O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Drogas: O Usuário deveria ser punido?

O usuário deveria ser mais punido?


  • Total voters
    89

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.214
Reações
35.415
Pontos
1.053
o usuário deveria ter pena tão pesada quanto o traficante, já que ele é o financiador e no mínimo cúmplice.

legalizar iria resolver alguma coisa?

não resolveria, porque os "benefícios" da droga são mais imediatos e viciantes que cigarro (que ninguém fica doidão) ou bebida (que altera o estado mental mas para viciar demanda um consumo muito maior).

num mundo onde todas as pessoas precisam cada vez mais de alguma forma de escapismo, legalizar drogas seria apenas uma maneira do Estado deixar a população mais apática e dócil.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.720
Reações
14.394
Pontos
503
Com certeza existem traficantes porque tem muito mais usuários, para mim os dois tem culpa pela criminalidade em geral, então sou a favor da punição aos viciados também, mas minha ideia seria punições diferentes, por mim que criassem centros de reabilitação, e mandassem os drogados para lá, e que só saíssem depois de reabilitados, esse seria o castigo deles, enquanto não se curarem não saem de lá... Os viciados não seriam presos como criminosos, não seriam considerados como presidiários, mas sim como dependente químicos presos em centros de reabilitação e a pena seria serem curados e reabilitados, no fim eles sairiam ganhando e seria bom para eles... :klol
 

patolino

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.071
Reações
1.769
Pontos
1.394
Problema é comparar álcool com droga, 100% de quem usa droga compra e alimenta o tráfico, consequentemente o roubo, o homicídio, as quadrilhas, etc etc etc.
99% de quem bebe não bate o carro, não bate na mulher e não briga no bar.
Não dá pra nivelar as duas no mesmo patamar.
Se liberasse qualquer droga os traficantes ainda iriam responder por 99% da venda, só playboy compra em lojinha.
Se for o caso da maconha só não tá liberada na lei, ninguém vai preso por fumar, nego fuma na rua no meio de todo mundo e já virou comum.
Esses 99% vc tirou de onde?

Tem que liberar essa m****, EUA inventaram essa m**** de guerra contra as drogas, que todo mundo perdeu.
 

Carolíngio

Bam-bam-bam
Mensagens
3.696
Reações
14.286
Pontos
303
Se for "usuário" (vulgo nóia) tem que descer o sarrafo, se for viciado tinha que ter internação compulsória pra não deixar ele se destruir mais nem as pessoas em volta dele.
Quanto ao traficante o certo é despachar o mais rápido possível ele pra o inferno.
 


DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.132
Reações
16.745
Pontos
703
Isso demanda muito autoritarismo. E também não acho que seria funcional em nossa sociedade.

Entre isso e legalizar, eu prefiro a legalização.

Não dá para fazer uma associação direta entre usuário de droga e o cometimento de crime. Se a pessoa ingere e não prejudica ninguém, como que a punição é moralmente justificável?

Não dá para punir uma pessoa que não fez nada, por causa de estatística.

O que dá para fazer e eu seria favorável, é criar uma qualificação pesada na pena de um crime, quando cometido sob efeito de drogas, incluído o álcool. Tipo, uma agressão que normalmente poderia ter uma pena muito curta, tipo 6 meses ou multa, passaria a ser 3 anos. Sem possibilidade de fiança.

Algo assim.
 

Eh nozes

Lenda da internet
Mensagens
34.386
Reações
15.520
Pontos
1.839
O problema eh que o conceito de droga eh relativo, amanha passam uma lei dizendo que refrigerante eh droga e muita gente aqui que ta apoiando essa lei ia ser presa...
 

Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
8.018
Reações
5.636
Pontos
1.164
Achei até que drogado se lascava na cadeia, nem sabia que nao dava em nada.
 

k0tp

Bam-bam-bam
Mensagens
3.571
Reações
6.272
Pontos
353
proibir e reprimir nunca vai funcionar porque a alta demanda sempre vai existir, liberar geral teoricamente faria um exército de viciados então criaria outro problema, o certo seria educar as pessoas a não entrarem nessa mas em um mundo decadente igual ao nosso é difícil acreditar que isso vá dar certo

esse tema é igual ao aborto, nunca vai se chegar em um consenso/solução
 

WalterCooler

Bam-bam-bam
Mensagens
1.688
Reações
5.193
Pontos
353
Hoje fui padrinho e tive q ir na igreja.

Padre começou a falar lá
"vocês renunciam as drogas?"

todo mundo respondendo e eu calado

minha mulher me deu um cutucão repreensivo e perguntei se ela tinha tomado seus remedinhos
 

k0tp

Bam-bam-bam
Mensagens
3.571
Reações
6.272
Pontos
353
Sei que a maconha ferra com a sua capacidade de raciocinar, então vou te dar uma ajuda. A diferença é que álcool não alimenta criminosos, gera empregos de verdade etc, também não vem com banditismo de brinde.
é obvio, o álcool é legalizado, proibe ele pra ver o que acontece, a lei seca americana é um bom exemplo disso, só serviu pra deixar mafiosos milionários, essas mesmas máfias que hoje sobrevivem a base do tráfico de drogas
 

k0tp

Bam-bam-bam
Mensagens
3.571
Reações
6.272
Pontos
353
Dizer que são as mesmas máfias é um salto... que seria interessante ver você provar isso. De todo modo, estamos no Brasil. Outra história.
porque outra história? os criminosos são diferentes mas o vício é o mesmo

sobre as máfias é só dar uma olhada nos chefoes que foram presos recentemente, são as mesmas famílias da época do capone/luciano, só mudou o comando, os comandados e os crimes praticados
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
56.009
Reações
105.750
Pontos
1.824

Por mim liberaria toda essa m**** e diminuiria o gasto "público" (público é o c***lho, dinheiro roubado do contribuinte), com essa guerra sem fim.

No caso do usuário, não invadindo propriedade privada, não atrapalhando as outras pessoas, não onerando as outras pessoas, com tratamento pagos via impostos (usuário que não paga impostos, que se trate com os próprios recursos), acho que seria de boa e estaria por conta própria.

Obviamente, se o mesmo violasse as questões apontadas acima, seria punido, assim como qualquer criminoso.
Se bem que, alguns deles usam essas porcarias, pra criar coragem pra cometer crimes, mas no caso nem é culpa da droga, mas da índole do sujeito.


 

Hitmanbadass

You can't handle the truth!
VIP
Mensagens
23.871
Reações
52.092
Pontos
1.564
Se não é legalizada, obvio que tem que punir.

Para o cara estar cheirando cocaína, ele necessariamente está receptando algo que veio pelo tráfico, que mata pessoas.

É a mesma lógica de tópico do Monark sobre ASSISTIR pedofilia ser crime ou não, obvio que é carai, já que para o criminoso assistir, teve que haver um crime ao gravar.
 

DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.132
Reações
16.745
Pontos
703
O que os olhos não vêem, o coração não sente.
Elabore.

Se a polícia pegou o cara apenas consumindo, não pode provar nada sobre ele ter dado dinheiro para o crime organizado. Agora, se flagrar comprando, aí é outra história.

A questão do tópico, eu imagino, é se o consumo, per se, deveria ser criminalizado.
 
Ultima Edição:

ekt0pl4sm

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
3.295
Reações
3.748
Pontos
1.014
Quem joga video games violentos também, tá fazendo mal pra si mesmo, merece ser punido
 

Harpius

Bam-bam-bam
Mensagens
2.388
Reações
1.261
Pontos
244
Olha, podem falar que drogado é doente e etc.
Contudo, se o usuário compra, ele fomenta o tráfico de droga, querendo ou não.
Assim, só por isso deveria sim ser punido.
Contudo, ao meu ver, poderia a lei prever punições alternativas para o usuário como por exemplo, ao invés de ficar preso ir para uma clínica de tratamento até a total recuperação e caso volte a usar, ou ele volta à prisão ou a pena é dobrada conforme o caso.
Hoje o usuário que é pego nem fica preso e é solto incondicionalmente, o que é ridículo, pois aí o cidadão volta ao vício e continua fomentando o tráfico de droga e o pior, o cara as vezes quer abandonar o vício, mas não consegue, pois ele não tem como bancar um tratamento. .
Não faz sentido tratar o usuário simplesmente como um doente. Ele não deixa de ser também um patrocinador do tráfico, tal como é alguém comprando produtos roubados ou furtados.
 

DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.132
Reações
16.745
Pontos
703
De certa forma, pode-se dizer que o Estado é o maior patrocinador do tráfico, ao manter as drogas proibidas. Já que a demanda simplesmente não pode ser suprimida na força.

Então esse argumento sobre financiamento do tráfico funciona nos dois sentidos.
 

Macaco_Loco

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.484
Reações
9.508
Pontos
1.069
Eu não consigo ver diferença em usuario de drogas para comprador de produtos roubados.


Na verdade até tem, quem compra produto roubado as vezes pode não saber que é fruto de roubo, mas quem consome droga sabe com certeza que esta investindo em facções criminosas.
 

Affenius

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.062
Reações
3.441
Pontos
749
Sim, pois é o mesmo que sustenta toda a cadeia de desgraça.
 

Noveykhuarenttaiceiz

Bam-bam-bam
Mensagens
2.525
Reações
8.952
Pontos
353
Sim, o zé droguinha ao usar droga assume o mesmo risco que um idiota assume ao dirigir alcoolizado: fazer grandes merdas por alterar o seu estado mental.
É um risco conviver entre outros humanos, os 2 tem de ser detidos para garantir a segurança das pessoas normais.

Isso além de ser combustível para o tráfico, lógico.
 

DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.132
Reações
16.745
Pontos
703
É mais ou menos o que você já previu. Se o cara consome isso de traficante ele está de algum modo contribuindo para o crime, mesmo que não seja diretamente, é próximo o suficiente para ele saber que está participando daquilo. Por isso eu citei esse adágio.

Agora, se vamos punir todos ou não, eu acredito que idealmente não, cada um deve ser punido conforme os seus erros. Só que isso cria o problema sobre saber quem compra pelo tráfico ou não, e na maior parte das vezes as pessoas compram pelo tráfico. É justo que o cara que compra algo que não é de traficantes pagar pelos outros? Não. É justo que a sociedade inteira sofra porque alguns querem fazer uso recreativo de drogas? Não. Até que ponto a liberdade individual pode ser invocada mesmo sabendo que há consequências negativas para outros? Você pode dizer que o dano não é direto. Bom, há um outro tópico onde o dano não é direto, mas como seres morais sabemos que existe um responsabilidade, uma escolha...

Se fosse para eu tomar um decisão pela sociedade, acredito ser melhor cortar na pele de todos um prazer recreativo em nome de limitar um mal maior (tráfico). Pessoalmente, dentro do nosso contexto, não creio que o uso recreativo dê certo por causa do tráfico, da cultura associada ao uso da maconha etc. Não é possível fazer essa decisão simplesmente a partir de raciocínios abstratos como liberdade e se esquecer do resto.
Se fosse possível combater o tráfico dessa forma..., poderia ser cogitado.

Mas não acho que seja. As pessoas não deixarão de serem viciadas por causa do medo de serem presas.
 

Pokémon Master

Losing like a PRO!
VIP
Mensagens
10.784
Reações
26.505
Pontos
1.003
Sim.

Toda a rede.

Inclusive um monte de gente tá no combo "agua com gás + maconha" nas baladas porque o bafometro não pega.

Mas dirige embriagado do mesmo jeito.
 

Bridges

Bam-bam-bam
Mensagens
1.534
Reações
2.629
Pontos
353
a luta anti-drogas como é feita hoje é uma luta perdida...

penso que isso deveria ser revisto...
Essa é a única resposta possível para essa questão toda (e não só a questão do tópico).

Qualquer outra é enxugar gelo, tapar o sol com a peneira... escolha sua metáfora de atitude inútil e ineficaz, inserindo-a aqui.
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.572
Reações
38.829
Pontos
2.069
É um assunto bem complexo. Difícil dizer que o usuário deve ser punido e ponto final. Que tipo de punição? Prisão? Meter um usuário de droga numa prisão vai resolver o que, exatamente? Outros usuários estarão soltos e seguirão usando, o tráfico não perde nada quando um usuário é preso ou morre. A fila anda. E nossas prisões não suportam a quantidade de pessoas atual, imagina se jogar lá todo usuário de droga.

Então, qual outra punição seria viável? Multa? Talvez o usuário morador do Leblon possa pagar. Mas e o usuário da rua, que sobrevive dia a dia só pra usar mais droga? Vai pagar multa?

Então sei lá, qualquer punição me parece inócua... É muito mais efetivo usar o dinheiro público para combater o tráfico mesmo, ao invés do usuário.
 

Bridges

Bam-bam-bam
Mensagens
1.534
Reações
2.629
Pontos
353
Se fosse possível combater o tráfico dessa forma..., poderia ser cogitado.

Mas não acho que seja. As pessoas não deixarão de serem viciadas por causa do medo de serem presas.
Você se dá conta do tamanho da pretensão e do delírio do pensamento anti-drogas quando faz um exercício básico de perspectiva:

1- O uso de drogas existe desde os primórdios da humanidade, absolutamente em todas as culturas sem exceção.
2- O conservador (porque liberal é outra coisa) ocidental médio já experimentou uns 100 anos de política de repressão às drogas, viu essas políticas fracassarem por 100 anos... e ainda tem esperança que um dia vai conseguir avançar nisso.

Cadê a lógica nisso?
 

DrMagnet

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.095
Reações
8.566
Pontos
1.059
É um assunto bem complexo. Difícil dizer que o usuário deve ser punido e ponto final. Que tipo de punição? Prisão? Meter um usuário de droga numa prisão vai resolver o que, exatamente? Outros usuários estarão soltos e seguirão usando, o tráfico não perde nada quando um usuário é preso ou morre. A fila anda. E nossas prisões não suportam a quantidade de pessoas atual, imagina se jogar lá todo usuário de droga.

Então, qual outra punição seria viável? Multa? Talvez o usuário morador do Leblon possa pagar. Mas e o usuário da rua, que sobrevive dia a dia só pra usar mais droga? Vai pagar multa?

Então sei lá, qualquer punição me parece inócua... É muito mais efetivo usar o dinheiro público para combater o tráfico mesmo, ao invés do usuário.
Dizer que é muito mais efetivo usar o dinheiro público para combater o trafico é o mesmo que falar que é mais efetivo encher um balde furado com uma colher ao invés de um garfo.

Pode até ser mais efetivo, mas nenhum dos dois resolve o problema.

A unica solução mesmo é legalizar. Mesma coisa com o Álcool na lei seca nos EUA.
 
Topo Fundo