vivido. Até no sexo, fica chato, pois todo o processo é previsível, o cheiro, movimentos e o antes e depois, independente da parceira, linda ou feia, gorda ou magra. Mas a vontade tá sempre lá.... igual jogar, eu tenho vontade, jogo, me irrito e volto outra hora.

Mas tenho ótimas lembranças, como foi jogar o Journey, uma das coisas mais incríveis que pude presenciar, GTA5, SF4 pela incrível mudança de arte e diversão mil, Wolverine (acredite, amei o jogo) no X360, God of War (todos), Batman Arkhan Asylum e City, sendo o primeiro o mais marcante, Mario 64... Sempre tem o ponto fora da curva, que fica no coração.

Espero encontrar um no PS5 pra lembrar com carinho quando tiver no PS10!

De fato ficamos mais exigentes. As Raids de Destiny 1 como me diverti jogando aquilo ou até mesmo Zelda Breath of The Wild que joguei esse ano foi incrível. Essa sensação de novidade é verdade, quando se fica mais velho você vê aquela mesma coisa diversas vezes e até cansa.
 

Rodrigocfb

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.658
Reações
3.599
Pontos
1.354
Um dos "problemas" que to passando é que to passando mais tempo vendo, lendo, analisando videogames do que jogando.

Passo mais tempo no forum, youtube, montando setup (instalando homebrews em PS2, Wii e Xbox One), ajustando tv e cabos, retroarch no notebook, tv CRT, Oled, som no HT, etc...

Ai to vendo que jogar mesmo, quase nada.

Enviado de meu SM-G991B usando o Tapatalk
 

Ulisses Seventy Eight

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.219
Reações
5.355
Pontos
703
Um dos "problemas" que to passando é que to passando mais tempo vendo, lendo, analisando videogames do que jogando.

Passo mais tempo no forum, youtube, montando setup (instalando homebrews em PS2, Wii e Xbox One), ajustando tv e cabos, retroarch no notebook, tv CRT, Oled, som no HT, etc...

Ai to vendo que jogar mesmo, quase nada.

Enviado de meu SM-G991B usando o Tapatalk
Isso e a parte chata, colocar jogos, destravar, procurar jogos, aí vc nem curte, eu mesmo sosseguei no Wii, pois poderia colocar.maks coisas, deixar mais louco, mas tava perdendo tempo, só no HD tem mais de 100 jogos que dificilmente terminarei ou jogarei por completo, aí nem coloquei mais nada. Fora que tô jogando mais o Dream e o pc
 

VeGee

Lenda da internet
VIP
GOLD
Mensagens
2.117
Reações
2.706
Pontos
1.504
Tenho 41 anos e sempre tive VideoGame. A chatice hoje é que meio que você já viu de tudo, e os jogos se parecem (como sempre foi aliás) e o tamanho dos jogos, exageradamente gigantes, o que torna enfadonho terminar, pois vira uma repetição infernal. Com raras exceções, como GTA5 por exemplo.

Os devs tem que enfiar conteúdo inútil pra justificar cobrar $60. Agora mudando pra $70 deve piorar. Realmente deve ter problema fazer um jogo que dure 15hs.

Esse fds voltei a jogar Forza Horizon 5, fui abrindo os eventos do jogo e me deu até uma crise de ansiedade de tanta corrida que agora tem no mapa.

De fato ficamos mais exigentes. As Raids de Destiny 1 como me diverti jogando aquilo ou até mesmo Zelda Breath of The Wild que joguei esse ano foi incrível. Essa sensação de novidade é verdade, quando se fica mais velho você vê aquela mesma coisa diversas vezes e até cansa.

Acho que foi meu ápice de diversão essas raids de Destiny 1. Ai fui louco comprar o 2 achando que ia ter o mesmo sentimento e já sabe né?
 

GAMETA

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.003
Reações
14.552
Pontos
503
Ai entramos no tema.
Sair com os amigos ainda é divertido?
Fazer exercicios ainda é divertido?
Viajar etc é divertido?

Isso vale pra qualquer coisa.
Cada um busca aquilo que o divirta mais, falar isso em forum de jogos acho meio sem noção, pois o assunto aqui é quem ainda ama jogos, colocar esses "etcs" acho bobagem.
Pra vc pode até ser uma perda de tempo, mas se a pessoa joga pra se desestressar, apenas relaxar e se divertir, nada disso pra ela é uma "perda de tempo", muito pelo contrário, ela ganhou tempo, pois o seu dia não foi tão cinza como poderia ser.
Por exemplo, eu fico com dor na consciencia de jogar, sendo que pretendo estudar arte e até trabalhar com isso, ainda mais arte que é algo que consome muito tempo e sim, bate esse pensamento que jogar é a perda de tempo e que estudar arte que seria algo mais útil ($$$).
Mas ao mesmo tempo me bate na consciencia que eu vou pirar se só estudar e não ficar algo para acalmar meus animos alterados pelo estresse que dá em falhar nos estudos. (arte é uma prova de paciencia e isso causa muito estresse)
E mesmo assim eu não consigo dizer que é realmente perda de tempo jogar, pois pra mim é mais do que um "mal" necessário.
Não estou dizendo que é errado jogar, apenas que consome tempo e que tempo é escasso...

Se a pessoa possui outras coisas que gostaria/deveria de fazer mas acaba apenas jogando, gera um desconforto, um sentimento de estar desperdiçando tempo... pode ser ainda pior se a pessoa não estiver em um bom momento, se a pessoa se sentir atrasada ou fracassada em relação a algum aspecto de sua vida, se se sentir não realizada...

A gente sabe que jogar não leva a lugar nenhum, se a pessoa está em falta com outras coisas esse sentimento de desânimo ao jogar costuma aparecer.

Eu ainda gosto de jogar, e gosto muito, mas é cada vez mais raro ter vontade ou manter a vontade... direto começo jogos que empolgam nas primeiras horas mas que depois sinto como sendo perda de tempo e largo...
 

mecha_damashi

Bam-bam-bam
Mensagens
3.549
Reações
8.369
Pontos
453
Para outros sim mas para mim não :kduvida O gênero que eu gosto é nicho do nicho e provavelmente não vai ter jogos novos!
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.188
Reações
11.842
Pontos
503
Não estou dizendo que é errado jogar, apenas que consome tempo e que tempo é escasso...

Se a pessoa possui outras coisas que gostaria/deveria de fazer mas acaba apenas jogando, gera um desconforto, um sentimento de estar desperdiçando tempo... pode ser ainda pior se a pessoa não estiver em um bom momento, se a pessoa se sentir atrasada ou fracassada em relação a algum aspecto de sua vida, se se sentir não realizada...

A gente sabe que jogar não leva a lugar nenhum, se a pessoa está em falta com outras coisas esse sentimento de desânimo ao jogar costuma aparecer.

Eu ainda gosto de jogar, e gosto muito, mas é cada vez mais raro ter vontade ou manter a vontade... direto começo jogos que empolgam nas primeiras horas mas que depois sinto como sendo perda de tempo e largo...
Isso é verdade, jogar quando lacunas da sua vida estão abertas gera culpa.
 

Kyron

Bam-bam-bam
Mensagens
1.547
Reações
2.881
Pontos
353
Jogos ainda são divertidos. O problema está nas desenvolvedoras e a falta de criatividade. Como minha maior parte sempre foi em jogos para computador, posso falar que são poucos os jogos que trouxeram algo muito diferente em relação aos últimos 20 anos. Dos que conheço e não são RPGs, foram: No Man's Sky, Kenshi, Project Zomboid.

Existem muitas outras coisas para serem analisadas e que acabam influenciado em uma maior exigência por qualidade.
  1. Jogos sendo lançados pela metade;
  2. Preço;
  3. Jogos que são bons e terminam rápido de mais;
  4. Jogos que são longos e são chatos;
  5. O preço dos jogos X O que entregam,
  6. Intervalo entre um lançamento e outro de uma franquia,
  7. Marketing Falso
  8. Cópias de ideias entre diferentes desenvolvedoras.
  9. Jogos que poderiam ser melhores mas faltou complexidade ou foram complexos de mais e acabaram matando minha vontade de jogar no curto e médio prazo.
  10. Falta de realidade e interação com o mundo do jogo.
 

Santeria

Bam-bam-bam
Mensagens
4.264
Reações
8.379
Pontos
353
Eu acho que existem alguns fatores.

Primeiramente, eu realmente acredito que fazem menos jogos bons hoje em dia. Sei lá, acho que a indústria caiu num marasmo, cada vez mais ousam menos e jogam no certo pra vender. Porém, ainda assim existem muitos jogos maravilhosos sendo feitos, como por exemplo os jogos da From Software.

Segundamente, a gente envelheceu. Eu sou relativamente novo (24 anos) tendo em vista a média de idade do fórum e já percebo que jogos em geral saturaram muito pra mim. Algo que era minha principal fonte de entretenimento há 10 anos, hoje é só mais uma dentre tantas outras. A parada passa a ter menos importância pra ti, teu tesão pra jogar diminui e, quando tu joga, tu sempre pensa que poderia/deveria estar fazendo outra coisa. Por essas e por outras, jogar se torna menos divertido conforme a idade vai passando.

Eu ainda gosto muito de jogar vídeo game, mas tirando o período de pandemia que foi completamente atípico, eu fecho pouquíssimos jogos por ano. Nesse ano até agora mesmo acho que não virei 5 jogos, embora tenha jogado bastante Elden Ring.
 

Lorpa

Bam-bam-bam
Mensagens
1.157
Reações
2.647
Pontos
453
Eu me divirto como nos tempos que era criança ou adolescente. Claro, tem a questão do tempo que obviamente não é o mesmo pra jogar. Mas por outro lado hoje compro o que quero e na hora que quero.

Hoje há uma variedade absurda de jogos e plataformas. Quem tem PC acaba jogando todos os jogos do XBOX, alguns de PSX e até mesmo da Nintendo via emulador. Então e difícil ficar sem algo bom pra jogar.

Mas eu notei algo na apresentação da Microsoft este ano que não me agradou: há um excesso de jogos cartunescos bem preguiçosos. Se a gente espreme aquele apresentação, sobra pouquíssima coisa. Dá pra notar que conforme os games se tornaram serviços, vão ter que apostar na quantidade. Podem ver que não há NENHUM jogo anunciado pra qualquer plataforma que a gente diga: "olha, este vai mudar os parâmetros gráficos". Mas isto é uma percepção de jogadores como nós. Notei que após jogar Elden Ring comecei a dropar um jogo atrás do outro, coisa bem incomum pra mim. Parece que tudo ficou chato, sem desafio...

Eu sou sincero em outra coisa também: não consigo mais jogar beat'n ups e jogos 2D em geral. Joguei demais este gênero no passado e hoje em dia não acho mais graça. Começo a jogar e dropo. A exceção foi Metroid Dread. Então, pra mim, certos gêneros não me atraem mais.

E tem franquias que realmente estão cansativas. Assassin's Creed dropei o Valhalla depois de ter acabado o Origins e o Odyssey. Forza Horizon 5 já joguei bem menos que o 4. Enfim, acho que estes games que citei são meio que opinião geral que deram uma cansada.
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.379
Reações
34.087
Pontos
1.053
Sim. Hoje em dia ainda temos mais lançamentos de jogos de qualidade do que antigamente e isso talvez possa ter deixado as pessoas mais exigentes.

Agora o que me fez dar uma oxigenada em relação a videogame foi a compra do Switch, mesmo com as limitações de hardware o considero o melhor videogame da geração passada, no quesito jogos o PS4 e Xbox One são melhores, mas como videogame em si viciei poder jogar jogos de qualidade no Switch no modo portátil, no quesito gameplay não devem nada, tanto que um dos melhores open world de todos os tempos é o Zelda BotW.
 
Topo Fundo